Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Carreta com carga de milho tomba na BR-030; motorista fugiu do local Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta quinta-feira (04), uma carreta carregada com milho tombou no entroncamento da BA-262 com a BR-030, no perímetro da cidade de Brumado. Em entirevsta ao site Achei Sudoeste, uma testemunha relatou que o motorista trafegava em alta velocidade, não conseguiu completar o contorno e acabou tombando. O veículo tombou em frente à uma quitanda. O proprietário do local saiu correndo com medo de ser atingido durante o acidente. “Saí gritando que a carreta iria tombar. Pensei que ela ia cair dentro da quitanda. Foi um susto brabo. Só vi uma nuvem de milho”, disse.

Brumado: Carreta com carga de milho tomba na BR-030; motorista fugiu do local Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O motorista fugiu após o ocorrido, deixando para trás os documentos pessoais e do veículo. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local fazendo o registro da ocorrência. Os moradores reclamam que os acidentes no trecho têm se tornado cada vez mais comuns.

Brumado: Beto Bonelly quer eficácia da Embasa; 'a empresa não vem cumprindo seu papel' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Alberto Elizeu de Jesus (PSB), o Beto Bonelly encara a empreitada como uma nova missão em sua vida para o próximo quadriênio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele declarou que é humilde e gosta de aprender. O parlamentar também cobrou a Embasa que, segundo ele, não vem cumprindo o seu papel no município. “Isso é uma coisa que já vem castigando Brumado há muitos anos, há meio século. Ninguém está denegrindo a imagem da empresa, mas, infelizmente, o serviço que ela presta aqui na cidade não é de excelência. É uma vergonha para nós brumadenses não termos o tão sonhado esgotamento sanitário. Se a Embasa não está tendo a capacidade de fazer o serviço, dê oportunidade para outras empresas. A população não aguenta mais esse serviço tão mal feito que a Embasa vem prestando em nossa cidade”, criticou. Bonelly acrescentou que o trabalho do vereador é fiscalizar e cobrar dos setores e órgãos competentes que têm o poder de executar as melhorias para população.

Prefeitura de Vitória da Conquista declara situação de emergência em áreas rurais atingidas por estiagem Foto: Reprodução/TV Bahia

A prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, declarou situação de emergência nas áreas rurais atingidas pelo período de estiagem que ocorre desde 2015. De acodo com o G1, o decreto é válido por 180 dias. De acordo com a prefeitura, o decreto, que foi publicado na segunda-feira (1°), contempla as áreas situadas nos distritos de Bate-Pé, Dantelândia, Inhobim, São Sebastião, Cabeceira do Jiboia, São João da Vitória, Cercadinho, Iguá, Veredinha, Pradoso e José Gonçalves. O documento de situação de emergência permite a mobilização do sistema nacional de Defesa Civil, sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Além disso, autoriza o desencadeamento do plano emergencial de resposta aos desastres, adaptado à situação real. A prefeitura informou que a medida tem o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo período de estiagem. O decreto também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos.

BA-142 passa a se chamar Ana Lúcia Aguiar Viana, ex-prefeita de Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A rodovia BA-142 recebeu o nome da ex-prefeita de Barra da Estiva, Ana Lúcia de Aguiar Viana. A denominação se tornou oficial a partir de um decreto publicado nesta quarta-feira (3). Dona Lúcia, como era conhecida, governou a cidade de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012. A ex-gestora veio a óbito no dia 28 de novembro do ano passado. Ela tinha 75 anos e chegou ainda a concorrer como vice-prefeita na chapa de Alessandro Santos Pereira nas eleições 2020, mas não se elegeu. O autor da iniciativa que homenageia a ex-prefeita é o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD).

Uma tonelada de carne oriunda de abate clandestino é apreendida após denúncia em Itamaraju Foto: Henrique Peixoto

Uma tonelada de carne oriunda de abate clandestino foi apreendida na terça-feira (2), em Itamaraju, no sul da Bahia. As informações são do G1. A apreensão foi feita pela Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar. Cinco pessoas que estavam com o material foram encaminhadas para a delegacia de Teixeira de Freitas. De acordo com a polícia, cerca de quatro animais tinham acabado de ser abatidos na região de Cachoeira do Rio do Ouro. Após a apreensão, a carne foi encaminhada para o matadouro de Itamaraju para ser incinerada. Segundo a polícia, se for comprovado que a carne iria ser comercializada, o responsável irá responder por crime contra as relações de consumo. A pena é de dois a cinco anos de prisão ou multa. Além disso, a Vigilância Sanitária emitiu o auto de infração por transporte e abate ilegal de animais.

Brumado: Secretaria de Desenvolvimento Social comunica o retorno do Programa de Aquisição de Alimentos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) informa que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) retornará no dia 08 de fevereiro do corrente ano, na cidade de Brumado. O programa, que é um incentivo à agricultura familiar, beneficia 91 agricultores brumadenses cadastrados. Estes, por sua vez, vendem seus produtos que são doados para instituições devidamente cadastradas que atuam com famílias em vulnerabilidade social.

CDL de Brumado realiza certificação digital através de agendamentos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Brumado: Empossados os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (29), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu a posse de dezesseis conselheiros, entre titulares e suplentes, da sociedade civil e governamental, os quais foram nomeados pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, por meio do Decreto Municipal nº. 5.411 de 28/01/2021, bem como a eleição e posse do presidente e vice-presidente, para gestão 2021/2023. Após votação por aclamação, foram eleitos para presidente Ângela da Cruz Silva Santos - representante da Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão, e para vice-presidente Maria Nicéia de Oliveira Almeida Silva, representante da Sesoc. Na oportunidade, Denise Alves Pinto, ex-presidente, ressaltou a importância da manutenção do Conselho, espaço responsável pela deliberação e monitoramento das políticas públicas no âmbito da assistência social.

Aluga-se sala comercial no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma sala comercial confortavelmente mobiliada para escritório ou consultório médico está à disposição para aluguel na Rua Dr. Marcolino Moura, nº 168, no prédio do consultório pediátrico do médico Dr. Geraldo Azevedo (fundos do Bradesco), bem no centro da cidade de Brumado. Trata-se da primeira locação do espaço, que possui disponibilidade de secretária, serviço de limpeza, internet e telefone. 

Aluga-se sala comercial no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O local pode ser alugado para escritório, consultório médico, odontológico, psicológico e outras áreas profissionais como: fisioterapia, fonoaudiologia, advocacia, contabilidade e etc. Os interessados podem ligar para os números (77) 3441-2687 (horário comercial) ou (77) 99914-2043 para maiores informações.

Brumado: Vereador valoriza sintonia entre legislativo e executivo, mas não aceita interferência Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Iniciados os trabalhos no legislativo brumadense, o vereador Amarildo Bomfim Oliveira (PSB) destacou que o executivo e a Câmara Municipal irão atuar em sintonia, porém respeitando a independência entre os poderes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a expectativa é grande. “Espero que os colegas vereadores possam manter a chama acesa de trabalhar. Temos grandes demandas, coisas pra reivindicar ao prefeito, a exemplo da reforma do Mercado Municipal. Esse é o nosso papel. Estou confiante de fazer um bom trabalho nessa casa. Não tendo interferência entre os poderes, todos irão trabalhar tranquilamente”, pontuou. Bonfim salientou que vai aplaudir e fazer críticas construtivas ao prefeito se assim achar conveniente. “Todos os projetos serão analisados. Aquilo que for bom para o povo, nós vamos votar”, complementou. 

Saiba quando deve consultar um médico geriatra na Clínica Exame em Brumado

O geriatra Hernan Carlos, é o especialista em cuidar da saúde do idoso, através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio e quedas, incontinência urinária, pressão alta, diabetes, osteoporose, depressão, além de complicações provocadas por uso de medicamentos ou exames em excesso. Uma dúvida comum entre as pessoas é: quando devo procurar um geriatra? verdade é que não existe uma regra para isso, já que a especialidade trata do envelhecimento humano. Então, se você se preocupa com isso e quer ter um envelhecimento saudável, tudo bem consultar um geriatra aos 40 ou 50 anos, por exemplo. Mas levando em conta a idade em que uma pessoa é considerada idosa no Brasil, o ideal é que seja a partir dos 60 anos. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Tanhaçu deve implantar aulas remotas mediante plataforma emergencial online Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em reunião com professores da Rede Pública Municipal de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, a secretária de educação Karine Sarmento Santos apresentou a proposta para implantação da plataforma que possibilitará o início das aulas remotas no município. Para isso, ressaltou a importância da criação de um comitê para discutir e apresentar ideias, as quais visem minimizar os problemas causados por um período tão extenso sem aulas presenciais e nem remotas. Após análise dos impactos negativos causados pela ex-gestão, a secretária de educação apresentou propostas significativas para a educação do município. Os representantes sindicais presentes na reunião se colocaram à disposição para a realização de um trabalho pautado na abertura do diálogo.

Covid-19: Câmara de Brumado reduz horário de atendimento e estabelece regime de rodízio entre funcionários Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara Municipal de Brumado publicou, na última segunda-feira (01), a Portaria nº 089, que dispõe sobre medidas para o combate e prevenção ao contágio pelo coronavírus. Segundo o documento, o horário de funcionamento do legislativo, durante o período em que perdurar a crise causada pela Covid-19, passará a ser de 08h às 12h. Além disso, todos os gabinetes deverão se organizar e estabelecer regime de rodízio entre os seus funcionários a fim de evitar qualquer aglomeração. Os funcionários, servidores ou colaboradores com idade superior a 60 (sessenta) anos ficarão dispensados de comparecer ao trabalho.

Caetité debaixo d'água: Chuva forte causa alagamentos no centro da cidade Foto: Renan Amorim/Achei Sudoeste

Uma chuva forte caiu no município de Caetité, a 100 km de Brumado, na tarde desta quarta-feira (03). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Renan Amorim relatou que choveu intensamente durante cerca de 1 hora. No centro da cidade, foram registrados diversos pontos de alagamento. “Chuva intensa. Até motos foram arrastadas nessa chuva. De 2021, foi a primeira chuva forte”, disse. 

Um homem de 55 anos foi preso na manhã de terça-feira (2), em Teixeira de Freitas, sul da Bahia, após ir à delegacia da cidade para registrar uma ocorrência. Ele foi preso após os policiais descobrirem que ele tinha um mandado em aberto, por homicídio. Segundo informações da Polícia Civil, o homem foi até a delegacia para prestar queixa de um arrombamento ocorrido na residência dele. Quando os policiais procuraram pelo nome dele no Banco Nacional de Mandados, foi descoberto que havia um mandado de prisão em aberto referente a um homicídio qualificado. De acordo com a polícia local, o mandado foi expedido em maio de 2020, pela Vara Criminal Júri de Execuções Penais e Infância e Juventude da cidade de Santo Estevão, cidade que fica a mais de 700 Km de Teixeira de Freitas. Ele está custodiado na delegacia de Teixeira de Freitas, à disposição da Justiça.

Município de Brumado destina quase R$ 170 mil ao Ineb para tratamento de pacientes com doenças renais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de portaria publicada no Diário Oficial, o Município de Brumado transferiu ao Instituto de Medicina e Nefrologia da Bahia (Ineb) o valor de R$ 168.323,96 como forma de apoio de medidas preventivas e ações voltadas para o tratamento de pessoas portadoras de doenças renais. O recurso refere-se ao Bolo de Manutenção das Ações e Serviços Públicos – Grupo de Atenção Especializada, disponibilizado ao Município, após portaria do Ministério da Saúde, que estabeleceu, em caráter excepcional, a destinação do recurso.

Bancos não vão funcionar no Carnaval, diz Fenabran Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o governador Rui Costa (PT) suspender o ponto facultativo nos dias de Carnaval, em razão da não realização da festa devido à pandemia do coronavírus, surgiu a dúvida em relação ao funcionamento dos bancos. Mas está confirmado: as instituições bancárias não vão abrir nos dias 15 e 16. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) definiu e divulgou em janeiro o calendário de feriados bancários, considerando que não haverá expediente na segunda (15) e terça (16). Na Quarta-feira de Cinzas (17), o expediente será iniciado às 12h, como de costume. A informação foi confirmada pela Febraban nesta terça-feira (2), em resposta à Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. “Mesmo com a notícia de que alguns municípios cancelaram as festividades carnavalescas deste ano e suspenderam o ponto facultativo dos servidores públicos municipais, devido à pandemia (como fizeram o Governo da Bahia, a Prefeitura de Salvador, dentre outros), o Bacen manteve a regra contida na Resolução 2.932/2002”, informou.

Caturama: Dois jovens morrem em acidente de moto na BA-156 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Dois motociclistas morreram em um grave acidente na BA-156, nas proximidades do município de Caturama, a 144 km de Brumado, na última terça-feira (02).  As duas motos colidiram de frente na pista quando um dos jovens tentou forçar uma ultrapassagem indevida. Alexandre Conceição Dias, de 27 anos, e Ivan Conceição de Souza, de 28 anos, chegaram a ser socorridos pelo Samu 192 para hospitais da região, mas não resistiram. A polícia foi acionada para registrar a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.

Rui Costa reafirma que retorno as aulas presenciais na Bahia só ocorrerá após garantia de segurança sanitária Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (2), o governador Rui Costa respondeu questionamentos sobre a retomada das aulas na Bahia. Ele antecipou que o calendário escolar só deve ser aberto quando houver segurança sanitária suficiente para reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19. Costa ainda frisou que o retorno também se dará a partir de uma reunião com a União das Prefeituras da Bahia (UPB) para alinhar os procedimentos de volta às aulas antes mesmo da imunização da maioria da população, haja vista a escassez de vacinas em todo o mundo e a lentidão do Governo Federal em tomar decisões para assegurar a aplicação de um maior número de doses das opções já adotadas em outros países. “Vamos tentar encontrar, em conjunto com os prefeitos, os parâmetros para a volta às aulas. Iremos discutir com cuidado”, disse.

Tanhaçu: Prefeitura e sindicato buscam entendimento para quitar atrasos na folha da educação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diretores do Sindicato dos professores da Rede Pública Municipal de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, estiveram reunidos nesta terça-feira (02), na Secretaria Municipal de Educação, para discutir: a regularização do pagamento de salário de dezembro de 2020; o início do ano letivo e a criação de plataforma para as atividades remotas do ano em curso. Na reunião, o prefeito João Francisco Santos (PP) alegou a impossibilidade de realizar o pagamento sem uma Ação Judicial, uma vez que o ato incidirá em problemas na sua administração. Ele garantiu que no momento que a justiça determinar o pagamento será efetuado. Dentre os problemas apontados pelo gestor: o valor deixado na conta da prefeitura pela gestão anterior não é suficiente para o pagamento total da folha de dezembro de 2020.

Brumado: A administração abandonou a Lagoa Funda, dispara vereador Palito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Luís Carlos Caíres da Silva (PP), popular Palito, denunciou que a prefeitura municipal de Brumado abandonou a região da Lagoa Funda. Segundo ele, diversas obras, dentre as quais calçamentos, construção de galerias e revitalização de praças, estão abandonadas no distrito rural. “Acho que as obras estão paradas há mais de dois anos. Ficou a coisa mais horrível. A administração começou e não terminou”, cobrou.

A produção industrial brasileira encerrou 2020 com um tombo de 4,5%, apontam os dados divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este foi o segundo ano de recuo da indústria nacional - em 2019 ela havia recuado 1,1% - e o pior resultado desde 2016. A queda acumulada no ano ocorreu apesar de a produção industrial ter registrado, em dezembro, o oitavo mês seguido de alta. “É claro que há uma melhora da produção industrial, mas ainda há muito espaço para ela crescer e não é em função das perdas provocadas pela pandemia, inclusive porque este é o segundo ano seguido de queda. É algo que vem de anos", enfatizou o gerente da pesquisa, André Macedo. De acordo com o IBGE, o recuo na produção foi disseminado em todo o setor industrial do país. Todas as quatro grandes categorias econômicas da indústria tiveram resultados negativos. Mas, foi a produção automotiva que mais impactou no resultado geral.

Brumado: Renato Santos acredita em uma Câmara coesa visando os interesses coletivos da comunidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na primeira semana de retorno dos trabalhos do legislativo brumadense, o vereador Renato Santos Teixeira (Podemos) disse que o clima na Câmara Municipal é de entusiasmo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele declarou que acredita em uma legislatura diferente para o próximo biênio. “O discurso da grande maioria está sendo no sentido de uma política voltada para os interesses de Brumado. Acredito que se tiver projetos divergentes desse pensamento eles não passarão”, afirmou.

Vacina de Oxford tem 76% de eficácia após 1ª dose, diz estudo inicial Foto: Dado Ruvic/Reuters

Pesquisadores afirmam que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca teve eficácia de 76% três semanas depois da primeira dose, de acordo com um estudo preliminar divulgado nesta terça-feira (2). Os estudos clínicos da vacina também apontaram uma eficácia de 82,4% em um intervalo de três meses após a segunda dose. Esse novo resultado é melhor do que o encontrado anteriormente, com uma eficácia de 54,9%, quando o reforço estava sendo aplicado após um mês e meio. Em dezembro do ano passado, um especialista britânico havia informado a eficácia por volta de 70%, mas o dado não chegou a ser divulgado oficialmente. A vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, a ChAdOx1 nCoV-19, está sendo aplicada no Brasil após aprovação para uso emergencial. Na sexta-feira (29), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que recebeu o pedido de registro definitivo, com um prazo de 60 dias para a avaliação do processo. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) importou a tecnologia

Brumado: Decreto de calamidade da Covid-19 não interfere nas obras do executivo, diz vice-prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O decreto de calamidade em decorrência da Covid-19 publicado pela prefeitura de Brumado é um reflexo da segunda onda da doença, registrada em todo país (veja aqui). A informação foi passada ao site Achei Sudoeste pelo vice-prefeito Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha. Segundo ele, o decreto é uma forma de o Município se precaver de qualquer eventualidade de forma mais complexa. Independente da medida, Pereira frisou que o trabalho continua, especialmente no que se refere ao andamento das obras na sede e zona rural da cidade. “Isso é a demonstração de que, mesmo com a crise, Brumado continua e continuará trabalhando. Esse é nosso compromisso: fazer com que o município se destaque no cenário econômico, político e social da Bahia”, reiterou. 

Arquivo