Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Vacinação contra Covid-19 começa a partir de 25 de janeiro em São Paulo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (7) que a vacinação contra Covid-19 começará no dia 25 de janeiro de 2021, dia do aniversário da capital paulista. A informação foi divulgada pela CNN Brasil. Na primeira fase, serão 10 milhões de doses destinadas aos grupos considerados prioritários como os profissionais de saúde, pessoas acima de 60 anos, indígenas e quilombolas. Cada município deverá elaborar um "plano de recebimento e armazenamento" da vacina.

46ª CIPM intensifica policiamento no trânsito da área comercial de Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Desde a última segunda-feira (07), a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) iniciou a intensificação do policiamento do trânsito na área comercial de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A ação faz parte da Operação Fim de Ano em Paz. O grande fluxo de pessoas, de veículos pequenos e de caminhões de carga, principalmente, nessa época do ano, promove o desordenamento no trânsito. Diante desta realidade, os policiais militares da 46ª CIPM orientaram motoristas e mototaxistas a desocuparem os veículos dos locais proibidos para estacionamento, além de manter o ordenamento e a fiscalização no trânsito. 

Prefeito de Vitória da Conquista anuncia que foi diagnosticado com Covid-19 Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, reeleito no pleito municipal deste ano, confirmou nesta segunda-feira (7) que foi diagnosticado com a Covid-19. Em postagem nas redes sociais, o prefeito informou que está com sintomas leves. “Comunico à população que hoje testei positivo para Covid-19. Estou com sintomas leves e em minha casa, cumprindo com o isolamento domiciliar. Peço as orações de todos por minha plena recuperação. Deus nos abençoe”, diz a postagem. Herzem Gusmão foi reeleito prefeito de Vitória da Conquista, em segundo turno, no dia 29 de novembro. O prefeito teve 54% dos votos válidos. Ele derrotou Zé Raimundo, que teve 46% dos votos. A eleição em Vitória da Conquista tinha 18,17% de abstenção, 1,25% votos brancos e 3,44% votos nulos.

Brumado: 26 gatos são envenenados e mortos no Bairro Santa Tereza Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste/Arquivo

Cerca de 26 gatos foram encontrados mortos no Bairro Santa Tereza, nas proximidades da Apae, na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, uma moradora, que preferiu não se identificar, contou que os animais foram envenenados no início da última semana. “Fiquei muito triste em saber que o ser humano está com o coração muito ruim. Como que você coloca veneno pra matar tanto gato? Estou chocada”, afirmou. A moradora também perdeu o seu gatinho de estimação na chacina. O animal estava desaparecido há quatro dias quando ela soube do ocorrido. “Todos os dias ele saia e voltava. Quando soube dessa história, tive certeza que meu gato estava no meio. As pessoas têm que ser mais humanas”, lamentou. No mesmo bairro, há um tempo, diversos cães foram envenenados. O caso já foi levado ao conhecimento da polícia. 

Rui Costa admite 2ª onda de Covid-19 na Bahia e critica comportamento dos jovens Foto: Reprodução

O governador Rui Costa admitiu, em entrevista nesta segunda-feira (7), que a Bahia enfrenta uma segunda onda de contaminação da Covid-19. Na última semana, ele tinha negado que o estado estivesse nessa fase, mesmo após confirmação do secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas. “Nós estamos já vivendo o que a gente poderia classificar de uma segunda onda de Covid. Semana passada eu fui perguntado sobre isso e respondi que ainda, dado o volume, não poderíamos classificar, mas ao longo da semana passada inteira, a taxa de contaminação se manteve alta, e se manteve alta em todas as regiões do estado. Tanto é que isso já trouxe reflexo no aumento do número de óbitos”, disse Rui. “Semana passada, nós estávamos com cerca de 20 óbitos [diários], que vinham se mantendo há cerca de 60 dias, e nesse final de semana já pulamos para o patamar de 30 óbitos, sendo 22 em Salvador. Então os números já começam a ficar infelizmente mais severos, mais críticos”. A principal medida recente, adotada pelo governador, para frear a pandemia da Covid-19 foi o decreto que proíbe a realização de festas até janeiro. Nesta segunda, Rui Costa criticou e fez um apelo aos jovens que estão promovendo aglomerações, principalmente aos finais de semana. “E eu quero fazer um apelo, especialmente dirigido aos jovens: os jovens estão se expondo excessivamente, mesmo quando não acham boates, bares, casas de show abertos. Eles estão aglomerando em ruas, em praças, em becos, e isso infelizmente vai levando a doença para dentro da casa das pessoas. E mesmo que o jovem não precise ir para a UTI, está levando o pai, mãe, tio, avó para a UTI e para o hospital”.

Eleições 2020: Santinho pede na justiça vaga do vereador eleito Vanderlei Boca em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador José da Silva Santos (PSB), o Santinho, que não conseguiu se reeleger em Brumado, ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e todos os candidatos que disputaram o último pleito eleitoral em 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a chapa do PDT conseguiu eleger o candidato Vanderlei Bastos Miranda, o Boca, mas Santinho pede que os votos da legenda sejam anulados. Isso porque a candidatura de Ducilene da Silva Meira ainda não foi deferida pela justiça eleitoral, o que pode implicar no percentual mínimo obrigatório de 30% de candidaturas femininas. A justiça eleitoral ainda não julgou o processo de registro da candidatura de Meira. Ela foi escolhida pelo partido para substituir Maria Aparecida Barros dos Santos, que teve o pedido de registro indeferido por ausência de filiação partidária. Durante as eleições 2020, Ducilene não recebeu nenhum voto, o que pode configurar como candidata “laranja”. O fato chamou a atenção de José Santos, que, como suplente, solicita da justiça a o indeferimento do registro de todos os candidatos não eleitos e a cassação do diploma do eleito, neste caso Vanderlei Boca. A ação foi protocolada na última sexta-feira (04) e será julgada pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães.

Brumado: Jovem é atingido no pé durante abordagem policial; soldado aponta que o mesmo tentou tomar a sua arma Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na entrada do Bairro Santa Tereza, em Brumado, um jovem teria sido atingido com um tiro no pé durante abordagem policial. As imagens foram gravadas e ganharam grande repercussão em grupos de WhatsApp e na internet. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Mário Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), explicou que moradores do próprio bairro acionaram a guarnição através do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) para apurar uma denúncia de perturbação do sossego, visto que um carro estaria com som em volume muito alto na região. Ao Major, o policial envolvido informou que houve resistência das pessoas em colaborarem com a ordem para desligar o som. “Segundo relato do próprio policial, um dos elementos tentou tirar a sua arma, momento em que houve aglomeração, as pessoas partiram pra cima e ele efetuou o disparo para o alto. Mesmo assim, o cidadão partiu pra cima dele. Segundo ele, houve a necessidade de se efetuar o segundo disparo. Ele atirou em uma região não vital pra não acontecer o pior e, posteriormente, foi prestado o socorro”, relatou, acrescentando que o indivíduo já tem várias passagens pela polícia. O comandante garantiu que a situação está sendo investigada.

Brumado: Policiais são afastados e 34ª CIPM apura denúncias de agressões com cadeiras durante abordagem Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última semana, um vídeo em que aparece policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) agredindo um jovem durante abordagem viralizou nas redes sociais e causou grande repercussão na cidade de Brumado. O episódio aconteceu no Bairro São José. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o major Mário Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), informou que um inquérito policial foi instaurado assim que a PM tomou conhecimento do caso com o objetivo de apurar, de fato, o que aconteceu, bem como dar uma resposta à sociedade. “Os policiais serão, momentaneamente, afastados para que a apuração ocorra da forma mais transparente possível. Estamos apurando para saber o que levou os policiais a agirem daquela forma e atribuir as responsabilidades. Não é a forma correta de se fazer uma abordagem”, afirmou. 

269 pacientes estão em tratamento do coronavírus em Brumado

Neste domingo, 06 de dezembro, o município de Brumado registra 3215 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9849. Entre os diagnósticos: 03 internações, 40 óbitos, 269 pacientes em tratamento e 2906 recuperados. No momento, 176 ainda aguardam resultado laboratorial e 5258 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Adolescente que matou jovem por homofobia é assassinado com 15 tiros no oeste baiano Foto: Reprodução/TV Bahia

O adolescente de 14 anos que premeditou e ateou fogo em Guilherme de Souza, de 21 anos, vítima de homofobia, foi morto a tiros por uma dupla em uma bicicleta na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na madrugada desta segunda-feira (7). De acordo com o delegado Leonardo Almeida, que estava no plantão da unidade policial da cidade, por confessar o crime cometido contra Guilherme, em julho deste ano, Kauan Xavier havia sido apreendido e levado para a unidade de internação em Salvador, onde passou 45 dias. Ele retornou para Luís Eduardo Magalhães, onde o juiz liberou para que ele respondesse ao crime em liberdade, afirmou o delegado. Por volta de 1h desta segunda, Kauan foi morto quando estava a caminho de casa, após ter saído do “Bar do Turista”, na rua Ibitiba, que fica no bairro Santa Cruz. Segundo o delegado Leonardo, Kauan foi atingido por 15 tiros. Ele chegou a ser socorrido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda segundo o delegado, Kauan já tinha várias passagens pela polícia.

Governo da Bahia entrega unidade de hemodiálise em Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação/Sesab

Foi entregue à população de Bom Jesus da Lapa, na sexta-feira (4) a Unidade de Hemodiálise Wilson Pinto de Oliveira, no Hospital Municipal Carmela Dutra, que terá o serviço custeado pelo Estado e atenderá moradores da região. A inauguração foi feita pelo Governador Rui Costa acompanhando do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. A construção da Unidade de Hemodiálise Wilson Pinto de Oliveira vai favorecer o acesso da população à Atenção Especializada em Doença Renal Crônica com Hemodiálise e Diálise Peritoneal, por meio de 34 pontos de hemodiálise. Com previsão de funcionamento nos três turnos, garantindo atendimento a 210 pacientes por mês, a Unidade de Hemodiálise atende uma área que abrange 296.072 habitantes, referente aos municípios de Bom Jesus da Lapa, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada e Sítio do Mato, localizados na Região de Saúde de Santa Maria da Vitória. A partir da implantação da unidade, os pacientes com doença renal crônica residentes nos municípios citados, que estão em tratamento dialítico em outras unidades localizadas na macrorregião oeste, deverão ser transferidos para a nova unidade em Bom Jesus da Lapa. O governador e o secretário participaram também da inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (Caps 3).

Guanambi chega ao décimo óbito em virtude da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, chegou ao décimo óbito em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Secretaria Municipal de Saúde informou que trata-se de um homem de 56 anos, sem comorbidades, ex-tabagista, admitido no Pronto Atendimento Covid no dia 10 de novembro. No dia 16, ele foi transferido para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. O óbito foi atestado neste domingo (06). A Secretaria de Saúde reforçou os pedidos para que a população redobre as medidas preventivas a fim de evitar a propagação do vírus. 

STF barra tentativa de atropelo à Constituição para reeleição de Maia e Alcolumbre no Congresso Foto: Luís Macedo/Agência Câmara

O Supremo Tribunal Federal (STF) barrou na noite deste domingo (6) a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O placar ficou em 6 a 5 contra a reeleição de Alcolumbre, e 7 a 4 contra a de Maia. Para a maioria dos ministros, a recondução é inconstitucional. O voto do presidente do STF, Luiz Fux, não foi divulgado. Mas ele divergiu do voto do relator Gilmar Mendes, que autorizava a reeleição. No final da noite deste domingo foram publicados os votos dos ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, que se posicionaram contra a reeleição da cúpula do Congresso e sacramentaram o resultado. A Constituição proíbe os chefes das Casas de tentarem a recondução no posto dentro da mesma legislatura. A legislatura atual começou em fevereiro de 2019 e vai até fevereiro de 2023. Apesar da proibição, a postura de Maia e Alcolumbre nos enfrentamentos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o Supremo, mudanças constitucionais recentes e articulações políticas nos bastidores, porém, vinham alimentando a esperança de ambos de continuarem à frente do Congresso, com o aval de parte dos ministros do Supremo. Relator do caso, Gilmar Mendes defendeu que o Congresso pudesse alterar a regra internamente por uma mudança regimental, questão de ordem ou “qualquer outro meio de fixação de entendimento próprio à atividade parlamentar”, e não necessariamente pela aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Idoso de 64 anos é a primeira vítima fatal do novo coronavírus em Contendas do Sincorá Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O primeiro óbito em decorrência do novo coronavírus foi registrado na cidade de Contendas do Sincorá, a 104 km de Brumado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, trata-se de um paciente de 64 anos, do sexo masculino, hipertenso e com histórico de AVC. Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento na última sexta-feira (04), com quadro de desconforto respiratório. Com teste positivo para Covid-19, o paciente estava sendo regulado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, quando, no caminho, sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e veio a óbito. A Secretaria de Saúde orientou que os munícipes reforcem as medidas de segurança a fim de evitar a proliferação do vírus.

Covid-19: Governo anuncia reabertura de mais de 100 leitos de UTI na Bahia Foto: Elói Corrêa/Governo da Bahia

O governo da Bahia anunciou nesta segunda-feira (7) a reabertura de 170 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 que haviam sido desativados temporariamente em Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Juazeiro. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), dos 170 leitos, 50 já foram reabertos. Os leitos serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20), na capital baiana, em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20). Com isso, o Hospital Espanhol irá operar com a capacidade máxima. Segundo o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, também será ampliada a testagem e instituído protocolos de segurança para o verão em todo o estado. “Ao longo das últimas semanas tem sido possível notar o aumento consistente no número de casos novos da Covid-19 no território estadual, com a consequente elevação nas taxas de ocupação hospitalar para além do considerado seguro”, afirmou o secretário.

Brumadense Alípio Jr. fica em terceiro lugar no Sul-Americano de Fisiculturismo Foto: Mariana Silva/Achei Sudoeste

O atleta brumadense Alípio Júnior conquistou o terceiro lugar no Campeonato Sul-Americano de Fisiculturismo, que aconteceu em São Paulo neste final de semana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele falou da emoção de subir ao pódio em uma competição que reuniu atletas de todo continente. “Foi uma emoção muito grande. Primeiro, pelo resultado do trabalho alcançado. Chegamos com um físico de altíssimo nível, bem composto, simétrico e com bastante harmonia, o que deixou a mim e a meu treinador muito satisfeitos. Depois, pelo alto nível da competição. O continente todo quer vim pra cá”, destacou. 

Brumadense Alípio Jr. fica em terceiro lugar no Sul-Americano de Fisiculturismo Foto: Mariana Silva/Achei Sudoeste

No total, Alípio competiu com 10 atletas em sua categoria. O fisiculturista disse que a colocação lhe proporcionou a classificação para, no próximo ano, entrar no Mundial de Fisiculturismo. “Fiz um trabalho histórico. Meu objetivo foi atingido. Só tenho a agradecer”, completou.

Brumado: Crianças são usadas por mulheres para furtar lojas no centro comercial Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em Brumado, imagens das câmeras de segurança de uma loja mostram a ação de duas mulheres suspeitas de furto. Elas entram no estabelecimento se passando por clientes e usam crianças para distrair os vendedores. Segundo o dono do comércio, que não quis se identificar, elas teriam levado alguns produtos durante a ação. Até comerciantes e consumidores da Feira Livre estariam sendo alvos das criminosas. Em uma ação da dupla no Mercado Municipal, uma cliente que comprava verdura em uma barraca quase foi roubada - a ação foi frustrada depois que o vendedor percebeu o crime. A Polícia Civil está investigando os casos, mas não tem pistas das mulheres. Os vídeos serão usados para ajudar na identificação de ambas. Se forem presas, podem responder por furto mediante fraude e corrupção de menores.

Serra do Marçal: Batida entre dois carros deixa uma pessoa morta em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma batida entre dois carros deixou uma pessoa morta na BA-263, na saída de Vitória da Conquista para a Itambé, no sudoeste da Bahia. O acidente, do tipo lateral, aconteceu na Serra do Marçal, na sexta-feira (4). Com a batida, os dois carros saíram da pista, que estava molhada por causa de chuva. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para ajudar os feridos. De acordo com o G1, um dos ocupantes de um dos veículos, identificado como Jesuíno Ribeiro dos Santos, de 58 anos, não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista. Não há informações sobre o estado de saúde do motorista desse carro. O motorista do outro veículo foi socorrido para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), em estado grave. Não há informações sobre o quadro de saúde dele atual.

Paramirim: 46ª CIPM inicia operação 'Fim de Ano em Paz' Foto: Divulgação/PM

Dando continuidade ao lançamento da operação “Fim de Ano em Paz”, a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) lançou a campanha no município de Paramirim, a 129 km de Brumado. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, a operação se pauta na ação do policiamento ostensivo e na prevenção e combate às ações delituosas que comprovadamente aumentam no período de final de ano. A partir da segunda semana de dezembro até o dia 31/12, o policiamento da 46ª CIPM será fortalecido com patrulhamento em viaturas e motocicletas, além do policiamento a pé, principalmente nos dias de maior movimento comercial e feiras livres. Participaram da reunião representantes do comércio, autoridades e servidores públicos, que se somaram a presença dos policiais militares que trabalham no 4° Pelotão.

Abasteça no JF Auto Posto II e concorra a prêmios em Brumado

O JF Auto Posto II, localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro Santa Tereza, em Brumado, está com uma super promoção com show de prêmios. Além de você abastecer o veículo com combustível da melhor qualidade e com o melhor preço da cidade, ainda vai concorrer a prêmios. É isso mesmo, todo sábado, o JF Auto Posto II vai sortear diversos brindes para seus clientes. No abastecimento de qualquer combustível acima de R$ 30,00, no JF Auto Posto II, solicite o seu cupom e participe da promoção.

Caetité: Colégio Estadual Pedro Atanásio Garcia é reconhecido como destaque na gestão escolar Foto: Divulgação/SEC

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, na sexta-feira (4), a relação das unidades escolares contempladas com o “Destaque Anísio Teixeira em Gestão Escolar”. Trata-se de um desdobramento do Prêmio Gestão Escolar (PGE), promovido pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED), que visa reconhecer e valorizar as lideranças e soluções coletivas que se destacaram em tempos de crise, mantendo a comunidade ativa no processo de continuidade da aprendizagem dos estudantes. No Território de Identidade Sertão Produtivo, a unidade escolar Destaque Anísio Teixeira em Gestão Escolar foi Colégio Estadual Pedro Atanásio Garcia, em Caetité, a 100 km de Brumado. Com base nos resultados da avaliação do PGE, o prêmio reconhece as escolas como Referência Territorial, destacando as iniciativas inovadoras desenvolvidas em cada um dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Como reconhecimento dessas iniciativas de gestão promovidas pelas escolas indicadas, a SEC organizará o lançamento de um E-book composto por todos os relatos de experiência submetidos ao Prêmio Gestão Escolar, que foram destaque em cada um dos Territórios de identidade.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Piatã: MP-BA ajuíza ação contra Inema e produtor rural por desmatamento ilegal em fazenda Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou, na sexta-feira (4), uma ação civil pública contra o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o produtor rural Suishi Hayashi, por desmatamento ilegal na Fazenda Piabas, na cidade de Piatã, região da Chapada Diamantina. Segundo a ação, ajuizada pelo promotor de Justiça Augusto César Carvalho, a autorização de supressão vegetal concedida pelo Inema é ilegal, porque foi baseada em Cadastro Estadual de Imóvel Rural (Cefir) inválido, aprovado pelo órgão ambiental com dados falsos. O ajuizamento veio depois do Inema e o produtor rural não acatarem recomendação do MP-BA, expedida no dia 20 de novembro, com o objetivo de acabar os danos ambientais das ilegalidades (veja aqui). Conforme o MP-BA, o promotor solicitou à Justiça que, em decisão liminar, determine ao Inema o imediato cancelamento e a anulação dos processos administrativos nos quais foram concedidas as autorizações. Além disso, a imediata interdição de qualquer atividade, principalmente de desmatamento, decorrente dos procedimentos ilegais. Ao produtor rural Suishi Hayashi, foi solicitado que a Justiça o obrigue a interromper imediatamente qualquer atividade de supressão vegetal ou intervenção nos recursos hídricos existentes no imóvel. De acordo com o MP-BA, também foi solicitado que Suishi recomponha a área degradada com apresentação de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) e repare integralmente os outros danos ambientais causados.

Piatã: MP-BA ajuíza ação contra Inema e produtor rural por desmatamento ilegal em fazenda Foto: Divulgação/MP-BA

Na ação, o promotor afirmou que pareceres técnicos comprovam que o Cefir e a autorização de supressão vegetal ignoraram a existência de 104,83 hectares de área permanente brejosa e encharcada e de 50,58 hectares de área de preservação permanente (APP) decorrente dela. Ainda conforme a ação, os relatórios do Centro de Geoprocessamento do MP (Cigeo) provam a existência de 155,41 hectares a mais de áreas legalmente protegidas que correspondem às áreas encharcadas e brejosas e as APPs legalmente decorrentes ignoradas pelo Cefir e pelo Inema. Outra ilegalidade, segundo o promotor de Justiça, é que as áreas brejosas e encharcadas ocupam 139,97 hectares da Reserva Legal, usada como base para concessão da irregular autorização de supressão vegetal. Assim, a área da Reserva ficou reduzida para menos de 125,53 hectares, menor que o mínimo legal obrigatório de 20% de cobertura vegetal nativa em relação à área total do imóvel rural de 1,32 mil hectares. Além disso, o Cefir aprovado pelo Inema considerou haver na fazenda 64,03 hectares de área produtiva, quando ela “se encontra abandonada, sem uso ou destinação alternativa para o solo desde 2015”, informou o MP-BA. Os relatórios técnicos do Cigeo apontaram que a fazenda está “assentada em áreas de recarga dos rios Gritador, Três Morros e de Contas e dos seus respectivos afluentes, área essencial para a produção e manutenção das águas que alimentam os referidos rios”. Conforme o MP-BA, esses rios proporcionam condições de sobrevivência à biodiversidade e asseguram o bem-estar dos moradores da região, por meio dos recursos hídricos para consumo humano. Na ação, Augusto destacou ainda, que existem, na área onde foi autorizada a supressão de vegetação, espécies da fauna ameaçadas de extinção, como anta, pantera, onça-pintada e cachorro-do-mato-vinagre.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

Arquivo