Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2021"

26 Jan 2021 - 11:00h

Em Brumado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), 531 pessoas, sendo 504 profissionais da saúde e 27 idosos institucionalizados, já foram vacinados contra a Covid-19. O processo de imunização na cidade foi iniciado na última terça-feira (19). A Bahia contabiliza, até o momento, 84.177 doses aplicadas. Esse número corresponde aos dados enviados por 417 municípios até às 17h de segunda-feira (25). Deste total de imunizados, 74.606 são profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à doença. Outras 4929 doses foram aplicadas em idosos institucionalizados, 4308 em indígenas aldeados e 334 em pessoas com deficiência.

26 Jan 2021 - 10:30h

Um motociclista morreu após ser atingido por um carro que trafegava na contramão em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na noite de domingo (24). O caso aconteceu na Avenida Laura Nunes, no bairro de Boa Vista. De acordo com a polícia, a vítima, que não teve identidade revelada, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Ainda segundo a polícia, o motorista que causou o acidente fugiu sem prestar socorro à vítima. No entanto, os policiais conseguiram identificar e localizar o suspeito em uma casa no mesmo bairro. Segundo o G1, o suspeito precisou passar pelo teste do bafômetro, que acusou ingestão de álcool. Segundo a polícia, o homem foi preso e confessou que havia ingerido bebida alcoólica pouco antes do acidente. Ele foi encaminhado para o conjunto penal de Vitória da Conquista e à disposição da Justiça.

26 Jan 2021 - 10:00h

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem orientado as prefeituras e gestores de unidades de saúde da rede privada para que as vacinas sejam aplicadas nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19.  O secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, diz que “é preciso que cada hospital tenha o cuidado necessário”. Quanto às pessoas que porventura furarem a fila dos grupos prioritários da vacinação, ele afirma que “todos que forem identificados terão os nomes enviados ao Ministério Público e, se forem servidores estaduais, serão alvos de processos administrativos”. 

26 Jan 2021 - 09:30h

54600 doses da vacina Coronavac chegaram à Bahia no final da tarde desta segunda-feira (25). O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, acredita que, a partir de agora, o estado tenha uma distribuição regular das doses, mas ainda em quantidade insuficiente para vacinar toda a população. Ele também afirma que a Secretaria da Saúde do Estado fará o monitoramento dos diferentes tipos de vacinas, pois existem características específicas em algumas delas.

26 Jan 2021 - 09:00h

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) montou uma logística especial para escolta das vacinas que estão chegando à região de Livramento de Nossa Senhora. Ao Achei Sudoeste, a Major Cleise Costa, comandante da companhia, informou que a 46ª CIPM atende a dois polos centrais de saúde, fazendo a escolta do transporte das vacinas para os municípios de abrangência. “Quando as vacinas aterrissam em vias de pouso, começa a nossa operação: que é a de assegurar a recepção, escolta e entrega das vacinas às secretarias municipais de saúde. A operação envolve uma logística grande, inclusive com atuação do setor de inteligência”, afirmou.

26 Jan 2021 - 08:30h

O prefeito licenciado de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira, (MDB), de 72 anos segue internado na Ala de Unidade Semi-Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sem previsão de alta. A esposa de Herzem, Luci Freire Gusmão acompanha o gestor no hospital. Na manhã deste domingo, 24, durante visita à Vila América, a prefeita em exercício Ana Sheila Lemos Andrade, (DEM), disse que “o prefeito está ótimo!”. “Ontem mesmo eu liguei lá para São Paulo, falei com Dona Luci, eles estão muito otimistas com a evolução e acredita que logo, em breve ele vai estar em Vitória da Conquista para continuar o tratamento aqui”, garantiu.

26 Jan 2021 - 08:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Malhada de Pedras, Cleyderson Aguiar Caetano, destacou que o município encontra-se com a taxa de contaminação da Covid-19 controlada. “Embora a gente saiba que muitos pacientes não procuram a unidade de referência. Muitos casos são subnotificados. Temos procurado dar o encaminhamento da melhor forma para que todos sejam bem atendidos”, pontuou. Caetano chamou a atenção para o fato de que muitas pessoas ainda não têm ideia da real gravidade do problema e, por isso, não reportam a doença à secretaria. A situação, segundo ele, acaba atrapalhando o acompanhamento real das taxas de contágio da Covid-19 em Malhada de Pedras. “Do ponto de vista das notificações, os casos estão controlados”, reiterou.

26 Jan 2021 - 07:00h

O vereador Rubens Araújo (Podemos) solicitou da secretaria de saúde de Brumado a relação dos nomes dos profissionais de saúde vacinados com a primeira dose da Coronavac (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que encarou o pedido com muita tranquilidade. “Trabalhamos com muita transparência e seriedade em tudo que realizamos dentro da secretaria municipal de saúde. Assim que concluirmos, estarei encaminhando essa lista pra ele, com cópia para o Ministério Público (MP). Temos compromisso com a população brumadense”, declarou.

26 Jan 2021 - 00:00h

A vacinação dos servidores do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto continua nesta segunda-feira (25). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora da unidade, Lucidalva Bonfim, explicou que como alguns funcionários trabalham em regime de plantão, a vacinação teve de ser dividida em etapas. “Hoje a gente finaliza. Acredito que, com as novas vacinas e pelo volume que falta, dará pra contemplar todo mundo”, afirmou. Bonfim disse que os servidores serão imunizados com as doses da Coronavac e da AstraZeneca, que chegaram ao município através do Governo Federal. “A vacina foi muito esperada e bem recebida. Estamos trabalhando mais tranquilos e com mais segurança. A população também está mais tranquila em nos procurar”, avaliou.

25 Jan 2021 - 19:57h

Nesta segunda-feira, 25 de janeiro, o município de Brumado registra 4296 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12297. Entre os diagnósticos: 3 internações, 47 óbitos, 282 pacientes em tratamento e 3963 recuperados. No momento, 65 ainda aguardam resultado laboratorial e 7306 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

25 Jan 2021 - 16:00h

Por volta de 16h deste domingo (24), 1600 doses da vacina da Oxford chegaram no aeroporto Sócrates Mariane Bitencourt, em Brumado. Sob escolta da polícia militar, a carga seguiu até a Base Regional de Saúde. Na manhã desta segunda-feira (25), as doses foram distribuídas e encaminhadas para as cidades circunvizinhas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, informou que o município de Brumado recebeu 510 doses. “Vamos seguir o mesmo protocolo realizado anteriormente, sendo priorizada a aplicação em trabalhadores da saúde que têm contato direto com pacientes de Covid-19. Priorizamos o Lacen, o Samu 192, a UPA (Centro de Atendimento Covid), também já fizemos boa parte do Hospital Municipal e da Atenção Básica. Agora vamos concluir e partir para outras instituições, como laboratórios privados que fazem os exames de coronavírus, as clínicas que fazem as tomografias de pacientes infectados. Enfim, seguiremos o protocolo estabelecido pelo Governo Federal e Estadual atendendo as pessoas com maior grau de exposição ao vírus”, salientou.

25 Jan 2021 - 15:30h

Um vereador do município de Candeias, André Luiz Ferreira de Araújo, morreu após ser atingido por tiros, na noite desse domingo (24). Júnior CCA (PP), como era mais conhecido, estava em um bar próximo à sua residência, na cidade, quando o crime aconteceu. A prefeitura de Candeias relatou que um grupo de homens já chegou ao local atirando, o que atingiu ainda outras cinco pessoas que estão feridas. Uma delas é a esposa de Júnior. Ainda não se sabe se o vereador era o alvo dos criminosos nem a motivação do crime. Com uma nota de pesar nas redes sociais, a gestão municipal contou que Júnior, vereador de primeiro mandato, tinha apenas 38 anos. “A cidade perde um líder político, que tinha em seu perfil a juventude, o caráter, a coragem e a busca incessante pelo bem estar da população candeense”, diz um trecho do texto. A prefeitura decretou luto oficial de três dias pela morte do vereador.

25 Jan 2021 - 15:00h

A 94ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), de Caetité, a 100 km de Brumado, realizou uma operação policial na noite do último sábado (23), no distrito de Pajeú do Vento, para coibir a utilização de som automotivo em bares e eventos. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, na oportunidade, as guarnições encontraram diversas pessoas e veículos obstruindo uma das ruas da localidade com carros de som e motos. Após abordagem em todos os presentes, foram apreendidos dois carros de som, além de quatro motocicletas, duas delas com chassi adulterado. A ação da PM é o início de um ciclo de intervenções policiais nos distritos rurais da cidade, onde costumam ocorrer eventos dessa natureza.

25 Jan 2021 - 14:30h

O delator Mário Seabra Suarez, um dos donos da empreiteira baiana Mendes Pinto Engenharia (MPE), detalhou em depoimento à Justiça Federal, em Curitiba, prestado no final de 2020, a entrega de propina a Carlos Daltro, apontado como o “caixa do Jaques Wagner”, senador do PT que foi ministro da Casa Civil e governador da Bahia. As informações são do Portal Terra. O valor seria parte de um acerto de R$ 9,6 milhões de corrupção, no contrato de construção do prédio sede da Petrobras, em Salvador, assinado no fim do segundo mandato do ex-presidente Lula e véspera da eleição de Dilma Rousseff. O esquema envolveu as empreiteiras OAS e Odebrecht e dirigentes petistas da Petrobras e da Petros (fundo de pensão dos servidores da estatal) e é alvo de uma ação penal da Lava Jato, em fase final. “Os pagamentos ao PT Bahia, eles também não chegaram a ser os R$ 3,2 milhões (acordados), foi bem menos, e esses pagamentos foram feitos a uma pessoa chamada Carlos Daltro, é conhecido como caixa do Jaques Wagner”, afirmou o empresário, ao ser interrogado pelo juiz federal Luiz Antonio Bonat, titular da Operação Lava Jato, em Curitiba. Wagner nega. Suarez detalhou no depoimento prestado por videoconferência ao juiz da Lava Jato, em 25 de novembro de 2020, as entregas de valores feitas ao aliado de Wagner - o petista não é réu nessa ação penal. Seria uma pequena parte de um total de R$ 3,2 milhões, destinados ao “PT da Bahia”. “Eu, pessoalmente, cheguei a entregar duas vezes ao Carlos Daltro o valor de R$ 75 mil cada uma delas, uma delas, ele esteve no meu escritório e outra eu estive no escritório dele levando o dinheiro, R$ 75 mil”. No interrogatório, Suarez diz que os pagamentos ao PT da Bahia eram feitos pelo sócio Paulo Affonso Mendes Pinto, no Edifício Salvador Trade, onde ficava seu escritório. Réu no processo da Lava Jato, que está em fase final, Suarez fez acordo de delação premiada em 2019 e confessou que a Mendes Pinto fraudou a concorrência e foi contratada para gerenciar a construção do prédio, o Edifício Torre Pituba - que foi pago pela Petros e seria alugado para a Petrobras.

25 Jan 2021 - 14:00h

Na última sexta-feira (22), um indivíduo foi preso por aplicação de golpes no município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, o mesmo se apresentava como policial civil representante da Associação dos Profissionais de Polícia e Bombeiros Militares do Estado da Bahia (Aspol), presidida por um suposto policial militar que se identifica nos documentos da pessoa jurídica e panfletos. Em seguida, ele realizava a venda de um bingo/rifa tendo como prêmios uma motocicleta e um notebook, ainda inexistentes, sendo os valores arrecadados direcionados para crédito, supostamente, dessa mesma associação. Na delegacia de polícia territorial, após consulta, a polícia identificou duas situações de estelionato em seu desfavor, no estado do Piauí. Questionado, o suspeito afirmou não possuir qualquer identificação policial, tampouco houve confirmação de efetiva existência da associação mencionada. O mesmo segue custodiado, à disposição da justiça.

25 Jan 2021 - 13:30h

Oito plantações que juntas somam cerca de 450 mil pés de maconha foram encontradas pela polícia, na zona rural da cidade de Curaçá, norte da Bahia, duração ação que começou na quarta (20) e terminou na sexta-feira (22). Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a droga encontrada pesa cerca de 148 toneladas. O caso ocorreu oito dias após a polícia achar, na mesma cidade, uma plantação com mais de 100 mil pés da erva. Ainda de acordo com a SSP-BA, durante os três dias de ação, equipes da 45ª CIPM (Curaçá) e da Cipe Caatinga realizaram varreduras em uma região denominada Ilha das Araras. Com o auxílio de denúncias anônimas, além de viaturas quatro rodas e barcos, as plantações foram localizadas e, posteriormente, destruídas.

25 Jan 2021 - 13:00h

O médico brumadense Sizóstenes Lívio Cunha de Almeida, 44 anos, que atuava na linha de frente no combate à pandemia, morreu vítima da Covid-19 na manhã desta segunda-feira (25). A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo fisioterapeuta Tito Almeida, que é irmão de Lívio. Segundo Tito, a infecção pulmonar se agravou, causando infecção generalizada. “A saturação de oxigênio caiu e, infelizmente, agora pela manhã ele faleceu. É muito difícil. Faleceu lutando contra a Covid-19, esse era o propósito de sua vida”, relatou. O médico completou 44 anos enquanto estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Vitória da Conquista.

25 Jan 2021 - 12:00h

Com o Decreto nº 5.380, a prefeitura de Brumado estabeleceu o protocolo de segurança para reabertura das atividades circenses e de cinema na cidade. Diante da medida, o circo Nitro já está instalado no município para retomar as suas apresentações. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Amanda Moura, que faz parte da equipe administrativa do circo, explicou que as atividades circenses poderão ser retomadas com 60% de sua capacidade. “Estamos seguindo todo protocolo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além das determinações da prefeitura. Sabemos como trabalhar certinho para não violar o decreto e conter o coronavírus. Também precisamos da conscientização das pessoas”, declarou. 

Moura salientou que, até a vigência do decreto, o Nitro atenderá, no máximo, a 160 pessoas por espetáculo a fim de poder cumprir a determinação do distanciamento social. O circo permaneceu por 8 meses com as atividades suspensas em virtude da pandemia. Nesse período, a administradora frisou que os artistas se mantiveram através de doações. As apresentações recomeçam na última sexta-feira (22).

25 Jan 2021 - 11:30h

Uma carreta saiu da pista, caiu em uma área de barranco e pegou fogo, na manhã deste sábado (23), na BR-116, em trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O motorista do veículo ficou ferido. De acordo com informações da Polícia Rodoviária federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 6h30, na altura do Km-29, no Anel Viário de Vitória da Conquista. Ainda segundo a PRF, o motorista do caminhão teria freado evitar um acidente, perdeu o controle da direção da carreta e caiu com o veículo em uma área às margens da pista. Após isso, a carreta começou a pegar fogo. O motorista sofreu lesões leves e foi encaminhado ao Hospital Regional de Vitoria da Conquista. A pista precisou ser interditada por causa da fumaça no local e para retirada da carreta. Por volta das 10h, o trecho foi liberado em esquema “siga e pare”. Não há previsão de quando a rodovia será totalmente liberada.