Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2014
fechar

Brumado: Genivaldo Guimarães convoca população a exigir defensores públicos e mais juízes De acordo com o magistrado, o povo tem que se mobilizar, exigir, não é pedir, é exigir providências. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Diante da ausência da unidade da Defensoria Pública Estadual (DPE), em Brumado, muitas pessoas estão se valendo da representação de um advogado que presta serviço à prefeitura do município e atua como defensor público em causas judiciais. No entanto, segundo a lei, o estado tem obrigação de oferecer aos cidadãos o direito à justiça. Nesse sentido, uma comissão foi formada no município no intuito de conseguir a reinstalação da defensoria na cidade. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o juiz Genivaldo Alves Guimarães disse que o município necessita do órgão, o qual atendia a grande demanda da população de baixa renda. O magistrado declarou que não tem conhecimento do arquivamento de processos na comarca, mas reforçou que a população está sendo prejudicada com a ausência da DPE. Para Guimarães, está faltando mais apoio das autoridades parlamentares que foram votadas no município. “Comparo com Vitória da Conquista que tem vários defensores enquanto Brumado não possui nenhum. O município como um todo necessita de maior atenção por parte das autoridades, governo, deputados escolhidos pelo povo para representá-lo. O povo está sofrendo com a falta de defensores”, afirmou o juiz. Genivaldo também destacou que a comarca local é carente de mais juízes. “Existe uma lei de organização judiciária que prevê seis juízes para Brumado, mas temos apenas dois e ainda temos de auxiliar em outras comarcas. Não sei exatamente o motivo, mas determinadas autoridades não estão cumprindo seu papel, não estão agindo, nem solucionando os problemas que afligem os jurisdicionados da comarca local, que é composta de três municípios. Destaco que é dever do Estado providenciar assistência jurídica às pessoas necessitadas, bem como solucionar a tendência relativa ao baixo número de magistrados para atuar em comarca com elevado número de processos. Acrescento que os deputados podem e devem adotar as medidas pertinentes, junto a Assembleia Legislativa e ao governo baiano, para a solução dessa crise”, avaliou o magistrado, alegando que a prestação jurisdicional, assim como a saúde e a educação, é relevante para a população. Por fim, o juiz disse que a população precisa exigir e cobrar pelos seus direitos. “O povo de Brumado tem que se mobilizar, exigir, não é pedir, é exigir providências. O povo votou e escolheu seus representantes, então o povo tem que cobrar dos mesmos o cumprimento dessa lei de acessibilidade à justiça”, concluiu Guimarães.

Squaresom aceita os cartões Minha Casa Melhor, Construcard e Móveis Card Tudo para facilitar a sua vida e ampliar o seu poder de compra.

A loja número 1 da cidade, a Squaresom têm uma super novidade para você. A loja está aceitando os cartões Minha Casa Melhor, Construcard e Móveis Card. Agora, além do crediário, você pode utilizar os cartões acima para parcelar as suas compras. Essa é a sua chance de mobiliar a sua casa nova com a maior variedade de móveis e eletrodomésticos com o melhor preço da cidade. Tudo para facilitar a sua vida e ampliar o seu poder de compra. Para mais informações, acesse o site www.minhacasamelhor.com.br. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422.

34ª CIPM: Major Berlink participa de culto em ação de graças pelo 189º aniversário da PM O evento realizado no auditório do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Vitória da Conquista também comemorou o 5º aniversário da 2ª CIPRV. (Foto: Divulgação).

Às 19h da última quinta-feira (13), um culto de Ação de Graças pelo 189º aniversário da Polícia Militar da Bahia foi realizado no auditório do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Vitória da Conquista. Na ocasião, também foi comemorado o 5º aniversário da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRV). Aberto ao público, o evento foi promovido pelo Núcleo de Policiais Militares Evangélicos. O Major Sílvio Berlink, comandante da 34 ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), prestigiou a celebração. Além dele, estiveram presentes o comandante do 9º BPM e ex-comandantes da companhia, que foram homenageados pelo comandante atual, o Major José Andrade Souza Júnior.

Guanambi: 17º Batalhão faz simulação de operações de choque O treinamento foi realizado no Parque de Exposições da cidade. (Foto: Divulgação/17º BPM).

Em Guanambi, o 17º Batalhão de Polícia Militar realizou nesta sexta-feira (14), no Parque de Exposições, uma simulação de Operações de Choque. O evento teve por objetivo oferecer aos oficiais uma oportunidade de apreender e rever conceitos de Gerenciamento de Crises e Negociação, Agentes Químicos e Impacto Controlado, Operações de Choque e Intervenção em Estabelecimentos Prisionais. Segundo informou a Polícia Militar ao site Brumado Notícias, a simulação fez parte de uma série de instruções voltadas para os policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO). No total, foram duas semanas de instrução e aproximadamente 60 horas/aulas. Para o Tenente Lucas Viveiros, Subcomandante da CETO, esse tipo de instrução é fundamental para que o policial militar esteja preparado para as adversidades da profissão. O Major Ricardo Medeiros Santo, Comandante do 17º BPM, reforçou que com um policial educado, bem instruído, consciente dos seus deveres e de suas possibilidades, a população ganha mais qualidade na prestação do serviço. O objetivo, segundo a polícia, é tornar este tipo de instrução permanente.

Coribe: Prefeito deve recolher propaganda antecipada em 48 horas Manuel Rocha (PR), filho do deputado José Rocha, estava fazendo propaganda antecipada através de outdoors espalhados em cidades do oeste baiano. (Foto: Divulgação).

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou que o prefeito da cidade de Coribe, Manuel Rocha (PR), tem 48 horas para retirar a propaganda eleitoral antecipada dos municípios de Santa Maria da Vitória e Correntina, no oeste baiano. O pedido liminar foi feito pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) e acatado pelo TRE-BA, que fixou multa no valor de mil reais caso a determinação não seja atendida. Autor da representação, o procurador José Alfredo disse que o prefeito estava fazendo propaganda antecipada através de outdoors espalhados nas cidades. O gestor é filho do deputado federal José Rocha (PR).

Up! chega a Brumado em grande estilo O lançamento do veículo na cidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (14). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Vários clientes da concessionária Brumauto compareceram ao local nesta sexta-feira (14) para conhecer o lançamento do ano: o Up!, o carro mais econômico e seguro da categoria. O veículo já se encontra na concessionária para exposição e apreciação dos interessados. O lançamento da Volkswagen oferece aos consumidores excelente relação custo-benefício e valores reduzidos de reparo, sem, no entanto, abrir mão da qualidade, robustez e segurança. Neste final de semana - sexta, sábado e domingo -, acontece na Brumauto um Mega Feirão em comemoração ao lançamento do carro. Além do utilitário, vários outros modelos da marca serão comercializados com taxas de financiamento especiais. Aproveite a ocasião e faça um Best Drive no Up!. A Brumauto fica localizada na Avenida Centenário, 893. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Guanambi: Ivana Bastos convida lideranças para elaboração do Programa de Governo Participativo O evento reunirá mais de 20 municípios e será realizado às 9h, no Clube de Campo da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) estará no município de Guanambi no próximo domingo (16) para participar de evento realizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), durante o qual será debatido com a comunidade da região a construção do Programa de Governo Participativo. Os resultados da reunião serão apresentados ao pré-candidato ao governo do estado. O evento reunirá mais de 20 municípios e será realizado às 9h, no Clube de Campo de Guanambi. Estarão presentes na ocasião o pré-candidato ao Senado e ao Governo do Estado, Otto Alencar, o presidente do PSD na Bahia, e Rui Costa, atual secretário da Casa Civil, além de lideranças de diversos municípios. Para Bastos, o momento representa uma forma inovadora de construir as diretrizes de uma gestão, baseada nas necessidades coletadas por cada região e comunidade. “É muito mais democrático construir uma programa de governo a partir das sugestões dadas pelas pessoas que convivem com as dificuldades no dia a dia. Não se faz um bom governo sem conhecer as reais demandas da população”, disse a parlamentar.

Brumado: Ponte continua danificada desde acidente com ônibus O reparo é de responsabilidade da Novo Horizonte, mas com a demora a prefeitura irá fazer o conserto e encaminhar as despesas para a empresa. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A ponte na Avenida Coronel Santos, que liga o centro comercial ao Bairro São Félix e adjacências, em Brumado, continua com parte de sua estrutura danificada desde o acidente envolvendo um ônibus interestadual da empresa Novo Horizonte. Sem freio, o veículo arrastou um carro que colidiu contra a mureta de proteção da ponte. O acidente aconteceu no dia 25 de janeiro. Para evitar novos acidentes envolvendo transeuntes, a prefeitura colocou tapumes na parte danificada. A Secretaria Municipal de Infraestrutura explicou ao site Brumado Notícias que o reparo é de responsabilidade da empresa Novo Horizonte. Porém, como a mesma estaria demorando para executar a obra, a administração irá fazer o conserto e encaminhar as despesas para a empresa. A Secretaria adiantou que a recuperação da ponte será realizada antes do carnaval.

Brumado: Recapeamento asfáltico na Vereador Paulo Chaves As obras já estão em andamento e a via pública está recebendo uma novo asfalto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As obras de recuperação da Rua Rio de Contas, no Bairro Nobre, em Brumado já foram concluídas e agora a equipe da empreiteira contratada pela prefeitura concentra as ações na Rua Vereador Paulo Chaves, no Bairro Jardim Brasil. As obras de recuperação nas duas vias foram orçadas em R$ 130 mil. Em seguida, o setor de obras da administração começará o recapeamento da Avenida João Paulo I.

Brumado: Dnit faz recapeamento no anel rodoviário da BR-030 Máquinas e homens trabalham no intuito de completar o trecho do perímetro urbano do município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As obras de recapeamento da BR-030 estão em ritmo acelerado em Brumado. Máquinas e homens trabalham no intuito de completar o trecho do perímetro urbano do município. As obras estão concentradas na Avenida Centenário e no anel rodoviário, mas também irá abranger o centro comercial da cidade. Segundo informações da empreiteira que presta serviços ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a recuperação asfáltica será realizada no percurso entre as cidades de Brumado e Guanambi.

Brumado: Problemas elétricos provocam redução do abastecimento de água Enquanto o problema não é sanado, recomenda-se que a população economize água, consumindo de forma racional. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Através de comunicado, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que o volume de água será reduzido em alguns bairros de Brumado. A redução no fornecimento de água se deve, segundo a empresa, a constantes alterações no fornecimento de energia elétrica registradas nos últimos dias, as quais estão provocando quedas no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água I (ETA-1). A Embasa já acionou a concessionária distribuidora para reparos no fornecimento de energia elétrica. Enquanto o problema não é sanado, recomenda-se que a população economize água, consumindo de forma racional. O abastecimento deve ser normalizado gradativamente. Os bairro afetados são: São José, Santa Tereza, Feliciano Pereira Santos, Norberto Marinho, Jardim Brasil, Ginásio Industrial, Bairro das Flores, Novo Brumado, Nobre e parte do Centro.

Brumado: CDL acredita em crescimento de 35% na economia local com o carnaval O presidente da entidade, Manoel Messias, destacou que a festa sempre influencia positivamente no comércio com o aumento das vendas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O carnaval de Brumado acontece entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março. As expectativas são de crescimento para o comércio local. Em entrevista ao Brumado Notícias, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias, falou sobre o assunto. Para ele, a festa sempre influencia positivamente no comércio com o aumento das vendas. Neste ano, segundo Messias, a expectativa é de que haja entre 30% e 35% de aumento das vendas no setor em função da movimentação propiciada pelo carnaval no comércio da cidade. O presidente da CDL destacou que os maiores ganhos serão verificados no setor informal e no ramo hoteleiro. Messias salientou que os ganhos poderiam ser ainda maiores se houvesse atrações de peso no calendário da folia. Bandas de destaque nacional, segundo ele, serviriam para estimular a vinda de mais pessoas e visitantes de locais mais distantes para a cidade. Apesar disso, ele considera a expectativa de rendimento para o comércio positiva.

Brumauto: Mega Feirão será realizado neste fim de semana O feirão é em comemoração ao lançamento do carro Up!, nova aposta da Volkswagen.

Amanhã, sexta-feira (14), tem início um Mega Feirão em comemoração ao lançamento do carro Up!, nova aposta da Volkswagen, na concessionária Brumauto. Além do utilitário, vários outros modelos da marca serão comercializados com taxas de financiamento especiais. Não perca. O feirão acontece na sexta-feira, sábado (das 08h às 13h) e domingo (das 09h às 12h). Aproveite a ocasião e faça um Best Drive no Up!, o veículo mais seguro e econômico da categoria. Tudo nele é Up!. A Brumauto fica localizada na Avenida Centenário, 893. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.

Brumado: Pablo Renan é condenado por lesão corporal, mas poderá recorrer em liberdade Pablo e Janaína saíram abraçados do Fórum Duarte Moniz. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Pablo Renan Novaes e Janaína Santos Nascimento saíram abraçados do Fórum Duarte Moniz na tarde desta quinta-feira (13) após o júri popular em que ele era acusado de ter tentado matar a companheira no dia 1º de dezembro de 2012. Na época, ele teria jogado água quente no rosto e tórax de Janaína enquanto ela dormia com o filho. No início do julgamento, ainda no período da manhã, Janaína surpreendeu a todos os presentes na sala do júri ao dizer que havia mentido sobre a tentativa de homicídio e que ela havia sido atingida acidentalmente durante uma discussão. O tribunal do júri acatou a tese de defesa do defensor público Welton Gama e desclassificou a acusação de tentativa de homicídio. Assim, Renan foi condenado apenas por lesão corporal grave sem intenção de matar. O juiz Genivaldo Alves Guimarães decretou pena de 4 anos de reclusão. Todavia, como o réu já havia cumprido 1/6 da pena, ele poderá recorrer da sentença em regime aberto. Caso seja condenado em novo processo, ele passará ao regime semiaberto. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o defensor Welton Gama disse que a decisão pode ser considerada uma vitória, vez que, se a tese da promotoria fosse acatada, seu cliente seria condenado a uma pena de 12 a 30 anos de reclusão em regime fechado. O defensor declarou que nos próximos cinco dias irá recorrer da sentença. A nossa reportagem, Renan disse que vai provar para a sociedade que é inocente. “Vou provar para a sociedade que sou um homem trabalhador e que vou cuidar de meu filho e da minha esposa. Quero construir minha família em paz”, reforçou ele.

Brumado: Água jorra pela Praça Coronel Zeca Leite, mas Embasa diz que não é desperdício De acordo com a empresa a água está sendo descartada da limpeza dos filtros, a qual deve ser realizada periodicamente. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Pela segunda vez em menos de oito dias foi registrado um grande volume de água saindo de uma caixa de distribuição de esgoto na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. Muitos populares reclamam do desperdício, principalmente tendo em vista o período crítico de seca com que ainda convivem as comunidades rurais do município. A reportagem do Brumado Notícias falou com Antônio Loreto, técnico de manobras da Embasa, e o mesmo garantiu que não se trata de desperdício de água potável. Ele explicou que a água está sendo descartada da limpeza dos filtros, a qual deve ser realizada periodicamente. Segundo Loreto, 90% da água utilizada na limpeza é reaproveitada, mas o que não se aproveita é descartado na rede pluvial. O técnico esclareceu que, como o canal de rede está obstruído, a água acaba refluindo na caixa de distribuição da Praça. Um caminhão para desentupimento da rede já foi solicitado.

Brumado: Vendaval derruba barracas na calçada do Derba Os comerciantes não estavam mais nas barracas no momento da ventania. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um forte vento revirou as barracas dos camelôs que ficam instaladas na calçada do Derba, em Brumado, na tarde desta quinta-feira (13). Os comerciantes não estavam mais nas barracas no momento do vendaval. Ninguém se feriu. Além das barracas, o vento também revirou algumas mercadorias das casas comerciais localizadas Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães.

Prazo para início das matrículas na rede estadual começa na próxima segunda-feira O ano letivo tem início no dia 10 de março. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As matrículas para a rede estadual de ensino começam na próxima segunda-feira (17). O prazo se encerra no dia 26 de fevereiro. Os pais, alunos ou responsáveis podem comparecer presencialmente em qualquer unidade escolar do estado ou acessar a página da matrícula, utilizando o código gerado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) na carta de renovação distribuída nas unidades escolares da rede. Podem fazer a matrícula através da internet: estudantes regularmente matriculados na rede estadual que tenham tido frequência regular até o final de 2013; os alunos que não renovaram a matrícula ou aqueles que pretendem se transferir para outra unidade escolar da rede. Nos demais casos, as matrículas devem ser feitas diretamente nas escolas. O ano letivo tem início no dia 10 de março.

Aldenes Meira critica a segurança pública e sai em defesa dos agricultores O comunista é ex-dirigente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O agricultor Juraci Santana foi assassinado na madrugada da última terça-feira (11), em Una, no sul da Bahia. O ex-dirigente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag) e vereador itabunense, Aldenes Meira (PCdoB), lamentou o ocorrido e disse ao Blog Pimenta que a morte do líder do assentamento Ipiranga resulta da omissão do governo. Isso porque, para Meira, o governo não tem feito nada para minimizar a disputa territorial entre tupinambás e autodeclarados índios contra agricultores dos municípios de Una, Buerarema e Ilhéus. Segundo o vereador, o clima de confronto está se acirrando e o momento exige ações urgentes do governo no sentido de restabelecer a segurança e a paz na região. Aldenes afirmou que, além da presença da polícia, é preciso haver uma definição sobre o processo de demarcação de terras.

Jequié: MP recomenda suspensão do Reda e prefeitura deve convocar concursados A recomendação foi feita pelo promotor Marcos Santos Alves Peixoto, que já atuou no Ministério Público da capital do minério. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

O processo seletivo em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), aberto pelas Secretarias de Educação e Administração do município de Jequié, no sudoeste baiano, pode ser cancelado. A recomendação foi feita pelo Ministério Público Estadual, por meio do promotor Marcos Santos Alves Peixoto, que já atuou no Ministério Público de Brumado. Peixoto pediu que o processo seja anulado, vez que existe um concurso ainda dentro do prazo de validade com candidatos aprovados para as mesmas vagas abertas pelo Reda. A recomendação destacou ainda que o processo estabeleceu o “curtíssimo” prazo, apenas quatro dias, para a inscrição dos candidatos, “não aceitando, sequer, inscrições pela rede mundial de computadores, a internet”, além de adotar critérios não objetivos para a seleção, que seria realizada apenas por meio de análise de currículo e entrevista. O promotor do caso também salientou que o prazo estabelecido para impetração de recursos, de apenas um dia, seria “irrisório” e que o edital violaria os princípios da razoabilidade, publicidade, eficiência e impessoalidade. O MP recomendou que os candidatos classificados e aprovados no concurso público homologado em julho de 2012, com dois anos de validade e cadastro de reserva em aberto, sejam convocados. Somente em caso de ainda persistir a necessidade de contratação temporária, após a chamada de todos os candidatos classificados e aprovados no concurso, o promotor recomendou que seja aberto outro processo seletivo Reda, com critérios objetivos de seleção e a possibilidade de inscrição pela internet.

Vitória da Conquista: Wagner autoriza início das obras do aeroporto A construção, orçada em R$ 55,5 milhões, será executada pelo consórcio formado pelas empresas Top Engenharia e Paviservice Serviços de Pavimentação. (Foto: Manu Dias/Governo da Bahia).

Na manhã de hoje (13), o governador Jaques Wagner (PT) assinou ordem de serviço autorizando o início da construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, o qual irá beneficiar uma população estimada em 2 milhões de pessoas de toda região sudoeste. Na oportunidade, Wagner disse que o terreno já foi comprado, o projeto está pronto e os recursos para construção do aeroporto estão garantidos. “Com o início das obras finalmente damos a Vitória da Conquista um aeroporto à altura do que ela merece”, reiterou o governador. A construção do terminal faz parte das ações do governo que visam alavancar a aviação regional, aumentando a capacidade da terceira maior cidade do estado como origem e destino de voos comerciais, favorecendo o transporte de passageiros, o turismo e a atração de negócios. O projeto conta com pista de pouso e decolagem, vias de acesso, estacionamentos, pátio de aeronaves, redes de iluminação pública, cabines de medição e controle de navegação aérea, farol rotativo, sinalização e iluminação noturna. A construção, orçada em R$ 55,5 milhões, será executada pelo consórcio formado pelas empresas Top Engenharia e Paviservice Serviços de Pavimentação. O aeroporto terá mais R$ 20 milhões em investimentos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa).

Macaúbas: Operação Lei Seca será realizada no próximo domingo (16) Segundo o major Irlando Oliveira, o intuito é preservar vidas através da identificação de motoristas que estejam fazendo uso de álcool. (Foto: Reprodução).

A polícia militar de Macaúbas, no sudoeste baiano, realizará no próximo domingo (16), a Operação Lei Seca. O intuito é preservar vidas através da identificação de motoristas que estejam fazendo uso de álcool. Segundo a Lei Seca, é crime dirigir sob efeito de substância psicoativa. A infração da legislação prevê multa de R$ 1.915,00, e, em caso de reincidência, o dobro, como também suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além de prisão em flagrante delito (afiançável) e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado e sóbrio. O motorista também perde 7 pontos na carteira (infração gravíssima). Na operação, os policiais utilizarão o etilômetro, aparelho conhecido como bafômetro, que auxiliará na comprovação da incapacidade psicomotora do condutor. Também poderão ser utilizados prova testemunhal, imagem, vídeo ou qualquer outro meio de prova em direito admitido.

Brumado: Dupla assalta posto de combustíveis A polícia fez várias buscas nas imediações da Avenida Coronel Santos, mas não encontrou pistas dos assaltantes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

De motocicleta e armados, dois bandidos assaltaram um posto de combustíveis localizado na Avenida Coronel Santos, em Brumado, na tarde da última quarta-feira (12). Segundo informações da polícia passadas ao Brumado Notícias, os marginais levaram uma boa quantia em dinheiro que estava com os frentistas. A polícia fez várias buscas nas imediações do local, mas não encontrou pistas dos assaltantes.

Brumado: Em júri popular, mulher diz que mentiu por ciúmes para condenar marido Janaína Santos Nascimento surpreende e disse que mentiu porque estava com raiva e de cabeça quente. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado, está em andamento o julgamento de Pablo Renan Novais, acusado de tentar matar a companheira, Janaína Santos Nascimento, no dia 1º de dezembro de 2012, no Bairro Urbis II. Em audiência presidida pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães no dia 30 de abril de 2013, Janaína afirmou que Pablo jogou água quente em seu rosto enquanto ela dormia com o filho. No entanto, para surpresa dos presentes, no júri que está sendo realizado na manhã desta quinta-feira (13), a mulher declarou que mentiu em sua versão anterior. “Eu menti porque estava com raiva dele, pois me disseram que ele estava me traindo, e ainda estava drogado e bêbado, mas descobri que ele não me traiu. Eu me arrependi muito. Menti também para a polícia porque ainda estava com raiva dele”, afirmou a mulher. Janaína ainda relatou que as queimaduras em seu rosto e tórax foram provocadas acidentalmente durante uma discussão com o acusado. Segundo ela, eles teriam discutido na cozinha e, ao empurrá-lo, ele acabou derramando sobre ela a água do bule que estava em sua mão. Questionada pelo promotor Paulo César de Azevedo sobre se ainda teria coragem de voltar a morar com o réu e se o havia perdoado, a mulher surpreendeu a todos com a resposta. “Eu menti porque estava com raiva e de cabeça quente, mas já perdoei e voltei pra ele. Estou morando na casa da família dele, mas isso não vai acontecer mais, pois ele não usa mais droga. Ele não vai fazer isso de novo. Eu o amo e estou com ele”, declarou. A estimativa é de que o veredicto seja dado até o final do dia.

Em 2013, o comércio cresceu 4,3% no país. Apesar do número, o resultado foi bastante inferior ao registrado em 2012, quando a expansão do setor foi de 8,4%. No ano passado, o crescimento foi o menor desde 2003 (3,7%). Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (13). O desempenho interrompeu uma série de nove meses de crescimento consecutivo na comparação mensal.  O resultado de 2013 ficou próximo ao esperado pelo mercado - uma taxa em torno de 4,5%. Segundo analistas, a queda em comparação com 2012 se deve a famílias em patamar elevado de endividamento, à inflação mais alta, sobretudo de alimentos, que inibiu o setor de supermercados principalmente. O crédito mais seletivo e restrito, além das taxas mais altas de financiamento, também contribuiu para segurar o desempenho do setor.

Macaúbas: Professor se envolve com o narcotráfico e é executado com dezenas de tiros Segundo o major Irlando Oliveira, da 4ª CIPM, o docente foi morto no Povoado do Açude, a 16 km da sede do município. (Foto: Divulgação).

Um professor da rede municipal de ensino da cidade de Macaúbas, no sudoeste baiano, que atuava no povoado do Açude, a 16 km da sede do município, foi morto na localidade na noite da última quarta-feira (12). Ele foi baleado com vários tiros. Por telefone, o Major Irlando Oliveira, comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), disse ao site Brumado Notícias que o professor, identificado apenas como Tim, tinha 30 anos e havia se envolvido com o narcotráfico. Testemunhas contaram à polícia que um grupo de homens abordou o professor na praça da comunidade e efetuou os disparos. Segundo o Major, a vítima foi atingida com 24 tiros nas costas. Ele ainda foi alvejado na cabeça e em outras partes do corpo. As armas utilizadas no homicídio foi um revólver calibre 38 e uma pistola ponto 40. A polícia acredita que a execução possa ter sido um acerto de contas por dívida com o narcotráfico. O corpo de Tim foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, onde foi necropsiado.

Arquivo