Tag

#agroecologia

7 notícia(s) encontrada(s)
Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado sedia feira que reúne agricultores do Sertão Produtivo e da Bacia do Paramirim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A quarta edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária será realizada pela Associação Divina Providência na cidade de Brumado. O evento reúne agricultores e artesãos para exposição de produtos, serviços e diversos empreendimentos do meio rural.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Luciane Martins, que faz parte da assessoria de comunicação da Divina Providência, disse que o encontro é uma forma de gerar renda para os agricultores familiares, suas famílias e até para as próprias comunidades ondem vivem.

A feira acontece nos dias 18, 19 e 20 deste mês de junho, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. Além da exposição dos produtos da agricultura familiar, Martins informou que a programação também inclui atrações musicais, rodas de conversa e praça de alimentação.

Neste ano, Luciane contou que os agricultores estão muito motivados. Com a assistência técnica disponibilizada pela Divina Providência em toda região, eles passaram a usar cada vez menos agrotóxicos na produção. O objetivo é oferecer um produto e/ou serviço produzido ecologicamente. “A maioria dos agricultores que estará aqui na nossa feira já trabalha ecologicamente. Não usam veneno. São produtos agroecológicos”, afirmou.

Vale salientar que diversos agricultores do Sertão Produtivo e da Bacia do Paramirim estão confirmados no evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jornada Ecológica debate conscientização e preservação ambiental em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ao longo da semana, a Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiental, promoveu uma Jornada Ecológica em alusão ao mês do meio ambiente. A ideia é discutir a conscientização e a preservação ambiental com diversas ações, inclusive nas escolas.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Ana Gama, coordenadora do Fundamental II na rede municipal de ensino, destacou que falar sobre consciência ecológica nas escolas é muito importante, visto que os alunos são disseminadores desse conhecimento, que precisa e deve ser compartilhado. A ideia, conforme salientou, é convocar os estudantes para cuidar do meio ambiente, do qual são parte, lançando sobre ele um olhar sensível e de cuidado. “Um olhar descolonizador do meio ambiente, um olhar que não seja exclusivamente para extrair, derrubar, mas sim para cuidar, acolher, pensando nas gerações futuras”, declarou.

Durante a jornada, Gama defendeu que ‘a alimentação saudável vai adiar o fim do mundo’. Ela explicou que comer de forma saudável retardará o fim da humanidade na medida em que evitará problemas de saúde. “A educação ambiental e alimentar são salutares nas escolas justamente para conscientizarmos os nossos jovens sobre o que consumir. Estamos fazendo uma reeducação, um alinhamento, para descolonizador o nosso olhar para o meio ambiente”, completou.

Representando a Associação Divina Providência, a articuladora social Raissa Santos também se posicionou em defesa da agroecologia. Nascida e criada na zona rural, a jovem acredita que o uso sustentável dos recursos naturais manterá a humanidade por mais tempo na terra.

Presidente do Conselho Rural de Desenvolvimento Sustentável, Cláudio Ribas disse que, no Dia Nacional da Conscientização Ambiental, é muito pertinente falar sobre o assunto. Várias autoridades relacionadas ao meio ambiente enriqueceram as discussões e puderam esclarecer as dúvidas do homem do campo durante a reunião do conselho. Na iminência de um El Niño mais severo, Ribas afirmou que é fundamental convocar os agricultores e produtores rurais para debater o clima e o meio ambiente. “Temos que discutir o meio ambiente todos os dias”, apontou.

Entre os palestrantes no evento esteve o coordenador da Divisão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiental, Jorge Valério. Ele enfatizou a importância de falar acerca do aquecimento global, das mudanças climáticas e dos eventos extremos, que são uma realidade atual. “Precisamos nos preocupar com a sustentabilidade”, defendeu.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Biólogo potiguar poetiza a importância da caatinga no sertão nordestino Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Natural do Rio Grande do Norte, o biólogo Sebastião Alves, popular professor Tião Alves, atua hoje no estado do Pernambuco, onde começou a sua atuação como técnico em agropecuária. Criador do primeiro centro em agroecologia do estado, ele se formou em Biologia e é especialista no bioma da caatinga e em agriculturas alternativas.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste, Alves defendeu que a caatinga precisa ser compreendida e respeitada em sua essência. “Aqui a vida se reinventa a cada estação. Tudo se renova, refaz, muda e amplia”, afirmou.

Como recado ao povo baiano, o professor disse que é necessário falar sobre a caatinga e todo seu ecossistema. “A caatinga é uma caixa, um invólucro de potência escondida. É uma força discreta, muitas vezes invisível aos olhos daqueles que são mais apressados, mas imensa para quem aprende a enxergar além da seca, às vezes mais prolongada, às vezes mais curta, mas sempre presente”, completou.

Segundo constatou, quando observada com outros olhos, a caatinga demonstra-se como o único bioma que pode ser apresentado durante o ano, no mínimo, em dois momentos totalmente diferentes: a caatinga seca (com galhos sem folhas) e a caatinga verde (nos períodos chuvosos). “É uma coletânea que desperta a alma da gente. A caatinga não é carência, é engenho. É um laboratório vivo de adaptação da vida que cria estratégias únicas para existir”, asseverou.

Em sua visão, a riqueza da caatinga é o que brota mesmo com pouca chuva. “É um bioma que não pede piedade, pede investimentos conscientes, pesquisa e, sobretudo, respeito”.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Técnica de Macaúbas é eleita melhor da Bahia em atuação no projeto Biomas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A técnica Iara Silva Costa, que faz parte do projeto Biomas, da Associação Divina Providência, foi eleita a melhor técnica da inciativa no interior do estado da Bahia. Costa atua na região de Boquira, Macaúbas e Caturama. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Iara destacou que o reconhecimento não é só seu, mas de toda equipe técnica da Divina Providência. “Somos seis técnicos tentando fazer um trabalho cada vez melhor. Saber que somos reconhecidos e que a gente vem conseguindo transformar vidas e levar esperança aos agricultores é uma satisfação enorme”, declarou. Técnica em agroecologia, Costa explicou que o seu trabalho está alinhado com as necessidades de cada agricultor. Focado em prática agroecológicas e sustentáveis, o projeto consiste em oferecer assistência técnica aos agricultores familiares. “A gente orienta o agricultor a combater pragas sem a utilização de veneno, de forma natural. Damos orientações sobre o plantio, poda, adubação, encaminha documentações para recebimento de políticas públicas, incentiva a produção orgânica e o fortalecimento da agricultura familiar”, detalhou. Para Iara, a iniciativa é bastante promissora, com mudanças significativas na realidade do agricultor e agricultora familiar. Na região, 540 famílias são atendidas.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Divina Providência assiste 540 famílias com agroecologia na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Projeto Biomas, da Associação Divina Providência, é uma iniciativa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) focada no desenvolvimento sustentável de áreas rurais, especialmente na região do semiárido baiano. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Odair Rocha, coordenador técnico da Divina Providência, explicou que, através da proposta, diferentes biomas têm sido valorizados no estado com práticas agroecológicas sustentáveis. Para se ter uma ideia, entre a Bacia do Paramirim e o Sertão Produtivo, cerca de oito municípios são beneficiados com assistência técnica. “Nós, da Divina Providência, estamos executando junto com outras associações na Bacia do Paramirim o acompanhamento direto de 540 famílias. Indiretamente, chegamos a acompanhar mais de 1500 pessoas”, informou. O trabalho da assistência técnica é expansivo e avança em diversos aspectos. O projeto visa promover a convivência com o semiárido, a segurança alimentar e a valorização da agricultura familiar, utilizando práticas agroecológicas e a construção de conhecimentos entre agricultores e agricultoras. O objetivo é chegar aos 27 territórios da Bahia com a promoção de uma assistência técnica de qualidade.

Boquira
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Seminário de agroecologia assiste 540 famílias da cadeia produtiva na Bacia do Paramirim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Teve início nesta terça-feira (13), na cidade de Boquira, um seminário temático sobre agroecologia, emergências climáticas e convivência com o semiárido. O projeto é executado pela Associação Divina Providência, através do ATE Biomas (Associação de Trabalho Ecológico), em três municípios da Bacia do Paramirim: Boquira, Caturama e Macaúbas. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Samuel Matos, coordenador do projeto, detalhou que a ideia é levar para os produtores rurais da cidade técnicas de convivência com o semiárido. “A gente sabe que temos muita dificuldade com o clima e o pessoal poderá aplicar essas técnicas nas suas propriedades”, pontuou. 540 famílias são atendidas pela equipe da ATE Biomas nos três municípios. A proposta, de acordo com Matos, é prestar assistência técnica de extensão rural para essas famílias, inclusive com a realização de um diagnóstico da propriedade e o planejamento de um plano produtivo para a mesma. “Fazemos visitas mensais a essas famílias e atividades coletivas, como cursos, dias de campo, oficinas, palestras e seminários. O nosso objetivo é qualificar o agricultor e melhorar a sua produção”, salientou.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Divina Providência capacita 500 famílias na região de Macaúbas em agroecologia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Associação Divina Providência está promovendo o Projeto ATER Biomas nas cidades de Macaúbas, Boquira e Caturama. Há cerca de dois anos, o trabalho é desenvolvido na região da Bacia do Paramirim. Ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste no Ar, Luciane Martins, comunicadora popular da Divina Providência, destacou que, através do projeto, estão sendo executadas atividades de assistência técnica e extensão rural para agricultores e agricultoras dos 3 municípios, onde são atendidas 540 famílias. Passado o período burocrático, Martins detalhou que, agora, são realizadas atividades práticas, por meio das quais os técnicos se deslocam às propriedades rurais para acompanhamento e assistência. Também são promovidos no bojo da iniciativa cursos, dia de campo, palestras, reuniões técnicas e oficinas. “Tudo isso para que nossos agricultores recebam uma assistência técnica de excelência e adquiram os conhecimentos necessários para aplicar em sua propriedade”, afirmou.

Divina Providência capacita 500 famílias na região de Macaúbas em agroecologia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo a comunicadora, o projeto trabalha com a transição agroecológica, na perspectiva de contribuir com o meio ambiente e a sustentabilidade. A ideia é fazer com que o agricultor cultive sem o uso de produtos químicos. Na última segunda-feira (20), um dia de campo foi promovido na comunidade Calumbi, no município de Macaúbas. A atividade, que teve como tema “Práticas Agroecológicas e Qualidade do Solo”, reuniu agricultores da região em um espaço de aprendizado e troca de experiências. Durante o encontro, os agricultores aprenderam sobre a importância do manejo sustentável do solo e participaram da construção de um minhocário, do preparo de biofertilizantes aeróbicos e da montagem de uma composteira. O projeto será finalizado em outubro de 2026.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013