Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

31 Ago 2018 - 16:30h

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) entrou com mandado de segurança com pedido liminar no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deferido pelo desembargador Baltazar Miranda Saraiva, contra a decisão proferida pelo juiz da Comarca de Caetité, José Eduardo das Neves Brito, que, após ação popular impetrada pela advogada Magda David, suspendeu a Resolução nº 1324/2018, que cria o curso de Pedagogia no Campus XX, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a Uneb alegou a incompetência absoluta do juízo de origem, com base no artigo 5º da Lei nº 4717/65, tendo em vista que o ato impugnado se originou na Comarca de Brumado. Além disso, através de declaração, o secretário dos conselhos, Gilmar Gomes Ramos, reforça que o Conselho Universitário (Consu) aprovou por unanimidade, em sessão ordinária realizada no dia 13 de agosto de 2018, o ato da citada resolução, autorizando a oferta do curso de graduação em Pedagogia no campus de Brumado, em regime de cooperação interdepartamental com o campus de Guanambi, atendendo ao que dispõe o regimento interno. Nesta sexta-feira (31), estudantes e professores realizaram manifestações contra a suspensão.

31 Ago 2018 - 15:10h

Alunos do curso de pedagogia do Campus XX, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (31) contra uma ação popular impetrada na justiça há cerca de 17 dias pela advogada Magda David, da cidade de Caetité. A ação foi acatada pelo Juiz de Direito Eduardo das Neves Brito, titular da Vara da Fazenda Pública, também de Caetité, que determinou a suspensão do curso após dois dias de sua aula inaugural. O tema vem sendo debatido nos últimos dias e tratado como uma rivalidade política que tenta descontinuar a graduação no campus brumadense, o que não tem sido aceito nem pelos professores e muito menos pelos alunos, que abraçaram a permanência do curso na Uneb de Brumado. O site Achei Sudoeste acompanhou as manifestações e ouviu a estudante Gilvanete Messias, que resumiu o sentimento dos demais discentes diante da ação judicial.

“Estamos mostrando nas ruas a importância desse curso para sociedade brumadense, pois até quando vamos deixar que alguém de fora coloque o dedo e aponte naquilo que de direito é nosso?”, disse. A estudante questionou o propósito da ação, classificando que a mesma tem cunho político interno na própria instituição. “Como se justifica uma ação jurídica impetrada há 17 dias que ainda não chegou nas mãos dos responsáveis na universidade? Não temos outra resposta que não seja uma ação política interna querendo atrapalhar o andamento do nosso curso, porém nós como alunos, assim como a sociedade brumadense, não podemos aceitar isso de braços cruzados”, pontuou a estudante. A primeira classe de pedagogia que se iniciou na Uneb de Brumado conta com 30 alunos, sendo apenas 04 de outros municípios da microrregião. Aproveitando a aula de campo sobre a história da educação, os alunos foram às ruas protestar com cartazes e apitos, despertando a comunidade para a ação movida contra a formação no campus local.

31 Ago 2018 - 15:05h

No próximo domingo (02), a seleção de São Desidério receberá a seleção de Brumado em partida válida pelo returno da primeira fase do Intermunicipal de Futebol 2018. As duas equipes se enfrentaram no último domingo (26), em Brumado, e o time local venceu por 3x1, em partida que terminou com a expulsão de um jogador do São Desidério, acirrando a rivalidade entre os dois selecionados. Brumado viaja para São Desidério com o reforço do zagueiro Marzinho. Em treino realizado esta semana, o técnico Fernando Santos, o Fezinho, declarou que o time jogará para manter o 100% de aproveitamento na competição, ou seja, o time jogará para frente em busca da vitória a fim de acelerar o passo para próxima fase da competição. “Time que quer chegar longe não pode jogar recuado e nem temer a casa do adversário. Vamos buscar o resultado”, pontuou o treinador.

31 Ago 2018 - 15:03h

Ciclistas de diversas partes do Brasil vão se encontrar no próximo domingo (02), na 20ª Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas. A tradicional corrida idealizada pelo empresário Alecarlos Pires soma pontos para o ranking nacional da modalidade. Vários atletas que carregam na bagagem títulos a nível nacional e continental estarão presentes, dentre os quais o pentacampeão da corrida, Flávio Correia. A Federação Baiana de Ciclismo (FBC) também assina a corrida que já entrou para o calendário esportivo do estado. Todo o percurso da BA-148, que interliga os municípios de Brumado, Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, foi devidamente sinalizado para a prova e os organizadores do evento até realizaram uma operação tapa buracos a fim de evitar acidentes no decorrer da competição.

31 Ago 2018 - 15:00h

Neste sábado, 1º de setembro, será realizada no Parque de Exposições Gilson Brito, no Km 1 da BA-148, a I Copa de Marcha Coopmab de Brumado, com cavalos, éguas e mulas da raça mangalarga machador. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, um dos idealizadores do evento, o veterinário Léo Caldas, disse que cerca de 100 animais e 10 municípios estão confirmados para o evento, que conta com total apoio da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab). O parque de exposições recebeu uma estrutura diferenciada para a realização da copa, que visa entrar para o calendário agroesportivo e cultural da região.

31 Ago 2018 - 14:30h

Começou nesta sexta-feira (31) o atendimento do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama nos municípios de Aracatu, Jussiape e Caturama, região de Brumado, para realizar mamografias em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. O exame de mamografia detecta precocemente o aparecimento do câncer de mama, doença que se não for tratada convenientemente e precocemente, pode levar à morte.  Nos três municípios serão 2.391 mulheres, na faixa de idade preconizada pelo Ministério da Saúde, aptas para a realização dos exames. Para ser atendida, será preciso levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7 da manhã e prossegue até as 18 h, em todas as localidades.

31 Ago 2018 - 14:00h

Uma investigação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) apurou a compra de diplomas e medalhas por parte de prefeitos e vereadores, os quais foram vendidos por empresários em troca de destaque na administração municipal ou desempenho nas câmaras em cidades do interior. Em Brumado, com a finalidade de apurar o gasto de recursos públicos da Câmara de Vereadores para o pagamento de taxas de inscrição, diárias, transporte e hospedagem em cerimônia de entrega de honrarias aos agentes públicos, o presidente da Casa Legislativa, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), solicitou a abertura do Processo Administrativo Disciplinar 002/2018. Vasconcelos destacou que, embora não tenham agido de má, todos os valores foram descontados na folha de pagamento dos vereadores e restituídos ao erário público. “Apesar de em nenhum momento termos conhecimento da ilegalidade do Instituto, que na época do fato ocorrido encaminhou documentos aos vereadores que levaram a crer no trabalho idôneo, tão logo ficamos sabendo da notícia veiculada e das medidas que seriam tomadas pelo TCM a fim de evidenciar os fatos, nos adiantamos e tomamos todas as providências para apuração e devolução ao erário público dos valores gastos, que, inclusive, já foram efetivados”, informou. A Câmara de Vereadores de Brumado é a primeira da Bahia a ressarcir as verbas gastas com diplomas de mérito.

31 Ago 2018 - 12:30h

Um homem foi preso durante uma abordagem da guarnição de radiopatrulhamento do Destacamento de Presidente Jânio Quadros, a 95 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a polícia recebeu uma informação de que um indivíduo conhecido como Nego estaria transportando drogas para revender no município. Com o apoio de um policial civil, a guarnição militar deslocou- se ao Km 19, onde realizou abordagens a veículos e passageiros. No local, os policiais encontraram em uma van Lourivaldo Silva Ramos, que tentou se desfazer do material ilícito. O indivíduo e o produto apreendido, aparentando ser maconha, foram conduzidos e apresentados na sede da delegacia local, onde o fato foi registrado.

31 Ago 2018 - 12:00h

Nesta quarta-feira (29), o reitor do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Renato da Anunciação Filho, esteve em Brumado para uma reunião com professores e alunos. A ação faz parte do projeto Reitoria Itinerante, através do qual é aberto um espaço para discussão e apresentação de críticas, sugestões e dúvidas. Além disso, segundo o reitor, durante a reunião, é possível identificar problemas que a reitoria pode resolver diretamente ou ajudar o gestor do campus a solucionar, sempre buscando melhorar os serviços prestados à comunidade acadêmica. Na oportunidade, o reitor também tratou dos avanços do campus e dos novos cursos a serem instalados. “O campus de Brumado é um campus que está em expansão, é um campus novo que vai fazer cinco anos em outubro. Estamos trabalhando agora os cursos superiores. Tem três cursos na forma, o primeiro, que está bem avançado, é o de Engenharia Mecânica, que vai ter uma ênfase em mecatrônica. Vai ser um curso único na região, com grandes oportunidades. A ideia é que se inicie essa turma já no próximo ano. O campus está recebendo novos professores do concurso. Os alunos serão selecionados pelo Enem e Sisu e, provavelmente, também por uma seleção simplificada”, destacou o reitor. O site Achei Sudoeste também conversou com a pró-reitora do Ifba, Jaqueline Oliveira, que reforçou a criação de vários cursos novos para o ano de 2019. Em Brumado, segundo ela, no semestre 2018.2, o curso superior em Engenharia de Minas já será iniciado. “Os cursos em Brumado estão sendo muito procurados”, destacou. Estiveram presentes no evento o diretor do Ifba, Rui Pereira Santana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e a secretária municipal de educação, Ednéia Ataíde.

31 Ago 2018 - 11:30h

Buscando a efetivação das principais reivindicações dos moradores, o vereador José Carlos de Jonas (PT) e reuniu, recentemente, com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) levando solicitações para beneficiamento da Vila Presidente Vargas e Tamburil. Na oportunidade, ele destacou a necessidade dos pedidos apresentados, já verificados em visita às localidades e reuniões com os moradores. As obras de pavimentação asfáltica da BR-030, que beneficiarão a comunidade do Tamburil, já foram iniciadas, devendo em breve, dentro do cronograma dos serviços, ser entregue à população. Já para a Vila Presidente Vargas, o vereador foi informado que a pavimentação asfáltica de 18 ruas deverá ser iniciada na próxima segunda-feira (03), conforme o processo licitatório.

31 Ago 2018 - 11:00h

reforçando a segurança pública para os mais de 50 mil habitantes do município. Construída no Bairro Prisco Viana, a unidade recebeu investimento acima de R$ 1 milhão e possui alojamento para os policiais, sala de audiência e duas celas com duas camas cada uma. O Secretário da Segurança Pública do Estado, Mauricio Barbosa, destacou a importância do equipamento, não apenas para a população, mas também para os servidores, que terão melhores condições de trabalho. Segundo o delegado titular da unidade, Joseberto Ribeiro Cruz, a Delegacia Territorial de Caetité atende anualmente cerca de sete mil pessoas, entre advogados, funcionários de órgãos como o Conselho Tutelar e público em geral. “É um equipamento que proporciona conforto para essas pessoas e mais segurança para a população”, avaliou.

31 Ago 2018 - 10:30h

O mês de agosto foi escolhido para se realizar a divulgação de toda a importância do aleitamento materno em uma campanha denominada: “Agosto Dourado”. Mas será que se é possível apresentar em trinta dias tudo o que representa esse ato na vida dos pequeninos?  Amamentar é muito mais do que se pode imaginar, não se trata simplesmente de oferecer um alimento aos filhos e sim dar o que há de melhor para toda a sua vida, pois o leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata que a criança precisa, garantindo o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo outro alimento capaz de substituí-lo. Trata-se de um alimento vivo, econômico, que está sempre pronto e vem sem contaminação. Ele muda de composição, sabor e volume durante todo o período de amamentação — inclusive do começo para o final da mamada e da manhã para a noite — e traz proteção contra doenças alérgicas e infecciosas. Claro, que existe ainda um lado muito formidável que é o maior ato de amor que podemos oferecer aos nossos filhos, pois apesar de ser natural, a amamentação não é algo fácil, exige dedicação, mas a recompensa em termos essas “criaturinhas” aconchegadas a nós e sentindo todo o carinho e amor, já nos retribui de forma esplendorosa. “E um momento de muito prazer”. A recomendação da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é a seguinte: aleitamento materno desde a sala de parto, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais. O apoio da família e dos amigos é muito importante para a mãe, proporcionando uma situação favorável para que ela consiga amamentar com tranquilidade. Lembrem-se: “Amamentação é a base da vida”.  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

31 Ago 2018 - 10:00h

A unidade prisional do município de Brumado já está pronta, mas ainda não foi inaugurada devido a um impedimento da Justiça do Trabalho. De passagem pela cidade para inauguração do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SP-BA), Maurício Barbosa, falou sobre o assunto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele informou que o governador Rui Costa (PT) esteve nesta quarta-feira (29), na sede do Supremo Tribunal Federal (SFT), em Brasília, a fim de tentar solucionar o impasse que impede a inauguração dos presídios de Brumado e Irecê. “Há uma necessidade grande que esses equipamentos funcionem, até porque nós temos presos em unidades policiais que precisam ser retirados pra fazer com que a Polícia Civil funcione como órgão de fiscalização de uma maneira exclusiva e o governador está muito empenhado nisso. Ele tem ido pessoalmente resolver essas questões”, destacou. Para o secretário, é um absurdo a Justiça do Trabalho contestar algo que já acontecia no estado há anos, que é a cogestão, ou seja, a iniciativa privada gerindo essas unidades prisionais. “Pra nós é um absurdo depois de tanto tempo, com dois equipamentos prontos para serem entregues beneficiando a população, eles não estarem funcionando”, reiterou.

31 Ago 2018 - 09:30h

O IBGE divulgou no Diário Oficial da União, na quarta-feira (29), uma nova estimativa populacional. Na Bahia, 416 municípios tiveram redução de habitantes - 58 desses terão impacto negativo, acarretando em perdas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e alguns programas federais. Diante da situação, a União dos Municípios da Bahia (UPB) orienta os prefeitos a questionarem a contagem populacional para evitar prejuízos. “A contagem soou estranha, como só um município ganhou população? [Luís Eduardo Magalhães]. Estamos falando de uma situação extremante grave, pois repasses federais para alguns programas de saúde, ICMS e o próprio fundo de participação são distribuídos com base per capita. Na crise que estamos, teremos municípios perdendo receitas significativas. Não faz sentido”, retrucou o presidente da UPB e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Eures Ribeiro. Os municípios têm até 17 de setembro para contestação dos números. Confirmadas as mudanças, os dados seguem para o Tribunal de Contas da União (TCU) e valem para repasses no exercício 2019. Em caso de negativa do órgão, ainda cabe a via judicial.

31 Ago 2018 - 09:00h

Um núcleo avançado do Instituto Federal da Bahia (Ifba) será instalado na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. De passagem no município de Brumado participando do projeto Reitoria Itinerante, o reitor do Ifba, Renato da Anunciação Filho, falou sobre a extensão ao site Achei Sudoeste. Segundo ele, existe uma necessidade muito grande da sociedade no que se refere à educação profissionalizante, tanto da educação profissional continuada, quanto da educação técnica e superior. Prova disso é que, conforme explicou, quase toda semana, a reitoria recebe pedidos de prefeituras solicitando a instalação do campus do Ifba em suas cidades e esse foi o caso de Caculé. “A princípio, fizemos um convênio através do qual a prefeitura vai disponibilizar a instalação e pessoal de apoio e nós vamos entrar com os cursos. Estamos propondo que essa seja uma unidade avançada do campus de Brumado em Caculé”, disse. A unidade estaria, portanto, sob a responsabilidade do diretor do campus de Brumado. De acordo com o reitor, quanto à questão dos cursos que serão disponibilizados na unidade, será feito um diálogo com a prefeitura de Caculé para identificar a vocação da região, uma vez que o campus atenderá a todo entorno. “A ideia é fazer formação que tenha potencialidade e que ajude a cidade e a região a crescerem”, pontuou o reitor.

31 Ago 2018 - 08:30h

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

31 Ago 2018 - 08:00h

Em Brumado, a estiagem prolongada tem atingido com rigor as comunidades rurais. Para falar sobre as ações de convivência com a seca propostas pelo Município, o site Achei Sudoeste entrevistou o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Charles Granger. Segundo ele, a principal ação desenvolvida nessas comunidades é a Operação Pipa, do Governo Federal. O secretário destacou, porém, que a operação tem esbarrado na capacidade operacional da Embasa para atender os munícipes da zona rural, visto que a zona urbana geralmente tem preferência de abastecimento. Granger ressaltou que, em casos de problemas técnicos, a Embasa normaliza primeiramente o atendimento urbano para só então liberar os caminhões pipa, ficando a zona rural prejudicada nesse sentido. “Isso tem causado um grande transtorno na zona rural”, completou. Sobre a elaboração de um projeto mais amplo para convivência com a seca, já que somente a Operação Pipa, que teria caráter apenas emergencial, não está atendendo a demanda, o secretário destacou que a prefeitura pretende utilizar a água da Barragem do Rio do Antônio para distribuição através dos carros pipa, pelo menos para amenizar o sofrimento do homem do campo. “Estamos começando a limpeza de aguadas, aumentando o número de poços e a sua manutenção para que a gente possa diminuir esse sofrimento do homem do campo. A intenção é aumentar essas ações e o município precisa de parcerias para desempenhá-las”, ressaltou.

31 Ago 2018 - 07:50h

O governo federal tenta retomar ainda em 2018 a produção nacional de urânio, paralisada em 2014 após o esgotamento da mina de Caetité, a 100 km de Brumado. Dono da sexta maior reserva mundial, o país vem gastando cerca de R$ 100 milhões por ano com a importação do minério para abastecer as usinas nucleares de Angra. De acordo com o presidente da estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Reinaldo Gonzaga, uma nova mina no município baiano já está praticamente pronta para começar a operar, mas depende ainda de licenciamento. A expectativa é que a retomada da produção ocorra até o fim do ano. “Neste momento, estamos trabalhando com a Cnen [Comissão Nacional de Energia Nuclear] para montar um cronograma e definir quando daremos partida na mina”, disse Gonzaga ao jornal Folha de S. Paulo, que inaugurou nesta quinta (30) ampliação da unidade de enriquecimento de urânio em Resende (RJ). A nova mina tem capacidade para produzir 400 toneladas anuais, mesma capacidade da mina anterior. Após a mineração, o urânio é transformado em um pó chamado de “yellow cake”, que passa pelo processo de enriquecimento para a produção do combustível nuclear.

O Brasil é um dos 12 países que detém tecnologia para enriquecer urânio, mas ainda importa grande parte de seu consumo. Após a etapa de ampliação inaugurada nesta quinta, a fábrica de Resende tem capacidade para enriquecer volume equivalente a 50% da recarga anual de Angra 1, a menor usina nuclear do país. A primeira fase do programa de enriquecimento de urânio, que prevê a instalação de dez cascatas —sete delas já em operação —a capacidade chegará a 70% de Angra 1. A INB precisa, porém, de mais R$ 500 milhões para concluir o projeto, o que espera fazer até 2021. Uma segunda fase, com a instalação de 33 cascatas, está orçada em R$ 2 bilhões, e garantiria o abastecimento todo o complexo nuclear de Angra sem depender de importações. Gonzaga admite que a crise fiscal dificulta a aprovação dos recursos, mas defende que o enriquecimento de urânio no país gera "economia significativa" na produção com combustível nuclear. O projeto considera o abastecimento de Angra 3, cujas obras estão paralisadas desde 2015 - atualmente, há um grupo de trabalho no governo estudando a retomada, que depende de aumento da tarifa de energia da usina. “Pelas discussões que temos acompanhado e pela importância que a usina tem, estou bastante otimista [com a retomada]”, afirmou o presidente do INB.

31 Ago 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

31 Ago 2018 - 00:00h

A desembargadora Mônica Jacqueline Sifuentes Pacheco de Medeiros, do Tribunal Regional Federal (TRF-1ª Região), em Brasília, que determinou o retorno do prefeito de Aracatu, Sérgio Silveira Maia (PSD), ao cargo, na última quarta-feira (29), já negou o pedido de prisão do ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), no âmbito da Operação Cartão Vermelho. A informação da rejeição ao pedido de prisão do petista foi divulgada pelo site O Antagonista em 26 de fevereiro do corrente ano. Ainda de acordo com o site, em 2016, a desembargadora foi investigada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela quantidade de processos acumulados em seu gabinete. Em janeiro daquele ano, eram mais de 2,6 mil ações pendentes de análise. Em uma entrevista na época ao site Metrópoles, ela reconheceu que o acervo tinha aumentado, mas disse que aquela situação não ocorria apenas em seu gabinete. Mônica foi nomeada ao cargo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

30 Ago 2018 - 19:40h

Após o fim da rebelião de presos ocorrida nesta quinta-feira (30), na cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, a polícia realizou uma minuciosa vistoria nas três celas do Complexo Policial. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, diversos aparelhos celulares foram encontrados. De acordo com o delegado Joildo Humildes, 13 detentos estão custodiados na unidade prisional. Durante a rebelião, eles cobraram melhores condições na estrutura da delegacia ou suas transferências para o Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. Já tramita na Comarca Criminal de Barra da Estiva o pedido para transferência dos presos.

30 Ago 2018 - 19:20h

A enfermeira Andreia Carvalho, de 31 anos, natural de Lagoa Real, a 82 km de Brumado, morreu nesta quarta-feira (30), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital de Base de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Ela foi vítima de um acidente na última quarta-feira (23), na Rodovia Mário Perosa, entre Uchoa e Ibirá, ficando gravemente ferida. No local, ela colidiu o seu veículo de frente com um caminhão. A vítima perdeu o controle da direção e invadiu a pista contrária. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

30 Ago 2018 - 16:00h

Mais de 350 mil moradores de 23 municípios do sudoeste baiano têm atendimento mais rápido e eficiente na segurança pública, com a inauguração, nesta sexta-feira (30), do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), em Brumado. A unidade centraliza o atendimento dos serviços de emergência da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, além do Samu, que será integrado futuramente, para todas as localidades contempladas. 

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o Cicom de Brumado é o 21º a ser inaugurado. O próximo será em Serrinha. O secretário afirma que há uma melhora de aproximadamente 20% no tempo de resposta nas localidades onde o Cicom já está implantado, devido à centralização do atendimento, com o controle de quais unidades foram deslocadas para a ocorrência, se o atendimento foi efetivado e quais os outros meios disponíveis para serem empregados caso seja necessário. 

O superintendente dos Cicoms, coronel Antônio Magalhães, comentou que novos servidores serão integrados à equipe. “Para Brumado nós temos 15 servidores atualmente. Na próxima semana teremos mais seis servidores e, em 30 dias, teremos 30 servidores. O investimento é de mais de R$ 1,5 mil em rádios, rádios portáteis, repetidores, para melhor atender à população”. O efetivo já foi treinado e a Central de Operações (Cenop) da 34ª CIPM/Brumado foi transferida para o local onde funcionará o Cicom. O Centro Integrado de Comunicação (Cicom) de Brumado, órgão da estrutura da SSP/BA, funcionará na sede da 20ª Coorpin.

30 Ago 2018 - 13:40h

Presos da delegacia de polícia na cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, iniciaram uma rebelião na manhã desta quinta-feira (30). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os detentos colocaram fogo em colchões e fizeram diversas reivindicações para a unidade carcerária. Viaturas e policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) se deslocaram para conceder apoio no local. A polícia já informou que a rebelião já foi controlada na carceragem de Barra da Estiva. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado já foi acionado para realizar uma perícia nas celas.

30 Ago 2018 - 12:30h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE) contra o ex-prefeito de Ibipitanga, Humberto Raimundo de Oliveira (PT), em razão de irregularidades na contratação de servidores municipais sem o indispensável concurso público. Em razão do ilícito, o conselheiro Fernando Vita, relator do processo, multou o gestor em R$ 6 mil. Nos anos de 2012 e 2016 - meses antes da deflagração do processo eleitoral - houve um significativo incremento no número de servidores municipais, em comparação ao exercício financeiro de 2009. Para o TCM, as contratações, sejam através de cargos comissionados ou de contratação temporária, de forma ilegal e em afronta à moralidade pública, “tornaram-se atos rotineiros da administração de Ibipitanga”. Além de não promover o devido concurso público, o gestor não demonstrou que as contratações dos servidores comissionados e temporários se deram com o objetivo de resguardar interesses públicos ameaçados, o que caracteriza o uso não apropriado da modalidade de contratação, que deveria ser extraordinária. Cabe recurso da decisão.