Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2014"

31 Mar 2014 - 19:00h

A tão esperada união das oposições ao governo petista na Bahia está cada vez mais difícil. Por um lado, o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), se articula para tentar encabeçar a chapa, mas, por outro, o ex-governador Paulo Souto (DEM) também deseja voltar ao Palácio de Ondina. O líder que tenta unir a oposição, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), já declarou que no próximo final de semana a chapa deve ser anunciada. Na análise do site Brumado Notícias, a probabilidade do ‘racha’ está cada vez mais vidente. Geddel e Souto querem ser candidatos, porém nenhum deles pensa em ceder. O peemedebista já teria sua chapa pronta para anunciar caso não seja o escolhido. Geddel já vem em pré-campanha em diversos municípios baianos, realizando visitas e conversando com lideranças. Já Souto não tem realizado visitas pelo interior do estado, mas vem recebendo lideranças políticas na sede dos Democratas em Salvador. Os peemedebistas ainda seguem confiantes na espera de uma união, mas apenas com Geddel encabeçando a chapa majoritária. Já os demistas defendem o nome de Souto para disputar o governo baiano nas eleições 2014. Caso confirme o ‘racha’, pelo menos quatro candidatos devem concorrer ao governo da Bahia: Geddel Vieira Lima (PMDB), Rui Costa (PT), Paulo Souto (DEM) e Lídice da Matta (PSB).

31 Mar 2014 - 18:30h

Após muitas reclamações, a cerca de arame farpado que havia sido colocada para isolar o canteiro de obras do estacionamento na Avenida Centenário, em Brumado, foi retirada na tarde desta segunda-feira (31). A cerca só foi retirada após a empresa responsável pela obra ser notificada pela prefeitura. O encarregado disse ao Brumado Notícias que irá instalar tapumes de náilon para demarcar os limites de segurança do canteiro de obras.

31 Mar 2014 - 18:10h

No país, o número de casos de dengue teve uma queda de 80% na comparação do primeiro bimestre deste ano com o mesmo período do ano passado. O Ministério da Saúde registrou 87 mil notificações entre janeiro e fevereiro de 2014, contra 427 mil do mesmo período de 2013. Em Brumado, a Secretaria Municipal de Saúde também registrou importante redução dos casos de dengue. Apesar da queda, o secretário de Saúde, Cláudio Feres, revela preocupação com alguns bairros e regiões, cujos índices estão acima dos considerados toleráveis. Feres chama atenção da população com relação à prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença. “Não podemos arrefecer nossa luta no combate a proliferação do mosquito. Precisamos enquadrar a sua infestação nos bairros e nas regiões rurais do município, ao nível considerado tolerável pelo Ministério da Saúde”, disse.

31 Mar 2014 - 17:40h

Produzido em parceria pela Só Legal Produções e pelo promoter Beto Bonelly, o Forró do Sítio Novo se tornou em cinco anos a maior festa do sudoeste da Bahia. A cada ano, a qualidade do evento se supera e conquista o público. Neste ano, a produção já está em ritmo acelerado. Em sua edição de 2014, o Forró do Sítio Novo fará alusão à Copa do Mundo, com as cores verde e amarelo. A festa promete lotar as dependências do Sítio Novo, onde se apresentarão a Banda Lordão, Trio da Huana, o forrozeiro mais apaixonado do Brasil, Edgar Mão Branca, e a Banda Cacau com Leite, um dos grupos de forró mais conceituados do Brasil. Uma mega estrutura de som e luz está sendo montada, com dois palcos, onde as bandas irão tocar sem intervalo. Não deixe para depois e reserve já o seu ingresso. A festa acontecerá no dia 14 de junho, com início às 18h e término às 00h30m. O primeiro lote de ingressos está sendo vendido pelo valor de R$ 120 com direito a comida e bebida à vontade.

31 Mar 2014 - 17:10h

Bandidos arrombaram o teto de uma fábrica de café, localizada na Avenida Coronel Santos, no Bairro São Félix, em Brumado, durante o final de semana. A ação só foi percebida na manhã desta segunda-feira (31), quando os funcionários retomaram as atividades. O Brumado Notícias apurou que os meliantes vasculharam todo o escritório do estabelecimento, mas ainda não foi feito um levantamento do que eles levaram do local.

31 Mar 2014 - 16:40h

Assassinado com dois tiros na cabeça no último fim de semana, o brumadense Charles Müller dos Santos, 21 anos, foi lembrado na manhã desta segunda-feira (31) em um protesto feito pelos colegas do estudante, que cursava Veterinária, na Universidade Federal da Bahia (Ufba). De acordo com o G1, a caminhada visou cobrar justiça para o caso e mais segurança para os estudantes. O grupo saiu da residência universitária, que fica nas imediações da Avenida Garibaldi, em Salvador, e seguiu caminhando pelas ruas do bairro da Federação em direção à Reitoria da UFBA, no bairro Canela. A mobilização foi encerrada por volta das 11h.

31 Mar 2014 - 16:10h

Um arrombamento seguido de roubo em uma residência localizada na Rua 1º Maio, no Bairro São Félix, em Brumado, foi registrado na madrugada desta segunda-feira (31). Segundo a ocorrência, três elementos entraram na residência e roubaram uma galinha e um leitão. Eles ameaçaram a proprietária caso ela denunciasse a ação à polícia. Mesmo com a ameaça, a mulher prestou queixa na delegacia e a polícia tenta capturar os infratores e recuperar os animais roubados.

31 Mar 2014 - 15:40h

Uma loja especializada em produtos eletrônicos e de informática, localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, no centro comercial de Brumado, foi arrombada no último final de semana. A suspeita é de que o arrombamento tenha acontecido entre a noite do último domingo (30) e a madrugada desta segunda-feira (31). O site Brumado Notícias acompanhou parte do trabalho da polícia técnica, que esteve no local realizando a perícia. 

Os peritos suspeitam que os meliantes tenham improvisado uma escada humana para escalar a parede, por onde arrombaram o forro e, em seguida, quebraram o vidro da janela. Os bandidos levaram vários aparelhos eletrônicos do local, entre os quais celulares e notebooks, e ainda arrombaram o cofre, de onde levaram uma quantia em dinheiro. Além da polícia técnica, a polícia militar esteve no local realizando o levantamento da ocorrência. Os policiais já estão promovendo buscas no intuito de recuperar os itens subtraídos e deter os infratores.

31 Mar 2014 - 15:10h

Três jogos, três vitórias, 22 gol marcados e apenas sete sofridos, assim foi a campanha da equipe de futsal de Brumado no primeiro zonal do 12º Campeonato de Futsal do Sudoeste. A equipe teve a melhor campanha do grupo fechando a fase classificatória com uma goleada de 8x3 contra a equipe de Caetité. Quem também garantiu vaga para a próxima fase da competição foi o time de Licínio de Almeida, o qual no último jogo venceu Aracatu por 6x3. As duas equipes aguardam agora os demais zonais para serem definidos os adversários e onde serão realizados os jogos da próxima fase da competição.

31 Mar 2014 - 14:40h

Os preços de medicamentos regulados pelo governo podem ser reajustados em até 5,68% a partir desta segunda-feira (31). Segundo o Ministério da Saúde, mais de nove mil remédios podem sofrer regulação. De acordo com a pasta, o ajuste autorizado pode alterar o preço máximo de fábrica, porém não impacta diretamente no valor pago pelo consumidor, uma vez que muitas empresas adotam descontos na comercialização dos produtos. A resolução da Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed), que autoriza o reajuste, foi publicada na quinta-feira (27), no Diário Oficial da União.

31 Mar 2014 - 11:50h

Na última quarta-feira (26), foi realizada reunião do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS com o objetivo de empossar os novos membros para o Biênio 2014/2016. Na oportunidade, Maria Nicéia de Oliveira Almeida Silva, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, foi eleita presidente do órgão; já Margarete Almeida Casimiro, representante da Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão, foi eleita vice-presidente. O ex-presidente do CMAS, Ângelo Mário Araújo Carvalho, agradeceu a colaboração de todos os conselheiros, sobretudo, pela amizade que se consolidou no decorrer de sua gestão. A nova presidente, por sua vez, lembrou que o trabalho executado em equipe possibilita galgar grandes resultados. Ela pediu a colaboração dos novos membros com o intuito de dar continuidade ao excelente trabalho prestado pela gestão anterior e contribuir para a implementação e o monitoramento de políticas públicas voltadas para à assistência social.

31 Mar 2014 - 11:30h

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), apenas 9% das ações previstas na saúde baiana através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) foram concluídas desde 2011. Denúncia do CFM dá conta de que, dos 2.354 projetos selecionados no programa para a Bahia, sob responsabilidade do Ministério da Saúde ou da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), somente 208 foram concluídos até dezembro de 2013. Para o órgão federal de medicina, o baixo desempenho dos projetos é reflexo do subfinanciamento da saúde e de má gestão administrativa no setor. Segundo o CFM, em termos percentuais, o estado tem desempenho abaixo da média nacional (11%). No relatório da entidade médica, em 2011 foram prometidas a construção ou ampliação de 1.650 Unidades Básicas de Saúde, das quais apenas 135 (8%) foram concluídas. Também estavam previstas 40 Unidades de Pronto Atendimento, mas, até dezembro de 2013, nenhuma foi finalizada. Também constam no PAC 2 iniciativas de saneamento voltadas a qualidade da saúde em áreas indígenas, rurais, além de melhorias sanitárias nas cidades. Dentre as 664 ações desta natureza, 73 foram entregues.

31 Mar 2014 - 11:05h

Na última semana, três casas foram atingidas com uma explosão na 1ª rua do conjunto habitacional do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Bairro Bons Ares, em Aracatu, no sudoeste baiano. Segundo o Aracatu Notícias, os explosivos eram utilizados para denotar pedras. Eles pertenciam a um morador, que os guardava em sua própria residência. Não se sabe exatamente como o acidente ocorreu, mas a casa em que os explosivos estavam ficou totalmente destruída e outras duas foram atingidas. No momento da explosão, havia apenas uma mulher no local, mas esta conseguiu sair a tempo do início da explosão. Ela teve apenas um pequeno ferimento no rosto. A Polícia Militar isolou o local, e a Polícia Técnica fez o levantamento pericial do caso.

31 Mar 2014 - 10:20h

No início da noite do último sábado (29), moradores da comunidade da Lagoa Funda, a margem da BA-148, em Brumado, realizaram um protesto bloqueando a pista com uma barreira de pneus em chamas, o que causou um grande engarrafamento no trecho. A manifestação visa impedir as obras de construção do presídio na localidade. O protesto durou pouco tempo, pois a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) interveio e desbloqueou a passagem. Após o episódio, surgiram rumores de que as obras podem ser transferidas para outra localidade. O site Brumado Notícias conversou com o engenheiro responsável pela construção e o mesmo destacou que a manifestação popular não está sendo problema para a realização do empreendimento. Para ele, dificuldade maior é um antigo lixão que há no local, o qual compromete 20% da área a ser construída. 

Já o secretário municipal de Infraestrutura, André Cardoso, destacou que o local é o único no município que oferece logística para atender a demanda da obra e o funcionamento do presídio. O município está estudando a possibilidade de remover o lixão para outra área, no intuito de viabilizar o terreno para a construção. O secretário disse ainda que tudo será definido ainda na manhã desta segunda-feira (31), em uma reunião com o prefeito e a empresa responsável pela obra. “Tudo sendo acertado com o prefeito na reunião, já no período da tarde de hoje, as máquinas começarão a fazer a limpeza do terreno”, disse.

31 Mar 2014 - 09:00h

A prefeitura de Lagoa Real, no sudoeste baiano, adquiriu quatro novos veículos que já estão à disposição das secretarias do município. O investimento realizado pela administração visa à renovação da frota e melhor atendimento das demandas da população. Os veículos vão atender as secretarias de Saúde, Agricultura e Administração. “A nossa administração vem planejando todas as ações para atender cada vez melhor a população de Lagoa Real. Que os novos veículos deem mais comodidade aos servidores para atender as necessidades dos munícipes”, disse o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho. Os novos veículos adquiridos com recursos próprios do município já estão prestando serviço para a população.

31 Mar 2014 - 08:45h

No próximo sábado, 05 de abril, acontece na Lagoa Funda o Rossi Show. O evento conta com três atrações regionais: Lairton, O Morango do Nordeste; Chica Baiana; e Ney Nascimento, o Príncipe do Brega. O show começa às 23h. Compre já o seu ingresso e garanta a sua presença neste grande show.

30 Mar 2014 - 14:30h

Os ambulantes que mantém suas barracas na calçada do escritório do Derba, em Brumado, foram notificados pela prefeitura e terão de deixar o local, pois o mesmo será transformado em uma área de estacionamento de 45°. O prazo para retirada das barracas foi vencido e, durante a semana passada, a fiscalização da prefeitura alertou que nesta segunda-feira (31) todos terão de deixar o local para que as obras sejam iniciadas. Os ambulantes resolveram protestar e cobrar da prefeitura um local adequado para continuarem trabalhando. Até o momento, foi cedido um espaço na área do Mercado Municipal, mas os trabalhadores não gostaram da mudança. “Nosso apelo é para que a prefeitura crie conosco um camelódromo na Rua Tiradentes, que é pouco movimentada e irá atender as nossas expectativas e da própria cidade. Só queremos continuar trabalhando com dignidade para sustentar as nossas famílias”, disseram os ambulantes ao Brumado Notícias.

30 Mar 2014 - 14:00h

Com apitos, cartazes e caras pintadas, um grupo de jovens da Igreja Batista Nova Sinai tomou conta da passagem do semáforo na Avenida Centenário, em frente à loja da Cesta do Povo, em Brumado, no último sábado (29). A manifestação visa chamar a atenção dos jovens para dizerem não às drogas. Fábio Ribeiro, um dos organizadores do manifesto antidrogas, disse ao Brumado Notícias que em meio a tanta violência o grupo resolveu falar do amor e da paz pregada por Jesus. “De cara pintada, com danças e músicas, queremos dizer aos demais jovens que ser cristão não é ser careta e nem chato. Nós crentes podemos brincar e nos alegrar, somos felizes sem usar drogas ou bebidas alcoólicas. Temos a nossa liberdade em comunhão com a igreja e com Jesus Cristo. Sem drogas e sem violência construímos famílias e um mundo melhor”, comentou o jovem evangélico, apontado que outros movimentos semelhantes serão realizados na cidade.

30 Mar 2014 - 13:30h

Enquanto trafegava pela rodovia BA-242 entre os municípios de Seabra e Itaberaba, o motorista do deputado federal José Rocha, presidente do PR baiano, teve seu carro roubado por uma quadrilha. Por telefone, o deputado contou ao site Brumado Notícias que cinco homens armados obrigaram o seu motorista a pegar uma estrada vicinal, onde o mesmo foi abandonado e os bandidos fugiram levando o carro, modelo picape. Antes de fugirem, os assaltantes teriam dito que utilizariam o carro roubado para assaltar bancos. “A violência está exagerada, temos que realmente tomar uma providência. Isso não é só um problema aqui na Bahia, mas em todo o país”, pontuou o parlamentar. A polícia realizou buscas na região onde o veículo foi roubado, mas ainda não obteve êxito em prender a quadrilha e recuperar o carro. O motorista passa bem.