Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "06/2019"

30 Jun 2019 - 14:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

30 Jun 2019 - 04:30h

Um bebê do sexo masculino, de dois meses, foi encontrado por policiais militares, no sábado (29), na Avenida Jorge Amado, em Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). De acordo com a secretaria, a criança foi deixada na avenida, ao lado de uma pasta com documentos, pela guarnição do 12° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Camaçari). A SSP-BA informou que os militares faziam patrulhamento de rotina, em Camaçari, quando foram avisados por populares sobre um bebê que foi abandonado na Avenida Jorge Amado. Quando os PMs chegaram ao local indicado confirmaram a denúncia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e fez o atendimento da criança, ainda na avenida. Em seguida, uma mulher apareceu alegando ser a mãe e os policiais notaram que a mulher aparentava ter distúrbios mentais. Conforme informações do Conselho Tutelar, a mulher que alegou ser mãe da criança é a genitora. Ela foi encaminhada para o Hospital Geral de Camaçari para passar por uma avaliação médica pois, segundo o Conselho, na tentativa de diálogo, a mulher falava coisas desconexas e pedia o filho de volta. Com isso, não foi possível saber o motivo do abandono. O bebê não foi entregue a mãe. Ele está sob a guarda do Conselho que busca encontrar outros membros da família para que se responsabilizem pelo bebê. De acordo com a SSP-BA, o caso foi registrado na 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari) que acionou representantes do Conselho. Não há detalhes se a mulher foi ouvida. O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a delegacia de Camaçari até a publicação desta reportagem.

30 Jun 2019 - 04:25h

Um homem morreu após entrar em confronto com a polícia no sábado (29), em um sítio de Iraquara, cidade da Chapada Diamantina. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Ronaldo Cruz de Souza é suspeito de vigiar uma plantação do sítio com 250 mil pés de maconha. A SSP-BA informou que policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Chapada e Semiárido chegaram à propriedade após denúncias anônimas. 

Por conta da grande quantidade de pés de maconha, a polícia informou que solicitou um trator da prefeitura de Iraquara para ajudar na erradicação da plantação. Além dos pés de maconha, os PMs acharam 72 kg da erva colhidos e 40 kg da mesma droga prensada em uma casa que fica dentro do sítio. A maconha era cultivada e distribuída na propriedade, segundo informou a polícia. Conforme detalhou a SSP-BA, guarnições chegaram ao terreno e foram recebidas a tiros por Ronaldo Cruz. No confronto ele foi atingido, socorrido para o hospital da cidade, mas não resistiu. Com o suspeito, também foram encontrados um revólver calibre 38 e munições.

30 Jun 2019 - 04:20h

A diretoria do Clube Social de Brumado (CSB) vai anunciar nesta semana o cantor Tuca Fernandes, ex-Jamil, como atração principal para a festa do dia dos pais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o evento será realizado no dia 10 de agosto. Além de Fernandes mais duas bandas serão contratadas para comemorar o dia dos pais. Intérprete, instrumentista e compositor de inúmeros sucessos que marcaram a história do carnaval baiano, Tuca irá se apresentar pela primeira vez no CSB.

30 Jun 2019 - 04:10h

Desde que assumiu a Presidência, em 1º de janeiro deste ano, o novo governo editou uma média de 1,3 decreto por dia: foram 237 determinações em seis meses de gestão, contando atos assinados por Jair Bolsonaro (PSL) e pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), que assumiu a Presidência em diversos momentos em razão de viagens do presidente. Jair Bolsonaro é o segundo presidente que mais editou decretos desde a promulgação da Constituição, em 1988. Ele fica atrás apenas de Fernando Collor, que assinou 351 determinações em seis meses. Depois deles, Lula foi o terceiro que mais assinou atos: em seu primeiro mandato, em 2003, o petista editou 208 decretos. De acordo com o G1, os decretos presidenciais são atos administrativos do presidente da República que têm como função regulamentar leis que necessitam de regras mais claras e efetivas. Além disso, também podem ser editados para mexer em pontos da organização da administração pública, desde que não impliquem em aumento de despesa, nem na criação ou extinção de órgãos públicos. Apesar de entrarem em vigor no momento da publicação, os decretos se diferem das medidas provisórias, que precisam de aprovação do Congresso para se transformarem definitivamente em lei.

29 Jun 2019 - 08:10h

Um caminhoneiro foi preso nesta sexta-feira (28) após ser flagrado transportando mais de três toneladas de maconha, em um trecho da BR-116, na cidade de Feira de Santana, no interior da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o material estava escondido em sacas de farinha na carroceria do caminhão, e foi localizado com a ajuda de um cão farejador durante uma fiscalização da rodovia. Segundo a PRF, os responsáveis pela droga chegaram a usar naftalina para tentar disfarçar o cheiro da maconha, mas, mesmo assim, o cachorro conseguiu farejar o material. Conforme a PRF, o condutor do caminhão revelou que a maconha teria saído do Paraná e seguia para Sergipe. O caso está sob investigação. O condutor, o caminhão e a droga foram encaminhados para a Polícia Federal em Salvador.

29 Jun 2019 - 08:06h

Os brasileiros pagarão mais caro na conta de energia no mês de julho, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (28). A bandeira tarifária de julho será amarela, o que significa uma cobrança extra de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Ao longo do mês de junho, esteve em vigor a bandeira verde. Neste patamar, não há cobrança extra nas contas de luz. O sistema de bandeiras tarifárias varia de acordo com o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara. Segundo informado pela Aneel, a mudança para a bandeira amarela se deu em virtude das previsões de chuvas abaixo da média na região onde estão as principais hidrelétricas do país durante mês de julho.

29 Jun 2019 - 08:05h

O total de pessoas cadastradas para receber a prevenção por meio da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), medicamento que previne a infecção do vírus HIV, aumentou 38% em cinco meses. O tratamento está disponível desde janeiro de 2018 no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, 11.034 pessoas foram cadastradas, sendo 4.152 apenas entre janeiro e maio deste ano, de acordo com o Ministério da Saúde. “pílula anti-HIV” é uma combinação de medicamentos: tenofovir (300mg) + truvada (200mg). Ao tomar a dose diária, a pessoa se previne contra o vírus. Os grupos com maior risco passaram a ter acesso à PrEP na rede pública de saúde no Brasil: gays, homens que fazem sexo com outros homens (HSH), profissionais do sexo, homens trans, mulheres trans e travestis. m 2017, o Ministério da Saúde liberou a pílula para 7 mil pessoas, inicialmente. Foram priorizadas 12 cidades: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Manaus, Brasília, Florianópolis, Salvador e Ribeirão Preto. A escolha dos locais acompanhava a maior incidência da doença. Depois, a PrEP foi ampliada para outras partes do Brasil. De acordo com o G1, a Profilaxia Pré-Exposição já era utilizada em outros países, como os Estados Unidos. Desde 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar a prevenção para esses mesmos grupos. Estudos apontam uma taxa de eficiência maior do que 90%. Mais de 100 mil pessoas já tinham usado a pílula até o final de 2016.

29 Jun 2019 - 08:00h

Mais de 411 mil postos de trabalho e 80 mil empresas fechadas em quatro anos. Este é o saldo do comércio brasileiro em meio à retração econômica, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Anual do Comércio (PAC) trouxe os dados consolidados do comércio em 2017. Naquele ano, havia no país pouco mais de 1,5 milhão de empresas do ramo comerciário, que empregavam 10,2 milhões de trabalhadores. Em 2014, eram cerca de 1,6 milhão de empresas e mais de 10,6 milhões de ocupados no setor – uma queda, respectivamente, de 5% e 3,9% no período. Com o fechamento de empresas, também diminuiu o número de lojas, expresso na pesquisa como “unidades locais com receita de revenda”. Nos quatro anos de crise, 61,7 mil lojas fecharam as portas no país, o que corresponde a uma queda de 3,9% no período. De acordo com o G1, a receita operacional líquida do comércio também encolheu com a crise. Ela atingiu a cifra de R$ 3,4 trilhões em 2017, valor este, segundo o IBGE, 5,2% menor que o alcançado em 2014. De acordo com o técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Jordano Rocha, somente o setor varejista registrou perda acumulada da receita no período, de 3%. O atacado, por sua vez, acumulou alta de 19,7%, e o de veículos, 8,9%.

28 Jun 2019 - 10:30h

O Brasil registrou a abertura de 32.140 novas vagas de trabalho com carteira assinada em maio, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira, 27, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, em Brasília. É o menor desempenho para o mês desde 2016, quando houve fechamento de vagas. Em maio do ano passado, foram gerados 33.659 novos postos de trabalho formais. De acordo com a Veja, o saldo positivo de maio foi resultado de 1.347.304 admissões e 1.315.164 desligamentos. No ano, foram criados 351.063 novos empregos (+0,91%), elevando para 38,761 milhões o estoque de empregos formais no país – o maior estoque desde maio de 2016, quando o Caged registrou 38,783 milhões de empregados com carteira assinada. Já no acumulado de 12 meses, o saldo positivo chega a 474.299 novos postos de trabalho, equivalente a um crescimento de 1,24%. O crescimento do emprego em maio foi impulsionado pelo setor da agropecuária, que registrou a abertura de 37.373 novos postos, um crescimento de 2,39% sobre o mês anterior. O segundo maior saldo de maio foi do setor de construção civil, com abertura de 8.459 novos postos de trabalho. Em seguida, aparecem os setores de serviços, com saldo de 2.533 novas vagas, administração pública (+1.004 postos) e extrativa mineral (+627). Houve recuo no mês em três setores: comércio (-11.305 postos), indústria da transformação (-6.136) e serviços industriais de utilidade pública (-415).

28 Jun 2019 - 10:00h

Morreu na noite desta quarta-feira (26) o garoto Joaquim Esperidião Almeida Rodrigues, de 11 anos, morador da comunidade de Barra, na zona rural de Érico Cardoso, a 144 km de Brumado. Ele lutava contra uma leucemia linfoide aguda desde os 3 anos de idade. Joaquim estava internado para tratamento no Hospital do Câncer de Barretos, no estado de São Paulo, onde faleceu. Em 2018, familiares e amigos realizaram uma grande mobilização para conseguir doadores de sangue para teste de compatibilidade de medula óssea, já que ele necessitava de um transplante. A morte precoce do garoto comoveu a toda cidade.

28 Jun 2019 - 09:30h

Um homem de 41 anos foi preso, na quarta-feira (26), suspeito de estuprar uma menina, na cidade de Teixeira de Freitas, na região sul da Bahia. Conforme a delegada Vivianne Scofield, a vítima foi estuprada quando tinha 12 anos. Para não atrapalhar as investigações, a polícia não informou detalhes sobre o crime, como por exemplo, o ano em que ocorreu o estupro, nem por quanto tempo a garota foi vítima do homem, ou a idade atual dela. De acordo com o G1, o suspeito foi preso no bairro Monte Castelo, durante rondas da polícia. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde permanece preso. O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade.

28 Jun 2019 - 09:00h

A Polícia Civil da Bahia investiga o desaparecimento do caminhoneiro Antônio Roberto Aguiar, de 64 anos, que saiu da cidade Seabra, na região da Chapada Diamantina, e seguia para o Porto de Salvador com uma carga de soja. Nem ele e nem o carregamento chegaram ao destino. O caminhoneiro desapareceu na última quinta-feira (20). Após o sumiço, o caminhão que ele dirigia foi encontrado vazio em um trecho da BR-110, no município de Jeremoabo, no norte do estado. A família de Antônio Roberto registrou o desaparecimento e está oferecendo uma recompensa de R$ 10 mil para quem tiver pistas do paradeiro da vítima. O caso está sob investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Carga (Decarga).

28 Jun 2019 - 08:30h

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) mostra os seguintes percentuais de avaliação sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL): Ótimo/bom: 32%; Regular: 32%; Ruim/péssimo: 32%; Não sabe/não respondeu: 3%. A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, o levantamento foi feito entre os dias 20 e 23 de junho e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Em abril, o Ibope divulgou uma pesquisa também encomendada pela CNI sobre a aprovação do presidente. Os números de abril foram: Ótimo/bom: 35%; Regular: 31%; Ruim/péssimo: 27%; Não sabe/não respondeu: 7%.

28 Jun 2019 - 08:00h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quinta-feira (27), julgou procedente termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Urandi, Dorival Barbosa do Carmo, em razão de irregularidades no pagamento de diárias e inscrição para participação nos eventos solenes de entrega de premiação aos “Os 100 melhores Prefeitos do Brasil”, “Medalha Brasil-Suíça” e “Medalha Cidade do Recife”, promovido pela União Brasileira de Divulgação (UBD). Os gastos alcançaram o montante de R$ 4.480,00 e foram realizados no exercício de 2017. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, deixou de determinar o ressarcimento aos cofres municipais da quantia indevidamente utilizada, vez que o gestor comprovou o recolhimento antecipado do valor. O termo de ocorrência foi lavrado após o programa jornalístico “Fantástico”, da Rede Globo, divulgar, no dia 05/08/2018, matéria sobre a compra de diplomas e de medalhas de honra ao mérito por políticos com a utilização de recursos públicos. A reportagem, intitulada “Jumento paga empresa e é diplomado como um dos melhores prefeitos do Brasil” acabou por ganhar repercussão nacional. Para o relator, o gestor não cuidou de adotar uma postura mais atenta no sentido de evitar a realização dos referidos gastos públicos “com uma entidade desconhecida, descredibilizada e desprovida de critérios para emitir certificados e documentos afins. E ressaltou que o prefeito não se deu ao trabalho de verificar previamente a idoneidade da entidade promotora de tais eventos, que não visam um fim público e se destinam tão somente à promoção pessoal de autoridades ou servidores”. Cabe recurso da decisão.

28 Jun 2019 - 07:00h

A tradicional festa de São Pedro do Bairro Olhos D'água, em Brumado, acontece neste final de semana e a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) já montou o plano de serviço para o evento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da entidade, Major Mário Cabral, informou que a polícia contará com reforços de 16 soldados para garantir a tranquilidade da festa. “Vamos empregar policiais na área interna do evento, na área externa e também manteremos o policiamento normal na cidade, garantindo assim a segurança da população brumadense e das pessoas que irão participar dos festejos”, destacou. Segundo o Major, a festa também contará com sistema de videomonitoramento, além de outros recursos tecnológicos, para assegurar a paz no evento, assim como aconteceu no aniversário da cidade.

28 Jun 2019 - 05:30h

Se você está com as gengivas sensíveis, avermelhadas, inchadas e com sangramento, você precisa de um tratamento. O odontólogo Anderson Tadeu, especialista em prótese dentária, afirma que sangramento nas gengivas é sinal de que elas não estão saudáveis como deveriam. Atenção! Quando há sangramento gengival durante sua higiene, é sinal de uma gengivite. A gengivite é uma inflamação provocada pela presença de bactérias na gengiva, explica o cirurgião-dentista.

Ele ainda explica que, se a placa bacteriana não for removida, ela se transforma em um depósito duro chamado de tártaro, que fica preso no dente. Deve-se, então, fazer uma limpeza geral e ao mesmo tempo uma avaliação da sua boca. A limpeza é um procedimento simples e, normalmente, indolor. O ideal é que seja realizada ao menos duas vezes ao ano, com intervalo de seis meses entre elas. Mas, para aqueles que têm maior propensão para o aparecimento de cáries e doenças bucais, a periodicidade do procedimento pode ser de até três em três meses.

Agora que você já conhece os benefícios da limpeza dentária e qual a frequência ideal para realizá-la, agende sua avaliação na Neo Odonto pelo telefone (77) 3441-9262 ou pelo celular (77) 99702-3049 (WhatsApp). O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, Rua do Jurema, Centro, Brumado-BA.

28 Jun 2019 - 00:00h

Toda a estrutura para realização do São Pedro do Bairro Olhos D'água, em Brumado, já está sendo montada. A festa acontece neste final de semana e promete mobilizar um grande público à Praça Donatila Meira Lobo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Associação de Moradores do Bairro, Devair Messias, o popular Vadinho, disse que a entidade participa do evento prestando suporte à prefeitura para realização da melhor festa possível. Além disso, a associação possui uma barraca na festa, assim como diversos outros ambulantes. “Também reivindicamos uma série de melhorias para o pessoal da prefeitura fazer uma festa de qualidade e sempre bonita como foi em todos os anos. A melhor festa de Brumado é o São Pedro do Olhos D'água”, contou. Devido à grandiosidade da festa, que cada vez mais atrai um público maior, o presidente comunitário informou que existe um projeto que prevê a adesão de mais ruas transversais para o circuito do São Pedro na localidade, as quais seriam utilizadas para instalação da praça de alimentação. O objetivo, segundo ele, é deixar a praça livre de barracas. “Essa festa é do Olhos D'água, são 34 anos de tradição. Quem começou tudo isso foram os próprios moradores e a associação”, defendeu.

27 Jun 2019 - 23:50h

A seleção brasileira, enfim, se livrou do fantasma paraguaio na Copa América. Depois de ser eliminado da competição pelo adversário nos pênaltis em 2011 e 2015, o Brasil desta vez passou pelo Paraguai nas penalidades com vitória por 4 a 3, após o empate por 0 a 0 na noite de hoje, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. É a primeira vez desde 2007 que a seleção chega à semifinal do torneio - o rival ainda não está definido. De acordo com o Uol Esporte, após um primeiro tempo sem muitas emoções - inclusive com os paraguaios criando a melhor chance, em defesa de Alisson após chute de Derlis González -, o Brasil sobrou na etapa final. Foram muitas finalizações perigosas, com intervenções decisivas do goleiro botafoguense Gatito Fernández, e até uma bola na trave de Willian aos 44 minutos. Nos acréscimos, Everton e Philippe Coutinho só não marcaram porque desvios da defesa salvaram o Paraguai. A tensão e a retranca paraguaia acabaram prevalecendo.