Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2016"

01 Jan 2016 - 11:30h

O site Brumado Notícias preparou um top 3 com as matérias mais acessadas no site em 2015. Em primeiro lugar, aparece a matéria “Brumado: Nascimento de novo filho renova alegria dos pais de Charles Müller”, que fala sobre o nascimento de Dhony Müller, filho de José Carlos e Neusa Silva, pais do estudante Charles Müller Silva Santos, assassinado com vários tiros em frente à residência universitária da Ufba, em março de 2014, em Salvador. Depois de um ano de sofrimento, o casal chorou de alegria com o nascimento do pequeno, que veio para renovar as forças e a esperança dos pais. Em segundo lugar entre as mais lidas, aparece a matéria “Brumado: Casal é flagrado em ato libidinoso na pista da Magnesita”, publicada em março. Nela, é relatado que investigadores da polícia civil flagraram um casal praticando ato libidinoso debaixo de um umbuzeiro, em um trecho público da pista de escoamento de minério da Magnesita. O caso repercutiu bastante na comunidade. Por fim, em terceiro lugar, aparece a matéria “Após décadas, Hospital de Brumado registra parto de trigêmeas”, que tornou público o nascimento das trigêmeas Laura (1,838 Kg), Lívia (1,864 kg) e Lorena (1,744 Kg) no Hospital Professor Magalhães Neto. O parto aconteceu em outubro, depois de mais de 25 anos que não era registrado o nascimento de trigêmeos na unidade de saúde. As trigêmeas nasceram por volta de 3h20 da madrugada e são filhas do mecânico Cristiano Teixeira e da dona de casa Daiane Porto da Silva, de 28 anos.

01 Jan 2016 - 11:00h

Acusado de torturar a filha de apenas 3 anos, o supervisor de segurança David Vargas dos Santos foi preso na última quarta-feira (30) pela Polícia Civil de São Paulo. A mãe da menina foi quem denunciou o caso à polícia. Ela gravou o momento em que a filha estava sendo agredida com um cinto e entregou as imagens na delegacia. O homem estava escondido na cidade de Francisco Morato, em São Paulo, e foi encontrado após a polícia receber uma denúncia anônima. Depois de ter a prisão decretada, o homem, que chegou a ser considerado foragido, foi localizado por oficiais e preso. O vídeo, de 26 segundos, repercutiu bastante na internet. Nele é possível ver a menina sendo surrada.

01 Jan 2016 - 10:30h

No Amazonas, um detento do Presídio de Hamaitá ficou entalado no buraco de uma privada ao tentar fugir do local. De acordo com o Portal Barrancas, a tentativa de fuga aconteceu no último dia 21, quando o presidiário, que não teve o nome divulgado, cavou o buraco através da privada do banheiro de uma das celas da unidade prisional. O vídeo do momento em que o preso é descoberto já tem muitas visualizações e está repercutindo nas redes sociais. Nele é possível ver o homem coberto de lama, sendo retirado do buraco por colegas de cela. O presidiário responde por homicídio.

01 Jan 2016 - 10:00h

Na última quarta-feira (30), o Ministério do Planejamento anunciou a liberação da ordem de empenho no valor de R$ 2 milhões para a construção do Hospital Municipal de Guanambi. O recurso foi garantido através de emenda parlamentar, de autoria do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). A emenda é resultado da articulação coletiva do deputado com a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), o prefeito Charles Fernandes (PP), e o diretor administrativo da Bahiafarma e líder local, Paulo Costa (PCdoB). Inaugurado em junho de 2015, atualmente, o Hospital Municipal de Guanambi funciona nas instalações do Hospital São Lucas, unidade de saúde provada. Lá são atendidas demandas de maternidade e realizados procedimentos cirúrgicos do município. O deputado Daniel Almeida comemorou o anúncio, destacando que o equipamento atenderá uma demanda existente na cidade. Segundo ele, os recursos já estão garantidos aguardando por parte da prefeitura a apresentação da documentação técnica exigida. Para Ivana Bastos, a necessidade de prédio próprio é urgente e a união em torno desta grande necessidade da população foi fundamental. O prefeito Charles Fernandes (PP) também comemorou a notícia e ressaltou que a cidade, que tem 85 mil habitantes, necessita de um hospital municipal. “Esta obra será um extraordinário avanço para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo, e tudo isso, graças à parceria com os deputados Daniel e Ivana”, afirmou. Para utilização da verba, a prefeitura precisa apresentar toda documentação exigida, inclusive, os projetos técnicos da obra.

01 Jan 2016 - 09:30h

De acordo com análise contida no estudo Pnad 2014 - Breves Análises, uma nota técnica feita com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos dez anos houve um envelhecimento da categoria de trabalhadoras domésticas. Em 2004, as domésticas com idade entre 18 e 29 anos representavam 30% da categoria e, em 2014, o percentual caiu para 14%. O número pode indicar que a ocupação perdeu atratividade entre as mulheres mais jovens. Elas têm tido a chance de estudar mais e entram no mercado de trabalho em outras ocupações. Segundo o diretor de estudos e políticas sociais do Ipea, André Calixtre, outra questão a ser observada nesse cenário é a PEC das Domésticas, que vai impulsionar a estruturação do setor ao garantir direitos. A análise do Ipea aponta que a base estruturante dos avanços sociais que vêm sendo feitos desde 2003 permanecem. Há crescimento real da renda do trabalhador, diminuição de desigualdades e aumento da escolaridade. Os dados da Pnad mostram uma redução na taxa da pobreza extrema que caiu 29,8% de 2013 para 2014.

01 Jan 2016 - 09:00h

De acordo com levantamento elaborado pelo portal G1, o governador Rui Costa (PT) cumpriu 21,05% das promessas feitas em campanha eleitoral durante seu primeiro ano de mandato. No levantamento foram avaliadas as promessas de todos os governadores do país, conforme constam nos registros do Tribunal Superior Eleitoral. Também foram consideradas entrevistas e debates. Segundo a pesquisa, o governador baiano fez 114 promessas para serem executadas durante os quatro anos de gestão. 71 delas ainda não foram cumpridas, 13 em parte e 24 já foram cumpridas.

01 Jan 2016 - 08:30h

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, declarou extinta uma ação popular contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Autor da ação, Antônio Carlos Fernandes pedia o imediato afastamento de Cunha de suas funções e a anulação do ato que acatou o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Lewandowski extinguiu a ação sem observar o mérito, considerando apenas questões de direito. Na decisão, o presidente do Supremo considerou que a Corte não tem prerrogativa de julgar esse tipo de ação popular, de “índole civil”.

01 Jan 2016 - 08:00h

Na última quarta-feira (30) foi publicada no Diário Oficial do Estado a lei que aumenta o Prêmio por Desempenho Policial (PDP), sancionada pelo governador Rui Costa (PT). A partir de agora, a gratificação passa a ser paga duas vezes no ano, nos meses de abril e outubro. O prêmio incentiva a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), através de metas preestabelecidas para Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) e suas respectivas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp). Segundo o Secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, as mudanças vão valorizar o trabalho do policial, além de incentivar a redução dos crimes contra a vida.

01 Jan 2016 - 07:30h

Quer emagrecer rápido, mas de maneira saudável e com resultados duradouros? O método 5 S consiste na reprogramação do hipotálamo, responsável pela sensação de saciedade. Baseado 100% em fisiologia, o tratamento dura 3 meses e possui três fases: eliminação, manutenção e reeducação. Em todas as fases o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar e um grupo de apoio. É um tratamento completo e que será trabalhado de forma personalizada. Em Brumado, a Clínica Luiza Feres oferece esse tratamento revolucionário, solução para a obesidade e o sobrepeso. A fisioterapeuta Luiza Feres está habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010/ 99997-3200.

01 Jan 2016 - 00:00h

Com o título “Queda do Brasil”, a revista inglesa “The Economist” estampou na capa da sua primeira edição de 2016 a crise econômica enfrentada pelo Brasil. A publicação trará ainda uma foto da presidente Dilma Rousseff cabisbaixa. No texto, a matéria cita a perda do grau de investimento pela agência Fitch Ratings, além da saída do ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, menos de um ano após assumir o cargo. Além disso, a publicação prevê o encolhimento da economia brasileira de até 3%. Segundo a “Economist”, o Brasil deveria estar na vanguarda do crescimento das economias emergentes, porém enfrenta uma turbulência política e, talvez, um retorno à “inflação galopante”. Os problemas políticos também foram ressaltados. A publicação lembrou os escândalos de corrupção da Petrobras e o processo de impeachment no Congresso contra a presidente Dilma.