Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Guanambi: Homem de 43 anos sem comorbidades é a 25ª vítima da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais um óbito em decorrência da Covid-19 foi registrado em Guanambi, a 141 km de Brumado, nesta segunda-feira (1º). Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Secretaria Municipal de Saúde, informou que trata-se de um homem de 43 anos, sem comorbidades, atendido no Pronto de Atendimento (PA) Covid-19 de Guanambi, no dia 26 de fevereiro. O paciente apresentou sintomas leves, tendo sido medicado e orientado em relação aos cuidados em casa. Nesta segunda-feira, o paciente apresentou piora no quadro clínico e solicitou ajuda ao serviço, mas, quando a equipe chegou ao domicílio, constatou o óbito. Guanambi atingiu a marca de 3.829 casos positivos. São 3.551 pacientes considerados recuperados e 254 ativos com a doença. Ao todo, são 25 óbitos no município.

Brasil perdeu 75 mil lojas em 2020, diz Confederação do Comércio Foto: Danilo Girundi/TV Globo

O Brasil perdeu 75,2 mil lojas em 2020, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O número é o saldo entre abertura e fechamento de estabelecimentos com vínculos empregatícios do comércio varejista brasileiro. O freio de atividade econômica imposto pela pandemia do coronavírus é a causa para o déficit no ano passado. Pelo termômetro da CNC, o número foi o pior desde 2016, quando o saldo negativo foi de 105,3 mil lojas no ano. A quantia de empregos formais também foi reduzida. A perda foi de 25,7 mil vagas com carteira assinada, também a maior desde 2016. Naquele ano, foram eliminados 176,1 mil postos de trabalho. “As perdas do setor varejista foram sentidas logo em março, mas, a partir de maio, foi possível começar a reverter a situação, graças à rápida reação do mercado. Contribuíram fatores como o fortalecimento do comércio eletrônico e o benefício do auxílio emergencial, permitindo que o brasileiro pudesse manter algum nível de consumo", disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Dois passageiros são presos por viajar com documento falso em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Dois passageiros foram presos com documento falso quando o ônibus em que estavam passava por um trecho da BR-116 de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o flagrante ocorreu na altura do km 830. Os agentes deram ordem de parada ao veículo, que tinha saído de São Paulo (SP) com destino a Natal (RN). Na fiscalização pessoal dos ocupantes, os PRFs identificaram que o documento de identificação pessoal apresentado por um dos passageiros tinha indícios de fraude. Depois, a equipe descobriu que o homem que viajava ao lado também havia apresentado uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em nome de outra pessoa. Confrontado com os detalhes, o homem confirmou a falsidade, apresentando o nome verdadeiro. Foi identificado ainda que os envolvidos haviam comprado as passagens juntos. Eles foram detidos e encaminhados a uma delegacia local.

Fevereiro é o 2º pior mês de toda a pandemia no Brasil Foto: Michael Dantas/AFP

O Brasil registrou, em fevereiro, 30.484 mortes pela Covid-19, segundo dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do país. Mesmo com dias a menos e últimos dias durante um fim de semana – o que afeta os registros das mortes –, fevereiro teve o segundo número mais alto de mortes desde o início da pandemia, e o maior desde julho. De acordo com o G1, fevereiro também foi o terceiro mês consecutivo em que as mortes de um mês superam as do mês anterior. Três estados tiveram recordes de mortes: Minas Gerais e Rondônia, pelo segundo mês consecutivo, e Roraima, que ultrapassou os registros de mortes vistos em julho. O colapso no sistema de saúde, antes restrito ao Amazonas, agora atinge várias partes do país. As médias móveis diárias calculadas pelo consórcio de imprensa estão acima de mil mortes por dia há 39 dias. No dia 25, o Brasil registrou o recorde de mortes em 24h desde o início da pandemia: 1.582 pessoas morreram. O dado referente às mortes de fevereiro foi calculado subtraindo-se as mortes totais até janeiro (224.534) do total de mortes até 28 de fevereiro (255.018). Os números dos meses anteriores foram determinados com a mesma metodologia.

Brasil terá no mínimo 220 milhões de vacinas em março, afirma Jair Bolsonaro Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, na segunda-feira (01), que o Brasil terá, em março, mais 220 milhões de vacinas. As informações são da CNN. Segundo o chefe do Executivo, o país só poderia iniciar a compra dos imunizantes após a aprovação da Anvisa. “Alguns criticam o Brasil… a vacina a gente só podia comprar depois que a Anvisa autorizar, não podia comprar qualquer negócio que aparecesse. Então essas vacinas começaram a ser certificadas pela a Anvisa e estamos comprando”, disse. Bolsonaro enfatizou que o Brasil é o sexto país que mais tem vacina no mundo e lembrou que a imunização em Israel está avançada. “Tem Israel que está na frente, mas quantos habitantes tem lá? Lá são nove milhões de habitantes, se não me engano, então é fácil dizer que vacinou 30% da população. Eu acho que nos vacinamos mais do que eles em valor absoluto. Agora é outro país, né? É um país que não tem uma gota de petróleo, não tem terra fértil, não tem água, não tem nada. Só que tem um povo que realmente se dedica e tem uns políticos diferente dos nosso aqui, onde eu me incluo também, é uma titica geral. Não to criticando os outros não, é todo mundo”, declarou. O chefe do Executivo afirmou que uma comitiva brasileira será enviada a Israel na próxima quarta-feira, 3, para fechar um acordo sobre o spray nasal, que deve ser testado no Brasil. Bolsonaro, no entanto, voltou a defender o tratamento precoce como forma de combate à Covid-19. “Esse de tratamento precoce fala de ivermectina, hidroxicloroquina, Anitta, seja o que for, não tem efeito colateral, porque não tomar? Parece que quanto mais morrer, melhor para alguns setores. Que ver uma coisa, nós somos a oitava economia do mundo, o nosso IDH não é tão bom quanto de primeiro mundo. O que leva o país a ser o 26° no número de mortos por cada mil habitantes alguma coisa tá acontece aqui, só pode ser o tratamento precoce, não tem outra explicação pra isso. E por que a grande mídia teima ainda em criminalizar quem fala isso?’, questionou.

No Brasil, 2 a cada 3 pacientes entubados morreram de Covid-19 Foto: Pool/Getty Images

Em cerca de um ano da pandemia no Brasil, dois a cada três pacientes intubados por Covid-19 morreram nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do país. Em geral, a mortalidade entre os que precisam de cuidados intensivos nos hospitais brasileiros é o equivalente a um terço desses infectados. Os dados são do projeto “UTIs brasileiras”, realizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a empresa Epimed. O levantamento considera mais de 98 mil internações em 648 hospitais privados e públicos desde 1º de março de 2020, dias após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no país. Os resultados foram publicados inicialmente pelo Uol e confirmado pela Revista Época. De acordo com o relatório, a mortalidade de todos os pacientes com Covid-19 nas UTIs corresponde a 35,2%, percentual que é bem maior quando levados em conta apenas os hospitais públicos, onde essa taxa chega a 51,6%. Em contrapartida, nos privados, o índice é de 28,5%. Esse número dobra ao analisar somente os infectados que necessitaram de ventilação mecânica. No total, 66,3% morreram entre os 46,3% que foram intubados. A rigor, o método é usado em quadros em que a pessoa tem um alto nível de comprometimento do pulmão, o que dificulta a respiração nos casos mais graves da Covid-19. Em relação àqueles que não precisaram da ventilação mecânica, a mortalidade é de 9%, segundo o monitoramento.

No Brasil, 2 a cada 3 pacientes entubados morreram de Covid-19 Foto: Gabriel Kuchta/Getty Images

O projeto aponta ainda que o tempo médio em que um paciente passa intubado é de 13,1 dias, índice considerado alto para os padrões entre casos em que a ventilação mecânica é necessária. Em hospitais particulares, esse prazo chega a 14,2 dias, enquanto nos públicos é de 11,6 dias. Já o período médio em que um infectado fica internado em uma UTI brasileira foi de 12,2 dias. Quanto ao perfil do paciente das UTIs, o levantamento expõe que a maioria dos doentes é do sexo masculino, representando 59,8% frente a 40,2% do sexo feminino. Os contaminados cuja idade é igual ou inferior a 65 anos correspondem a 45,7% dos casos. Atualmente, a ocupação das UTIs na rede pública supera os 80% em mais da metade dos estados brasileiros. Ao menos, 781 pessoas aguardam leitos em seis estados e no Distrito Federal.

Vitória da Conquista: Homem é preso suspeito de manter filha com transtornos mentais em cárcere  privado Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem foi preso suspeito de manter a filha, uma jovem com transtornos mentais, em cárcere privado, na zona rural de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo a polícia, a vítima, que não teve identidade revelada, também sofria maus tratos. A polícia recebeu a denúncia do caso, que ocorria no povoado do Baixão, no sábado (27). No mesmo dia eles foram ao local e, ao chegarem, ainda do lado de fora do imóvel, os policiais ouviram os gritos da jovem. Ela estava sozinha, presa em quarto, em situação sub-humana, sem higiene e fazendo as necessidades dentro do cômodo. De acordo com o G1, a jovem foi liberada pela polícia. Testemunhas disseram à polícia que a situação ocorria há anos e que, além disso, o homem teria outro filho com problemas mentais que também sofre maus tratos. Após o resgate, a polícia realizou uma busca pela região e encontrou o homem, que foi preso e levado para o Distrito Integrado De Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista. Ele responderá por maus tratos, abandono de incapaz e cárcere privado.

SMTT pede maior prudência para se evitar acidentes diante das restrições de atendimento no Hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito e transportes, João Paulo, pediu à população que evite agir com imprudência no trânsito, tendo em vistas as restrições no atendimento do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, bem como o momento crítico vivido no enfrentamento à pandemia. “A prudência no trânsito é de suma importância porque o próprio hospital está em uma situação complicada. Fica o pedido de um cidadão, não só superintendente, comovido com a situação que estamos vivendo, pra que nós tenhamos cuidado e prudência no trânsito. Brumado está em um colapso muito grande com relação à saúde. Respeitem as leis de trânsito. É um momento difícil e cada um precisa colocar a mão na consciência”, pontuou.

Lockdown parcial não funciona, governo erra e pune o comércio, argumenta diretor da CDL de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Hélio Marques, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista, avaliou que, no geral, os comerciantes da cidade têm obedecido aos protocolos de segurança contra a Covid-19. Isso porque, segundo relatou, dos 87% do índice de ocupação na UTI Covid no município, apenas 37% corresponde a pacientes de Vitória da Conquista. Dos 37% de ocupação dos leitos clínicos, por sua vez, Marques argumentou que apenas 9% corresponde a Conquista. “Isso mostra que Conquista tem feito um bom trabalho. A prefeitura e todos os comerciantes têm tido a consciência de obedecer todos os protocolos de segurança”, destacou. O diretor salientou ainda que, em Conquista, a taxa de contaminação é menor que 6%. “Das pacientes contaminadas, mais de 98% se recuperam. É um índice muito confortável e bom para a cidade”, acrescentou. Diante dos números e da obediência dos comerciantes, Marques opinou que o lockdown pune e atinge justamente o setor que está obedecendo com rigor aos protocolos de segurança. “Conquista não pode ser penalizada por ações erradas do governo. O governador está sendo intransigente. Já foi mostrado que o lockdown não funciona, principalmente da maneira que é feito na Bahia. Os bancos e as feiras livres estão funcionando. Esse lockdown parcial não funciona. Melhor fechar tudo. Por que só os comerciantes são penalizados?”, questionou. Na segunda-feira (1º), vários protestos contra o lockdown foram promovidos por parte de comerciantes não filiados à CDL.

Brumado confirma 62ª morte de coronavírus e tem 392 pacientes ativos

Nesta segunda-feira, 01 de março, o município de Brumado registra 5089 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 13833. Entre os diagnósticos: 31 internações, 62 óbitos, 392 pacientes em tratamento e 4635 recuperados. No momento, 164 ainda aguardam resultado laboratorial e 7931 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Contra cobrança da Área Azul no lockdown, Beto Bonelly sai em defesa do comércio de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O vereador Alberto Elizeu de Jesus (PSB), o Beto Bonelly, saiu em defesa do comércio de Brumado nesta segunda-feira (01), após o serviço de estacionamento rotativo, denominado Área Azul, ter entrado em atividade normalmente durante o período de lockdown determinado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), até a próxima quarta-feira (03) (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Bonelly se diz contra a cobrança, tendo em vista o fechamento do comércio por conta da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. “Vários empresários e comerciantes da cidade entraram em contato comigo nesta manhã e fui buscar as soluções para terminar o impasse. Não poderíamos concordar com a cobrança do estacionamento rotativo”, assegurou.

Contra cobrança da Área Azul no lockdown, Beto Bonelly sai em defesa do comércio de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Segundo o vereador, ele foi até a sede da empresa que administra a Área Azul, bem como manteve contato com a Superintendência de Trânsito e Transportes (SMTT), para que, de imediato, o serviço, que para o parlamentar não é essencial, fosse paralisado no município (veja aqui). “Nosso mandato continuará em atendimento ao povo de nossa terra e estamos aqui para ser a voz da população de Brumado”, garantiu. 

Petrobras eleva o preço da gasolina pela 5ª vez no ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras anunciou que vai aumentar novamente os preços da gasolina e do diesel nas refinarias. O reajuste vale já a partir de terça-feira (2), segundo informou a assessoria de imprensa da companhia nesta segunda (1º). A nova alta vem pouco mais de uma semana após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pedir a substituição do presidente da petroleira. Com o aumento, o preço médio de venda da gasolina passará a ser de R$ 2,60 por litro, alta de R$ 0,12 por litro (4,8%), enquanto o diesel passará a média de R$ 2,71 por litro, aumento de R$ 0,13 por litro (5%). Esse reajuste marca a quinta alta do ano no preço da gasolina e a quarta no preço do diesel só em 2021. O G1 lembra que, em dezembro, o litro da gasolina custava em média R$ 1,84. Já o do diesel, R$ 2,02, o que significa uma alta de 41,3% e 34,16%, respectivamente.

Rio do Pires: Polícia cumpre mandado e apreende revólver, munições e dinheiro Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (27), a polícia deslocou-se até o Povoado de Ibiajara, na zona rural da cidade de Rio do Pires, a 181 km de Brumado, visando cumprir mandado de busca e apreensão expedido contra um homem de 35 anos. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o indivíduo se encontrava no local de trabalho, no momento em que foi identificado. Ao proceder com a abordagem e busca, a polícia encontrou com o mesmo um revólver calibre 38, 14 projéteis calibre 38, sendo 3 deflagrados, 8 projéteis 380, sendo 1 deflagrado, além da quantia de R$ 9.425,20 em espécie e uma moto de placa policial FZN-9799. O envolvido, juntamente com todo material apreendido, foi apresentado à Delegacia de Livramento de Nossa Senhora.

Covid-19: STF manda governo federal reativar leitos de UTI na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal volte a custear leitos de UTI Covid-19 para a Bahia. A informação foi publicada pelo jornal o Globo. Dada em caráter liminar neste sábado (27), a decisão ainda precisa ser referendada pelo plenário do Supremo.  A íntegra da determinação, que atendeu a uma Ação Cível Originária movida pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), ainda não foi divulgada. No processo, o órgão argumentou que, com o aumento recente dos casos de Covid-19, o número de leitos de UTI custeados pela União vem sendo reduzido "sem justificativa razoável nos últimos meses” e que pediu ao Ministério da Saúde a habilitação imediata de 462 leitos, sem sucesso. Na decisão, a ministra criticou a postura do governo federal. “Ocorre que as vidas em jogo não podem ficar na dependência da burocracia estatal ou das idiossincrasias políticas, ainda que se reconheça que o decréscimo do financiamento de leitos possa ser circunstancial -, decorrente do próprio dinamismo e imprevisibilidade da evolução da pandemia-, ou motivado por protocolos orçamentários os quais a União é obrigada a cumprir”, afirmou. Decisões semelhantes foram expedidas por Rosa Weber para os estados do Maranhão e de São Paulo. A ministra deu cinco dias para que o governo federal manifeste se tem interesse em encaminhar os autos do caso à Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF), responsável por mediar conflitos que envolvam a União. Rosa Weber também concedeu o mesmo prazo para que a Bahia junte ao processo os protocolos trocados com o Ministério da Saúde sobre a “renovação ou novas propostas de habilitação de leitos de UTI da COVID-19”. Governos estaduais e prefeituras têm reclamado da falta de manutenção de milhares de leitos pelo país e pedem ao governo federal o retorno do financiamento em cada um dos seus estados.

Diretor da Federação dos Comerciários da Bahia pede equilíbrio entre medidas restritivas e manutenção da economia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diante do aumento de casos confirmados e óbitos em razão da pandemia do coronavírus, o Governo do Estado prorrogou o lockdown até a próxima quarta-feira (03) em toda Bahia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Joilson Pereira da Silva, diretor de orientação sindical da Federação dos Comerciários da Bahia, disse que as medidas restritivas atingem em cheio o comércio e as mesmas devem ser tomadas com cautela, visto que o momento também não é favorável para a economia do país. “O trabalhador do comércio está diretamente ligado ao público e medidas devem ser tomadas para assegurar a sua segurança. De fato, é um momento muito delicado. Também estamos em um momento em que o desemprego bate recordes”, ponderou. Pereira pediu equilíbrio entre as medidas restritivas, necessárias nesta etapa de enfrentamento à pandemia, e a manutenção da economia. “Tem que se criar medidas para fazer com que enxerguem a situação real do município de Brumado porque estamos vivendo um pico. Mas também tem que existir uma mão do Estado, do Governo Federal, Estadual e Municipal, para fazer com que a economia continue, pois sabemos que muitas empresas, se for estendido o lockdown, vão fechar. Estamos falando de trabalhadores. Temos que colocar na balança”, defendeu.

Brumado: SMTT notifica empresa que opera serviços a suspender cobranças na área azul durante o lockdown Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) já notificou a empresa que administra a Zona Azul em Brumado para que seja suspendida a cobrança na área durante a vigência do decreto de lockdown, prorrogado pelo Governo do Estado até a próxima quarta-feira (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente João Paulo explicou que a atividade não é essencial e não tem por que estar funcionando, tendo em vista que o comércio está de portas fechadas na cidade. “Já notificamos a empresa”, frisou.

Brumado: População reclama de zona azul funcionando em pleno lockdown Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar do lockdown e do fechamento do comércio não essencial, a Zona Azul está funcionando na cidade de Brumado. O site Achei Sudoeste esteve nas ruas conversando com motoristas e consumidores. Para o condutor Antônio Santos, a cobrança da tarifa nessas circunstâncias é um desrespeito à população. “Não concordo. Dois pesos e duas medidas. Não entendo isso, é muito complicado”, criticou.

Brumado: População reclama de zona azul funcionando em pleno lockdown Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, o motociclista Cleiton Fagundes declarou que o prefeito deveria suspender a cobrança na área, tendo em vista que a zona azul está diretamente ligada ao funcionamento do comércio. “Se é pra fechar fecha logo tudo”, ponderou. Para os populares, a questão é muito errada e um absurdo. “Só quem paga é o comerciante e nós consumidores? Tá errado, não tem cabimento. Isso tem que ser revisto”, apontaram.

Brumado elabora novas alternativas para abrigar pacientes Covid, o que pode incluir clínicas particulares Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em caso de o número de pacientes que necessitem de internamento por conta da Covid-19 aumentar a níveis críticos em Brumado, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, informou ao site Achei Sudoeste que existe a possibilidade de hospitais particulares da cidade abrigarem leitos de UTI específicos para esses atendimentos. “O Município não tem condições, sem o apoio do Governo do Estado, de abrir leitos de forma disseminada. Já fizemos ofício para o Estado solicitando a aplicação desses recursos para tocar os dez leitos clínicos Covid no Hospital Municipal e quem sabe a possibilidade de pegar hospitais privados da cidade para abertura de leitos Covid. Tudo isso passa pelo Estado”, pontuou. Apesar de traçar estratégias pensando em alternativas para aumento de casos no município, o secretário pediu a colaboração da população no sentido de evitar qualquer tipo de aglomeração. “A situação é crítica e séria. Cada um fazendo sua parte, venceremos essa batalha”, concluiu.

Com Covid-19, casal não sente cheiro de vazamento de gás e vizinho aciona bombeiros Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um homem precisou acionar o Corpo de Bombeiros, na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, por causa do forte odor de um vazamento de gás no apartamento dos vizinhos, no condomínio onde ele mora, no último sábado (27). De acordo com o G1, o casal que mora no apartamento onde o incidente aconteceu estava dormindo no momento da ocorrência. Aos bombeiros, os dois informaram que estão com Covid-19 e perderam o olfato, um dos sintomas da doença. Por isso, eles não perceberam o cheiro do gás. Ninguém ficou ferido e não houve princípio de incêndio. Os bombeiros identificaram a origem do vazamento e abriram portas e janelas para que o gás se dissipasse.

Brumado: Três alunos de escola pública são premiados com medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O resultado da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) foi divulgado na última quinta-feira, 25 de fevereiro. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em Brumado, apenas a Escola Municipal Nice Publio da Silva Leite ganhou medalhas de ouro, no total de 3. Os alunos contemplados foram: Alanne Emanuela Muniz da Silva, 8º ano, Evily Mickaelly Santos Trindade, 8º ano, e Maria Eduarda de Jesus Silva, 9º ano. Essas foram as únicas premiações na modalidade ouro na cidade. A olimpíada envolveu os colégios públicos e particulares do Brasil.

Poções: Mais de 100 pássaros silvestres são achados dentro de porta-malas de carro na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Cento e trinta pássaros silvestres foram encontrados no porta-malas de um carro no sábado (27), na BR-116, no trecho de Poções, cidade do sudoeste baiano. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que fez o resgate dos animais. A PRF detalha que durante a abordagem ao veículo, fiscalização rotineira na rodovia, foram solicitados os documentos de porte obrigatório do motorista. Após revista minuciosa no porta-malas do carro, foram encontrados os 130 cardeais, todos aprisionados em gaiolas pequenas e em condições precárias de falta de higiene, sem água e ventilação. O motorista, de 48 anos e que trabalha como pintor, não tinha autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte. Aos policiais, ele disse ter comprado os pássaros em São Paulo e seriam comercializados em Cícero Dantas, no interior da Bahia. O homem que dirigia o veículo também informou que é reincidente na prática de crimes contra o meio ambiente e responde na Justiça Criminal. Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o ele responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do CETAS de Vitória da Conquista, onde serão triados, alimentados e tratados por profissionais. Passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

Comitê Regional de Saúde aguarda abertura de novos leitos de UTI em Vitória da Conquista e Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dez leitos clínicos para tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19 estão sendo preparados no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Cláudio Feres adiantou que, nesta segunda-feira (1º), os leitos devem estar prontos. Em reunião do Comitê Regional de Saúde, realizada na sexta-feira (26), o secretário adiantou que foi discutida a possibilidade de abertura de novos leitos de UTI Covid em Vitória da Conquista. “Em Conquista, foi um pedido meu enquanto secretário e representante da região sudoeste de saúde, que o estado buscasse credenciar novamente com algum hospital privado de Vitória da Conquista. No início da pandemia, o Estado tinha um credenciamento com o IBR para leitos de UTI. Esses leitos foram descredenciados, mas nós solicitamos o retorno desse credenciamento. Porque, apesar da confirmação dos leitos que serão abertos em Caetité, a gente precisa de uma resposta rápida e pode ser que os leitos de Caetité ainda demorem mais 1 ou 2 semanas para serem abertos. A doença não espera”, explicou. Feres salientou que a medida busca atender a toda região de saúde, composta por 62 municípios e cerca de 1.200.000 habitantes.

Aluga-se sala comercial no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma sala comercial confortavelmente mobiliada para escritório ou consultório médico está à disposição para aluguel na Rua Dr. Marcolino Moura, nº 168, no prédio do consultório pediátrico do médico Dr. Geraldo Azevedo (fundos do Bradesco), bem no centro da cidade de Brumado. Trata-se da primeira locação do espaço, que possui disponibilidade de secretária, serviço de limpeza, internet e telefone.  

Aluga-se sala comercial no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O local pode ser alugado para escritório, consultório médico, odontológico, psicológico e outras áreas profissionais como: fisioterapia, fonoaudiologia, advocacia, contabilidade e etc. Os interessados podem ligar para os números (77) 3441-2687 (horário comercial) ou (77) 99914-2043 para maiores informações.

Caculé: PM prende funcionário acusado de roubar estabelecimento comercial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (25), o proprietário de um estabelecimento comercial da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, acionou a Polícia Militar após identificar, através de imagens das câmeras de segurança, o roubo de R$ 5 mil por parte de um funcionário. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o autor do crime já tem diversas passagens por furto e uma por tráfico de drogas. A guarnição, juntamente com a polícia civil, se dirigiu ao estabelecimento e efetuou a condução do indivíduo para a delegacia territorial de Caculé. Ele está à disposição da justiça.

Arquivo