Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em Brumado, moradores da Rua Princesa Leopoldina estão se sentindo prejudicados com as obras do Residencial São Sebastião I, que fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a dona de casa Rita de Cássia relatou que a poeira levantada pela obra no local tem causado diversos transtornos à população na região. “Minha saúde só piorou. Fiquei gripada 22 dias, fiquei rouca, tomei medicamento e nada de passar. Tornei a gripar agora. Não posso ter contato com poeira e nem com fumaça”, afirmou.
Ela contou que a sua casa está tomada por muito pó, sem condições de moradia. “De dois em dois dias tenho que trocar lençol, tapete... meu sofá tá cinza. O meu fogão não tem como fazer comida. Estou me alimentando na casa da minha mãe. Não tem como viver lá”, completou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A vizinha Marinalva Novaes disse que procurou representantes da obra para reclamar sobre o problema, porém os responsáveis entram e saem do local rapidamente. “É um dilúvio de poeira”, criticou. A dona de casa Amanda, cujo marido é acamado, também fez críticas à condução da obra na via. “A poeira tomou conta da minha casa. Não adianta limpar. A gente limpa e, em meia hora, tá tudo sujo de novo. Estamos sofrendo”, lamentou.
A comunidade deixou claro que a reivindicação é para controle da poeira e assistência dos moradores e não para paralisação dos trabalhos. “Não é por que moramos num bairro pobre que somos obrigados a passar por isso. Eles precisam nos respeitar como moradores”, reivindicaram.