Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "11/2016"

24 Nov 2016 - 15:00h

A previsão é de que a partir do próximo mês seja implantada em Brumado uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Para tanto, a prefeitura enviou três secretários à cidade de Caetité e os mesmos absorveram as informações necessárias para implantação de um modelo de cooperativa semelhante ao que funciona na cidade. No momento, a prefeitura cuida dos trâmites burocráticos, mas já disponibilizou um galpão onde antigamente funcionava um depósito de algodão, próximo ao prédio do SAC. O local está sendo preparado para receber os equipamentos e, assim que a cooperativa for legalmente implantada, entrará em funcionamento, o que será de grande valia para os catadores de reciclados, bem como para a comunidade, que também poderá continuar colaborando com a coleta seletiva do lixo. “O nosso lixo gera para esses catadores oportunidade e fonte de renda, por isso a nossa proposta em criar essa cooperativa. Entendemos que o lixo retornará para nós como fonte renda, o que ajudará a muitas famílias carentes de nossa cidade”, explicou o secretário municipal de meio ambiente, Frederico Neves ao site Brumado Notícias.

24 Nov 2016 - 14:30h

Começa nesta sexta-feira (25) o Black Friday na A4 Veículos em Brumado. Essa é a chance de realizar o sonho do carro próprio com descontos e condições de pagamento imperdíveis. Passe agora mesmo na concessionária e conheça todos os modelos e ofertas. A A4 Veículos fica localizada na Av. Exupério Pinheiro Canguçu, 245. O telefone da loja é (77) 3441-4555. Para mais informações, acesse www.a4veiculos.com.br. 

24 Nov 2016 - 14:00h

O período de inscrição para a Habitus Run está entrando na reta final. Os interessados em participar da corrida têm até está sexta-feira (25) para se inscreverem. As inscrições são feitas pelo site www.habitusrun.com.br. A Habitus Run será realizada no dia 27 de novembro, às 8h, com largada e chegada no Mercado de Arte, em Brumado. Os participantes poderão optar pelo percurso de 5 km ou 10 km. Todos os inscritos receberão camiseta 100% poliamida, sacola, squeeze, bandana, número de peito, chip eletrônico e uma medalha de participação. Neste ano, a novidade fica por conta da premiação por faixa etária.

24 Nov 2016 - 13:30h

Um grupo de delegados baianos resolveu suspender novos pedidos à Justiça de quebras de sigilos telefônicos e bancários em protesto contra o controle exercido pela SSP-BA - Secretaria da Segurança Pública da Bahia sobre dados sigilosos em investigações criminais. A medida paralisa parte dos inquéritos que apura crimes como homicídio, tráfico de drogas, corrupção, à exceção de extorsão mediante sequestro. De acordo com o Uol, na Bahia, os grampos telefônicos autorizados pelo Poder Judiciário são executados e analisados pela SI (Superintendência de Inteligência), um órgão que é ligado diretamente à SSP. Esse setor produz relatórios com as transcrições das conversas telefônicas dos investigados e, posteriormente, envia o conteúdo das escutas aos delegados responsáveis pelos inquéritos. Liderados pelo sindicato da categoria, os delegados afirmam que esse modelo é ilegal, pois quem deveria exercer o controle dos grampos é a própria Polícia Civil. Os adeptos do movimento ameaçam com a possibilidade de greve, a ser iniciada daqui dois meses, caso a reivindicação não seja atendida. O Ministério Público da Bahia afirmou que ainda está analisando o caso.

24 Nov 2016 - 13:00h

Um foragido da justiça de Caetité, no sudoeste baiano, foi preso após dar entrada no Hospital Municipal de São Félix do Coribe. Populares levaram o homem, identificado como Aldir de Oliveira Soares, até a unidade de saúde depois que o mesmo passou mal na última terça-feira (22). Segundo a polícia, a fim de obter informações sobre familiares do paciente, um funcionário da unidade de saúde publicou um comunicado através de uma rede social. Nele, o funcionário divulgou fotos do homem e pediu que as pessoas publicassem com o objetivo de localizar parentes do paciente. A mensagem chegou à polícia, que constatou que se tratava de um foragido, condenado há 25 anos pela Justiça Criminal de Caetité pela prática do crime de latrocínio. Na quarta-feira (23), agentes da 26ª Coorpin/Santa Maria da Vitória se dirigiram até o hospital para deslocar o homem para a cidade de Caetité.

24 Nov 2016 - 12:30h

Adiada para a próxima sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a regulamentação da BahiaInveste tem causado polêmica entre os deputados estaduais. Autor do pedido de vista que adiou a apreciação do projeto, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) afirmou que a proposta do Executivo não é clara. “Como veio em regime de urgência, não fica claro para a gente se isso é uma tentativa de privatização”, afirmou. O governo pretende transferir 50% das suas ações da Embasa para a BahiaInveste. “Não estou nem fazendo juízo de valor sobre privatizar ou não. Só devemos saber, de fato, o que será feito”, disse Ribeiro.

24 Nov 2016 - 12:00h

Na quarta-feira (23), uma quadrilha especializa em roubo a banco foi presa na cidade de Riacho de Santana. Segundo a polícia, a quadrilha cometeu um roubo a uma agência bancária no estado de Goiás e estava em fuga para a Bahia. Em Riacho de Santana, a polícia armou um cerco e conseguiu interceptar os bandidos que estavam em um veículo prata e em uma moto preta. Ao menos cinco suspeitos foram detidos e uma quantia de dinheiro não informada foi apreendida. A suspeita é de que a quadrilha estaria seguindo em direção a cidade de Ilhéus. A operação continua na tentativa de localizar outro veículo que supostamente está com as armas utilizadas pelo bando.

24 Nov 2016 - 11:00h

O juiz Genivaldo Alves Guimarães encaminhou uma mulher acusada de falso testemunho em um processo criminal à delegacia de Brumado. O crime de falso testemunho, tipificado no Código Penal, caracteriza-se diante das seguintes condutas: fazer afirmação falsa, ou seja, mentir ou narrar fato não correspondente à verdade; negar a verdade, não reconhecendo a existência de algo verdadeiro; e calar a verdade, silenciando ou não contando a realidade dos fatos. A pena é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa. As penas são aumentadas de um sexto a um terço se o crime é praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal ou em processo civil em que for parte entidade da administração pública direta ou indireta.

24 Nov 2016 - 10:30h

O plenário do Senado aprovou na quarta-feira (23), em segundo turno, por 63 votos a 9, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê mudanças no atual sistema político do país. O texto prevê a criação de cláusulas de desempenho eleitoral para que os partidos políticos tenham acesso ao fundo partidário e ao tempo gratuito de televisão. A PEC também acaba com coligações para eleições proporcionais (deputados e vereadores). Atualmente, a legislação eleitoral permite alianças entre os partidos para eleger deputados e vereadores. Por esse sistema, os votos obtidos pelas siglas são somados, e se elegem os candidatos mais votados da coligação. A proposta já havia sido aprovada em primeiro turno, em 9 de novembro, por 58 votos a 13. Agora, segue para análise da Câmara, onde também precisará ser aprovada em dois turnos para entrar em vigor. Por se tratar de uma emenda à Constituição, o texto precisa ser aprovado por pelo menos três quintos dos deputados (308 dos 513), nas duas votações. Na Câmara, contudo, o texto deverá enfrentar resistência dos parlamentares, uma vez que a Casa possui mais siglas de pequeno porte com parlamentares do que no Senado.

24 Nov 2016 - 10:00h

Mais uma remessa com centenas de pneus recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos (Semar) do município de Brumado, que estava em um galpão e no parque de exposições da cidade, foi encaminhada para reciclagem na última terça-feira (22). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário Frederico Neves destacou que o município é um grande gerador de pneus inutilizáveis que vão direto para a reciclagem. Segundo ele, esta é a segunda grande remessa em quinze dias recolhidas nas vias públicas, oficinas e borracharias da cidade. Os pneus recolhidos recebem tratamento contra o mosquito aedes-aegypti antes de serem encaminhados para reciclagem.

24 Nov 2016 - 09:00h

O superintendente de trânsito do município de Brumado, Clidemar Amorim Risério, encaminhou novamente ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) seu pedido de exoneração do cargo. Assim como nas demais tentativas de exoneração, o prefeito ainda não deu uma resposta. Em uma enquete pública, alguns munícipes responderam ao site Brumado Notícias sobre o que pensam do impasse do superintendente de trânsito e o porquê de o prefeito não ter acatado as suas solicitações. “Acho que ele está cercado de mimos e quando algo foge do controle age como menino birrento e logo pede exoneração. Parecendo mais que está querendo pressionar o prefeito a atender aos seus apelos”, comentou um transeunte. “Ficou muito evidente que ele não está satisfeito no cargo, então o prefeito, ao invés de ficar adulando, deveria ter pulso firme e dispensar logo o cara. Nesse chove e não molha e o nosso trânsito cada vez mais bagunçado”, argumentou um motorista. Das demais vezes, o superintendente de trânsito chegou a falar com a imprensa sobre os seus motivos para solicitar os pedidos de dispensa do cargo, porém desta vez nossa reportagem não conseguiu contato com o mesmo.

24 Nov 2016 - 08:30h

Neste mês de novembro, a Clínica Luiza Feres está com uma promoção de 30% de desconto nos tratamentos faciais para rejuvenescimento, manchas superficiais, oleosidade e controle de acne. Para tratar a sua pele e deixá-la com a aparência jovem e saudável, a clínica oferece peeling de diamante, radiofreqüência e carboxiterapia. Marque agora mesmo uma avaliação e saiba qual o melhor procedimento para o seu caso. Os tratamentos podem ser feitos em conjunto ou separadamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

 

24 Nov 2016 - 08:00h

O prefeito eleito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), pretende assumir o gerenciamento do Consórcio Regional de Saúde. Diferentemente dos prefeitos em exercício, os próximos gestores dos 21 municípios pactuados da microrregião declararam total adesão ao consórcio e a maioria também deixou claro o apoio ao futuro prefeito brumadense para direcionar os trabalhos no próximo ano. Dentre os quais o prefeito eleito da cidade de Paramirim, Gilberto Brito (PSB), que em entrevista ao site Brumado Notícias disse que a capital do minério possui a melhor estrutura de saúde da microrregião e terá melhores condições de receber as instalações da Policlínica Regional. 

A proposta inicial do consórcio seria exatamente por conta da implantação da Policlínica, mas, por questões de interesse político, o atual prefeito da cidade de Paramirim criou barreiras e convenceu alguns prefeitos da região a não assinarem a adesão para que a unidade fosse instalada na cidade, o que impediu o governador Rui Costa de assinar a ordem de serviços para início das obras. O próprio governo do estado fez a proposta para formação do consórcio, desta vez visando o funcionamento da Unidade de Terapia Intensivas (UTI)- adulto e neonatal - anexa ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Já Eduardo Vasconcelos declarou que seu interesse em comandar o consórcio visa não apenas o gerenciamento da UTI, mas também da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, bem como da Policlínica Regional. Vasconcelos frisou que a UPA terá um papel fundamental em receber os atendimentos de emergência, deixando o hospital livre para receber os casos de urgências.

24 Nov 2016 - 07:00h

Prefeitos eleitos e futuros secretários de saúde dos 21 municípios da microrregião de Brumado se reuniram na última quarta-feira (23), no auditório do prédio da extinta 19ª Dires, atual base de apoio do Núcleo de Saúde da Região, onde foi debatida a formação do consórcio regional de saúde. O objetivo é incluir o Hospital Professor Magalhães Neto e por extensão a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no consórcio. A mesa de debates foi formada por Nelson Portela, coordenador de Consórcios de Saúde do Estado, Caroline Rebouças, coordenadora do Núcleo de Saúde do Sudoeste, Joana Molesini, coordenadora do APG-Sesab, João Ananias, assessor do Sesab para os Consórcios, o prefeito de eleito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, e o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres. Após as explanações sobre a implantação do Consórcio Regional, os prefeitos puderam sabatinar os coordenadores e consideraram como satisfatórias as informações quanto ao projeto. Em seguida, eles aceitaram a adesão de seus municípios ao consórcio. 

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o coordenador de Consórcios de Saúde do Estado, Nelson Portela, explicou que o consórcio é uma espécie de rateio de despesas de manutenção da UTI entre os municípios conveniados e o governo do estado. Nele, o governo bancará 40% das despesas com a UTI, enquanto os municípios entrarão com a contrapartida de 60%. Já o assessor do Sesab para os consórcios, João Ananias, disse que o modelo que vem dando certo no estado do Ceará e também está sendo aplicado com sucesso na região de Teixeira de Freitas. Segundo ele, a microrregião de Brumado será a segunda na Bahia a adotar o consórcio para ampliar a oferta de saúde na rede pública estadual. Para a coordenadora no Núcleo Regional de Saúde, a implantação do consórcio em Brumado trará benefícios para os demais polos da região, pois com a inauguração da UTI, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e futuramente a Policlínica Regional os atendimentos na cidade de Vitória da Conquista serão descentralizados. Após os debates, os prefeitos das demais cidades acompanharam o prefeito eleito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, em uma visita às dependências do Hospital Regional, onde conheceram as instalações da UTI Neonatal e da UTI Adulto, que serão inauguradas no próximo mês pelo governador Rui Costa.

24 Nov 2016 - 00:00h

Uma mulher de aproximadamente 54 anos de idade foi apresentada como a “vovó do tráfico” na delegacia de Brumado, na tarde desta quarta-feira (23). Ela foi detida por uma guarnição da Cipe/Sudoeste e apontada como comandante de um braço do tráfico no município. A guarnição realizou o flagrante na residência da suspeita, localizada no Bairro Irmã Dulce, onde, segundo a polícia, funcionava uma espécie de ponto de distribuição do tráfico. “Encontramos drogas em todas as repartições da casa, até mesmo nas latinhas de temperos na cozinha. Foi uma estratégia do tráfico, pois as condições e características da mulher a deixavam fora de qualquer suspeita. No entanto, seu progresso financeiro instantâneo chamou a atenção e serviu de pilar para o início das investigações do núcleo de inteligência da Cipa”, relatou ao site Brumado Notícias um oficial da companhia especializada. 

Segundo ele, a idosa utilizava a residência para comando de um traficante que está detido em um presídio da capital baiana. Juntamente com a acusada foram apresentadas várias ampolas contendo crack e cocaína, papelotes de maconha prensada, R$ 500 em cédulas, celulares e uma arma de fogo municiada. As investigações da polícia apontam também para um filho adolescente, que agia como uma espécie de guarda costas da mãe. O menor não foi encontrado na casa no momento da apreensão. A idosa está detida à disposição da justiça.  

23 Nov 2016 - 18:30h

Pegando carona no varejo, os bancos também decidiram participar neste ano da temporada de descontos da Black Friday, que começa oficialmente à 0h desta sexta-feira (25). Nesta semana, as contratações de crédito e as renegociações de dívidas terão condições “especiais”, de acordo com os bancos. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, promove entre 21 e 25 de novembro a Semana Black Friday. De acordo com o banco, para os clientes pessoa física, as taxas mínimas de juros foram reduzidas para linhas de crédito pessoal (CDC, Consignado e Crédito Auto). Nas operações de renegociação feitas nesta semana, a taxa atual praticada tem redução de até 20%. As promoções também se estendem para as empresas (pessoas jurídicas). No Banco do Brasil, os descontos são no financiamento de veículos pelo aplicativo BB; na contratação de seguros; preço diferente na aquisição de pontos e bônus na transferência para os parceiros do programa Ponto pra Você; desconto nos catálogos Livelo e Dotz; preços distintos de trechos aéreos no Viaje com pontos e vantagens pela utilização da Stelo, entre outras promoções.

23 Nov 2016 - 18:00h

Uma menina de seis anos, moradora da zona rural de Barra do Choça, no sudoeste baiano, morreu após ser picada por um escorpião. Jamille de Jesus brincava no quintal de casa, no Assentamento Pátria Livre, na tarde da última terça-feira (22), quando ocorreu o incidente. A vítima chegou a ser levada ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu. O corpo será velado e sepultado hoje (23), em Barra do Choça.

23 Nov 2016 - 17:30h

Uma família de Juazeiro, no norte da Bahia, luta para enterrar o corpo de uma jovem que foi assassinada há dois anos e não foi liberado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade por causa do resultado do exame de DNA, que ainda não saiu. Segundo o DPT, o exame é complexo e sem prazo para conclusão da análise e divulgação do resultado. Arlene Costa Borges foi morta pelo cunhado, em setembro de 2014. A jovem era garçonete e desapareceu depois de sair da lanchonete onde trabalhava. Quase dois meses depois, o corpo dela foi encontrado no bairro Sol Levante, em Juazeiro. O suspeito, Wellington da Cruz Bispo, está preso e confessou ter enforcado, estuprado, matado a marretadas e enterrado o corpo de Arlene no banheiro de uma casa em construção. De acordo com o depoimento de Wellington à polícia na época, a esposa dele, Cláudia Borges, irmã da vítima, era influenciada por Arlene para trair o marido. “Eu não durmo direito, eu não durmo. Só pensando nisso, nas coisas que aconteceram com ela e ela ainda está em cima da terra. É muita dor para uma mãe”, lamenta a mãe da vítima, Maria Borges. De acordo com o G1, dois anos depois do crime, a família ainda espera enterrar o corpo de Arlene.

23 Nov 2016 - 17:00h

Na noite da última terça-feira (22), a polícia apresentou na delegacia os suspeitos de envolvimento no latrocínio que resultou na morte de Elaine Tavares do Nascimento, de 17 anos. O crime aconteceu nas proximidades da comunidade de Morro da Inácia, na zona rural de Guanambi, no sudoeste baiano. De acordo com a polícia, a jovem seguia com o namorado em uma motocicleta quando foi abordada pelos criminosos, que estavam em outra moto. Os bandidos teriam obrigado o namorado da vítima a deixar o local e atiraram com uma espingarda na jovem, que morreu na hora. Eles roubaram os aparelhos celulares do casal e fugiram abandonando a moto. Lúcio Castro Alves, Reginaldo Pereira Teixeira e Carlos Vieira Oliveira participaram diretamente do latrocínio e serão levados a julgamento.

23 Nov 2016 - 16:30h

O fornecimento de energia elétrica será interrompido, de 7h30 às 13h30, nesta quinta-feira (24), em parte do Bairro Olhos D’água, em Brumado. Segundo a Coelba, as localidades atingidas serão: Rua Antônio Francisco da Silva, Av. Cleio Antônio Diniz, Rua Ana Meira Rita Lobo, Rua João de Souza Neves, Av. João Paulo I, Av. Salgada, Rua Antônio P. Silva, Rua Deraldo Ferreira, Rua Carlos Lima Rizério, Rua José de Souza Lima, Rua Sebastião Meira Lobo, Rua Manoel Araújo da Silva, Rua Venceslau Carvalho, Rua Senhor dos Passos e Rua Sebastião Viana Cardoso. O desligamento é necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que os reparos sejam feios com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas.

23 Nov 2016 - 16:00h

Na tarde da última terça-feira (22), professores da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A categoria é contra a PEC 55 (antiga 241), congelamento de salários e a MP 746, que propõe a reforma do ensino médio. A suspensão das atividades terá início no dia 28 de novembro. O comando de greve também foi aprovado em assembleia e será instalado nesta quinta-feira (24), às 9h, no campus de Vitória da Conquista. Na oportunidade, serão discutidas as comissões e as atividades docentes que serão mantidas durante o movimento.

23 Nov 2016 - 15:30h

O Ministério Público da Espanha solicitou dois anos de prisão para o atacante Neymar, por suspeita de corrupção em relação a sua transação para o Barcelona. Segundo informações do jornal El País, o pedido foi solicitado pelo procurador José Perals, que também recomendou uma pena de cinco anos para o ex-presidente do clube blaugrana, Sandro Rosell, considerado o responsável pelo contrato com o jogador brasileiro. A Justiça da Espanha decidiu processar Neymar no mês passado, reabrindo o caso que havia sido arquivado anteriormente. As investigações revelaram que o valor real pago pelo atleta foi superior ao revelado na oportunidade, com 40 milhões de euros ido a Neymar por meio de “contratos simulados”.