Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado confirma mais dois casos de coronavírus em 24h

Neste domingo, 27 de junho, o município de Brumado registra 9046 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 21 internações, 181 óbitos, 286 pacientes em tratamento e 8579 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Oposição aciona MP para retirar projeto de lei do código de obras e urbanismo da pauta legislativa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A bancada de oposição ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), na Câmara de Vereadores, acionou neste domingo (27), o Ministério Público Estadual (MPE), para que o Projeto de Lei de nº 041/2021, que altera o código de obras e urbanismo, seja retirado da pauta da sessão legislativa desta segunda-feira (28). De acordo com a representação recebida pelo site Achei Sudoeste, a bancada alegou que o projeto enviado para apreciação em regime de urgência traz graves prejuízos ao direito de propriedade dos cidadãos brumadenses e usurpa competência privativa da União ao pretender legislar sobre serviços essenciais da população, tais como água e energia elétrica. A oposição ainda acusou que a votação é “repentina e imediatamente após feriado de São João”. “Ocorre que o Projeto de Lei não pode ser objeto de votação em regime de urgência na próxima sessão legislativa brumadense, a ocorrer amanhã (28). A tramitação do referido dispositivo está contrariando o regimento interno da Câmara Municipal, a Lei Orgânica deste Município e, também, a Constituição Federal”, diz o documento. A representação ainda diz que a proposta deveria passar pela Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comércio, Turismo e do Consumidor. Segundo a bancada de oposição, a referida comissão está irregular, tendo em vista, que a atual presidente do legislativo, Verimar Meira (PT), faz parte do colegiado, o que contraria o artigo 40, §2º do Regimento Interno da Câmara. “Além de ser incluído em pauta de forma irregular (antes da regularização de comissão permanente obrigatória), o projeto também não deve seguir o rito de urgência especial, tendo em vista que “o objeto, por seus objetivos, não exige apreciação pronta, sem o que perderá a oportunidade ou a eficácia”, nos termos dos requisitos do artigo 119, §1º do Regimento Interno Municipal”. Em regime de urgência, a representação solicita a expedição de recomendação à Presidente da Câmara Municipal de Brumado para que o projeto seja retirado de pauta para correção do vício na formação da comissão de Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comércio, Turismo e do Consumidor e, posteriormente, seja encaminhado para as comissões competentes, especialmente a de Legislação, Justiça e Redação Final para avaliação da constitucionalidade do Projeto, bem como seja oportunizada a marcação de audiência pública virtual para tratar dos impactos do referido dispositivo para toda a população brumadense, especialmente aos seus direitos de propriedade e à utilização dos serviços essenciais.

Brumado: Motociclista de 45 anos morre após ser atingido por um carro no Distrito de Ubiraçaba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um motociclista de 45 anos, identificado como Adailton Aguiar Batista, morreu na tarde o último sábado (26) após ser atingido por um carro de passeio na estada que liga a BR-030 ao Distrito de Ubiraçaba, em Brumado. De acordo com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Batista morreu na hora. A causa do acidente ainda é desconhecida. Testemunhas disseram ao site Achei Sudoeste que após o acidente, populares detiveram o motorista do veículo, que segundo eles, estavam sob o efeito de bebida alcoólica. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou a perícia no local do acidente. O corpo de Adailton foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.

Oxford testa ivermectina como possível tratamento para Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Universidade de Oxford anunciou na terça-feira (23) que está testando o medicamento antiparasitário ivermectina como um tratamento possível para a Covid-19, como parte de um estudo apoiado pelo governo britânico que busca auxiliar a recuperação de pacientes em contextos não hospitalares. Ainda não é possível afirmar concretamente que o fármaco tenha de fato alguma eficiência contra o novo coronavírus. O estudo será feito através da comparação de quadros de pacientes sintomáticos da Covid que tomarem a invermectina para tratamento e daqueles que não tomaram, através do método científico. Os voluntários serão pacientes do sistema público de saúde do Reino Unido. A ivermectina resultou na redução da replicação do vírus em estudos laboratoriais, afirmou a universidade, acrescentando que um pequeno estudo piloto mostrou que administrar o medicamento antecipadamente poderia reduzir a carga viral e a duração dos sintomas em alguns pacientes com quadros leves de Covid-19. Batizado de “Principle”, o estudo britânico também testou os antibióticos azitromicina e doxiciclina, e demonstrou em janeiro que são ineficientes de maneira geral em estágios iniciais da Covid-19. Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) e reguladores europeus e norte-americanos tenham se posicionado contra o uso da ivermectina em pacientes da Covid-19, o medicamento está sendo utilizado de modo “off-label” – método onde o uso não é previsto oficialmente para o tratamento da doença pela bula do medicamento, mas o médico toma a opção de receitar – para tratar a doença em alguns países, incluindo a Índia e o Brasil. Pessoas com condições graves do fígado, ou que tomem o medicamento anticoagulante varfarina, ou ainda outros medicamentos que conhecidamente interajam com a ivermectina, serão excluídos do estudo, acrescentou a universidade. A ivermectina é o sétimo medicamento a ser testado no estudo, e está atualmente sendo avaliado ao lado do remédio antiviral favipiravir, afirmou a universidade. As informações são da CNN.

Brumado: Fabrício Abrantes diz que alteração no código de obras e urbanismo traz graves prejuízos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário e ex-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (DEM), através de suas redes sociais, alertou a população e os vereadores sobre o projeto de lei nº 041/2021, de autoria do Poder Executivo, que altera o código de obras e urbanismo da cidade (veja aqui). De acordo com ele, a proposta traz graves prejuízos para a nossa população e será votada nesta segunda-feira (28), na Câmara de Brumado. “É preciso que os brumadenses, os construtores, os trabalhadores da construção civil, investidores, a sociedade civil organizada e comerciantes em geral se manifestem de forma veemente contra este Projeto e que os Vereadores, legítimos representes do nosso povo, honrem os votos que receberam e não concedam ao Prefeito os ilimitados e “superpoderes” contra Brumado”, disse. Para Fabrício, o projeto é muito duvidoso e gera inúmeras dúvidas e incertezas para a população. “A partir da aprovação deste Projeto, poderia o Prefeito suspender os atuais fornecimentos de água e luz das residências por atraso no IPTU? E o dos comércios por atraso ao IPTU, impostos ou taxas municipais? A Prefeitura Municipal não irá autorizar as ligações de um imóvel quando outro imóvel no nome do proprietário estiver inadimplente com o município?”, questionou. Abrantes espera que o poder legislativo local diga “não” a proposta para que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) não tenha amplo poderes em grave prejuízo a população brumadense. Veja abaixo cinco pontos elencados pelo democrata sobre projeto o de lei.

1) Que toda a população brumadense dependa de autorização do Prefeito para ligar a água e a energia nos seus imóveis ou lotes, sem sequer especificar os documentos que serão exigidos para referida autorização (será que só poderemos ligar energia e água com o IPTU quitado, ou somente com escritura pública registrada? As áreas em discussão judicial ou administrativa terão direito à ligação? E os imóveis objeto de heranças dependerão da conclusão do inventário?).

2) Que as novas construções com mais de uma autonomia (mais de uma moradia) reservem ao menos uma vaga de garagem (se o imóvel ou lote for pequeno seremos obrigados a construir um prédio ou um sobrado).

3) Obrigar os brumadenses que forem construir a, além dos 2,0m (dois metros) de passeio já exigidos, guardarem distância de no mínimo 5,5m do eixo da rua. Se o imóvel estiver situado em cruzamentos (geralmente esquinas) a distância mínima obrigatória será de 7m (sete metros) de (raio) em relação ao meio-fio, o que implicará em perda de terreno de muitos imóveis da população.

4) Burocratizar e dificultar ainda mais a vida da população exigindo, além de todos os outros documentos necessários para construir, a anexação de projetos hidrosanitário e elétrico para liberação de alvará de construção.

5) Alterar o tipo de pavimentação exigida para os próximos loteamentos e até os atuais que foram aprovados sem essa exigência, passando a aceitar apenas a pavimentação em paralelepípedos ou intertravado de concreto, enquanto as cidades vizinhas buscam, cada vez mais, o asfalto para facilitar a locomoção dos cidadãos.

CONTINUE LENDO
Brumado não registra novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

Neste sábado, 26 de junho, o município de Brumado registra 9044 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 21 internações, 181 óbitos, 284 pacientes em tratamento e 8579 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Lacen-BA identifica 23 linhagens diferentes de Covid-19 e aumento da circulação da variante P1 Foto: Divulgação/Sesab

Equipes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) identificaram 23 linhagens diferentes do SARS-CoV-2 circulam de forma concomitante no estado da Bahia ao longo do tempo, com predominância de circulação da P1, cepa mais agressiva do ponto de vista da transmissibilidade e possibilidade de agravamento mais rápido da infecção, em 85% das amostras. “Os dados sugerem que a mobilidade humana representa um fator crucial para a dispersão do vírus da Covid 19 e das novas variantes, portanto distanciamento social e medida de restrições ainda continuam sendo essenciais para tentarmos minimizar a circulação deste patógeno no Estado e no País", ressaltou o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Ainda de acordo com ele, mais esforços de sequenciamento para obtenção de uma maior base de dados sobre a dispersão do vírus no estado, é essencial para frear o contágio. “Enquanto a remessa de vacinas não atinge o ritmo necessário para interromper o ciclo de infecções e reinfecções, medidas como distanciamento social, uso de máscara e higiene frequente das mãos ainda são as melhores formas de frear o contágio e a dispersão do vírus, evitando assim que ele se multiplique e se modifique a cada transmissão, evitando o surgimento de novas cepas”, afirmou. O estudo foi feito a partir do sequenciamento de 305 genomas do vírus da Covid-19 provenientes de pacientes com sintomas de infecção até o último dia 19 de junho, dos 9 Núcleos Regionais de Saúde da Bahia: Sul, Leste, Norte, Sudoeste, Oeste, Nordeste, Centro-Norte, Centro-Leste e Extremo Sul com amostras de residentes em 121 municípios.

Médico de 24 anos morre após sofrer acidente de carro na região da Chapada Diamantina Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um médico de 24 anos morreu após sofrer um acidente de carro, entre as cidades de Ruy Barbosa e Itaberaba, que ficam na região da Chapada Diamantina. A vítima foi identificada como Hermínio Vitor Amaral de Aguiar. O caso ocorreu na quinta-feira (24). Não há informações sobre as circunstâncias que teriam causado o acidente e nem se outras pessoas ocupavam o veículo. Hermínio era funcionário da Prefeitura de Ibiquera, que divulgou uma nota de pesar nas redes sociais. “Com imensa tristeza comunicamos o falecimento do Dr. Hermínio Vitor. A Prefeitura de Ibiquera manifesta seu apoio e condolências a familiares e amigos(as), bem como agradece a todos os serviços prestados ao município”, publicou.

Chapada Diamantina: Menino de 9 anos é encontrado morto no Rio Paraguaçu Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um menino de 9 anos foi encontrado morto, nesta sexta-feira (25), no Rio Paraguaçu, no povoado Volta do Rio, em Itaberaba, cidade que fica na região da Chapada Diamantina. Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo do menino foi encontrado por mergulhadores do 13º Grupamento de Bombeiros (13ºGBM/Gmar) em conjunto com bombeiros do 11ºGBM/Itaberaba. As buscas foram iniciadas na tarde de quinta-feira (24), quando o 11ºGBM foi acionado através do Centro Integrado de Comunicação (Cicom). No início da noite as buscas foram encerradas, sendo retomadas no início da manhã desta sexta-feira. Por volta das 9h os mergulhadores localizaram o corpo do garoto, que foi reconhecido por familiares. Não há mais detalhes sobre as circunstâncias da morte. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para os demais procedimentos legais.

Prefeito envia projeto já rejeitado pela Câmara de Brumado e gera incertezas para a população Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De autoria do poder executivo, o projeto de lei complementar nº 041/2021, que altera a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado, foi encaminhado à Câmara de Vereadores para ser votado em regime de urgência especial na próxima segunda-feira (28). Em sua justificativa, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) pontuou que, após a aplicação da referida, foram observados alguns dispositivos que necessitam ser alterados e outros que devem ser inseridos para adequar a sua aplicabilidade à realidade das normas edilícias vigentes, bem como à dinâmica da construção civil no município. “Como se pode observar do contexto do projeto, alguns dispositivos facilitam o ajuste das construções, outros podem exigir um pouco mais de adequação, porém, em tudo isso, vislumbra-se obedecer aos ditames das normas edilícias, para que as construções possam oferecer as melhores condições possíveis de habitabilidade e de prática comercial, tanto em respeito aos limites legais, bem como às condições e ambientais peculiares à cidade de Brumado”, argumentou.

Prefeito envia projeto já rejeitado pela Câmara de Brumado e gera incertezas para a população Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para o vereador Amarildo Bomfim (PSB), o artigo 457 da proposta diz que toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionarias em qualquer imóvel do município, deve ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Ainda segundo o parlamentar, no parágrafo único: “somente com a apresentação por parte do requerente do parecer favorável à ligação emitida pelo Poder Público Municipal, poderá a concessionária proceder a ligação”. De acordo com Bomfim, a proposta já foi derrubada no dia 15 de fevereiro de 2021 (veja aqui). “A prefeitura quer obrigar as pessoas de nossa cidade, agora a consultar primeiro a secretaria de infraestrutura, se ela pode ligar a água e energia. Isso é um absurdo. Nós não precisamos de projetos que venha burocratizar mais a vida das pessoas”, disse. Para ele, o projeto não deixa claro a documentação necessária para a ligação de serviços essenciais e não tem prazo para a prefeitura emitir um parecer para a ligação da água e da luz. O vereador ainda condenou o artigo que trata das construções com mais de uma unidade autônoma devem preservar pelo menos uma vaga de garagem por unidade e em qualquer cruzamento a concordância entre os alinhamentos deve suportar um raio maior ou igual a 7 metros, em relação ao meio-fio. “Você que tem uma casa no cruzamento ou um terreno e você for fazer uma nova construção, além dos 2 metros que deixa do passeio, deverá deixar 5 metros para se fazer o cruzamento”.

Brumado confirma mais uma morte de coronavírus

Nesta sexta-feira, 25 de junho, o município de Brumado registra 9044 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 20 internações, 181 óbitos, 284 pacientes em tratamento e 8579 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Sistema de Gestão Escolar Bravo passa a integrar a Associação Brasileira de Empresas de Software

Em convenção realizado no último dia 21, o Sistema de Gestão Escolar Bravo foi aceito pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES). Esta é mais uma conquista da plataforma, que está participando da grande mudança que a pandemia causou na educação brasileira. A ABES atua desde setembro de 1986, sendo referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Com a aprovação, o Sistema Bravo passa a integrar o grupo de aproximadamente 2 mil empresas afiliadas à ABES no Brasil, reconhecendo a importância dos cinco pilares que sustentam a associação: inovação, ética, dinamismo, sustentabilidade e competitividade. É com esse pensamento que a diretoria do Sistema de Gestão Escolar Bravo tem se colocado a favor da satisfação dos clientes como meta fundamental do seu trabalho.

Boquira: Polícia apreende 1,5 kg de drogas durante abordagem a ônibus na BA-156 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em rondas pela BA-156, nesta quinta-feira (24), a polícia realizou uma abordagem a um ônibus, cujo itinerário era São Paulo-Boquira. Segundo informou a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, durante a abordagem, foi encontrada em uma bolsa de um dos passageiros uma quantidade de materiais análogos à maconha e à cocaína. No total, 1.425 kg de substância análoga à maconha e 128 unidades de substância análoga à cocaína. De acordo com o major Paulo Vinícius Rego, comandante da unidade, a droga seria comercializada na região que abrange os municípios de Boquira, Macaúbas e Ibipitanga. O passageiro dono da bolsa foi conduzido para a Polícia Judiciária, juntamente com todo material apreendido, para que serem tomadas as medidas cabíveis.

Após início do inverno, PM distribui cobertores em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Para aquecer e alimentar famílias carentes de Vitória da Conquista, a Patrulha Solidária do Comando de Policiamento Regional (CPR) Sudoeste distribuiu cobertores e cestas básicas, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Os donativos foram arrecadados durante a campanha ‘São João Solidário’.  Duzentas cestas de alimentos e 200 cobertores foram entregues às famílias do bairro de Pedrinhas pelos policiais da unidade. A coordenadora da Patrulha Solidária, tenente Maria Alice de Santana, lembrou que o “Drive Trhu Solidário” aconteceu, na última semana e arrecadou 10 toneladas de alimentos. “Todos os alimentos arrecadados durante a campanha e os cobertores serão destinados às famílias em situação de extrema vulnerabilidade, integrantes dos quilombos e pessoas em situação de rua”, falou a policial. O Comandante do CPRSO, coronel Ivanildo da Silva, salientou que as parcerias realizadas com os diversos segmentos sociais têm permitido amenizar as consequências da pandemia na vida de pessoas que já viviam em vulnerabilidade. A Polícia Militar continuará estabelecendo parcerias para acolher todos aqueles que necessitam de uma mão amiga nesse momento delicado.

Jovem de 32 anos morre de pneumonia na cidade de Rio de Contas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O jovem Luciano Trindade Pierote Filho, 32 anos, o Lucianinho, morreu nesta quinta-feira (24), em decorrência de uma pneumonia na cidade de Guanambi, onde estava internado. Visionário, empresário, agitador cultural, uma pessoa com várias ideias. De acordo com a Nova Rio de Contas FM, em julho de 2019, Lucianinho trouxe para o município o Festival de Sanfoneiros, ficando responsável pela idealização e produção do evento que movimentou a economia riocontense e proporcionou uma grande repercussão na Chapada Diamantina.

Salário de R$ 3 mil: Banco do Brasil abre concurso para 4.480 vagas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Banco do Brasil está com 4.480 vagas abertas em um concurso, sendo que 4.480 vagas, sendo 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva, para todos os estados e o Distrito Federal. A seleção é para o cargo de escriturário, com os nomes de relacionamento de agente comercial e agente de tecnologia. 2 mil vagas para Escriturário - Agente Comercial, mais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios em todos os estados e no Distrito Federal; 240 vagas de Escriturário - Agente de Tecnologia, e outras 240 para cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI, para vagas somente no Distrito Federal. Para participar da seleção, é preciso ter certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio, e idade mínima de 18 anos completos, até a data da contratação. A remuneração inicial é de R$ 3.022,37, para jornada de 30 horas semanais. O banco oferece ainda ajuda alimentação/refeição de R$ 831,16 por mês e, cumulativamente, concede cesta alimentação no valor mensal de R$ 654,87. Do total, 5% das vagas são reservados para pessoas com deficiência e 20% para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos. As inscrições devem ser feitas pelo site da Cesgranrio (clique aqui) até 28 de julho e têm valor de R$ 38,00.

Comunidades quilombolas de Guanambi e região começam a ser vacinadas contra a Covid-19 Foto: Agência Brasil

Moradores das comunidades quilombolas da região de Guanambi, a 141 km de Brumado, estão sendo imunizados contra a Covid-19. A região abrange doze municípios baianos. São eles: Guanambi, Caetité, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto, Igaporã, Matina, Malhada, Lagoa Real, Candiba, Ibiassucê, Iuiu e Mortugaba. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, são mais de 19 mil habitantes quilombolas, pessoas que vivem em comunidades formadas por descendentes de escravizados fugitivos. Mas os dados do órgão não correspondem com as informações divulgadas pelas secretarias municipais de saúde. De acordo com o Brasil 61, em Matina, por exemplo, o IBGE aponta que o município possui 8.189 habitantes quilombolas. Já em Iuiu, a estimativa é de 57 pessoas. A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que informou não existirem quilombolas nesses municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, 4.322 quilombolas da região de Guanambi tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus e 228 a segunda dose do imunizante. Membros quilombolas que ainda não tomaram a vacina devem procurar a unidade básica de saúde do seu município.

Brumado: Vereador Beto Bonelly sugere auxílio emergencial à população Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de indicação, o vereador Beto Bonelly (PSB) sugeriu que a Secretaria de Administração e Finanças idealize um Projeto de Lei para viabilizar o pagamento de um auxílio emergencial a famílias em situação de pobreza extrema durante a pandemia. O projeto seria executado pela prefeitura municipal. Em sua justificativa, o vereador alegou que o auxílio emergencial municipal já é uma prática em várias outras cidades da região que, como Brumado, possuem um contingente de cidadãos que não conseguem suprir as suas necessidades mais básicas. Bonelly explicou que a medida poderia ser planejada mediante remanejamento orçamentário das próprias verbas destinadas para o enfrentamento à Covid-19.  O vereador teve sua indicação aprovada e amplamente parabenizada pelos demais colegas.

Câmara aprova projeto que libera candidatura de quem foi multado por contas irregulares Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (24), por 345 votos a 98, um projeto de lei que permite a candidatura de quem teve contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas julgadas irregulares. O texto segue para o Senado. A isenção vale só para os casos que tenham sido sancionados exclusivamente com pagamento de multa. Atualmente, a legislação diz que são inelegíveis cidadãos que tiverem contas relacionadas a exercícios de cargos públicos rejeitadas por “irregularidade insanável” e que configurem “ato doloso de improbidade administrativa”. O prazo de inelegibilidade é de oito anos, contados a partir de decisão, irrecorrível, de órgão competente.

SMTT avalia serviços de mototáxi em outras regiões visando regularizar a categoria em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais um passo foi dado pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado em busca da regulamentação dos serviços de mototáxi na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente Diego Dias informou que esteve, juntamente com o Major Mário Cabral, comandante da 34ª CIPM, em Poções em reunião com uma associação de mototaxistas a fim de conhecer o processo de regularização dos serviços feito no município. “Vamos tentar seguir a lei nº 12.009, de regulamentação dos mototaxistas. É um passo que ainda estamos estudando. De pouco a pouco, vamos chegar lá. Pretendemos regularizar todos os mototaxistas da cidade”, afirmou. Dias salientou que a regulamentação é fundamental para garantir a padronização dos serviços e a segurança dos usuários e da própria categoria. Essencial para locomoção dos munícipes no cenário atual, o superintendente destacou que o serviço de mototáxi atua na irregularidade e precisa se adequar para não oferecer risco à população. “Vai ser um trabalho longo. Queremos o melhor para nossa cidade”, pontuou.

Aprovação do governo Bolsonaro cai a 23%, e reprovação sobe para 50% Foto: Carolina Antunes/PR

Pesquisa Ipec divulgada nesta quinta-feira (24) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro: Ótimo/bom: 23%; Regular: 26%; Ruim/péssimo: 50%; Não sabe/não respondeu: 1%. A pergunta feita pelo instituto foi “Na sua avaliação, o governo do presidente Jair Bolsonaro está sendo”, com as opções “Ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”. Somados, os itens “ótimo” e “bom” correspondem ao percentual de aprovação da administração; e os itens “ruim” e péssimo”, ao de reprovação. O levantamento do Ipec foi feito de 17 a 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, de 95%. O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

Brumado: Projeto que visa redução de carga horária de servidores da saúde vai à comissão de justiça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto nº 040/2021, de autoria do vereador Amarildo Bomfim (PSB), estabelece uma jornada de trabalho de 6 horas diárias e 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, integrantes do quadro de servidores da saúde do município de Brumado. O projeto foi retirado da pauta da sessão legislativa desta segunda-feira (21) sob a justificativa de ser encaminhado à Comissão de Justiça da Câmara de Vereadores. Ao Achei Sudoeste, Bomfim disse que será a primeira vez que um projeto passará pelo crivo da referida comissão. “Queríamos uma Câmara independente, que fosse imparcial, para conseguirmos produzir muitos mais do que estamos produzindo e que a nossa cidade merece”, criticou. Para o parlamentar, a presidência da casa estaria agindo com parcialidade na condução dos trabalhos na câmara. “Os servidores precisam de reconhecimento e valorização. Precisamos diminuir a carga horária dessas pessoas. De maio de 2020 pra cá, a carga horária dessas pessoas triplicou. Não há nada de inconstitucional nessa proposta. É justo”, avaliou.

Conquista: Bebê nasce com cardiopatia congênita grave e precisa de cirurgia com urgência para sobreviver Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O recém-nascido Rodrigo Aparecido da Silva, de apenas 10 dias, nasceu com cardiopatia congênita grave, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Ele precisa de uma cirurgia com urgência para sobreviver, mas o procedimento não é feito na região. Rodrigo Aparecido nasceu com 1 quilo e 550 gramas, foi direto para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Esaú Matos e o problema vem se agravando. “Ela começou a sentir contrações, umas dores fortes, a gente nem pensou que era o bebê que ia nascer. Quando a gente descobriu que ela estava prestes a ganhar o bebê, a gente veio para cá, chegando aqui ela fez o bebê, mas ele nasceu prematuro e com esse problema cardíaco”, disse o pai do menino, Marcos Aparecido da Silva. Desde o dia 16 de junho, o recém-nascido está na fila da regulação e aguarda transferência para um hospital em Salvador. Entretanto, até o momento, a vaga não apareceu. “Infelizmente meu filho precisa de um tratamento que aqui não tem. A única solução para ele é a cirurgia, inclusive o médico disse que se ele não fizer, ele não tem chance de vida”, contou o pai do recém-nascido ao G1. Marcos Aparecido da Silva informou que procurou a Defensoria Pública da Bahia em busca de ajuda, conseguiu uma liminar, mas o processo só deve ser concluído na segunda-feira (28). Até lá, o medo dele é de que o filho não resista a espera. “Eu fui na Defensoria Pública e consegui uma liminar ontem lá, mas segundo o pessoal da equipe, só pode dar o andamento a partir de segunda. Eu não sei o que Deus vai preparar para meu filho até segunda”. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que procura um hospital que atenda as necessidades do recém-nascido.

Em parceria com o Conseg, delegacia de Brumado divulga WhatsApp para denúncias anônimas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em parceria com o Conselho Municipal de Segurança (Conseg), a delegacia territorial de Brumado está implantando a ferramenta do WhatsApp para registro de denúncias anônimas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Paulo Henrique, delegado titular, explicou que a ideia é aumentar o acesso da comunidade, principalmente rural, à polícia. “Vamos conseguir fazer um contato mais dinâmico, econômico, funcional e rápido com a comunidade, dando uma resposta mais rápida”, pontuou. Através do número (77) 99962-5014, o delegado esclareceu que as pessoas poderão encaminhar imagens, vídeos, textos e áudios para auxiliar no trabalho da polícia. “Não é uma delegacia on-line. É apenas para a polícia civil de Brumado receber informações e entrar em contato com a população. O telefone é uma forma de recebermos denúncias anônimas. A resposta não será imediata e, às vezes, nem haverá resposta”, explicou. Vale salientar que o anonimato será preservado.

Brasil poderia ter evitado até 400 mil mortes por Covid-19, diz cientista Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Brasil poderia ter evitado até 400 mil mortes por covid-19 se tivesse adotado medidas necessárias para conter o avanço da doença, conforme estudos apresentados nesta quinta-feira, 24, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Os senadores convidaram dois especialistas para comentar os números do novo coronavírus e subsidiar a investigação, que põe o governo do presidente Jair Bolsonaro no foco da apuração. O epidemiologista e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pedro Hallal, que coordena um centro de estudos do quadro da doença no Brasil, apresentou dados afirmando que quatro de cada cinco mortes pelo novo coronavírus Brasil estão em “excesso”, ou seja, poderiam ter sido evitadas se o País seguisse as políticas adotadas na média em outros países. Hallal citou que o Brasil tem 2,7% da população mundial, mas apresenta 12,9% das mortes por covid-19 no mundo. “Ontem uma de cada três pessoas que morreram por covid no Brasil foi no Brasil”, disse o pesquisador no início do depoimento. “Podíamos ter salvo 400 mil vidas no Brasil apenas se estivéssemos na média mundial”. Outro estudo apresentado na CPI - pela diretora-executiva da Anistia Internacional e coordenadora do movimento Alerta, Jurema Werneck - indica que a pandemia de covid-19 provocou 305 mil mortes acima do esperado no Brasil em um ano. O cálculo leva em conta os dados históricos de mortalidade no País. A especialista apontou redução relativa de 40% na transmissão se medidas mais restritivas, como isolamento social e preparação do sistema de saúde, tivessem sido implementadas. “Se tivéssemos agido como era preciso, a gente podia ainda no primeiro ano de pandemia ter salvo 120 mil vidas", disse Weneck durante a audiência na CPI. "Poderíamos ter salvo pessoas se a política de controle de medidas não farmacológicas tivesse sido aplicada”.

Arquivo