Achei Sudoeste

08 Ago 2020 - 07:15h

Um jovem de 19 anos foi resgatado de situação análoga à de escravo por auditores fiscais do trabalho, informou a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia, por meio da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (Seprt-ME). De acordo com o ministério, o jovem foi encontrado na última quarta-feira (5), em um canteiro de obras de construção civil em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Durante a fiscalização, os auditores fiscais constataram que o jovem trabalhava todos os dias, estava alojado no próprio canteiro de obras e a carteira de trabalho não estava assinada. A cama dele tinha como base paletes de madeira apoiados sobre blocos de cimento, com um colchão velho. Armazenados sobre tábuas no chão, os alimentos eram preparados em fogão improvisado com tijolos à base de lamparinas com álcool no próprio cômodo em que dormia, o que causa risco de incêndio. As instalações elétricas do cômodo eram improvisadas, com risco de choques elétrico e curtos-circuitos, e não havia instalações sanitárias para a realização das necessidades fisiológicas ou higienização do corpo.

Os fiscais obtiveram informações de que o rapaz foi aliciado na cidade de Tanquinho, a cerca de 42 km de Feira de Santana, com a proposta de emprego. De acordo com o ministério, o conjunto de elementos caracterizou a condição degradante de trabalho, um dos elementos previstos no Código Penal para a qualificação do trabalho análogo ao de escravo. Além do jovem resgatado, outras 10 pessoas trabalhavam no local, todas sem registro formal do vínculo empregatício e submetidas a diversas irregularidades trabalhistas, as quais estão sendo apuradas no procedimento de fiscalização. A ação contou com a participação da Polícia Militar para a realização da fiscalização. O Ministério Público do Trabalho, através da Procuradoria do Trabalho em Feira de Santana, foi acionado para adotar as providências legais cabíveis em seu âmbito de atuação. O jovem resgatado teve o contrato de trabalho rescindido e recebeu as verbas rescisórias devidas, sendo, também, assegurado o retorno para o seu município de origem, bem como a emissão da guia do seguro-desemprego. Segundo os auditores, o responsável pela obra regularizou a situação do trabalhador.

08 Ago 2020 - 07:10h

Um homem morreu e quatro pessoas ficaram feridas após uma batida entre uma caminhonete e uma picape, na sexta-feira (7), na BR-242, em trecho a 33 km de Barreiras, cidade do oeste da Bahia. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a pessoa que morreu foi identificada como Márcio Batista da Silva, de 42 anos. O morador de Formosa do Rio Preto estava na picape e ficou preso às ferragens. De acordo com a PRF, as outras quatro pessoas feridas foram levadas conscientes para o Hospital do Oeste, em Barreiras. De acordo com o G1, não há detalhes sobre o estado de saúde delas. O órgão informou que existem duas possibilidades para o motivo do acidente. A primeira é de que o motorista da picape ter dormiu ao volante; e a segunda é de um erro no cálculo durante uma tentativa de fazer uma ultrapassagem. Os veículos já foram retirados da pista e foram levados por um guincho para Barreiras. A Polícia Rodoviária Federal vai fazer uma perícia para verificar o que foi que aconteceu.

08 Ago 2020 - 07:05h

Decreto publicado nesta sexta-feira (7), em Porto Seguro, extremo sul da Bahia, autorizou práticas esportivas individuais e banhos nas praias da cidade. As barracas e restaurantes à beira mar também têm autorização para abrir, mas apenas com 50% da capacidade. Eventos como shows e performances artísticas ainda seguem suspensos. A medida publicada no Diário Oficial do Município, também suspendeu o toque de recolher em toda a cidade. De acordo com o G1, a Prefeitura de Porto Seguro informou que apesar da medida, está mantido o fechamento da Vila de Caraíva e Nova Caraíva, ficando suspensa a visitação, passeios e atividades turísticas no local até o dia 31 de agosto, está autorizado, apenas, o funcionamento dos serviços essenciais. Casas noturnas, cinemas, espaços para eventos, escolas, e parques também permanecem sem autorização para reabertura.

08 Ago 2020 - 07:00h

A Justiça de Itabuna, cidade no sul da Bahia, determinou, nesta sexta-feira (7), a extinção do cargo do prefeito Fernando Gomes (PTC), e a suspensão dos direitos políticos por três anos, a partir de novembro de 2019. A decisão atende a um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O prefeito é apontado por improbidade administrativa. O juiz ainda determina que, no prazo de 15 dias, o presidente da Câmara Municipal declare a extinção do mandato do prefeito e emposse o vice-prefeito Fernando Vita. De acordo com o G1, o procurador do município disse que Fernando Gomes ainda não foi notificado da decisão, mas que vai recorrer da decisão. A Câmara de Vereadores informou, por meio da assessoria, que o presidente da Casa também não foi notificado.

07 Ago 2020 - 20:30h

Nesta sexta-feira, 07 de agosto de 2020, o município de Brumado registra 563 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 18,97% do total de 2.967 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 5 óbitos, 57 pacientes em tratamento e 501 recuperados. No momento, 68 ainda aguardam resultado laboratorial e 1087 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

07 Ago 2020 - 17:55h

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, nesta sexta-feira (7), um acordo com a empresa chinesa Sinopharm para testagem de uma vacina produzida pelos asiáticos na Bahia e nos demais estados do Nordeste. De acordo com o governador, as tratativas devem ser concluídas na próxima semana e a expectativa é de que a vacina chegue à Bahia em 30 dias. Rui Costa informou que participou de uma teleconferência com o grupo chinês, responsável por desenvolver duas linhas de vacinas contra a Covid-19. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas e a secretária de Ciência e Tecnologia, Adélia Pinheiro, também participaram da reunião. “Nós fizemos o contato com eles para que o Nordeste, e obviamente a Bahia, participassem dessa pesquisa. Eles concordaram e ainda hoje enviarão os documentos para que a gente assine um protocolo conjuntamente já na próxima semana. A partir daí, pediremos autorização à Comissão Nacional de Ética e Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde, e também da Anvisa, para fazermos os testes dessa vacina”, explicou o governador. Ainda segundo Rui, se os testes forem aprovados, os lotes da vacina devem ser enviados em 30 dias. “Seriam em torno de 4 mil pacientes testados por aqui. Essa vacina já foi aplicada em 100 mil chineses e também em outros países”.

07 Ago 2020 - 16:00h

A cidade de Érico Cardoso, a 144 km de Brumado, sem nenhum caso positivo da Covid-19, o novo coronavírus, recebeu do governo federal, através do Ministério da Saúde, R$ 555,4 mil para o enfrentamento da pandemia. Os dados são da última quinta-feira (06), do Portal da Transparência. Com 10,6 mil habitantes, a cidade fica localizada no sudoeste baiano, na Bacia do Paramirim.

07 Ago 2020 - 15:30h

A empresa WSouza, que administra o Sistema de Gestão Educacional - SGE Bravo!, atingiu a marca de mais de 2 mil inscritos no youtube. O diretor geral da empresa, Willians Souza, comemeou o crescimento do canal e o interesse da comunidade escolar nos conteúdos disponibilizados. “O SGE Bravo! tem mudado a rotina de milhares de alunos e professores em toda a Bahia e, nesse momento tão difícil de deslocamento, encontramos novas alternativas para levar a informação e fazer com que os usuários se sintam seguros na utilização do sistema e suas ferramentas”, pontuou. O AVA Bravo!, plataforma que auxilia professores, pais/responsáveis e alunos, tem conquistado um espaço grande dentro da comunidade escolar. Graças aos mais de 100 vídeos disponíveis no canal está sendo possível, segundo o diretor, levar a esses usuários o conhecimento necessário.

07 Ago 2020 - 15:00h

Em nota de esclarecimento enviada ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracatu, Wilber Pinto Aguiar (PSD), disse que o prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD) estaria tentando deturpar os atos dos parlamentares, ao afirmar que os mesmos teriam agido contra o interesse público ao rejeitar projeto de lei para abertura de crédito especial no orçamento em curso. Segundo ele, de acordo com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), não existe necessidade de projeto de lei para gastar recursos da cessão onerosa recebidos em 2019, uma vez já existindo previsão para obras no orçamento. “Acredito ser mais uma enganação ou enrolação do prefeito para não realizar os investimentos que o município tanto carece. O prefeito prefere agir com jogo político ao invés de ajudar o município a prosperar, uma vez que Aracatu não tem uma unidade escolar apresentável, não tem prédios adequados para oferta de serviços de saúde, ruas cheias de buraco e agora se preocupa em construir quadras e ginásios esportivos, sabendo que foram oito anos de descaso e falta de incentivo na área esportiva”, disse. Para o presidente, o gestor decepcionou a população devido a sua incompetência administrativa e falta de sensibilidade.

07 Ago 2020 - 14:30h

A Rússia irá conceder o registro para a primeira vacina contra a Covid-19 em 12 de agosto. O anúncio foi feito pelo vice-ministro da Saúde do país, Oleg Gridnev. Médicos e idosos terão prioridade na imunização. Na semana passada, o ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, anunciou que o programa do governo de vacinação em massa está previsto para começar em outubro. Porém, a velocidade dos ensaios clínicos e a falta de transparência para divulgar os resultados geram questionamentos de especialistas. O Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia, o Instituto Gamaleya, está trabalhando em uma vacina baseada em adenovírus. “O registro da vacina desenvolvida no Gamaleya Center ocorrerá em 12 de agosto. Agora, o último estágio, o terceiro, está em andamento. Esta parte do teste é extremamente importante. Temos que entender que a vacina em si deve ser segura”, disse Gridnev a jornalistas nesta sexta-feira (7). A fase três é a última das etapas de aprovação de uma vacina, e também a mais decisiva, pois é quando se produzem as evidências reais sobre o seu uso contínuo. É somente depois desta prova, em um número maior de participantes, que uma vacina pode ou não ser licenciada e liberada para a comercialização.

07 Ago 2020 - 14:00h

A Caixa Econômica Federal (EF) abrirá 770 agências neste sábado (08), de 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS. As pessoas nascidas de janeiro a abril poderão realizar o saque em espécie do Auxílio Emergencial. Já os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro poderão sacar o FGTS Emergencial, conforme calendário criado para evitar aglomerações em agências e unidades lotéricas. A agência de Brumado estará aberta. O banco reforça que não é preciso madrugar nas filas à espera de atendimento. Todas as pessoas que comparecerem às agências serão atendidas no mesmo dia.

07 Ago 2020 - 12:00h

Em Tanhaçu, a 74 km de Brumado, o prefeito Jorge Teixeira Rocha (DEM), não está repassando os 60% de precatórios do Fundef aos professores da rede municipal (veja aqui). A APLB regional também tem apoiado a categoria na luta em prol desse direito adquirido. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, César Nolasco, presidente da APLB regional, disse que a questão está sendo tratada na justiça e é um risco os Municípios gastarem o recurso, que, por lei, deve estar vinculado aos salários dos professores. “Não estamos falando de quantias pequenas. Em Tanhaçu, por exemplo, são R$ 18 milhões. O Município, além de se negar a pagar o que deve aos professores, está gastando esse dinheiro”, afirmou. Nolasco informou ainda que, na comarca local, há três processos judiciais para assegurar esse pagamento aos docentes, um impetrado pela APLB e dois pelo Sindpro, sindicato que representa a categoria – os mesmos ainda estão tramitando. “Se o prefeito gastou, os próximos gestores vão ter que tirar de algum lugar para pagar. É uma irresponsabilidade do gestor fazer qualquer tipo de uso desses recursos. A dívida ficará para o Município. Ele poderá sofrer improbidade administrativa fora ou no cargo, caso seja reeleito. Quem mais está sendo penalizado, no momento, é o professor”, criticou. A APLB, juntamente com a categoria, está realizando diversas mobilizações a fim de informar a população e pressionar a administração a repassar o recurso aos professores. "Não vamos parar até o prefeito se convencer", garantiu.

07 Ago 2020 - 11:30h

Parte dos ônibus que integram as linhas do transporte público de Itabuna, cidade do sul da Bahia, poderão voltar a rodar pela cidade a partir de segunda-feira (10). O transporte em Itabuna está suspenso desde março, por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o G1, a autorização foi publicada em decreto municipal na quarta-feira (5). Nele, a prefeitura detalha que está liberada a retomada de 50% das linhas de transporte público coletivo da frota das concessionárias viação São Miguel e Sorriso, as duas que rodam na cidade.

07 Ago 2020 - 11:00h

O prefeito de Tanque Novo, Vanderlei Marques Cardoso (PCdoB), confirmou através de vídeo postado nas redes sociais, o primeiro caso da Covid-19, o novo coronavírus na cidade. O paciente foi testado na última quarta-feira (05). De acordo com o gestor, o exame detectou a doença via teste rápido. O paciente esteve viajando para outro estado e ao chegar em Tanque Novo começou a sentir os sintomas da doença. Segundo o comunista, o município já adotou medidas mais restritivas para evitar a disseminação do vírus. Tanque Novo fazia parte da lista de apenas oito municípios baianos que ainda não tinha registrado caso positivo do vírus (veja aqui).

07 Ago 2020 - 10:30h

Em 3 meses, mais de 3 milhões brasileiros deixaram de contribuir para a Previdência Social, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados referentes ao 2º trimestre. Segundo o IBGE, o número de trabalhadores que contribuem para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) encolheu de 58,4 milhões no trimestre encerrado em março para 55,2 milhões – menor patamar desde meados de 2012. De acordo com o G1, a redução do número de contribuintes ocorre em meio à pandemia de coronavírus, que tem provocado a eliminação de postos de trabalho no país e um encolhimento recorde no número de brasileiros ocupados (veja aqui). Em 3 meses, 8,9 milhões de brasileiros ficaram sem trabalho no país. O número de pessoas ocupadas no Brasil teve redução recorde de 9,6% em relação ao trimestre encerrado em março, somando 83,3 milhões de pessoas, menor nível da série histórica iniciada em 2012. Em razão da queda recorde da população ocupada, o percentual de contribuintes entre os trabalhadores ocupados avançou de 63,4% em março para 66,3% no trimestre encerrado em junho, maior percentual já registrado pela série histórica iniciada em 2012. Até então, o maior nível tinha sido atingido em 2016 (65,7%). A redução do número de contribuintes só não foi ainda maior, uma vez que a maior quantidade de postos perdidos foram de trabalhadores informais, que em geral não costumam contribuir para instituto de previdência.

07 Ago 2020 - 10:00h

Nos últimos dias, moradores do Bairro Esconso, em Brumado, têm percebido que ossadas de animais estão descendo pelo Rio do Antônio e acumulando na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, um morador, que preferiu não se identificar, disse que até as vísceras e a pele dos animais estão sendo jogadas no rio. “A gente vai pegar água e está fedendo igual carniça. Tem osso debaixo da ponte que dá pra encher uma caçamba. Virou um cemitério de gado. Isso está incomodando a nossa vida”, disse. Os moradores suspeitam que os ossos sejam procedentes de abate clandestino de carne. Eles pedem que o poder público tome uma providência o mais rápido possível a fim de evitar problemas ainda maiores.

07 Ago 2020 - 09:30h

A taxa oficial de desemprego no Brasil subiu para 13,3% no trimestre encerrado em junho, atingindo 12,8 milhões de pessoas, com um fechamento de 8,9 milhões de postos de trabalho em apenas 3 meses em meio aos impactos da pandemia de coronavírus. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma alta de 1,1 ponto percentual na comparação com o trimestre encerrado em março (12,2%) e de 1,3 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre de 2019 (12%). Trata-se da maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em maio de 2017, quando também ficou em 13,3%. E o desemprego só não foi maior porque muita gente simplesmente deixou de procurar emprego ou não estava disponível para trabalhar em meio à pandemia de coronavírus. A taxa de desemprego em junho ficou ligeiramente abaixo da mediana de 30 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, de 13,4%.

07 Ago 2020 - 09:00h

A prefeitura municipal de Brumado está realizando uma grande obra de pavimentação asfáltica na Rua Hermes Teixeira (antiga Bela Vista), que liga os Bairros São Félix e Cidade das Esmeraldas até o anel rodoviário da BR-030. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Sérgio Luís disse que a obra era um anseio antigo da comunidade. “Alguns moradores morreram desejando esse calçamento. Será um benefício muito grande para todos do bairro”, citou. Segundo ele, a magnitude do projeto pegou a todos de surpresa e a obra vai valorizar ainda mais a localidade. “Não imaginava que seria uma via tão larga. O fluxo de veículos aqui é muito intenso. Além disso, é uma via importante, de acesso ao anel rodoviário. Muitas pessoas vão desviar por aqui”, completou. Homens e máquinas estão no local trabalhando a todo vapor para criação do novo eixo na cidade. 

07 Ago 2020 - 08:30h

O quantitativo de óbitos de pacientes com diagnóstico positivo de coronavírus (Covid-19) vem caindo na Bahia. Esta é a análise da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ao observar a data de ocorrência, ou seja, o dia em que efetivamente houve o falecimento, ao invés do dia em que ocorreu a notificação para os sistemas oficiais. De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a discrepância entre a data de ocorrência e a notificação é fruto de diversas situações. “A existência de registros tardios ou acúmulo de casos deve-se à sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus”, explica Vilas-Boas. Outro aspecto é a taxa de letalidade, cujo índice é calculado tendo como base o número de óbitos em comparação com a quantidade de casos confirmados de infecção pela Covid-19. A Bahia possui uma das menores taxas de letalidade do Brasil, ocupando a 22ª colocação dentre todos os estados do país, abaixo até da média nacional. Também é o menor indicador dentre os estados nordestinos. Por sua vez, o número total de leitos de UTI Covid ocupados em toda a Bahia vem reduzindo progressivamente.

07 Ago 2020 - 08:00h

A E2 Engenharia e Empreendimentos dando continuidade ao processo de expansão, apresentou a Caixa Econômica Federal (CEF) e ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o novo empreendimento residencial na capital do minério da região sudoeste da Bahia. Trata-se de um condomínio de casas térreas separadas com 2 e 3 quartos (sendo 1 suíte) em amplo terreno. O empreendimento será financiado pela Caixa e contará com subsídios do programa MCMV, além do apoio da Prefeitura Municipal de Brumado. Nos próximos dias, serão abertas as inscrições aos interessados em adquirir uma unidade. O encontro de apresentação do projeto ao gestor municipal contou com as presenças do Superintendente Executivo de Varejo da Caixa Igor Crusoé, o gerente da agência Brumado João Paulo e Diretor Executivo da E2engenharia, Engenheiro Luiz Edmundo Souza. Para maiores informações, ligue: (77) 3425-9840 ou clique aqui e acesse o site da E2 Engenharia.