Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), garantiu que estão sendo tomadas as medidas administrativas e de acompanhamento necessárias ao caso ocorrido na última sexta-feira (24), na Escola Municipal Miguel Mirante, localizada no Distrito do Arrecife.
Na unidade, uma oficineira teria se envolvido em um episódio de incentivo à violência dentro da sala de aula, ao incitar alunos a agredirem uma colega.
Assim que a situação chegou ao conhecimento da secretaria, a prefeitura informou que foi prestado todo o suporte necessário a estudante e a sua família.
A gestão também destacou que a servidora envolvida foi desligada, reforçando o compromisso com a segurança de todos os alunos e profissionais da rede municipal.
Pais e responsáveis pelos alunos da escola manifestaram repúdio ao ato em nota pública. Eles alegam que a atitude é incompatível com a função de educadora, ferindo os princípios da ética, do respeito e da proteção à integridade física e emocional dos estudantes, além de representar uma grave violação dos deveres funcionais de quem tem a responsabilidade de ensinar e zelar pelo bem-estar dos alunos.
Para os pais e responsáveis, os alunos envolvidos apenas obedeceram a uma ordem da oficinei, o que torna o episódio ainda mais grave e inadmissível no ambiente escolar.
Eles também criticaram a postura omissa da direção frente ao caso. “Lamentamos, com profunda preocupação, que a direção da escola tenha se omitido diante do ocorrido e somente tenha se posicionado após a aluna ser hospitalizada, demonstrando a falta de compromisso com a segurança e o bem-estar dos estudantes. Tal postura agrava a situação e evidencia a necessidade urgente de responsabilização e revisão das práticas administrativas da unidade escolar”, apontaram, cobrando providências urgentes do prefeito Fabrício Abrantes (Avante) e da secretária municipal de educação, Ana Cristina.