Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: MP funciona em regime de plantão durante recesso forense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O expediente do Ministério Público do Estado da Bahia está suspenso desde a última segunda-feira (20), até 6 de janeiro de 2022 em razão do recesso forense, que ocorrerá no mesmo período. Procuradores e promotores de Justiça trabalharão em regime de plantão, conforme escala publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). No período, os prazos processuais ficarão suspensos. As unidades administrativas com atuação durante o recesso forense funcionarão das 9h às 15h, nos dias 27, 28 e 29 de dezembro de 2021, bem como nos dias 3, 4, 5 e 6 de janeiro de 2022.

Datafolha: 42% afirmam que economia vai melhorar em 2022 Foto: Priscila Zambotto/Getty Images

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que 42% dos brasileiros avaliam que a situação econômica do país vai melhorar nos próximos meses. 20% acreditam que irá piorar, e 35% afirmam que ficará como está. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 16 de dezembro, com 3.666 entrevistas em 191 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No fim do ano passado, 28% dos brasileiros avaliavam que a economia iria melhorar em 2021, 41% acreditavam numa piora e 28% numa estabilidade.

Retrospectiva: Veja as notícias que mais repercutiram no mês de outubro no Achei Sudoeste

Em outubro, no topo das notícias mais lidas, aparece a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). A ferrovia prometia gerar até 60 mil novos empregos durante obras entre Caetité e Ilhéus (veja aqui). Na sequência, o público do Achei Sudoeste repercute a abertura das inscrições para 50 vagas em programa de estágio na Bahia. O programa de estágio foi aberto pela VLI, empresa de logística que integra ferrovias, portos e terminais (veja aqui). Em terceiro, surge o laudo emitido Departamento de Polícia Técnica (DPT) através do Instituto Médico Legal (IML), em Guanambi, que descartou que Augusto Dias dos Santos, 58 anos, morreu por ataque de peixes, na região de Covas de Mandioca, zona rural de Brumado. O documento apontava um traumatismo da artéria tibial devido a um instrumento de ação corto contundente. Na época, a morte repercutiu bastante na comunidade regional (veja aqui). Um acidente também ganhou projeção entre as mais lidas no mês de outubro. Na BR-030, nas proximidades da comunidade de Umburanas, em Brumado, uma carreta desgovernada colidiu contra diversos veículos que estavam parados na rodovia (veja aqui). Por último, o apelo desesperado de uma família para conseguir a regulação de Iracema Machado dos Santos para uma UTI. Ela encontrava-se internada no Hospital Municipal Felinto Silveira Maia, em Aracatu, em estado grave (veja aqui).

Mais de 10 mil baianos são afetados com falta de medicamentos Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

Mais de 10 mil baianos continuam sendo afetados pela falta de medicamentos adquiridos de modo centralizado pelo Ministério da Saúde. Mesmo após reiteradas notificações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ao órgão federal, diversos insumos ainda não estão com as entregas regularizadas. São medicamentos que deveriam ser distribuídos regularmente a estados e municípios. De acordo com o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), Luiz Henrique d’Utra, a interrupção dos tratamentos em virtude da ausência de medicamento que deveria ser adquirido pelo Ministério da Saúde causa prejuízos incalculáveis na saúde, pois elas tratam doenças oncológicas, renais, alzheimer, parkinson, anemia falciforme, esclerose múltipla, diabetes, psoríase, dentre outras. O Superintendente aponta que ao todo 13 medicamentos estão com estoque zerado. “Já são quase três anos que de forma recorrente temos que enviar ofícios ao Ministério de Saúde que cobrando os medicamentos que são de responsabilidade de compra centralizada pelo órgão federal. São medicamentos de alto custo que a população e até mesmo o Estado têm dificuldade de comprar”, alerta Luiz Henrique d’Utra.

Campanha Adote uma Cartinha da CDL demonstra o espírito da solidariedade em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Natal está chegando e o clima de solidariedade toma conta da população na cidade de Brumado. Por conta disso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, há anos estimula o sonho de receber presentes do “bom velhinho”, por intermédio da Campanha Adote uma Cartinha da CDL. Fernando Coelho que faz parte da diretoria da CDL na cidade de Brumado que deu detalhes de como funciona essa campanha de solidariedade. “Essa campanha já vem de longa data, já são mais de dez anos quando a gente fazia a Casa do Papai Noel, o Natal na Praça, sempre esteve associada com o local onde ficava disponibilizada essas cartas e foi criando a tradição, então todo ano as pessoas se dirigiam à sede da CDL e entregam suas cartinhas com os pedidos das crianças, das famílias e muitos atendem os pedidos de cada família que lá comparecem para fazer os seus pedidos de Natal”, revelou. “A gente tem lá uma média de mais de 400 cartinhas, se não foi até mais e graças a Deus está tendo uma procura imensa até para atender essas cartinhas as pessoas deixam para última hora, é um hábito de nós brasileiros, mas está uma procura enorme, tem muita gente ligando, enviando mensagens pelo WhatsApp”, disse. Uma vez arrecadado e atendido o pedido de cada cartinha, os próprios voluntários da CDL se mobilizam para realizar a entrega dos presentes. O que chamou atenção esse ano foram alguns pedidos como cestas básicas e itens essenciais, diferentes dos outros anos. Quer fazer parte dessa corrente de solidariedade? A Campanha Adote uma Cartinha da CDL vai até a véspera do Natal e até mesmo no dia 25 ainda pode ser feita a entrega dos presentes, participe!

Vitória da Conquista: Maria Bethânia é a 1ª atração do Festival de Inverno Bahia 2022 Foto: Reprodução/G1

A organização do Festival de Inverno Bahia (FIB) 2022 anunciou a primeira atração do evento: a cantora Maria Bethânia. Ela se apresentará no palco principal, no sábado, 27 de agosto. Esta será a primeira vez da baiana de Santo Amaro da Purificação na festa, que movimenta a cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Depois de dois anos com edições suspensas por causa da pandemia, o FIB está previsto para retornar ao calendário de festas do estado, de 26 a 28 de agosto do ano que vem. A produção do evento é assinada pela Icontent, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste.  O festival conta com diferentes ambientes, que atraem pessoas com os mais diversos estilos musicais. O palco principal terá os shows mais aguardados e os espaços Arena (pista) e Camarote VIP (front stage). Além disso, outros dois palcos apostarão em talentos regionais: a Vila da Música e a Arena Eletro Rock. Além disso, também haverá praças gourmet e outros espaços. Toda a estrutura é montada o Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Os preços dos ingressos do 1º lote variam entre R$ 59 a R$ 415.

CDL projeta um aumento de 30% nas vendas de Natal este ano em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O diretor institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Brumado, Orlando Gomes, está otimista com relação ao aumento considerável das vendas motivado pela proximidade das festas de final de ano.  Por conta disso, ele já projeta que as vendas serão melhores que anos anteriores. “Eu tenho observado desde o início do mês, graças a Deus uma procura por nossas lojas, por exemplo eu tenho feito algumas pesquisas no boca a boca mesmo com alguns comerciantes para saber como estão as vendas e muitos comerciantes estão até satisfeitos com o aumento das vendas, com relação a dezembro de 2020, tem comerciante que já está com 30% acima do 2020. Lembrando que em 2020 não é parâmetro, pois estávamos mergulhados naquela época na crise da pandemia, então assim se a gente conseguir atingir até 30% já estaremos bem satisfeitos com o pensamento para 2022”, destacou ao site Achei Sudoeste. Ainda segundo Gomes, o comércio de Brumado que já vem atendendo o público até as 20h, deve estender nesta sexta-feira o horário de atendimento para atender aqueles clientes que deixam para comprar aqueles presentes de última hora. Lembrando que o horário de atendimento será até às 18hs.

Consumidores vão ao comércio de Brumado para as compras na véspera do Natal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mês de dezembro é sinônimo de festa e comércio movimentado para as crianças que vão às compras do presente de Natal acompanhado dos seus pais. Essa cena pode ser vista com facilidade no ritmo frenético no comércio de Brumado. A dona de casa Ana Cristina decidiu comprar os presentes em companhia dos filhos e a tarefa pelo visto não foi nada fácil. “A busca pelos presentes começa hoje, e ela (filha) está na dúvida ainda, pois ela quer uma coisa, depois não quer mais. É ela quem vai escolher”, contou. Sobre a tradição antiga de ir dormir e deixar o chinelinho junto no pé da cama e quando acordar encontrar o presente de Papai Noel ficou no passado. “Acabou assim um pouco essa tradição, os grandes já entendem, ele é o primeiro a dizer, mãe coloca o presente no pé da árvore de Natal”, revelou. 

Consumidores vão ao comércio de Brumado para as compras na véspera do Natal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com relação aos preços a Cristina, mãe de quatro filhos disse que está variado, mas que está dando para comprar presentes para todos eles. E no Natal não pode faltar aqueles que sempre vão às compras das chamadas “lembrancinhas” para poder presentear mais gente da família, esse é o caso de Ivanete Almeida. “Sempre veio nessa época, a gente vem pegar uma lembrancinha, presentear os amigos, as pessoas que passam o ano todo com a gente, sempre agrada nessa época, a época do Natal é muito boa”, disse. Sobre os preços Ivanete achou os preços do comércio de Brumado um pouco mais caros e por isso é preciso dar aquele “jeitinho” para dar aquela lembrancinha para agradar todo mundo. Outros aproveitam a renda extra do 13º salário para comprar presentes para os familiares, amigos e se presentear também. Para comprovar isso Alcione Santos falou sobre o assunto. “É aproveitar o 13º, a gente não tem como presentear todo mundo, mas aqueles mais próximos e a gente mesmo. A gente trabalha o ano todo e quando chega o fim do ano a gente se dá um presente”, ressaltou.

Parte de igreja centenária desaba após chuva o oeste da Bahia Foto: Reprodução/G1

Parte da estrutura da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, igreja centenária e histórica na cidade de Santana, no oeste da Bahia, desabou, na manhã desta quinta-feira (23), por causa da ventania e chuva intensa que atingem a cidade. A torre frontal da paróquia caiu sobre o portão principal da igreja, que ficou bastante danificado. O caso ocorreu por volta das 8h e, segundo os moradores, pessoas caminhavam pela rua, mas ninguém foi atingido. De acordo com o G1, a região foi isolada para evitar outros acidentes e parte do entulho caiu na pista, em frente à paróquia. Nenhum veículo foi atingido pelo desabamento. A chuva atinge várias cidades no oeste do estado e moradores disseram que, no momento do desabamento, chovia, sem parar, há mais de 15 horas no município.

Brumado: Sac itinerante da Polícia Militar realiza trabalho de identificação na 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Capitão da Polícia Militar, Márcio Campos em visita a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), da cidade de Brumado falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo Sac itinerante da PM na identificação de policiais no interior da Bahia. Na ocasião, o Campos explicou ao site Achei Sudoeste como funciona o trabalho desse Sac itinerante. “Na verdade, é um projeto do Comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Paulo Coutinho de levar esses serviços de atendimento ao militar estadual a todos os municípios da Bahia, além disso existe a previsão da inauguração de SACs em 10 cidades. Atualmente temos em funcionamento em Vitória da Conquista e em Itabuna, os próximos serão em Barreiras e em Juazeiro, além de Salvador. Com relação a importância desse intercâmbio de informações, o representante da PM falou sobre o assunto. “A nossa missão aqui é a identificação dos policiais militares para tirar as novas identidades funcionais e levar nossa experiência de lá do nosso departamento em Salvador para tirar dúvidas sobre tramitação de processos na corporação com os policiais que trabalham aqui na região”, destacou.

Bebê de 1 ano é a 17ª morte provocada pela chuva na Bahia Foto: Reprodução/G1

Subiu para 17 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul da Bahia. O balanço foi divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), nesta quinta-feira (23). Até quarta-feira (22), 16 mortes tinham sido registradas. A última vítima confirmada é uma criança de um ano, picada por uma cobra, no município de Prado. De acordo com o Vigedesastres, serviço do Ministério da Saúde, a criança foi atacada na segunda-feira (18) e morreu na quarta (22). As mortes foram registradas em: Ruy Barbosa (1); Itapetinga (1); Itaberaba (2); Itamaraju (4); Macarani (1); Prado (2); Amargosa (2); Jucuruçu (3) e Ilhéus (1). Ao todo, 379.132 pessoas foram afetadas pela chuva de alguma forma. Entre as cidades mais afetadas estão Itamaraju, Jucuruçu, Prado, Itanhém e Medeiros Neto. De acordo com o G1, até então, 66 municípios estão em situação de emergência por causa da chuva, desde o início de novembro. Segundo a Sudec, 3.788 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram de apoio das prefeituras e 10.955 ficaram desalojadas, o que significa dizer que também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo.

Polêmicas envolvendo o prefeito de Brumado repercutem durante o mês de setembro

No mês de setembro, o maior destaque entre as mais lidas no Achei Sudoeste diz respeito ao desaparecimento do caminhoneiro David da Silva Porto, 45 anos, morador do Distrito de Itaquaraí, na cidade de Brumado. Na época, ele estava desaparecido há 6 dias, depois de deixar o estado de São Paulo com destino a Barreiras, na região oeste da Bahia (veja aqui). Na sequência, a Covid-19 volta ao centro das notícias: em 25 de setembro, o Lacen-BA detectou a variante Delta em Brumado. Naquele momento, a Bahia tinha ao todo 72 casos da variante, com dois óbitos (veja aqui). Em terceiro na lista, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos se envolveu em uma grande polêmica ao participar de atos a favor do presidente Jair Messias Bolsonaro em Brasília. Sem máscara e com uma camisa do Brasil, uma foto do prefeito vazou nas redes sociais, causando alvoroço e muitas críticas (veja aqui). Na sequência, a prisão de um homem acusado de aliciar menores nas redes sociais se utilizando de um perfil falso, do sexo feminino, aparece entre as mais lidas do site. Ele tinha mais de 600 contatos no perfil. O indivíduo foi preso em Brumado tentando marcar um encontro com um menor (veja aqui). Fechando o ranking, articulações políticas também repercutiram durante o mês de setembro. A notícia de que o Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado romperia politicamente com o governo do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) ganhou muitos cliques. A decisão aguardava apenas o aval do governador da Bahia, Rui Costa, e do senador Jaques Wagner (veja aqui).

Proteção contra Covid-19 beira 100% com 3ª dose de vacina, diz estudo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Aprovada no Brasil e utilizada pelos países ricos do mundo, a terceira dose das vacinas contra a Covid-19 aumenta a proteção contra a doença para quase 100%. A descoberta foi feita durante estudo realizado com 1.310 colaboradores do Hospital das Clínicas de São Paulo, que mostrou a produção de anticorpos subindo para 99,7%, muito perto da totalidade, após a terceira dose do imunizante. As informações são da Folha de S.Paulo.  A dose de reforço, anunciada pelo Ministério da Saúde há alguns meses passou a ser aplicada em quatro meses de intervalo após a pessoa ter recebido a segunda dose. A medida foi tomada para combater a variante ômicron do coronavírus. No estudo, os participantes da pesquisa estavam em acompanhamento desde o início da pandemia e receberam as duas primeiras doses da Coronavac e o reforço da Pfizer. No entanto, na avaliação da infectologista do Hospital das Clínicas e responsável pelo estudo, Silvia Figueiredo Costa, provavelmente, se as duas primeiras doses tivessem sido de outro imunizante, a resposta seria semelhante. “O que nos deixa mais tranquilos, como parte da população brasileira, do Chile e de outros países receberam a primeira e a segunda dose da Coronavac, após o reforço com a vacina de outro fabricante houve essa pontuação bem elevada de produção de anticorpos”, avalia Costa. “Nós não tivemos nenhum caso [no Hospital das Clínicas] com a terceira dose que tenha sido internado”, afirma. Para a análise, os anticorpos foram medidos quatro vezes e as amostras de soro coletadas submetidas ao teste de anticorpos da classe IgG (Imunoglobulina G) pelo método de quimioluminescência. A pesquisa apontou que com o tempo, a proteção conferida pela segunda dose da Coronavac diminui e que por isso é importante a aplicação da dose de reforço.  “Mesmo no Brasil está havendo uma procura menor pela terceira dose, o que nos preocupa bastante. Indivíduos com alguma doença de base e população acima de 60 anos sem a terceira dose podem sofrer um impacto maior na manifestação clínica da Covid-19 e necessidade de hospitalização, e podemos evitar isso”, afirma a médica.

46ª CIPM deflagra Operação Natal na cidade de Livramento de Nossa Senhora e região Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) iniciou nesta quarta-feira (22), a Operação Natal, na cidade de Livramento de Nossa Senhora e nos demais municípios de sua área de atuação na região. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, a operação intensifica o patrulhamento e policiamento nas áreas comerciais das cidades da região. A ação se pauta no policiamento ostensivo, na prevenção e combate às ações delituosas como: furtos, roubos a pessoas e veículos, extorsões, arrombamentos e vias de fato, os quais, comprovadamente costumam acontecer ao final de ano, quando há uma maior circulação de pessoas, de bens vendidos e comprados, de serviços e de dinheiro na área comercial dos municípios. Entre os motivos que ensejam esse momento de maior preocupação com o policiamento na área comercial estão: a visitação de pessoas aos seus familiares no fim de ano, o recebimento do 13º salário e a euforia de pessoas durante as compras que as transformam em vulneráveis e desatentas, tornando-as possíveis vítimas desses delitos.

Bahia dá desconto de 20% em IPVA antecipado ou parcelamento em cinco vezes Foto: Reprodução

Os contribuintes baianos terão desconto de 20% no pagamento antecipado, até 10 de fevereiro, do valor integral do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2022. Outra novidade é a opção de parcelar o pagamento do imposto em cinco vezes. O Governo do Estado também oferecerá 10% de desconto para quem optar por quitar todo o valor do imposto no vencimento da primeira das cinco cotas do parcelamento, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. As medidas anunciadas pelo governador Rui Costa têm o objetivo de proteger os proprietários de veículos dos efeitos da inflação, que nos últimos meses voltaram a ser alvo de preocupação para os brasileiros. “O equilíbrio das contas do Estado e a gestão eficiente dos recursos públicos nos permitiram conceder ao contribuinte da Bahia um desconto de 20% no pagamento antecipado do IPVA de 2022, em cota única até 10 de fevereiro. É o dobro do desconto que foi dado neste ano de 2021”, escreveu o governador em publicação no Twitter. Nos anos anteriores, quem quitava o IPVA em fevereiro tinha 10% de abatimento, e quem optava pela quitação no início do parcelamento fazia jus a 5%. O parcelamento também foi ampliado, já que tradicionalmente o contribuinte baiano podia parcelar o imposto em três vezes. O parcelamento em cinco vezes poderá ser feito a partir de março, quando tem início o calendário que fixa os prazos para início do pagamento parcelado conforme o número final da placa do veículo. De acordo com o fisco estadual, a frota tributável da Bahia é de cerca de 2,2 milhões de veículos, e o IPVA constitui a segunda fonte de arrecadação tributária do Estado. O valor arrecadado com o imposto é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.

Governador Rui Costa afirma que a Bahia não terá carnaval em 2022 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) afirmou, nesta quinta-feira (23), que “ficou impossível” a realização do carnaval na Bahia em 2022. “Sabe aquele filme Missão Impossível? Nós estamos na Missão Impossível 3, então, não será possível fazer esse carnaval. Não tem a mínima condição”, afirmou o governador, fazendo referência às duas ondas de Covid-19 e o aumento recente do número de casos de gripe H3N2 em todo o estado. “Alguém falar de carnaval a essa altura do campeonato, está querendo ser irresponsável com a vida do outro e eu não estou nesse grupo. Portanto, nós não teremos carnaval nesse modelo que nós conhecemos como carnaval. Não há mínima condição”. Rui Costa alegou que, além das mortes provocadas pela Covid-19, agora o estado passa a ter óbitos pelo Influenza, o que aumenta o alerta das autoridades. As duas mortes foram registradas em Salvador, que enfrenta surto de gripe.

Agência americana aprova uso de pílula da Pfizer contra Covid-19 Foto: Pfizer/Handout

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a FDA, aprovou nesta quarta-feira (22) o uso emergencial da pílula da Pfizer Paxlovid (nirmatrelvir) para tratamento da Covid-19. O medicamento é indicado a adultos e crianças a partir de 12 anos que tenham testado positivo para o novo coronavírus e apresentem alto risco de progressão para casos graves, incluindo hospitalização ou morte. A Pfizer afirma estar pronta para dar início à entrega imediata nos EUA. De acordo com a farmacêutica, a projeção de produção para 2022 é o suficiente para 120 milhões de tratamentos.

'Câmara não vai deixar prefeito fazer nada contra os entes queridos do povo de Brumado', diz Rey de Domingão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), vetar o projeto de lei nº 063/2021, de autoria do vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão (veja aqui), que declara o Cemitério Senhor do Bonfim como sendo patrimônio material, histórico, cultural e imaterial do município de Brumado, o poder legislativo convocou uma sessão extraordinária para a próxima segunda-feira (27), para votar o autógrafo do executivo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o autor do projeto, disse que ele solicitou da presidente da casa, a vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), a convocação da sessão extraordinária, mesmo o legislativo já estando em recesso parlamentar. De acordo com o vereador Rey de Domingão, a proposta é de suma importância para a população, uma vez que o gestor municipal, poderia aproveitar o recesso legislativo para adotar medidas “truculentas contra os entes queridos do povo de Brumado”.

'Câmara não vai deixar prefeito fazer nada contra os entes queridos do povo de Brumado', diz Rey de Domingão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“A cidade já conhece bem este prefeito que aí está, então estamos tomando todas as providências para não sermos surpreendidos com nenhuma ação, como por exemplo, demolição do cemitério Senhor do Bonfim. O gestor quer construir uma praça no local para homenagear os mortos, mas nenhum familiar quer pisar em seus entes queridos em uma praça, querem homenageá-los como tradicionalmente e de forma cristã fazemos, visitando os jazigos”, garantiu. Para Brito, dizer que o cemitério Senhor do Bonfim não é um patrimônio histórico é mais uma agressão contra Brumado. “Só pelo fato de ter sido construído por volta de 1940 já é histórico. É patrimônio cultural, material e imaterial por lá depositar jazigos de diversificadas arquiteturas, material pode estarem sepultados brumadenses dos mais ilustres aos mais simples que fizeram a nossa história e é imaterial pelos nossos sentimentos aos que ali estão no descanso eterno que o Prefeito insiste em perturbar. Queremos preservar o Cemitério Senhor do Bonfim e toda sua história”, assegurou. Ele finalizou dizendo que como o projeto foi aprovado por 13 dos 15 pares e que a derrubada do veto, será um alívio para a comunidade brumadense.

Malhada de Pedras realiza torneio de futebol de campo para incentivar o esporte local Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A prefeitura de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, promoveu o 1º Festival de Futebol de Campo, com a participação de 16 equipes, inclusive da zona rural da cidade. O evento aconteceu no último domingo (19), no Estádio Minhocão. De acordo o secretário de esportes de Malhada de Pedras, Beto Ventura, a festa do futebol, foi um incentivo para a prática esportiva, bem como o fortalecimento do setor no município. Ainda segundo o secretário, diversos participantes do torneio, entraram no Estádio Minhocão pela primeira vez. O prefeito da cidade, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, durante a abertura da competição, afirmou eu seu governo dará uma atenção e incentivo para o esporte local. Ao final da competição, todos os participantes foram premiados.

Bom Jesus da Lapa: Homens armados invadem hospital e deixam paciente decapitado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Dois homens armados invadiram o Hospital Carmela Dutra, em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, na madrugada desta quinta-feira (23) e deixaram um paciente decapitado. A informação foi divulgada pela polícia civil da cidade. O paciente, identificado como Gabriel de Oliveira Santos, 20 anos, estava internado na unidade de saúde após ter sido alvejado na cidade. No momento da ação por volta das 02h, o segurança do local foi rendido pela dupla. Gabriel estava na sala vermelha do hospital, que foi invadida pelos indivíduos. Santos foi morto e os elementos cortaram a sua cabeça. Os elementos fugiram do local e até o momento não foram identificados. A Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa já instaurou um inquérito e investiga o caso.

Brumado: Verão Vip terá shows de Maiara & Maraísa, Parangolé e Tayrone

Na atmosfera festiva do verão, a cidade de Brumado terá a oportunidade de iniciar o ano de 2022 com o retorno dos eventos em grande estilo, com uma mega festa que irá fazer a galera curtir para valer. Os eventos foram interrompidos desde o início da pandemia de Covid-19. O Verão Vip Brumado será uma festa diferenciada, com venda de ingressos limitada e com uma programação bem alto astral, do jeito que o grande público gosta. Marque na sua agenda porque no dia 19 de janeiro só haverá espaço para diversão em um evento repleto de beleza, cerveja gelada e uma grade musical atualizada. A festa será realizada no Parque de Exposições Gilson Brito com Parangolé, Maiara & Maraísa e Tayrone. O Verão Vip será open bar, com três ambientes para agradar todo o público do sudoeste baiano. Os ingressos estarão disponíveis para venda nos próximos dias em Brumado e região. São três pacotes: Área Verão (R$ 130), Área Vip (R$ 180) e Área Premium (R$ 250).

Polícia Militar apreende arma de fogo na zona rural de Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante rondas ostensivas pela zona rural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), apreendeu uma arma de fogo, no Povoado de Pedra do Gato, na região do Distrito de Iguatemi. Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, a guarnição observou duas pessoas trafegando em uma motocicleta, quando o condutor efetuou manobra brusca de retorno ao perceber a presença da viatura na localidade. Os militares tentaram alcançar os suspeitos, mas não obtiveram êxito, uma vez que o local de mata fechada não permitia acesso da viatura. A guarnição realizou uma incursão a pé por uma trilha e encontrou um facão e uma arma de fogo tipo Mosquefal Cal. 7.62 com numeração suprimida e dois cartuchos picotados não deflagrados. Ao retornar para a estrada principal, os militares encontraram um transeunte que relatou ter ouvido dois disparos de arma de fogo no período da manhã e que seus familiares estariam sofrendo constantes ataques de grupos armados. O material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora.

Brumado: Confira as ofertas de Natal da Squaresom e Polly Móveis

As ofertas de Natal da Squaresom e Polly Móveis estão com tudo. São vários produtos com super descontos. Tem cabeceira por R$ 199,50, roupeiro por R$ 679, rack por R$ 189, painel por R$ 265, estante por R$ 539 e muito mais. Passe agora mesmo em uma das lojas e confira.

Brumado: Confira as ofertas de Natal da Squaresom e Polly Móveis

A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. Não perca a oportunidade de comprar o melhor pelo menor preço. 

Prefeito de Brumado veta implementação de carteira da pessoa com transtorno do espectro autista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) vetou o Projeto de Lei nº 061/2021, que dispõe sobre a implementação da carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA), no município de Brumado. Em sua justificativa, o chefe do executivo explicou que o projeto está eivado de vício de iniciativa, o que o torna inconstitucional. Em publicação no Diário Oficial do Município, Vasconcelos não publicou as justificativas, que segundo ele, tornam a proposta inconstitucional. “Razões serão encaminhadas à câmara de vereadores para conhecimento e deliberação”, disse. Agora, o veto será encaminhado para votação em plenário na câmara municipal em 2022.

O Brasil gerou 324.112 empregos com carteira assinada em novembro deste ano, informou o Ministério do Trabalho e da Previdência nesta quinta-feira (23). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ao todo, segundo o ministério, o país registrou em novembro 1.772.766 contratações e 1.448.654 demissões. O resultado representa piora na comparação com novembro do ano passado, quando foram abertas 376.265 vagas formais. Porém, foi o melhor resultado mensal desde agosto deste ano, quando foram criados 275.284 empregos com carteira assinada. A comparação dos números com anos anteriores a 2020, segundo analistas, não é mais adequada porque o governo mudou a metodologia no início do ano passado. De acordo com o Ministério do Trabalho, o resultado do emprego formal em novembro sofre influência das contratações de fim de ano no comércio, para as vendas de Natal, e também do setor de serviços. A expectativa do governo, porém, é de que em dezembro, assim como em anos anteriores, ocorram mais demissões do que contratações.

Arquivo