Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2018
fechar

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Após agredir a mulher, homem é amarrado em poste no interior da Bahia Foto: Reprodução/TV São Francisco

Um homem de 45 anos foi amarrado em um poste, por vizinhos, após empurrar a mulher na escada do condomínio onde o casal morava, na cidade de Jacobina, no norte da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, o caso aconteceu no domingo (22). De acordo com a PM, a vítima, identificada como Maria Viana Santana Pereira, de 50 anos, foi espancada pelo marido, que não teve a identidade revelada, antes de ser empurrada na escada. As agressões ocorriam desde o sábado (21), conforme a polícia. Após a mulher ser jogada na escada, policiais militares foram acionados e, ao chegarem no local, encontraram o homem amarrado ao poste. Segundo a PM, o suspeito apresentava sinais de embriaguez. Conforme o G1, a mulher agredida tinha escoriações, cortes e sangramentos. Maria Pereira foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde recebeu atendimento. Ela foi liberada na manhã desta segunda-feira (23). Não há detalhes sobre o estado de saúde da vítima. O suspeito foi levado para a Delegacia de Jacobina, onde foi autuado na Lei Maria da Penha. O homem está à disposição da Justiça.

Brumado: Família Pereira celebra bodas de brilhante dos patriarcas Arthur e Lindaura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A família Pereira, constituída pelo casal Arthur, 101 anos, e Lindaura, 93 anos, está em festa, pois, no último sábado (20), os patriarcas completaram 75 anos de matrimônio, bodas de brilhante. Para comemorar, os filhos realizaram uma bela e requintada cerimônia no espaço Celebrare, ao som de Tatá e Wallas. Seu Arthur, nascido em Lajedo do Tabocal, quando o município ainda era distrito rural de Maracás, disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que o casamento à moda antiga e o encontro dos dois aconteceu através de alguns amigos da juventude durante uma festa no distrito de Maniaçú, em Caetité.

Brumado: Família Pereira celebra bodas de brilhante dos patriarcas Arthur e Lindaura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na ocasião, o jovem impetuoso havia saído de casa como um desbravador sonhando em conquistar o mundo, criando a sua própria independência longe da casa dos pais. Ele se encantou com o olhar cativante da bela caetiteense, que lhe arrancou brilho dos olhos e tremor nas pernas. “Meus amigos me apresentaram vária moças bonitas, vistosas, mas nenhuma me agradou, porém quando eu vi a Lindaura logo entendi o significado do nome dela, realmente linda. Meu coração palpitou dentro do meu peito, aí eu disse: é ela. Não é só história, existe amor à primeira vista e vivo o meu até hoje!”, comentou, com a voz embargada de emoção.

Brumado: Família Pereira celebra bodas de brilhante dos patriarcas Arthur e Lindaura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O casamento foi rápido, no mesmo ano em que se conheceram, e logo a família começou a crescer. Já com residência em Brumado, animados e vigorosos, o casal apaixonado gerou 10 filhos, porém três faleceram. Dos filhos vieram a terceira geração de 16 netos e a quarta geração já conta com 06 bisnetos. O casal foi harmonioso na criação dos filhos: dona Lindaura, sempre dedicada ao lar, foi responsável pela educação no cotidiano, enquanto seu Arthur se mantinha firme nos trabalhos como auxiliar de serviços diversos na Viação Férrea Federal Leste do Brasil, de onde saiu aposentado, após se tornar supervisor de manutenção de linha da viação, emprego que lhe possibilitou manter os filhos na escola até as suas formações.

Brumado: Família Pereira celebra bodas de brilhante dos patriarcas Arthur e Lindaura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Não tivemos condições de dar uma única festa de aniversário aos nossos filhos, mas, com nossos esforços somados, conseguimos dar uma boa formatura a cada um deles. Junto com o nosso amor, é o nosso legado para eles”, declarou o patriarca, que nos últimos anos teve de se habituar a conviver com o silêncio da esposa, que ficou afônica. “Logo ela que tinha uma doce voz, música para os meus ouvidos”, disse o veterano galanteador. Diante de uma mesa farta, com um belo e saboroso bolo, filhos, netos, bisnetos, noras e genros, além de alguns amigos da família, cantaram parabéns ao casal pela vitória de terem alcançado as bodas de brilhante.

Ex-ministro José Dirceu visita cidade de Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-ministro da Casa Civil do Brasil, José Dirceu de Oliveira e Silva, esteve na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Dirceu que deixou a prisão no dia 27 de junho, estava curtindo praia na cidade de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, na semana passada. Nesta segunda-feira (23), o ex-ministro chegou a Caetité, mas nenhuma agenda oficial foi divulgada. O site Achei Sudoeste flagrou Dirceu ao lado do advogado caetiteense, Marco Antônio Guanais Aguiar Rochael e o vereador Mário Rebouças de Almeida (PCdoB).  De acordo com o parlamentar comunista, Dirceu estava retornando de Ilhéus, com destinado a Brasília, quando fez uma visita ao advogado Marco Antônio. O bate papo entre o ex-ministro e os caetiteenses não foi divulgado.

Ex-ministro José Dirceu visita cidade de Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Guanambi: Arthur Mascarenhas assume o 17º BPM na próxima sexta-feira (27) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em contato telefônico com o site Achei Sudoeste, o tenente coronel Arthur Mascarenhas Fernandes confirmou que assume o comando do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Guanambi, a 141 km de Brumado, na próxima sexta-feira (27), às 16h. A nomeação de Mascarenhas foi publicada no último dia 11 de julho, no Diário Oficial da Bahia. Ex-comandante da 34ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), o militar teve uma passagem atuante no município de Brumado, em seguida, sendo promovido para comandar a Cipe-Sudoeste, em Vitória da Conquista. Ele assume o 17º BPM no lugar do tenente coronel Marcelo Queiroz de Souza Pinto, que vai para o 11º BPM, em Itaberaba, na Chapada Diamantina.

Quatro pessoas da mesma família ficam feridas após acidente a caminho de velório Foto: Elvis Araújo/Blog Braga

Quatro pessoas da mesma família ficaram feridas após o carro que elas estavam sair da pista e capotar na BR-242, entre as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O carro ficou destruído e pedeu o capô. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no domingo (22), quando o grupo seguia de Luís Eduardo Magalhães para a cidade de Brejões para um velório de um parente. A PRF não tem detalhes das causas do acidente, mas informações iniciais apontam que o motorista perdeu o controle da direção após passar mal. A polícia destacou que todos os passageiros usavam cinto de segurança e isso contribuiu para que ninguém fosse lançado para fora do veículo, o que poderia resultar em morte. Segundo o G1, populares ajudaram no socorro às vítimas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também foi acionado. Ao menos, três pessoas foram levadas para a UPA de Luís Eduardo Magalhães e liberadas ainda no domingo.

Suspeito de matar homem em festa religiosa é preso na zona rural de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Residente na Fazenda Capote, zona rural do município de Brumado, Marcondes Pires de Carvalho, 21 anos, foi preso na madrugada deste domingo (22). Ele é acusado de ter matado a golpes de faca Raimundo da Silva Pessoa, 26 anos, durante a festa da padroeira da Fazenda Boa Posta, no Distrito de Iguatemi, zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima já estava indo embora da festa, quando parou para conversar com uma garota. Neste momento, Marcondes começou a agredir verbalmente a vítima e a atingiu com uma facada no abdômen. Raimundo foi socorrido e levado para o Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito foi preso próximo ao local. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Maior eclipse lunar do século poderá ser visto do Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O maior eclipse lunar do século XXI poderá ser visto do Brasil na próxima sexta-feira, 27. O fenômeno, também conhecido como Lua de sangue, começa às 16h30 – o eclipse total vai durar cerca de uma hora e meia, segundo o Observatório Nacional. É o último eclipse total da Lua que poderá ser observado do Brasil neste ano, o próximo acontece em janeiro de 2019. Na parte leste do país, onde ficam estados como Rio de Janeiro e Bahia, a Lua nascerá durante a fase total do eclipse. No oeste, entretanto, os brasileiros vão observar a Lua em sua fase parcial. O Observatório Nacional recomenda que as pessoas busquem um local onde é possível ver o céu perto do horizonte a leste. A partir das 18h13, a Lua sai da sombra mais escura – o movimento marca o início do eclipse parcial, que vai até as 19h19. Depois, começa a fase penumbral, quando a Lua entra em sua sombra mais clara. A Lua de sangue termina às 20h29.

Jovem é preso após tentar matar a mãe e a irmã com machado em Palmas de Monte Alto Foto: Vilson Nunes

Neste domingo (22), um jovem de 20 anos foi preso em flagrante depois de tentar matar a mãe e a irmã com um machado. O caso aconteceu em uma residência na Rua Tancredo Neves, no Bairro Planalto, em Palmas de Monte Alto, a 182 km de Brumado. Caick Magalhães Souza quebrou vários móveis da casa após chegar bêbado ao local. Segundo Vilson Nunes, o indivíduo já tem passagens pela polícia por violência doméstica, além de ser usuário de drogas. Caik foi apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi para adoção das medidas necessárias. O acusado permanece preso e responderá por ameaça com base na Lei Maria da Penha.

Cápsulas de ômega-3: estudo mostra que são inúteis para o coração Foto: Pedro Rubens/Veja

A reputação dos suplementos alimentares, que já não andava boa, acaba de sofrer um novo golpe. Desta vez, as vítimas foram as populares cápsulas de ômega-3. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que seu consumo seria capaz de prevenir problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Um estudo encomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, mostrou que não existem evidências de que isso ocorra. “Há muitas coisas que podemos fazer para proteger nosso coração, como não fumar, ter uma alimentação saudável e uma vida mais ativa”, disse a Veja a líder da pesquisa, Lee Hooper, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra. “Mas as cápsulas de óleo de peixe não vão nos ajudar”.

Idoso morre depois de ser atropelado pela própria neta em Riacho de Santana

No último sábado (21), um homem de 69 anos identificado como Laurêncio dos Santos Montalvão morreu depois de ser atropelado pela própria neta. O caso aconteceu na Fazenda Canto dos Angicos, zona rural do município de Riacho de Santana, a 202 km de Brumado. A menor de idade não sabia dirigir e entrou no veículo que estava estacionado no referido local. Sem controle da direção, ela acabou atingindo o avô e outra pessoa que estavam sentados na calçada. O idoso chegou a ser socorrido pelo Samu 192, sendo transferido ao Hospital Regional de Guanambi, mas não resistiu aos ferimentos. O outro idoso atropelado sofreu fratura grave em uma das pernas, mas não corre risco de morte. O corpo foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para ser necropsiado. O acidente será investigado pela Polícia Civil.

Eleições 2018: PSL oficializa candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência Foto: Reprodução/TV Globo

Foi confirmado, na tarde no domingo (22), o nome do deputado federal Jair Bolsonaro, de 63 anos, como candidato do Partido Social Liberal (PSL) à Presidência da República nas Eleições 2018. Bolsonaro foi escolhido por aclamação de correligionários no encontro nacional da legenda, que ocorreu no Rio de Janeiro. O partido adiou a escolha do vice. Segundo comunicado durante a convenção, o partido irá definir o nome até 5 de agosto.  De acordo com o G1, a advogada Janaina Paschoal (PSL), cotada para o cargo, participou da convenção, mas disse que ainda está "dialogando" com a campanha do presidenciável. Além da advogada, Jair Bolsonaro foi acompanhado pelos filhos Carlos, Eduardo e Flávio.

Homem acusado de homicídio em Dom Basílio é preso pela polícia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem acusado de cometer um homicídio na comunidade da Várzea Funda, em Dom Basílio, foi preso pela polícia na cidade de Brumado, na noite deste domingo (22). Natalino Alves de Almeida, de 31 anos, estava escondido na casa de um conhecido, no Bairro Cidade das Esmeraldas. Ele foi levado pelos policiais civis e do Pelotão de Emprego Tático (Peto) para o complexo policial de Brumado a fim de ser apresentado à Justiça. O homicídio aconteceu no final da tarde de sexta-feira (20), quando, por conta de uma disputa de terras, Natalino teria reagido com disparos de arma de fogo contra Janes Pereira de Souza, de 36 anos, que morreu no local, e Valdir Freitas Pereira, de 46 anos, que escapou com vida após ser atingido no peito e no braço. Ele fugiu depois da ação. Ele deve responder por homicídio triplamente qualificado e tentativa de homicídio.

Curitibano já ligou 30 mil vezes para a prefeitura Foto: Reprodução/TV Globo

Em Curitiba, um morador decidiu cobrar qualidade do serviço público. E, agora, ele é o maior fiscal da cidade. É uma fiscalização implacável. Ele enxerga problema onde a maioria vê rotina, normalidade. A reclamação é na hora, direto para a prefeitura. De oito anos para cá, o Sebastião Batista Martins já telefonou quase 30 mil vezes para a central que recebe queixas da população, em Curitiba. São dez chamadas por dia, em média, que o representante comercial faz entre um negócio e outro. É o maior reclamão da cidade. Ele também cobra prazos, acompanha o andamento dos serviços. “Eu faço pelo bem da nossa cidade. Qualquer cidadão que ligue lá tem que ser respondido. Eu pego no pé, sou chato mesmo”, assume ele ao Jornal Nacional, da Rede Globo. Na central da prefeitura que recebe as ligações ele já é reconhecido só pela voz. “Não, não incomoda, a gente precisa de cidadãos que contribuam para o bem da cidade, para a harmonia da cidade, então a gente precisa de cidadão bem participativo”, afirmou Marilise do Espírito Santo, supervisora de atendimento. 

Curitibano já ligou 30 mil vezes para a prefeitura Foto: Reprodução/TV Globo

Sebastião fez um balanço e disse que a prefeitura de Curitiba resolve sete em cada dez problemas apontados por ele. Na lista mais recente, serviços por toda a cidade: lâmpadas que estavam queimadas foram substituídas, o bueiro cheio de lixo que alagava a rua em dia de chuva foi desentupido e os buracos também foram tampados. Tudo graças ao reclamão. E a cruzada continua. É só sair de casa, ver qualquer coisinha errada, que o telefone entra em ação. “Vou continuar ligando sim porque eu quero que seja resolvido. Eu sou insistente, eu acho que todo cidadão deveria ser assim, insistente e procurar resolver o problema”.

Rio de Contas vai ser destaque no programa Globo Repórter Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O jornalista Zé Raimundo esteve na cidade de Rio de Contas, a 80 km de Brumado, vai ser destaque no Programa Globo Repórter. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma matéria está sendo produzida para apresentar as cidades mais altas da região da Chapada Diamantina. A equipe do programa gravou diversas imagens, além de ter entrevistado moradores e turistas na cidade. A população local está ansiosa para conferir a reportagem na Rede Globo, que será exibida para todo o Brasil. A data de exibição da matéria ainda não foi divulgada.

Brasileiros desconhecem consequências do diabetes Foto: IStock/Getty Images

O Brasil é a quarta nação com o maior número de diabéticos no mundo, doença que afeta 14 milhões de pessoas no país, de acordo com a International Diabetes Federation (IDF). Entretanto, segundo pesquisa inédita realizada pela Abril Inteligência com o apoio da AstraZeneca, apenas 1 em cada 4 brasileiros reconhece o diabetes como uma doença grave. O levantamento, apresentado nesta sexta-feira na endoDEBATE 2018 e publicado na revista Saúde, indica que grande parte das pessoas não compreende as consequências de não tratar o diabetes adequadamente. Isso acontece porque há muito desconhecimento sobre a doença – inclusive entre os próprios diabéticos. Quando está comprovado que a doença está associada à principal causa de morte em todo o mundo e à quinta em maior incidência no país – as doenças cardiovasculares – esse quadro de desconhecimento fica ainda mais grave. Essa falta de informação preocupa ainda mais quando junta-se ao fato de que cerca de 40 milhões de brasileiros estão pré-diabéticos, e desse número, aproximadamente 25% devem ser desenvolver a doença nos próximos cinco anos, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Guanambi: Cipe Sudoeste prende receptador de produtos roubados e munições na zona rural Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Um homem foi detido acusado de receptação de produtos roubados e comercialização de munições. O episódio ocorreu no distrito de Morrinhos, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste), através de denúncias, a polícia identificou o suspeito, que estava sendo receptador de produtos provenientes de furto/roubos na região e comercializando munições em sua residência. O denunciado foi localizado na casa da mãe, onde também foi encontrada uma motocicleta com chassi adulterado. Já as munições foram encontradas enterradas no quintal da casa de uma tia do suspeito. No local, os policiais apreenderam 23 munições calibre 22 sem uso. O suspeito e todo o material foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Guanambi.

Moradores das periferias de Brumado repudiam falhas da Embasa no abastecimento de água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradores do Brisas I, II, III e IV, Baraúnas e Olhos D’água entraram em contato com a redação do site Achei Sudoeste apresentando uma nota de repúdio contra a Embasa. Eles alegam que a empresa não tem oferecido uma prestação de serviço de qualidade no que se refere ao abastecimento nas localidades, que estão ficando vários dias sem água. Os moradores do Brisas são os mais queixosos diante do padrão de moradia estabelecido pelo Programa Minha Casa Minha Vida, que instalou reservatórios de apenas 500 litros por unidade habitacional e não permite que seja feita qualquer alteração no projeto. “Apenas 500 litros de água em uma casa com sete pessoas e três dias sem cair uma gota d’água na torneira. A Embasa não tem honrado o seu compromisso de qualidade com a comunidade brumadense. Ela não se preparou para o impacto do crescimento e, se não se adequar melhor, ao invés de operar, vai é causar um colapso no abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras”, reclamaram os moradores, na nota. Ainda de acordo com os moradores, a empresa de abastecimento não tem atendido aos apelos, deixando as periferias desassistidas ou mal atendidas. “Pagamos nossas contas igualmente pagam os que moram nos bairros centralizados, porém já percebemos que a Embasa tem o critério de elitizar seus consumidores, favorecendo os mais abastados dos bairros mais nobres da cidade, enquanto que nós penamos ficando muitas vezes por dias sem uma gota d’água para beber”, ponderaram os populares.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Brumado: PT reuniu aliados visando criar bloco de oposição para as eleições de 2020 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Brumado conseguiu reunir os deputados Waldenor Pereira (PT) e Vitor Bonfim (PR), juntamente com várias lideranças partidárias, visando criar um bloco de oposição para as disputas das eleições municipais de 2020. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do diretório municipal do PT, José Luiz Alves Ataíde, descreveu que o objetivo é amadurecer as alianças se despindo das vaidades, objetivando a retomada do poder, que vem sendo comandando pelo grupo liderado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) desde o ano de 2005. Ataíde classificou o modelo de gestão atual como antissocial, sem ações ou políticas públicas sociais voltadas às comunidades mais carentes do município, o que do seu ponto de vista reflete uma desigualdade de tratamentos que favorece apenas aos aliados do prefeito.

Brumado: PT reuniu aliados visando criar bloco de oposição para as eleições de 2020 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Uma administração feita apenas para as empreiteiras, sem pensar nas reais carências da comunidade”, disparou o ex-vereador. Na mesa representativa, alguns nomes que podem ser cogitados, pensando na disputa majoritária ao executivo, como o vereador José Ribeiro Neves (PT) e o médico e ex-prefeito Geraldo Azevedo (Sem Partido). Porém, o líder petista declarou que outros nomes dentro das siglas que formarão o bloco também poderão se apresentar e todos passarão pelos mesmos critérios de avaliação das lideranças e membros das siglas representativas, para então chegarem a um denominador comum quanto ao nome melhor avaliado pelo eleitorado e pela aliança.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Pipeiros protestam e apontam que Embasa está despreparada para operação pipa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os pipeiros cadastrados na Operação Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro, estão revoltados e apontam má assistência por parte da Embasa. Eles relatam que a estatal não está preparada para atender a demanda de consumo atual de Brumado e Malhada de Pedras, além da Operação Pipa. Os caminhoneiros disseram ao site Achei Sudoeste que a Embasa não está obedecendo ao contrato do programa de fornecer a cada caminhão três carregamentos diários para abastecer as comunidades rurais e, pior ainda, a empresa não consegue suprir o carregamento de um tanque por dia. Na última sexta-feira (20), vários pipeiros estavam parados ao fundo da estação de tratamento, à margem do anel rodoviário da BR-030; alguns reclamaram que chegaram ao local desde a meia noite e ainda não haviam conseguido abastecer.

Pipeiros protestam e apontam que Embasa está despreparada para operação pipa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com os caminhoneiros, acerca de duas semanas que o abastecimento tem sido precário, o que tem causado prejuízos à categoria e transtornos às famílias nas mais de 250 comunidades rurais assistidas pela Operação Pipa. “A Embasa não se preparou para o crescimento de Brumado, que cresceu muito nos últimos cinco anos e, claro, aumentou ainda mais o consumo. Isso sem falar que agora a estação local também abastece Malhada de Pedras. Estamos cobrando no inverno, período em que, com as temperaturas mais amenas, o consumo é menor, quando chegar o verão aí que vai travar tudo de vez se a Embasa não encarar com seriedade a nova realidade do município”, disse o pipeiro Marcos Caíres.

Prefeitura de Brumado: Contratação de empresa por R$ 4 milhões entra na mira do TCM-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Constas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) deu 20 dias ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), para que preste esclarecimentos sobre uma denúncia feita à Corte por uma empresa.  Ao órgão de controle, a Hiparc Geotecnologia denunciou supostas irregularidades no edital do pregão presencial para contratação de uma empresa especializada em serviços de controle territorial e fiscal. Segundo o Bocão News, o contrato de R$ 4,2 milhões ficou com a empresa Geodados Geoprocessamento e Serviços Aéreos Especializados. De acordo com o extrato do resultado da licitação, a empresa prestaria serviço de geoprocessamento com fornecimento de software, atualização cadastral imobiliária e de logradouros.  No TCM-BA, o caso tem como relator o conselheiro Mário Negromonte.

Eleições 2018: Vice-prefeita de Livramento de Nossa Senhora declara apoio a Márcio Moreira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A vice-prefeita da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Batista Silva Morais Sampaio (Rede), declarou apoio neste domingo (22) ao pré-candidato a deputado estadual, o empresário brumadense Márcio Moreira da Silva (Patriota). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o apoio teria sido fechado na última sexta-feira (20) durante a visita do governador Rui Costa, ao município de Brumado, quando realizou a caravana do Programa Governo Participativo (PGP).

Eleições 2018: Vice-prefeita de Livramento de Nossa Senhora declara apoio a Márcio Moreira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um dos articuladores do apoio da vice-prefeita livramentense ao brumadense, foi o médico Valdirando Silva. Na ocasião, Silva declarou apoio à pré-candidatura de Moreira para estadual e do empresário Emanoel Araújo Lima (Patriota), o Manelão, à Câmara Alta. 

Arquivo