Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

05/Ago/2025 - 14h00

Obra de escritora brumadense ganha visibilidade no Festival Literário de Paraty

Obra de escritora brumadense ganha visibilidade no Festival Literário de Paraty Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A escritora brumadense Jeane Maia apresentou o seu livro intitulado “Maria Joaquina” durante o Festival Literário Internacional de Paraty (FLIP), no Rio de Janeiro. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Maia detalhou que a obra conta a história da personagem Maria Joaquina, que foi criada dentro de um convento no final do século XIX, em 1886, no sertão baiano. Órfã de mãe e rejeitada pelo pai, a sua vida se resume à rotina da casa religiosa e seu único objetivo é buscar o seu próprio caminho, fora dali. “A história dela muda quando ela descobre a origem do seu pai e tem a oportunidade de sair do convento”, revelou. Tudo muda quando um barco cruza o seu destino e uma carta chega às suas mãos. Ela se vê em meio a um novo sentimento ao se apaixonar pelo destemido Aristeu e saber a verdade sobre o seu pai Feliciano. 

Obra de escritora brumadense ganha visibilidade no Festival Literário de Paraty Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo a escritora, o sonho de Maria Joaquina era se tornar professora, porém, naquela época, havia muitos obstáculos para que ela, mulher e bastarda, pudesse alcançar esse objetivo. Fora do convento, ela encara o medo e a insegurança diante da intolerante sociedade patriarcal do século XIX, onde os homens exercem total autoridade. “É uma história bem interessante. É uma ficção, um romance de época”, afirmou. A escritora foi convidada para participar do FLIP pela Loba (Literaturas e Obras de Autoras), um grupo que tem a missão de fomentar a escrita de mulheres brasileiras. “Sou grata em ter meu livro nesse evento literário. A escrita nacional feminina tem de ser valorizada”, declarou. Atualmente, Jeane reside em Macaé, no Rio de Janeiro. Para o futuro, ela adiantou que pretende dar continuidade à obra com um segundo livro, no qual retratará a vida da filha da personagem Maria Joaquina. A ideia é destacar a luta das mulheres por ocupar os seus espaços de importância na sociedade.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Arquivo