Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

16/Dez/2013 - 08h40

Brumado: Impasse obriga mineradores a procurar DRT

Brumado: Impasse obriga mineradores a procurar DRT Para a diretoria do Sindicato dos Mineradores, tanto a Magnesita quanto a Ibar Nordeste estão discriminando os trabalhadores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A diretoria do Sindicato dos Mineradores solicitou a mediação da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de Vitória da Conquista nas negociações da campanha salarial com a Magnesita e com a Ibar Nordeste, tendo em vista a falta de avanço dentro do quadro de reivindicações da categoria. Duas reuniões de mediação já foram agendadas pela DRT: nesta segunda-feira (16) às 16h com a Magnesita e, na próxima sexta-feira (20), às 09h com a Ibar Nordeste. Nos encontros, os trabalhadores esperam que as empresas apresentem propostas factíveis e nos moldes dos acordos e convenções fechados nos últimos meses no país. Segundo o Sindmineradores, as mineradoras estão discriminando os trabalhadores das unidades de Brumado. De acordo com dados do sindicato, a Magnesita concedeu nos últimos dois anos 0,62% de aumento real a mais para os funcionários de Contagem, em Belo Horizonte, e a Ibar fechou o Acordo Coletivo em São Paulo concedendo reajuste de 7,5%. Em contrapartida, em Brumado, ambas estão oferecendo apenas 6,2%. “Vamos às últimas consequências, mas não vamos aceitar esta discriminação nojenta com os trabalhadores”, disse José Santana, presidente do Sindmine. Após a nova rodada de mediação serão realizadas assembleias para avaliar o resultado das negociações. Segundo o vice-presidente do Sindmine, Édio Pereira, não está descartada a realização de atrasos, paralisações e, se for preciso, greve e dissídio coletivo, na tentativa de pressionar as empresas a atender as reivindicações dos trabalhadores.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo