Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2017"

29 Abr 2017 - 09:30h

Na última sexta-feira (28), nas dependências do Tiro de Guerra de Brumado, foi realizada a formatura de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) aos cidadãos da classe de 1998, aos quais foram dispensados da prestação do serviço militar inicial. A formatura foi conduzida pelo Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, e contou com a participação do senhor Evanilson Teixeira, secretário da 18ª Junta de Serviço Militar, e demais funcionários.

29 Abr 2017 - 09:00h

Um automóvel capotou na última sexta-feira (28) na BA-148 no trecho do município de Jussiape, na Chapada Diamantina. De acordo com o L12, o condutor do veículo, identificado por Alaelson Cassiano, se deslocava de Barra do Mendes para São Paulo, a bordo do automóvel Ford Fiesta, de placa policial DRC 9175, licença de São Paulo, quando perdeu o controle do veículo, supostamente após cochilar ao volante. Apesar do susto, o motorista sofreu apenas pequenos arranhões. Uma guarnição da Polícia Militar de Jussiape foi acionada ao local para o registro da ocorrência, liberando o trafego no local após todos os procedimentos cabíveis.

29 Abr 2017 - 08:30h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, em entrevista à Rádio Guaíba, ter certeza absoluta que o ex-ministro Antonio Palocci não fará um acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava-Jato. Mesmo que não siga a sua previsão e decida colaborar com as investigações, o petista acredita que muita gente poderia ser prejudicada, mas não ele. “Tenho certeza absoluta que o Palocci não vai fazer delação. Se fizer delação e contar tudo que ele sabe, pode prejudicar muita gente, menos eu”,  disse Lula. O ex-presidente voltou a afirmar que não tem preocupação com nenhuma delação. Na semana passada, ao prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro, Palocci, que está preso dese setembro do ano passado, afirmou que pode municiar a Lava-Jato com novas informações, como “nomes, endereços e operações realizadas”, capazes de “dar mais um ano de trabalho” ao juiz. Na última quarta-feira, foi revelado que o ex-ministro contratou o criminalista Adriano Bretas, que atua em parceria com o também criminalista Tracy Reinaldet, especializado em delação. As informações são do Jornal O Globo.

29 Abr 2017 - 08:00h

Está em andamento neste sábado (29) e domingo(30), no auditório do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS),o Congresso de Estudo Intensivo dos Alcoólicos Anônimos. O evento faz parte das celebrações de 21 anos da instituição no município de Brumado e é aberto ao público em geral. O congresso está sendo promovido pelo distrito 29 dos Alcoólicos Anônimos da Bahia.

28 Abr 2017 - 18:35h

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), conseguiu ganhar a antipatia dos servidores públicos municipais e dos sindicatos e entidades sociais que atuam no município. Além dos projetos polêmicos que afetaram cargos administrativos concursados e reduziram o tempo de licença maternidade, o gestor brumadense não esconde de ninguém que é favorável às reformas trabalhistas, da previdência e sindicais, propostas pelo governo federal. Para piorar a sua baixa popularidade perante às classes que se movimentaram em greve geral nesta sexta-feira (28), o prefeito anunciou o corte de ponto dos servidores que abandonaram os postos de trabalho e participaram das manifestações contra as reformas do governo. Durante os protestos, sindicalistas e demais participantes gritaram palavras de ordem contra o gestor, classificando-o como ditador e contrário à classe dos trabalhadores e aposentados. Aos gritos de fora Eduardo, os manifestantes seguiram em caminhada pelo centro comercial.

28 Abr 2017 - 18:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

28 Abr 2017 - 18:00h

Na última quarta-feira (26), os profissionais de Educação Física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Mayara Lima Viegas, Thomás Farias e Valter Carvalho, realizaram uma capacitação sobre antropometria na Unidade Básica de Saúde (UBS) Liziane dos Santos. A antropometria é um ramo da antropologia que estuda as medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano. Através dela são utilizadas diversas técnicas para medir cada uma das partes do corpo, fornecendo informações preciosas para atletas e indivíduos sedentários sobre a sua condição física e biológica. A capacitação teve por objetivo orientar os Agentes Comunitários de Saúde acerca do tema a fim de que sejam realizadas avaliações corretas para obtenção de dados fidedignos.

28 Abr 2017 - 17:30h

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

28 Abr 2017 - 17:00h

Mesmo com o aviso de adesão à greve geral nesta sexta-feira (28) protocolado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindisemb), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) emitiu nota anunciando expediente normal no setor administrativo da prefeitura e ainda decretou o corte de ponto para os servidores que aderiram ao movimento contra as reformas do governo federal. Em contrapartida, o vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB), o Continha, esteve presente nas manifestações como líder sindical representando os mineradores e apoiando os servidores públicos que participaram dos protestos. 

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vice-prefeito, que é comunista e sindicalista, declarou que, mesmo com as diferenças ideológicas, não há conflito entre ele e o prefeito, pois, antes de firmarem a parceria política, ambos concordaram em respeitar os ideais contrários. “Quando nós fechamos uma aliança, não abri mão dos meus princípios, que é a defesa dos trabalhadores e Eduardo Vasconcelos não abriu mão dos princípios dele. Felizmente, tanto ele, quanto eu, tivemos a sabedoria para lidar com isso, cada um respeitando seus pontos de vista da questão entre capital e trabalho. Dessa forma, mesmo com nossa diferenças, nos mantemos unidos em defesa dos interesses do município, que é a nossa causa maior”, argumentou Pereira. Embora não seja a favor da reforma sindicalista do governo Temer, o vice-prefeito apoiou o projeto do prefeito de unificação sindical, alegando que o partido comunista é favorável à unicidade sindical visando não fragmentar e não enfraquecer a representatividade perante à administração.

28 Abr 2017 - 16:00h

Em evento realizado da manhã desta quarta-feira (26), em Ituaçu, o presidente da Subseção Brumado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Osvaldo Laranjeira afirmou que a entidade não vai aceitar a extinção de nenhuma comarca na Bahia. Segundo a OAB, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) tem intenção de extinguir 101 comarcas no estado, todas de primeira entrância. Durante o evento, Laranjeira, destacou que o TJ-BA promoveu todos os juízes de primeira entrância e, sob a alegação de que não tem como contratar novos juízes e serventuários, pretende extinguir todas elas. O Presidente da Subseção Brumado classificou a atitude do TJ-BA como sendo vergonhosa e que vai causar não uma economia 'da justiça', mas sim 'de justiça', pois vai impossibilitar o acesso à justiça das pessoas mais carentes. Osvaldo afirmou ainda que antes de pensar na extinção de comarcas é preciso debater outras questões como os super-salários de juízes e desembargadores, auxílio-moradia pagos a juízes no valor de R$ 5.700,00/mês e a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal ao judiciário, já que este tem natureza eminente de prestador de serviços e por esta razão não deveria esta sujeito ao limite para contratação de pessoal. As informações são do Sertão Hoje/Jornal Tribuna do Sertão.

28 Abr 2017 - 15:30h

Três pessoas, entre elas uma criança de 10 anos, morreram em um acidente entre um carro de passeio e uma carreta dos Correios, na BR-116, no trecho de Vitória da conquista (km-868), região sudoeste da Bahia, por volta de 22h30 de quinta-feira (27). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do carro de passeio perdeu o controle do veículo, invadiu o sentido contrário e bateu de frente com a carreta na pista. O condutor do carro, de 69 anos, uma mulher e a criança morreram na hora. De acordo com o G1, outros dois ocupantes do carro, uma mulher de 36 anos e um garoto de 6 anos tiveram ferimentos graves e foram levados para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Os dois ocupantes da carreta não ficaram feridos.

28 Abr 2017 - 15:00h

As equipes do Juventude Brumado e a seleção de Palmas de Monte Alto entrarão em quadra no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, na noite do próximo sábado (29), para o desafio solidário de futsal em benefício da Casa de Apoio Amigos da Saúde (Caase). A organização dá suporte aos pacientes com câncer em tratamento na cidade de Barretos. A Caase tem recebido muitos pacientes da região através do apoio do grupo Unidos Por Edu. A entrada custa R$ 5 e a renda será doada para a instituição.  

28 Abr 2017 - 14:30h

O desemprego subiu para 13,7% no trimestre de janeiro a março, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua. De acordo com o IBGE, essa foi a maior taxa de desocupação da série histórica, iniciada em 2012. No 1º trimestre, o Brasil tinha 14,2 milhões de desempregados, também batendo recorde da série histórica. Em relação à taxa, as altas são de 1,7 ponto percentual frente ao trimestre de outubro a dezembro de 2016 (12%) e de 2,8 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2016 (10,9%). De acordo com o G1, em relação ao número de desocupados, o contingente cresceu 14,9% (mais 1,8 milhão de pessoas) frente ao trimestre de outubro a dezembro de 2016 e 27,8% (mais 3,1 milhões em busca de trabalho) em relação ao mesmo trimestre de 2016, segundo o IBGE.

28 Abr 2017 - 14:00h

O brumadense Luan Vinícius, estudante do curso de jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), produzirá como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um documentário retratando a história da cidade de Brumado. Atualmente, o estudante faz parte da equipe jornalística da Rede Bahia, na TV Sudoeste, em Vitória da Conquista. Em uma rede social, ele disse que concluiu uma das partes do TCC em que relata a história do nascimento da primeira rádio do município e sua importância no desenvolvimento da cidade. “Cada foto, entrevista, off, me deixa emocionado. É memória do que foi e é importante pra muita gente”, escreveu o estudante. 

28 Abr 2017 - 13:30h

As contas do governo federal registraram rombo recorde no mês de março e no primeiro trimestre deste ano, segundo números divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional nesta quinta-feira (27). Somente em março, as despesas do governo superaram as receitas com impostos em R$ 11,06 bilhões - o pior resultado para o mês desde o início da série histórica, em 1997. De janeiro a março, o chamado déficit primário totalizou R$ 18,29 bilhões, também o pior para o período em 21 anos. Essas contas não levam em consideração os gastos do governo federal com o pagamento dos juros das dívida pública. O fraco resultado das contas públicas acontece em um ambiente ainda de baixo nível de atividade, que tem resultado em queda da arrecadação. Embora apareçam alguns sinais de melhora do ritmo da economia, como alta da confiança e da produção industrial, o desemprego ainda segue alto, o que impõe uma velocidade menor ao ritmo de recuperação.

28 Abr 2017 - 13:00h

O prefeito da cidade São Pedro da Cipa, a 149 km de Cuiabá, Alexandre Russi (PR), 36 anos, é um dos 20 vencedores que acertaram as seis dezenas da Mega-Sena sorteada nessa quarta-feira (26) em um bolão. Os vencedores vão dividir o prêmio é de R$ 101,5 milhões. Cada apostador deverá receber R$ 5 milhões. A cidade de São Pedro da Cipa tem população estimada de 4,5 mil habitantes. A aposta foi feita na única lotérica do município de Jaciara, a 5 km de Cipa, cuja receita bruta é estimada em R$ 73,5 milhões, menor do que o prêmio. Em entrevista ao G1 Mato Grosso, disse que vai usar parte do dinheiro para pagar dívidas. “Quando é para ser, é para ser. Dizem que, se não joga, não tem como ganhar. E eu, que mal jogo, ganhei”, disse Russi.

28 Abr 2017 - 12:30h

Atualmente, o número de casos de pessoas com sobrepeso e obesidade em todas as faixas etárias é bastante significativo e as doenças crônicas são a principal causa de morte entre adultos. Para o enfrentamento desse cenário, é necessária a ampliação de ações intersetoriais que repercutam positivamente sobre os diversos determinantes da saúde e nutrição. Pensando nisso, as nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf, Anne Viana, Millena Costa e Náthila Lobo, realizaram na sala de treinamento da prefeitura uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde - ACS, com o tema Guia Alimentar Para a População Brasileira: novos princípios e recomendações. Produzido pelo Ministério da Saúde, o Guia Alimentar apresentou as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a população, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde - SUS e também em outros setores. A capacitação contou com o apoio do Fisioterapeuta Fúlvio Lacerda e do profissional de Educação Física, Thomás Farias, que realizaram um momento de ginástica laboral com os agentes. 

28 Abr 2017 - 12:00h

As primeiras horas da manhã desta sexta-feira (28) foram de muita movimentação nas Avenidas Centenário e Lindolpho Azevedo de Brito, em Brumado, em decorrência da greve geral contra a reforma trabalhista, sindical e da previdência do governo federal. O Sindicato dos Mineradores (Sindmineradores) montaram um bloqueio para impedir a passagem dos ônibus com operários que seguiam para as empresas Magnesita, Ibar, Xilolite e terceirizadas. Porém, a Magnesita conseguiu furar o bloqueio, recrutando a maioria dos trabalhadores em suas casas e utilizando vans e veículos, além de ter acionado a Polícia Militar para desobstruir o trecho onde os sindicalistas estavam instalados. 

Mesmo com a estratégia, o sindicato conseguiu reunir centenas de mineradores na Avenida Centenário, onde foi realizada uma curta assembleia, presidida pelo presidente do sindicato e vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB), o Continha. O sindicalista reforçou o grito de resistência aos projetos do governo e conclamou os trabalhadores para continuarem a lutar pelos seus direitos. Na votação, a maioria dos presentes decidiu suspender as atividades durante o dia de hoje.

28 Abr 2017 - 11:30h

Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reprovaram na quinta-feira (27) a prestação de contas do PT referente ao ano de 2011 e determinaram ao partido que devolva R$ 5,6 milhões aos cofres públicos. Além disso, a legenda deixará de receber R$ 7,9 milhões, o equivalente a uma cota mensal do Fundo Partidário – no total, a perda será de R$ 13,5 milhões. De acordo com a Veja, um parecer técnico do TSE apontou uma série de irregularidades na prestação de contas, entre elas transferências indevidas a diretórios estaduais impedidos de receber recursos e até mesmo um empréstimo de R$ 1,877 milhão feito junto ao Banco Rural, considerado negócio simulado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do Mensalão. O tribunal manteve o critério de não reprovar contas cujas irregularidades somem menos de 10% do valor total. No caso do PT, as irregularidades teriam superado esse percentual do montante repassado via Fundo Partidário -ao todo, a sigla recebeu R$ 51,1 milhões do fundo naquele ano.