Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Fake News de demolição do Cemitério Senhor do Bonfim leva famílias ao desespero em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a notícia da desativação do Cemitério Senhor do Bonfim, em Brumado (veja aqui), muitas Fake News se espalharam pelas redes sociais, inclusive a de que o local seria demolido. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona de casa Maria de Lourdes, cuja família possui um jazigo no cemitério, disse que o Senhor do Bonfim está apenas precisando de uma reforma. “Como vamos acender uma vela para nossos entes queridos? O jazigo da minha família aqui é muito grande. Como vamos poder enterrar nossos familiares? Quero ser enterrada junto com a minha família. Acho que esse decreto não deve ir pra frente”, opinou. Emocionada, a dona de casa definiu que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) está sendo insensível diante de tantas famílias que têm entes queridos sepultados no cemitério. “Talvez ele não tenha ninguém aqui enterrado, mas nós temos. Isso não pode ser demolido. Estou horrorizada”, defendeu. Muitas famílias estariam se mobilizando para mover uma ação no Ministério Público a fim de impedir que o Cemitério Senhor do Bonfim seja desativado. “Isso é um patrimônio da cidade. Vamos fazer uma manifestação para que o cemitério seja limpo e reformado “, finalizou.

Vacinas de Pfizer e AstraZeneca são eficazes contra variante delta, indica estudo Foto: Rodrigo Nunes/MS

A aplicação de duas doses das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca contra a Covid-19 são eficazes contra a variante delta do coronavírus. A conclusão é de um estudo publicado nesta quarta-feira (21). A informação é de reportagem da Folha de S. Paulo. Os resultados do estudo reiteram que uma dose apenas das vacinas não é suficiente para uma alta proteção contra a cepa que é altamente transmissível. A variante delta foi identificada pela primeira vez na Índia. O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine. Segundo a reportagem, o artigo confirma as principais descobertas fornecidas pelo governo britânico em maio sobre a eficácia das vacinas contra Covid-19 feitas por Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca, com base em dados do mundo real. O estudo divulgado nesta quarta-feira apontou que duas doses da vacina da Pfizer resultaram em 88% de eficácia na prevenção de doenças sintomáticas da variante delta, em comparação com 93,7% contra a variante alfa, em linha com o relatado anteriormente. Duas doses da vacina da AstraZeneca resultaram em eficácia de 67% contra a variante delta, acima dos 60% relatados originalmente, ante 74,5% contra a variante alfa, em comparação com uma estimativa original de 66% de eficácia.

196 brumadenses estão em tratamento do coronavírus

Nesta quinta-feira, 22 de julho, o município de Brumado registra 9441 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 9 internações, 189 óbitos, 196 pacientes em tratamento e 9056 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Coruja aparece em residência de Jequié é resgatada por bombeiros Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uma coruja, achada em uma casa na cidade de Jequié, no sudoeste baiano, foi resgatada por uma guarnição do 8° Grupamento de Bombeiros Militar (8°GBM/Jequié), na quarta-feira (21). De acordo com o corpo de bombeiros, os moradores do imóvel localizado no bairro São Judas Tadeu, acharam a coruja, perceberam que ela estava machucada e acionaram os bombeiros. Os militares realizaram o resgate de forma segura e cautelosa para não estressar ainda mais a coruja, que estava fora do seu habitat natural. Após a captura, os bombeiros perceberam que a ave estava com uma das patas machucadas a levaram para atendimento especializado em uma clínica veterinária. O Corpo de Bombeiros alerta aos cidadãos que caso encontrem algum animal como coruja fora do habitat natural é importante que não tentem pegá-los. O ideal é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através da central 193, para que recolhimento seja realizado de forma segura e totalmente apropriada.

Homem é esfaqueado por jovem de 22 anos na cidade Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde da última quarta-feira (21), um homem de 34 anos foi esfaqueado na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Por volta das 17h38, uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foi acionada por populares para atender a uma ocorrência de tentativa de homicídio na Rua Duque de Caxias. No local, os policiais constataram que um homem havia sido esfaqueado por um indivíduo de 22 anos. Testemunhas informaram que o agressor fugiu da cena do crime antes da chegada da PM. Diligências foram realizadas na tentativa de prender o criminoso, porém, até o momento, o mesmo não foi localizado.

Rui critica resistência de professores sobre retorno das aulas: 'única categoria que vai voltar só depois da vacina' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) criticou a decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), de orientar os professores para que não retornem às salas de aula neste mês de julho. Os alunos do ensino médio retornarão às atividades semipresenciais na próxima segunda-feira (26), em sistema híbrido. O mesmo ocorrerá para estudantes do ensino fundamental, a partir do dia 9 de agosto. Em conversa com a imprensa, na manhã desta quinta-feira (22), Rui citou diversas categorias que não pararam e permanecem trabalhando desde o início da pandemia, diferentemente dos professores. “Vocês da imprensa estão trabalhando desde o início da pandemia. Os policiais, trabalhadores da indústria, limpeza pública, padarias, supermercados, feiras, bancos e farmácias também estão trabalhando. Ou seja, todos os trabalhadores brasileiros e baianos estão trabalhando desde o início da pandemia”, disse. De acordo com o governador, os professores da rede estadual de ensino já tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 80% já teria completado a imunização com a segunda dose. “Eu diria que só o segmento dos professores foi o que teve a condição ímpar de voltar a trabalhar somente depois de 100% da categoria ter tomado a primeira dose da vacina e mais 80% a segunda. Esse era o desejo de todos os trabalhadores brasileiros: de só voltar depois, de pelo menos, ter tomado a primeira dose [...] acho que cada um nós, servidor público, tem que dá a sua parcela de contribuição, deixar o egoísmo e dá uma pequena parcela para ajudar as pessoas”, acrescentou o gestor estadual. O retorno das aulas está programado para ocorrer com as turmas divididas pela metade, para seguir o protocolo de manter 50% da capacidade das salas de aula. O primeiro bloco será formado por alunos com nomes iniciados entre as letras 'A' e 'I', e o segundo, de 'J' a 'Z'. Cada escola poderá ajustar a escala de acordo com a realidade das classes. As unidades deverão programar as aulas de modo que, enquanto metade dos alunos participe das atividades presenciais, a outra parte desenvolva trabalhos remotos, mantendo a mesma carga horária e em dias alternados para cada turma.

Homem é alvejado e morre enquanto trabalhava em Jacaraci Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde da última quarta-feira (21), a guarnição da Polícia Militar da cidade de Jacaraci, a 172 km de Brumado, foi informada sobre a ocorrência de um homicídio. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Segundo testemunhas, um homem identificado como Jean Flávio Santana Cabral, 31 anos, estava trabalhando em uma obra da construção civil, juntamente com outras pessoas, quando foi surpreendido e alvejado por um homem, ainda não identificado, que estava em uma motocicleta. Após o crime, ele fugiu em direção ao Distrito de Irundiara. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte de Flávio. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a perícia no local. O corpo de Jean foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. A polícia investiga o caso.

Após suspensão por causa da pandemia, Detran-BA solicita retomada dos prazos de validade da CNH Foto: Murillo Velasco/G1

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) encaminhou um ofício ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para solicitar a retomada dos prazos de validade da carteira de habilitação (CNH), do licenciamento de veículos novos e transferência de propriedade, em território baiano. Segundo o G1, a informação foi divulgada nesta quinta-feira (22) pelo órgão. De acordo com o Detran-BA, os prazos foram suspensos a pedido do próprio órgão na Bahia por causa dos impactos da pandemia da Covid-19 no estado. Com o avanço da vacinação e redução de casos, a os prazos podem ser retomados. A sugestão do departamento é de que um novo calendário entre em vigor no mês de agosto. Segundo o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, já é possível reestabelecer novos prazos para a regularização de condutores e veículos.

Prefeitura de Brumado contratou Brumalimp para ampliação de prédio público por mais de R$ 240 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o Diário Oficial do Município, a prefeitura de Brumado já contratou a empresa Brumalimp Ltda. para realizar serviço de ampliação de prédio público situado na Avenida Ana Lídia Cardoso nº 600, Bairro Parque Alvorada. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a Brumalimp foi contratada através da carta convite nº 8-2021 no valor de R$ 243.013,12. O resultado apresentado pela Comissão Permanente de Licitação, referente ao Convite supracitado originado do Processo Administrativo nº 52/2021, de 31/03/2021, para que produza os legais efeitos, foi homologado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) em 03 de maio de 2021 (veja aqui).

Conheça a tecnologia Invisalign usada na Dom Odontologia Premium em Brumado

Você já conhece os alinhadores Invisalign? A Dom Odontologia Premium elencou três razões para você escolher a tecnologia Invisalign para seu tratamento ortodôntico e ter o sorriso que sempre sonhou. Primeiro, os alinhadores são feitos exclusivamente para você. A partir de um molde 3D, o Invisalign é desenhado sob medida para sua arcada dentária, permitindo um encaixe perfeito e mais confortável. Em segundo, os alinhadores permitem um planejamento virtual mais assertivo, já que, através de uma simulação 3D, é possível saber como ficará o seu sorriso ainda na primeira consulta. Por último, com o uso dos alinhadores, o tratamento pode ficar até 50% mais rápido que os métodos tradicionais devido a sua assertividade e eficiência. Marque agora mesmo uma consulta para fazer o seu orçamento. A Dom Odontologia Premium funciona na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 99801-0440 (WhatsApp).

Sócio da empresa Brumalimp é ex-assessor da presidência da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um dos sócios da empresa Brumalimp Ltda., Ronni Athos Coqueiro Rodrigues, já foi assessor da presidência da Câmara de Brumado. Nesta quinta-feira (22), membros da empresa foram flagrados participando de uma licitação na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado – eles foram transportados por um veículo oficial da Câmara Municipal (veja aqui). Ronni foi nomeado para ocupar o cargo de provimento em comissão de Assessor da Presidência em 12 de março de 2021 (veja aqui), pelo ex-presidente José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, que morreu vítima da Covid-19 em 04 maio deste ano (veja aqui). Rodrigues foi exonerado do cargo também em 04 de maio de 2021, pela vice-presidente e atual chefe do poder legislativo, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT) (veja aqui).

'Carro foi solicitado para viagem até a prefeitura de Caetité', diz presidente da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um veículo oficial da Câmara de Brumado foi flagrado nesta quinta-feira (22) transportando membros de uma empresa para participar de uma licitação na cidade de Caetité (veja aqui). As pessoas fazem parte da Brumalimp. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a atual chefe do poder legislativo, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), informou que a presidência recebeu a solicitação de um vereador para utilização do carro oficial em viagem até a prefeitura da cidade de Caetité. Meira não mencionou o nome do parlamentar, porém frisou que, caso a denúncia de uso indevido seja verídica, a Câmara abrirá um processo administrativo para investigar o fato. “Já estou buscando informações para saber realmente o que está acontecendo. Não queremos dificultar o trabalho dos vereadores. A gente confia no ofício que eles entregam solicitando para fazer um trabalho a bem do município e o que nós exigimos é a comprovação de participação nas atividades. Já estamos tomando as devidas providências”, declarou.

PF cumpre mandados em operação contra fraudes em auxílios emergenciais em Conquista e Guanambi Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (22), mais uma operação de combate a fraudes em benefícios emergenciais. Desta vez, os mandados são cumpridos em Vitória da Conquista, Guanambi, Canavieiras, Santa Luzia e Porto Seguro, cidades que ficam nas regiões sul e sudoeste da Bahia. Em Vitória da Conquista, três mandados de prisão são cumpridos, além de dois mandados de busca e apreensão. Já em Guanambi e Canavieiras, a PF age nos bloqueios de bens no valor de R$ 20.413, também por mandados judiciais. Os outros quatro mandados de busca são para as cidades Canavieiras, e dois para Santa Luiza e Porto Seguro – um para cada. A Polícia Federal detalhou que o mandado de Porto Seguro está vinculado a um inquérito policial, em que suspeitos são investigados por terem participado de ao menos 49 contas fraudadas. Essas fraudes geraram um montante de R$ 32.971, em um período de 25 dias. Ao todo, a PF já fez 114 operações contra fraudes aos benefícios emergenciais no Brasil, com 50 mandados de prisão e mais de 440 de busca. Além da Bahia, nesta quinta, a ações também são feitas nos estados do Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina. Desta vez, a operação foi batizada de Animus Fraudandi, que significa “intenção de fraudar”, do latim. Segundo a PF, ela remete ao caráter fraudulento e intencional dos desvios de valores identificados nas investigações. Além da Polícia Federal, participam também das ações o Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Carro da Câmara de Brumado é flagrado com membros de empresa para licitação em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um veículo oficial da Câmara de Brumado foi flagrado nesta quinta-feira (22) transportando membros de uma empresa para participar de uma licitação na cidade de Caetité. O site Achei Sudoeste recebeu um vídeo gravado por uma pessoa ainda desconhecida. De acordo com o vídeo, as pessoas flagradas fazem parte da empresa Brumalimp. Segundo a Receita Federal, a Brumalimp está sediada na Rua Amâncio Leite, 87, Sala 101, no Bairro do Tanque em Brumado. A empresa foi aberta em 06 de janeiro de 2021 e tem um capital social de R$ 200 mil.

Tentativa de assalto é registrada a correspondente bancário em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 15h26 da última quarta-feira (21), o correspondente bancário da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, foi vítima de uma tentativa de assalto. A guarnição deslocou-se até o local e constatou o crime. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o correspondente, relatou que, enquanto efetuava o transporte do malote, foi surpreendido por dois indivíduos em uma motocicleta. Eles anunciaram o assalto e o correspondente resistiu, sendo atingido por dois disparos de arma de fogo. Um dos projéteis o atingiu próximo à virilha. As guarnições estão realizando buscas, porém os criminosos ainda não foram localizados.

Bancários promovem ação solidária para doação de alimentos, itens de higiene e produtos de limpeza

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região lança, nesta quarta-feira (21), a Ação Solidária da Categoria Bancária. A campanha tem o objetivo de arrecadar e promover a doação de alimentos, itens de higiene e produtos de limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade. A campanha terá como locais de arrecadação as agências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Itaú e Santander. Inicialmente, a ação acontece em Brumado, Itapetinga, Livramento de Nossa Senhora, Poções e Vitória da Conquista. Este é o segundo ano da Ação Solidária. Em 2020, com a disseminação do coronavírus e o aumento do desemprego, a categoria aprovou a destinação de R$20.000 do orçamento anual do Sindicato, distribuindo 412 cestas, no total de 4,5 toneladas de alimentos e produtos de higiene, para 10 instituições sociais da região. A pandemia e a falta de políticas emergenciais por parte do governo federal agravaram ainda mais a pobreza para milhões de brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego atingiu pela primeira vez a marca recorde de 14,7%, com o total de 14,8 milhões de desocupados. Segundo o relatório mais recente da Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO, em inglês), estima que 23,5% da população brasileira tenha vivenciado insegurança alimentar moderada ou severa. Isso significa que 49,6 milhões de pessoas deixaram de comer ou tiveram uma redução significativa na qualidade e na quantidade de alimentos ingeridos.

Brumado: Mesmo com vacinação, professores não se sentem seguros para retorno das aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na próxima segunda-feira (26), as aulas serão retomadas nas redes estadual, municipal e privada na cidade de Brumado (veja aqui). Embora estejam sendo gradativamente vacinados, muitos profissionais da educação não se sentem seguros em retornar à sala de aula. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a professora da rede estadual, Samantha Cerqueira, disse que está feliz em ser vacinada, porém insegura em retornar ao ambiente escolar. “Ainda é tudo muito precipitado, muito solto. Falta estrutura e um planejamento mais eficaz”, destacou. Além disso, Cerqueira frisou que a imunização também deveria se estender aos alunos e ao corpo administrativo, tendo em vista que o ambiente escolar é de todos. A professora Tamires Moura reforçou as críticas da colega. “Acredito que não estamos preparados porque os estudantes ainda não estão vacinados. Precisamos de maior efetividade nos protocolos de segurança em razão dos riscos”, reiterou.

Brumado: Proativa Contabilidade comemora 15 anos de excelentes serviços prestados

A Proativa está debutando! Fundada em 01 de agosto de 2006, há 15 anos, a Proativa Contabilidade nascia na cidade de Brumado. Empresa pautada em rígidos princípios e valores éticos, com foco total na satisfação dos seus clientes. “Por esses 15 anos precisamos agradecer a todos que escreveram e escrevem essa história: Deus, familiares, clientes, servidores públicos e privados, fornecedores e a nossa competente equipe de funcionários. Não conseguiríamos chegar até aqui sem vocês. Nosso muito obrigado!”, disse a direção da empresa.

Irmãos brigam por causa de herança na cidade de Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (20), uma guarnição da Polícia Militar lotada no município de Rio do Antônio, a 68 km de Brumado, foi acionada para averiguar uma ocorrência envolvendo dois irmãos. Bem no centro da cidade, na Avenida Aulino Silva, os irmãos se desentenderam e entraram em luta corporal. A briga foi causada em razão da necessidade de assinatura em um documento fruto de herança. A guarnição realizou rondas e diligências com o intuído de localizar o suposto autor da agressão, um senhor de 65 anos. Porém, até o momento, o agressor não foi localizado. Diante do ocorrido, a vítima foi orientada a formalizar a denúncia através de um boletim de ocorrência na delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Brumado: Com colapso hídrico no meio rural, diretor cobra ampliação da Barragem de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diante da crise rural instalada no meio rural de Brumado (veja aqui), o diretor de agricultura e recursos hídricos de Brumado, Márdio Davi Alves, defendeu que a solução seria a implementação de outros programas, além da Operação Pipa, para assistir as comunidades rurais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele informou que, hoje, 16 caminhões pipa fazem a distribuição de água tratada na zona rural, porém, nessa época de seca, seriam necessários, pelo menos, 25. Em virtude da estiagem prolongada, ele cobrou a ampliação da Barragem de Cristalândia como uma alternativa para reverter a situação. “Isso é uma bandeira do nosso município, a ampliação da barragem. O aumento da capacidade de água favoreceria muito a zona rural. Precisamos que isso seja feito o mais rápido possível”, enfatizou.

Criative Fotografia dispõe de máquina com melhor qualidade e revelação em Brumado

Chegou na Criative Fotografia, em Brumado, o novo minilab Noritsu QSS-3501. Essa máquina possui a maior tecnologia e qualidade em revelação de fotos do mercado. Além disso, possui capacidade de produção de até? 1200 fotos por hora, tamanhos que varia de 10x15 até 60x90. Ela utiliza tecnologia a laser para colorac?a?o das imagens, sendo minuciosa nos detalhes. Suas fotos têm durabilidade de até? 150 anos sem desbotar, se bem conservadas! Venham conferir essa novidade. Hoje, a loja trabalha com revelação com entrega no mesmo dia. A Criative também dispõe de vários produtos na parte de fotografia para melhor atender clientes e parceiros. A loja fica localizada na Rua Oflávio Silveira Torres, 27. Revele suas fotos sem sair de casa, enviado as imagens pelo WhatsApp (77) 99942-0844.

Brumado acelera vacinação dos profissionais da educação para assegurar retorno das aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Município de Brumado, através das Secretarias de Saúde e Educação, tem se empenhado para garantir a completa imunização dos profissionais da educação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário João Nolasco disse que o município tem acelerado a vacinação desses profissionais, tendo em vista o retorno das aulas presenciais na próxima segunda-feira (26). Até o momento, foram imunizados todos os servidores da educação a partir dos 34 anos. “Vamos vacinar todos. Teremos 100% dos professores vacinados, não só do município, mas da rede estadual e privada”, assegurou.

Com o cartão GRNCRED você tem crédito fácil e confiável!

Na última semana, o GRNCRED firmou uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) na qual injetará mais de 1 milhão de reais em crédito no comércio local (veja aqui). Esse investimento possibilitará o aquecimento de toda economia de Brumado, através dos estabelecimentos parceiros. Mais afinal o que é o GRNCRED? O GRNCRED é um cartão de crédito, lançado pelo Grupo Róbinson Nunes, aceito em toda a rede de postos de combustíveis do grupo e em estabelecimentos comerciais credenciados, tais como supermercados, padarias, açougues, farmácias e outros, principalmente nas regiões sudeste, centro-sul e extremo oeste da Bahia. Quais as vantagens ser GRNCRED? Descontos exclusivos; até 40 dias para pagar; parcelamento da troca de óleo na rede postos do Grupo Róbinson Nunes em até 4x sem juros; programa de fidelidade: o cliente acumula pontos e pode troca-los por diversos prêmios. Aproveite essa oportunidade e faça já ou seu GRNCRED, nos pontos de venda: Sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) e Posto Sabrina II, na Rua Ernesto Carneiro Nº 09. Saiba mais pelo site www.grncred.com.br ou pela nossa central telefônica 0800 591 8705, e ainda, se preferir, nos chame pelo WhatsApp (77) 99999-3007.

Brumado: Barrados de fiscalizar ginásio de esportes, vereadores vão à polícia e acionam Ministério Público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os vereadores estão sendo impedidos de adentrar no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, localizado na Avenida Centenário, em Brumado, para realizar ações de fiscalização. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Vanderlei Bastos Miranda (PDT), popular Boca, disse que o Guarda Municipal do local informou que a ordem vem de cima. Após a negativa, ele levou o caso ao conhecimento da Polícia Militar que, por sua vez, orientou os parlamentares a procurarem o Ministério Público. “É isso que iremos fazer agora mesmo. Só em Brumado que a gente vê esse tipo de coisa. Não vamos baixar a cabeça para o prefeito. É nosso papel de vereador eleito pelo povo fiscalizar o equipamento público”, destacou. Boca espera que o órgão tome as medidas cabíveis e garanta o direito do vereador de fiscalizar. “A Câmara é independente. O prefeito estava acostumado a ter uma Câmara submissa”, completou. Também presente no local, o vereador Harley Lopes (Republicanos) contou que esteve na prefeitura para falar com o secretário de esportes, porém o mesmo não foi encontrado. Ambos foram recebidos pelo secretário municipal de administração. “Fomos recebidos a pedradas, com chacota. Eles têm que colocar na cabeça que o povo nos elegeu para exercer esse trabalho”, criticou. Para Harley, a prefeitura está podando o trabalho do legislativo.

Brumado: Curso Superior em Farmácia é na Unopar

O curso de Farmácia na Universidade Unopar tem a missão principal de capacitar os alunos para trabalhar no planejamento e desenvolvimento de remédios, cosméticos e uma extensa gama de artigos de higiene e uso pessoal. Já estão abertas as matrículas para o curso na Unopar de Brumado! Fique por dentro das opções de desconto por meio do WhatsApp: (77) 3451 5400. A unidade fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, número 55, Bairro do Hospital.

Arquivo