Um homem de 31 anos foi preso suspeito de abusar sexualmente de três crianças, de 8, 10 e 12 anos, que são irmãs, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Os abusos ocorreram no ano de 2015. De acordo com a investigação, a mãe e o padrasto das crianças chegaram a ser presos, naquele ano, por suspeita de permitir que os abusos acontecessem em troca de bebidas alcoólicas. De acordo com o G1, o suspeito, identificado como Dalmárcio Freitas Souza, estava com um mandado de prisão em aberto pelos crimes e foi localizado, na madrugada do último sábado (28), em um bar no povoado conhecido como Corta Lote, na zona rural do município. Dalmárcio foi encaminhado para o conjunto penal de Vitória da Conquista.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Após um mês da implantação da “Operação Kadron”, o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Guanambi, a 141 km de Brumado, apreendeu 67 motocicletas com diversas irregularidades. Os veículos foram conduzidos ao pátio do batalhão. Segundo o comando, das 67 motocicletas apreendidas, 12 já foram devolvidas aos seus respectivos proprietários por conta da regularização dos problemas encontrados. Com essas ações, a Polícia Militar pretende combater a perturbação do sossego público, além de retirar de circulação motocicletas que são utilizadas para o cometimento de diversos crimes. A operação será intensificada no período da campanha eleitoral de 2020, quando as irregularidades aumentam significativamente.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).
Em Brumado, a direção do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto iniciou no último final de semana um mutirão de cirurgias. De acordo com a administração da unidade, com o adiantamento dos procedimentos, os pacientes puderam passar o final de ano com a família em casa. A administração ainda esclareceu que, durante o feriado de fim de ano, o hospital esteve com uma equipe completa.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
Depois da alta registrada nos últimos meses, o valor da carne vermelha começou a baixar nos açougues e supermercados de Brumado. Em alguns estabelecimentos, o preço chegou a cair 30%. Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dezembro, o valor da carne registrou seu maior avanço em quase duas décadas. O aumento, observado pelo consumidor desde outubro, se deu graças a uma série de fatores. Na cidade, a carne de primeira chegou a ser comercializada a R$ 30 o quilo. Agora, em alguns supermercados, é possível encontrar a carne vermelha por R$ 22.
A reportagem do site Achei Sudoeste esteve na propriedade de Tatiane Gonçalves, na comunidade do Espinheiro, em Brumado, e a mesma relatou que parte dos moradores da localidade estão sofrendo com a falta de água encanada. Segundo ela, a Embasa se recusa a ligar a água na região e alega que não há projeto para a área no momento. Mesmo estando acerca de 400 metros da rede de abastecimento da empresa, sete residências sofrem com o problema. A moradora contou que esteve na sede da Embasa se disponibilizando para realizar o encanamento, porém a empresa se recusou a fazer a ligação. “Eles disseram que não aceitam. Vou entrar com uma ação judicial contra a Embasa. O Juizado de Pequenas Causas me informou que eles são obrigados a me fornecer água”, contou. Na comunidade, os moradores estão vivendo com a água distribuída pela Operação Pipa, do Exército, porém o líquido não é suficiente para atender a demanda. “Isso é uma falta de respeito”, reclamou Gonçalves.
A partir desta quarta-feira (1º), os empregadores deixarão de pagar a multa adicional de 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em demissões sem justa causa. A taxa foi extinta pela lei que instituiu o saque-aniversário e aumentou o saque imediato do FGTS, sancionada no último dia 12 pelo presidente Jair Bolsonaro. A multa extra aumentava, de 40% para 50% sobre o valor depositado no FGTS do trabalhador, a indenização paga pelas empresas nas dispensas sem justa causa. O complemento, no entanto, não ia para o empregado. Os 10% adicionais iam para a conta única do Tesouro Nacional, de onde era repassado ao FGTS, gerido por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo. Criada em junho de 2001 para cobrir os rombos no FGTS deixados pelos Planos Verão (1989) e Collor 1 (1990), a multa adicional de 10% deveria ter sido extinta em junho de 2012, quando a última parcela dos débitos gerados pelos planos econômicos foi quitada. No entanto, a extinção dependia da edição de uma medida provisória e da aprovação do Congresso Nacional. Em novembro, o governo incluiu o fim da multa na Medida Provisória 905, que criou o Programa Verde e Amarelo de emprego para estimular a contratação de jovens. O Congresso, no entanto, inseriu a extinção da multa complementar na Medida Provisória 889, que instituiu as novas modalidades de saque do FGTS.
Nesta quarta-feira (1º), a torcida tricolor poderá o usar o trecho do hino do clube para gritar bem alto: ‘mais um, Bahia’. No primeiro dia do novo ano, o Esquadrão completa 89 anos de existência e inicia 2020 com a expectativa de seguir evoluindo dentro e fora das quatro linhas. A primeira mudança será de casa. Depois de 40 anos, o clube deixa o Fazendão, em Itinga, e se muda para a Cidade Tricolor, em Camaçari. No ano em que passará por uma nova eleição presidencial, o tricolor participará de cinco competições e tem a missão de ir além. O clube iniciará o Campeonato Baiano com o time de aspirantes, mas a meta é defender o título e conquistar o tricampeonato, o que não acontece desde 1988. No nível regional, o clube aparece como um dos favoritos ao título do Nordestão, mas precisa apagar o vexame que deu na edição de 2019, quando não passou da primeira fase. De acordo com o jornal Correio, ainda nos primeiros meses da temporada, o tricolor tem disputas na Copa do Brasil e Sul-Americana. Na primeira, o objetivo é o de, pelo menos, repetir os dois últimos anos, quando alcançou a fase de quartas de final. Já a Sul-Americana é um desejo do tricolor pelo primeiro título internacional. Fechando as competições, a bola rola para o Brasileirão a partir de maio. Se no ano passado o time esboçou a briga pela Libertadores, agora a ideia é se consolidar de vez na parte de cima da tabela e voltar a disputar a principal competição do continente Sul-Americano. Até o momento, o Bahia tem 22 jogadores garantidos no time principal para 2020. O clube já anunciou as chegadas do meia Daniel, ex-Fluminense, e do volante Jádson, que vem emprestado pelo Cruzeiro. O time também tem acerto encaminhado por três anos com o atacante Clayson, do Corinthians.
Ele é um construtor de pontes, como gosta de ressaltar. Essa foi uma das habilidades que ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, teve que colocar muito em prática neste ano. Afinal, dialogar com centenas de parlamentares de diferentes partidos, estados e interesses não é tarefa das mais fáceis. O general do Exército é um dos mais novos ministros do governo Bolsonaro. Assumiu em julho deste ano com a responsabilidade de afinar a relação do Executivo com o Legislativo. Chegou no meio da tramitação da Reforma da Previdência e termina o ano com ela aprovada. De acordo com o Tribuna da Bahia, o sucesso da negociação faz o ministro vislumbrar um ano novo menos turbulento. “A minha esperança é que o ano de 2020 vai ser mais sereno, até porque já nos conhecemos, eu como articulador. Existe uma expressão mineira que diz que no andar da carruagem é que as melancias vão se acertando. Eu tenho quase que absoluta certeza de que vai ser um relacionamento mais sereno, mais produtivo, mais do que foi 2019”, avalia. O ministro conversou com a jornalista Katiuscia Neri e contou ao programa Impressões, da TV Brasil, sobre uma das táticas que usou para melhorar as relações do governo com o Congresso: “Foi me aproximar, conversar com eles, ir nos gabinetes, no Senado. Eu comecei a implementar uma maneira direta e, às vezes, eles ficavam assustados. Eu apareço no plenário, o pessoal se assusta, mas eu me sinto bem”. Na mesa do ministro já há uma lista extensa de projetos para o segundo ano do governo Bolsonaro: pacto federativo, reforma administrativa e a reforma tributária. Essa última é, segundo o ministro, a prioridade do governo nas articulações políticas com o Congresso. “A reforma tributária é fundamental, ela é o complemento da reforma previdenciária”, afirma.
O Papa Francisco se irritou nesta terça-feira, 31, com uma mulher que o puxou com uma das mãos, enquanto o líder da Igreja Católica saudava fiéis na Praça São Pedro, pouco depois de celebrar a última missa de 2019. A mulher estava atrás das barreiras de segurança montadas para conter o público. No momento em que o papa passou, ela o agarrou e o puxou para perto. Francisco, rapidamente, se desvencilhou e, em seguida, deu um tapa na mão da mulher, em sinal de repreensão. O líder religioso estava visivelmente irritado. Hoje, o papa foi até a Praça de São Pedro para visitar a árvore e o Portal de Belém, instalados durante o período do Natal. De acordo com a Veja, pouco antes, Francisco celebrou a última missa do ano, a das primeiras vésperas da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, que também marcou o agradecimento pelo ano de 2019.
Pesquisa Datafolha publicada pelo jornal Folha de S. Paulo indicou que a maioria dos brasileiros acredita que o governo deve priorizar investimentos na área do social, e não na segurança, para combater a violência. O levantamento apontou apoio de 57% dos entrevistados a ações como combate ao desemprego e melhoria na educação como forma de reduzir a criminalidade. Outros 41% consideram mais importante investir na melhoria das polícias, com mais treinamento e equipamentos. Dois por cento das pessoas ouvidas não souberam responder. A pesquisa mostrou que esse apoio se mantém mesmo entre os que consideram o governo de Jair Bolsonaro, eleito com discurso de fortalecimento da repressão ao crime, bom ou ótimo. Nessa parcela da população, 51% preferem priorizar os investimentos na área social, contra 47% dos que optam por gastos em segurança. O levantamento constatou ainda que 72% da população brasileira tem medo de sair à noite. Apenas 28% dos entrevistados disseram não sentir temor. O índice aumenta entre as mulheres, com 79% contra 21%. O Datafolha ouviu 2.948 pessoas entre os dias 5 e 6 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.
A Justiça de Santa Catarina negou o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que faixas patrocinadas pelo empresário Luciano Hang ofendendo o petista fossem proibidas de circular em aviões nas praias do estado. Uma delas chama Lula de “cachaceiro”. Hang é dono das lojas Havan e apoiador de Jair Bolsonaro. De acordo com a Veja, na decisão, o juiz Fernando Machado Carboni, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, afirma que o ex-presidente “é uma pessoa pública e está sujeito a críticas por parte da população”. O magistrado acrescenta que, caso seja comprovado algum excesso por parte do empresário, ele pode responder por dano moral posteriormente. “O que não se pode é realizar uma censura prévia”, conclui. A ação petista acusa Hang de calúnia e difamação contra Lula. O empresário patrocinou o voo de aviões nas praias de Santa Catarina, carregando faixas com frases dirigidas ao ex-presidente. No dia 28 de dezembro, ele publicou um vídeo no Twitter que mostra uma aeronave puxando a faixa “Lula cachaceiro devolve o meu dinheiro”. No dia 1º de dezembro, Hang anunciou no Twitter que bancaria as “mensagens patriotas” pelo litoral catarinense, e pediu sugestões de frases como “Lula na cadeia, eu com pé na areia” e “Lula enjaulado é Brasil acordado”.
O WhatsApp disponibilizou diversas atualizações ao longo de 2019 para inserir novas funções no app, como o desbloqueio por digital no Android e o suporte ao Memoji no iPhone (iOS). No entanto, ainda há recursos disponíveis em rivais, como o Telegram, que são aguardados por usuários e podem chegar ao mensageiro em 2020. Além do Modo Escuro, que está em desenvolvimento e deve chegar em breve ao app, a possibilidade de editar mensagens enviadas, organizar figurinhas em categorias ou mesmo esconder o status "online" das conversas são ajustes bastante desejados e aguardados, mas que não têm previsão de lançamento. As informações são da TechTudo.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspendeu uma resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), vinculado ao Ministério da Economia, que reduzia os valores pagos pelos proprietários de veículos para a obtenção do seguro DPVAT, que é obrigatório. O presidente da Corte entendeu que a norma expedida pelo governo foi uma maneira de “esvaziar” a decisão do STF, que este mês derrubou a Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro extinguindo o pagamento do DPVAT a partir de 2020. De acordo com o jornal o Globo, a decisão, em caráter liminar, foi tomada em uma ação proposta pela Líder, empresa à frente do consórcio que gere os recursos arrecadados com o seguro. O deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), presidente da sigla, ex-aliado e atual adversário de Bolsonaro, é sócio da Excelsior, uma das companhias que integram o consórcio. “A alteração da sistemática do seguro DPVAT por meio de alterações de atos normativos infralegais editados pelo Conselho Nacional de Seguros Privados, sem, contudo, uma justificação apoiada na explicitação dos critérios atuariais do sistema configuram, a meu ver, ao menos nesse juízo de estrita delibação, subterfúgio da administração para se furtar ao cumprimento da eficácia da decisão cautelar proferida pelo plenário do STF na ADI nº 6.262/DF”, escreveu Toffoli, em referência ao processo em que a MP foi suspensa. A nova resolução previa reduções de 68% no valor pago pelos proprietários de carros (saindo de R$ 16,21 para R$ 5,21) e de 86% para motos (passando de R$ 84,58 para R$ 12,25). Os novos valores haviam sido apresentados na última sexta-feira. Na ocasião, a titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Solange Vieira, afirmou que a redução no preço era possível porque a seguradora havia acumulado R$ 5,8 bilhões em um fundo. Ela acrescentou que havia uma “arrecadação em prêmios acima da necessária para o pagamento das indenizações”. Os valores são usados em caso de acidentes. Parte dos recursos (45%) é direcionada para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Os números da Mega da Virada foram sorteados na noite desta terça (31), em São Paulo. No total, 4 apostas vencedoras vão dividir o prêmio, com cerca de R$ 76 milhões para cada. As dezenas sorteadas foram: 03 - 35 - 38 - 40 - 57 - 58. Na quina (acerto de cinco números), 1.031 apostadores vão levar R$ 57.537,06 mil cada um. Outros 77.055 apostadores que acertaram a quadra (quatro números) vão receber R$ 1.099,78 cada um. Veja de onde são os ganhadores da Mega da Virada: Juscimeira (MT) – 1 aposta ganhou o prêmio principal; Criciúma (SC) – 1 aposta ganhou o prêmio principal; São Paulo (SP) – 2 apostas ganharam o prêmio principal.
Um homem identificado como Robério Cardoso Barbosa, mais conhecido como Robério Capetinha, morreu na noite da última terça-feira (31), após trocar tiros com a Polícia Militar, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Robério era acusado de atuar no tráfico de drogas no município. Ainda de acordo com a polícia, ele saiu de São Paulo e uma guarnição da Companhia de Emprego Táctico Operacional (Ceto) foi avisada da chegada do indivíduo. Em um patrulhamento ostensivo no bairro Monte Pascoal, Barbosa estava com um outro meliante a bordo de uma motocicleta em atitude suspeita. A guarnição iria realizar uma abordagem, quando foi surpreendida com disparos de arma de fogo. A polícia revidou a injusta agressão e Capetinha veio a óbito no local. Já o outro meliante, identificado como João Paulo de Jesus Araújo, foi atingido nas penas e encaminhado para o Hospital Regional de Guanambi. Com a dupla, a polícia encontrou drogas e duas pistolas 9mm.
O ano de 2020 já teve início e com isso a população de Brumado começa a ficar mais atenta ao cenário político local. Isso porque, em 04 de outubro, os munícipes terão a oportunidade de escolherem o prefeito e vice, além dos quinze novos parlamentares que vão compor a Câmara de Vereadores. No páreo ao cargo executivo, vários nomes já estão em pré-campanha a fim de se firmar perante o eleitorado brumadense. A capital do minério é muito politizada e a disputa deste ano promete ser acirrada, tendo em vista que o grupo político que comanda o município está no poder há quase 16 anos. Os embates prometem ser acalorados.
De acordo com dados levantados pelo Instituto Paraná Pesquisas, o ministro da Justiça Sérgio Moro é o preferido da população para o posto de vice em uma possível chapa pela reeleição de Jair Bolsonaro à presidência da República, em 2022. Segundo o levantamento, o ex-juiz tem a preferência de 45,5% dos consultados, enquanto o atual vice, Hamilton Mourão, foi citado por 16,4%. Nenhum e Não Sabe somaram 14,9% e 12,2%, respectivamente. Luciano Hang, proprietário da Havan e apoiador do presidente aparece com 4,4%, o General Augusto Heleno pontua com 2,7%, o deputado Marco Feliciano com 2,2% e Phillippe de Orleans e Bragança com 1,6%. A pesquisa estimulada abrange a população brasileira e foi realizada com amostra de 2222 habitantes, estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O levantamento de dados foi feito através de entrevistas telefônicas com pessoas 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 166 municípios brasileiros entre os dias 14 a 18 de dezembro de 2019. Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais.
A mulher identificada como Isabel Porto de Souza negou que tenha cometido maus tratos contra um adolescente de 17 anos, encontrado acorrentado dentro de sua residência, no Bairro Novo Horizonte, em Guanambi, a 141 km de Brumado. O menor foi localizado por moradores depois de conseguir fugir da casa. De acordo com o radialista Vilson Nunes, Isabel disse que foi vítima de armação, pois suspeita que outras duas pessoas tenham acorrentado o menor para culpá-la. A Polícia Civil já registrou o inquérito e o procedimento será encaminhado à Delegacia Titular para continuidade das investigações. A proprietária da residência será interrogada em breve.
De acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o principal adversário político de Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2022. Segundo a pesquisa, o petista figura com 32%; seguido por Ciro Gomes (PDT), com 15,5%; pelo governador de São Paulo João Dória (PSDB), com 11,7% e o apresentador Luciano Huck, com 8,3%. Um dos principais rivais de Bolsonaro atualmente, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), aparece com 3%, enquanto o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), figura com 1,9%. A pesquisa estimulada abrange a população brasileira e foi realizada com amostra de 2222 habitantes, estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O levantamento de dados foi feito através de entrevistas telefônicas com pessoas 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 166 municípios brasileiros entre os dias 14 a 18 de dezembro de 2019. Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais.
Na última terça-feira (31), em patrulhamento tático na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, após denúncias de tráfico de drogas em uma residência, uma guarnição da Cipe Sudoeste imediatamente empreendeu diligência a fim de averiguar a veracidade dos fatos. No local, o próprio conduzido franqueou a entrada dos policiais e, em buscas, foram encontrados ilícitos no interior da casa. Foram apreendidos: sete trouxas de substância análoga à maconha, uma porção de substância análoga à maconha, dois) pés de uma erva análoga à maconha, um aparelho celular e R$ 130,00 em espécie. Foi dada voz de prisão ao indivíduo e conduzido à delegacia de Brumado para adoção das medidas cabíveis.
Edmilson Ribeiro de Souza tem 57 anos e está desaparecido desde a última sexta-feira (27). Ele saiu de casa para caminhar, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, com uma calça jeans e blusa branca listra azul. A família está em busca de notícias. “Ele sempre sai para fazer caminhada, entre 5h30 e 6h, só que ele vai, caminha, vai ao centro, volta. Praticamente o dia inteiro ele anda, mas nesse dia ele saiu e não voltou”, disse a irmã Marlúcia Ribeiro. Edmilson sofre de esquizofrenia. Ele mora em uma casa com um irmão no bairro Candeias. A família está angustiada e já procurou o senhor em hospitais, polícia e também no Instituto Médico Legal (IML). Até a última atualização desta reportagem, Edmilson não havia sido localizado. “Eu quero pedir a todos vocês, de Vitória da Conquista, das cidades vizinhas, que se souberem as informações certas, tragam pra gente. Nós estamos sofrendo muito. Não temos encontrado. Tem muitas notícias de que ele está em lugares onde ele não está. Isso está doendo muito, machucando muito a família”, disse a filha Clarissa Teixeira. Segundo a família, Edmilson nunca tinha sumido. Como ele não pode ficar sem tomar medicamentos, todos da família estão preocupados. Para os irmãos, filha, familiares e amigos, o desejo é que esse drama acabe logo. Os contatos dos familiares para informações são (77) 98812-0774 - Marlucia; (77) 98803-9237 - Clarisse; (77) 98819-9037; (77) 99917-4001.
A Escola Rural, localizada bem no centro do município de Aracatu, a 36 km de Brumado, ao lado da casa do prefeito, Sérgio Silveira Maia (PSD), foi alvo de vândalos. Estes invadiram o local e destruíram toda a sua estrutura. A escola não possui vigilância e os criminosos agiram livremente. Computadores, impressoras, armários, além de documentos importantes, foram destruídos durante a ação. Especulações nas redes sociais apontam duas hipóteses para a autoria do ato de vandalismo: uma retaliação dos funcionários que estão com os salários atrasados ou dos alunos que foram reprovados. A polícia foi acionada e já iniciou as investigações para punir os responsáveis. As impressões digitais encontradas na escola ajudarão a elucidar o caso.
O governo federal definiu nesta terça-feira (31) que o salário mínimo será de R$ 1.039 em 2020, conforme estabelecido em medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro. Com isso, é a primeira vez que o salário mínimo ultrapassa a marca de R$ 1 mil. O valor serve de referência para 49 milhões de pessoas, segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Conforme antecipou o Blog do Valdo Cruz, o valor do salário mínimo ficou um pouco abaixo do proposto pelo governo em abril, de R$ 1.040 no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, mas ficou acima do valor aprovado no orçamento de 2020 pelo Legislativo - de R$ 1.031. O reajuste foi de 4,1% em relação ao atual mínimo, de R$ 998. Os valores mudaram, no decorrer deste ano, de acordo com a variação da inflação. De acordo com a Constituição, o salário mínimo tem de ser corrigido, ao menos, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Um jovem identificado como Elielton Mesquita da Silva, de 25 anos, morreu na tarde do último domingo (29), após sofrer um grave acidente de moto na BA-148, entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o acidente ocorreu no perímetro da Serra das Almas, trecho com curvas sinuosas. Provavelmente, o jovem perdeu o controle de direção do veículo e acabou batendo em um barranco à margem da pista. O Samu 192 foi acionado para prestar os primeiros socorros e a vítima foi encaminhada para UPA 24h Marilton Tanajura Matias. Mesquita não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na unidade.