Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2020
fechar

Embasa trabalha para regularizar abastecimento em Malhada de Pedras e localidades rurais de Brumado Foto: Lay Amorim/achei Sudoeste

A Embasa está trabalhando para restabelecer o funcionamento da adutora de Malhada de Pedras após danos no equipamento causados pelas fortes chuvas ocorridas recentemente. Em comunicado, a empresa informou que está empreendendo os esforços necessários para concluir os reparos necessários o mais breve possível e regularizar a distribuição de água tratada em Malhada de Pedras e nas localidades rurais de Brumado atendidas pelo equipamento. Segundo a Embasa, o abastecimento alternativo para hospital, postos de saúde e locais de atendimento público do município de Malhada de Pedras está sendo garantindo por meio de carros-pipa. Os locais afetados são: a cidade de Malhada de Pedras e as localidades rurais de Brumado - Vila Presidente Vargas, Campo Seco Velho, Espinheiro, Campo Seco I e II, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Fundão, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Rasta Pé, Arrecifinho, Boa Vista e Lagoa do Julião.

Brumado: Pré-candidato a prefeito participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) de Brumado realizou na quarta-feira (08) reunião ordinária com representantes das associações rurais do município, tendo como convidado o pré-candidato a prefeito Fabrício Abrantes (DEM). O tema principal da reunião foi o debater o incentivo à agricultura familiar, envolvendo todos os integrantes de uma mesma família, ajudando-as a aumentar a renda e garantir uma produção sem desperdícios. Também foi ressaltada a necessidade de políticas públicas para êxito neste sentido, pois elas exercem um papel fundamental em motivar a manutenção das famílias de pequenos produtores nas suas propriedades de origem. Em sua fala, Fabrício enalteceu o homem do campo que, mesmo com todas as dificuldades, se mostra firme no objetivo de buscar inciativas que fortaleçam o campo com a mão de obra familiar, o que beneficia tanto a família quanto a economia do município.

Após 2 anos em funcionamento, programa Melhor em Casa de Brumado recebe habilitação do governo federal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O programa Melhor em Casa, de Brumado, foi habilitado pelo Governo Federal após dois anos de funcionamento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, informou que o programa de internação domiciliar será, a partir de agora, custeado com recursos federais. “O programa vem atendendo cerca de 45 a 50 pacientes internados no conforto do lar. Pacientes que estariam no hospital e que hoje são acompanhados por uma equipe multidisciplinar dentro de casa”, explicou. O secretário ainda frisou o planejamento feito pelo município, que implantou e executou o serviço com recursos próprios até que a habilitação pudesse, de fato, ser concretizada. “Quando o Ministério da Saúde começa a enxergar que o município está produzindo ela começa a pagar. Ele não paga retroativo, ele começará a pagar a partir de agora”, completou.

Conselho abre trabalhos em 2020 debatendo desenvolvimento sustentável ao meio rural de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável realizou a primeira reunião do ano de 2020 nesta quarta-feira (08). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Frederico Neves, disse que as perspectivas são muito otimistas no que diz respeito à agricultura familiar neste ano. Com relação aos recursos para o segmento, Neves adiantou que são muitas as vias de crédito para os produtores rurais, sendo necessário apenas a apresentação do projeto. “Isso possibilita novos investimentos, financiamentos e aquece a nossa economia como um todo. A gente está nesse momento positivo”, disse. Neves ainda frisou que o papel do conselho é ser um espaço livre e democrático. Nesse sentido, os pré-candidatos ao legislativo e executivo serão novamente convocados a estar presentes em reunião do conselho para apresentar as suas propostas aos ruralistas da cidade. Em contrapartida, os ruralistas também vão apresentar as suas demandas aos pré-candidatos.

Brumado Privilege 2020 lança 2º lote de vendas de passaportes

O Brumado Privilege será realizado dia 19 de janeiro de 2020 no Parque de Exposições Gilson Brito, às 17hs. No local, a dupla sertaneja universitária Zé Neto e Cristiano, Bell Marques, Michele Andrade e Donas do Bar, vão animar o evento que promete sacudir o sudoeste da Bahia. A festa terá megaestrutura de pista, camarote e área vip. Os passaportes já estão à venda nos pontos de vendas autorizados. A festa será realizada pela Nacional Entretenimentos e Edy Show.

Brumado: Cocaína, maconha e crack são apreendidos no Bairro Irmã Dulce Foto: Divulgação/PM

Em patrulhamento de rotina pelo Bairro Irmã Dulce, o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª CIPM, apreendeu mais drogas em Brumado. Por volta de 18h de ontem (07), enquanto a guarnição passava por uma via do bairro, um suspeito dispensou dois volumes. Em revista, os policiais encontraram dentro de duas carteiras de cigarros: 09 porções de cocaína, 09 porções de crack e 03 trouxinhas de maconha. Todo material e o suspeito foram apresentados na delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Brumado: Lagarto Informática lança promoção para formatação de computadores

Somente neste mês de janeiro, a Lagarto Informática preparou uma oferta especial para formatação de computadores. Na loja, o serviço sai por apenas R$ 30 ao longo do mês. Leve agora mesmo o seu computador para uma avaliação. Após a formatação, o PC passará a funcionar muito melhor. Passe na Rua Esther Trindade, 79, Ginásio Industrial, e converse com um atendente. Para maiores informações e regras da promoção, ligue: (77) 3441-6984 ou (77) 99826-8420.

Brumado: SMTT realiza vistoria anual de toda frota de táxi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (08), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) iniciou a vistoria anual da frota de táxi de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vistoriador Jansen Ricardo disse que a vistoria atenderá a toda frota circulante no município. “O taxista que for pego no exercício da atividade, sem a autorização do órgão competente, será autuado e poderá ter o veículo retido. A SMTT espera que todo taxista cadastrado e autorizado a rodar participe do período de recadastramento, que é durante o mês de janeiro”, ressaltou. A vistoria obrigatória para licença e autorização da atividade só será feita às quartas-feiras. Segundo o vistoriador, mais de 90% dos taxistas estão totalmente regularizados na cidade. “Temos veículos novos e condutores capacitados e de idoneidade comprovada”, completou. Para o taxista João, que atua há 34 anos, a atividade está muito mais organizada e com qualidade. “A vistoria é uma segurança pra todos, tanto pra nós, quanto para os usuários”, destacou.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Modera intensifica ações e alerta impactos negativos ao meio ambiente com captação de água ao longo do Rio das Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Movimento pela Despoluição do Rio do Antônio (Modera), Henrique Moreira Rocha, que também faz parte do Comitê da Bacia do Rio das Contas, falou sobre os impactos negativos da captação de água no Rio das Contas. A captação, segundo ele, tem afetado o abastecimento das comunidades ribeirinhas e o Modera e o Comitê lutam para impedir a prática. Hoje, a barragem do Rio das Contas atende as cidades de Brumado e Malhada de Pedras. “A gente está sempre denunciando o uso indevido da água, tanto da quantidade da água diminuir, quanto da qualidade pelo uso de agrotóxico. Os municípios precisam se comunicar e denunciar”, afirmou. Neste ano, conforme o presidente adiantou, será feito um rastreamento para identificar quantas bombas d'água estão instaladas ao longo do leito do rio. Através da aprovação do Plano de Bacias, será viabilizada a verba necessária para realização desse trabalho, entre outros, importantes para preservação do rio e de sua nascente.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Brumado: Samu completa 10 anos com renovação de frota e obras de melhorias nas instalações Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) irá comemorar 10 anos na cidade de Brumado com o recebimento de duas novas viaturas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de enfermagem do Samu no município, Luís Carlos, disse que a renovação de frota está sendo realizada pela segunda vez. “Isso é de extrema importância, deixa toda a equipe muito contente até pelos esforços que nossos guerreiros fazem para estar nas ruas, no dia a dia, dando suporte a nossa população. Quem tem a ganhar é a população, que será atendida em um veículo de extremo conforto, de última geração e todo equipado”, declarou. 

Brumado: Samu completa 10 anos com renovação de frota e obras de melhorias nas instalações Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As duas viaturas já estão em operação na cidade. Segundo o coordenador, o grande diferencial dos veículos é a parte tecnológica. Eles são totalmente informatizados e adequados para facilitar a entrada das macas. Hoje, Brumado conta com duas unidades: uma básica e uma avançada. Pelo número de habitantes, Luís Carlos declarou que as duas viaturas atendem perfeitamente a necessidade da população. “As viaturas são para renovação de frota, mas, mesmo assim, vamos manter os antigos em uso porque eles estão funcionando normalmente”, completou. Nesse período comemorativo, o Samu 192 também receberá algumas obras para melhorar e modernizar as suas instalações.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

BA-142: Trecho entre Barra da Estiva e Ibicoara está cheio de buracos Foto: Informe Barra

Um trecho da pista entre as cidades de Barra da Estiva e Ibicoara, na BA-142, está cheio de buracos e as condições de trafegabilidade são precárias. Com as últimas chuvas, a situação só piorou e os veículos que trafegam pelo trecho estão sofrendo diversas avarias. De acordo com o Informe Barra, além dos transtornos e danos materiais, os motoristas são expostos aos riscos de acidente por conta da rodovia esburacada. A escoação de produtos agrícolas, o turismo e outras áreas que movimentam a economia da região da Chapada Diamantina também têm sido prejudicados. Há anos, a BA-142 não passa por uma reforma significativa e a trafegabilidade em muitos trechos é comprometida. Diversos protestos e manifestações já foram realizados no intuito de exigir do Governo do Estado a solução do problema.

Chuvas enchem aguadas, irrigam a terra e renovam esperanças na zona rural em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, o acumulado das chuvas nos primeiros dias de 2020 já é maior do que todo o acumulado no segundo semestre de 2019. Até o momento, os pluviômetros registraram 136 mm de chuva na sede e a na maioria das comunidades rurais. Em alguns locais, o acumulado geral chegou a 161 mm. A boa chuva alegrou os produtores rurais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, José de Bia, da Lagoa do Facão, disse que, desde o mês de junho do ano passado, não chovia forte na região. “Graças a Deus a chuva foi muito boa, encheu tudo lá. A represa está cheia. Tem água pra todo mundo”, relatou. Aproveitando o período chuvoso, o produtor contou que já deu início ao plantio de feijão e as expectativas para a colheita são bastante otimistas. Da região de Ubiraçaba, o produtor Joaquim de Moraes também está contente com as chuvas do último final de semana. “Na minha propriedade, plantei uma área muito grande de feijão e milho. O feijão nasceu tudo. Agora, vamos esperar o bom tempo. A chuva foi uma bênção”, destacou. Além das lavouras, o gado também foi beneficiado com a chuva por conta da forração do pasto. A produção, segundo ele, é utilizada para consumo da família e para venda nos mercados da cidade.

Planalto: Jovem morre após carro capotar na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Um jovem de 21 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (8), após o carro que ele dirigia capotar na BR- 116, trecho da cidade de Planalto, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na altura do Km-780. Ainda não há informações das causas do capotamento, mas a suspeita é de que o jovem cochilou ao volante. Ainda segundo a PRF, ele não usava cinto de segurança. A vítima estava acompanhada de uma mulher, entretanto ainda não informações se há grau de parentesco entre eles. A mulher não teve identidade e idade divulgadas. Segundo o G1, ela foi encaminhada para o Hospital de Planalto com ferimentos leves. A PRF informou que a placa do carro era de Santa Catarina, mas os passageiros eram de Planalto.

Guajeru: Mãe pede socorro para quitar contas de energia para manter balões de oxigênio da filha funcionando Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em contato com o site Achei Sudoeste, Diomira Ribeiro Brito de Souza, da Fazenda Olaria, Popular Mangueira, na zona rural de Guajeru, a 63 km de Brumado, pede ajuda para manter os balões de oxigênio da filha funcionando. Segundo ela, a menina tem 20 anos, é especial e só respira com o auxílio dos aparelhos. “Ela não enxerga, não anda, é cadeirante e vive no oxigênio. A máquina é conectada na energia, fica 24 horas ligada. Passo muita dificuldade por causa da minha energia”, relatou. Dona Diomira contou que possui quatro contas de energia vencidas e o benefício que sua filha recebe não é suficiente para arcar com todas as despesas. Uma das contas vencidas veio no valor de R$ 265 devido aos aparelhos que mantém a filha viva. “Tá de cortar a luz a qualquer hora, já veio até um papel pra eu assinar. Minha filha usa uma medicação muito cara e nossos custos são muitos. A gente está fazendo um apelo pra ver se alguém pode ajudar. Preciso de mais atenção do poder público”, pediu. A família tem passado por sérias dificuldades na zona rural e o caso da filha só piora. “Não é uma batalha fácil, a gente está sofrendo”, resumiu Diomira. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com a família, através dos números: (77) 98877-8050 / (77) 98877-6263.

Homem morre após batida entre carro e caminhão carregado de óleo na BR-242 em Barreiras Foto: Blogbraga/Repórter Paiva

Um homem morreu em após uma batida entre um caminhão que carregava óleo vegetal e um carro nesta terça-feira (7), na BR-242, trecho de Barreiras, no oeste da Bahia. A pista ficou interditada e foi liberada por volta das 20h. De acordo com o G1, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o motorista do carro pode ter sofrido um mal súbito e acabou perdendo o controle da direção do veículo, que bateu de frente com o caminhão. 

Homem morre após batida entre carro e caminhão carregado de óleo na BR-242 em Barreiras Foto: Blogbraga/Repórter Paiva

A vítima, identificada como José Milton Marcolino, 55 anos, era um dentista conhecido em Barreiras. O motorista do caminhão foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital do Oeste. Ele não corre risco de vida.

Homem é preso por tráfico de drogas na cidade de Guanambi Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Após receber informações de que um indivíduo pertencente a um grupo criminoso estava em uma residência na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, traficando entorpecentes, uma guarnição da Cipe Sudoeste, juntamente com policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), se deslocou para averiguar a situação. No local, foi encontrado um indivíduo e, em posse deste, determinada quantidade de substância análoga à maconha. Durante as buscas, foram encontradas mais 25 petecas do entorpecente conhecido como cocaína. O homem foi conduzido ao plantão central do município com todo o material ilícito, onde foi lavrado o flagrante.

Brumado: Curso de tiro desportivo será novamente realizado na cidade

Mais um curso de tiro desportivo para aquisição da Certidão de Registro (CR) será realizado na cidade de Brumado, no dia 8 de fevereiro. O curso acontecerá no Clube de Tiros Elite com a presença de instrutor, despachante e psicólogo. Os interessados devem entrar em contato com Gilmar Flores através do número (77) 99820-4392.

Homem é preso depois de agredir a esposa e o filho na cidade de Igaporã Foto: Dênis Santana

Na tarde desta terça-feira (07), uma guarnição da Polícia Militar atendeu a uma ocorrência de violência doméstica na cidade de Igaporã, a 163 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, no Bairro Vila Fagundes, os policiais confirmaram que o acusado estaria agredindo a esposa e o filho. O indivíduo fugiu do local e as vítimas foram conduzidas para realizar exames de corpo de delito e registrar o crime na delegacia. Pouco tempo depois, a polícia foi informada de que o agressor havia retornado para a casa. O mesmo foi encontrado e conduzido para a delegacia em Guanambi.

Jovem de 23 anos é achada morta e nua em altar de igreja Foto: Arquivo pessoal

Uma jovem de 23 anos foi encontrada morta no altar de uma igreja nesta segunda-feira (6), na Candangolândia, no Distrito Federal. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Larissa Francisco Maciel. O caso está sendo investigado pela 11ª Delegacia de Polícia, no Núcleo Bandeirante, como feminicídio. Se confirmado, este será o primeiro caso em 2020. Segundo a polícia, a jovem estava nua e foi encontrada por um diácono da igreja. De acordo com o G1, inicialmente, a suspeita era de morte natural. No entanto, os investigadores encontraram sinais de queimaduras nas partes íntimas e nas roupas da mulher, além de marcas de estrangulamento.

Brumado: Polícia Civil prende suspeitos com caminhão furtado em Ilhéus Foto: Divulgação/PC

Na segunda-feira (06), um caminhão com placa policial GNC-8G32, furtado na cidade Ilhéus, foi recuperado por uma equipe de investigadores da Polícia Civil na BA-148, próximo à entrada de Dom Basílio. O veículo estava sendo monitorado e foi interceptado pelos policiais através de uma barreira. Outro veículo que escoltava o caminhão também foi apreendido na operação. Ambos foram apresentados na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Brumado. Em depoimento, o condutor do caminhão disse que adquiriu o veículo por R$ 6 mil na cidade Jequié e estava apenas conduzindo o mesmo até a cidade de Seabra - de lá, o caminhão seria embarcado para o Pará. A polícia descobriu que o condutor, Paulo Galdino, vulgo “Popo”, tem diversas passagens por tráfico, roubo e porte ilegal de arma de fogo. O mesmo usava nome falso porque era foragido do conjunto penal de Jequié.

Comemorando 50 anos de serviço no Ifba, Rui Santana será nomeado diretor do campus em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em cerimônia realizada na próxima sexta-feira (10), no auditório da reitoria do Ifba, em Salvador, Rui Santana será novamente empossado diretor do campus de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele declarou que está comemorando 50 anos de serviços prestados à instituição. “São 47 anos de contrato e dois anos e meio como estudante. Pra mim é uma satisfação dizer isso porque, dentro da instituição, ainda em exercício, só tem cinco servidores e eu faço parte desse grupo. Sempre procurei primar pelo trabalho, minha vida toda dedicada a essa instituição. Estou aqui para cumprir uma missão”, declarou. O diretor destacou ainda que busca fazer o melhor para o crescimento do campus brumadense e a sua microrregião. Para ele, existe uma carência muito grande no que diz respeito à formação profissional dos jovens e isso faz com que ele se mantenha com essa pré-disposição para trabalhar e servir no Ifba. Em Brumado há dois anos e meio, Santana ressaltou que procura viabilizar recursos financeiros e materiais, inclusive com a futura instalação do galpão de mineração e de placas solares, para o desenvolvimento da instituição. “Nesse período, a gente já deixa um legado interessante, partindo para um novo legado nos próximos quatro anos. Estou muito satisfeito de estar em Brumado e de ter sido eleito para esse pleito. Vou procurar fazer o melhor possível”, garantiu. A cerimônia de posse da Reitora Luzia Mota, dos diretores e dos diretores gerais eleitos acontece às 16h.

Governo Bolsonaro bate recorde na liberação de emendas Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro liberou um valor recorde de emendas parlamentares no seu primeiro ano de mandato. Ele desembolsou R$ 5,7 bilhões em 2019, valor acima dos R$ 5,29 bilhões que haviam sido pagos por Michel Temer em 2018 (o montante mais alto até então, já considerada a inflação do período). A conta mostra que, apesar da relação conturbada com o Congresso e das críticas ao "toma lá, dá cá", o governo não deixou de atender a demandas de deputados e senadores para investir recursos em suas bases eleitorais. Emendas são indicações feitas por parlamentares de como o governo deve gastar parte do dinheiro. Elas incluem desde obras de infraestrutura, como a construção de uma ponte, por exemplo, até valores destinados a programas de saúde e educação. Embora as emendas sejam impositivas - o governo é obrigado a reservar espaço no Orçamento para pagá-las -, cabe à Presidência decidir quando os valores serão liberados. Por isso, a hora em que o repasse é feito é usada para barganhar apoio a votações importantes no Congresso. Com o discurso de que não pratica o “toma lá, da cá” - liberação de verbas em troca de apoio parlamentar - Bolsonaro praticamente manteve o ritmo de pagamentos que marcou governos anteriores e usou uma prática comum na política brasileira: acelerou a liberação de dinheiro quando precisou de apoio dos parlamentares.

Arquivo