Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2021
fechar

Caetité registra nono óbito em decorrência do coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No boletim epidemiológico publicado na noite desta segunda-feira (25), a Secretaria de Saúde de Caetité, a 100 km de Brumado, informou o nono óbito em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19. A prefeitura não divulgou maiores detalhes sobre o paciente. O município também registrou 24 novos casos da doença. 38 pacientes estão com o vírus ativo e 99 pessoas aguardam resultados. 05 pacientes estão internados.

Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid-19 é achado em estrada no oeste da Bahia Foto: Reprodução/G1

Um caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid-19 foi encontrado em uma estrada que liga as cidades de Correntina e São Desidério, no oeste da Bahia. O caso aconteceu no sábado (23). A prefeitura de Correntina informou que o caixão era transportado em um carro funerário, caiu quando o veículo passava pela estrada, e o motorista do carro funerário não percebeu a situação. O corpo foi encontrado por algumas pessoas que estavam no local. A população pegou o número de telefone da funerária, que estava em um papel preso no caixão, e ligou para o estabelecimento. O corpo tinha identificação por nome, foto e uma etiqueta de identificação do Hospital Geral do Oeste, que fica em Barreiras, a cerca de 166 km de Correntina. Ainda segundo informações da prefeitura de Correntina, a identificação é de Misael Vieira da Silva. O corpo que estava vedado com um plástico tinha uma identificação sobre risco onde estava escrito: “risco biológico classe III Covid-19”. Apesar do aviso, não há confirmação se o homem morreu vítima de complicações do coronavírus. De acordo com o órgão municipal, os funcionários da funerária acionaram a equipe que fazia o transporte, que voltou ao local e pegou o caixão. Em nota enviada ao G1, o Hospital Geral do Oeste confirmou que o corpo do paciente foi retirado da unidade de saúde e informou que questões como contratação de funerária encarregada de realizar o transporte do corpo, velório e sepultamento são de responsabilidade da família.

Coelba desativa gatos em ação de varredura no município de Aracatu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Mais uma ação de combate ao furto de energia elétrica foi realizada pela Coelba, desta vez, no município de Aracatu, a 36km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, entre os dias 18 e 19 de janeiro, técnicos da concessionária inspecionaram 35 localidades no centro da cidade e na zona rural de Piabinha. No total, foram identificadas seis irregularidades, sendo duas fraudes, fruto de manipulação em medidores. As unidades inspecionadas nesta ação de varredura foram identificadas após análise de softwares próprios da concessionária e de equipamentos inteligentes instalados na rede elétrica. Segundo a Coelba, o furto de energia representa risco de acidentes graves à população, além disso a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia. Vale ressaltar que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e a pena para o responsável pela prática ilegal pode chegar a oito anos de reclusão. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.  

Malhada de Pedras: Profissionais da saúde recebem primeiras doses da Coronavac e AstraZeneca Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, deu início à vacinação dos profissionais de saúde a partir do recebimento das primeiras doses da Coronavac e AstraZeneca. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cleyderson Aguiar Caetano, informou que, assim que todos os profissionais de saúde forem imunizados, os idosos com mais de 65 anos começarão a ser vacinados. Até o momento, o município recebeu 81 doses da Coronavac e 70 doses da AstraZeneca – estas últimas chegaram nesta segunda-feira (25) na cidade. “Já estamos terminando a vacinação dos profissionais de saúde para começar os idosos”, adiantou.

Faustão vai deixar a Globo no fim de 2021 Foto: Reprodução/TV Globo

Amigo pessoal de Fausto Silva, o colunista do R7 Flavio Ricco acaba de anunciar que o maior apresentador da TV Globo não renovará contrato, vigente até o fim deste ano, com a emissora. Dessa forma, o Domingão do Faustão encerrará em dezembro, após quase 31 anos no ar ininterruptamente. A marca Domingão pode continuar. A TV Globo ainda analisa o assunto, mas a saída do apresentador é dada como certa por Ricco. O mais surpreendente é que o colunista não associa a saída de Fausto à aposentadoria. Ele afirma que Silva conversará com outras emissoras e examinará propostas – sinal claro de que a decisão foi após um desacordo na renovação. É sabido no mercado que os supersalários de apresentadores de TV foram reduzidos drasticamente ano passado, durante a pandemia e a crise avassaladora das TVs.

531 brumadenses são vacinados contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), 531 pessoas, sendo 504 profissionais da saúde e 27 idosos institucionalizados, já foram vacinados contra a Covid-19. O processo de imunização na cidade foi iniciado na última terça-feira (19). A Bahia contabiliza, até o momento, 84.177 doses aplicadas. Esse número corresponde aos dados enviados por 417 municípios até às 17h de segunda-feira (25). Deste total de imunizados, 74.606 são profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à doença. Outras 4929 doses foram aplicadas em idosos institucionalizados, 4308 em indígenas aldeados e 334 em pessoas com deficiência.

Motociclista morre após ser atingido por motorista que dirigia alcoolizado em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um motociclista morreu após ser atingido por um carro que trafegava na contramão em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na noite de domingo (24). O caso aconteceu na Avenida Laura Nunes, no bairro de Boa Vista. De acordo com a polícia, a vítima, que não teve identidade revelada, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Ainda segundo a polícia, o motorista que causou o acidente fugiu sem prestar socorro à vítima. No entanto, os policiais conseguiram identificar e localizar o suspeito em uma casa no mesmo bairro. Segundo o G1, o suspeito precisou passar pelo teste do bafômetro, que acusou ingestão de álcool. Segundo a polícia, o homem foi preso e confessou que havia ingerido bebida alcoólica pouco antes do acidente. Ele foi encaminhado para o conjunto penal de Vitória da Conquista e à disposição da Justiça.

Pessoas que furarem a fila de vacinação serão processadas na Bahia, diz Sesab Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem orientado as prefeituras e gestores de unidades de saúde da rede privada para que as vacinas sejam aplicadas nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19.  O secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, diz que “é preciso que cada hospital tenha o cuidado necessário”. Quanto às pessoas que porventura furarem a fila dos grupos prioritários da vacinação, ele afirma que “todos que forem identificados terão os nomes enviados ao Ministério Público e, se forem servidores estaduais, serão alvos de processos administrativos”. 

Bahia recebeu cerca de 54600 doses da vacina Coronavac nesta segunda-feira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

54600 doses da vacina Coronavac chegaram à Bahia no final da tarde desta segunda-feira (25). O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, acredita que, a partir de agora, o estado tenha uma distribuição regular das doses, mas ainda em quantidade insuficiente para vacinar toda a população. Ele também afirma que a Secretaria da Saúde do Estado fará o monitoramento dos diferentes tipos de vacinas, pois existem características específicas em algumas delas.

46ª CIPM emprega logística para segurança e escolta das vacinas na região de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) montou uma logística especial para escolta das vacinas que estão chegando à região de Livramento de Nossa Senhora. Ao Achei Sudoeste, a Major Cleise Costa, comandante da companhia, informou que a 46ª CIPM atende a dois polos centrais de saúde, fazendo a escolta do transporte das vacinas para os municípios de abrangência. “Quando as vacinas aterrissam em vias de pouso, começa a nossa operação: que é a de assegurar a recepção, escolta e entrega das vacinas às secretarias municipais de saúde. A operação envolve uma logística grande, inclusive com atuação do setor de inteligência”, afirmou.

Vitória da Conquista: Herzem Gusmão tem quadro estável e evolui bem ao tratamento da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito licenciado de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira, (MDB), de 72 anos segue internado na Ala de Unidade Semi-Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sem previsão de alta. A esposa de Herzem, Luci Freire Gusmão acompanha o gestor no hospital. Na manhã deste domingo, 24, durante visita à Vila América, a prefeita em exercício Ana Sheila Lemos Andrade, (DEM), disse que “o prefeito está ótimo!”. “Ontem mesmo eu liguei lá para São Paulo, falei com Dona Luci, eles estão muito otimistas com a evolução e acredita que logo, em breve ele vai estar em Vitória da Conquista para continuar o tratamento aqui”, garantiu.

Casos subnotificados atrapalham acompanhamento real do contágio da Covid-19 em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Malhada de Pedras, Cleyderson Aguiar Caetano, destacou que o município encontra-se com a taxa de contaminação da Covid-19 controlada. “Embora a gente saiba que muitos pacientes não procuram a unidade de referência. Muitos casos são subnotificados. Temos procurado dar o encaminhamento da melhor forma para que todos sejam bem atendidos”, pontuou. Caetano chamou a atenção para o fato de que muitas pessoas ainda não têm ideia da real gravidade do problema e, por isso, não reportam a doença à secretaria. A situação, segundo ele, acaba atrapalhando o acompanhamento real das taxas de contágio da Covid-19 em Malhada de Pedras. “Do ponto de vista das notificações, os casos estão controlados”, reiterou.

Brumado: Secretário garante transparência e enviará lista de vacinados contra coronavírus para vereador e MP Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Rubens Araújo (Podemos) solicitou da secretaria de saúde de Brumado a relação dos nomes dos profissionais de saúde vacinados com a primeira dose da Coronavac (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que encarou o pedido com muita tranquilidade. “Trabalhamos com muita transparência e seriedade em tudo que realizamos dentro da secretaria municipal de saúde. Assim que concluirmos, estarei encaminhando essa lista pra ele, com cópia para o Ministério Público (MP). Temos compromisso com a população brumadense”, declarou.

Brumado: Servidores do Hospital Magalhães Neto são vacinados com a Coronavac e a AstraZeneca Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A vacinação dos servidores do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto continua nesta segunda-feira (25). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora da unidade, Lucidalva Bonfim, explicou que como alguns funcionários trabalham em regime de plantão, a vacinação teve de ser dividida em etapas. “Hoje a gente finaliza. Acredito que, com as novas vacinas e pelo volume que falta, dará pra contemplar todo mundo”, afirmou. Bonfim disse que os servidores serão imunizados com as doses da Coronavac e da AstraZeneca, que chegaram ao município através do Governo Federal. “A vacina foi muito esperada e bem recebida. Estamos trabalhando mais tranquilos e com mais segurança. A população também está mais tranquila em nos procurar”, avaliou.

Brumado confirma 27 novos casos de coronavírus nas últimas 24h

Nesta segunda-feira, 25 de janeiro, o município de Brumado registra 4296 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12297. Entre os diagnósticos: 3 internações, 47 óbitos, 282 pacientes em tratamento e 3963 recuperados. No momento, 65 ainda aguardam resultado laboratorial e 7306 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Coronavírus: 1600 doses do imunizante Oxford chegam à região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 16h deste domingo (24), 1600 doses da vacina da Oxford chegaram no aeroporto Sócrates Mariane Bitencourt, em Brumado. Sob escolta da polícia militar, a carga seguiu até a Base Regional de Saúde. Na manhã desta segunda-feira (25), as doses foram distribuídas e encaminhadas para as cidades circunvizinhas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, informou que o município de Brumado recebeu 510 doses. “Vamos seguir o mesmo protocolo realizado anteriormente, sendo priorizada a aplicação em trabalhadores da saúde que têm contato direto com pacientes de Covid-19. Priorizamos o Lacen, o Samu 192, a UPA (Centro de Atendimento Covid), também já fizemos boa parte do Hospital Municipal e da Atenção Básica. Agora vamos concluir e partir para outras instituições, como laboratórios privados que fazem os exames de coronavírus, as clínicas que fazem as tomografias de pacientes infectados. Enfim, seguiremos o protocolo estabelecido pelo Governo Federal e Estadual atendendo as pessoas com maior grau de exposição ao vírus”, salientou.

 Candeias: Vereador Júnior da CCA é morto a tiros no bairro do Sarandi Foto: Reprodução/Instagram

Um vereador do município de Candeias, André Luiz Ferreira de Araújo, morreu após ser atingido por tiros, na noite desse domingo (24). Júnior CCA (PP), como era mais conhecido, estava em um bar próximo à sua residência, na cidade, quando o crime aconteceu. A prefeitura de Candeias relatou que um grupo de homens já chegou ao local atirando, o que atingiu ainda outras cinco pessoas que estão feridas. Uma delas é a esposa de Júnior. Ainda não se sabe se o vereador era o alvo dos criminosos nem a motivação do crime. Com uma nota de pesar nas redes sociais, a gestão municipal contou que Júnior, vereador de primeiro mandato, tinha apenas 38 anos. “A cidade perde um líder político, que tinha em seu perfil a juventude, o caráter, a coragem e a busca incessante pelo bem estar da população candeense”, diz um trecho do texto. A prefeitura decretou luto oficial de três dias pela morte do vereador.

Caetité: PM realiza operação em distrito rural para coibir eventos de perturbação do sossego público Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A 94ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), de Caetité, a 100 km de Brumado, realizou uma operação policial na noite do último sábado (23), no distrito de Pajeú do Vento, para coibir a utilização de som automotivo em bares e eventos. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, na oportunidade, as guarnições encontraram diversas pessoas e veículos obstruindo uma das ruas da localidade com carros de som e motos. Após abordagem em todos os presentes, foram apreendidos dois carros de som, além de quatro motocicletas, duas delas com chassi adulterado. A ação da PM é o início de um ciclo de intervenções policiais nos distritos rurais da cidade, onde costumam ocorrer eventos dessa natureza.

Dono de empreiteira baiana delata entrega de dinheiro a Jaques Wagner Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O delator Mário Seabra Suarez, um dos donos da empreiteira baiana Mendes Pinto Engenharia (MPE), detalhou em depoimento à Justiça Federal, em Curitiba, prestado no final de 2020, a entrega de propina a Carlos Daltro, apontado como o “caixa do Jaques Wagner”, senador do PT que foi ministro da Casa Civil e governador da Bahia. As informações são do Portal Terra. O valor seria parte de um acerto de R$ 9,6 milhões de corrupção, no contrato de construção do prédio sede da Petrobras, em Salvador, assinado no fim do segundo mandato do ex-presidente Lula e véspera da eleição de Dilma Rousseff. O esquema envolveu as empreiteiras OAS e Odebrecht e dirigentes petistas da Petrobras e da Petros (fundo de pensão dos servidores da estatal) e é alvo de uma ação penal da Lava Jato, em fase final. “Os pagamentos ao PT Bahia, eles também não chegaram a ser os R$ 3,2 milhões (acordados), foi bem menos, e esses pagamentos foram feitos a uma pessoa chamada Carlos Daltro, é conhecido como caixa do Jaques Wagner”, afirmou o empresário, ao ser interrogado pelo juiz federal Luiz Antonio Bonat, titular da Operação Lava Jato, em Curitiba. Wagner nega. Suarez detalhou no depoimento prestado por videoconferência ao juiz da Lava Jato, em 25 de novembro de 2020, as entregas de valores feitas ao aliado de Wagner - o petista não é réu nessa ação penal. Seria uma pequena parte de um total de R$ 3,2 milhões, destinados ao “PT da Bahia”. “Eu, pessoalmente, cheguei a entregar duas vezes ao Carlos Daltro o valor de R$ 75 mil cada uma delas, uma delas, ele esteve no meu escritório e outra eu estive no escritório dele levando o dinheiro, R$ 75 mil”. No interrogatório, Suarez diz que os pagamentos ao PT da Bahia eram feitos pelo sócio Paulo Affonso Mendes Pinto, no Edifício Salvador Trade, onde ficava seu escritório. Réu no processo da Lava Jato, que está em fase final, Suarez fez acordo de delação premiada em 2019 e confessou que a Mendes Pinto fraudou a concorrência e foi contratada para gerenciar a construção do prédio, o Edifício Torre Pituba - que foi pago pela Petros e seria alugado para a Petrobras.

Falso policial civil, estelionatário é preso aplicando golpes em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (22), um indivíduo foi preso por aplicação de golpes no município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, o mesmo se apresentava como policial civil representante da Associação dos Profissionais de Polícia e Bombeiros Militares do Estado da Bahia (Aspol), presidida por um suposto policial militar que se identifica nos documentos da pessoa jurídica e panfletos. Em seguida, ele realizava a venda de um bingo/rifa tendo como prêmios uma motocicleta e um notebook, ainda inexistentes, sendo os valores arrecadados direcionados para crédito, supostamente, dessa mesma associação. Na delegacia de polícia territorial, após consulta, a polícia identificou duas situações de estelionato em seu desfavor, no estado do Piauí. Questionado, o suspeito afirmou não possuir qualquer identificação policial, tampouco houve confirmação de efetiva existência da associação mencionada. O mesmo segue custodiado, à disposição da justiça.

Ação policial encontra 450 mil pés de maconha no norte da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Oito plantações que juntas somam cerca de 450 mil pés de maconha foram encontradas pela polícia, na zona rural da cidade de Curaçá, norte da Bahia, duração ação que começou na quarta (20) e terminou na sexta-feira (22). Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a droga encontrada pesa cerca de 148 toneladas. O caso ocorreu oito dias após a polícia achar, na mesma cidade, uma plantação com mais de 100 mil pés da erva. Ainda de acordo com a SSP-BA, durante os três dias de ação, equipes da 45ª CIPM (Curaçá) e da Cipe Caatinga realizaram varreduras em uma região denominada Ilha das Araras. Com o auxílio de denúncias anônimas, além de viaturas quatro rodas e barcos, as plantações foram localizadas e, posteriormente, destruídas.

Brumado: Médico que atuava na linha de frente no combate à pandemia morre de coronavírus Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O médico brumadense Sizóstenes Lívio Cunha de Almeida, 44 anos, que atuava na linha de frente no combate à pandemia, morreu vítima da Covid-19 na manhã desta segunda-feira (25). A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo fisioterapeuta Tito Almeida, que é irmão de Lívio. Segundo Tito, a infecção pulmonar se agravou, causando infecção generalizada. “A saturação de oxigênio caiu e, infelizmente, agora pela manhã ele faleceu. É muito difícil. Faleceu lutando contra a Covid-19, esse era o propósito de sua vida”, relatou. O médico completou 44 anos enquanto estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Vitória da Conquista.

Com decreto municipal favorável, circo volta a apresentar espetáculo em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o Decreto nº 5.380, a prefeitura de Brumado estabeleceu o protocolo de segurança para reabertura das atividades circenses e de cinema na cidade. Diante da medida, o circo Nitro já está instalado no município para retomar as suas apresentações. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Amanda Moura, que faz parte da equipe administrativa do circo, explicou que as atividades circenses poderão ser retomadas com 60% de sua capacidade. “Estamos seguindo todo protocolo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além das determinações da prefeitura. Sabemos como trabalhar certinho para não violar o decreto e conter o coronavírus. Também precisamos da conscientização das pessoas”, declarou. 

Com decreto municipal favorável, circo volta a apresentar espetáculo em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moura salientou que, até a vigência do decreto, o Nitro atenderá, no máximo, a 160 pessoas por espetáculo a fim de poder cumprir a determinação do distanciamento social. O circo permaneceu por 8 meses com as atividades suspensas em virtude da pandemia. Nesse período, a administradora frisou que os artistas se mantiveram através de doações. As apresentações recomeçam na última sexta-feira (22).

Carreta sai de pista, cai em barranco e pega fogo na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Uma carreta saiu da pista, caiu em uma área de barranco e pegou fogo, na manhã deste sábado (23), na BR-116, em trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O motorista do veículo ficou ferido. De acordo com informações da Polícia Rodoviária federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 6h30, na altura do Km-29, no Anel Viário de Vitória da Conquista. Ainda segundo a PRF, o motorista do caminhão teria freado evitar um acidente, perdeu o controle da direção da carreta e caiu com o veículo em uma área às margens da pista. Após isso, a carreta começou a pegar fogo. O motorista sofreu lesões leves e foi encaminhado ao Hospital Regional de Vitoria da Conquista. A pista precisou ser interditada por causa da fumaça no local e para retirada da carreta. Por volta das 10h, o trecho foi liberado em esquema “siga e pare”. Não há previsão de quando a rodovia será totalmente liberada.

Arquivo