Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
23/Abr/2013 - 11h24

Brumado: Vereadores sabatinam e bombardeiam Magnesita sobre a poluição na Vila Presidente Vargas

Brumado: Vereadores sabatinam e bombardeiam Magnesita sobre a poluição na Vila Presidente Vargas Empresa prometeu resolver a problemática até o final de junho deste ano. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado realizada na última segunda-feira (22) contou com a participação de representantes da Magnesita, que foram convidados a compor a mesa para falarem sobre as denúncias de emissão de poluentes na Vila Presidente Vargas. Alex Belo, gerente da Magnesita de Brumado, Carlos Braga, superintendente de Meio Ambiente da Magnesita na América do Sul, Herbert Borges, coordenador de Meio Ambiente da Magnesita de Brumado e Frederico Neves, secretário municipal de Meio Ambiente estiveram presentes na sessão. A audiência foi resultado da indicação dos vereadores Édio Pereira (PCdoB) e José Carlos de Jonas (PT), que realizaram visitas à comunidade e ouviram os apelos da população. Embora o tema da discussão fossem questões ambientais, Alex Belo falou sobre as ações sociais da empresa dentro do município, o que para os parlamentares foi encarado como uma tentativa de desviar do assunto. O vereador Márcio Moreira (PSB) disse que ficou decepcionado com os dados apresentados pela empresa. “Não me dei por satisfeito, pois as explicações dadas aqui essa noite foram mais para o marketing da empresa do que realmente para falar do problema enfrentado pelos moradores da Vila Presidente Vargas. Falou-se do que foi gasto em Brumado, mas deixaram de falar do que se lucrou em nosso município”, disparou.

Brumado: Vereadores sabatinam e bombardeiam Magnesita sobre a poluição na Vila Presidente Vargas Os vereadores Édio Pereira (PCdoB), Márcio Moreira (PSB), Castilho Viana (PSB) e Agno Meira (PCdoB) criticam bastante a Magnesita. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os demais parlamentares também foram incisivos nas cobranças, a exemplo de Castilho Viana (PSB), que argumentou que a questão na Vila já se tornou caso de Saúde Pública. Para ele, o material exposto tratou muito mais das ações sociais do que do ponto em foco, que seria a poluição na Vila, que é palpável e a população está sofrendo com problemas de alergias e respiratórios. Exaltado, o vereador Agno Meira (PCdoB) desconsiderou a explanação apresentada pelos representantes da Magnesita. “Foi uma apresentação pífia e seca. Se formos fazer um comparativo do que a empresa leva do município e investe na área social, o social é muito pouco. Quase ninguém na cidade sabe dizer quais são as intervenções sociais da Magnesita em Brumado. Nos últimos meses, têm sido gritantes as queixas que nós vereadores recebemos contra a Magnesita”, afirmou Meira, sendo apoiado pelo vereador Édio Pereira, que também reprovou o posicionamento da empresa. Um dos autores da indicação, o vereador José Carlos de Jonas denunciou que alguns moradores da Vila não falam sobre o assunto porque são intimidados, vez que muitos são funcionários da mineradora e temem pelos seus empregos.  Os representantes da empresa não econheceram que emitem poluentes na Vila. “Estamos trabalhando com emissão dentro do limite legal, e a Magnesita não faz emissão de particulado à noite. Isso não procede. Medidas estão sendo tomadas agora, mas até o final de junho o problema já terá sido sanado”, garantiram. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo