Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "11/2017"

30 Nov 2017 - 13:00h

Guilherme Souza dos Santos, vulgo Gordinho, de 19 anos, se apresentou na delegacia de Barra da Estiva. Na ocasião, foi dado cumprimento a um mandado de prisão preventiva em seu desfavor. Guilherme é acusado de ter atirado em uma criança de 6 anos e de ter agredido a avó da garota. O crime aconteceu em junho deste ano, no Bairro das Nações, em Barra da Estiva. Segundo a polícia, o fato ocorreu depois de Guilherme, juntamente com mais dois comparsas, terem se desentendido com o pai da criança durante os festejos juninos. A menina foi atingida no abdômen e o projétil ficou alojado em seu fêmur. O pai da criança conseguiu fugir e não foi atingido pelos tiros. Os comparsas de Guilherme morreram depois da prática do referido crime; um deles foi assassinado pelo avô paterno da criança baleada e o outro morreu em confronto com uma guarnição da Cipe Sudoeste. Guilherme permanecerá custodiado na carceragem da DT de Barra da Estiva à disposição da Justiça.

30 Nov 2017 - 12:30h

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado também está mobilizada na prevenção ao câncer de próstata, através da campanha Novembro Azul, bem como nos 16 Dias de Ativismo no Combate à Violência Contra as Mulheres. No último sábado (25), a corporação participou de uma série de palestras sobre os temas com o apoio do coordenador e assistente social Amônio Flores Santos, que falou acerca da importância dos exames preventivos para identificação do câncer de próstata. “Melhor um dedo preventivo do que sete palmos abaixo do chão. Vamos esquecer esse negócio de vergonha e preconceito ao exame e nos conscientizar da realidade: o câncer de próstata mata, mas pode ser cuidado se não nos prendermos ao orgulho machista”, comentou o GCM Jerry Adriano. A palestra temática tratando da violência contra a mulher, ministrada pelas assistentes sociais Maria do Alívio e Janine Caldeira, coordenadora do Creas Chico Xavier, chamou a atenção dos guardas no que se refere à estatística oculta da realidade na comunidade brumadense, em que as maiores vítimas estão aprisionadas no silêncio. “Um absurdo sabermos que em pleno século 21 ainda há indivíduos que mais parecem homens das cavernas e tratam suas esposas e companheiras como um bicho de estimação. Nos causa revolta saber que há tantas mulheres sendo hostilizadas e maltratadas dentro do próprio seio familiar”, destacou o comandante da GCM Brumado, Jucimar Santos.

30 Nov 2017 - 12:00h

O jovem Lucas Pereira da Silva Quaresma foi preso no Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, com 22 cédulas falsas de R$ 100, totalizando a quantia de R$ 2.200. O flagrante foi realizado por policiais militares e formalizado pela Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora. De acordo com a Rádio 88 FM, o crime prevê pena de reclusão, de 03 a 12 anos, e multa. Eventual ação penal tramitará na Justiça Federal de Guanambi.

30 Nov 2017 - 11:30h

Através da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Caculé realizou a entrega de tablets para os agentes comunitários de saúde do município. O dispositivo sincronizará com o Prontuário Eletrônico do Cidadão das Unidades Básicas de Saúde e será usado para dar agilidade ao processo realizado pelos profissionais, garantindo assim melhor gestão da saúde no município. Os agentes ainda participarão de uma capacitação, promovida pela empresa WM Saúde, que prestará um suporte continuado de apoio à utilização da ferramenta. Para o prefeito Beto Maradona, o principal objetivo deste investimento na informatização das Unidades Básicas de Saúde é dar mais agilidade e melhorar cada vez mais o atendimento à população caculeense.

30 Nov 2017 - 11:00h

Cerca de vinte cheques de uma conta corrente do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB), foram retirados ilegalmente do Banco do Brasil. Os talões teriam sido utilizados para aplicar golpes no comércio da cidade. O banco detectou a fraude e sustou os cheques. O prefeito tentou fazer um Boletim de Ocorrência na quarta-feira (29), mas o sistema do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) estava fora do ar. Assim que o sistema retornar, a queixa-crime será formalizada e Gusmão informou que adotará as medidas administrativas e judiciais possíveis.

30 Nov 2017 - 10:30h

Um homem de 53 anos foi preso em flagrante pela suspeita de estuprar uma adolescente de 12, na cidade de vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, ele confessou o crime, que aconteceu no domingo (26). A vítima estava no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), onde faria uma apresentação de balé, quando foi surpreendida pelo abusador. Ele é vigilante do local e estava em serviço quando atacou a garota. A Secretaria Municipal de Administração de Vitória da Conquista emitiu nota informando que “imediatamente ao fato, a polícia foi acionada para que as devidas providências fossem tomadas”. A secretaria informou que um processo administrativo contra o suspeito está em andamento, mas não disse se ele foi afastado do cargo. O G1 tentou contato com a Polícia Civil de Conquista, que investiga o caso, para saber se o suspeito continua preso, mas não conseguiu falar.

30 Nov 2017 - 10:00h

Em Brumado, a Praça Coronel Zeca Leite está sendo ornamentada para as comemorações de Natal e Ano Novo. Milhares de metros de mangueiras luminosas irão decorar as árvores e os quiosques da praça, bem como o anfiteatro, que receberá estrelas imitando o céu. Embora a prefeitura não tenha programado nenhuma festa, a iluminação natalina tem se tornado a principal atração do município nos últimos anos. Para este ano, haverá novidades nas formas projetadas pela equipe de iluminação. A fachada do paço municipal recebeu uma árvore de natal e um pequeno trevo na entrada da praça pelo acesso do centro comercial. Por telefone ao site Achei Sudoeste, Amarildo Bonfim, chefe de gabinete, informou que o prefeito pretendia inaugurar a decoração no próximo final de semana, porém a solenidade foi adiada por conta da recuperação da fonte luminosa. O equipamento será pintado e mais uma vez deve ser o grande destaque para os munícipes e visitantes. Nossa reportagem registrou o momento em que a equipe de instalação realizava os primeiros testes com as decorações e comprovou a beleza que despertará a atenção da comunidade em geral.

30 Nov 2017 - 09:30h

O prefeito da cidade de Caculé, Beto Maradona (DEM), assinou a ordem de serviço autorizando o início das obras na Praça de Esportes Antônio Fróis. A assinatura aconteceu em uma reunião com os representantes da empresa vencedora da licitação, a Coliseu Construtora e Empreendimentos, secretários e vereadores, na Casa dos Conselhos. A obra visa à implantação de grama sintética no campo, construção de arquibancadas, construção de cobertura na quadra central, além de reformas nos vestiários e iluminação. O empreendimento, que será iniciado na próxima segunda-feira (04), foi conquistado através do mandato do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM).

30 Nov 2017 - 09:00h

Nesta semana, foi encaminhado ao Legislativo de Paramirim o Projeto de Lei nº 22, do Executivo, que institui concurso público de provas e títulos no município. Pelo projeto, os cargos efetivos criados pela lei serão regidos pelas leis municipais inerentes aos servidores públicos do município, estando os empossados submetidos ao regime estatutário da Lei Complementar 01/2017. As exceções são os integrantes da área educacional, que são regidos pela Lei nº 85, de 25 de junho de 2010, que institui o plano de cargo, carreira e remuneração do magistério. A previsão é de que o projeto seja aprovado até o recesso do Legislativo. Precisam ser realizadas duas votações, sendo que restam apenas três sessões. Vale ressaltar que o projeto poderá sofrer mudanças ou emendas por parte do Legislativo.

30 Nov 2017 - 08:30h

Na quarta-feira (29), o Tiro de Guerra de Brumado e a 18ª Junta de Serviço Militar (JSM) receberam a visita do 1° Tenente Dielson dos Santos, Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), da 18ª Circunscrição de Serviço Militar. A visita teve por objetivo tratar de assuntos de interesse da 18ª JSM e do TG de Brumado, divulgar as diretrizes do comando, transmitir orientações ao secretário da JSM e ao instrutor do TG, além de retirar dúvidas quanto à nova sistemática de alistamento militar e comissão de seleção. Na oportunidade, o 1º Tenente Dielson orientou sobre os procedimentos a serem adotados no alistamento online, na emissão de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), bem como de procedimentos na comissão de seleção e operação do novo formato do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar (SERMIL).

30 Nov 2017 - 08:00h

Em Júri Popular realizado na última terça-feira (28), o réu Gilmar Alves dos Santos, acusado de homicídio simples, foi absolvido pelo Egrégio Tribunal do Júri. Segundo a denúncia, em março de 2012, o réu disparou contra Carlos André Santiago dos Santos, que morreu na hora. O crime aconteceu na Rua Virgílio Ataíde, em Brumado, depois de uma briga entre os envolvidos. O Tribunal do Júri respondeu afirmativamente ao primeiro, segundo e terceiro quesitos, reconhecendo a materialidade delitiva, o nexo causal entre as lesões e a morte da vítima, bem como a autoria. Também ao quarto quesito os jurados responderam afirmativamente, absolvendo o acusado. O juiz Genivaldo Alves Guimarães determinou que, após o trânsito em julgado, os autos sejam arquivados.

30 Nov 2017 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

30 Nov 2017 - 06:20h

O torcedor do Grêmio pode soltar o grito, pois o Tricolor Gaúcho é tricampeão da Copa Libertadores. Dentro do estádio La Fortaleza, em Buenos Aires, na Argentina, a equipe comandada pelo técnico Renato Gaúcho não teve problemas para vencer o Lanús no segundo jogo da final da competição nacional, realizado na noite desta quarta-feira (29). Fernandinho, com um chute forte após uma arrancada, Luan, com um toque sutil de categoria sobre o goleiro Andrada e Sand, cobrando pênalti, fecharam o placar em 2 a 1, decretando a soma dos dois jogos finais em 3 a 1. Garantido no Mundial de Clubes da Fifa, que começa em dezembro.

29 Nov 2017 - 12:30h

Das nove malas abarrotadas de dinheiro apreendidas em um apartamento ligado ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, no bairro da Graça, em Salvador, no dia 5 de setembro, duas não chegaram a Brasília. É o que indica uma certidão da Polícia Federal, que coloca mais um ponto de interrogação na história dos R$ 51 milhões apreendidos no bunker.  No documento, revelado pelo repórter Aguirre Talento, da IstoÉ, a PF em Brasília registra ter recebido sete malas de dinheiro, enquanto o auto de apreensão lavrado pela PF em Salvador, ao realizar a operação no apartamento, em setembro, registrava duas sacolas de dinheiro a mais.  A certidão não explica onde foram parar as duas malas. Também não diz se houve sumiço de dinheiro. “Certifico que, quando do recebimento do material encaminhado pela SR/PF/BA, referente a Operação Tesouro Perdido, através dos memorandos nº 3530/2017, 3531/2017 e 3532/2017, foi constatado a presença de somente 7 malas, sendo 6 grandes e 1 pequena, quando no auto de apreensão relaciona 9 malas, sendo 6 grandes e 3 pequenas”, relata a certidão, lavrada pelo escrivão Francisco Antonio Lima de Sousa, lotado na Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, a Dicor, em Brasília. 

29 Nov 2017 - 12:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Renato Nascimento, que atuou durante 16 anos como agente municipal de endemias, falou sobre o abandono e a falta de investimentos na Vigilância Epidemiológica (Vigep) em Brumado. Para ele, a situação já está afetando as ações preventivas de combate à dengue, zika e a leishmaniose (calazar) na cidade. “O setor de endemias está abandonado. Já faz um ano que não há um coordenador e, com poucos agentes e nenhum investimento, nossa cidade vai sofrer com surtos ou até epidemias de dengue, zika e calazar por conta da falta de atenção da administração municipal”, alertou o ex-agente de endemias. Ele ainda chamou a atenção para o baixo efetivo de agentes que ainda resta para atender apenas a sede do município. “As comunidades rurais não estão recebendo assistência e os poucos agentes que ainda restam no setor não estão dando conta de cobrir a cidade em tempo hábil. O prefeito faz seu discurso de prevenir para não remediar e fala em investir nas unidades básicas de saúde, mas simplesmente tem virado as costas e ignorado a vigilância epidemiológica, que faz o trabalho grosso de ir até as residências combater o foco do mosquito transmissor da dengue e da zika, bem como monitorar os cães no combate ao calazar. Considero isso uma propaganda enganosa”, criticou o ex-servidor público da saúde. Nossa reportagem tentou contato com o secretário municipal de saúde para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

29 Nov 2017 - 11:30h

O governo federal registrou um superávit primário de 5,2 bilhões de reais em outubro, o primeiro resultado positivo desde abril. O resultado, que reúne as contas do Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central, acontece após o déficit de 22,7 bilhões de reais de setembro. Mesmo beneficiado pela alta de receitas no mês, especialmente com a entrada de 5 bilhões de reais do Refis, e pela antecipação do pagamento de precatórios para o primeiro semestre do ano, o resultado foi menor que o saldo positivo de 40,8 bilhões de reais de outubro de 2016 – que, por sua vez, foi inflado pelos recursos do programa de repatriação (46,8 bilhões de reais). De acordo com a Veja, apesar do dado positivo no último mês, entre janeiro e outubro deste ano, o resultado primário foi de déficit de 103,2 bilhões de reais. É o pior rombo registrado na série histórica, que tem início em 1997. Em igual período do ano passado, esse mesmo resultado era negativo em 60,362 bilhões de reais. Desconsiderando a antecipação de precatórios (processos judiciais que o governo deve pagar), que neste ano foram quitados no primeiro semestre, o déficit acumulado neste ano seria 85,2 bilhões de reais.

29 Nov 2017 - 11:25h

Câmeras de monitoramento de uma loja de celulares e produtos eletrônicos na Praça Teófilo Alves de Lima, a Praça do Mercado Municipal, em Brumado, flagraram o momento em que dois bandidos abordaram o proprietário do estabelecimento desferindo vários golpes contra a vítima. A primeira hipótese da linha de investigação da polícia é de uma tentativa de assalto frustrada. Porém, os agressores não tentaram subtrair nenhuma mercadoria da loja, se concentrando apenas em agredir o comerciante. Em seguida, fugiram, conforme é visto no vídeo. O site Achei Sudoeste apurou ainda que um dos elementos estava armado. A arma, segundo testemunhas, não foi utilizada, pois não estava municiada. A polícia já tem informações sobre os suspeitos e iniciou uma busca aos mesmos. Nossa reportagem buscou mais informações sobre o quadro de saúde da vítima, porem não obteve êxito.

29 Nov 2017 - 11:00h

O Conselho Municipal de Segurança do Município de Brumado (Conseg) está projetando auxiliar o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) com a instalação de várias câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. Por telefone ao site Achei Sudoeste, membros do Conseg informaram que, no momento, está sendo realizado o levantamento técnico logístico, bem como o orçamento para manutenção do projeto. A princípio, a proposta é para que sejam instaladas câmaras robôs, de alta definição e aproximação óptica de alta resolução, com zoom a quilômetros de distância do ponto de instalação e função de giro em 360°. Nesta quarta-feira (29), o conselho se reunirá com algumas empresas especializadas na gestão de monitoramento, as quais apresentarão uma planilha mais detalhada para a concretização do projeto. O mesmo beneficiará as ações desenvolvidas pelas polícias civil e militar no que se refere à promoção da segurança pública. O projeto também poderá ser abraçado por empresas particulares que queiram ter acesso às imagens monitoradas. Para tanto, está sendo levantada uma tabela de custos a ser apresentada aos lojistas e empresários para que estes possam colaborar com a operacionalização do sistema.

29 Nov 2017 - 10:30h

De janeiro a novembro deste ano, o Ministério da Saúde recebeu 16,8 mil notificações de casos prováveis de zika no Brasil, o que representa uma redução de 92,1% em relação ao mesmo período de 2016, quando houve 214,1 mil registros. A taxa de incidência passou de 103,9 por 100 mil habitantes no ano passado para 8,2 por 100 mil hab. em 2017. O novo levantamento foi divulgado nesta terça-feira (28). Os casos prováveis de dengue e chikunguya também estão em queda no país. Apesar da redução dos números, o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) mostra, ainda, que 1,1 mil municípios brasileiros estão em 'estado de alerta'. Outras 357 cidades apresentam situação de risco de surto das doenças. As regiões Centro-Oeste e Norte apresentam as maiores taxas de incidência: 38,3 casos por 100 mil habitantes e, 12,2 casos por 100 mil, respectivamente. Entre os estados, destacam-se Mato Grosso (64,5 casos/100 mil hab.) e Goiás (55,9 casos/100 mil hab.). Segundo o ministro da saúde Ricardo Barros, apesar da redução dos índices no país, o trabalho de prevenção está sendo feito, mas há a “preocupação de que a população relaxe nos cuidados e combate ao foco”.

29 Nov 2017 - 10:00h

No dia 17 de novembro deste ano, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico que o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) normatizou o pagamento do 13º salário para prefeitos, vices, vereadores e secretários municipais. De acordo com o TCM, a normatização segue a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) do dia 24 de agosto. A decisão não agradou a opinião pública, que cita o atual momento de crise econômica, em que os próprios gestores públicos reclamam da falta de verbas para realização de obras e manutenção de escolas e hospitais. O site Achei Sudoeste percorreu as ruas de Brumado e, através de uma enquete, avaliou a opinião da comunidade sobre a decisão. O salário base de um secretário da equipe de governo da atual gestão gira em torno de R$ 10 mil, mesmo valor do vice-prefeito. Já os vereadores ganham salários em média de R$ 8 mil, com algumas gratificações, como auxílio celular. Enquanto o prefeito tem seus vencimentos em pouco mais de R$ 20 mil. Com tais cifras apresentadas, os participantes da enquete foram unânimes em não concordar com os benefícios normatizados pelo TCM. “Sou contra, já ganham até mais do que merecem. É muita coisa para quem vive na corja. Aposentei com cinco salários mínimos e agora só recebo dois, se reduziram o meu que trabalhei e contribui então deveriam falar em reduzir também os da classe política e não arrancar do nosso bolso para dar pra eles”, disse o vigilante aposentado Cândido Neri Santana. 

“Político não merece essas regalias, ainda mais nesse atual momento que o país vive na caça aos corruptos. Vamos primeiro limpar a casa, depois vamos estabelecer um teto decente e que condiz com a realidade salarial de quem realmente produz para a nação”, argumentou o operário aposentado José Joaquim dos Santos. “Sou contra, político não merecia nem receber o que ganha. Não fazem nada para receberem tanto. Me admiro um tribunal de contas que tanto fala em fiscalizar a receita pública normatizar um disparate desse”, pontuou a vendedora de cachorro quente Maria Célia Saraiva. “Vou rir pra não chorar, vou abandonar os afazeres de casa e vou me candidatar também. É muita mordomia pra quem faz tão pouco. Isso é um absurdo, não concordo!”, reclamou a dona de casa Adriana Cardoso Silva. “Políticos estão sempre envolvidos em alguma falcatrua, lesando o erário publico e aí vem o tribunal de contas falar em dar mais benefícios para uma classe que não merece. Tem é que cortar o que eles já recebem. Minha aposentadoria foi reduzida pela metade depois que trabalhei durante trinta anos. Agora estou sendo lesado para sustentar os luxos da classe política e aí vem mais essa”, opinou o operário aposentado Raimundo Souza Lima. “Sou totalmente contra, os caras já estão recebendo muito além do merecido, isso é um tapa na cara da sociedade. Pior ainda: o tapa vem da instituição que deveria ser mais enérgica com os gastos públicos e somar ações para redução dos honorários políticos”, asseverou o empresário de mídias Joscilei de Oliveira Santos. Embora a normatização do TCM ainda não seja validada para este ano em Brumado, estudantes e classe trabalhadora já falam em organizar manifestações públicas para não permitir que a mesma seja aplicada no município.