Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
'Governador quer disputar Salvador com ACM Neto e se esqueceu do interior', diz deputado Luciano Ribeiro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias na manhã desta quarta-feira (27), o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) comentou sobre as chuvas no estado, apontando uma inércia do governo frente aos efeitos colaterais que assolam muitas cidades do interior. Para o democrata, “o governo está mais preocupado com a prefeitura de Salvador diante da excepcional administração de ACM Neto”. O parlamentar disse ainda que a aprovação do prefeito de Salvador tem ofuscado a imagem do governador Rui Costa (PT). “Salvador virou uma vitrine para o resto do país, o que multiplicou a aprovação popular do prefeito ACM Neto e tem ofuscado a imagem do governador. Então agora o governador quer disputar Salvador com Neto e se esqueceu do interior”, reiterou Ribeiro. O deputado afirmou em seguida que os baianos estão frustrados com a administração estadual, que não tem demonstrado desenvoltura diante das tragédias com as chuvas. “Há uma decepção referente a esse posicionamento do governo, pois não se vê nenhuma medida concreta em relação ao que está acontecendo com os diversos municípios que estão sendo castigados pelas chuvas. Na época da seca, não havia ações de convivência com a seca e, agora, tantos municípios alagados com milhares de famílias desabrigadas, e ele se mantém na mesma inércia, só visando contrapor as ações do prefeito de Salvador na capital”, concluiu o parlamentar.

Duas pessoas morrem afogadas em reservatórios na zona rural de Aracatu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última terça-feira (26), duas pessoas morreram afogadas em localidades distintas da zona rural do município de Aracatu. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o primeiro caso de afogamento aconteceu na Fazenda Umburaninha, no Povoado de Milagre. No local, o jovem Wanderson Teixeira da Silva se afogou em uma represa. O segundo caso foi registrado na Fazenda Eixo da Serra, onde Antônio Honorato da Silva foi arrastado pela correnteza de um riacho. Os reservatórios estavam cheios devido às chuvas dos últimos dias e a polícia está investigando as circunstâncias que envolvem as mortes. Nesse período de chuva, os rios, lagos e riachos apresentam níveis acima do normal e é preciso redobrar a atenção ao entrar nesses locais. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Brumado.

Vereador é afastado por usar recursos públicos para promover festas no interior de São Paulo Foto: Reprodução

Em Rosana, no interior de São Paulo, a justiça decretou o afastamento do vereador Roberto Fernandes Moya Junior (PSDB) por improbidade administrativa. Investigações feitas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público mostraram que o presidente da Câmara de Vereadores de Rosana utilizou recursos públicos para promover festas com prostitutas em abril do ano passado, quando esteve em Brasília. Em ligações grampeadas pela polícia, o tucano falou sobre as festas com o servidor da Câmara de Rosana, Alan Patrick Ribeiro Correa, que também foi afastado. Além disso, foram feitas buscas e apreensões nas residências de Moya e de outros parlamentares envolvidos. Após as investigações, o juiz Victor Trevisan Cove, da Vara Única de Rosana, concluiu que o tucano gastou dinheiro público com cerca de dez mulheres e que o gasto foi tão abusivo que prejudicou até mesmo os cofres da prefeitura. As informações são do G1.

Brumado: Prefeito visita bairros atingidos pelas chuvas e pode decretar estado de emergência Foto: Divulgação

O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), juntamente com os secretários de Infraestrutura e Esportes, percorreu os bairros que mais foram afetados com a forte chuva da madrugada do último domingo (24). O Bairro Santa Tereza recebeu uma atenção maior, já que várias ruas ficaram muito danificadas, algumas delas com a pavimentação totalmente destruída. No local, tem ainda a questão do Riacho do Bufão, que acabou transbordando e causando muitos estragos. Segundo o prefeito, a situação é delicada e irá necessitar de um planejamento especial por parte da administração. 

Brumado: Prefeito visita bairros atingidos pelas chuvas e pode decretar estado de emergência Foto: Divulgação

Ele também foi comunicado pelo coordenador da Defesa Civil que várias residências, a grande maioria desabitada, foram atingidas pelas chuvas e desabaram, provocando sua interdição e posterior demolição. Questionado sobre a adoção do estado de emergência, o gestor respondeu que haverá uma reunião nesta semana para decidir a questão, mas que existe sim essa possibilidade, visto que, segundo ele, as obras de recuperação das vias afetadas, praças e equipamentos públicos, irão demandar grandes esforços da administração municipal.

Matrícula na rede estadual pode ser realizada até esta quarta-feira (27)

Os estudantes que desejam ingressar na rede estadual de ensino têm até esta quarta-feira (27) para efetuar a matrícula. Para tanto, devem se dirigir às escolas estaduais que funcionam como postos de matrícula. Além das vagas para o Ensino Médio regular, os alunos novos também podem optar por uma das 44 mil novas vagas dos cursos técnicos de nível médio da Educação Profissional, que estão sendo ofertadas pela Secretaria da Educação do Estado. Até agora, mais de 707 mil estudantes se matricularam na rede estadual. No ato da matrícula, os estudantes devem apresentar Histórico Escolar, original e cópia da Certidão de Nascimento, RG, CPF e comprovante de residência.

Polícia Civil prende pastor acusado de ser o mentor da morte cruel da ex-diretora da Uneb de Brumado Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na noite de ontem (26), o pastor Edimar Santos Brito, de 37 anos, se apresentou no Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Ele é acusado de ser o mentor e de ter participado do sequestro e morte da pastora Marcilene Oliveira Sampaio e de sua sobrinha, Ana Cristina Sampaio. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele se entregou à polícia às 23h e negou participação no crime. “Eu não mandei, não fiz e não tenho nada a declarar. Na presença do juiz eu falo”, declarou Edimar a jornalistas no local. O advogado do pastor havia garantido em entrevista à TV Cabrália que seu cliente iria se entregar ainda ontem. A polícia suspeita que Edimar tenha cometido o crime por vingança, pois Marcilene e o marido haviam aberto uma nova igreja e carregado a maioria dos fieis.

Volkswagen do Brasil começa a produzir Novo Jetta 1.4 TSI Foto: Divulgação

A Volkswagen do Brasil iniciou na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a produção do Novo Jetta Comfortline 2016 equipado com motor 1.4 TSI, combinado à transmissão automática de seis marchas com função Tiptronic. O sedã médio é fabricado no país desde julho de 2015, em volume complementar às unidades importadas da unidade de Puebla, no México, responsável pelo fornecimento ao mercado brasileiro do Novo Jetta nas versões Trendline e Highline. O Novo Jetta é um dos sedãs de maior sucesso da história, com mais de 14 milhões de unidades comercializadas desde 1979. Já a configuração de motor TSI, de 1,4 litro, foi eleita em 2014 o “International Engine of the Year” (motor do ano) pela nona vez consecutiva na categoria entre 1 e 1,4 litro de cilindrada. Com o resultado, a configuração 1.4 TSI é a mais bem sucedida da história desse concurso internacional de tecnologia de motores. Todos os modelos Volkswagen você encontra na concessionária Brumauto. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 893. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.

Brumado: Prefeito e secretário visitam barragens na Fazenda Santa Inês Foto: Divulgação

O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, visitaram na última segunda-feira (25) a região da Fazenda Santa Inês a fim de realizar uma avaliação prévia da situação das duas barragens que existem no local. Segundo moradores, existe o risco de rompimento nas barragens. O chefe do executivo mostrou preocupação com a situação e garantiu que todas as medidas serão tomadas para evitar qualquer tipo de acidente. Ele informou que, de forma emergencial, poderia ser feita uma drenagem da barragem, mas um especialista vai avaliar o caso. O secretário de recursos hídricos, Fred Neves, que também visitou o local no dia anterior, fez uma verificação ampla da situação e, segundo ele, as primeiras análises mostram que existem alguns vazamentos, mas que não há nenhuma evidência de rompimento. Ele comunicou que um engenheiro especializado da CAR estará em Brumado para fazer uma avaliação técnica da situação. De acordo com Neves, apesar do alarde, não existe até o momento qualquer comprovação de um possível rompimento.

Livramento de Nossa Senhora: Manifestação cobra reabertura da agência do Banco do Brasil Foto: Eline Luz

Na última segunda-feira (25), o Sindicato dos Bancários realizou uma manifestação em frente ao Banco do Brasil de Livramento de Nossa Senhora, na região do sertão produtivo, cobrando agilidade na reabertura da agência e mais investimentos em segurança por parte dos bancos e do governo da Bahia. Desde dezembro, quando foi alvo de um assalto, a agência local está funcionando parcialmente. Segundo o sindicato, enquanto a reforma não começa, os bancários são constantemente pressionados pelo público, que não compreende que o início das obras não é definido pelos funcionários da unidade. Por outro lado, o banco exige o cumprimento de metas mesmo com o atendimento ao público suspenso. A população precisa se deslocar para outras cidades para utilizar serviços bancários. A falta de investimento de segurança pública por parte do governo do Estado e pela falta de ações dos bancos para prevenir assaltos, sequestros e explosões tem tornado as agências bancárias do interior o principal alvo dos bandidos, deixando população e bancários diariamente em risco. A pauta de segurança é uma reivindicação antiga da categoria. Após o anúncio do ato, a diretoria do BB entrou em contato com o sindicato para apresentar o prazo de 45 dias para reabertura da agência. 

Brumadense João Isidoro está entre os melhores brasileiros em atividade pelo mundo no MMA Foto: Reprodução

O MMA Premium é reconhecido por ter o mais conceituado Ranking do MMA Nacional, através do qual são eleitas as grandes revelações brasileiras das artes marciais mistas que ainda não foram para o exterior. Com o objetivo de evidenciar os lutadores brasileiros que já foram contratados por eventos internacionais e os melhores que ainda estão no cenário nacional, o MMA Premium estreia o “Ranking Mundial Brasileiro”. Com os grandes nomes brasileiros do MMA mundial, o ranking será atualizado mensalmente. O “Ranking Mundial Brasileiro” usa como fonte os dados do site Fight Matrix, reconhecido site internacional, que usa um sistema de pontuação para definir seus rankings por categoria. De acordo com a lista, o brumadense João Isidoro está entre os melhores brasileiros em atividade pelo mundo no MMA. Na categoria do brumadense ainda tem nomes como Fabrício Werdum, Júnior Cigano, Antônio Pezão e Gabriel Napão do UFC.

Acumulado da chuva passa dos 530 mm em Brumado e já é o recorde dos últimos 43 anos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nos últimos 43 anos não havia chovido tanto em Brumado em um único período como está acontecendo neste mês de janeiro de 2016. As informações são da estação de monitoramento da Empresa Baiana de Água e Esgoto (Embasa), que faz a medição desde 1973 no município. Só este mês já choveu mais do que o volume do ano inteiro de quando começou o monitoramento que foi de pouco mais de 460 mm. Neste período, o ano de maior volume de chuva foi em 1985, quando o acumulado ultrapassou a casa dos 1.100 mm. Outro comparativo é feito com o ano passado, considerado um ano bom de chuva na cidade, que somou um acumulado de 350 mm. Segundo apurou o site Brumado Notícias, embora a chuva pareça estar se distanciando da região, dados dos serviços de meteorologia apontam que ainda deve continuar chovendo até o próximo final de semana na cidade. Com as constantes chuvas, o nível da Barragem de Cristalândia, que abastece Brumado e o município de Malhada de Pedras, subiu de tal maneira que, além de verter sobre os sangradouros, a descarga ecológica está sendo mantida aberta com grande vazão.

Motociclista para debaixo de caminhão na Avenida Centenário em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão de entregas foi registrado no início da tarde desta terça-feira (26), na Avenida Centenário, em Brumado. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, um ajudante de pedreiro regressava para casa no horário de almoço, quando o acidente aconteceu. Ele não teria conseguido frear a moto em uma rotatória onde o caminhão da distribuidora realizava a manobra e foi parar debaixo do veículo, quase sendo prensado pelos pneus traseiros. Sendo socorrido pelo Samu 192, o piloto da moto teria dito a um dos parentes que não viu o caminhão atravessando a via, pois havia uma carreta estacionada irregularmente no local. Mesmo com a gravidade do ocorrido, o servente sofreu apenas alguns hematomas na região do tórax e algumas escoriações na boca. Já o motorista do caminhão declarou que, ao ver que a moto, parou o veículo para evitar uma tragédia. “Se eu não tivesse parado, certamente o caminhão teria passado por cima dele e até esmagado. Foi um susto que não quero passar nunca mais na minha vida”, disse o condutor do caminhão baú.

Caculé: Escolas municipais recebem material didático do Programa Alfa e Beto Foto: Tayga Ribeiro

Em parceria com o Instituto Alfa e Beto, a prefeitura de Caculé, no sudoeste baiano, propicia às escolas municipais materiais que auxiliam no trabalho pedagógico do professor e nas atividades diárias em sala de aula. O material didático que será utilizado durante este ano letivo em todas as turmas, desde a Pré-Escola ao 5º ano do Ensino Fundamental, já começou a ser entregue em todas as escolas da rede municipal. Para preparar as crianças para o ingresso no Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal da Educação disponibiliza para a pré-escola um rico e diversificado material didático, que contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades que toda criança deve adquirir para o seu desenvolvimento. Além disso, também serão distribuídos tablets com o software educativo Galáxia Alfa para as turmas do 1º ano, com o intuito de promover a Alfabetização Interativa. A iniciativa faz parte do Programa Alfa e Beto. 

Herzem Gusmão e Eduardo Vasconcelos se reuniram e discutem sobre a região sudoeste Foto: Reprodução/Facebook

Os pré-candidatos às prefeituras de Vitória da Conquista e Brumado, Herzem Gusmão (PMDB) e Eduardo Vasconcelos (PSB), respectivamente, se reuniram na última segunda-feira (25) e conversaram sobre a região sudoeste. Em sua página pessoal na internet, Gusmão falou sobre o encontro, destacando que na conversa ambos discutiram acerca do setor econômico, educacional e cultural, no intuito de estreitar laços e unir forças em prol do sudoeste. “O Sudoeste da Bahia precisa voltar a ser referência e a interferir nas questões políticas, econômicas, culturais e sociais da Bahia com maior vigor”, escreveu ele. O pré-candidato ainda citou que Vasconcelos é um referencial político.

Começaram hoje as inscrições para o Fies 2016

Começaram hoje (26) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano.  As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Fies, até o dia 29. Pode se inscrever no processo seletivo o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação do Enem. Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200). O interessado em obter o financiamento poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, ele poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média. O Fies financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva. O Ministério da Educação ainda não divulgou o número de financiamentos disponíveis para esta edição. 

Iniciado mutirão da limpeza que intensifica o combate ao aedes-aegypti em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Foi iniciado na última semana o mutirão da limpeza em combate ao mosquito aedes-aegypti em Brumado. A campanha no município é encabeçada pela secretaria municipal de saúde (Sesau) e pela Vigilância Epidemiológica (Vigep), com a colaboração de uma empreiteira responsável pela limpeza da cidade. As ações foram iniciadas no Bairro Olhos D’água, onde a associação comunitária e dos moradores têm ajudado bastante. 

Iniciado mutirão da limpeza que intensifica o combate ao aedes-aegypti em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo um levantamento preliminar da Vigep apresentado ao site Brumado Notícias, desde que a campanha teve início na última quinta-feira (21), já foram retirados oito vagões carregados com objetos que propiciam acúmulo de água, tanto nos quintais quanto em terrenos baldios. Na manhã desta terça-feira (26), nossa reportagem registrou que, além do mutirão, os agentes de endemias estão intensificando as visitas às residências a fim de coletar e exterminar possíveis larvas do mosquito, que é transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. 

Iniciado mutirão da limpeza que intensifica o combate ao aedes-aegypti em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Embora o índice de infestação na comunidade esteja abaixo do percentual de tolerância emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os agentes de endemias alertam para um grande déficit de vistorias de imóveis, bem como de lixo acumulado nos terrenos murados. Além da coleta do material recolhido, o mutirão também está realizando a limpeza da praça da localidade, onde acumulou muita água no anfiteatro. A Vigep já está com o mapa de mutirões elaborado e o próximo bairro a receber o programa será o São Jorge.   

1º Encontro de Brumadenses e Amigos de BH será realizado no próximo dia (30)

No dia 30 de janeiro, acontece no Espaço Lagoa do Meio, nas Baraúnas, o 1º Encontro de Brumadenses e Amigos de BH. O evento, que é uma espécie de pré-carnaval, promete agitar a cidade nesse começo de ano. As bandas Sem Limite e Sambolô vão fazer todo mundo tirar o pé do chão durante as cinco horas de festa - das 13h às 18h. As informações sobre ingressos podem ser obtidas através dos números: (77)99919-2087 e 99146-0599.

Rompimento de rede ocasiona quedas de energia na madrugada de hoje (26) em Brumado e Aracatu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os municípios de Brumado e Aracatu foram atingidos por uma sequência de queda de energia elétrica no início da madrugada desta terça-feira (26). Os cortes momentâneos ocorreram no momento em que caia uma chuva acompanhada de relâmpagos e trovões. Por telefone, Jadir Batista, gestor do escritório regional da Coelba, esclareceu ao site Brumado Notícias que houve o rompimento em uma linha de rede entre os dois municípios, mas logo o problema foi sanado pela equipe técnica que presta manutenção no sistema. O gestor declarou ainda que não foram registradas reclamações com relação à incidentes envolvendo danos de aparelhos eletroeletrônicos.     

26/Jan/2016 - 14h30

Clínica Maná: Coaching

Clínica Maná: Coaching
Infraestrutura começa a preparar relatório de custos para recuperação das ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

São muitos os estragos deixados pelas chuvas nas ruas do município de Brumado. Há locais em que a pavimentação foi quase toda carregada pelas enxurradas, que levaram ainda tubulações de água e esgoto. Várias equipes do setor de infraestrutura já estão nas ruas realizando os primeiros reparos nos pontos mais críticos, mas o setor informou ao site Brumado Noticias que a recuperação real das vias deve começar apenas quando cessarem as chuvas. O secretário André Cardoso declarou que uma equipe técnica já iniciou um primeiro levantamento dos custos para o trabalho de recuperação das vias, porém, segundo ele, o relatório levará um tempo maior para ficar pronto, pois, além da sede do município, algumas comunidades rurais também foram afetadas. O secretario informou que o setor ainda não se deslocou para as comunidades rurais por causa da dificuldade de acesso, uma vez que pontes e estradas encontram-se submersas, impendido a passagem de veículos. “O que eu posso adiantar é que teremos muito trabalho e um custo muito alto para realizar todos esses reparos”, pontuou Cardoso.  

Dupla é detida com revólver em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após denúncias anônimas, uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Brumado realizou buscas no Bairro São Félix e se deparou com uma dupla suspeita em uma motocicleta. Ao realizar a abordagem, os policias confirmaram a denúncia e encontraram um revólver calibre 32 municiado com um dos suspeitos. A dupla e a arma apreendida foram apresentados na delegacia local, onde foi lavrado o flagrante de porte ilegal de arma de fogo.

Brumado: Município está preparado caso seja necessário socorrer desabrigados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Trabalhando em parceria com a secretaria de infraestrutura e a defesa civil municipal, a secretaria de desenvolvimento social de Brumado percorreu a cidade e fez um levantamento da real situação envolvendo as famílias que tiveram suas casas danificadas pelas chuvas. A secretária Thames Narvais disse por telefone ao site Brumado Noticias que a maiorias das casas que desabaram no município estava desocupada e, nos casos que foi necessária a desocupação, as famílias preferiram se hospedar nas casas de parentes ou providenciaram outras moradias. A secretária declarou que ainda há muitas casas com sérias avarias, mas os riscos reais estão sendo apurados por técnicos da defesa civil. Segundo ela, caso haja necessidade de interdição desses imóveis, a secretaria está pronta para atender aos desabrigados.

Brumado: Estudantes de Direito realizam manifesto contra o elevado valor do gás de cozinha

Nesta terça-feira (26), a partir de 13h30, a comunidade acadêmica do curso de Direito de Brumado e o professor e advogado Eunadson Donato de Barros vão realizar um manifesto contra o elevado valor do gás de cozinha. A concentração do manifesto ocorrerá na sede da Uneb, no extinto Shopping Áppio. Coordenados pelo professor, os estudantes vão entregar na oportunidade uma representação no Ministério Público para que o órgão possa averiguar os valores praticados no município. Em seguida, os estudantes irão distribuir panfletos pelas principais ruas e avenidas da cidade. Toda a comunidade está convidada a participar da manifestação.

Arquivo