Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

PM apreende quase 2 toneladas de maconha em estacionamento de igreja evangélica Foto: Reprodução/TV Globo

Cerca de duas toneladas de maconha foram apreendidas pela Polícia Militar (PM) no estacionamento da Igreja Pentecostal Porta da Salvação em Contagem, Minas Gerais, na segunda-feira (20). Segundo o G1, a PM chegou até os alvos graças a uma denúncia anônima, que passou o endereço onde dois homens estavam escondendo a maconha. A carreta com a droga estava em um lote que serve como estacionamento para os fiéis igreja evangélica. O pastor disse à polícia que emprestou o local, mas não sabia que no veículo havia drogas. De acordo com a polícia, os militares chegaram na hora certa para fazer o flagrante. Segundo a PM, a maconha veio do Paraguai, passou pelo estado do Paraná e tinha Minas Gerais como destino final em Minas Gerais. Pela quantidade de droga, a PM acredita que a mercadoria seria distribuída em vários pontos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por se tratar de um caso de tráfico internacional, os presos e todo o material apreendido, foram encaminhados para a Polícia Federal, que vai dar andamento às investigações.

500 pés de maconha são incinerados na zona rural de Ibicoara Foto: Divulgação/Cipe Central

Nesta terça-feira (21), após denúncia anônima, uma guarnição da Cipe/Central deslocou-se até o Povoado de Vânia, no município de Ibicoara, a 170 km de Brumado, onde foram localizados diversos pontos isolados de cultivo de maconha. Os pés haviam sido plantados em clareiras na mata fechada, em uma Área de Proteção Ambiental (APA). Segundo a polícia, cerca de 500 pés da droga foram incinerados no local, conforme procedimento de praxe. Além disso, amostras da erva e fertilizantes foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Ibicoara, onde a ocorrência foi registrada. Nenhum indivíduo foi localizado nas plantações.

 Covid-19: Bahia registra 126 mil casos e quase 3 mil mortos Foto: Shutterstock

A Bahia registrou 3.552 novos casos de coronavírus nas últimas 24h, além de confirmais mais 45 mortes por causa da covid-19. As informações são do boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que é divulgado diariamente. Agora, a Bahia já contabiliza 126.844 casos confirmados da doença, desde o início da pandemia. Desse total, 2.936 tiveram óbito confirmado, 11.704 estão ativos e 112.204 já são considerados curados. Os casos confirmados ocorreram em 406 dos 417 municípios baianos. Salvador lidera o número de casos, com 47.343 infectados, o que corresponde a 38,18% do total. Já os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.249,70), Itajuípe (2.596,26), Dário Meira (2.212,89), Ipiaú (2.105,81) e Aurelino Leal (2.037,98). Ainda de acordo com o boletim epidemiológico da Sesab, 75.428 pessoas aguardam para saber se estão com covid-19, enquanto 267.388 testaram negativo. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (21). Na Bahia, 12.853 profissionais da saúde foram confirmados para covid-19. Hoje, o estado possui taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto destinados a pacientes com covid-19 em 71%. São 1.053 unidades, com 750 pacientes internados. Já em relação aos pediátricos, dos 41, 21 estão ocupados (51%). Já os leitos clínicos, que são as enfermarias, estão com 56% de ocupação para os adultos e 59% para as crianças. São 811 vagas ocupadas das 1.449 disponíveis e 59 ocupadas das 35, respectivamente.

Brumado: Abastecimento é temporariamente suspenso em localidades rurais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, devido a problemas eletromecânicos em equipamentos de bombeamento ocorridos na tarde da última terça (21), o fornecimento de água tratada encontra-se momentaneamente suspenso em localidades rurais de Brumado atendidas pela Estação de Tratamento de Lagoa Funda. O serviço de manutenção emergencial está previsto para ser realizado e concluído até esta quarta (22), quando o abastecimento será restabelecido de forma gradativa. Até a completa regularização do abastecimento, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção temporária. Localidades afetadas: Jacaré, Coqueiros, André, Retiro, Gatos, Lagoa do Arroz, Cachoeira, Fazenda Nova, Barreiro, Barreiro dos Gatos, Furado dos Veados, KM18, Itaquarai e Licuri.

Brumado registra queda nas notificações de arboviroses após bloqueio do carro fumacê Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o bloqueio realizado pelo carro fumacê, a cidade de Brumado registrou queda no número de casos de arboviroses. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Francislei Alves, supervisor do controle de endemias, disse que, depois do término da aplicação da UVB pesada, no dia 1º de julho, houve uma redução significativa nas notificações, especialmente da dengue no município. De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade chegou a passar dos 680 casos de dengue, um número bastante alto. “Brumado teve quase 700 casos. Quando vimos que já não estava surtindo o efeito esperado, solicitamos o carro fumacê para fazer o bloqueio com a UVB. Agora, estamos conseguindo abaixar os números”, destacou. O supervisor chamou a atenção para o fato de que a comunidade não pode se descuidar nesse período mais frio, em que o índice de infestação do mosquito aedes aegypti é menor, tendo em vista que os meses de agosto e setembro serão mais quentes. “Como tivemos um grande índice de infestação nos primeiros meses do ano não podemos relaxar. Temos que ficar alertas. O mosquito aguenta um grande período de seca. A população precisa vistoriar os seus reservatórios de água”, asseverou.

Brumado: INSS alerta segurados a se precaverem contra golpes aplicados por falsos agentes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em todo país, falsos agentes do INSS estariam ligando para segurados, principalmente aposentados, aplicando diversos golpes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gilberto Nunes, gerente da agência do INSS em Brumado, alertou que o servidor do instituto não solicita nenhum dado pessoal do segurado durante uma ligação. Nesta ele apenas informa sobre alguma pendência por parte do segurado, bem como acerca da conclusão de algum processo. “Ele vai informar de alguma decisão ou exigência a ser cumprida, além das orientações de como a mesma deverá ser sanada”, explicou. O gerente reiterou que, em momento algum, durante o contato telefônico, o agente solicita os dados pessoais do segurado e o mesmo deve se precaver nesse sentido.

Luís Eduardo Magalhães: Homem em situação de rua tem 70% do corpo queimado enquanto dormia Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem em situação de rua teve 67% do corpo queimado enquanto dormia, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, na noite de segunda-feira (20). O estado de saúde dele é grave e ele será transferido para um hospital de Barreiras ainda nesta terça-feira (21). A vítima foi identificada como Jonathan Rodrigo dos Santos, de 35 anos. Ele dormia em uma quadra esportiva abandonada no centro da cidade, junto com outras pessoas que também estão em situação de vulnerabilidade social. Testemunhas contaram que um homem, ainda não identificado, se aproximou e derramou um líquido no colchão da vítima, e em seguida ateou fogo. “Ele estava dormindo, como as outras pessoas. Aí eu ouvi a explosão do álcool, que foi quando ele [agressor] acendeu o fogo. Quando eu levantei, o cidadão já estava todo incendiado. Aí ele correu e o colchão dele estava queimando. Aí atingiu outro colchão”, disse Armando Alves, que também está em situação de rua. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu a vítima para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde ele está internado e entubado. Uma tia de Jonathan disse que ele é da cidade de Irecê e fica entre os dois municípios. A delegacia da cidade está investigando o crime e procura câmeras de segurança na região para tentar identificar o agressor. “Depois que a vítima tiver condições de ser ouvida, nós vamos ouvi-la. E também, através de perícia, a gente vai descobrir qual foi o líquido inflamável usado nessa tentativa de homicídio”, disse o delegado Leonardo Mendes.

87 pessoas estão infectadas com o novo coronavírus em Brumado

Nesta terça-feira, 21 de julho de 2020, o município de Brumado registra 372 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 15,39% do total de 2.417 notificações. Entre os diagnósticos: 3 internações, 3 óbitos, 87 pacientes em tratamento e 282 recuperados. No momento, 51 ainda aguardam resultado laboratorial e 889 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, afirmou nesta terça-feira (21) que 'centenas de milhares' de contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do Auxílio Emergencial, foram suspensas por suspeita de fraude. “Todos os bloqueios são suspeitos de fraude”, afirmou Guimarães em entrevista ao portal InfoMoney. “Suspendemos centenas de milhares de contas sim, e nesse momento as pessoas podem pedir o desbloqueio”. De acordo com o executivo, as pessoas que tiveram a conta bloqueada terão que comparecer a uma agência da Caixa e comprovar sua identidade. “Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável”, disse. Guimarães apontou que a origem de fraude se deu no início dos cadastramentos do Auxílio Emergencial. De acordo com ele, como muitas pessoas não possuíam celular, a Caixa permitiu que um celular abrisse mais de uma conta, o que foi o “cerne da fraude”. “Temos as provas de que a grande maioria foram utilizadas por hackers. Mas algumas pessoas são pessoas honestas que foram penalizadas”, afirmou. Ele apontou, no entanto, que os responsáveis já foram identificados, “e rapidamente serão penalizados”.

Pai e filho são presos por assassinato e ocultação de cadáver na zona rural da cidade de Cordeiros Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (20), a Polícia Militar e a Polícia Civil desencadearam uma operação na zona rural de Cordeiros, a 124 km de Brumado, com o objetivo de cumprir o mandado de prisão de um indivíduo acusado de ter assassinado e ocultado o cadáver de Matias de Carvalho Lima. O crime aconteceu em agosto de 2019, em um matagal da região. Durante as buscas na residência do acusado, foi encontrada uma espingarda calibre 28, a arma utilizada para cometer o crime. Em continuidade às diligências, a polícia chegou ao pai do acusado, que admitiu que seu filho havia cometido o assassinato e enterrado o corpo em uma área de mata, em razão de ambos terem sofrido ameaças por parte da vítima, supostamente envolvida com o tráfico de drogas. O pai do assassino levou os policiais até local onde ocultaram o corpo. Após algum tempo de escavação, os policiais encontrarem os restos mortais de Matias. O acusado foi encontrado na sequência na casa de familiares. Ele confessou o crime e ambos, pai e filho, foram conduzidos para delegacia, onde receberam voz de prisão. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realização da perícia.

Câmara aprova projeto que suspende pagamentos do Minha Casa, Minha Vida Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Deputados aprovaram na noite desta segunda-feira (20) projeto que permite suspender o pagamento de parcelas do programa Minha Casa, Minha Vida por 180 dias em função da pandemia da covid-19. O texto aprovado foi o substitutivo do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ), que seguirá agora para a análise dos senadores. A medida vale para os beneficiários da faixa 1, aqueles com renda familiar mensal até R$ 1,8 mil, e que usaram no financiamento recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) ou do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). As parcelas “pausadas” deverão ser quitadas depois do prazo do financiamento original. Pelo projeto, contudo, o total de parcelas do programa que serão adiadas, a ser suportado pelo Tesouro Nacional, será limitado a R$ 215,4 milhões. A proposta também adia para dezembro de 2020 o vencimento da parcela anual de beneficiários com operações enquadradas no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Justiça determina suspensão de aulas presenciais em faculdade em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Justiça determinou a suspensão do retorno das aulas presenciais nas Faculdades Integradas Padrão (FIP), em Guanambi, cidade do sudoeste da Bahia. Segundo o Ministério Público Estadual (MP-BA), responsável pelo pedido de suspensão, a instituição tinha marcado atividades para esta terça-feira (21) e quarta-feira (22). Algumas em laboratórios. O MP-BA divulgou a informação na segunda-feira (20), mas explicou que a solicitação foi realizada em ação civil pública ajuizada no domingo (19) pela promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires. O órgão pontuou também que a decisão liminar foi concedida parcialmente na mesma data, pela juíza Janete Fadul de Oliveira. Ainda de acordo com o MP-BA, a FIP deverá informar imediatamente aos alunos sobre a suspensão do ofício divulgado, que convocava “os estudantes para se apresentarem nas dependências da instituição nos dias 21 e 22 deste mês”. Em caso de descumprimento, a instituição poderá pagar multa diária de R$ 5 mil. O G1 entrou em contato com a instituição através de telefone, mas ninguém atendeu às ligações. Também tentou falar através do canais disponibilizados pela instituição, mas até a última atualização desta matéria, não obteve retorno. Conforme pontuou o MP-BA, a juíza determinou que as aulas presenciais devem permanecer suspensas durante os decretos municipal e estadual que estabeleceram a interrupção dos serviços, como forma de enfrentamento à pandemia da Covid-19. As aulas nas universidades e instituições começaram a ser suspensas em março.

Jovem médica é primeira paciente a testar vacina chinesa contra a Covid-19 no Brasil Foto: Divulgação

Uma médica foi a primeira voluntária a receber a vacina chinesa contra a Covid-19 nesta terça-feira (21) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A identidade dos participantes é sigilosa e não pode ser revelada para não prejudicar a pesquisa. Ao todo, 9 mil profissionais da saúde devem participar dos testes nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília, esta é a terceira fase da vacina. Em São Paulo, serão testados 890 profissionais de saúde. Os voluntários serão acompanhados por uma equipe científica durante três meses. “Ao longo desses próximos três meses os voluntários serão acompanhados por uma equipe científica, iniciando-se aqui pelo Hospital das Clínicas de São Paulo com o acompanhamento, inclusive de supervisores internacionais dado o fato de que essa é uma das mais avançadas vacinas do mundo e que entra na sua terceira fase de testes, já tendo superado as fases 1 e 2 com grande sucesso como atestam publicações internacionais e também especialistas, os infectologistas e epidemiologistas internacionais”, afirmou o governador João Doria (PSDB). Após a aplicação da primeira dose, os voluntários receberão uma segunda dose da vacina 14 dias depois. A previsão é a de que os 9 mil voluntários sejam vacinados em até três meses.

Brumado: Ex-vereador Weliton Lopes anuncia R$ 500 mil para combate ao novo coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-vereador do município de Brumado, Weliton Lopes do Nascimento (DEM), anunciou na última segunda-feira (20), a destinação de R$ 500 mil para o combate ao novo coronavírus. O recurso é fruto de uma emenda parlamentar federal. De acordo com Lopes, a pandemia tem deixado a população brumadense apreensiva. “Agradeço a destinação do recurso em nome da população de Brumado. Esta emenda chega para sanar um grave problema que o município vem enfrentando, sem o suporte necessário do poder público municipal”, concluiu Weliton.

Livramento de Nossa Senhora: Policiais da 46ª CIPM recebem treinamento para manuseio de nova pistola Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Livramento de Nossa Senhora, participaram de uma capacitação, na segunda-feira (20), para manuseio das novas pistolas Gloc. O treinamento foi ministrado pela Rondesp. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Cleise Costa, comandante da 46ª CIPM, frisou que o novo armamento adquirido pela PM trará mais segurança e confiabilidade para as atuações policiais. “É importantíssimo que a tropa esteja atualizada com relação a esse uso do armamento. Estamos aqui em um grupo específico, que é o policiamento especial tático, que precisa desse treinamento. Futuramente, iremos utilizar esse treinamento para toda tropa”, afirmou. A capacitação também incluiu treinamento prático.

Quase 140 mil novas armas de fogo são registradas no Brasil em 2020 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Brasil é um dos países mais violentos do mundo. O que mais mata com armas de fogo em números absolutos. Na proporção por número de habitantes, fica atrás apenas de países como El Salvador e Venezuela. De acordo com o Fantástico, desde que o presidente Jair Bolsonaro assumiu, o governo edita medidas para flexibilizar regras. Já foram 11 portarias e oito decretos facilitando ainda mais o acesso a armas e munições. Foram as primeiras grandes mudanças desde o estatuto do desarmamento de 2003. São mais de 130 mil novas armas em circulação só em 2020. E muitas delas foram para os Cacs, membros de clubes de caçadores, atiradores e colecionadores. Mas armar a população vai deixar o país mais seguro ou ainda mais perigoso?

Sem medo da pandemia, brumadenses vão às unidades de saúde em busca de vacinas contra sarampo e influenza Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo no período da pandemia, a procura pelas vacinas contra o sarampo e a influenza tem sido grande nas unidades básicas em Brumado. Ao Achei Sudoeste, Adriana Áurea, enfermeira que coordena as atividades na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Hospital, informou que, a partir desta segunda-feira (20), a campanha contra influenza foi estendida para toda população. Já a campanha de vacinação contra o sarampo, cujo público alvo é composto por pessoas de 20 a 49 anos, foi prorrogada até o dia 31 de agosto. “É importante ressaltar que cada unidade está buscando estratégias para não formar aglomerações. Aqui na nossa unidade fizemos um distanciamento geográfico no pátio. Só recebemos nele, no máximo, seis pessoas e só entra na unidade de um em um”, relatou. A enfermeira orientou que a população deve procurar as unidades, as quais estão fazendo a distribuição de senha para organizar melhor o fluxo de pessoas nos locais. “Não podemos esquecer dos cuidados e recomendações por conta da pandemia pra que tudo seja feito com segurança”, destacou.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (20) um projeto de lei que estende o auxílio emergencial de R$ 600 a agricultores familiares que ainda não tenham recebido o benefício. O texto segue, agora, para o Senado. O benefício é uma tentativa de diminuir os impactos socioeconômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. Os agricultores familiares chegaram a ser incluídos pelo Congresso no projeto original de criação do auxílio emergencial, mas o trecho foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro. Se for sancionado, os agricultores devem receber as cinco parcelas de R$ 600, assim como os trabalhadores informais já contemplados. Como previsto no auxílio emergencial “geral”, a mulher agricultora familiar que cuidar, sozinha, de seus filhos receberá duas cotas do benefício. Segundo o relator da matéria, deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), a pandemia impôs restrições severas como a interrupção temporária das atividades de restaurantes, hotéis, escolas, indústrias e comércio em geral, o que prejudicou o mercado de alimentos. “A falta de apoio [à atividade rural] pode provocar uma onda de êxodo rural, piorando a situação no campo e também nas cidades, por falta de ocupações e renda, além de aumentar a pobreza e extrema pobreza no meio rural”, diz o deputado em seu parecer.

Brumado: Rondesp ministra treinamento aos policiais da 34ª CIPM para manuseio de novo armamento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde desta segunda-feira (20), policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) participaram de um treinamento para manuseio do novo armamento recebido pela instituição. A capacitação foi ministrada pela Rondesp no auditório da prefeitura municipal. Ao site Achei Sudoeste, o Tenente Elon Sampaio destacou que, com a ação, a PM-BA saiu na vanguarda. O treinamento, segundo ele, tem por objetivo fazer com que os policiais obtenham o melhor uso possível das pistolas Gloc, visto que a tecnologia do armamento é distinta do utilizado anteriormente pela PM. “É um armamento moderno, resistente e que vai proporcionar um melhor resultado na atuação policial”, pontuou. O Major Mário Cabral, comandante da 34ª CIPM, adiantou que, após a instrução, os policiais irão passar por um treinamento prático de uso das armas a fim de verificar o seu potencial.

Crianças mais velhas espalham Covid tanto quanto os adultos, diz estudo Foto: Getty Images

À medida que mais países flexibilizam as duras medidas de isolamento social implementadas para combater a pandemia do coronavírus, uma pergunta intriga autoridades de saúde de todo o mundo: as escolas devem reabrir ou não? O fechamento desses estabelecimentos de ensino foi uma das primeiras ações adotadas por muitos governos, com base na premissa de que as crianças, apesar de serem muito menos suscetíveis a desenvolver os sintomas mais graves da covid-19, poderiam contagiar adultos, facilitando a propagação do vírus. Ou seja, elas seriam o que especialistas chamam de “super-disseminadores”. Por outro lado, vários experimentos de pequena escala, realizados na Europa e na Ásia, mostraram que crianças pequenas são muito menos propensas a ser infectadas e a espalhar o coronavírus. Agora, um estudo em larga escala na Coreia do Sul parece trazer uma resposta mais clara: segundo os pesquisadores, crianças menores de dez anos transmitem o coronavírus para outras pessoas com muito menos frequência do que os adultos, mas esse risco não é zero. E aquelas entre dez e 19 anos podem espalhar o vírus tanto quanto os adultos. A reabertura das escolas pode, assim, causar novos focos de infecção, alerta a equipe responsável pelo estudo, liderada por Young Joon Park, médico de medicina preventiva responsável pela equipe de Epidemiologia e Gerenciamento de Casos do Centro Nacional de Resposta de Emergência Covid-19, órgão criado pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul para traçar as estratégias de combate à pandemia no país. Os pesquisadores identificaram 5.706 pessoas que foram as primeiras a relatar sintomas da covid-19 em seus domicílios entre 20 de janeiro e 27 de março, quando as escolas foram fechadas, e depois rastrearam os 59.073 contatos desses “casos-índice”. Eles testaram todos os contatos domiciliares de cada paciente, independentemente dos sintomas, mas apenas contatos sintomáticos fora do domicílio. Eles descobriram que crianças com menos de dez anos tinham aproximadamente a metade da probabilidade dos adultos de espalhar o vírus para outras pessoas, em linha com as constatações de outros estudos. Isso pode acontecer porque as crianças geralmente exalam menos ar - e, portanto, menos ar carregado de vírus - ou porque exalam esse ar mais perto do chão, tornando menos provável que os adultos o respirem.

Segunda morte em decorrência do coronavírus é registrada na cidade de Igaporã

A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica informaram a ocorrência do segundo óbito por Covid-19 em Igaporã, a 144 km de Brumado. Trata-se de uma mulher de 62 anos, que veio a óbito no domingo (19). Ela estava internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde, segundo a secretaria de saúde, a doença teria sido contraída. A mulher tinha diabetes e hipertensão arterial sistêmica e havia sido hospitalizada no Hospital Municipal José Olinto Cotrim Fernandes, sendo transferida no último dia 2 para o HGVC, com o intuito de realizar uma cirurgia de amputação de membro inferior. A primeira morte foi confirmada em 07 de julho do corrente ano (veja aqui).

Juiz manda reabrir restaurantes e bares em Belo Horizonte Foto: Reprodução/TV Globo

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou nesta segunda-feira (20) a reabertura de bares, restaurantes e lanchonetes de Belo Horizonte. O juiz Wauner Batista Ferreira Machado suspendeu o decreto municipal do dia 8 de abril que suspendia as atividades. A prefeitura informou que vai recorrer ainda nesta segunda-feira (20) para pedir a suspensão da liminar. A decisão atende ao pedido da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel), que alega abuso de poder. “O prefeito, paradoxalmente, exerce a tirania de fazer leis por decretos, ao bel prazer dele e de seus técnicos da saúde, sem qualquer participação dos cidadãos através de seus parlamentares, como se fossem os únicos que detivessem os dons da inteligência, da razão e da temperança e não vivessem numa democracia. Isso é grave. É muito grave. Mas parece que a maioria está cega pelo medo e o desespero, que diariamente lhe é imposta pela mídia com as suas veiculações”, disse o magistrado. Segundo o G1, o juiz ainda determina que o Ministério Público apure se há improbidade administrativa e crime de responsabilidade por parte do prefeito Alexandre Kalil (PSD) por legislar por decretos, “em clara afronta à Constituição Federal de 1.988, à Constituição do estado de Minas Gerais e à lei orgânica do município de Belo Horizonte”.

Brumado: Estudantes aprovam retorno às aulas através de plataforma online, mas ainda sentem falta da escola Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o ano letivo está sendo retomado na rede municipal através de uma plataforma online em virtude da pandemia. As aulas remotas tiveram início nesta segunda-feira (20), por meio do Sistema de Gestão Escolar Bravo. Aluno das séries iniciais, Filipe Amorim aprovou a iniciativa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que gostou bastante de retomar as atividades escolares. Apesar da novidade, o pequeno sente falta da rotina na escola. “Sinto falta de estar com os colegas e com as professoras”, relatou. Estudante do sexto ano na Escola Municipal Professora Clarice Moraes, Nataly Nunes afirmou que as aulas remotas são importantes para criar uma rotina de estudos em casa. “Achei muito criativa a ideia. Tá aprovado”, pontuou.

Flávio Bolsonaro depõe e nega ter sido avisado sobre operação da PF Foto: Cristiano Mariz/Veja

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) negou nesta segunda-feira (20), em depoimento ao procurador da República Eduardo Benones, ter tomado conhecimento prévio da deflagração em 2018 da Operação Furna da Onça, pela Polícia Federal. Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, prestou o depoimento a Benones como testemunha, no próprio gabinete no Senado, acompanhado da advogada Luciana Pires. Um procedimento de investigação criminal apura denúncia de vazamento da operação. De acordo com o G1, a denúncia foi feita pelo empresário Paulo Marinho, ex-aliado do senador. “Não teve vazamento. O senador nunca teve a informação de vazamento da Furna da Onça”, disse a advogada. O procurador Eduardo Benones afirmou que as principais testemunhas do caso foram ouvidas e que a próxima etapa da investigação será ouvir policiais federais, agentes e delegados que participaram da operação e tiveram acessos aos documentos da ação. A Operação Furna da Onça investigou um esquema de corrupção na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O vazamento da operação teria sido feito por um delegado, segundo o empresário Paulo Marinho, suplente de Flávio Bolsonaro no Senado. Segundo Marinho, o encontro com o delegado teria ocorrido na porta da Superintendência da PF, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro.

Arquivo