Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2021"

06 Jan 2021 - 20:20h

Nesta quarta-feira, 06 de janeiro, o município de Brumado registra 3946 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11288. Entre os diagnósticos: 3 internações, 45 óbitos, 246 pacientes em tratamento e 3655 recuperados. No momento, 108 ainda aguardam resultado laboratorial e 6780 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

06 Jan 2021 - 19:50h

Depois de bater três recordes consecutivos na taxa de ocupação de leitos de UTI, Belo Horizonte vai voltar a fechar as portas de seu comércio, numa tentativa de conter o avanço da Covid-19. O prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou, em suas redes sociais, que apenas os serviços essenciais poderão funcionar na cidade já a partir da próxima segunda-feira (11): “Sexta-feira o decreto vai ser publicado e segunda-feira a cidade está fechada”, disse o prefeito. Na tarde desta quarta-feira, houve uma nova reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para analisar os indicadores da doença na cidade, que não param de piorar. E a decisão foi pelo fechamento de tudo o que não for essencial, exceto praças públicas e o zoológico, com visitas agendadas. “Chegamos ao limite da Covid-19. Nós avisamos, nós tentamos avisar. Tentamos manter a cidade aberta há 10 dias, quando os números ainda eram perigosos, mas nós tínhamos, pelo menos, uma expectativa de responsabilidade (...) O comerciante tem que se preparar porque sexta-feira nós estamos soltando um decreto voltando a cidade à estaca zero”, disse Kalil.

06 Jan 2021 - 16:30h

Um fuzil, uma espingarda, uma pistola além de 58 cartuchos de munição foram apreendidos em uma casa da cidade de Valença, baixo-sul da Bahia, na terça-feira (5). Também foram encontradas 202 buchas de maconha no local. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a ação foi realizada por policiais do Serviço de Investigação (SI) da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). A casa onde o material foi achado era utilizada por grupos criminosos da região como depósito para drogas, armas e munições. Todo material será encaminhado à perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Segundo o coordenador da 5ª Coorpin/Valença, delegado José Raimundo Néri, novas diligências serão realizadas, com o objetivo de localizar e prender os responsáveis pelo material.

06 Jan 2021 - 16:00h

Nesta quarta-feira (06), a cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, confirmou a 12ª morte em virtude de complicações causadas pela Covid-19, o novo coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde não informou os dados da vítima. Ao todo, Livramento possui 177 pessoas em tratamento. Além disso, 135 casos suspeitos da doença estão sendo monitorados. 981 pessoas já estão curadas no município e 1174 confirmados. No total são 4411 casos notificados.

06 Jan 2021 - 15:30h

A Secretaria de Educação do Estado (SEC) publicou a Portaria nº 985/2020, que dispõe sobre as regras de aproveitamento de estudos para os concluintes do Ensino Médio de 2020, em todas as ofertas e modalidades do Sistema Estadual de Ensino da Bahia. Será possível requerer o aproveitamento de estudos a partir dos resultados obtidos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA); nos exames de certificação aplicados pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA); e nas atividades com características de terminalidade desenvolvidas pelas unidades escolares da rede estadual de ensino, sob coordenação da SEC. O secretário estadual da educação, Jerônimo Rodrigues, explicou que para requerer o aproveitamento de estudos o estudante interessado deve estar regularmente matriculado no ano letivo de 2020; ser concluinte do Ensino Médio; fazer a solicitação do aproveitamento de estudos na secretaria escolar e se submeter a um ou mais processos avaliativos ou de certificação. A Portaria define os requisitos mínimos a serem alcançados em cada alternativa. No caso do aproveitamento integral, será necessário, no caso do ENEM, que o estudante tenha obtido o mínimo de 400 pontos em cada área do conhecimento e não tenha zerado a redação.

06 Jan 2021 - 15:00h

Na terça-feira (05), foi entregue ao comando do 17ª Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Guanambi, a 141 km de Brumado, o layout e a versão concluída do aplicativo ROP-E (Registro de Ocorrências Policiais Eletrônico). A ferramenta conta com diversas funcionalidades, entre as quais o registro de ocorrências e o mapeamento de calor da criminalidade na cidade, através de aparelhos smartphone. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o desenvolvimento do aplicativo foi uma parceria do 17º BPM-BA e do IFBaiano (Instituto Federal Baiano), com o apoio da empressa NeoCom. O aplicativo será utilizado pelos policiais de serviço nas viaturas do serviço operacional, os quais irão registrar as ocorrências em tempo real. Além disso, irá subsidiar, por meio do mapa de calor criminal e relatórios estatísticos, o comando do 17º BPM na tomada de decisões estratégicas com vistas a elaborar um planejamento operacional com maior eficácia. A iniciativa é pioneira em todo o Estado da Bahia e poderá servir de modelo para uso do aplicativo em todas as unidades da PM-BA.

06 Jan 2021 - 14:30h

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (5) a um grupo de apoiadores que o “Brasil está quebrado” e que, por isso, ele não consegue “fazer nada”. O presidente deu a declaração durante uma conversa na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada, antes de seguir para o trabalho no Palácio do Planalto. Bolsonaro foi abordado por um apoiador. Ao responder a ele, fez uma avaliação pessoal sobre a situação do país. O presidente também disse que o coronavírus foi “potencializado” pela mídia. O Brasil tem, até esta terça, 196.641 mortes pela Covid-19, segundo o consórcio de veículos de imprensa. “Chefe, o Brasil está quebrado, chefe. Eu não consigo fazer nada. Eu queria mexer na tabela do Imposto de Renda, teve esse vírus potencializado pela mídia que nós temos aí, essa mídia sem caráter”, afirmou Bolsonaro na conversa com os apoiadores. A mudança na tabela do Imposto de Renda, mencionada por Bolsonaro, foi uma promessa de campanha do presidente. Hoje, a faixa de isenção é de R$ 1.903,98. A última atualização nos valores da tabela foi feita em 2015. Somente em 5 dos últimos 24 anos a tabela foi reajustada acima da inflação. Com isso, os valores estão defasados.

06 Jan 2021 - 14:00h

Nesta terça-feira (05), foi publicado no Diário Oficial o Decreto nº 5.400, que dispõe sobre o parcelamento de créditos tributários no âmbito da administração municipal de Brumado (veja aqui). Segundo o documento, fica permitido o parcelamento de crédito perante a Fazenda Pública Municipal, resultante de obrigação tributária, principal e/ou acessória. No caso de atraso no pagamento de duas parcelas consecutivas, o parcelamento será cancelado automaticamente e novo parcelamento só será possível até o limite máximo de 12 parcelas. O atraso no pagamento de qualquer parcela implicará na cobrança de juros de mora. Os casos omissos serão resolvidos pelo secretário municipal da fazenda.

06 Jan 2021 - 12:00h

A Secretaria de Educação de Brumado (Semec(, através da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares e Economia Mista Solidaria de Brumado (Coopmasb), deu início à distribuição dos kits de agricultura familiar para os alunos da rede municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da cooperativa, Amaury Fraga, explicou que os produtos que compõem o kit são oriundos de agricultores familiares da cidade e da região previamente cadastrados. “A receptividade tem sido boa. Distribuímos cerca de 500 kits hoje. A demanda é grande. Também vamos atender a zona rural diretamente nas escolas”, afirmou. Fraga chamou a atenção para o fato de que os beneficiários devem se ater ao cronograma estabelecido pela secretaria, visto que se trata de produtos perecíveis. “Não podemos armazenar. Fazemos a cesta na hora. Tem feito muito calor e as verduras perdem”, frisou.

06 Jan 2021 - 11:30h

O Governo da Bahia reconheceu estado de emergência nos municípios de Muquém do São Francisco, Buritirama e Igaporã. As homologações dos decretos municipais foram publicadas no Diário Oficial (DOE) desta terça (5), considerando os danos decorrentes da estiagem, que afeta as atividades econômicas e atinge a população dessas cidades. A medida em Muquém e Buritirama é válida por 180 dias. Já em Igaporã, o decreto tem validade de 60 dias. Por conta dos decretos, ao longo desses períodos estabelecidos, as gestões municipais poderão realizar compras e contratar serviços relacionados à situação com dispensa de licitação.

06 Jan 2021 - 11:00h

Líder do Partido dos Trabalhadores (PT) em Brumado, Márcio Aguiar dos Santos foi nomeado novo secretário municipal de agricultura, meio ambiente e recursos hídricos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que a relação institucional do partido com o Governo do Estado facilitará a captação de recursos para viabilização das demandas da pasta e da administração. “Já transitamos dentro do Governo do Estado e tenho certeza que a secretaria estadual de desenvolvimento rural e a diretoria executiva da CAR facilitarão o nosso trabalho aqui. O Governo do Estado está pronto para nos ajudar nessa construção coletiva”, salientou.

06 Jan 2021 - 10:30h

A Bahia se manteve líder na geração de energia elétrica a partir das fontes eólica e solar no país em 2020. Pelo segundo ano consecutivo, o território baiano ocupa a primeira posição do ranking nacional na produção em ambas as fontes renováveis. O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), para a atração de investimentos contribui na consolidação do resultado. Na fonte eólica, o estado gerou 12.590,21 GWh de janeiro a setembro de 2020, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O início das atividades de 17 novos parques neste ano ajudaram na permanência do primeiro lugar na produção energética a partir da fonte dos ventos no Brasil. Os empreendimentos que entraram em funcionamento foram Caititu 2 e 3, Carcará, Casa Nova A, Corrupião 3, Serra do Fogo, Serra do Vento e Ventos de São Januário 01, 03, 04, 05, 06, 13, 14, 20, 21 e 22 localizados em Pindaí, Casa Nova, Sento Sé e Campo Formoso, respectivamente. Chegando a um total de 182 parques em operação comercial distribuídos por 20 municípios. A liderança na geração solar nacional também continua com a Bahia. A produção estadual de energia elétrica a partir da fonte fotovoltaica foi de 1.376,72 GWh entre os meses de janeiro e setembro deste ano, de acordo com o ONS. Atualmente, 32 empreendimentos fotovoltaicos se encontram em funcionamento divididos entre oito cidades e colaborando para a manutenção do estado como líder na classificação. Juntas, a energia elétrica produzida a partir das fontes eólica e solar no estado tem a capacidade de atendimento para 13,5 milhões de residências. A força e a velocidade dos ventos e a incidência do sol em regiões a exemplo do Sertão do São Francisco, do Sertão Produtivo, da Bacia do Rio Corrente e do Velho Chico aliada a estrutura das linhas de transmissão tem papel determinante para o desenvolvimento energético baiano, já apontada nos Atlas Eólico (2013) e Solar (2018) da Bahia. Nos últimos nove anos, o investimento total foi de R$ 21, 8 bilhões realizado pelas empresas do setor nos empreendimentos em atividade. Novos parques estão sendo instalados e deverão funcionar em breve no território baiano.

06 Jan 2021 - 10:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador e presidente do legislativo brumadense, José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, assegurou que manterá a Rádio Câmara ativa durante o seu mandato. Para ele, a rádio será um instrumento dos vereadores em defesa da comunidade. “Vamos fazer um bom trabalho com a Rádio Câmara. Através dela, os vereadores terão voz e terão como explicar as coisas para a população brumadense”, frisou. 

06 Jan 2021 - 09:30h

Uma plantação de maconha foi encontrada no quintal de uma casa do distrito de São José de Itaporã, em Muritiba, no recôncavo baiano. O caso ocorreu na localidade conhecida como Mil Peixes, na segunda-feira (4). De acordo com a Polícia Militar, moradores informaram a ocorrência de tráfico de drogas na região. Agentes da 27ª CIPM se deslocaram até o local e encontraramum homem armado. O suspeito disparou contra os policiais e fugiu em seguida. Ao fazer uma inspeção na residência, os policiais encontraram vários pés de maconha nos fundos da casa. A plantação foi arrancada e levada para a delegacia da cidade. Duas espingardas de fabricação caseira, municiada, além de papéis para a confecção de cigarros, uma carteira com documentos e R$ 50 em espécie também foram apresentados na unidade policial. O caso foi registrado na DT de Mutuípe, que irá adotar as medidas cabíveis em lei.

06 Jan 2021 - 09:00h

Localizada na região da Chapada Diamantina, o município de Abaíra, completou nesta segunda-feira, 4, sete anos sem mortes violentas, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Conforme a pasta, O último crime contra a vida ocorreu no dia 4 de janeiro de 2014. O número significativo de 2.555 dias sem Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), onde se encaixam casos de: homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, foram atribuídos as ações preventivas realizadas pelas polícias Militar e Civil (29ª Companhia Independente da Polícia Militar e 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), com apoio da Prefeitura. “Além da área urbana, as nossas patrulhas também acontecem nos povoados localizados em ambientes rurais. É por meio delas que localizamos armas, drogas e outros materiais ilícitos. Dessa forma, consequentemente, junto com a Polícia Civil, conseguimos preservar vidas”, explicou o comandante de Policiamento da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Chapada, coronel PM Valter Araújo. O titular da 13ª Coorpin, delegado Marcus Alessandro de Araújo, lembrou que, “além da parceria que temos com a Polícia Militar ressalto também a participação da população que contribui e confia no nosso trabalho. Que esses números positivos permaneçam por muito tempo e que, aos poucos, eles possam ser refletidos em outras cidades do estado”.

06 Jan 2021 - 08:00h

A prefeitura de Caetité, a 100 km de Brumado, decretou, através de publicação no Diário Oficial, situação de emergência no município devido a anormalidades administrativas, visto que a gestão anterior não cumpriu o quanto determina a Resolução 1.311/2012 do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). A administração pública municipal fica autorizada a realizar contratação direta emergencial e pelo prazo de até 30 dias, renovável uma única vez por igual período, caso a situação não tenha sido normalizada, de empresa de transporte para prestação de serviços de pacientes para tratamento de hemodiálise na cidade de Guanambi e demais transportes para tratamento fora do domicílio (TFD), contratação de pessoal do quadro de saúde, medicamentos para saúde básica e insumos, de empresa para recolhimento de lixo hospitalar, bem como adquirir materiais necessários à execução dos atos de gestão administrativa essenciais, sem prejuízo de outros contratos eventualmente identificados no curso da vigência do estado de calamidade. Ficam suspensos contratos, pagamentos de cheques com data anterior a posse, empenhos, convênios, acordos judiciais e/ou extrajudiciais, expedidos ou firmados em exercícios anteriores e por gestores anteriores, até que seja feita análise pelos setores responsáveis. O presente decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, retroagindo seus efeitos jurídicos advindos do mesmo à data de 01/01/2021, quando da posse do novo gestor. 

06 Jan 2021 - 07:30h

O Ministério da Educação (MEC) negou o pedido da Secretaria de Educação da Bahia para adiar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, a avaliação vai ser aplicada presencialmente nos dias 17 e 24 de janeiro. As provas digitais serão nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro. Na Bahia, 161 municípios serão polo para realização das provas presenciais, provocando o deslocamento dos estudantes e, consequentemente, gerando risco de aglomerações de pessoas. Mesmo com essa situação, o secretário de educação do estado, Jerônimo Rodrigues, declarou que dará todo apoio para que os estudantes baianos possam fazer boas provas. “Já que não conseguimos prorrogar a prova, daremos todo apoio para que os estudantes da Bahia possam fazer um bom exame. 256 municípios terão que se deslocar para as cidades polo. Vai ter aglomeração, mas é o que, infelizmente, o MEC determinou”, afirmou. 

06 Jan 2021 - 07:00h

O secretário de infraestrutura de Brumado, André Cardoso declarou que acredita que a força da política irá desatar o nó para implantação do esgotamento sanitário no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele adiantou que esse será o principal objetivo da pasta nos próximos quatro anos. “Teremos daqui há dois anos uma eleição para governador, deputado, senador e presidente. Acreditamos que a política irá desatar esse nó que está travando a prefeitura com a Embasa e o Governo do Estado. Agora, acho que está mais fácil porque o Partido dos Trabalhadores (PT) está conosco. Se não for agora pode esquecer”, resumiu.  

06 Jan 2021 - 00:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que pressionará a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para viabilizar o saneamento básico em Brumado. “Não posso imaginar uma cidade do porte de Brumado sem saneamento. Saneamento não é só esgotamento sanitário, é também esgotamento pluvial e água”, afirmou. O gestor ainda criticou a ausência de universalização da água, tendo em vista que não há esgotamento sanitário em várias comunidades rurais, a exemplo de Samambaia, Ubiraçaba e Itaquaraí.