Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2017"

31 Out 2017 - 11:30h

A prefeitura de Brumado está realizando uma verdadeira operação de limpeza nos cemitérios da sede e nas comunidades rurais do município. Várias equipes estão espalhadas nos locais onde estão sepultados os entes queridos dos munícipes a fim de preparar os cemitérios para as visitas do dia de finados, celebrado na próxima quinta-feira (2). No maior cemitério da sede, o Jardim Santa Inês, à margem da BA-148, a operação de limpeza e manutenção foi iniciada há cerca de duas semanas. Nesse período, já foram retiradas dezenas de vagões de lixo e entulho que tomavam conta do ambiente, o equivalente a centenas de toneladas de material. Após um ano, a prefeitura também está reinstalando a bomba d´água que havia sido roubada às vésperas das celebrações do ano passado e uma tampa de metal foi instalada na caixa d’água que abastece o cemitério. Também está sendo trocada a fachada que identifica o Jardim Santa Inês. Assim como em 2016, a expectativa é de que pelo menos 20 mil brumadenses visitem os entes queridos nos cemitérios da sede no dia de finados. 

31 Out 2017 - 11:00h

A Administração Municipal de Brumado vai transferir as despesas com as contas de energia das bombas d’água que abastecem as comunidades rurais para as associações de cada localidade. Em seu programa institucional de rádio na manhã do último sábado (28), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos declarou que sua equipe de governo já está trabalhando no processo. “Não estou sendo injusto com as comunidades, mas sim com quem mora na sede, pois quem hoje paga taxa de iluminação pública na sede está pagando também pelas contas dessas despesas de energia das bombas de abastecimento nas comunidades rurais. Então, não é justo que quem mora na sede pague por uma conta do meio rural sem estar usufruindo ou fazendo uso do benefício, nesse caso o bombeamento da água”, explicou o prefeito. Na segunda-feira (30), o site Achei Sudoeste questionou o secretário municipal de agricultura e recursos hídricos, Charles Granger, acerca do assunto e o mesmo apontou que há uma despesa grande de manutenção das bombas. O secretário disse ainda que há comunidades onde a despesa é considerada abusiva, uma vez que não há um controle do uso das bombas. Granger acredita que com a cobrança no bolso das associações as comunidades vão passar a adotar medidas que ajudarão na economia e redução das despesas com a manutenção dos equipamentos. O secretário frisou que a medida visa também promover mais organização por parte das associações rurais e esclareceu que o município continuará a prover a manutenção mecânica e logística dos aparelhos, cobrando apenas a taxa de energia, que deverá ser rateada entre os moradores em suas respectivas comunidades. 

31 Out 2017 - 10:30h

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado, que, por um período experimental, vem sendo realizada às sextas-feiras, será antecipada para esta quarta-feira (1º), às 9h. A mudança se deve ao feriado de Finados, celebrado na quinta-feira (2). As sessões voltam a serem realizadas normalmente na próxima semana, no dia 10 de novembro. 

31 Out 2017 - 10:00h

Na última segunda-feira (30), foi instalado na área externa do Hospital Professor Magalhães Neto o cilindro de oxigênio que irá atender as Unidades de Terapia Intensiva - adulto e neonatal, além de algumas alas da unidade de saúde. As alas mais antigas continuarão com os cilindros menores até passarem por uma adaptação da canalização. Já os leitos emergenciais mais recentes, bem como os leitos de UTI, contarão com o oxigênio canalizado através do novo cilindro. Com o equipamento, aumentam as perspectivas referentes ao tempo para inauguração das unidades intensivas. Outro equipamento prestes a ser instalado na unidade de saúde, o qual faz parte das adaptações para o funcionamento da UTI, é o tomógrafo. As obras de alvenaria e adaptação na sala para receber o aparelho serão concluídas em breve. As intervenções aumentam as chances de o governador cumprir a meta de inaugurar a UTI neste mês de novembro. 

31 Out 2017 - 09:30h

Enquanto investigavam a autoria de um homicídio ocorrido no Bairro Monte Pascal, em Guanambi, guarnições do 17º Batalhão de Polícia Militar abordaram um homem em atitude suspeita no Bairro Residencial dos Pássaros. Após uma revista na residência do homem, os policiais encontraram uma arma de fogo do tipo submetralhadora, de uso restrito das forças armadas, com um carregador. O indivíduo e a arma foram encaminhados à delegacia para adoção das medidas cabíveis. A polícia apura o caso.

31 Out 2017 - 09:00h

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Brumado teme as consequências do excesso de poços artesianos que são abertos no município. Segundo dados do setor, por causa da prática, o município está perdendo lençol freático, que é um reservatório de água presente nas partes subterrâneas da terra. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário Charles Granger previu mudanças significativas no clima e no meio ambiente. Ele relatou que vêm recebendo várias queixas de poços artesianos públicos que se secaram em algumas comunidades rurais e em propriedades privadas. “Se continuar desse modo desenfreado e com os lençóis se secando o resultado será terrenos mais secos, afetando diretamente a vegetação e levando a morte precoce de árvores, plantas e flores”, alertou. O secretário ainda citou que a prática pode resultar no aumento de temperaturas, tempo mais seco e aparecimento de mais rachaduras e buracos causados pela erosão do solo, principalmente nas áreas urbanas, o que pode provocar até desabamentos de prédios. 

A recuperação do volume nos lençóis freáticos depende das chuvas, porém, nos últimos anos, tem sido registrada menos precipitação na região. Diante disso, há uma menor recuperação dos aquíferos, levando ainda em consideração a retirada de água dos mesmos. A previsão, embora pareça drástica, serve de alerta, pois em diversas partes do planeta já foram registradas catástrofes naturais por conta dos excessos praticados pelo homem. Cientistas apontam que o esvaziamento do lençol freático na região pode ter sido a principal causa dos abalos sísmicos de magnitude 5,1 na cidade de Lorca, na Espanha, sugerindo que as atividades humanas ao longo de décadas teriam causado alterações na crosta terrestre. A secretaria de recursos hídricos não possui dados precisos do número de poços artesianos abertos em Brumado, mas estima-se que o número pode chegar a mil. Desse montante, menos de 10% foram autorizados diretamente pela prefeitura para abastecer as comunidades rurais e prédios públicos - os demais estão em propriedades particulares que foram autorizados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para atender a irrigação de lavouras no meio rural.

31 Out 2017 - 08:30h

Um acidente de carro foi registrado na BR-030, em Caetité, no último domingo (29). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Jucimar Souza Silva perdeu o controle da direção em uma curva da rodovia e acabou capotando o veículo. Com ferimentos graves, ele foi socorrido pelo Samu 192 e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caetité. Além de Jucimar, havia outras duas pessoas no carro, as quais sofreram ferimentos leves. A Polícia Militar fez o registro da ocorrência.

31 Out 2017 - 08:00h

De acordo com dados recentes do setor de abastecimento da unidade regional da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), o nível da Barragem de Cristalândia, que abastece as sedes dos municípios de Brumado e Malhada de Pedras, além de algumas comunidades rurais, já baixou 3 metros desde o início do ano. O site Achei Sudoeste apurou junto ao setor que, desde o início da primavera, no dia 22 de setembro, quando a temperaturas voltaram a subir, houve um aumento de cerca de 50% no consumo de água nos locais abastecidos, o que provocou também um aumento na vazão de 10 milhões de litros d’água ao dia para 15 milhões de litros d’água todos os dias nas duas cidades. Para os técnicos do setor de abastecimento, o nível da barragem ainda é considerado confortável para atender os dois municípios, levando em consideração que há uma perspectiva de boas chuvas, principalmente para região na nascente do Rio das Contas até o final deste ano. As chuvas devem recuperar o nível da capacidade do manancial, que é de 16 milhões de metros cúbicos de água. Em 2016, a Barragem de Cristalândia atingiu o nível mais crítico de sua história, com uma baixa de 5 metros no armazenamento de água - o mesmo foi recuperado com as chuvas do mesmo período. A preocupação no momento é com o desperdício de água. São comuns as reclamações de populares utilizando mangueiras como se fossem vassouras para “varrer” o lixo das calçadas. “Aí não tem barragem que aguente”, comentou um técnico de abastecimento, cobrando conscientização dos consumidores.

30 Out 2017 - 12:30h

A primeira pesquisa do Ibope para avaliar as intenções de voto para presidente em 2018 aponta Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro como principais concorrentes na corrida pelo Palácio do Planalto. Divulgado neste domingo (29), o levantamento mostra que o petista teria 35% do apoio do eleitorado contra 13% do atual deputado federal. Dessa forma, os dois disputariam o segundo turno. O cenário avaliado aponta Marina Silva como terceira colocada, com 8%. Em uma pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Lula, Bolsonaro e Marina também ocupam as três primeiras posições, mas com 26%, 9% e 2%, respectivamente. Já em um cenário sem a participação de Lula, Bolsonaro e Marina ficam empatados nas intenções de voto, com 15%.

30 Out 2017 - 12:00h

Faleceu no último domingo (29) o ex-presidente da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, o vereador Ilídio de Castro (Rede). Ele sofreu um infarto do miocárdio. Ilídio tinha 55 anos e exercia o seu sétimo mandato. Ele sofria de Doença Renal Crônica (DRC) e realizava tratamentos de hemodiálise. Nas redes sociais, amigos e companheiros de trabalho manifestaram o pesar com a notícia. A prefeitura municipal decretou luto oficial de três dias no município.

30 Out 2017 - 11:30h

Uma jovem de 22 anos morreu após ser atingida acidentalmente durante uma briga entre um casal de amigos, na noite de sábado (28), em Mongaguá, no litoral de São Paulo. Andressa Silva Gouveia era moradora de Diadema e tinha ido passar o fim de semana no litoral com outros casais. A autora do disparo fugiu após o crime. A arma utilizada também não foi encontrada. As testemunhas ouvidas pela polícia disseram que o grupo de amigos alugou uma casa no Balneário Vila Seabra para passar o fim de semana. Por volta das 21h30 deste sábado, eles estavam conversando perto da piscina quando Zilma Rodrigues do Amaral e Alexandre Antonio dos Santos, ambos de 38 anos, começaram a discutir. “Ela deu um tiro em direção ao companheiro e acertou uma moça que estava sentada em uma cadeira perto da piscina. Um dos homens que estava lá foi para cima dela e tirou a arma. Ela fugiu, foi embora da casa. Enquanto isso, os outros socorreram a jovem. A Polícia Militar foi chamada”, diz ao G1, Marcos Roberto da Silva, delegado de Mongaguá. Andressa foi atingida na região do tórax. Ela foi socorrida e levada para o Pronto Socorro de Mongaguá, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois. O corpo dela foi encaminhado ao Instituto Medico Legal (IML) de Praia Grande.

30 Out 2017 - 11:00h

A Associação das Pessoas com Deficiência do Município de Brumado e Região (APDEMB) realizou no sábado (28) e domingo (29), no Colégio Professora Nice Públio, o XIX Encontro Regional de Surdos. A palestra de abertura do encontro aconteceu no auditório da unidade de ensino, às 19h. O Presidente da APDEMB, Edilmagno Mato, destacou que o objetivo do evento é proporcionar a integração social, a descontração e o compartilhamento de experiências entre os participantes através de palestras e atividades esportivas e culturais. A partir de 8h até meio dia, haverá o torneio regional de surdos no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro. O evento é aberto a toda a comunidade e terá a presença de um intérprete de Libras durante todas as atividades.

30 Out 2017 - 10:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

30 Out 2017 - 10:00h

A partir do mês de novembro, o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, contará com uma extensão do cartório de registro de nascimentos. De acordo com informações da coordenação da unidade hospitalar, o projeto já existia há mais de dois anos, porém nunca se concretizou por conta de questões burocráticas. Agora, com as barreiras vencidas, a secretaria de saúde e a comarca local conseguiram se alinhar para possibilitar que as crianças nascidas no hospital já saiam da unidade com seus registros de nascimento. Segundo um levantamento extraoficial promovido pelo município, há muitas crianças no meio rural com até três anos de idade que ainda não foram registradas por conta da dificuldade de locomoção dos pais. Dessa forma, para sanar essa pendência, o acordo foi firmado entre o município e a comarca local, que disponibilizará os serviços dois dias por semana para atender em uma sala que está sendo preparada próximo ao setor administrativo da unidade. 

30 Out 2017 - 09:30h

Na quinta-feira (26), aconteceu a comemoração do aniversário de 20 anos da Cooperativa dos Produtos de Leite e Cereais de Lagoa Real (COOPLLAR). O evento contou com a presença da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), do presidente da cooperativa, José Anselmo de Freitas Júnior, e do ex-prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho. “A cooperativa de Lagoa Real tem sido um exemplo de uma boa gestão, de seriedade, de compromisso com o desenvolvimento da região”, disse Bastos. A COOPLLAR é especializada na fabricação de leite pasteurizado, iogurte, queijo, manteiga, dentre outros. Recentemente, o Governo do Estado, com o apoio do mandato da deputada Ivana Bastos, investiu R$ 500 mil, por meio do Programa de Implementação de Projetos de Apoio à Produção, para a ampliação da produção beneficiando diretamente 120 famílias. O mandato da parlamentar também conquistou, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), um trator novo para auxiliar nas atividades da cooperativa.

30 Out 2017 - 09:00h

A vereadora Lia Teixeira (PDT) entrou com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa). Segundo ela, a estatal não tem obedecido a lei ambiental de realizar constantemente a descarga ecológica na Barragem de Cristalândia a fim de manter a perenidade do Rio das Contas. Ainda de acordo com a vereadora, já se passaram meses desde que a Embasa cortou o fluxo do rio por não realizar mais a manobra de descarga, a qual tinha uma vazão de 220 litros de água por segundo, mantendo o rio perene em seu curso e preservando a fauna e a flora da região. Sem a descarga, os moradores do Distrito de Cristalândia vão passar por uma calamidade devido à falta d’água. Isso porque a água que descia da barragem abastecia um barramento menor que supria o distrito com água bruta. A situação aconteceu no mesmo período do ano passado, quando foi registrado um aumento considerável de consumo na sede de Brumado e Malhada de Pedras, o que criou dificuldades para a empresa no que se refere ao atendimento da demanda de abastecimento. Para aumentar a vazão para as estações de tratamento, na ocasião, a Embasa cortou o fluxo do Rio das Contas por interromper a descarga ecológica. A vereadora disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que a prevista calamidade de água no distrito afetará a educação e a saúde na localidade, uma vez que, sem o precioso líquido, a unidade escolar não poderá receber os 600 alunos da rede municipal de ensino e da mesma forma ocorrerá com a unidade básica de saúde, que não poderá atender os moradores da região. A vereadora disse ainda que buscou contato com o escritório regional da Embasa em Caetité para tratar do assunto, porém foi informada que a gerência regional não tem autonomia para liberar a descarga ecológica, pois depende de uma ordem superior da empresa. 

30 Out 2017 - 08:00h

Acusado de homicídio, José de Jesus Santos foi absolvido pelo Júri Popular realizado na quinta-feira (26), na Comarca de Brumado. O crime ocorreu em janeiro de 2009, na Fazenda Morro, em Aracatu. No local, a vítima José Ferreira dos Santos foi atingida por um golpe de foice na perna, sofrendo lesões que causaram a sua morte. O Tribunal do Júri respondeu afirmativamente ao primeiro, segundo e terceiro quesitos, reconhecendo a materialidade delitiva, o nexo causal entre as lesões e a morte da vítima, bem como a autoria. Ao quarto quesito responderam sim, absolvendo o acusado. “Em face dessa deliberação do Conselho de Sentença, que absolveu o acusado José de Jesus Santos (...), e considerando que ele já encontra-se em liberdade, determino que, após o trânsito em julgado, sejam feitas as anotações de estilo e arquivados os autos”, sentenciou o juiz Genivaldo Alves Guimarães. 

30 Out 2017 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

29 Out 2017 - 18:10h

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que pretende concorrer ao cargo de governador da Bahia no próximo ano, vai participar de um encontro regional na cidade de Caculé, no sudoeste baiano, no próximo dia 11 de novembro. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a juventude do Democratas de Caculé estará realizando o evento sob o comando do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) e do prefeito da cidade, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona. Já circula nas redes sociais um vídeo de Neto fazendo convite as lideranças da região para prestigiar o ato na cidade governada por seus aliados há mais de 13 anos.