Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Após decisão do TJ-BA, prefeito de Brumado reintegra professora ao cargo após ter sido demitida Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), reintegrou nesta sexta-feira (19), a professora Osmarlene Bonfim Moura ao seu cargo. A servidora havia sido demitida pelo prefeito após conclusão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD). No último dia 08 de novembro o Desembargador Geder Rocha Gomes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deferiu uma liminar determinando a reintegração da servidora (veja aqui). Vasconcelos cumpriu a decisão do Mandado de Segurança que foi impetrado por Moura no judiciário baiano.

Presidente da Câmara pauta projeto que visa burocratizar a vida da população brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei complementar nº 041/2021, que visa alterar a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), foi incluído na pauta desta segunda-feira (22) pela presidente da Câmara, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, será em primeira e única discussão e votação. Com o código de obras e urbanismo para burocratizar a vida da população brumadense, Vasconcelos quer o poder para que toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionárias (Embasa e Coelba), em qualquer imóvel, deva ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria de Infraestrutura - após o parecer favorável à ligação emitida pelo Poder Público Municipal, poderá a concessionária proceder a ligação. O projeto não deixa claro a documentação necessária para a ligação de serviços essenciais e não tem prazo para a prefeitura emitir um parecer para a ligação da água e da luz. Ao que tudo indica, mais uma vez, a decisão final ficará nas mãos da presidente da Câmara de Brumado. Com seu voto de minerva, a petista poderá aprovar ou rejeitar o código de obras e urbanismo.

Jequié: Homem é preso após descumprir medida que o impedia de se aproximar de sobrinha agredida Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um homem de 32 anos foi preso na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, depois de descumprir uma medida protetiva, expedida pela Justiça, que ordenava que ele não se aproximasse da sobrinha que havia agredido fisicamente. As informações são do G1. O caso ocorreu no sábado (20), no bairro São Judas Tadeu, após a jovem comunicar o ato à Polícia Militar. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a vítima, de 19 anos, informou que, além de descumprir a ordem judicial, o suspeito a violentou novamente. A tenente Patrícia Batista, responsável pela equipe da Ronda Maria da Penha, que comandou a ação, disse que o homem tentou fugir quando percebeu a chegada da PM, mas foi alcançado pelos policiais. Ele foi levado à sede da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Jequié, e permanece preso à disposição da Justiça.

Pedido de cassação de presidente da câmara de Brumado implode grupo de Eduardo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O pedido de cassação contra a presidente da Câmara de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), implodiu o grupo do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). A estratégia que seria utilizada por aliados e comandados de Vasconcelos, para tomar a todo custo o comando da casa legislativa, acabou amainando. Isso porque, Verimar conseguiu firmar com a oposição, e se fortalecer caso o processo de cassação fosse adiante. Foi uma verdadeira cortina de fumaça, articulada por aliados do executivo contra a presidente do legislativo. Na noite deste domingo (21), foi anunciada a desistência por parte de aliados de Vasconcelos, do pedido de cassação da petista. Segundo divulgado pela ala governista, o grupo não teria votos suficientes em plenário para derrubar Dias. O imbróglio acabou fracassando politicamente, o vice-presidente do legislativo, Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), já que um de seus aliados fez a denúncia contra Silva por contratações irregulares, fraudes administrativas, adulteração e manipulação de datas e contratos e desvio de finalidade no uso de diárias e veículo do poder legislativo (veja aqui). Quem agora está preocupado com toda a articulação pífia de cassar Meira, é o vereador Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem. Aliado de toda hora do governo municipal, ele sofreu um pedido de reconsideração protocolado na sexta-feira (19), solicitando a reabertura de cassação de seu mandato por uso indevido de carro oficial do poder legislativo de Brumado com representantes da empresa Brumalimp Ltda para participar de licitações em Caetité e Dom Basílio (veja aqui). 

Botafogo se sagra campeão da Série B do Campeonato Brasileiro Foto: Volmer Perez/AGIF

O Botafogo fez o suficiente para confirmar o título da Série B na vitória sobre o Brasil de Pelotas. Com um gol de Diego Gonçalves, o Fogão soube administrar a partida e confirmar o resultado que garante a conquista da competição. Sob forte calor e em um gramado longe das melhores condições, a partida foi mais brigada do que jogada. Mas o objetivo da equipe de Enderson Moreira foi alcançado. A vitória levou o Botafogo aos 69 pontos, líder e com o título antecipado de campeão da Série B. O Brasil, último colocado, termina a 37ª rodada com 23 pontos. Mesmo com o título garantido, o Botafogo só receberá a taça no próximo domingo. A CBF irá realizar a cerimônia de entrega do troféu do título da Série B no estádio Nilton Santos, após a partida contra o Guarani.

Vitória da Conquista: PRF apreende mais de 50 kg de drogas com motorista de aplicativo Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite de sexta-feira (19) 50,85 kg de maconha e mais 1 kg de crack, durante fiscalizações de combate ao crime em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A equipe abordou no km 830 da BR-116 um Ford/Ka, de placas de São Paulo (SP). Inicialmente, foram solicitados os documentos de porte obrigatório para consulta nos sistemas da polícia. Durante revista no interior do automóvel, os PRFs encontraram 50,85 kg de maconha em forma de tabletes e mais 1 kg de crack, que estavam acondicionados em duas malas. O condutor, de 31 anos, disse que era motorista de aplicativo e foi contratado para realizar o transporte das malas de São Paulo (SP) até Vitória da Conquista (BA). Por fim, informou que receberia R$ 5 mil pelo serviço. Diante das circunstâncias de flagrante delito, o motorista foi preso e encaminhado, com as drogas e o veículo, para a delegacia da Polícia Civil, onde foi lavrado o flagrante pelo crime do art. 33 da Lei 11.343/2006.

Covid-19: Mais de 2 milhões de vacinas doadas pelos EUA chegam ao Brasil Foto: Divulgação/AstraZeneca

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na manhã deste domingo (21) a chegada de mais de dois milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 que foram doadas pelos Estados Unidos ao Brasil. O avião com os imunizantes pousou por volta das 5h no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), segundo a Receita Federal. “Agradeço pela parceria”, escreveu em uma rede social o ministro. “Juntos, vamos vencer esta pandemia!”. Queiroga não especificou de qual fabricante é o imunizante, mas segundo a GloboNews as vacinas são da AstraZeneca.

Encontro Sertão do Saber visa incentivar produção educacional em Caetité Foto: André Koehne

Com o objetivo de valorizar e incentivar a produção educacional na região, a Bahia Mineração (Bamin) realiza o 1º Encontro Sertão do Saber, entre os dias 23 e 25, no Teatro Municipal João Gumes, em Caetité, a 100 km de Brumado. O evento reunirá especialistas e a comunidade local em um espaço de interação, debates, intercâmbio de conhecimentos e experiências de aprendizagem. “Sabemos que nenhuma mudança pode acontecer sem educação. Por este motivo, a BAMIN quer participar da construção de um Sertão Produtivo justo e avançado, onde todos tenham a oportunidade de ampliar o seu potencial e gerar impacto positivo no mundo”, ressalta o CEO da empresa, Eduardo Ledsham. O encontro, com entrada e inscrição gratuitas, traz uma programação dividida em quatro eixos temáticos: meio ambiente, educação, sustentabilidade e mineração. As vagas são limitadas. Interessados devem se inscrever através do site www.sertaodosaber.com.br, onde pode ser acessada a programação e os nomes dos palestrantes. Para efetivar a participação é necessário levar o print da inscrição (impresso ou no celular) e se credenciar no local do evento para receber o kit de participante e ter acesso ao evento. A programação do primeiro dia (23) será exclusiva para professores da região. A cantora Analu Sampaio, de Vitória da Conquista, fará uma das apresentações na abertura do encontro.

Operação policial termina com um morto e outro baleado em Ibicuí Foto: Divulgação/PC

Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar terminou com um homem morto e outro baleado, na noite da última quinta-feira (18), em Ibicuí, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, os suspeitos tinham passagens por tráfico de drogas e homicídio e controlavam o tráfico de drogas na região. Eles foram localizados após denúncias anônimas no bairro de Tancredo Neves, na localidade conhecida como 'Roça Comunitária do Matadouro'. Após troca de tiros, os suspeitos foram feridos e socorridos para o hospital. Um deles morreu. “Ambos foram socorridos para o Hospital de Iguaí, mas um não resistiu. O outro foi levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, onde segue custodiado”, disse o delegado Antônio Roberto Gomes. Com os dois homens foram encontrados dois revólveres calibres 38, munições, 16 pedras de crack, sete pinos de cocaína, três trouxas de maconha e um celular. “O criminoso foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e tentativa de homicídio, já que atirou contra as guarnições. Ele segue à disposição da Justiça”, disse o delegado.

Mais de 500 pés de maconha são erradicados em Ibicoara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central realizou apreensão de 530 pés e mudas da erva “cannabis sativa”, planta conhecida como maconha, durante a Operação Volante do Vale, no Povoado de Mundo Novo, distrito de Ibicoara, a 177 km de Brumado, no final da tarde de sábado (20). Populares fizeram denúncia que havia um grupo de pessoas cultivando a erva na localidade e, no momento da apreensão, os responsáveis pelo plantio conseguiram fugir pela mata. Após ter erradicado e incinerado a plantação, a guarnição registrou a ocorrência apresentando amostra da planta na Delegacia Territorial de Brumado para o registro da ocorrência.

Campanha nacional alerta sobre os riscos do feminicídio Foto: Paulo Carvalho/Agência Brasília

Os riscos do feminicídio é o tema da campanha lançada neste sábado (20), com o slogan “Violência contra a mulher: sua evolução leva ao feminicídio. Observe os sinais. Denuncie”. A iniciativa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), integra as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A campanha nacional abrange a produção de vídeos, spots para uso em rádio comunitárias e parceiras, cards educativos, enquetes interativas destinadas às redes sociais, cartazes, folders e outras peças de cunho publicitário. Os materiais também têm a proposta de estimular a cultura da denúncia. O Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, é uma das principais ferramentas para iniciar o acionamento de toda a rede de proteção às pessoas em situação de violência. No que se refere aos números do Ligue 180, apenas de julho do ano passado a novembro deste ano, mais de 97,4 mil denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher foram registradas. Outras violações somaram mais de 24,5 mil casos no período.

Homem é morto com golpes de faca em festa na cidade de Candiba Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem foi assassinado com golpes de faca na madrugada deste domingo (21) durante uma festa na cidade de Candiba, a 168 km de Brumado. A vítima foi identificada como André Cruz. O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) confirmou o crime ao site Achei Sudoeste. De acordo com a polícia, o fato foi registrado dentro de um bar na comunidade de Lagoa do Prado. A polícia chegou ao local às 0h30, quando encontrou os supostos autores do crime. Um dos acusados estava portando uma arma branca, tipo peixeira, supostamente utilizada no homicídio e estava em visível estado de embriaguez alcoólica. Em depoimento, o acusado que foi encontrado com a arma branca, disse à polícia que estava brincando com seu amigo, que também é suspeito de participar do crime, quando André encostou achando que eles estavam brigando e lhe deu um soco no rosto. Ele disse que pegou a faca que portava e desferiu um golpe na vítima e depois fugiu do local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando chegou já encontrou Cruz sem sinais vitais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez o levamento cadavérico. O corpo de André foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para ser necropsiado. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Homem é assassinado a tiros em frente de sua residência na cidade de Licínio de Almeida Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta das 21h50 deste sábado (20), a Polícia Militar foi informada de um homicídio ocorrido na rua Joaquim Silveira, bairro Potosí, em Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). De acordo com a 94ª CIPM, a vítima, Júlio César Santos Pereira, de 28 anos, conhecido popularmente como Bodinho, teria sido chamada no portão de casa por dois indivíduos que o alvejaram. Júlio não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Pereira tinha histórico criminoso na cidade e já foi preso por cometer assaltos na região, além de já ter sofrido outras tentativas de assassinato por grupos rivais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Santos foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. Até o momento, não há maiores informações sobre os possíveis autores. A Polícia Civil abriu um inquérito e investiga o caso.

Jovens são presas suspeitas de tentar 'comprar' comprovante de vacinação no oeste da Bahia Foto: Blog Braga

Três jovens foram presas nesta sexta-feira (19), na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, suspeitas de subornar uma técnica de enfermagem para conseguir comprovantes de vacinação contra Covid-19. As informações são do G1. De acordo com o delegado Leonardo Mendes, as jovens pagariam R$ 1 mil em dinheiro para que a técnica comprovasse a imunização de ambas com duas doses através de um cartão de vacina preenchido. No entanto, esse valor seria uma entrada para o valor total, que seria de R$ 10 mil pagos em duas parcelas. De acordo com o policial, as jovens não queriam se vacinar. Segundo as investigações, as mulheres entraram em contato com a profissional de saúde, que combinou de fazer o serviço. Antes de acertar com a técnica, o trio teria entrado em contato com outras profissionais de saúde. Após receber o contato das jovens, a técnica de enfermagem entrou em contato com as forças policiais da cidade. Quando as jovens chegaram ao local combinado, no ponto de vacinação no Bairro Santa Cruz, elas foram presas em flagrante por agentes da Guarda Municipal. De acordo com o delegado, as três mulheres vão responder por corrupção ativa. No momento da prisão, as mulheres tinham o valor combinado com a profissional de saúde em espécie dentro do carro. Ainda segundo o delegado, as informações iniciais indicam que as jovens usariam o 'passaporte' da vacina falso para ter acesso a um show que aconteceria neste final de semana na cidade. No entanto, também de acordo com o delegado, informalmente, duas das jovens teriam afirmado que o interesse na comprovação da vacinação seria por conta de uma viagem para o exterior, enquanto uma terceira teria dito ser portadora de uma doença que a impediria de se vacinar. A polícia não divulgou a identidade das suspeitas.

Adolescente de 13 anos morre eletrocutado no norte da Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Um adolescente morreu eletrocutado, na sexta-feira (19), na zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia. A vítima foi identificada como José Carlos Oliveira de Souza, de 13 anos. Ainda não há informações sobre como ele levou a descarga elétrica. De acordo com o G1, o corpo do adolescente foi encontrado por moradores no Projeto Maniçoba NH1, onde fica uma subestação de energia, junto com uma ferramenta de corte de fios. O Instituto Médico Legal (IML) afirmou que ele morreu após uma descarga elétrica e foi preciso ajuda da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) para remoção do corpo do jovem. O corpo foi levado para o IML de Juazeiro ainda na sexta-feira, foi liberado e está com a família em Maniçoba. O enterro deve acontecer neste sábado (20), mas a família ainda não divulgou o horário, nem o local.

'Enfrentando um poderoso sistema historicamente enraizado', diz Verimar ao se defender de denúncias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A presidente da Câmara de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), emitiu nota de esclarecimento contra um pedido de cassação de seu mandato protocolado na última quarta-feira (17). De autoria do cidadão Bruno Correia Luz, a representação aponta contratações irregulares, fraudes administrativas, adulteração e manipulação de datas e contratos e desvio de finalidade no uso de diárias e veículo do poder legislativo. Bruno é funcionário de uma empresa terceirizada da Câmara de Brumado e foi indicado pelo vice-presidente, vereador Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB) (veja aqui), que caso Verimar seja cassada, assume o comando da casa legislativa. Meira manifestou sua tranquilidade diante das denúncias que têm sido veiculadas, registrando que vem sofrendo sucessivos ataques por conta de seu posicionamento político à frente da Câmara de Vereadores. “Nesse contexto, reafirma que tem pautado sua gestão à frente da Câmara Municipal com toda responsabilidade e absoluta observância aos princípios norteadores da administração pública, notadamente da legalidade e moralidade, tendo atuado sempre em consonância com a legislação pátria, razão pela qual nada tem a temer”, diz a nota. Dias eleva o tom de sua insatisfação com a denúncia apresentada e fala do embate que terá com o grupo liderado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). “No entanto, informa que tem consciência de que está enfrentando um poderoso sistema historicamente enraizado, mas que, à toda prova, reafirma sua condição de mulher pobre, filha de Brumado, sem muito estudo, porém determinada em desempenhar o seu papel de parlamentar e gestora pública em estrita observância à legislação pátria, sempre visando a supremacia do interesse coletivo”. Silva disse que não irá se intimidar por ataques e ameaças de cassação de mandato por decisão política de alguns. “Assim, não tendo praticado nenhum ilícito, reafirma que sua inocência restará comprovada, a fim de que possa continuar cada vez mais desempenhando seu mandato em defesa do povo de Brumado”, finalizou a nota.

Golaço de Nikão garante Sul-Americana 2021 para o Athletico Paranaense Foto: Gustavo Oliveira/Athletico

O Athletico é bicampeão da Copa Sul-Americana. Na tarde deste sábado, 20, o Furacão venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0, no estádio Centenário, no Uruguai, e conquistou o segundo caneco da competição. Os paranaenses são o primeiro time brasileiro a conquistar o torneio duas vezes. O primeiro título veio em 2018. De acordo com o globoesporte.com, Nikão, uma das referências do Athletico, foi quem garantiu a vitória do Furacão. Aos 28 minutos do primeiro tempo, a bola foi lançada na área do Bragantino. Terans recebeu na segunda trave e bateu para o gol. Cleiton fez a defesa, mas deu rebote. Na sobra, Nikão acertou um voleio e mandou para as redes. O Athletico conquista a Copa Sul-Americana com 11 vitórias e duas derrotas. Foram 22 gols marcados e seis sofridos. Na fase de grupos, avançou na primeira colocação do Grupo D, com 15 pontos. Nas oitavas de final, passou pelo América de Cali. Nas quartas, superou a LDU. Na semifinal, venceu o Peñarol e, na decisão, superou o Bragantino.

Brumado: Morre Antônio dos Santos aos 89 anos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Morreu na tarde deste sábado (20), Antônio dos Santos, aos 89 anos, vítima de um infarto fulminante. Ele veio a óbito em sua residência. Antônio trabalhou por mais de 60 anos na Feira Livre de Brumado. Santos deixa um legado incrível de honestidade, força e amor ao próximo. O corpo de Antônio está sendo velado em sua residência na Rua Antônio Lula, 81, no centro da cidade. O sepultamento será neste domingo (21) no cemitério Jardim Santa Inês. Santos deixa três filhos.

Caminhão tomba na BR-030 no Distrito de Sussuarana em Tanhaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente foi registrado na madrugada deste sábado (20), no Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Achei Sudoeste, um caminhão tombou na BR-030, após o motorista perder o controle da direção. De acordo com a PRE, o motorista do veículo foi identificado como Luan Machado, de 23 anos. Ele não sofreu ferimentos. O caminhão tinha placas da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu (BA).

Boquira: Homem é preso após efetuar disparos de arma de fogo contra residência de ex-mulher Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem foi preso nesta sexta-feira (19), na localidade de Tanque Cercado, zona rural da cidade de Boquira, a 225 km de Brumado, após efetuar disparos de arma de fogo contra a residência de sua ex-mulher. Segundo informou a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a vítima ainda relatou que o acusado ainda ameaçou o padrasto de sua ex-mulher. O homem ainda proferiu palavrões direcionado as vítimas. Ao chegar ao local, a polícia não encontrou o acusado do crime. Ele localizado em sua residência. De acordo com a polícia, o homem confessou e entregou a arma utilizada por ele, no momento do fato. O acusado, as vítimas e uma espingarda de fabricação artesanal foram apresentados na delegacia territorial de Boquira. A Polícia Civil investiga o caso.

Polícia Militar apreende material bélico na zona rural de Boquira Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última quarta-feira (17) a polícia militar apreendeu material bélico na localidade de São Bernardo, zona rural da cidade de Boquira, a 225 km de Brumado. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (19) pela 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). De acordo com a PM, por volta das 20h30 a Guarnição da Operação Rural em patrulhamento na zona rural, ao se aproximar de um bar da localidade, avistou um indivíduo de nome ignorado, portando uma espingarda, ao notar a aproximação da guarnição, empreendeu fuga pela vegetação, dispensando o armamento. De imediato, a polícia realizou o acompanhamento a pé, entretanto, o suspeito não foi localizado. Segundo informou a 4ª CIPM ao site Achei Sudoeste, a guarnição retornou ao bar em busca de informações do indivíduo, entretanto, as pessoas presentes desconheciam a identidade do autor. Diante dos fatos, todo material foi apreendido e apresentado na delegacia territorial de Boquira para que fossem adotadas as medidas cabíveis.

Operação Basura: Empresários e agente público são presos no sudoeste baiano Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Justiça de Encruzilhada, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil do Estado da Bahia, deflagrou a “Operação Basura”, nesta sexta-feira (19), nos municípios de Anagé, Encruzilhada, Ilhéus, Jequié, Mirante, Ribeirão do Largo e Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. Foram cumpridos 11 mandados de busca, cinco de prisão e um de afastamento do exercício das funções públicas. A operação apura possível esquema de desvio de recursos públicos no município de Encruzilhada em licitação e execução superfaturada de contrato de serviços de resíduos sólidos.  Durante as investigações, o MP descobriu que uma diminuta empresa local captou ilicitamente cerca de R$ 21,5 milhões para suposta prestação, ao longo dos últimos sete anos, de serviços de locação de máquinas e execução de obras de engenharia civil, com a prestação de mão-de-obra, a diversos municípios da região sudoeste da Bahia. Com base nesses relatos, foram deferidos, pela Vara Única da Comarca de Encruzilhada, pedidos de prisão temporária e afastamento das funções de agente público, além de autorização para buscas e apreensões em endereços residenciais e empresariais.

Palestra com consultor de marketing acontece em Brumado na próxima quarta-feira (24) Foto: Divulgação

Na próxima quarta-feira (24), será realizada no Clube Social e Recreativo de Brumado, de 19h às 22h, uma palestra com Fernando Kimura. O evento faz parte do circuito de palestras promovido pelo Sebrae. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre como muitas empresas estão inovando na forma e no formato, impactando diretamente na experiência e na percepção do consumidor. Kimura é formado em Marketing e Administração pela Universidade Anhembi Morumbi, Marketing Digital pela ESPM, Neuromarketing pela Universidade de Buenos Aires, e Qualidade em Serviços para Clientes pelo Disney Institute, em Orlando, na Flórida (EUA). Por mais de 20 anos atuou em áreas de marketing, vendas e distribuição de tecnologia. Sua carreira de palestrante se desenhou no trabalho na Microsoft, onde teve a oportunidade de representar a empresa em diversos eventos pelo Brasil. Desde então atua como palestrante, professor e consultor. As inscrições são gratuitas (clique aqui).

Representantes de Vitória da Conquista e Guanambi seguem firmes no The Voice Brasil Foto: Reprodução/TV Globo

Na edição do The Voice Brasil desta quinta-feira (18), as representantes dos municípios de Vitória da Conquista e Guanambi, Eulá e Dielle Anjos, respectivamente, brilharam. Anjos enfrentou uma adversária forte na fase de batalhas, mas conseguiu se superar e foi escolhida pela cantora Cláudia Leite para seguir em frente no programa. Já Eulá perdeu o duelo com o candidato oponente, mas foi resgatada pelo cantor Michel Teló para compor o seu time.

Brumado: Pedido de reconsideração pede reabertura de processo de cassação de Wanderley Nem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cidadão Robson dos Santos Leite protocolou nesta sexta-feira (19) um pedido de reconsideração da denúncia contra o vereador Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem, por uso indevido de carro oficial do poder legislativo de Brumado com representantes da empresa Brumalimp Ltda para participar de licitações em Caetité e Dom Basílio. A denúncia foi divulgada pelo site Achei Sudoeste em julho deste ano (veja aqui). Robson havia protocolado o pedido de cassação em 21 de setembro deste ano, mas em 04 de outubro a Câmara de Brumado arquivou o pedido (veja aqui). A Auditoria Pública Cidadã Baiana (Aucib) ingressou com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra o parlamentar. O pedido de reconsideração que visa a cassação de Nem pode ser reaberto a qualquer momento e depende da presidente da Câmara de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT). Ela ainda não se manifestou sobre a solicitação de Leite.

Arquivo