Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2020
fechar

Vitória da Conquista: Homens agridem agentes de trânsito após notificação por estacionar em local proibido Foto: Reprodução/BMD

Três agentes de trânsito foram agredidos por um grupo de homens, após um deles receber uma infração por estacionar o carro em local proibido, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo a prefeitura da cidade, um dos oficiais teve o braço quebrado. O caso ocorreu na terça-feira (21), na Avenida Presidente Vargas, no bairro Alto Maron. De acordo com informações da polícia, após a ocorrência de trânsito, houve uma discussão entre os envolvidos e, em seguida, a briga começou. Um vídeo registrou o momento em que um dos homens empurra um agente e ele revida. Com isso, os homens partem para cima dos oficiais e um deles cai no chão. Depois disso, as agressões param, mas eles continuam discutindo. Ainda segundo a prefeitura, o agente ferido foi encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

Vitória da Conquista: Homens agridem agentes de trânsito após notificação por estacionar em local proibido Foto: Reprodução/BMD

O homem que quebrou o braço do oficial foi preso e deve passar por uma audiência de custódia. Segundo a polícia, o suspeito tem passagem por roubo em São Paulo e receptação de carga roubada em Vitória da Conquista. Por meio de nota, a prefeitura da cidade informou que prestou apoio aos três agentes do Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) envolvidos e repudia a agressão sofrida por eles. De acordo com o G1, o órgão municipal disse ainda, que os agressores serão indiciados por lesão corporal grave e os procuradores do município vão acompanhar o caso para que os responsáveis sejam punidos.

Livramento: PM apreende 11 motocicletas com descargas adulteradas durante Missa dos Motoqueiros Foto: Divulgação/PM

Na noite da última quarta-feira (22), após denúncia de perturbação do sossego público, várias motos foram apreendidas durante a tradicional Missa dos Motoqueiros, que acontece todos os anos no Distrito de Canabrava, no município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A polícia militar realizou diversas abordagens e constatou que onze motocicletas estavam com as descargas adulteradas. De acordo com o comandante da 46ª CIPM, Capitão Vandilson Araújo, além das denúncias, a ação seguiu uma recomendação do Ministério Público e o que prescreve o Código de Trânsito. Os veículos apreendidos foram apresentados na delegacia da cidade, onde permanecem custodiadas.

Com presença de Jaques Wagner, PT realizará evento regional em Brumado para posse dos novos diretórios municipais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo sábado (25), será realizado em Brumado, na Câmara de Vereadores, um evento para apresentação e posse do novo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). A cerimônia vai reunir várias lideranças políticas do estado, entre as quais o senador Jaques Wagner. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, José Luiz Ataíde, que faz parte do diretório da sigla na cidade, informou que, na oportunidade, também serão empossados mais 14 diretórios de municípios da região circunvizinha. “Como o evento tem essa magnitude e é de caráter regional, nós convidamos o presidente do partido, Éder Valadares, os nossos deputados estaduais e federais e o senador Jaques Wagner. O senador confirmou a sua presença em Brumado. Gostaríamos de fazer o chamamento da população para prestigiar esse grande evento”, declarou.

Casa da Limpeza: Produtos e materiais em geral na cidade de Brumado

Em Brumado, a Casa da Limpeza é uma loja de produtos concentrados e pronto uso para sua linha automotiva, industrial e doméstica. O estabelecimento fica localizado na Rua Sargento Antenor Santos, no Bairro das Flores. Os telefones são: (77) 3441-9359 e (77) 99960-8135. A loja trabalha com um conceito inovador de limpeza, proporcionando os melhores produtos em um só lugar. Casa da Limpeza: aqui tem qualidade!

Brumado: Populares solicitam expansão do cemitério no distrito de Ubiraçaba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A comunidade do distrito de Ubiraçaba, na zona rural de Brumado, entrou em contato com o site Achei Sudoeste a fim de reivindicar do poder público a ampliação do cemitério local. Segundo os moradores, devido à falta de espaço, os seus entes queridos falecidos estão sendo retirados para abertura de novas sepulturas. “Já chegaram a tirar um defunto que tinha poucos dias que tinha sido enterrado para sepultar outro. O cemitério de Ubiraçaba não tem mais espaço. A gente pede as autoridades que possam aumentar o cemitério. É um pedido dos moradores que precisam enterrar os seus entes queridos”, disse o morador Emanuel Fernandes. Ele ainda destacou que um distrito grande e importante como Ubiraçaba necessita de maior atenção do poder público.

Brumado: Lagarto Informática lança promoção para formatação de computadores

Somente neste mês de janeiro, a Lagarto Informática preparou uma oferta especial para formatação de computadores. Na loja, o serviço sai por apenas R$ 30 ao longo do mês. Leve agora mesmo o seu computador para uma avaliação. Após a formatação, o PC passará a funcionar muito melhor. Passe na Rua Esther Trindade, 79, Ginásio Industrial, e converse com um atendente. Para maiores informações e regras da promoção, ligue: (77) 3441-6984 ou (77) 99826-8420.

Renovada por mais 10 anos a outorga de funcionamento da Rádio Alternativa FM de Brumado Foto: Sônia Lima/Achei Sudoeste

A outorga de funcionamento da Rádio Alternativa FM de Brumado foi renovada por mais dez anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da emissora, Emanoel Araújo Lima, popular Manelão, recebeu a notícia com muita satisfação. “Sabemos da dificuldade que é conseguir a legalização de uma rádio e a sua outorga. A renovação é muito mais difícil, mas graças a Deus conseguimos a outorga para explorar os serviços de radiodifusão por mais dez anos”, destacou. Araújo ainda ressaltou o trabalho social desenvolvido pela Alternativa, não só em Brumado, mas em todos os municípios da região de cobertura. A previsão, segundo o presidente, é de que a potência da rádio seja ampliada para aumentar a qualidade do sinal, bem como a sua abrangência. Neste ano, a Rádio Alternativa FM de Brumado celebrará 22 anos de existência. “A Rádio Alternativa é, hoje, respeitada em toda Bahia”, resumiu Araújo.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Três presos com dinheiro proveniente do tráfico de drogas em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Um trio que atuava com o tráfico de drogas, no bairro de Candeias, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi capturado por equipes do Esquadrão Falcão da PM baiana e integrantes da PM de Minas Gerais, na segunda-feira (20). Com eles foram apreendidos R$ 1.473,20 proveniente da venda de entorpecentes. Segundo informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ao site Achei Sudoeste, a unidade especializada foi acionada pela PM de Minas que informou sobre a presença de um criminoso detido na cidade mineira conhecida como Salinas e que residia em Conquista. 

Três presos com dinheiro proveniente do tráfico de drogas em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Com o levantamento das informações, as equipes conseguiram localizar o bandido e, posteriormente, em um condomínio, mais dois comparsas, entre eles, a namorada. Além da quantia, também foram apreendidos 29 comprimidos de ectasy, uma porção de maconha e uma balança. O trio e todo material foram apresentados na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE).

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Brumado: Moto colide com caminhão pipa em tentativa mal sucedida de ultrapassagem na Avenida Coronel Santos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na quarta-feira (22), um acidente foi registrado na Avenida Coronel Santos, na entrada da BA-262, em Brumado. No local, uma motocicleta colidiu de frente com um caminhão pipa ao fazer uma ultrapassagem indevida. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o motorista do caminhão relatou que o motociclista ultrapassou uma carreta de 30 metros em um trecho de faixa contínua, em que a manobra é proibida. “A sorte dele é que eu consegui parar, senão tinha passado por cima dele”, declarou. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos. Já o condutor da moto foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto com algumas escoriações e hematomas. A polícia militar também foi acionada para registrar a ocorrência. O fluxo na via ficou congestionado nos dois sentidos, formando grandes engarrafamentos. Por conta da situação, agentes de trânsito estiveram no local para controlar o trânsito.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Embasa: Manutenção preventiva suspende abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, para possibilitar a realização de manutenção preventiva na adutora de Malhada de Pedras, será necessário suspender o funcionamento da estação de tratamento (ETA-2) nesta quinta (23), das 8h às 17h. Por este motivo, o fornecimento de água será suspenso em bairros e localidades rurais do município de Brumado e na cidade de Malhada de Pedras. O abastecimento será restabelecido logo após a conclusão do trabalho e regularizado gradativamente em até 48 horas nas áreas eventualmente afetadas. Enquanto realiza a intervenção, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios e redobrando os cuidados com a água armazenada. Os moradores que possuem reservatório com capacidade suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção. Locais afetados: Avenida Coronel Santos, Praça Lauro Farani, Rua Dr.Otávio Perez; bairros: São Jorge, Brisas I, II, III e IV, Maria Nilza Azevedo Silva, São Felix, Cidade das Esmeraldas, Irmã Dulce (antigo Malhada Branca), Jardim de Alá, Urbis II, III e IV, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus, Loteamento Umbuzeiros; localidades: Vila Presidente Vargas, Campo Seco Velho, Espinheiro, Campo Seco I e II, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Fundão, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Rasta Pé, Arrecifinho, Boa Vista, Lagoa do Julião, Pebas, Frutuoso, Pompéia e a cidade de Malhada de Pedras.

Aracatu: Jovens executadas tinham extensa ficha criminal, diz delegado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta das 15h de da última terça-feira (21), duas jovens de 18 anos foram encontradas mortas em uma estrada vicinal na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Arilano Botelho, informou que as meninas tinham uma extensa ficha criminal. “Duas meninas problemáticas na cidade, com um histórico de 15 a 18 com diversas passagens pela delegacia, desde tráfico de drogas, lesões corporais, ameaças e brigas constantes. Uma, inclusive, colocou fogo em sua residência para tentar matar a mãe”, declarou. A princípio, a perícia indicou que as duas foram executadas com dois tiros. Segundo o delegado, como as duas eram usuárias e também comercializam drogas, a polícia trabalha com a suspeita de que os crimes estejam relacionados com um acerto de contas. As investigações já foram iniciadas a fim de identificar a autoria do duplo homicídio. “A polícia está imbuída em resolver e solucionar esse crime bárbaro para que não venha a ocorrer novamente”, destacou Botelho.

Brumado: Previsão de fortes chuvas coloca município em Estado de Atenção Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado está em Estado de Atenção, de acordo com boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (22). A medida se deve à previsão de fortes chuvas, durante as próximas 24 horas, em toda a faixa do sudoeste, centro-sul e litoral leste da Bahia. De acordo com o boletim, as chuvas podem ocorrer de forma isolada, ou acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, principalmente na área litorânea. Nas áreas urbanas, há altos riscos de deslizamentos e alagamentos. A Defesa Civil da Bahia pede que a população verifique se seus imóveis apresentam alguma rachadura ou telhados frágeis, para, se necessário, executar ações preventivas. Além disso, é importante depositar o lixo apenas em locais adequados, pois o depósito irregular pode causar a obstrução dos canais de drenagem e bocas de lobo, impedindo a vazão das águas e ocasionando alagamentos.

Prefeitura de Brumado homenageia Emerson Kauã em nome de escola municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado vai inaugurar a primeira escola exclusiva para crianças de 3 a 5 anos de idade. A unidade ganhará o nome de Emerson Kauã, garoto assassinado de forma brutal no ano de 2016. A escola está passando por uma ampla reforma para o início do ano letivo de 2020. A unidade funcionará no antigo sindicato, localizado na Avenida Guilherme Dias. Estão previstas 300 vagas para o local. A secretária municipal de educação, Edinéia Ataíde, disse que o nome de Kauã na unidade escolar será uma forma de homenagear o garoto. “Decidimos fazer essa homenagem à família porque ficamos sabendo que o caso foi arquivado na justiça e nada mais justo do que colocar o nome de Kauã na primeira escola infantil de Brumado”, comentou.

Pesquisa CNT/MDA: Aprovação de Bolsonaro sobe de 41% para 47,8% em cinco meses Foto: Isac Nóbrega/PR

A aprovação do desempenho pessoal do presidente Jair Bolsonaro subiu de 41% para 47,8% em cinco meses, segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta quarta-feira, 22. Este é o primeiro levantamento da Confederação Nacional dos Transportes publicado este ano. A reprovação à atuação de Bolsonaro, em contrapartida, teve queda, de 53,7%, em agosto de 2019, para 47%, em janeiro deste ano – outros 5,2% não souberam ou não responderam. O governo é considerado bom ou ótimo para 34,5% dos entrevistados, regular para 32,1% e ruim ou péssimo para outros 31%. Para 30,1% dos entrevistados, a área com melhor desempenho é o combate à corrupção, seguido pela economia e segurança, avaliadas positivamente por 22,1% e 22%, respectivamente. Saúde, com 36,1%, educação, com 22,9%, e meio ambiente, com 18,5%, são as áreas com as piores avaliações. A pesquisa, encomendada ao instituto MDA, ouviu 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 estados, entre os dias 15 e 18 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Cerca de 15 homens invadem ônibus e incendeiam veículo em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um ônibus do transporte urbano de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi incendiado na noite de terça-feira (21). O veículo ficou destruído. Não há registro de feridos. De acordo com testemunhas, cerca de 15 homens encapuzados invadiram o ônibus, exigiram que os passageiros descessem e em seguida colocaram fogo do veículo. Segundo a TV Sudoeste, as testemunhas contaram à polícia que o incêndio pode ter ocorrido por uma retaliação contra a morte de uma traficante na cidade.

Ibotirama: Bois furtados e transportados em picape são resgatados no oeste do estado Foto: Divulgação/SSP-BA

Três bois furtados na zona rural de Ibotirama, no oeste da Bahia, foram recuperados pela polícia militar na madrugada desta quarta-feira (22), no povoado de Fazenda Grande, na mesma região do estado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os animais estavam na carroceria de uma picape, em uma estrada vicinal. Apesar de serem apenas três bois, eles estavam amontoados na carroceria do veículo, que é de pequeno porte para o transporte de animais como bois, onde um animal adulto pesa, em média, 600 kg. A SSP-BA detalhou que os militares passavam pelo povoado de Fazenda Grande, na zona rural, quando o carro com os animais foi avistado em uma estrada de terra. A guarnição resolveu acompanhar e, após o condutor desobedecer a ordem de parada, começou uma perseguição. O motorista e uma pessoa que seguia no carona abandonaram o veículo com os animais amarrados na carroceria, e correram pela mata fechada. A escuridão dificultou as prisões e a dupla escapou. Os animais foram devolvidos aos donos e o veículo guinchado até a Delegacia Territorial de Ibotirama, onde o caso foi registrado e será investigado. A ação contou com guarnições da 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ibotirama).

Vitória da Conquista: Dono da única redação nota mil do Enem na Bahia, jovem que cursar medicina na Uesb Foto: Arquivo Pessoal

João Pedro Silva Bonfim, de 19 anos, é o dono da única nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Bahia. O jovem mora na cidade Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, e sonha em cursar medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). “Foi a quarta vez que fiz o Enem, mas foi a segunda valendo, porque nas duas primeiras vezes eu ainda não podia me inscrever em cursos. Eu terminei o ensino médio em 2018, mas não consegui ser aprovado no curso que eu queria, aí eu fiz de novo em 2019”, disse João Pedro. Em entrevista ao G1, João Pedro disse que sempre gostou de estudar e que, apesar de tirar 980 na redação do Enem em 2018, fez um curso específico no ano passado e se preparou melhor. O tema da redação do Enem 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. João Pedro usou o filme "O Grande Ditador", escrito, protagonizado e dirigido por Charles Chaplin, para fazer um paralelo entre os anos 40 e 2019. Para o jovem, a ideia era trazer a importância sobre a população ter a consciência da gravidade do preconceito.

Casa da Limpeza funciona no Bairro das Flores em Brumado

Em Brumado, a Casa da Limpeza é uma loja de produtos concentrados e pronto uso para sua linha automotiva, industrial e doméstica. O estabelecimento fica localizado na Rua Sargento Antenor Santos, no Bairro das Flores. Os telefones são: (77) 3441-9359 e (77) 99960-8135. A loja trabalha com um conceito inovador de limpeza, proporcionando os melhores produtos em um só lugar. Casa da Limpeza: aqui tem qualidade!

Brumado: SMTT realiza mudanças nas Travessas Moreira e Manoel Meira Clemente Sertão Foto: Divulgação/SMTT

Nesta semana, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado realizou mudanças de sentido em duas vias localizadas no centro da cidade. As ruas que sofreram a mudança são: as Travessas Moreira e Manoel Meira Clemente Sertão. Segundo a SMTT, a alteração está de acordo com as obras que estão sendo realizadas na Avenida Antônio Mourão Guimarães. O objetivo é tornar as vias de sentido único, melhorando o fluxo na região. Pelos próximos quinze dias, agentes de trânsito estarão nos locais orientando os motoristas acerca das alterações.

Homem é morto com objeto perfurocortante no município de Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (18), um homem identificado como Leandro Guimarães Cisilo foi morto no Povoado da Canjerana, no município de Ibicoara, a 164 km de Brumado. De acordo com testemunhas, a vítima teria dado entrada no hospital da cidade e, por volta da meia noite, o plantão policial recebeu a informação do óbito do rapaz. Já no domingo (19), a Polícia Militar apresentou o suposto autor, que confessou o crime. Ele disse que estava embriagado e, com um objeto perfurocortante, atingiu Leandro para se vingar das agressões sofridas pelo tio. O acusado estava dormindo em casa quando foi detido pelos policiais militares. O caso segue sendo investigado.

MP denuncia Vale, Tüv Süd e 16 pessoas por barragem de Brumadinho Foto: Reprodução/G1

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou, nesta terça-feira (21), o ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, mais 15 pessoas e as empresas Vale e TÜV SÜD pelo crime de homicídio doloso (no que existe a intenção).  A força-tarefa que investiga o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho distribuiu a denúncia para a Justiça. A barragem I da Mina do Córrego do Feijão se rompeu quase um ano atrás, no dia 25 de janeiro de 2019, deixando 270 vítimas. Destas, 259 foram identificadas pela Polícia Civil de Minas Gerais. Os bombeiros procuram 11 desaparecidos, na maior operação de buscas do país. Em nota, a TÜV SÜD disse que está oferecendo “cooperação às autoridades e instituições no Brasil e na Alemanha no contexto das investigações em andamento”, de acordo com o G1.

Caetité: Ibama renova licença de operação de minas e concentração de urânio da INB Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a prorrogação da licença de operação das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) até 13 de janeiro de 2026 para a Mina Cachoeira e Mina do Engenho, ambas no município de Caetité, a 100 km de Brumado. A licença permite ainda o beneficiamento do minério de urânio até a obtenção de diuranato de amônio, conhecido como DUA ou yellow cake, produto ainda não enriquecido no isótopo 235U, na Unidade de Concentrado de Urânio, também localizada em Caetité. O aviso de renovação de concessão foi publicado na edição desta terça-feira (21), do Diário Oficial da União. Ao Ibama, a INB apresentou um pedido de licença de operação em dezembro de 2017, sendo atendido agora no início de 2020.

Arquivo