Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2021"

05 Jan 2021 - 19:15h

Nesta terça-feira, 05 de janeiro, o município de Brumado registra 3915 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11244. Entre os diagnósticos: 6 internações, 45 óbitos, 282 pacientes em tratamento e 3588 recuperados. No momento, 89 ainda aguardam resultado laboratorial e 6676 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

05 Jan 2021 - 18:30h

O prefeito da cidade de Jacobina, no norte da Bahia, baixou um decreto reduzindo o próprio salário em cerca de 92%. Até dezembro deste ano, Tiago Dias (PCdoB) vai receber apenas um salário mínimo, e não a remuneração de R$ 15 mil do cargo. O gestor, que é agricultor, também chamou atenção ao ir para a posse montado em um boi. De acordo com ele, a redução foi uma medida tomada para dar exemplo ao trabalhador, já que a maioria das pessoas de Jacobina também sobrevive com um salário mínimo. “Eu tomei algumas decisões já na pré-candidatura, e uma delas foi que eu iria reduzir o salário do prefeito para o mínimo. Pela sensibilidade que o homem público tem que ter, de que o trabalhador é trabalhador. 90% das pessoas em Jacobina e em outros estados do Brasil sobrevivem com um salário mínimo, diferente do prefeito. Eu tenho aqui carro à disposição, combustível à disposição, assessoria à disposição. Estou bem à frente do trabalhador e da trabalhadora nesse ponto. Então a gente tem que dar o exemplo”, disse ele. No decreto publicado na segunda-feira (4), apenas o prefeito teve salário reduzido. Tiago Dias disse ainda que não chegou a mencionar a redução salarial que pretendia na campanha política. Com a redução salarial, o retorno do dinheiro para os cofres públicos é de cerca de R$ 170 mil. O prefeito disse que esse dinheiro será investido em instituições que prestam apoio a crianças em situação de vulnerabilidade social.

05 Jan 2021 - 16:30h

Além de manter o trabalho em regime de 24 horas por dia, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) está reforçando a atuação para aumentar a capacidade diária de testes para a Covid-19. De acordo com a diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, os profissionais da unidade atuaram nos feriados do Natal e Réveillon, reduzindo de 25 mil para 13 mil o número de amostras que estavam represadas no laboratório. “Também fizemos mais contratações nos últimos dias pra que a gente consiga aumentar a nossa capacidade. Depois de colhida, a amostra precisa ser processada em até 48 horas”, afirmou. O Lacen recebeu ainda um novo robô e um novo extrator, que devem aumentar em mil amostras por dia a capacidade de testes na unidade.

05 Jan 2021 - 16:00h

A Operação Fim de Ano da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi encerrada no dia 2 de janeiro de 2021 com um número de acidentes menor que no feriado de 2019: 05 acidentes a menos. No entanto, segundo a PRE, a gravidade dos acidentes registrados neste ano foi maior: 03 vítimas fatais a mais que no período anterior, além de 3 feridos graves. De acordo com o relatório, houve um aumento de 10% no número total de acidentes, chegando a quase 400 acidentes no ano. Destaca -se também o crescimento percentual de acidentes graves e de vítimas fatais que também subiu comparado a 2019. Já o número de feridos caiu quase 5%. Os tipos de acidentes mais frequentes foram os capotamentos e tombamentos, ocorridos em sua maior parte no período da noite. O local em que mais aconteceram esses acidentes foi no trecho Vitória da Conquista/Itambé, conhecido por ter em seu caminho uma das serras mais sinuosas, que é a Serra do Marçal. Nos dez dias de operação, mais de 861 veículos foram notificados, 3 CNHs recolhidas, 2 motocicletas recuperadas e mais de 200 motoristas submetidos ao teste do bafômetro.

05 Jan 2021 - 15:30h

A Embasa prorrogou até o dia 29 de janeiro as condições especiais de pagamento de contas atrasadas para os usuários de seus serviços, a exemplo de prazo para pagamento da entrada, anistia de multa e juros, entre outras facilidades. “Esta campanha foi pensada para contemplar os usuários dos serviços da Embasa que querem pôr em dia suas contas atrasadas e precisam de um apoio, pois estão reerguendo suas finanças aos poucos”, explica Thalita Vieira, gerente comercial da empresa.  “A pandemia do novo coronavírus ainda está afetando muitas famílias e alguns setores do comércio devido às perdas financeiras provocadas pelos vários meses de isolamento social, em 2020, e pela desaceleração da atividade econômica no chamado novo normal”.

05 Jan 2021 - 15:00h

Na madrugada de segunda-feira (04), após informação de um suicídio em andamento na Rua Novo Horizonte, centro de Caetité, a 100 km de Brumado, policiais militares conseguiram chegar ao local e encontraram o homem já pendurado em uma árvore, amarrado pelo pescoço. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, os soldados perceberam que ainda havia sinais vitais e, rapidamente, cortaram o tecido utilizado para o enforcamento. Em seguida, o Samu 192 foi acionado e levou o indivíduo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caetité. O homem não corre risco de morte.

05 Jan 2021 - 14:30h

As cirurgias eletivas, aquelas que não possuem caráter de urgência, estão suspensas por tempo indeterminado na Bahia. De acordo com o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, o objetivo é direcionar recursos para o tratamento de pacientes com Covid-19 que necessitam de ventilação mecânica, por exemplo. O secretário informou ainda que o hospital-dia do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, suspenderá temporariamente os procedimentos. A medida tem a intenção de salvaguardar a saúde dos pacientes diante do aumento do número de casos de Covid-19 no Estado. Todos os pacientes que tinham cirurgias agendadas estão sendo informados e os procedimentos serão remarcados assim que os serviços forem retomados. 

05 Jan 2021 - 14:00h

Especialista em projetos de convivência com o semiárido, Márcio Aguiar dos Santos foi nomeado novo secretário de agricultura, meio ambiente e recursos hídricos de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que possui um extenso trabalho de desenvolvimento rural muito forte no estado da Bahia. “Essa é uma oportunidade de contribuir mais diretamente com o nosso município para que Brumado possa ter um rural sustentável. Essa é a nossa missão. Estou vindo com esse sentimento, de construir alternativas para esse desenvolvimento. Isso nos deixa muito à vontade para assumir a pasta. Faremos um bom trabalho”, salientou. Santos relatou que um dos maiores desafios de sua gestão à frente da secretaria será o fortalecimento da agricultura familiar. “Hoje, a agricultura familiar responde por 70% dos alimentos que vão para nossa mesa. Precisamos fortalecer essas cadeias produtivas através dos programas de aquisição de alimentos, da política de inclusão de renda dessas famílias, do cooperativismo e associativismo. Ter um olhar atento porque os nossos agricultores são produtores de conhecimento. Precisamos valorizar o homem do campo”, pontuou.

05 Jan 2021 - 12:00h

Em seu discurso durante a solenidade de posse realizada na Câmara de Vereadores, na noite da última sexta-feira (01), o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), destacou a fala dos parlamentares que frisaram que vão usar seus mandatos em prol do bem da sociedade local. O prefeito disse que não espera uma Câmara unânime a seu favor, porém que o ano da oposição seja construtivo dentro de uma legislatura condizente com as reais necessidades da comunidade. “Que não seja uma oposição obstinada que não leva a nada”, declarou. Na sequência, alfinetou seus antigos desafetos na casa legislativa. “Eu lhes pergunto onde estão aqueles que se opuseram e fizeram o não pelo não?”, questionou. O gestor ficou entusiasmado com o resultado da eleição que elegeu a mesa diretora formada por sua base governista na Câmara e falou em recuperar o prestígio perdido do parlamento brumadense no que ele classificou que deverá ser o melhor período legislativo do município. “Temos que devolver a essa casa a sua dignidade, a sua condição de ao lado do executivo construir os melhores quatro anos de Brumado”, defendeu. Ao final do seu pronunciamento, o prefeito reafirmou que prefere a oposição construtiva ao invés de aliados bajuladores que destroem a sua administração. “O não é necessário, mas, como dizia Santo Agostinho, eu prefiro os que me criticam e me colocam em quartela do que os que me bajulam, pois estes me corrompem. Não quero bajuladores, quero homens e mulheres de bem, que nos ajudem a dar para Brumado o seu verdadeiro destino de grandeza. Vamos juntos buscar o futuro para Brumado”. 

05 Jan 2021 - 11:30h

A Polícia Militar da Bahia registrou 104 ocorrências ligadas a festas irregulares entre 28 de dezembro e domingo (3). De acordo com o comandante geral da PM, o coronel Anselmo Brandão, parte desses registros foi de apreensões de equipamentos sonoros, o que impediu a realização dos eventos. “No geral, foram 104 ocorrências que registramos nesse período, porque fizemos uma intervenção dura e fizemos muita observação. Muitas delas foram apreensões e no geral os resultados foram positivos”, disse ele. O coronel não detalhou quantas das ocorrências foram realmente de encerramento de festas, no entanto, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) já havia divulgado que 70 eventos foram encerrados pela PM só em Porto Seguro, no sul da Bahia. Sobre essas festas irregulares, o comandante geral disse que a PM teve muita dificuldade em encontrar os donos das casas, para que eles fossem legalmente responsabilizados. “Nós tivemos muita dificuldade de encontrar os proprietários. Casas eram locadas, polícia chegava e apreendia os equipamentos [sonoros], nós chamávamos na responsabilidade e ninguém sabia quem era o dono da casa. O dono da residência não estava, o locatário não estava. Em alguns condomínios nós entramos, fechamos a casa, evitamos a festa, e, posteriormente, as pessoas começavam novamente. Grande parte das pessoas de outros estados, sem a conscientização”, disse. Para Anselmo Brandão, o resultado da atuação foi positivo para a PM.

05 Jan 2021 - 11:00h

Wagner Moreira foi nomeado secretário de cultura, esporte e lazer de Brumado. Moreira é um dos novos nomes apontados pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) para compor a sua equipe de governo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele definiu que está com força e coragem para trabalhar em prol do município. “Conheço um pouco de esporte, cultura e lazer e estou aqui para trabalhar. O esporte está muito decadente em Brumado. Vamos tentar reerguer isso aí. Faremos o melhor”, assegurou. O secretário adiantou que vai se esforçar ao maixmo, para a retomada dos eventos esportivos na capital do minério. 

05 Jan 2021 - 10:30h

O WhatsApp bateu recorde de chamadas por voz e por vídeo na véspera do Ano Novo. Foram 1,4 bilhão de ligações ao redor do mundo durante a virada de 2020 para 2021, de acordo com o Facebook, dono do aplicativo de mensagens. Em um comunicado na última sexta-feira (1º), a companhia lembrou que a véspera do Ano Novo costuma gerar alto volume de mensagens, além de publicações de fotos no Facebook e Instagram. Desta vez, com a pandemia de Covid-19 e com as reuniões menores entre familiares e amigos, as ligações dispararam. A companhia afirmou que nunca registrou esse volume de chamadas em um único dia. As 1,4 bilhão de ligações representaram um aumento de mais de 50% em comparação com as chamadas feitas na virada de 2019 para 2020. O Facebook disse ainda que o réveillon marcou um recorde de chamadas de vídeo em grupo (com mais de 3 pessoas) no Messenger, considerando dados apenas dos Estados Unidos. Segundo a rede social, foram duas vezes mais ligações durante a véspera do Ano Novo se comparado com um dia normal, mas os números não foram divulgados em detalhes. Além disso, Facebook e Instagram registraram, juntos, mais de 55 milhões de transmissões ao vivo em todo o mundo na véspera de Ano Novo.

05 Jan 2021 - 10:00h

Três vereadores formam a bancada evangélica na Câmara Municipal de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pastor João Mário, eleito presidente da Ordem dos Ministros Eclesiásticos de Brumado (Omesb), destacou que a representação evangélica no legislativo será de grande produtividade para o trabalho conjunto com o executivo. “Será uma força de expressão para que os projetos que visem o bem estar da sociedade sejam apreciados com mais atenção. O que temos trazido através da Ordem não é visando a nossa posição eclesiástica, mas em benefício de toda comunidade. Nosso trabalho, por meio da Ordem, dos vereadores e do executivo, é sermos mais participativos em benefício do povo em geral”, defendeu. 

05 Jan 2021 - 09:30h

Fernanda Costa (MDB), filha do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, assumiu na segunda-feira (4), uma vaga como vereadora na Câmara de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As informações são do G1. Na última eleição, Fernanda teve 3.999 votos e terminou como suplente do MDB, mesmo partido do atual prefeito do município Washington Reis. Contudo, depois que a Prefeitura de Duque de Caxias nomeou o vereador Sandro Lelis, ex-presidente da Câmara Municipal, como secretário de Serviços Públicos, a filha de Beira-Mar ganhou o direito de assumir uma cadeira no legislativo municipal. Formada em odontologia, a futura vereadora de Duque de Caxias teve em 2020 a sua segunda chance para conseguir uma vaga na câmara. Em 2016, ela teve 3.098 votos quando disputou o pleito como candidata do Partido Progressista (PP).

05 Jan 2021 - 09:00h

Após um período afastado do comando da pasta, André Cardoso foi nomeado novamente secretário de infraestrutura de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Cardoso definiu que estar à frente da pasta será mais um desafio dado pelo gestor. “Ele solicitou que retornasse à pasta porque tem alguns projetos importantes para serem executados nesse novo mandato. Já começamos a discutir esses projetos para darmos os encaminhamentos nesses próximos 4 anos. Em Brumado, tem muita coisa a se fazer na infraestrutura urbana e rural”, afirmou. O secretário adiantou que, hoje, o principal objetivo da área é a questão do esgotamento sanitário. “Vamos em busca do Governo do Estado para que seja feito o nosso esgotamento sanitário, quer seja com a Embasa ou outra empresa. Teremos que definir isso nesse primeiro ano de mandato para que, na sequência, a gente consiga efetivar o esgotamento. Acreditamos que a política irá desatar esse nó”, salientou. 

05 Jan 2021 - 08:30h

Uma ventania derrubou árvores e causou estragos ao longo da BR-135, em Barreiras, oeste da Bahia, no domingo (3). O tempo na cidade estava bom até por volta das 16h30, quando começou a fechar. Além da chuva, os ventos fortes causaram danos no município. De acordo com o G,1, o Corpo de Bombeiros foi acionado e teve muito trabalho para desobstruir a via. Foi preciso ser usada uma motoserra. Apesar dos transtornos, não houve feridos. De acordo com informações do Instituto Climatempo, os ventos na cidade chegaram a 60 Km/h.

05 Jan 2021 - 08:00h

O secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, permanece no comando da pasta em Brumado. Já são dez anos de secretariado no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele agradeceu a confiança, carinho e respeito do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). “Há dez anos, recebi o convite e o grande desafio que era dar continuidade ao trabalho de Ailton Aguiar, que foi passado pra Elke Barreto e, enfim, chegou às minhas mãos. Só tenho a agradecer pela confiança. Foram anos de muita luta, muito trabalho, investimento na Atenção Básica, implantação de novas equipes. Participei da criação do Lacen, trouxemos o Programa Melhor em Casa, participei das ampliações do Hospital, da construção da enfermaria, do novo centro cirúrgico, da construção das UTIs, da ampliação dos serviços e de novas modalidades de atendimento. Enfim, pra mim é motivo de muito orgulho servir a minha cidade”, declarou. O secretário fez questão de agradecer a sua equipe de trabalho e ao prefeito por oferecer as melhores condições para desenvolvimento das atividades em saúde. “Somos referência não só para Brumado, mas para os 21 municípios da região e para uma população de cerca de 440 mil habitantes. Para os próximos 4 anos, os planos já estão muito bem traçados. A vontade e a garra continuam tão fortes como há dez anos atrás”, garantiu. 

05 Jan 2021 - 07:00h

Nomeado novo secretário de educação de Brumado, João Nolasco disse ao site Achei Sudoeste que terá um grande desafio pela frente. “Quando recebi esse convite, fui bem claro com o prefeito a respeito das minhas dificuldades. Somos encorajados quando temos pessoas para nos assessorar e conduzir. Na administração e no financeiro, eu me saí muito bem. Na pedagogia, não tenho conhecimento, não vou negar, mas vou buscar pessoas para me auxiliar para dar continuidade ao trabalho”, declarou. Questionado sobre o retorno das aulas presenciais no dia 11 deste mês (veja aqui), Nolasco garantiu que a questão está sendo muito bem trabalhada com o Conselho Municipal de Educação e a Promotoria Pública. “Já está tudo bem adiantado. Combinamos que sou o secretário, mas Ednéia (Ataíde), o professor Adriano e os demais da secretaria vão estar juntos comigo até que a gente possa seguir com essa locomotiva sozinho”, pontuou.

05 Jan 2021 - 00:00h

O país vive uma segunda onda da Covid-19, o novo coronavírus e muitos governadores e prefeitos estão decretando diversas restrições para conter a proliferação da doença. Em Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) garantiu que não irá retroceder nos decretos de flexibilização e que o comércio se manterá aberto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele frisou que o município de Brumado continuará pioneiro nesse sentido. “Entendo que essa segunda onda não pega. Não pegou em Manaus, não pegou nas cidades litorâneas do Rio de Janeiro e não vai pegar muito menos aqui. Não vamos inviabilizar a economia e as indústrias. Brincadeira tem hora”, ironizou. Para o gestor, a economia precisa se manter ativa para que os impactos da pandemia não sejam tão destrutivos para a cidade. “A construção civil é o maior sintoma de uma economia. Se não tivéssemos construindo não estava circulando riqueza, ninguém estava apostando no futuro”, pontuou.