Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Acumulado de chuvas de dezembro é o maior em mais de 15 anos na Bahia Foto: GOVBA

O acumulado de chuvas de dezembro é o maior há pelo menos 15 anos em algumas regiões da Bahia, segundo as medições das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As informações são do Jornal Valor Econômico. Em algumas cidades, o acumulado ultrapassa em muito esse período, como em Lençóis, na Chapada Diamantina. O total de chuva nos 27 dias de dezembro chegou a 578 milímetros (mm), bem acima da média 132,6 milímetros para o mês. "É o maior acumulado em dezembro desde 1961, superando o recorde anterior de 564,5 mm de dezembro de 1989", disse o Inmet em nota. Em Caravelas, com quase 500 mm acumulados desde o dia 1º de dezembro, o mês já é o mais chuvoso nessa estação desde 1961 e ultrapassa o recorde anterior de 404,7 mm de dezembro de 2006. Além da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo também enfrentam temporais acima da média para a temporada. “O principal fenômeno meteorológico responsável pelas chuvas nessas áreas foi a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ela é um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela reposição hídrica em parte do Brasil central no período chuvoso e tem como característica a persistência de uma faixa de nuvens que fica, praticamente estacionada, provocando muita chuva sobre as mesmas áreas por, pelo menos, quatro dias consecutivos”, explicou o Inmet. Em dezembro, foram três episódios de ZCAS. Além disso, a temperatura da superfície do mar nos oceanos Pacífico e Atlântico contribuiu para potencializar as condições das chuvas, diz o instituto. A previsão ainda indica acumulados de chuva significativos em áreas do sul da Bahia e no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo até a noite desta terça-feira (28). “Não estão descartados totais de chuva pontuais de 100 mm especialmente no extremo sul do Estado da Bahia”, mostra o Inmet.

Select Mobel inaugura loja com conceito inovador em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Select Mobel acaba de inaugurar uma loja física na Rua Oflávio Silveira Torres, 121, em Brumado. Sócios na empreitada, o casal Joelson Ferreira e Indiara Paixão elegeu um imóvel da década de 60 para abrigar a nova loja. A reforma do espaço foi comandada pelo escritório Multipec Engenharia e o grande destaque do projeto é a fachada recuada com vegetação no estilo tropical e a restauração do forro.

Select Mobel inaugura loja com conceito inovador em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto foi pensado para transmitir a sensação de calma, equilíbrio e positividade, mantendo o toque acolhedor de um lar. Para inspirar os clientes, são criados ambientes de vários estilos no estabelecimento. Assim, é possível saber como ficará à disposição dos móveis em sua casa. Você pode acompanhar a Select Mobel nas redes sociais, clique aqui e confira. Para mais informações, ligue (77) 99872-0779.

Fotos: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Homem encontra irmão morto em cachoeira na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Robson Ribeiro da Silva, 47 anos, foi encontrado morto nesta segunda-feira (27), na zona rural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a polícia civil ao site Achei Sudoeste, Silva foi encontrado morto pelo seu irmão, em uma cachoeira. O irmão de Robson saía para trabalhar, quando localizou seu irmão sem sinais vitais em uma propriedade rural. A família suspeita que Ribeiro tenha sofrido um infarto. A Polícia Militar isolou o local até o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizar a perícia. O corpo de Robson foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora investiga o caso.

Risco de PIB negativo, inflação e juros altos dificultam retomada da economia Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ano de 2021 termina em um cenário nada animador quando se olha para o horizonte a partir de 2022. O país não consegue crescer e está preso a uma armadilha da qual não será fácil sair no ano que começa, especialmente, com a inflação acima de 10% e os juros voltando ao patamar de dois dígitos, o que poderá colocar o país em uma nova recessão em pleno ano eleitoral. De acordo com o jornal Tribuna da Bahia, após o tombo de 4% no Produto Interno Bruto (PIB), em 2020, por conta da pandemia da covid-19, a atividade econômica iniciou 2021 com um impulso inesperado de 1,3% no primeiro trimestre, apesar da segunda onda da covid-19 e dos atrasos na entrega das vacinas no país. As estimativas de crescimento no ano chegaram a ser revisadas para mais de 5%, em alguns casos. Contudo, os meses se passaram e a retomada esperada não ocorreu em meio à inflação persistente no Brasil e no mundo e às trapalhadas do governo Jair Bolsonaro (PL) na condução das políticas econômica e monetária, que ficou mais preocupado em se reeleger a qualquer custo. O fato é que a realidade se impôs. Em meio à escalada da inflação e da deterioração das expectativas do mercado que viu que o governo não conseguiu cumprir as promessas de campanha, a atividade perdeu o fôlego e o PIB recuou 0,4%, no segundo trimestre, e mais 0,1%, no terceiro, colocando o país em um cenário de recessão técnica — quando há dois resultados negativos do PIB consecutivos. Projeções do mercado passaram a ser revisadas para baixo e, para 2022, indicam que, na melhor das hipóteses, o país poderá crescer entre 0,5% e 1%, mas o risco de novo PIB negativo não está descartado. O consenso entre os analistas é de que a atividade econômica anda de lado, e eles reconhecem que o risco de o país ficar preso nessa armadilha do baixo crescimento sem prazo determinado é considerável. Aliás, o desafio para o país crescer a partir de 2022 será ainda maior, porque o cenário macroeconômico piorou, a inflação está persistente e elevada, acima de 10% e deverá continuar neste patamar, pelo menos, até abril ou maio de 2022. Para piorar, a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 9,25% ao ano, continuará subindo no ano que vem, podendo encerrar dezembro entre 11% e 11,75% anuais.

Vereador Beto Bonelly considera derrubada dos vetos do prefeito uma vitória do povo de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Beto Bonelly (PSB) considera a derrubada dos vetos do prefeito na Câmara Municipal, em sessão realizada nesta segunda-feira (27), uma vitória do povo de Brumado. Na oportunidade, os vereadores, em sua maioria, disseram não ao veto dos projetos de identificação das crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de inclusão do Cemitério Senhor do Bomfim como patrimônio histórico do município. Ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que existem coisas mais importantes para o Executivo se debruçar do que mexer com o sentimento das pessoas. “Tenho certeza que o povo está agradecendo os vereadores que votaram contra os vetos. Foi uma vitória”, definiu. Para Bonelly, tantas derrotas demonstram que o prefeito não está no caminho certo, tendo em vista a insatisfação da população com a sua gestão. “Está claro que é uma perseguição com alguns vereadores. Não entendemos por que essa insistência do prefeito com relação a projetos tão importantes e que não vão causar nenhum prejuízo ao Executivo. Como dizer que o Cemitério Senhor do Bomfim não tem valor histórico e cultural?”, questionou.

Israel é o primeiro país do mundo a aplicar 4ª dose contra a Covid-19 Foto: Divulgação/MS

Um importante hospital israelense, o Centro Médico Sheba, iniciou o que diz ser o primeiro ensaio clínico formal sobre segurança e eficácia de uma quarta dose da vacina contra o coronavírus. O hospital começou a aplicar a quarta dose em 150 médicos nesta segunda-feira (27) — em um teste que ajudará o país a entender as implicações de iniciar o novo reforço para idosos e imunossuprimidos. A pesquisa, realizada em conjunto com o Ministério da Saúde de Israel, se dirige a profissionais da área médica que foram vacinados pela última vez em agosto e têm baixa contagem de anticorpos. “Este estudo é muito importante porque teremos dados iniciais em alguns dias sobre a eficiência”, disse a diretora da unidade de epidemiologia e doenças infecciosas do hospital, Gili Regev-Yochay. O premiê israelense, Naftali Bennett, apoiou a ideia de uma quarta dose, já que os casos de ômicron aumentaram e os casos diários de coronavírus aumentaram para 1.760 no domingo. Ao mesmo tempo, as autoridades sanitárias de Israel reduziram de cinco para três meses o intervalo de aplicação entre a segunda e a terceira dose da vacina. O painel de especialistas em saúde de Israel aprovou na semana passada a ideia de aplicar uma quarta dose da vacina. Ran Balicer, chefe do comitê consultivo de especialistas nacionais de Israel sobre a resposta à Covid-19, disse que Israel pode autorizar a quarta dose formalmente antes mesmo da publicação dos resultados dos testes, lembrando que o país foi o primeiro a aplicar doses de reforço. A quarta dose deve se estender principalmente a pessoas com imunodeficiência primária grave, HIV ou aids, em quimioterapia contra câncer, a transplantados e em hemodiálise, entre outras doenças e condições clínicas.

Criminosos se passam pelo prefeito de Tanhaçu para aplicação de golpe no WhatsApp Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Criminosos estão tentando aplicar um golpe em nome do prefeito da cidade de Tanhaçu, João Francisco Santos (PP), e de sua esposa Maria Auxiliadora Sarmento Santos, a Dora. Utilizando o número (75) 9843-9611, os golpistas solicitam uma transferência bancária através de Pix para o número (87) 99646-7656. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, nesta segunda-feira (27), o gestor registrou um boletim de ocorrência na delegacia local e, nas redes sociais, alertou a população para que ninguém caia no golpe. Segundo ele, trata-se de uma quadrilha que quer obter recursos de forma ilícita em seu nome.

Corpo de Bombeiros da Bahia emite alerta para evitar golpes com as doações Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) alerta que não recebe nem solicita doações em espécie (dinheiro), por meio de transferências bancárias, pix ou forma similar de valores financeiros. “Se, por um acaso, tiver alguém solicitando transferência via pix ou qualquer outra forma de transferência bancária ou doação em dinheiro diretamente, não é em nome do Corpo de Bombeiros”, afirma o capitão Joilson Brito, da assessoria especial da corporação. As unidades da instituição na capital e no interior estão recebendo apenas donativos como alimentos não perecíveis, água, materiais de higiene pessoal e de limpeza, além de roupas e sapatos em bom estado. “Todos os nossos quartéis estão recebendo essas doações e fazendo a transferência aos locais devidos para fazer a distribuição diretamente às vítimas das chuvas”, informa o capitão Joilson Brito. O CBMBA sinaliza que, infelizmente, mesmo em momentos de desastres como este, existem pessoas de má fé aproveitando-se da solidariedade da população e aplicado golpes em nome de instituições sérias e consolidadas. A corporação ressalta ainda a ajuda e agradece as doações de toda população.

Brumado: Amarildo Bomfim faz retrospectiva do seu primeiro ano de mandato como vereador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Finalizando os trabalhos do ano de 2021, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) fez ao site Achei Sudoeste uma retrospectiva do seu primeiro ano de mandato. Ele acredita que realizou um bom trabalho, tendo em vista o sentimento e opinião das pessoas nas ruas. “Estou fazendo aqui realmente o que um vereador tem que fazer: um trabalho independente. Se o projeto é bom para o povo eu voto sim; se não é eu voto não; e, se houver alguma dúvida, me abstenho. Isso que fizemos ao longo do ano”, relatou. Entre tantas conquistas importantes nesse primeiro ano de mandato, Bomfim citou a criação da Clínica de Reabilitação Pós-Covid, bem como o atendimento 24 horas na UPA Covid, a partir de indicações de sua autoria. “Acredito que essa foi uma das indicações mais importantes. A clínica está funcionando até hoje ajudando as pessoas a voltarem à vida normal”, afirmou. Para 2022, Amarildo espera que o trabalho independente na Câmara Municipal seja continuado com ainda mais produtividade.

Covid-19: Vacinação de crianças deve começar em janeiro, diz Ministério da Saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério da Saúde afirmou nesta segunda-feira que a vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos pode começar em janeiro. Em nota, a pasta diz que é a favor da inclusão de pessoas desta faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) e formalizará decisão no dia 5 de janeiro. No dia 19 de dezembro, a secretária de enfrentamento à Covid, Rosana Leite Melo, enviou uma nota técnica ao Supremo Tribunal Federal (STF) na qual afirmou que a vacina é segura para essa faixa etária. A medida contraria a posição do presidente Jair Bolsonaro, que tem se colocado contra a vacinação de crianças. O próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, hesitou sobre o tema nas últimas semanas e afirmou que se tratava de questão sensível e que não demandava urgência. No dia 18 de dezembro, o ministro afirmou que a pasta se posicionaria após consulta e audiência pública. “A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”, diz a nota da pasta, acrescentando: “No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro”.

Menor acusa tio de estupro na zona rural de Riacho de Santana Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma adolescente de 17 anos foi estuprada pelo tio, de 53 anos, na zona rural de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. No sábado (25), uma guarnição da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve na comunidade onde o crime teria acontecido, mas o autor não foi localizado. A menor, por sua vez, foi levada ao Hospital Municipal de Riacho de Santana, acompanhada dos pais. Em seguida, uma queixa foi registrada na delegacia. Nesta segunda-feira (27), foram colhidos os depoimentos da vítima e de sua mãe. Segundo a polícia, o exame de conjunção carnal deu negativo. O caso continua sendo investigado.

Brumado: MP pede à Justiça suspensão de decreto que desobriga uso de máscaras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) solicitou à Justiça que, em decisão liminar, determine a suspensão do decreto municipal 5.584/2021 que desobrigou o uso de máscaras faciais em locais abertos e fechados na cidade de Brumado. Conforme a norma, em vigência desde outubro último, a utilização do equipamento de proteção sanitária deixou de ser obrigatória, com exceção de pessoas com sintomas gripais, infectadas pelo coronavírus ou dentro das instituições das redes de ensino pública e privada do município. O pedido foi realizado em ação civil pública ajuizada nesta segunda-feira (27), pela promotora de Justiça Paola Gallina. A ação vem depois do Município não atender recomendação expedida pelo MP, orientando a suspensão do decreto (veja aqui). Segundo a promotora de Justiça, o decreto municipal viola a Lei Estadual 14.261/2020, que prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras a todas as pessoas em circulação externa nos municípios baianos em que estão em vigor os decretos legislativos de reconhecimento de estado de calamidade pública aprovados pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e que tenham confirmado caso de Covid-19. Conforme a ação, boletim epidemiológico divulgado neste sábado (25), registrou 9.915 casos confirmados de Covid-19, 197 mortes decorrentes da doença e sete pessoas em tratamento em Brumado. A promotora destacou que o decreto também desrespeita parecer técnico, emitido no último dia 3 de novembro, do Comitê Estadual de Emergência em Saúde da Bahia (COE), que reafirmou a necessidade de serem mantidas as medidas sanitárias para o enfrentamento da Covid-19, inclusive a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos e fechados. Na ação, Paola Gallina apontou ainda que o Município de Brumado não apresentou critérios técnico-científicos que embasaram a desobrigação do uso de máscaras, nem plano elaborado para evitar o aumento do risco de contágio em decorrência da medida adotada. “Mesmo após a expedição da referida recomendação e das sucessivas reuniões realizadas com o gestor, objetivando a suspensão do decreto, diante da situação vivenciada pela pandemia e da aproximação das festividades de final de ano, especialmente o Réveillon, não houve o cumprimento da medida recomendada, razão pela qual torna-se imprescindível a imediata intervenção do Poder Judiciário a fim de se garantir os direitos à saúde e à vida da população da cidade de Brumado e região”, afirmou a promotora.

Chuvas na Bahia: 10 represas são monitoradas por risco de rompimento Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Bombeiros estão monitorando ao menos dez barragens por causa do risco de rompimento, se continuar chovendo forte. As informações são do Jornal Nacional. A força da água assusta. Apesar de a chuva ter diminuído, muitos rios e barragens seguem com o nível alto. A barragem da Pedra, perto de Jequié, precisou abrir seis das sete comportas. E com o aumento do volume liberado, o Rio de Contas subiu, afetando as comunidades ribeirinhas. Na barragem da Pedra do Cavalo, uma das mais importantes da Bahia, o volume chegou a atingir o volume máximo da calha do rio. A atenção agora, na região sudoeste, é para a situação de Itambé, onde dois rios cortam a cidade e voltaram a subir na tarde desta segunda (27). A prefeitura deu um novo alerta para que os moradores saiam das áreas mais baixas da cidade. Outra cidade afetada é Cândido Sales, onde algumas comunidades voltaram a ficar alagadas. O Corpo de Bombeiros está monitorando ao menos dez barragens do estado. Já faz um mês que o Rio Cachoeira está acima do nível normal. Ele é o maior rio da região sul da Bahia, passando por 11 municípios. Uma das imagens mais fortes do temporal é do aposentado João Alves Nascimento, de 71 anos, que saiu de casa com a água batendo quase no rosto. Na mão, a única coisa que ele conseguiu levar: uma bolsinha com documentos. Voltando nesta segunda-feira (27) em casa, João lembra que o resgate só foi possível com ajuda de voluntários e vizinhos. “Eu fiquei esperando a água baixar, porque nunca aconteceu essa cheia. E os amigos ficaram chamando, chamando, e eu resolvi sair. Se eu ficasse, era arriscado morrer afogado, mesmo”, relembrou.

Moradores preocupados com enchente do Rio do Antônio e fragilidade de ponte em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A ponte que liga o Bairro São Jorge ao Dr. Juracy está alagada e os moradores estão temerosos com a fragilidade de sua estrutura. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Delfim de Jesus disse que todos estão preocupados com a possibilidade de a água do Rio do Antônio subir, atravessar a ponte e inundar a região. “Olha como está cheio de água em cima da ponte. Não tem saída. O rio também está entupido de garrancho. Então, eu creio que a enchente vem aí. Estamos muito assustados”, declarou. 

Moradores preocupados com enchente do Rio do Antônio e fragilidade de ponte em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As informações dão conta de que a Barragem do Truvisco, em Caculé, sangrou e a mesma deságua na nascente do Rio do Antônio. Com o aumento do volume do rio, o morador José Santos também está preocupado em a ponte não suportar a força da água. “A água pode passar por cima da ponte. É muito perigoso para quem mora nas margens do rio. A água vem e leva tudo. Temos que deixar o leito do rio livre”, acrescentou.

Governador da Bahia anuncia novas ações de auxílio a vítimas de enchentes Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou na noite de segunda-feira (27) novas ações que complementam as medidas já adotadas para dar assistência às vítimas das chuvas no estado. As medidas foram definidas durante reunião de trabalho na base de apoio montada pelo Governo da Bahia, em Ilhéus, no sul do estado. Segundo o governador, entre as providências está um auxílio financeiro para as famílias atingidas. O benefício vai ser executado dentro do programa Estado Solidário, iniciativa que contempla medidas executadas para apoiar a população durante a pandemia da Covid-19, desde março deste ano. O valor a ser repassado ainda será definido e divulgado. Também foi anunciada a extensão da Tarifa Social da Embasa como valor máximo cobrado na conta a ser paga à Empresa de Águas e Saneamento da Bahia (Embasa), no mês de dezembro, para todas as residências, comércios e prestadores de serviços que tiveram prejuízos com as enchentes nos municípios que decretaram situação de emergência por causa das chuvas. Esse benefício já havia sido concedido aos moradores de cidades do Extremo Sul, região também afetada pelas enchentes. Já a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) se comprometeu a doar mais 1.000 geladeiras, além das 500 já oferecidas anteriormente. Além disso, segundo o governo, começam a ser entregues ainda esta semana as geladeiras adquiridas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec). As primeiras entregas vão beneficiar moradores de 11 cidades do Extremo Sul, onde as chuvas provocam destruição desde o início de dezembro. A Tarifa Social da Embasa e compra das geladeiras foram autorizadas por lei enviada pelo governo à Assembleia Legislativa (Alba) e sancionada pelo governador Rui Costa no dia 14 de dezembro.

Brumado: Moradores preveem nova enchente na barraginha e mais transtornos com obras na ponte Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um grande volume de água está chegando na barraginha, no Bairro São Félix, em Brumado, diante das fortes chuvas dos últimos dias. Os moradores da região estão preocupados com a possibilidade de uma enchente na localidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Valnice Santos chamou a atenção das autoridades para o problema, bem como para a situação da ponte que liga o bairro ao centro, a qual continua interditada. “Por onde vamos passar? Os vereadores estão dormindo? Acorda, vereadores! Vamos caminhar na cidade, ver o que está acontecendo e acudir o povo”, pediu. Santos ainda apelou que as autoridades olhem para os moradores ribeirinhos, que podem ser vítimas de uma tragédia em caso de transbordamento da barraginha. O morador Gilberto Ribeiro também se mostrou bastante preocupado com os moradores do entorno. “Isso aqui pode subir, inundar e prejudicar o pessoal. Precisamos da atenção do poder público”, disse. Uma enchente dessa natureza aconteceu em 2013. Com o grande volume de água registrado no reservatório, Ribeiro relatou que a estrutura da ponte pode ser levada pela correnteza. “Pode ser um desastre maior”, pontuou. O cantor Arlindo Polvinthay, que possui familiares na região, disse que está aterrorizado com a ideia de a água invadir as casas na comunidade vizinha à barragem. “Temos receio. O alagamento está anunciado, visível”, enfatizou. Morador da região, Sandro Gomes criticou a prefeitura por ocupar o espaço do rio e construir uma ponte irregular. “O volume de água é muito maior que a vazão que temos aqui porque o gestor tomou o espaço do rio. Fizeram uma rua próximo e estreitaram o canal do rio”, explicou.

'Prefeito inoperante', diz morador ao desentupir esgoto estourado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Rua Vereador Paulo Chaves, um esgoto entupido jorra a céu aberto, em Brumado, causando transtornos aos moradores. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Renato Nascimento da Silva disse que a população tem sido prejudicada diante da briga entre prefeitura e Embasa. “A população não pode pagar o pato do embate entre a prefeitura e a Embasa. Isso é uma vergonha! Olha o presente de Natal que o prefeito está dando pra nós: dejetos e coliformes fecais em toda cidade. Cada rua tem um esgoto estourado. O dever de cuidar da população é do gestor”, cobrou. Nascimento ainda reivindicou a intervenção do Ministério Público e da Defensoria Pública para resolver o problema. “Isso já passou dos limites. Infelizmente, o nosso pessoal é pacato, passivo demais, mas a situação é intolerável”, reiterou. Além do mau cheiro, o morador relatou que, com as últimas chuvas, os dejetos estão refluindo para dentro das residências na vizinhança. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, o próprio morador teve de desentupir o esgoto. “Até quando vamos sofrer com isso? Estou indignado. Se um prefeito não pode fazer o básico pela cidade, vai fazer o que?”, questionou. O morador Roberto Dias disse que a situação tem prejudicado também os comerciantes do entorno. “Nunca vi uma situação dessas em Brumado. É um problema de saúde pública. Não podemos continuar assim”, completou. Até mesmo uma cobra foi capturada na rede de esgoto da região.

Rio Periquito transborda e moradores têm casas e comércios alagados na Serra do Marçal Foto: Luan Ferreira/TV Sudoeste

O Rio Periquito, que corta a região da Serra do Marçal, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, transbordou com o volume da chuva nesta segunda-feira (27). Por causa disso, moradores e comerciantes tiveram imóveis alagados em toda a região. Chove em Vitória da Conquista nesta segunda, e a previsão é de que o tempo instável siga na cidade até a quinta-feira (30). O tempo se manterá nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para ajudar no socorro às vítimas, vários estados brasileiros mandaram equipes para a Bahia. Um dos comerciantes que teve prejuízos é o Noélio Menezes dos Santos, que é proprietário de um bar. “Entrou água no meu bar, entrou água nas casas todas aqui. Duas geladeiras queimaram”, contou ele ao G1. Em outro estabelecimento, o proprietário – que não teve nome divulgado – passou a madrugada tirando a água do rio que invadiu o imóvel. “Tudo cheio de lama aqui dentro. Eu estou desde 5h tirando água. Começamos a tirar 2h, e a gente parou e ficou a madrugada acordado, porque a água invadiu de novo. Entra pelo fundo e sai pela cozinha. É sempre desse jeito e ninguém dá uma solução”, disse ele.

Câmara de Brumado mantém lei que implementa identificação de crianças autistas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira (27), o veto ao projeto de lei 061, de autoria do vereador Harley Souza Lopes (Republicanos), foi derrubado na Câmara Municipal. O projeto propõe a identificação de crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Brumado a fim de que as mesmas tenham prioridade de atendimento em locais públicos e privados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar lamentou que o prefeito tenha vetado a proposta, mesmo diante de tantas dificuldades enfrentadas por pais e mães de crianças autistas. “Teve gente da área que parabenizou a gente pelo projeto. A ideia é proporcionar um atendimento mais qualificado e rápido aos portadores do TEA”, destacou. Com a derrubada do veto do gestor, Lopes ficou bastante satisfeito e feliz por poder contribuir para melhorar a qualidade de vida de tantas famílias brumadenses. “Isso mostra que a Câmara está diferente, ninguém tem barganha com nada e sim com o povo. Queremos apenas a soberania do povo, que o povo sempre tenha vez. Nossos projetos visam unicamente melhorias para a população de Brumado”, defendeu.

Imagens mostram alagamentos e destruição em Jequié Foto: Reprodução/G1

A cidade de Jequié, no sudoeste do estado, também sofre com as chuvas que atingem a Bahia durante o mês de dezembro. Os níveis dos rios das Contas e Jequiezinho voltou a subir e mais de 400 famílias estão desalojadas. Seis das sete comportas da barragem da pedra ficaram abertas neste domingo. A Chesf programou liberar 550 m³ de água por segundo, mas como o nível do lago estava subindo rapidamente, o volume liberado passou para 800 m³ por segundo. Por conta disso, a população ribeirinha e do perímetro urbano de Jequié sentiram os efeitos. As águas do rio das Contas represam o rio Jequiezinho. Em alguns pontos, as águas invadiram as casas. Muitos moradores utilizaram canoas e até colchões para deixar os locais. Diversos bairros tiveram ruas invadidas. Oito alojamentos foram montados para receber desabrigados. “Todas as nossas escolas, creches e pontos de apoio. Igrejas evangélicas e católicas estão ajudando, assim como toda a sociedade. Esse é um momento de união”, disse o prefeito Zé Cocá ao G1.

Prefeito decreta situação de emergência em áreas afetadas pelas fortes chuvas em Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (27), a prefeitura municipal de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, publicou no Diário Oficial o Decreto nº 193/2021, que declara situação de emergência em áreas da cidade em virtude de danos causados pelas chuvas intensas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o decreto considera que o enorme volume de chuvas que atingiu o município causou inundações, enxurradas e alagamentos e, consequentemente, danos materiais em residências, vias públicas, pontes e equipamentos públicos.

Prefeito decreta situação de emergência em áreas afetadas pelas fortes chuvas em Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diante da situação, o prefeito João Francisco Santos (PP) autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a direção da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário. Também fica autorizada a convocação de voluntários. O governador Rui Costa (PT) já reconheceu o decreto na esfera estadual. Na manhã desta segunda-feira (27), segundo moradores da região, residências no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, foram invadidas pelas águas do Rio das Contas (veja aqui).

Idosos são resgatados com o uso de boias em Itapetinga Foto: Divulgação

A cidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, foi uma das mais atingidas pelas chuvas dos últimos dias no estado. O rio Catolé, que passa pela cidade transbordou em alguns pontos e inundou parte do município desde o último sábado (25). Muitas casas e ruas foram tomadas pela água. Bombeiros e voluntários fizeram resgates de moradores que ficaram ilhados. Em uma das imagens divulgadas por voluntários e integrantes do Corpo de Bombeiros, dois idosos e uma cachorra são resgatados. Na frente da residência há uma placa indicando que na área do térreo funciona uma igreja. O nível da água chega ao topo da entrada. Por conta disso, o casal de idosos precisou ser resgatado com uso de boias amarradas ao corpo. Após o resgate dos dois idosos, uma cachorra é resgatada pelos bombeiros. A idosa comemora e agradece aos responsáveis pelo resgate, enquanto a cachorra Hanna. “Tudo bem. Estou salva em nome de Jesus, e meu esposo também. Graças a vocês que estão nos ajudando. Obrigado meu Deus por ter mandado vocês, anjos de Deus, para nos ajudar”, diz a idosa.

Brumado: 2ª CIPRv faz balanço e alerta para os riscos nas rodovias do sudoeste baiano Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major David Robson Rocha da Conceição, comandante da 2ª Companhia de Policiamento Rodoviário (CIPRv), disse que a Polícia Rodoviária está mobilizada nas rodovias de acesso ao sudoeste baiano devido às fortes chuvas que caíram em toda região nos últimos dias. “Várias rodovias estaduais têm sido atingidas e, aqui no sudoeste, infelizmente, não foi diferente. Nesse momento, a parte mais crítica é a Serra do Marçal”, relatou. No início da manhã desta segunda-feira (27), segundo o Major, a 2ª CIPRv iniciou uma operação de liberação de trechos da serra, os quais foram bloqueados por deslizamentos de pedras. “Estamos liberando parcialmente. Temos meia pista e estamos permitindo que alguns veículos desçam a Serra do Marçal e, após um tempo, que outros veículos subam a serra”, detalhou. Nas regiões de Livramento de Nossa Senhora, Caetité e Rio de Contas, o comandante destacou que as obstruções são parciais e mais fáceis de resolver, tendo em vista que se tratam de galhos na pista. “No geral, no que se refere ao sudoeste, o mais preocupante é a Serra do Marçal, que está nos gerando diversos transtornos. Em outras regiões, o fluxo de veículos continua normalmente. Pedimos às pessoas que não têm necessidade de se deslocar que evitem as rodovias nesse momento. É uma situação complicada”, alertou. As previsões apontam que deve continuar chovendo até o final desta semana.

Sobe para 20 número de mortos em decorrência das chuvas na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O número de mortos por causa das fortes chuvas que atingiram municípios da Bahia subiu para 20 nesta segunda-feira (27). Cidades do sudoeste, sul e extremo sul têm sido castigadas com o volume de água. Cerca de 430 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em todo o estado, segundo dados atualizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec). Até o final da tarde deste domingo (26), o órgão registrava 18 mortes. Os dois novos óbitos foram registrados na cidade de Itabuna e foram confirmados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.

Vereadores mantêm Cemitério Senhor do Bonfim como patrimônio histórico de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por 11 votos contra 3, a Câmara de Vereadores de Brumado derrubou o veto do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) e manteve o Cemitério Senhor do Bomfim como patrimônio histórico, cultural e imaterial do município. O veto foi derrubado em sessão extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira (27). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, autor da proposta, disse que a sessão marca um dia histórico para a cidade. “Graças a Deus, nós, os vereadores, em sua maioria, derrubamos os vetos do prefeito. Ele vetou o projeto dizendo que ali não há história, o que é o cúmulo do absurdo. Um cemitério que foi construído em 1940, tanta gente importante pra nossa cidade está enterrada lá. Essa votação de hoje foi muito importante. Quem ganhou com isso foi a população de Brumado”, declarou. Almeida espera que, após sancionada a proposta, o Executivo promova a devida manutenção do cemitério para preservar os túmulos das centenas de pessoas sepultadas no local. O vereador Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB) não compareceu à sessão.

Arquivo