Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2019
Prefeito de Guanambi toma providências para impedir construção da barragem de rejeitos da Bamin Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Jairo Magalhães (PSB), da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, já está tomando as providências necessárias para impedir a construção da barragem de rejeitos que estaria sendo projetada pela Bahia Mineração (Bamin). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o gestor está acionando diversos órgãos competentes, como a Procuradoria Geral da República (PGR), a fim de garantir a segurança da população que estará abaixo do curso natural da barragem a ser construída, como a Barragem de Ceraíma, com mais de 50 milhões de metros cúbicos, o seu distrito, bem como dezenas de bairros da cidade. “Peço apoio e ajuda de toda população de Guanambi. Não estou contra o desenvolvimento, nem a geração de emprego e renda, mas temos que garantir a segurança necessária para a nossa população”, disse o prefeito.

Estudo conclui que adoçantes não emagrecem nem melhoram saúde dos usuários Foto: Shutterstock

Ao contrário do que pensa a maioria dos usuários, adoçantes artificiais e de baixa caloria podem não auxiliar na perda de peso ou na melhoria da saúde. A informação é resultado de um estudo desenvolvido na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foram analisadas, segundo o jornal O Globo, 56 pesquisas sobre o impacto do uso de adoçantes no peso, no controle glicêmico e em doenças cardiovasculares. De acordo com os resultados, não há “nenhuma diferença estatística ou clínica relevante entre aqueles que utilizam adoçantes e açúcar”. Os pesquisadores concluíram que as evidências que apontam redução do IMC e do açúcar no sangue relacionada ao uso de adoçantes são pouco convincentes. Com relação a efeitos colaterais causados pelos produtos, as análises foram inconclusivas. “Estudos de longo prazo são necessários para avaliar os efeitos sobre o sobrepeso e a obesidade, o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e doenças renais”, afirmaram os pesquisadores.

Caculé: Prefeitura instala toldos para abrigar feirantes após parte do telhado do Mercado desabar Foto: Aloísio Costa

Depois do desabamento de parte do telhado do Mercado Municipal de Caculé, a 100 km de Brumado, a prefeitura está instalando os toldos, que, provisoriamente, irão abrigar os feirantes que ficaram desalojados. O acidente ocorreu na última quarta-feira (23). Com a interdição do local, a medida tomada pela prefeitura oferecerá mais conforto aos quase 40 barraqueiros que tinham estandes de comercialização no mercado. De acordo com o Informe Cidade, no total, serão instalados seis toldos de 100 m² cada. A prefeitura ainda estuda quais medidas serão tomadas com relação à estrutura do Mercado Municipal que desabou.

Juros do cartão subiram para quem paga o mínimo da fatura Foto: iStock/Getty Images

Uma norma editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no ano passado, que tinha como objetivo disciplinar as cobranças de encargos em caso de atraso no pagamento do cartão de crédito, acabou por prejudicar os clientes que pagam pelo menos o mínimo da fatura. Dados divulgados nesta terça-feira, 29, pelo Banco Central mostram que, desde que as medidas entraram em vigor, em junho de 2018, o juro médio do rotativo do cartão subiu de 242,6% ao ano para 268,0% ao ano. Estes porcentuais dizem respeito ao chamado rotativo regular, que considera operações em que pelo menos o mínimo da fatura foi pago. De acordo com a Veja, a Resolução nº 4.655 do CMN, que entrou em vigor em 1º de junho, estabelecia que as instituições não poderiam mais cobrar juros especiais, quase sempre maiores, de clientes que estivessem no rotativo e ficassem inadimplentes. O juro cobrado continuaria sendo o do rotativo, apenas acrescido de 2% de multa e 1% ao mês de juro de mora. Até então, havia instituições que cobravam porcentuais maiores se o cliente ficasse inadimplente. Além disso, a medida previa que as próprias instituições poderiam fixar o porcentual mínimo a ser pago em cada fatura. Antes, este porcentual mínimo era de 15%.

Brumado: Sessão inaugural da legislatura de 2019 da Câmara de Vereadores acontece na sexta (1º) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A sessão inaugural da Câmara de Vereadores de Brumado, referente à legislatura de 2019, acontece nesta sexta-feira (1º), a partir de 8h.  A sessão contará com a presença do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que, na oportunidade, apresentará uma mensagem do Poder Executivo aos representantes do povo com assento na Câmara. O presidente da casa, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos convida toda população para a solenidade. No mesmo dia, também acontecerá a inauguração da reforma da parte externa da Câmara.

Vale vai paralisar produção e desativar barragens iguais às de Brumadinho e Mariana Foto: Reprodução/Globo News

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, anunciou na noite desta terça-feira, 29, que a companhia irá paralisar temporariamente a produção de minério de ferro e desativar todas as dez barragens semelhantes às que romperam em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. Nas duas cidades mineiras, a mineradora utilizava o método conhecido como alteamento a montante, no qual a barragem vai subindo na forma de degraus de acordo o volume dos rejeitos vai aumentando. Segundo Schvartsman, a empresa tinha 19 barragens funcionando por esse sistema, mas nove já estavam desativadas. Para fazer a desativação das dez que restaram, a Vale precisará suspender a produção por medida de segurança. De acordo com ele, a suspensão representará uma redução na produção de 40 milhões de toneladas por ano de minério de ferro, o equivalente a 10% da volume total da companhia. O processo de descomissionamento, que significa devolver a barragem à natureza, demora de 1 a 3 anos. O custo para a desativação das estruturas será de 5 bilhões de reais. Segundo Schvartsman, os projetos estão prontos e serão enviados aos órgãos responsáveis nos próximos 45 dias. “Após a concessão das licenças ambientes, iniciaremos imediatamente o processo para que todas sejam descomissionadas”. Todas as 19 barragens que serão desativadas ficam em Minas Gerais. Vale garante que não irá demitir funcionários em razão dessa redução, e sim absorvê-los em outros locais de mineração.

Brumado: Morador relata humilhação após 12 dias sem água na Fazenda Furado dos Veados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradores de comunidades rurais de Brumado têm relatado com frequência a falta do fornecimento de água pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Durante o programa Achei Sudoeste no Ar, na última segunda-feira (28), pela Rádio Alternativa FM, às 17h, populares da comunidade de Lagoa Funda questionaram a interrupção no fornecimento por três dias, prejudicando diversas famílias da localidade. Nesta terça-feira (29), foi a vez de moradores da Fazenda Furado dos Veados, que segue sem abastecimento há mais de 12 dias. De acordo com a denúncia, várias queixas são registradas, por telefone, através do escritório da Embasa, em Brumado, mas as solicitações não são atendidas. “É uma humilhação o que fazem com o povo de nossa comunidade”, disse um morador indignado com e Embasa.

Governador Rui Costa anuncia mais dez secretários para segunda gestão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou o nome de mais dez secretários da segunda gestão, nesta terça-feira (29). A informação foi divulgada durante um programa transmitido nas redes sociais do político. Rui Costa informou que seis secretários permanecem nos cargos. São eles: o da Segurança Pública, Maurício Barbosa; da Administração (Saeb), Edelvino Góes; da Administração Penitenciária (Seap), Nestor Duarte; Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti; e da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis. O Procuradoria Geral do Estado (PGE), Paulo Moreno, também vai permanecer no cargo. Segundo o governador, as mudanças no secretariado ocorrerão nas pastas da Agricultura (Seagri), com a entrada do engenheiro agrônomo Lucas Teixeira Costa; da Educação, com Jerônimo Rodrigues; e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com a chegada de Davidson Magalhães. A Secretaria do Planejamento (Seplan) e a pasta do Desenvolvimento Econômico (SDE) serão ocupada por Walter Pinheiro e pelo vice-governador, João  Leão. De acordo com o G1, o governador já havia confirmado a permanência dos secretários da Fazenda, Manoel Vitório, da Comunicação Social, André Curvello, da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e da Casa Civil, Bruno Dauster. Até o momento, não foram divulgados os nomes dos secretários que ocuparão as Secretarias de Ciência, Tecnologia e inovação (Secti), da Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Sjdhds), de Desenvolvimento Rural (SDR), de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Além da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), de Turismo (Setur), de Relações Institucionais (Serin), de Políticas para Mulheres (SPM) e a de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

Brumado: Prefeitura cobra, mas não respeita lei de acessibilidade, reclama morador do São José Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A reportagem do site Achei Sudoeste esteve no Bairro São José, em Brumado, onde a prefeitura realiza obras do projeto Caminho da Escola para criação de novas vias. Na localidade, a comunidade reclama que a prefeitura não está obedecendo a lei de acessibilidade. Isso porque, para atender a lei municipal que preconiza que as ruas devem ter 7 metros de largura, as calçadas estão sendo sacrificadas e, consequentemente, a questão da acessibilidade está sendo desrespeitada. O morador Marcelo Souza relatou que a calçada de sua casa terá, no máximo, 60 cm, quando, segundo ele, de acordo com o Código de Obras do Município, a calçada deveria ter, no mínimo, 2 metros. Revoltado, ele afirmou que a própria prefeitura não está dando o exemplo. “Já teve diversos casos na cidade de pessoas que fizeram suas calçadas com menos de 2 metros e a prefeitura não aceitou. Sou um trabalhador, pai de família, e tenho que passar por uma situação dessas”, falou. O morador declarou que já procurou o setor responsável, mas ninguém tomou nenhuma providência até o momento. Para ele, a prefeitura age com dois pesos e duas medidas, exigindo do cidadão o que está no Código de Obras, mas fazendo o contrário da lei no que diz respeito a uma obra do município. O morador ainda cobrou da Câmara de Vereadores a fiscalização da prefeitura em cumprir as suas próprias determinações. Caso a demanda da população não seja atendida, ele disse que irá procurar o Ministério Público.

Jovem de 23 anos é primeiro baiano achado morto na tragédia de Brumadinho Foto: Reprodução/Facebook

Um jovem de 23 anos é o primeiro baiano a ser encontrado morto na tragédia de Brumadinho (MG). Ednilson dos Santos Cruz trabalhava no terreno da Vale no momento em que a barragem de rejeitos rompeu. O mecânico ficou desaparecido por três dias. Outros seis baianos ainda não foram encontrados. O último boletim divulgado na noite desta terça-feira (29) aponta 84 mortos e 276 desaparecidos no acidente. Natural da cidade de Santo Amaro, no recôncavo da Bahia, Ednilson dos Santos morava há 10 anos em Mário Campos (MG), a cerca de 8 km de Brumadinho. Em entrevista ao G1, o pai dele e também baiano, Edmilson Evangelista da Silva, de 42 anos, contou que levou o filho para Minas Gerais para dar uma vida melhor ao rapaz. Ele mora na região há 22 anos. Assim como os outros baianos desaparecidos, Ednilson era funcionário de uma empresa terceirizada, que prestava serviços para a Vale. O jovem era casado e a esposa dele está grávida de uma menina. De acordo com o pai da vítima, a mulher pode dar à luz a qualquer momento. A família está abalada. Segundo Edmilson Evangelista, o filho foi encontrado morto por familiares, que trabalham como voluntários no local da tragédia, na segunda-feira (28). Em seguida, o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) da região, onde foi identificado. Ednilson foi enterrado na cidade de Mário Campos nesta terça-feira (29). O pai dele contou que o sepultamento foi custeado pela Vale. Contudo, de acordo com Edmilson, a empresa ainda não procurou a família para falar sobre a tragédia.

Prefeitura de Brumado publica concorrência para gestão técnica e administrativa das UTIs Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (29), a prefeitura publicou no Diário Oficial a Concorrência Pública nº 001-2019, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de gestão administrativa e técnica com vistas à operação das Unidades de Terapia Intensiva Adulta e Neonatal instaladas no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A licitação será realizada no dia 18 de março, às 9h, no prédio da prefeitura. A divulgação do edital e dos demais atos do processo licitatório estão sendo divulgados no Diário Oficial do Município.

PF nega liberar Lula para ir ao velório do irmão Foto: Reprodução/Twitter

A Polícia Federal se manifestou dizendo que não é possível liberar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ir ao funeral do irmão do irmão Genival Inácio da Silva, de 79 anos, conhecido como Vavá, que morreu nesta terça-feira (29). A PF alegou à juíza Carolina Lebbos que, por segurança, o transporte de Lula teria que ser feito por helicóptero, e que no momento todas as aeronaves da corporação estão em Brumadinho, em Minas Gerais. Com base no pedido da polícia, o Ministério Público Federal protocolou uma manifestação afirmando que a lei prevê que a liberação “pode” acontecer, mas que não é garantida. A defesa de Lula pediu a liberação com base no artigo 120 da Lei de Execução Penal, que fala que “os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”. A Justiça, no entanto, ainda não publicou uma decisão final sobre a liberação. Mesmo assim, a defesa de Lula já entrou com um pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) alegando que a 12ª Vara Criminal de Curitiba se omitiu.

Chuva acompanhada de fortes ventos causa estragos na cidade de Dom Basílio Foto: 105 FM

Na tarde desta terça-feira (28), uma chuva com muito vento foi registrada na zona rural de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. Muitos estragos foram causados em diversas localidades. De acordo com a Rádio 105 FM, um cemitério localizado na comunidade de Valentim teve as paredes arrancadas e túmulos também foram danificados. Na mesma localidade, uma construção não suportou a força dos ventos e veio abaixo. Apesar dos estragos, não há registro de pessoas feridas. De acordo com a previsão meteorológica, não deve ocorrer mais chuvas no município, nos próximos dias.

Barragens de Ibiassucê, Paramirim, Mucugê e Rio de Contas estão com estruturas comprometidas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Especialistas se reuniram nesta terça-feira (29), em Salvador, para discutir os riscos que as barragens baianas oferecem. O estado tem o maior número de equipamentos com estrutura comprometida do Brasil, segundo estudo divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2018. Das 45 barragens com problemas no país, 10 estão na Bahia. Todas são de água. De acordo com o G1, o encontro foi promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-BA), após a tragédia em Brumadinho (MG). Os especialistas foram recebidos em um auditório, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro da Federação. Entre os convidados, estavam representantes das empresas responsáveis pelas barragens em risco. Os equipamentos com problemas no estado são: Afligidos, na cidade de São Gonçalo dos Campos; Apertado, em Mucugê; Araci, em Araci; Cipó, em Mirante; Luiz Vieira, em Rio de Contas; RS1 e RS2, em Camaçari; Tabua II, em Ibiassucê; Zabumbão, em Paramirim; e Pinhões, em Juazeiro. Todas as 10 barragens são fiscalizadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema). Entre as irregularidades encontradas nos equipamentos, estão erosões, rachaduras, buracos, infiltrações, corrosão de tubulações, presença de vegetações, afundações e fissuras.

Brumado: Avô encontra neta morta debaixo de cama em residência onde morava Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um avô encontrou sua neta morta debaixo de cama de seu quarto na tarde da última terça-feira (29) em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Jesuíno José Silva acionou o Centro Integrado de Comunicações da Secretaria da Segurança Pública (Cicom) informado sobre o ocorrido. De acordo com a polícia, a ocorrência foi registrada na Rua Santa Madalena, no Bairro São Jorge. A vítima foi identificada como Jaqueline Meire Duarte. A Polícia Civil se dirigiu ao local e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Jaqueline foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, não havia registro de violência no corpo de Meire e provavelmente a morte pode ter sido natural.  O caso está sendo investigado pelo polícia civil de Brumado.

Visitantes poluem margens da cachoeira do Bom Jardim em Barra da Estiva Foto: Reprodução/Facebook

Localizada na cidade de Barra da Estiva, a 135 km de Brumado, a Cachoeira do Bom Jardim é um ponto que atrai muitos visitantes. Estes, ao deixar o local, acaba deixando o lixo consumido para trás. Nas redes sociais, uma moradora denunciou que muitos visitantes aproveitam a cachoeira, mas não realizam a limpeza do local, deixando o lixo na beira da água. De acordo com o Informe Barra, garrafas pet, sacos plásticos, embalagens, entre outros materiais, são encontrados na cachoeira depois de um dia de visitação.

Um homem foi preso, nesta segunda-feira (28), suspeito de matar a ex-companheira com uma facada no pescoço, no município de Iguaí, na região sudoeste da Bahia. Conforme a polícia, Lucílio de Souza Moreira, conhecido como Davéi, não aceitava o fim do relacionamento. A idade dele não foi divulgada. O suspeito foi preso por investigadores da Delegacia de Iguaí, que cumpriram um mandado de prisão temporária contra ele. A ex-companheira de Lucílio, identificada como Thais Luz Silva, de idade não informada, foi morta no dia 31 de dezembro de 2018. O crime aconteceu no distrito de Ibiporanga, zona rural do município. Após prisão, o suspeito foi encaminhado para Delegacia de Iguaí, onde segue à disposição da Justiça.

Caculé: Feirantes aproveitam a venda do pequi nas feiras-livres da cidade Foto: Aloísio Costa

Em Caculé, a 100 km de Brumado, feirantes que revendem o pequi nas feiras-livres da cidade chamam a atenção dos clientes para os benefícios do fruto para a saúde. Proveniente do cerrado brasileiro, o pequi é um fruto muito popular nos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. De acordo com o Informe Cidade, ele possui uma rica composição nutricional, composta por vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), vitamina C, minerais como cobre, sódio, potássio, magnésio, ferro e fósforo, além de fibras, proteínas, carboidratos, ácidos linoleico e oleico, carotenoides e ácidos graxos monoinsaturados. Na cidade, os feirantes ressaltam que esta é uma boa oportunidade de aumentar a renda com a venda do pequi. Em média, a dúzia da fruta sai por R$ 3,00. Apesar dos benefícios, por ser um alimento gorduroso, os especialistas recomendam o consumo controlado.

Tremores de terra de 2,5 graus na escala Richter causam pânico em Guaratinga, no sul da Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Tremores de terra de 2,5 graus na escala Richter causaram pânico em Guaratinga, cidade do sul da Bahia, na segunda-feira (28). De acordo com informações do Centro Sismológico da Universidade de São Paulo, os tremores ocorreram por volta das 11h e foram considerados de baixa magnitude. Os moradores da cidade contaram que os abalos duraram alguns segundos. Ninguém ficou ferido e não houve registro de danos estruturais. Apesar de não haver nenhuma ocorrência grave ligada aos tremores, a população ficou assustada e houve corre-corre pelas ruas da cidade. “Foi questão de 30 segundos. O pessoal saiu correndo, o gerente do banco saiu correndo. O povo ficou preocupado com isso”, contou um dos moradores ao G1. A Defesa Civil da cidade informou que fez avaliações técnicas depois do ocorrido, mas não identificou nenhum registro de dano.

Kiko Kislansky palestrará durante o encerramento da Jornada Pedagógica 2019 de Brumado Foto: Divulgação

O encerramento da Jornada Pedagógica de 2019 acontece na próxima sexta-feira (01), às 08h, no Clube Social e Recreativo de Brumado. O renomado palestrante Kiko Kislansky estará presente no evento. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, convoca todos os professores da rede municipal de ensino, cuidadores de creche, coordenadores, diretores e vice diretores para participarem do fechamento da jornada.

O Brasil caiu dois pontos em 2018 no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) da Transparência Internacional, divulgado nesta terça-feira, e caiu nove posições no ranking de países. A nota do país foi de 35 pontos no ano passado, contra 37 em 2017. A escala vai de 0 a 100 e quanto menor o valor, maior a percepção de corrupção. Na apresentação do relatório, na manhã desta terça-feira, o conselheiro da IPC no país, Joaquim Falcão, citou o impacto do fenômeno nos investidores como no caso da Vale, após a tragédia em Brumadinho (MG). Foi a terceira redução seguida na pontuação do Brasil. Além disso, o índice do país foi o pior desde 2012, quando começou a vigorar a atual metodologia do estudo. De acordo com o jornal o Globo, o Brasil ficou em 105 no ranking, entre 180 países, empatado com Argélia, Armênia, Costa do Marfim, Egito, El Salvador, Peru, Timor Leste e Zâmbia. A Dinamarca ficou em primeiro lugar. O Índice de Percepção da Corrupção é calculado a partir de 13 fontes de dados diferentes, de 12 instituições distintas, que estimam as percepções de profissionais do mercado e especialistas sobre a corrupção no setor público.

Embasa esclarece aumento nas contas de água dos moradores de Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Embasa respondeu as alegações dos moradores de cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, quanto ao aumento abusivo nas contas de água com vencimento para o mês de fevereiro, bem como quanto à interrupção do serviço. Segundo a empresa, o sistema de abastecimento do município está operando normalmente e não há registros de interrupções no fornecimento de água. Os moradores que constatarem aumento nas contas devem procurar o escritório local da empresa para solicitar abertura do procedimento de revisão. “Devido ao período de estiagem que afetou o abastecimento na cidade, reduzindo a oferta de água, as contas eram cobradas, por decisão judicial, desde fevereiro de 2015, de maneira excepcional, pela tarifa mínima, independentemente do consumo. No entanto, com a retomada da regularidade no abastecimento, a partir de dezembro de 2018, as contas voltaram a ser emitidas pelo volume de água consumido e registrado pelo hidrômetro do imóvel”, destacou, na nota. A Embasa ainda ressaltou que os usuários foram comunicados sobre o retorno da medida, cuja divulgação ocorreu em toda a cidade e em informe entregue diretamente nos imóveis.

Tragédia em Brumadinho: Dois engenheiros que avaliaram barragem e três da Vale são presos Foto: Divulgação

Cinco pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (29) suspeitas de responsabilidade na tragédia da barragem 1 da Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), que se rompeu na sexta-feira (25). Dois engenheiros da empresa TÜV SÜD que prestavam serviço para a mineradora Vale foram presos em São Paulo. Em Minas, foram presos três funcionários da Vale. De acordo com o G1, na noite de segunda-feira (28), a Defesa Civil de Minas Gerais informou que há 65 mortos e 279 desaparecidos após a tragédia provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, na região metropolitana de Belo Horizonte. Nesta terça-feira, começa o quinto dia de buscas no local. Os investigadores do Ministério Público e da polícia apuram se documentos técnicos, feitos por empresas contratadas pela Vale e que atestavam a segurança da barragem que se rompeu, foram, de alguma maneira, fraudados.

Caetité: INB é condenada a pagar R$ 100 mil de indenização por discriminar terceirizados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Caetité, a 100 km de Bryumado, a mineradora INB foi condenada pela Vara do Trabalho de Guanambi a pagar indenização de R$ 100 mil por danos morais coletivos. Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, a empresa trata de forma diferenciada seus funcionários efetivos e os terceirizados no treinamento e nos cuidados com a segurança. Na unidade, trabalhadores terceirizados estariam atuando sem equipamento de proteção, inclusive em uma das áreas da mineração que chegou a ser interditada por risco de contaminação radioativa em 2011. Ainda recurso da decisão da juíza Karina Carvalho.

Desembargador Jatahy Júnior é eleito novo presidente do TRE-BA por unanimidade Foto: Nei Pinto

O desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia nesta segunda-feira (28), por unanimidade, e exercerá o cargo de março de 2019 até março de 2021. Jatahy assume a presidência do TRE no lugar do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, em cerimônia que será realizada no dia 28 de março. De acordo com o Bahia Notícias, Jatahy Júnior é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em 1986, com 25 anos de idade, tornou-se Juiz de Direito. Desde então, passou a enveredar pela área do Direito Eleitoral, tendo respondido por diversas zonas eleitorais, incluindo duas de Salvador. A trajetória dele inclui ainda o comando de Varas Cíveis e Criminais, tanto no interior quanto na capital do estado.

Arquivo