Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2017
fechar

Doente, deputado usa verba pública para uma viagem a cada 4 dias Foto: Divulgação

Conhecido no noticiário político-policial da Operação Lava-Jato, o deputado federal e réu no petrolão Aníbal Gomes (PMDB-CE) é uma figura praticamente invisível na Câmara dos Deputados. De 1995 para cá (está no sexto mandato), há apenas registros de cinco discursos de Gomes em plenário – o último aconteceu em 2004, para saudar a nomeação do então senador e hoje deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) ao cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesta legislatura, o peemedebista não apresentou nenhum projeto e, ao longo de todo o ano de 2016, apenas compareceu ao Congresso a partir de setembro. A baixa assiduidade, no entanto, não se repete quando se trata de desfrutar dos privilégios concedidos aos congressistas. Mesmo em meio a uma sequência de faltas, o deputado cearense exigiu, por meio da cota parlamentar, o reembolso de seus gastos. O “cotão”, como é informalmente chamado, tem a finalidade exclusiva de custear despesas com o mandato. O deputado cobrou, no ano passado, o reembolso de 182.877,78 reais. Apenas deixou de apresentar notas enquanto afastou-se formalmente do cargo, de maio a setembro, e seu suplente sentou na cadeira. Até mesmo quando justificou ter dores na coluna para não comparecer à Câmara – ele faltou a simplesmente todas as 36 sessões realizadas entre o início de fevereiro e o final de abril com tal argumento -, o deputado desfrutou do dinheiro que deveria cobrir exclusivamente gastos decorrentes da atividade parlamentar. As informações são da Veja.

Jovem de 19 anos é presa com 25 Kg de maconha em ônibus Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher de 19 anos foi presa no Km-385 da BR-242, na cidade de Seabra, região da Chapada Diamantina, ao ser flagrada transportando 25 quilos de maconha em um ônibus interestadual. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o flagrante encontrou a substância distribuída em quatro mochilas no bagageiro do veículo, que fazia a linha Goiânia/ Salvador. Ainda segundo a PRF, durante a abordagem, a equipe revistou o interior do ônibus o compartimento de carga. A PRF apreendeu 25 tabletes, pesando 1 kg cada. Em seguida, voltaram aos passageiros com o intuito de identificar a responsável pelo transporte, momento em que identificaram a mulher. Ela admitiu o crime e disse que saiu de Itaberaba com destino a Goiânia, onde recebeu os pacotes que deveriam ser entregues em Salvador. De acordo com o G1, a mulher foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. A substância e a acusada foram levadas para a delegacia de polícia judiciária local.

Músico canta e toca violão durante cirurgia cerebral Foto: Reprodução/EPTV

Um cantor teve que realizar um pequeno concerto durante uma cirurgia para retirar um tumor do cérebro em um hospital de Barretos (SP) na última sexta-feira (13). Conhecido pelo nome artístico de Felipe Reis, o músico Reginaldo Oliveira Santos Junior, 31 anos, tocou violão e cantou durante a operação e agora está se recuperando. Otimista e bem-humorado, ele diz que nunca pensou que fosse passar por um procedimento similar. De acordo com o G1, o músico foi diagnosticado com um tumor no cérebro há aproximadamente 18 meses durante uma consulta a seu médico após passar mal múltiplas vezes por mais de um ano. Assim que ficou sabendo de sua condição, ele foi alertado que deveria ser submetido à cirurgia o mais depressa possível. O tumor que se desenvolveu no cérebro de Reginaldo afeta a parte motora e da fala do paciente. Para auxiliar durante o procedimento, o rapaz de Mogi das Cruzes, que trabalha com música há aproximadamente 13 anos, teve que tocar violão e cantar enquanto os profissionais do Hospital de Câncer de Barretos realizaram a cirurgia em seu cérebro. Inicialmente, Reginaldo diz que a intenção do procedimento é não retirar o tumor por inteiro e o cantor explica que existe a possibilidade de ter que aliar o procedimento a sessões de quimioterapia, mas tudo dependerá de como será sua recuperação nas próximas semanas.

Caminhonete da PM é flagrada com caixas de cerveja em carroceria Foto: Divulgação

Uma caminhonete do 4º Batalhão da Polícia Militar foi flagrada com caixas de cerveja e um freezer na carroceria, em Formoso do Araguaia, no sul do Tocantins. A imagem foi divulgada no sábado (14). Na imagem é possível ver um homem de camisa, bermuda e chinelos pegando uma caixa com cervejas. Ele não foi identificado.  Por telefone, o comandante do 4º BPM, em Gurupi, major Flávio Santos confirmou que o caso aconteceu e disse que vai apurar em quais circunstâncias as cervejas foram colocadas no veículo, se podem ser provenientes de apreensão ou se estavam sendo transportadas de forma irregular. De acordo com o G1, os responsáveis serão identificados.

'Perdemos o timing' para prender Lula, diz delegado da Lava Jato Foto: Vagner Rosario/Veja

Coordenador da Operação Lava Jato na Polícia Federal, o delegado Maurício Moscardi Grillo afirma em entrevista a revista Veja que houve um tempo em que os investigadores tinham provas, áudios e indícios que poderiam caracterizar tentativa de obstrução da Justiça por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas que, hoje, “os elementos que justificariam um pedido de prisão preventiva não são tão evidentes”. Ele diz também que foi um erro ter levado o petista para depor no Aeroporto de Congonhas porque acabou permitindo a ele passar uma imagem de vítima. O delegado afirma que a PF ainda não digeriu bem o fato de a corporação ter ficado fora da delação da Odebrecht e que “há uma personificação da parte de alguns procuradores como heróis na força-tarefa”. E faz um alerta: mudanças no comando da PF, como cogita o ministro Alexandre de Moraes (Justiça), podem comprometer o andamento da Lava Jato.

Geddel e Eduardo Cunha recebiam para facilitar créditos da Caixa, diz PF Foto: Reprodução

Na troca de mensagens investigada pela Polícia Federal na Operação Cui Bono, o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) pergunta, em 2012, ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em tom de ironia, se ele acha que Geddel é igual aos ministros indicados por Cunha no governo. À época, Geddel era o então vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal e Eduardo Cunha, o então líder da bancada do PMDB na Câmara. De acordo com o G1, a transcrição das mensagens está em relatório da Polícia Federal sobre a Operação Cui Bono, deflagrada nesta sexta-feira (13), na qual foram investigadas fraudes em empréstimos da Caixa Econômica Federal a empresas entre 2011 e 2013. Segundo a PF, Geddel e Cunha atuaram em conjunto para facilitar a liberação desses empréstimos em troca de propina. egundo relatório da PF e do Ministério Público Federal, uma das empresas beneficiadas é a J&F Investimentos. Segundo a Polícia Federal, “observa-se que as opções citadas por Geddel a Eduardo Cunha referem-se a operações de crédito corporativo da Vice-Presidência de Pessoa Juridica [da Caixa], área do próprio Geddel”. Em razão da operação da PF nesta sexta, a J&F divulgou uma nota, na qual disse que a relação com a Caixa Econômica Federal e com bancos públicos é feita “sempre de forma profissional e na mesma forma de concorrência e tratamento com instituições privadas – ou seja, relações comerciais transparentes, abertas e legais”.

Bebê de 1 ano morre afogado em piscina da casa onde morava Foto: Foto: Edivaldo Braga/Blog Braga

Um bebê de um ano, do sexo feminino, morreu após se afogar na piscina da casa onde morava, em Luís Eduardo Magalhães, município na região oeste da Bahia, na quinta-feira (12). As informações foram confirmadas pela direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, para onde a vítima foi socorrida pelos pais. Ainda de acordo com a UPA, a vítima já estava morta quando deu entrada na unidade. O corpo da bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia para confirmar a causa da morte. O G1 entrou em contato com a delegacia da região, mas os pais da vítima ainda não haviam prestado queixa sobre o caso.

Vereador preso com drogas ri e é aplaudido durante posse Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

O vereador Messias Aguiar (PMDB) que tomou posse do cargo com uma das mãos algemada e com paletó sobre o uniforme de presidiário, na manhã desta sexta-feira (13), foi recebido com aplausos pela população e ainda deu risada durante a cerimônia de posse. Messias foi preso com quase 300 kg de drogas um dia após ter sido eleito vereador no município de Ubaitaba, no sul da Bahia. De acordo com o G1, o vereador tem 34 anos e foi o segundo mais votado na cidade, com 571 votos. Nas imagens, é possível notar que o vereador é levado algemado para a posse em uma viatura. Assim que chegou em Ubaitaba para assinar o termo de posse, ele riu para a população que gritava o nome dele e o aplaudia. “Eu, eu, eu, Messias apareceu”, gritava o povo. Logo após a cerimônia, o vereador Messias Aguiar voltou sob escolta para o Conjunto Penal de Valença. O público acenou para o vereador enquanto ele era colocado na viatura. O mandato do legislativo municipal está previsto para começar no dia 2 de fevereiro. No dia 5 de janeiro deste ano, Messias Aguiar foi diplomado para o cargo mesmo sem ter sido solto. A diplomação ocorreu por meio de procuração e foi autorizada pela Justiça Eleitoral.

Gasolina, diesel e etanol atingem o maior valor em 1 ano, diz ANP

Os preços médios da gasolina, diesel e etanol subiram na semana encerrada nesta sexta-feira (13) e atingiram valores maiores do que os registrados pelos três combustíveis ao longo de todas as semanas do ano passado. Os dados são de levantamento divulgado nesta sexta-feira (6) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que monitora semanalmente os preços dos combustíveis no país. O preço médio da gasolina no Brasil subiu pela segunda semana consecutiva e atingiu R$ 3,773 nesta sexta-feira (13). Na semana, a alta foi de 0,29% e o aumento acumulado em 2017 é de 0,48%. Nesta quarta-feira (11), durante a divulgação da inflação oficial no país em 2016, técnicos do IBGE disseram que a alta do combustível deve pressionar a inflação de janeiro. O valor médio do diesel atingiu R$ 3,085 por litro no país, uma alta de 1,28% na semana. Já etanol subiu 1,75%, para R$ 2,913, de acordo com dados da ANP. De acordo com o G1, os dados da ANP mostram que o reajuste da gasolina ganhou fôlego a partir de dezembro do ano passado, quando a Petrobras aumentou o preço da gasolina nas refinarias. Apenas em sete semanas, o valor do combustível subiu 2,95%. Em todo o ano de 2016, o preço da gasolina se apreciou 3,3%, abaixo da inflação. Para chegar ao preço médio da gasolina, a ANP consultou 5.667 postos na semana. Para registrar o preço do etanol e do diesel, a agência procurou 5.092 e 3.535 postos de combustível, respectivamente.

Um levantamento feito pelo Ministério da Educação mostra que a maior parte dos municípios brasileiros não paga o piso salarial aos professores da rede municipal. Entre os municípios de todos os estados, incluindo o Distrito Federal, que enviaram os dados, 2.533 declararam que pagam um salário aos professores de pelo menos o valor do piso nacional. Isso representa 45% do total de 5.570 municípios brasileiros. De acordo com o MEC, os dados foram entregues pelos gestores municipais por vontade própria, e são baseados na declaração de cada governo municipal. O levantamento foi feito entre setembro e novembro de 2016. Entre os estados, os seguintes estados declaram cumprir a lei do piso em novembro do ano passado: Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Amazonas, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo não prestaram informações, segundo o MEC.

Dom Basílio vai integrar Consórcio Regional de Saúde Foto: Divulgação

Na manhã de quinta feira (12), foi aprovada, em uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Dom Basílio, a lei que autoriza o prefeito Roberval de Cássia Meira a assinar protocolo de intenções visando a participação do município no Consórcio Público de Saúde Regional. O mesmo visa implementar iniciativas de promoção de ações de saúde pública assistenciais, prestação de serviços especializados de média e alta complexidade, entre outros serviços relacionados à saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Um dos objetivos do consórcio é a construção pelo Governo do Estado, no município de Brumado, da Policlínica Regional, que oferecerá diversas especialidades e procedimentos, facilitando o acesso da população.

Operação da PF mira ‘coiotes’ que levam brasileiros aos EUA Foto: Vagner Rosário/Veja

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a Operação Piratas do Caribe que tem como principal alvo a ramificação brasileira de uma organização criminosa de “coiotes” responsável por levar brasileiros ilegalmente para os Estados Unidos. Os investigadores também buscam por elementos que indiquem onde se encontram os doze brasileiros desaparecidos, em novembro de 2016, na região das Bahamas. Cerca de trinta policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva em Rondônia, Santa Catarina e Minas Gerais. As investigações começaram a partir do desaparecimento de um brasileiro que teria tentado entrar ilegalmente nos Estados Unidos, com auxílio de “coiotes”, que são agentes que ajudam na travessia ilegal de áreas de fronteira. Eles cobravam quantias de até 60 mil reais para intermediar o transporte ilegal via Bahamas.  De acordo com a Veja, antes de sair do Brasil, os imigrantes ficavam em alguma cidade com aeroporto internacional de fácil acesso, aguardando a ordem de embarque para as Bahamas, que ocorria quando um determinado agente de imigração daquele país facilitava a entrada dos brasileiros. Já nas Bahamas, os imigrantes aguardavam durante vários dias para embarcar para os Estados Unidos de barco.  Além dos riscos que envolvem a imigração ilegal para outros países, os “coiotes” escondiam os reais perigos envolvidos na travessia, como a passagem pela região do Triângulo da Bermudas, famosa pelo alto índice de tempestades, naufrágios e desaparecimento de embarcações e aeronaves. 

Brumado: Em fuga, menor rouba cavalo e é detido por populares Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um adolescente foi detido por populares em uma comunidade rural, na região do distrito de Ubiraçaba, em Brumado, após ter roubado o cavalo de um idoso. O site Brumado Notícias apurou junto à polícia que o menor furtou uma motocicleta que havia sido esquecida estacionada com a chave na ignição no centro comercial. Como havia pouco combustível, o infrator abandonou a moto em um matagal à margem de uma estrada vicinal de acesso à comunidade. Segundo a polícia, após abandonar a motocicleta, o menor se deparou com um idoso que passeava com o seu cavalo e roubou o animal para continuar a fuga. Ele também não conseguiu ir muito longe, pois populares o detiveram. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, compareceu ao local e conduziu a motocicleta e o menor para a delegacia. De acordo com levantamento dos investigadores da Polícia Civil, a motocicleta já havia sido usada por meliantes na prática de assaltos.  

Lula pede na Justiça indenização de R$ 1 milhão a promotor de São Paulo Foto: Reprodução

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter protocolado nesta quinta-feira (12) uma ação de reparação por danos morais contra o promotor do Ministério Público de São Paulo Cassio Conserino. O ex-presidente pede indenização de R$ 1 milhão. Ao lado de dois colegas, o promotor denunciou o ex-presidente e pediu a prisão preventiva dele em março do ano passado. A peça acusava Lula de ocultação de patrimônio e falsidade ideológica envolvendo a propriedade de um apartamento tríplex no Guarujá (SP). Os advogados de Lula afirmam que Conserino procurou prejudicar a reputação e a honra do ex-presidente. Mencionam que o promotor deixou o processo após decisão da Justiça que manteve a parte do caso relativa ao petista sob a responsabilidade do juiz Sergio Moro, na Justiça Federal do Paraná. A defesa diz ainda que ele chamou Lula, em postagem no Facebook, de “encantador de burros”. Procurado, o promotor disse, por meio da assessoria de imprensa do Ministério Público, que vai aguardar ser notificado.

Barra da Estiva: Prefeitura não renova contrato e universitários recebem ordem de despejo Foto: Reprodução

Os universitários barraestivenses que fazem faculdade em Vitória da Conquista podem ser despejados a qualquer momento da Casa dos Estudantes. Isso porque a atual gestão não renovou o contrato, encerrado no dia 31 de dezembro de 2016. De acordo com o Informe Barra, cerca de 30 alunos, todos bolsistas e de baixa renda, moram em três casas que até então eram mantidas pelo município de Barra da Estiva. Estudantes de duas das três casas receberam na quinta-feira (12) a notificação para desocuparem os locais devido a não renovação do contrato junto à imobiliária. Em nota, a prefeitura informou que se reunirá com representantes da imobiliária para discutir sobre a manutenção da Casa de Apoio aos Estudantes na administração do novo prefeito.

Ação contra fraude na Caixa faz buscas em casa de Geddel Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um imóvel do ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), é alvo de investigação da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (13). Desdobramento da Operação Catilinárias, deflagrada em 15 de dezembro de 2015, a Operação Cui Bono cumpre sete mandados de busca e apreensão para apurar um esquema de fraudes na liberação de créditos junto à Caixa Econômica entre 2011 e 2013. Geddel foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa nesse período. Além de Salvador, a PF realiza buscas e apreensões em endereços residenciais e comerciais no Distrito Federal e em cidades do Paraná e São Paulo, determinadas pelo juiz da 10ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal. O esquema investigado seria composto por Geddel, pelo vice-presidente de Gestão de Ativos, um servidor da Caixa, empresários e dirigentes de empresas dos ramos de frigoríficos, de concessionárias de administração de rodovias, de empreendimentos imobiliários, além de um operador do mercado financeiro.

Brumado: Bebê é transferido para UTI em Salvador e família luta para realização de cirurgia cardíaca Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No final da tarde desta quinta-feira (12), uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Roberto Santos, em Salvador, foi localizada para a pequena Valentina Vitória, de apenas 3 meses. A criança foi transferida, juntamente com os pais, já na noite de ontem para evitar a perda da vaga. Apesar da conquista, a luta continua, pois o bebê também precisa de uma cirurgia no coração. A criança nasceu com hidrocefalia e sofre com problemas cardíacos. A família pede a oração e a mobilização dos brumadenses para que a menina consiga realizar o procedimento cirúrgico o quanto antes.

Cármen Lúcia pede esforço de tribunais para agilizar processos de presidiários Foto: Carlos Humberto/Veja

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pediu aos presidentes dos tribunais de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal que informem até às 17 horas da próxima terça-feira, a disponibilidade de juízes, auxiliares e servidores para trabalhar em um “esforço concentrado” nas execuções penais com o intuito de acelerar a análise dos processos. A ideia é que por noventa dias uma equipe de cada tribunal esteja deslocada para isso. A reunião nesta quinta-feira durou cerca de cinco horas e contou com presidentes dos TJs de todos os Estados, exceto Rio Grande do Sul e Mato Grosso. A ideia do “esforço concentrado” nas execuções penais parte da constatação de que há uma quantidade enorme de presos aguardando julgamentos em todo o país, o que aumenta a massa carcerária. Trata-se de uma medida, de certa forma, alternativa aos mutirões carcerários antigamente realizados pelo CNJ.

Ex-prefeito de Livramento comenta importância do consórcio e da UTI para Brumado e região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O médico e ex-prefeito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Carlos Roberto Souto Batista (PSD), o Carlão, falou em entrevista ao site Brumado Notícias sobre a importância de os municípios da microrregião aderirem à proposta do consórcio regional de saúde, que resultará na implantação das UTIs adulto e neonatal, policlínicas e UPAs 24 Horas. O ex-gestor considera que a região como um todo receberá tais investimentos e as cidades darão um salto de qualidade na oferta de atendimentos na saúde. O médico fez um apelo aos prefeitos e vereadores da região para que assinem a adesão ao consórcio levando em consideração o rateio dos custos em parceria com o estado. “Se faz mais que necessário o funcionamento pleno de uma UTI na região, mas é um leito caro que onera muito para um município sozinho arcar, por isso a necessidade desse consórcio, principalmente por parte do estado. Os municípios devem aderir e assumir esse consórcio”, disse. 

Ex-prefeito de Livramento comenta importância do consórcio e da UTI para Brumado e região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Batista ainda acrescentou os benefícios econômicos para os moradores de baixa renda da região. “A implantação de uma UTI acaba atraindo outros investimentos de exames avançados. A região terá a seu dispor exames de alta complexidade, exames de imagens, colonoscopia, endoscopia e outros. Tais exames pela rede pública ficariam a um preço mínimo em comparação com o que se paga na rede particular, o que ajudaria famílias carentes que necessitam de tais atendimentos”, frisou. Ao final, ele reforçou a grande importância do avanço da medicina na região com a instalação das UTIs e suas ramificações. “Lido com pacientes graves todos os dias. A UTI não resolverá todos os problemas, mas dará um aporte maior e pode fazer muita diferença na vida dos pacientes na região. Essa UTI será um diferencial para salvar a vida de muitas pessoas”.

Suspeito filma assalto e reclama de celular de vítima: 'Porcaria' Foto: Reprodução/TV Bahia

Um dos assaltantes que participou do roubo a uma casa lotérica na terça-feira (10) na cidade de Itabela, no sul da Bahia, filmou parte da ação e aparece em um vídeo criticando o celular de uma das clientes, vítima do assalto. “Uma porcaria dessas”, disse o suspeito ao tomar o aparelho das mãos de uma mulher. As imagens foram divulgadas pela Polícia Civil nesta quinta-feira (12). Conforme a polícia, o vídeo foi gravado por um dos assaltantes que participaram da ação. As imagens foram localizadas em um dos celulares encontrados com suspeitos mortos após confronto com a polícia na região. Fotos com o grupo exibindo armas também estavam armazenadas em um dos aparelhos. Vídeos de câmeras de segurança do estabelecimento também foram divulgados pela polícia e mostram toda a ação dos suspeitos. Eles parecem agir com tranquilidade. Entram nos guichês da lotérica, pegam dinheiro e pertences de funcionários e saqueiam clientes. Durante o assalto, as vítimas foram ameaçadas. Algumas vítimas chegaram a tentar escapar da ação, mas retornaram ao estabelecimento após as ameaças. “Venha, não volta não. Se voltar vai tomar”, diz um dos assaltantes.

Altas temperaturas provocam aumento de 30% no consumo de água em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A alta nas temperaturas registradas nos últimos dias tem como principal efeito o aumento natural do consumo de líquidos. Em Brumado, o consumo de água aumentou cerca de 30% desde o primeiro dia do ano. O site Brumado Notícias apurou que a Embasa está operando em capacidade máxima para atender a demanda. Em comunidades rurais como Lagoa Funda e Itaquaraí, a empresa está sendo obrigada a fazer uma espécie de rodízio forçado, tendo em vista que a estação de tratamento que atende as localidades não tem capacidade suficiente para filtrar a demanda de consumo. A Embasa já solicitou a substituição de alguns equipamentos, mas terá de aguardar que seja realizada uma licitação por parte do estado, o que ainda não ocorreu.

Praticook agora trabalha com kit de lanches em Brumado

Agora, na Praticook, você tem a opção de adquirir um kit com vários lanches por apenas R$ 50. No kit estão inclusos: 1 esfirra integral, um pastel integral, um kit de quiche integral, 1 kibe integral, 2 mini pizzas integrais e 1 kit de empadas integrais. Passe agora mesmo na loja e adquira já o seu kit completo. Na Praticook, considerado o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. A loja fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Obras de urbanização de acesso ao Ifba devem ser retomadas nas próximas semanas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras de urbanização de acesso ao campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba), no município de Brumado, devem ser retomadas nas próximas semanas. Pelo menos essa é a expectativa do atual prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos, que compareceu ao local na manhã desta quinta-feira (12), acompanhado do empreiteiro responsável pela obra. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor esclareceu que esteve no local para apresentar algumas modificações no projeto envolvendo a baixada por onde passa um riacho que corta a via principal. A passagem do riacho será alargada, o que ajudará na drenagem nos períodos chuvosos. A passagem receberá pilares que foram construídos no galpão das obras da Fiol e doados ao município. O prefeito espera concluir o quanto antes a acessibilidade, mas ainda depende de recursos do estado. Na gestão passada, a prefeitura realizou a limpeza da área e instalação dos meios-fios que demarcam as ruas e a praça rotatória, além dos postes de iluminação.

Brumado: Mais de um ano com obras da Fiol paradas na região e sem previsão de retorno Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o mês de junho de 2015, as obras no lote IV da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), na região do município de Brumado, estão paralisadas e sem perspectiva de retomada das atividades. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o setor de empregos e geração de renda ainda sente o impacto com a paralisação das obras. No pico das atividades, até o final do primeiro semestre de 2015, havia cerca de 1200 operários empregados no canteiro de obras. Porém, com os escândalos envolvendo as empresas investigadas em diversas operações da polícia federal e a crise política que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o governo ainda não se recuperou a ponto de retomar as atividades no empreendimento. Dessa forma, até o momento, a Fiol se transformou em um elefante branco que deixou para trás um grande impacto ambiental, alterando a fauna e a flora da região. Mesmo sem previsão de retorno, dezenas de operários desempregados comparecem todos os dias na porta do canteiro administrativo em busca de informações sobre a obra.

Crimes cometidos pela internet podem ter punição mais severa Foto: Reprodução

O Brasil conta com uma norma criada exclusivamente para regular crimes digitais. A Lei 12.737/2012 especifica punições para infrações relacionadas ao meio eletrônico, como invadir computadores, violar dados de usuários ou "derrubar" sites. Projetos em discussão no Senado caracterizam   crimes cometidos na internet e preveem penas mais severas nesses casos. Entre eles está o PLS 436/2015, do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que altera o Código Penal para punir com maior rigor aqueles que praticarem o crime de vilipêndio a cadáver pela internet. Hoje esse tipo penal prevê detenção de um a três anos. O texto propõe que a pessoa que compartilhar ou publicar imagem, foto ou vídeo por meio da internet (inclusive aplicativos que permitam troca de dados, como por exemplo, WhatsApp) terá a pena aumentada em um a dois terços. De acordo com o senador, o que motivou a apresentação da proposta foi a divulgação na internet de imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo, que morreu em 2015 um acidente de carro. Segundo Alcolumbre, a mudança na lei se justifica pelo alcance e rapidez do compartilhamento de informações pelas redes sociais. O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda designação de relator.

Arquivo