Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2021
fechar

Pastor João Mario é eleito presidente da Ordem dos Ministros Eclesiásticos de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O pastor João Mário foi eleito presidente da Ordem dos Ministros Eclesiásticos de Brumado (Omesb). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que a instituição tem um papel fundamental na sociedade brumadense. “Somos representantes da sociedade cristã junto aos órgãos competentes, os quais representam o poder em nosso município. Buscamos mediação, representação e unidade no campo evangelístico. Buscamos sempre o bem social”, afirmou. O pastor ainda citou o trabalho social realizado pela Omesb com dependentes químicos e pessoas menos favorecidas. “Enfim, a Ordem não é só uma representação eclesiástica, é uma instituição que visa fazer com que o reino de Deus seja visto pelas pessoas. Somos um braço da sociedade”, reiterou. 

Hospital Regional de Juazeiro é alvo de vandalismo e tem equipamentos destruídos Foto: Reprodução/G1

Instalações do Hospital Regional de Juazeiro, no norte da Bahia, foi alvo de atos de vandalismo, na madrugada deste domingo (3). Portas, janelas e computadores foram danificados. De acordo com o G1, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou que registrou denúncia junto à polícia, que já realizou a perícia e vai investigar o caso. Não há informações sobre a autoria e motivação do vandalismo. Diversos pontos da área interna da unidade foram atacados. Portas e vidraças foram quebradas, equipamentos de informática foram jogados no chão, dentre outras avarias.

Pandemia não influenciou na queda do número de homicídios em Guanambi, diz comandante da PM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), informou que, neste ano de 2020, a cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, registrou a menor taxa de homicídios dos últimos dez anos (veja aqui). Para ele, a queda significativa não tem relação com a pandemia, haja vista que os números na Bahia, no interior e na própria região apontam para um crescimento nos índices de crimes letais. “Na contramão dessa direção, a gente vê uma redução significativa em Guanambi. Se esse panorama se estendesse pelo estado, por todo interior e para região sudoeste, poderia ser atrelado à pandemia, mas, quando vemos números díspares, constatamos que não tem absolutamente nada a ver com a pandemia”, explicou.

Brumado: Prefeito confirma pretensão de retomar aulas presenciais no dia 11 de janeiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) informou sobre a sua pretensão de retomar as aulas presenciais em Brumado no dia 11 de janeiro. Segundo ele, o projeto para retorno das aulas nas escolas já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e está sendo analisado de perto pela Promotoria Pública. “O retorno das aulas presenciais no dia 11 é questão de sintonia fina, coisa pequena, o grosso já está feito. Vamos retomar o meu sonho”, declarou. Nesta segunda-feira (04), o prefeito adiantou que visitará pessoalmente as escolas para acompanhar a realização dos protocolos de segurança para retomadas das aulas. "Está sendo uma luta vitoriosa, mas inglória. Estou plantando para o futuro”, completou. 

Vitória da Conquista: Filho de Herzem Gusmão fala sobre estado de saúde do pai Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira (MDB), continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera de complicações pulmonares em decorrência da Covid-19. Neste domingo (3), o gestor enviou uma mensagem através do filho, o médico Danilo Freire Gusmão. “Acabo de sair de lá e meu pai está bastante animado, lúcido, perguntando sobre todas as situações que acontecem em Conquista”, declarou, em um vídeo compartilhado nas redes sociais. Segundo ele, o quadro do emedebista está em “evolução”. Ainda na gravação, Danilo afirma que Gusmão está confiante no total restabelecimento do quadro e agradeceu as orações que vem recebendo. Ainda não há previsão de alta.

Brumado: Estrondos misteriosos no sudoeste baiano foi passagem de meteoro, dizem pesquisadores Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Moradores da Bahia relataram ter escutado um barulho no céu, no sábado (2), e pesquisadores dizem que a causa foi a passagem de um meteoro (veja aqui). Segundo a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), que opera uma rede para monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados científico, após moradores de Brumado, Dom Basílio, Carinhanha e Livramento de Nossa Senhora relatarem nas redes sociais que escutaram um forte estrondo, por volta das 16h, eles foram buscar imagens que pudessem comprovar que o estrondo estivesse associado a um meteoro. “Nos dados do satélite meteorológico GOES-16, foi verificada a detecção de um flash na região entre 15h50 e 16h. Essa detecção foi feita através instrumento GLM (Geostationary Lightning Mapper), que tem como finalidade o mapeamento das descargas elétricas ocorridas na atmosfera. Entretanto, ele também tem a capacidade de detectar a passagem de meteoros muito luminosos, como o que ocorreu no interior da Bahia no último sábado. E como na região onde esse flash foi detectado não havia nenhuma nuvem de tempestade capaz de gerar um relâmpago, podemos concluir que esse flash detectado pelo instrumento GLM do GOES-16 foi gerado pela passagem do meteoro que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região”, diz nota da Bramon.

Brumado: Estrondos misteriosos no sudoeste baiano foi passagem de meteoro, dizem pesquisadores Foto: Reprodução/Bramon

Além disso, sabendo do local e do horário aproximado onde o caso ocorreu, a entidade fez também uma busca nas câmeras do Clima ao Vivo na região e, apesar do mal tempo em boa parte da região, o registro em vídeo da passagem do meteoro foi encontrado na câmera em Nova Redenção, a cerca de 150 km de distância. “Por ser um bólido diurno, seu brilho é ofuscado pela luminosidade do céu durante o dia. Mas é possível perceber o meteoro passando rapidamente entre as nuvens, exatamente às 15h59 desse sábado”, afirma a nota. A Bramon ainda destacou que está trabalhando na análise dos dados para determinação da trajetória e de maiores informações a respeito do objeto. Como o bólido pôde ser visto na luz do dia, os pesquisadores acreditam que tenha sido um meteoro de grandes proporções que não tenha se dissolvido completamente na atmosfera. Ou seja, há a possibilidade de parte do meteoro ter caído em terras baianas.

Coronavírus: Anvisa aprova compra de 2 milhões de doses da vacina de Oxford Foto: John Cairns/University of Oxford

A Anvisa aprovou um pedido feito pela Fiocruz para importação excepcional de 2 milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. No dia 23 de outubro, a Anvisa já tinha autorizado a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com o G1, no pedido feito pela Fiocruz, a indicação é que as vacinas cheguem ao país ainda em janeiro. A importação é considerada excepcional porque o imunizante ainda não foi submetido à autorização de uso emergencial ou registro sanitário. Segundo a agência, a aprovação ocorreu no dia 31 de dezembro de 2020, mesmo dia que o pedido de importação foi protocolado pela Fiocruz — que é a responsável pela produção da vacina. Ainda de acordo com a Anvisa, por se tratar da importação de vacina que ainda não foi aprovada no país, a entrada do material no país deve seguir algumas condições. O principal deles, diz a agência, que as vacinas importadas fiquem sob a guarda específica da Fiocruz até que a Anvisa autorize o uso do produto no país. Na sexta-feira, a Anvisa afirmou que terminou a análise dos documentos já apresentados pela AstraZeneca sobre a vacina. Na prática, isso quer dizer que a agência “está em dia” com o que foi apresentado até agora.

34ª CIPM destaca manutenção de queda na violência nos últimos dois anos na regional de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nos dois últimos anos, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) registrou uma diminuição dos crimes violentos e letais contra a vida. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo Major Cabral, comandante da companhia. “A 34ª CIPM figurou durante muito tempo, dentre todas as unidades da região sudoeste, no verde. Ou seja, quando há efetivamente redução no número de homicídios. Tanto é que, nos dois últimos anos, recebemos o prêmio de desempenho pelo Governo do Estado. Todos os nossos policiais foram premiados”, destacou. O Major fez questão de agradecer à tropa pela dedicação e empenho na realização de suas ações, bem como à população pelo apoio aos esforços da PM. 

Homem é preso suspeito de agredir filha de 12 anos com soco no rosto no sul da Bahia Foto: Liberdade News

Um homem de 37 anos foi preso por agredir a própria filha, de 12, em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. O caso aconteceu na sexta-feira (1º) De acordo com a Polícia Civil, a vítima relatou que o pai a agrediu com um soco no rosto por não aceitar as companhias dela. Segundo o G1, o homem foi autuado por ameaça e lesão corporal, com base na Lei Maria da Penha, informou a Polícia Civil.

Brumado: Após sua posse, prefeito destaca potencial de crescimento para o município nos próximos quatro anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após ser empossado em cerimônia realizada na última sexta-feira (01), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que está otimista e feliz com a composição da Câmara Municipal, formada por maioria situacionista. Segundo ele, a formação a favor do governo proporcionará o desenvolvimento do município. “O que ficou desenhado aqui hoje é um projeto pró Brumado. Até os que estão em situação oposta manifestaram preocupação em ter uma coisa construtiva. As pessoas estão valorizando o trabalho”, destacou ao site Achei Sudoeste. Nos próximos quatro anos de mandato, o gestor garantiu que buscará, juntamente com o legislativo, recursos para consolidar e ampliar o crescimento de Brumado. “Vamos alavancar Brumado”, assegurou.

Tabocas do Brejo Velho: Enxada é arremessada na direção de prefeito durante posse Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma enxada foi jogada na direção do prefeito de Tabocas do Brejo Velho, cidade do oeste baiano, durante a posse do gestor municipal. O caso aconteceu na sexta-feira (1º), na Câmara de Vereadores. Por pouco, a ferramenta não atingiu Flávio da Silva Carvalho (PP). Ninguém ficou ferido e a posse ocorreu normalmente. Segundo informações iniciais, um homem entrou pela porta dos fundos da Câmara, onde não tinham guardas municipais, e depois de jogar a enxada fugiu. Ele não foi identificado. De acordo com o G1, uma vidraça foi quebrada e o prefeito chegou a se assustar com o barulho. Mesmo com o susto, o Flávio da Silva foi empossado para o primeiro mandato. Em nota, a Polícia Militar informou que um indivíduo não identificado adentrou pelo portão dos fundos e atirou uma enxada contra as vidraças, quebrando o vidro de uma das janelas. Uma guarnição da 30ª CIPM fez rondas na região, mas o suspeito não foi encontrado. Em uma rede social, o prefeito disse que está bem e que aguarda a apuração do caso, pela polícia.

Secretaria de Educação define cronograma para entrega dos kits da agricultura familiar em Brumado

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação, estabeleceu o cronograma para entrega da autorização para adquirir o kit da agricultura familiar nas escolas e creches da rede. As entregas têm início nesta segunda-feira (04), pelos seguintes locais: Creche Mariany, Creche Pequeno Polegar, Creche Natanael, Escola Maria Iranilde, Escola Eny Mafra, Escola Idalina Azevedo e Escola Ayrton Viana. Na terça-feira (05), os kits serão disponibilizados na: Creche Alisson Patrick, Escola Graça Assis, Escola Oscarlina, Escola Roberto Santos, Escola Armida, Escola Clarice Morais, Escola Elcio Trigueiro, Escola Antônio Carlos e CMEAS. Já na quarta-feira (06), é a vez das seguintes unidades: Escola Emerson Kauã, Escola Nice Públio, Escola Santa Rita, Escola Scheilla Barreto e Escola Zilda Neves. O endereço de entrega dos kits é: Rua Ceará, 150, ao lado do prédio de Nilton Cardoso. Na zona rural, as autorizações e os kits serão entregues ao mesmo tempo na própria escola. Na sexta-feira (08): Creche de Itaquaraí e Escola Clemente Gomes; na segunda-feira (11), na Escola Américo Zizico; na terça-feira (12), na Escola Ana Rodriga; na quarta-feira (13), na Creche Cristiane e na Escola Miriam Meira; na quinta-feira (14), na Escola Joselita Meira; na sexta-feira (15), na Escola Leonel Rosendo e na Escola Manoel Fernand; na segunda-feira (18), na Escola Miguel Mirante; e na terça-feira (19), na Escola Suzana, Escola Sa Teles e Creche Irmãos Ricardo. Os beneficiários dos kits serão os mesmos que receberam a cesta do mês de dezembro.

Coleta de sangue à vácuo: Mais rápida e mais segura no Laboratório Exame

A coleta de sangue é amplamente praticada e continua sendo de inestimável valor para o diagnóstico e tratamento de vários processos patológicos. A coleta a vácuo é uma recomendação internacional do Clinical & Laboratory Standards Institute (CLSI), adotada nos melhores laboratórios de todo o mundo. Este sistema de coleta é composto por um dispositivo que permite a aspiração do sangue diretamente da veia através do vácuo, que se conecta diretamente ao tubo de análise. Ela apresenta diversas vantagens para quem está sendo examinado e também para quem examina, veja algumas: É um procedimento seguro, prático e que garante maior qualidade do material examinado, já que as propriedades do sangue são mantidas de forma estável, proporcionando resultados mais assertivos; Mais conforto para o paciente, já que com uma única punção é possível colher vários tubos, destinados aos mais diversos exames solicitados pelo médico; Segurança do profissional e do paciente: por se tratar de um sistema fechado de coleta de sangue, não há necessidade do manuseio da amostra. Faça seus exames no Laboratório Exame. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

Brumado: Major aguarda com expectativa a aplicação de mais tecnologia para o combate à criminalidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em anúncio feito recentemente, o governador do estado, Rui Costa (PT), garantiu que irá equipar melhor tecnicamente a Polícia Militar na Bahia, em 2021, para o combate à criminalidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, disse que aguarda com expectativa esse avanço tecnológico. “Para que o policial, que está na ponta e no corpo a corpo, tenha mais ferramentas para desempenhar o seu papel de forma tranquila. Para que ele possa resguardar o cidadão de bem e também se resguardar durante as ações. Que o policial possa trabalhar de forma confortável em termos profissionais”, pontuou. O Major espera que, entre os equipamentos, a PM possa dispor de câmeras nas viaturas e nos uniformes. “Estamos aguardando”, completou.

Guanambi: Comandante do 17º BPM exalta tropa pelos números exitosos alcançados em 2020 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo com o aumento dos índices de criminalidade no estado e na região, em Guanambi, a 141 km de Brumado, houve uma redução significativa no número de homicídios. O Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), creditou os resultados obtidos ao exitoso trabalho realizado pela PM na cidade. Segundo frisou, o 17º BPM atuou com rigor no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas. “O meu foco como comandante de unidade sempre foi o combate duro a essas quadrilhas de tráfico de drogas. Fizemos muitas apreensões e prisões. Os que quiseram enfrentar a polícia acabaram morrendo”, pontuou ao site Achei Sudoeste. O comandante fez questão de agradecer à tropa pelo empenho e dedicação ao longo do ano. “Nada disso seria possível sem o empenho, a dedicação e a compreensão da nossa filosofia de trabalho. Os frutos desse trabalho eu imputo aos nossos policiais. Para 2021, continuaremos com a repressão ao crime”, assegurou.

Brumado confirma dois novos casos de coronavírus nas últimas 24h

Neste domingo, 03 de janeiro, o município de Brumado registra 3889 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11119. Entre os diagnósticos: 6 internações, 45 óbitos, 342 pacientes em tratamento e 3502 recuperados. No momento, 68 ainda aguardam resultado laboratorial e 6514 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Mãe e filho morrem em batida entre dois carros em Camaçari Foto: Reprodução/G1

Um acidente envolvendo dois carros de passeio resultou na morte de duas pessoas da mesma família na manhã deste domingo (3), na BA-530, conhecida como Estrada da Cetrel, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Outros dois ocupantes do mesmo carro e a motorista do segundo veículo também ficaram feridos. Segundo o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), a mãe, Valneide Amaral Rodrigues, e o filho, Saulo Rodrigues Protásio, que conduzia o veículo, morreram no local. As duas vítimas, que estavam do lado esquerdo do carro, receberam o impacto direto da colisão. O pai, Valter Protásio, e a outra filha, Fernanda Protásio, que estavam do lado direito do veículo, foram socorridos e levados ao Hospital Geral de Camaçari (HGC). Segundo Andrade, a garota está consciente. O homem sofreu uma pancada na cabeça e está em observação. De acordo com o G1, a condutora do ouro carro teve o impacto amortecido pelo sistema do airbag do veículo e foi encaminhada ao mesmo hospital. Não há informações sobre o estado de saúde dela. A família é natural de Poções, no sudoeste da Bahia, e passou os festejos de Ano Novo em um imóvel de Barra do Jacuípe, área litorânea de Camaçari. O trânsito ficou bastante congestionado na região, e a polícia bloqueou os dois sentidos da via, para a retirada dos veículos. Até o início da tarde deste domingo, o trânsito permanecia com retenções na rodovia.

PM salva casal e filho após carregador de celular explodir e residência pegar fogo em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma residência pegou fogo na tarde do último sábado (02), na Rua Gonçalves Bezerra, no centro da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, ao chegar ao local a guarnição deparou com a casa pegando fogo em um dos seus cômodos. Imediatamente os policiais, de posse de extintores de incêndio das viaturas e com a ajuda de populares começaram a combater o fogo, onde teria iniciado o incêndio e socorreram um casal e uma criança de 10 anos, que estavam no interior da mesma. Após o controle do incêndio através de extintores, um carro pipa da Superintendência Municipal de Trânsito foi ao local para fazer o rescaldo das paredes do imóvel. Pai, mãe e filho foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em virtude de terem inalado muita fumaça e sofrerem queimaduras de natureza leve. De acordo com o proprietário da residência, o fogo iniciou com uma explosão de um carregador de celular que estaria em cima da cama do quarto.

População de Brumado e diversos municípios do sudoeste baiano escutam estrondos misteriosos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O último sábado (02) foi de relatos de internautas do site Achei Sudoeste através do WhatsApp de estrondos misteriosos nos municípios de Brumado, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, na região sudoeste da Bahia. De acordo com os internautas, o barulho parecido a um forte trovão, foi por volta das 16h e causaram medo nos moradores das referidas cidades. O calendário de eventos astronômicos de 2021, com possibilidade de observação pelos cearenses, começa com a chuva de meteoros quadrântidas - visível logo depois do pôr do sol deste domingo (03). Para o mês, também são esperadas aproximações entre Saturno, Júpiter e Mercúrio, além de uma espécie de trem celestial, fenômeno em que a lua e planetas se posicionam em sequência no céu. A sequência de meteoros surgindo no céu acontece durante o dia, mas devido à luminosidade do sol só poderá ser vista às 18h, com maior intensidade por 30 minutos, até às 20h. Em condições propícias, são vistos cerca de 100 riscos luminosos por hora.

340 pacientes estão em tratamento da Covid-19 em Brumado

Neste sábado, 02 de janeiro, o município de Brumado registra 3887 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11119. Entre os diagnósticos: 6 internações, 45 óbitos, 340 pacientes em tratamento e 3502 recuperados. No momento, 72 ainda aguardam resultado laboratorial e 6514 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Eduardo Vasconcelos anuncia novos secretários de seu governo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), anunciou na noite deste sábado (02), o nome de seus novos secretários municipais, os quais já foram empossados e iniciam as atividades na próxima segunda-feira (04). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, três novidades estão na lista, além de troca de cadeiras do secretariado da antiga gestão de Vasconcelos. Entre as novidades, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado que chega ao primeiro escalão e a indicação do vereador Tiago de Souza Amorim (PP) na pasta do Esporte. 

Brumado: Eduardo Vasconcelos anuncia novos secretários de seu governo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Confira a nova composição do primeiro escalão municipal: Luiz Henrique Vasconcelos Aguiar (Fazenda e Administração); João Nolasco da Costa (Educação); Cláudio Soares Feres (Saúde); Ednéia dos Santos Ataíde (Desenvolvimento Social); André Luís Dias Cardoso (Infraestrutura); André da Silva Barros (Planejamento); Márcio Aguiar dos Santos (Agricultura) e Wagner Moreira de Oliveira (Esporte). A advogada Tahise Tanajura Cotrim é nova procuradora geral do município. Ela ocupa a vaga deixada pelo advogado Acioli Viana.

Nilo Coelho extingue expediente de turnão na prefeitura de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Nilo Coelho (DEM), da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, em seu decreto publicado no Diário Oficial, na sexta-feira (01), determinou o novo horário de atendimento ao público nas repartições municipais. Já na segunda-feira (4), a Prefeitura de Guanambi, nos seus setores administrativos, funcionará nos dois turnos, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, extinguindo assim, o expediente chamado de “turnão” que perdurava nos últimos anos na maioria dos setores da administração municipal, que atendia os cidadãos apenas no período matutino. O que era exceção, acabou virando regra, e impedia que muitos cidadãos tivessem acesso aos serviços públicos municipais oferecidos e dificultando o ganho de produtividade e a eficiência do serviço público. Ao longo dos primeiros dias de gestão, Coelho anunciará medidas que irão dinamizar a gestão, cortar custos, modernizar o acesso e ampliar a oferta de serviços para os munícipes.

Guanambi: Médico João Tertuliano é a décima sexta morte por Covid-19

O médico de Guanambi, João Tertuliano Cardoso de Castro, 80 anos, morreu na madrugada deste sábado (2), por complicações da Covid-19. A informação logo no início da manhã pela família do médico. Doutor João estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista. Ele respirava com ajuda de respiração mecânica. O décimo sexto óbito deverá ser divulgado pela secretaria de Saúde, ainda hoje. Tertuliano é irmão do prefeito de Riacho de Santana, Tito Eugenio Cardoso de Castro (PP). De acordo com o Folha do Vale, o enterro seguirá os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde e órgãos sanitários.

Gerente de posto de combustíveis morre afogado em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O gerente de um posto de combustíveis, Jacson Oliveira Matos, 26 anos, natural do município de Macaúbas, morreu afogado na noite da última sexta-feira (01), na região do distrito de Cristalândia, zona rural da cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele estava com familiares e amigos, quando desapareceu na barragem do distrito. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas nada pode fazer. A ocorrência foi encaminhada para a unidade do corpo de Bombeiros da cidade de Vitória da Conquista. Populares fizeram a busca e encontraram o corpo de Oliveira na barragem. Um enfermeiro que estava no local, ainda tentou reanima-lo, mas sem êxito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Matos foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), em Brumado, para ser necropsiado.

Jovem de 22 anos morre após acidente com fogos de artifício em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um jovem de 22 anos, identificado como Marcos André, morreu na madrugada da última sexta-feira (01), após sofrer um acidente com fogos de artifícios, no Bairro das Flores. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, André estava em comemoração com amigos na noite do réveillon, quando os fogos teriam disparados em seu rosto. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e Marcos foi encaminhado com urgência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Professor Magalhães Neto. De acordo com a unidade de saúde, apesar de todos os esforços da equipe médica, ele não resistiu e veio a óbito.

Arquivo