Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste O subsecretário de Saúde da Bahia (Sesab), Paulo Barbosa, esteve em Presidente Jânio Quadros neste sábado (27), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), para a entrega de equipamentos e mobiliários destinados ao novo Hospital Geral Elisa Almeida Brito. A agenda também incluiu a autorização da primeira etapa das obras de pavimentação e urbanização no entorno da unidade de saúde.
Durante a visita, o Governo do Estado ainda realizou a entrega de três kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS), três kits odontológicos, além de uma ambulância e um veículo administrativo.
Em entrevista ao Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Paulo Barbosa ressaltou que os investimentos representam um aporte aproximado de R$ 1 milhão e têm impacto direto na melhoria do atendimento à população. “Eu acho que isso ajuda a gente, na medida em que a gente ajuda a saúde do município a gente diminui a pressão sobre a demanda de leitos hospitalares. Então a gente precisa cada vez mais apoiar os municípios da Bahia para que a gente tenha uma boa atenção primária à saúde, porque assim a gente vai estar beneficiando a população e deixando de sobrecarregar o sistema”, disse.
Paulo Barbosa destacou ainda que o fortalecimento da atenção primária é fundamental para desafogar os grandes centros de saúde. “Isso aí é importantíssimo. A gente não pode fazer saúde só pensando em leitos de hospital. A gente tem que pensar sobretudo na prevenção e na promoção de saúde, isso se faz na atenção básica”, completou.
