Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

17 Ago 2018 - 15:30h

O ex-prefeito Charles Fernandes (PSD) será investigado pela 1ª Promotoria de Justiça de Guanambi, a 141 km de Brumado, por conta da acusação de improbidade administrativa. O crime teria sido cometido em doações de imóveis feitas em 2015. De acordo com o Bahia Notícias, Fernandes e Welsley Barbosa dos Santos são acusados de com as supostas doações de imóveis terem cometido enriquecimento ilícito, dano ao erário e violações de princípios constitucionais através do Projeto de Lei nº 39.

17 Ago 2018 - 15:00h

Os estudantes Marcos Vinícius de Jesus Almeida, da Escola de Tempo Integral Centro Integrado de Educação Professora Maria Sônia e Professor Sá Teles, situado na Vila Presidente Vargas, e Diego Dias de Carvalho, da Escola Professora Maria das Graças Assis Correia, vão participar das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e da Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Eles foram convidados para a primeira fase das seletivas 2019. Os estudantes estão entre os melhores do Brasil, resultado do trabalho que os docentes desempenham nas salas de aula no município.

17 Ago 2018 - 14:30h

Será publicado em até um mês o edital do concurso público do Banco do Nordeste, que vai oferecer vagas para candidatos com nível médio e superior. As oportunidades são para analista bancário (nível médio) e especialista técnico/analista de sistemas, voltado para candidatos que tenham graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia da Informação, Informática, Sistemas de Informações, Tecnologia da Informação, Processamento de Dados, Segurança da Informação e Tecnologia em Telemática. Também podem concorrer à vaga de especialista quem possui nível superior em qualquer área e tenha concluído curso de pós-graduação (stricto ou lato sensu) na área de informática e/ou segurança da informação, com carga horária mínima de 360 horas. O último concurso do Banco do Nordeste foi realizado em 2014, quando foram ofertadas 12 vagas de nível médio para a carreira de Analista Bancário. A remuneração oferecida era de R$ 2.950,58, já com benefícios inclusos. A banca organizadora do último certame foi a Fundação Getúlio Vargas.

17 Ago 2018 - 14:00h

Com o reaparecimento de casos de Poliomielite e Sarampo, inclusive com epidemias em alguns locais do país, o Ministério da Saúde intensificou as campanhas de imunização. Desde o último dia 6, uma intensa campanha, em parceria com as secretarias municipais e estaduais, foi iniciada em território nacional a fim de manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite para evitar a reintrodução do vírus selvagem, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola para manter o estado de eliminação dessas doenças. A meta mínima a ser alcançada é de 95% de cobertura vacinal. O Dia D da campanha acontece neste sábado (18). Em Brumado, a Secretaria Municipal de Saúde está convocando todos os pais de crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não vacinaram os seus filhos, para que levem os mesmos à unidade de saúde mais próxima. A vacinação será iniciada às 08h e se encerrará às 17h. Venha fazer a sua parte para que Brumado continue livre da pólio e do sarampo.

17 Ago 2018 - 12:30h

Uma menina de 3 anos morreu após ser esquecida durante oito horas em um ônibus de transporte escolar na Tailândia, anunciou a polícia local. “A criança morreu pela falta de oxigênio e pelo calor no veículo”, afirmou uma fonte da força de segurança local. O motorista de 23 anos foi detido. Segundo o comandante da polícia do distrito de Sai Buri, Montri Kongwatmai, ele admitiu que não verificou se todas as crianças haviam abandonado o ônibus antes de deixar o veículo. Entre 2012 e 2016, 13 crianças foram esquecidas em veículos na Tailândia e 6 morreram, segundo as autoridades. Em junho, uma menina de 5 anos morreu na Província de Khon Kaen também depois de ter sido esquecida por várias horas em um ônibus escolar.

17 Ago 2018 - 12:00h

Com baixo índice pluviométrico e a crise hídrica que assola a região, a indústria da seca tem se tornado bastante lucrativa no sertão baiano com a venda de produtos muito utilizados para captação de água. No município de Malhada de Pedras, os produtores rurais têm sofrido prejuízos nas mãos de marginais que roubam suas bombas d’água para alimentar o mercado negro da comercialização do equipamento. Recentemente, a polícia conseguiu recuperar algumas bombas de sucção de água que haviam sido furtadas em uma propriedade particular no meio rural da cidade. No entanto, a recuperação dos itens está muito aquém diante da quantidade que já foi levada pelos bandidos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado Samuel Paz afirmou que a polícia já identificou dois dos autores da prática criminosa na região e agora é uma questão de tempo até os mesmos serem detidos e apresentados perante à justiça. Segundo o delegado, o roubo de bombas d’água na região de Malhada de Pedras é sustentado pela receptação de muitos que se apresentam como pessoas de bem. O delegado foi enfático em citar que a bomba roubada em uma propriedade pode estar sendo comprada em outra por um valor bem abaixo do praticado no mercado, mesmo o comprador ou receptador tendo conhecimento de que se trata de produto de roubo. “Não olham que estão alimentando um crime que está tirando de algumas famílias seus meios de subsistência, pois, com a dificuldade de abastecimento nas comunidades mais distantes, o único meio de adquirir água é através dessas bombas que estão sendo roubadas”, pontuou o delegado.

17 Ago 2018 - 11:30h

O DDT – conhecido como o primeiro pesticida da era moderna – pode ser capaz de atravessar a placenta e aumentar os riscos de um bebê desenvolver Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), sugere estudo publicado no American Journal of Psychiatry. A substância, usada durante a Segunda Guerra Mundial para controlar o tifo e a malária na Europa e no Pacífico Sul, já é conhecida por causar tremores, convulsões, náusea e câncer, especialmente em casos de exposição a altas concentrações. Agora, a nova pesquisa estabelece uma ligação concreta entre o DDT e o autismo. Segundo os pesquisadores, quanto mais alto for o nível de pesticida no sangue das grávidas, maior é a probabilidade de seu filho apresentar o transtorno, que atinge cerca de 150.000 pessoas por ano no Brasil. A equipe explicou ainda que esse aumento é uma combinação da exposição pré-natal à toxina do DDT e fatores genéticos e ambientais.

17 Ago 2018 - 11:00h

De acordo com informações da Secretaria de Previdência, a primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas começará a ser paga ainda neste mês de agosto. Conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios 2018, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, o depósito será realizado juntamente com a folha mensal de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estima-se que essa antecipação chegue a R$ 20,6 bilhões nos meses de agosto e setembro. Cerca de 30 milhões de beneficiários terão direito à primeira parcela do abono anual, que corresponde à metade do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente. Quem recebeu, ao longo do ano, benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade tem direito ao 13º. Aqueles que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada e Renda Mensal Vitalícia, não têm direito ao abono anual.

17 Ago 2018 - 10:30h

O total de pessoas em situação de desalento, ou seja, que desistiu de procurar trabalho, subiu para 4,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2018. Isso é o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada nesta quinta-feira, 16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o maior número de desalentados da série histórica da Pnad, iniciada em 2012. No primeiro trimestre, o país contava com 4,6 milhões de desalentados. No segundo trimestre de 2017, eram 4 milhões de pessoas nessa situação. Também é considerado desalentado a pessoa que ficou fora da força de trabalho por não conseguir ocupação adequada, não ter experiência ou qualificação para as vagas ofertadas, ser considerado muito jovem ou muito velho ou por não haver trabalho na localidade em que mora. O porcentual de pessoas desalentadas ficou em 4,4% no segundo trimestre, a maior da série histórica. Entre as unidades da federação, Alagoas (16,6%) e Maranhão (16,2%) tiveram a maior taxa de desalento. As menores foram as do Rio de Janeiro (1,2%) e Santa Catarina (0,7%).

17 Ago 2018 - 10:00h

A implantação do curso de Pedagogia em Brumado foi suspensa por determinação do Juiz de Direito Eduardo das Neves Brito, titular da Vara da Fazenda Pública, em Caetité. A ação popular foi impetrada pela advogada Magda David, que tem banca advocatícia em Caetité e é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus de Guanambi. Segundo ela, a criação do curso se deu somente por vontade do Reitor, quando o Estatuto e o Regimento Geral da Uneb dispõem que essa atribuição é do Conselho Universitário (Consu), composto não só pelo Reitor, mas também pelo Vice-Reitor, Pró-Reitores, Diretores de Departamentos, representantes de técnicos e discentes. Para a advogada, esse tipo de ato tem que ser precedido de amplas discussões com a sociedade local, inclusive com a participação da Câmara de Vereadores, e com a comunidade acadêmica, o que, segundo ela, não aconteceu. O debate resultaria na indicação do curso mais apropriado para a cidade, levando em consideração a vocação minerária de Brumado.

17 Ago 2018 - 09:05h

Um homem identificado como Manoel Aparecido Fernandes de Souza, de 53 anos, conhecido como Manoel Carregador, foi preso na quinta feira (16) pelos Agentes da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior de Guanambi (Coorpin) em cumprimento a um Mandado de Prisão expedido pela Justiça Criminal de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo o delegado responsável pelo caso, Rudson Barcelos, Manoel é acusado de molestar a enteada de 11 anos. De acordo com o Radar Guanambi, os abusos aconteciam na zona rural da cidade há três anos. Durante coletiva de imprensa, Rudson Barcelos informou que o crime era investigado desde o início do ano, quando teve acesso ao material gravado pela menor e pela sua mãe. Manoel Aparecido está preso na cadeia pública de Guanambi.

17 Ago 2018 - 09:00h

A Renova Energia pretende retomar as obras do Complexo Eólico Alto Sertão III, localizado na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Apesar da retomada, a companhia nega que tenha desistido da venda do ativo e diz que a conclusão do projeto faz parte da estratégia para valorizar o empreendimento. Segundo o gerente de Relações com Investidores da Renova, Alessandri Dala Martha, vários investidores interessados fizeram propostas para adquirir o ativo e as negociações estão em fase avançada. Ainda de acordo com o gerente, a companhia pretende investir R$ 80 milhões na conclusão do Alto Sertão III para atender aos contratos do Leilão de Energia de Reserva de 2013. A previsão é que a primeira parte do projeto esteja em operação comercial em março de 2019, com conclusão total em setembro de 2019. As obras do empreendimento foram paralisadas no final de 2016 por falta de recursos. A renova já investiu cerca de R$ 400 milhões no projeto, que, quando concluído, terá 400 MW de capacidade instalada.

17 Ago 2018 - 08:30h

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

17 Ago 2018 - 08:00h

Através do Requerimento nº 002/2018, o vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB) pediu um afastamento de 120 dias da Câmara de Vereadores de Brumado, alegando que, nesse período, fará um tratamento de saúde que não foi especificado. No requerimento, o vereador disse que está em consonância com os artigos 48.1 da lei orgânica municipal e 73.1 do regimento interno da casa legislativa. No segundo semestre de 2017, o parlamentar já havia pedido um afastamento pelo mesmo motivo. Na ocasião, chegou a ser ventilada a possibilidade do suplente assumir o posto do vereador afastado. Dudu é filho do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e também ocupa a vice-presidência da mesa diretora da câmara, bem como foi escolhido como vice-líder do prefeito no parlamento. Sendo aprovado o requerimento, o vereador só retornará aos trabalhos legislativos às vésperas do recesso parlamentar, no final do ano.

17 Ago 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

17 Ago 2018 - 00:00h

Perto de completar dois anos do assassinato do menino Emerson Kauã, de apenas 10 anos, a polícia civil ainda trabalha no intuito de elucidar o crime e dar uma resposta à sociedade brumadense. Após ter sido dado como desaparecido no dia 21 de dezembro de 2016, Kauã foi encontrado morto com o corpo parcialmente queimado dentro de uma mata próximo ao Cruzeiro, nas imediações da subestação da Coelba, no Bairro Cidade das Esmeraldas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado Samuel Paz, que comanda as investigações desde o início, declarou que, embora esteja encontrando dificuldades para a elucidação do caso, a polícia continua as investigações.

“Ainda aguardamos alguns laudos periciais por parte do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e, infelizmente, não chegamos a autoria delitiva deste fato, que é bastante complexo. Até aqui, nossos recursos ainda foram suficientes, mesmo já tendo realizado várias oitivas, porém ainda sem a elucidação esperada”, disse o delegado, que só descartou as suspeitas de violência sexual contra a criança, conforme comprovação em laudo. As suspeitas apontadas pela polícia é de que o garoto possa ter sido vítima de algum tipo de ritual de magia negra e alguém próximo à família pode estar ligado ao crime, assim como há a suspeita de que Kauã tenha sido dopado com medicamento controlado antes de ser queimado e morto. No entanto, o delegado reforça que todas as suspeitas são apenas suposições, uma vez que a polícia ainda não conseguiu elucidar o caso.

16 Ago 2018 - 22:40h

Desaparecido desde o último dia 4, Gilberto Medeiros Correia, conhecido como Gilbrey, 48 anos, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (16), na comunidade de Lagoa, em Rio de Contas, a 78 km de Brumado. O corpo, localizado por um morador em um local de difícil acesso, estava em estado inicial de decomposição. No lugar, a Polícia Militar acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de necropsia. O laudo pericial irá constatar a causa da morte. De acordo com familiares, Gilberto tinha transtornos mentais e costumava andar sem roupa pela região. Além disso, às vezes, colocava uma coroa de espinhos na cabeça e dizia ser Jesus Cristo. Gilbrey morava em Marcolino Moura, distrito de Rio de Contas.

16 Ago 2018 - 20:25h

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na cidade de Santa Brígida, no norte do estado, depois de ser acusado de estuprar o filho da cunhada, uma criança de 5 anos. Segundo informações da Polícia Civil, a mulher saiu de casa e deixou o cunhado sozinho com as crianças, mas quando retornou, encontrou o filho com a roupa suja de sangue. Em depoimento à polícia, o adolescente confessou ter estuprado a criança. Ele foi encaminhado para uma unidade de ressocialização em Salvador. A polícia não deu maiores detalhes a respeito do depoimento do adolescente. No entanto, familiares da criança, que não foram identificados, informaram ao G1 que o suspeito disse ter sido provocado pelo menino. “O rapaz [adolescente] disse que o menino ficava chamando ele [adolescente] de viadinho. Então ele se irritou e estuprou a criança”, afirmou um familiar. Pessoas prósimas à criança informaram que, após o caso, o menor sente medo medo constantemente e tem  desmaios frequentes. De acordo com a polícia, o caso aconteceu no dia 3 de agosto deste ano e o adolescente foi apreendido no dia seguinte.

16 Ago 2018 - 14:30h

A Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), sediou a capacitação para os supervisores do Programa Primeira Infância no (Suas)-  Programa Criança Feliz, no período de 06 a 10 de agosto. A abertura foi realizada na Sala de Treinamento da Prefeitura e os demais encontros na Universidade Aberta do Brasil (UAB), contemplando também visitas às famílias com perfil para serem inseridas no programa. A capacitação foi promovida pelo Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. A capacitação se configura como importante instrumento para o aprimoramento das ações, haja vista possibilitar a qualificação dos supervisores/visitadores na execução do programa nos municípios, o qual tem por objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância. O público alvo é composto por crianças de 0 a 03 anos, gestantes beneficiárias do Bolsa Família e crianças de 0 a 06 anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Estiveram presentes no encontro representantes de Abaíra, Brumado, Caculé, Camaçari, Dom Basílio, Ibiassucê, Ibicora, Ibiquera, Igaporã, Itambé, Itarantim, Itororó, Jacaraci, Macaúbas, Malhada de Pedras, Mascote, Mirante, Potiraguá, Riacho de Santana, Salvador, Santa Luzia, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Tremedal e Vitória da Conquista.