Brumado: Marizete e Marlúcio buscam impugnar mandatos de Aguiberto e Cristina

30 Jul 2013 - 18:15h

Demonstrando insatisfação com o resultado das eleições municipais de 2012, a candidata derrotada, Marizete Pereira (PT) e seu vice, o médico Marlúcio Abreu (PP) protocolaram na 90ª Zona Eleitoral de Brumado, uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) contra o prefeito eleito Aguiberto Lima Dias (PSL) e sua vice Cristina Gondim (PSDB). De acordo com a Constituição Federal, o objetivo de uma ação eleitoral como essa é impugnar o mandato obtido com abuso de poder econômico, corrupção ou fraude. Para justificar esse pedido e os possíveis abusos cometidos, os impugnantes utilizaram os dados de outros processos que correm contra Aguiberto, na justiça eleitoral. Pereira e Abreu protocolaram a ação dois dias após o prefeito e a vice assumirem o comando do município. E foi nesta terça-feira (30) a primeira audiência da AIME, de instrução e julgamento, realizada no Fórum Dr. Duarte Moniz pelo Juiz Genivaldo Alves Guimarães. 

Mas, conforme os termos do artigo 14, § 11, da Constituição Federal, a tramitação da AIME é sigilosa - mesmo o julgamento sendo público, o andamento do processo é segredo de justiça. Caso a ação seja acatada pela Justiça Eleitoral de Brumado e os mandatos dos gestores brumadenses sejam impugnados, a decisão tem eficácia imediata, não sendo necessário aguardar recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - ou seja, os dois perdem os cargos imediatamente, segundo informações do site da Justiça Eleitoral, mas depende do entendimento do juiz eleitoral de Brumado. Por consequência, os votos dados a Aguiberto e Cristina serão considerados nulos. Se o número de eleitores que votaram neles superar a metade do total de votos obtidos nas eleições majoritárias, novas eleições devem ser realizadas. Vale lembrar que o prefeito e a vice receberam 53,88% dos 35.985 votos válidos, e Marizete e Marlúcio tiveram 44,14%. Por mais que os dados da AIME sejam com base nos mesmos fatos das outras ações contra o prefeito e a vice, esse julgamento não se refere às três Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que estão sendo analisadas pela justiça.

Comentários

Moises Vieira Costa

"Fico indignado com esse acontecimento, que o PT não aceita perde é normal, mas a Dona Marizete deveria aceitar a derrota dela nas urnas e procurar se eleger a Deputada isto é, se ela tem eleitores para isso, estive em Brumado no mês de junho/13 e vi a população brumadense contente com administração do prefeito Aguiberto, até mesmo cabo eleitoral do PT estava elogiando a administração. Porque não deixa o prefeito trabalhar, porque ela não cuida de moralizar o Brasil brigando contra os mensaleiros do PT e de outros partidos. Essa derrotada fica procurando chifre na cabeça de cavalo. Lamentável o que ocorre com a politica brumadense, vamos nos unir, vamos às ruas!"

Lázaro Santos

"Antes de defender Aguiberto e Marizete temos que pensar no povo, pois até agora não vejo nada de melhorias em Brumado nesses últimos anos. A cada ano a criminalidade aumenta, a saúde está um caos, os profissionais da educação com seus salários desfaçados e a prefeitura entupida com profissionais com cargos comissionados e contratados tirando a vaga dos concursados que até hoje não foram nomeados. Independente de A ou B serem cassados eles tem que pensar mais no povo."

Marcelo Carvalho

"Marizete, deixe o homem trabalhar! É melhor do que você em todas as eleições que perde ficar atrapalhando. Desconfia, pois o seu tempo já passou. Aguiberto tem tudo para fazer um bom governo, pois já iniciou bem o seu mandato."

Elian Almeida

"Marizete sempre agindo da mesma forma: chorando o leite derramado. Temos que aprender ganhar e perder, mas para isso Deus nos dar força que precisamos. Infelizmente com essas perseguições quem acaba perdendo somos nós brumadenses. Sempre ocorreu muitas perdas nesse sentido para a cidade de Brumado. Independente de quem for o candidato se não podemos ou queremos ajudar, também não podemos atrapalhar."

Neide

"Será possível que a candidata derrotada Marizete Pereira não toma consciência que os brumadenses não querem o seu grupo comandando na prefeitura da cidade. Elegemos Aguiberto e queremos a conclusão do seu mandato. "

Diego Vieira

"Esse grupo político não consegue entender que o povo escolheu Aguiberto como representante e tentam mudar a vontade popular através da justiça eleitoral. Pensem num seguinte se eles se candidatam de novo e outro da chapa de Aguiberto candidata e ganha eles vão dizer o que? Vão fazer a mesma coisa? É agora que o homem tá trabalhando vem ela querendo atrapalhar de novo como na época fez com Eduardo, mas fiquem tranquilos que Deus é justo e ele vai decidir em favor de Brumado."

Eduardo Mendes

"Já perdeu nas urnas agora que perder na justiça. Marizete ainda não aprendeu."

Deixar comentário

Comentário

mais notícias