Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2016
fechar

Operação tapa buracos é intensificada em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através da secretaria de infraestrutura, a prefeitura de Brumado está intensificando a operação tapa buracos no município. Várias ruas foram danificadas pela força das águas das chuvas no mês de janeiro e, diante dos estragos, a secretaria foi acionada para recuperar as vias em tempo hábil, visando a retomada do fluxo em vários trechos onde foram arrancadas as pavimentações. No momento, 18 equipes com quatro homens cada estão espalhadas pela cidade. Segundo informou a secretaria ao site Brumado Notícias, mais cinco equipes reforçarão a operação a partir da próxima quinta-feira (25).

BA-262: Acidente em Vitória da Conquista ceifa vida de motorista, professora e atendente de Guajeru Foto: Brumado Notícias/WhatsApp

Uma colisão entre dois veículos acabou tirando a vida de três pessoas na manhã desta quarta-feira (24), na BA-262, em Vitória da Conquista. O carro oficial da prefeitura do município de Guajerú, um Fiat Uno branco, colidiu com um veiculo Astra próximo ao Cemitério das Acácias, na entrada da cidade. O Brumado Notícias colheu informações com populares da cidade de Guajerú e as vítimas foram identificadas apenas pelos prenomes: o motorista, apelidado de  Titum, a professora Marinalva e uma atendente de casa lotérica, Lucineide. A cidade está em comoção com a trágica notícia. A polícia tenta descobrir qual teria sido a causa do acidente.

Brumado: Entulhos estão sendo depositados para nivelar e alargar faixa de servidão na BA-262 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem chega em Brumado pela BA-262 encontra um filamento de entulho à margem direita da rodovia. O material encontrado no local foi providenciado pela prefeitura, que visa o nivelamento e alargamento da faixa de servidão no percurso. Além disso, a secretaria de infraestrutura visa à conclusão da iluminação da entrada da cidade, que até o momento só foi iluminada de um lado da pista. A secretaria alerta que o despejo de entulho no local só está sendo permitido para a obra.

Foto mostra festa em cela do ex-policial Bola, envolvido na morte de Eliza Samudio Foto: Reprodução/Redes Sociais

Imagens do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, em um churrasco dentro de uma cela têm circulado na internet. Bola foi condenado a 22 anos de prisão pela morte e ocultação do cadáver de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes. A Polícia Civil abriu uma investigação para apurar a veracidade das fotos, nas quais são mostradas latas de cerveja, um celular e copos de vidro, itens com entrada proibida no presídio. Bola aparece de pé encostado na grade da cela. Em outra mesa, ao fundo, estaria um pacote de carne. O ex-policial cumpre pena na Casa de Custódia da Polícia Civil, em Belo Horizonte, em regime fechado. Os funcionários responsáveis pela ala onde fica a cela já foram intimados a depor.

Mato toma conta da área de lazer das crianças no Ginásio Antônio Imbassahy em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As crianças perderam o direito à diversão na área de lazer anexa ao Ginásio Antônio Imbassahy, em Brumado. O mato tomou conta do local onde foram instalados os aparelhos para as crianças e, sem os serviços de capina e limpeza da área, os pais que normalmente levam os filhos para atividades recreativas no espaço cobram do prefeito a devida limpeza do ginásio.

Atrasos no MEC podem concluir processo para o curso de Medicina em Brumado só em 2017

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, disse acreditar que o Ministério da Educação (MEC) só dará a resposta final do processo de avaliação para a instalação do curso de Medicina em Brumado no ano de 2017. Após visita de representantes do Ministério em Brumado, os munícipes criaram uma grande expectativa quanto à possível instalação do curso no município. Na ocasião, início do segundo semestre de 2015, o MEC declarou que logo daria uma reposta quanto ao processo seletivo das cidades a serem agraciadas com o curso. Porém, até hoje nenhuma reposta foi dada. O secretário de saúde declarou que Brumado foi bem avaliado pelos representantes do ministério, que levaram um relatório referente à estrutura de saúde na cidade, apontando a mesma como qualificada a receber o curso. 

Atrasos no MEC podem concluir processo para o curso de Medicina em Brumado só em 2017 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Devido a alguns entraves burocráticos no processo, a resposta ainda não chegou, o que foi considerado como normal pelo secretário, levando-se em consideração que normalmente se leva até dois anos para que o MEC apresente sua avaliação e resposta final. “De fato, o Ministério da Saúde atrasou todo o calendário da divulgação, que foi justificado por surgimento de problemas no programa Mais Médico 1. É um processo demorado de fato. Já demos o primeiro passo, mas como no ministério as coisas não acontecem conforme o esperado, temos que ter paciência. O processo deverá ser concluído apenas em 2017, quando com certeza teremos a aprovação do curso para o nosso município”, pontuou Feres.

Câmara de Brumado considera um equívoco da prefeitura notificar uso das calçadas e praças Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O debate acerca das notificações da prefeitura de Brumado quanto ao uso das calçadas e praças por comerciantes foi o tema mais debatido durante a sessão legislativa na noite da última segunda-feira (22). Na oportunidade, os parlamentares foram unânimes em apoiar os proprietários de bares e lanchonetes que fazem uso das calçadas e praças durante à noite. Os vereadores apontaram que houve dois equívocos por parte da prefeitura ao apresentar a notificação que exigiu dos comerciantes a liberação urgente das calçadas e praças. “Primeiro que o Ministério Público ao ser acionado pelo cidadão não exigiu que a prefeitura tomasse imediata providência, mas apenas pediu esclarecimento dos fatos. No entanto, ao que parece, uma má interpretação dos setores envolvidos na fiscalização acabou desencadeando todo essa confusão. Segundo que a prefeitura foi realmente arbitrária em exigir que os comerciantes desocupassem as calçadas em 24 horas, sem ao menos estender um prazo para adequação de funcionamento do estabelecimento”, argumentou o vereador Weliton Lopes (Sem Partido). O parlamentar foi apoiado pelos demais parlamentares. “Faltou diálogo entre o executivo e os comerciantes, e agora se criou uma situação ruim, em que muitos pais e mães de famílias estão ameaçados de perderem seus empregos por conta da falta de espaço no local de trabalho. Existe a lei de acessibilidade, mas vamos tentar obedecer a lei sem ferir o sustento dos nossos garçons e garçonetes”, afirmou Édio Pereira (PCdoB).

Estudante é morta após sair de cursinho em Goiânia Foto: Reprodução/ Facebook

A estudante Nathália Araújo Zucatelli, de 18 anos, foi morta a tiros na noite de segunda-feira (22) após sair de um cursinho pré-vestibular no Setor Marista, em Goiânia. A Polícia Civil informou, em matéria publicada no G1, que o crime ocorreu durante um assalto. De acordo com uma colega da estudante, que não quis se identificar, a vítima morava em Rondônia, mas se mudou para Goiás há três semanas para estudar. Nathália sonhava em ser médica. A jovem fazia cursinho pré-vestibular. A amiga conta que ela era estudiosa. “Não era uma menina de sair. De segunda a sexta-feira sempre estudando. Às vezes, sábado e domingo, eu chamava ela para ir lá para casa para almoçar ou para assistir um filme comigo ou alguma coisa do tipo”, relata. Uma idosa, que prefere não ser identificada, conta que viu quando a jovem foi abordada por duas pessoas em uma motocicleta. “Quando eu olhei ela vinha baleada já. Ela veio andando baleada e caiu. Aí eu cheguei na hora. Era um casal numa moto preta e eles passaram por mim”, relata a testemunha. Policiais informaram que os criminosos levaram um celular da vítima. Por isso, o crime se configura como latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. A investigação deve ser conduzida pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). 

Livramento de Nossa Senhora: Prefeitura realizará concurso com 621 vagas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, vai realizar concurso público em breve. Isso porque foi anunciada a realização de licitação para contratação de instituição/empresa especializada para planejar, organizar, realizar, elaborar e reproduzir provas inéditas para o Processo de Concurso Público e Processo Simplificado de Seleção (REDA), bem como processar os respectivos resultados, visando o provimento de cargos efetivos e temporários. Segundo o edital da licitação, serão ofertadas 621 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Somente após a contratação da banca dos concursos, será divulgado o edital de regulamentação do concurso público, onde constará o prazo de inscrição, data de provas e demais informações. (Confira).

Promoção no setor de confecções da Minas Calçados e Confecções

Tem promoção na Minas Calçados e Confecções. Na loja, todo o setor de confecções está com preços promocionais. Todo o estoque de confecções está com 25% de desconto à vista ou 10% de desconto a prazo. E tem mais: muitos produtos com até 70% de desconto a prazo. Não perca a chance de fazer boas compras e vá agora até a Minas Calçados e Confecções conferir de perto essa mega promoção. Para conhecer, experimentar e comprar é só ir até a Rua Coronel Tibério Meira, 333. O telefone da loja é (77) 3441-3319. A Minas Calçados e Confecções está esperando por você.

Brumado: Comerciantes vão à Câmara em busca de apoio para uso de calçadas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há dias que a prefeitura vem notificando proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes, além de comerciantes em geral, quanto ao uso das calçadas em Brumado. Desde então, mesas e cadeiras foram recolhidas para o interior dos estabelecimentos. Segundo os comerciantes, a decisão tem gerado prejuízos e desempregos na cidade. “A opção de lazer que temos em Brumado são as praças, mas com o calor que faz aqui a maioria dos clientes prefere sentar ao ar livre, ao invés de ficar dentro dos estabelecimentos. Com essa norma da prefeitura, estamos perdendo nossos clientes e, em contrapartida, começamos a demitir os funcionários”, argumentaram os comerciantes ao site Brumado Notícias. 

Brumado: Comerciantes vão à Câmara em busca de apoio para uso de calçadas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Nessa época de crise não podemos usar a mão de ferro para piorar a situação, até porque a prefeitura não nos procurou com antecedência e não nos deu um prazo para adequação, o que torna a notificação arbitrária e vai de encontro a opinião pública. Somo a favor da acessibilidade, mas vamos tentar chegar a um denominador comum para também não prejudicarmos a geração de emprego e renda no município”, disse Caetano Amorim, proprietário de uma lanchonete. “Se tiver de nos cobrar e até punir, então terá de autuar também as casas com rampas e pisos elevados que obstruem a acessibilidade”, cobraram os comerciantes. O grupo foi convocado para uma audiência com a promotoria pública, prefeito, vereadores, secretaria de infraestrutura e superintendência de transito na próxima quarta-feira (24) para debater o assunto.

Confira a promoção desta semana na Suprema Refrigerações

Somente nesta semana, na Suprema Refrigerações, tem ar-condicionado LG Split 9000 BTU/s Frio 220 por R$ 1.044,05 à vista. O aparelho também pode ser dividido em dez vezes no cartão sem juros por R$ 1.099,00. Aproveite essa mega oferta e invista em seu bem estar. Adquira agora mesmo o seu aparelho de ar-condicionado e tenha em sua casa sempre um ambiente agradável e refrigerado. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786. 

Professores têm carga horária acima da média em Brumado e APLB apela na Câmara Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e da APLB/Sindicato estiveram na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado na noite da última segunda-feira (22). Na ocasião, o delegado e coordenador do núcleo regional da APLB, Cézar Nolasco, fez uso da tribuna livre para anunciar o início das negociações com a administração municipal acerca da reformulação do plano de carreira e reajuste salarial da categoria. O motivo principal da presença dos sindicalistas na casa legislativa foi para cobrar esclarecimentos da secretaria municipal de educação sobre o limite nacional de carga horária de alguns professores. Nolasco explicou que a lei nacional, que passou a vigorar em 2008, proíbe o pagamento de horas extras e com isso o professor não pode passar 13 horas em serviço em uma sala de aula. 

Professores têm carga horária acima da média em Brumado e APLB apela na Câmara Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Existe um desentendimento entre os professores e a administração com relação à carga horária. Esperamos começar este ano já cumprindo a lei do piso, mas não houve esse entendimento por parte da gestão, que quer aplicar entre 14 e 15 horas, desrespeitando a lei que já vigora há oito anos”, afirmou o líder sindical, apontando ser uma ação isolada do município de Brumado, tendo em vista que nos demais municípios do estado a lei de carga horária é devidamente cumprida. Mesmo com a insatisfação dos professores, Nolasco descartou qualquer indicativo de greve por enquanto. “Um problema de fácil resolução que não precisa chegar a uma paralisação ou greve”, definiu ele. No entanto, o representante da APLB não descartou totalmente um movimento grevista neste primeiro semestre do ano, uma vez que ainda estará em negociação o piso salarial e a reformulação do plano de carreira. O indicativo de greve só poderá ser pronunciando após assembleia com a categoria. 

Mulher perde controle da direção do veículo e invade canteiro de obras na Praça Pompílio Leite Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Descontrolado, um carro acabou invadindo o canteiro de obras na Praça Pompílio Leite, em Brumado, no final da manhã desta terça-feira (23). Testemunhas disseram ao site Brumado Notícias que o veículo estava em alta velocidade e, para não colidir com um caminhão que descarregava no trecho, fez uma curva fechada e acabou subindo a calçada da praça. O carro só parou porque os pneus ficaram suspensos nas estacas. Agentes de trânsito e policiais militares chegaram rapidamente ao local e acionaram o Samu 192. Ao chegarem, os socorristas encontraram a condutora desacordada e tiveram trabalho para imobilizá-la e retirá-la do carro, contando com a ajuda de populares e soldados.

Mulher perde controle da direção do veículo e invade canteiro de obras na Praça Pompílio Leite Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A polícia e os agentes de trânsito ainda não tinham informações oficiais do que pode ter ocasionado o acidente. Tão logo foi colocada na ambulância, a mulher, identificada como filha do médico Ivan Meira, recuperou a consciência e foi conduzida ao Hospital Professor Magalhães Neto. Um operário da obra disse que por pouco não foi atingido pelo veículo. “Vi minha vida passar em um segundo, pois instantes antes da colisão eu estava no local onde agora está o carro, reforçando as estacas. Sou grato a Deus por mais essa oportunidade de continuar vivendo”. 

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

BA-142: Morre a quarta vítima da tragédia entre Tanhaçu e Anagé Foto: Arquivo Familiar

Morreu em Vitória da Conquista a quarta vítima do acidente que ocorreu na tarde do último sábado (20) na BA-142, entre Tanhaçu e Anagé, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, além dos mortos, dez nove pessoas ficaram feridas e receberam atendimentos nos hospital de Brumado e Tanhaçu. A mulher que veio a óbito, natural de Conquista, foi identificada como Elizangela Santos Rocha, 37 anos. Ela era esposa de Fábio Novaes Gusmão, 41 anos, que veio a óbito no local do acidente. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o veículo soltou uma roda e veio a capotar.

Justiça manda soltar policial militar e mais dois suspeitos de extorsão em Guanambi

Evando dos Reis Aquino, Domingos Borges Batista e Alex dos Anjos Costa, que é policial militar, foram presos em operação da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), acusados de prática de extorsão e associação criminosa. Os suspeitos foram presos depois de uma série de denúncias. Segundo as vítimas, o trio fazia ameaças para cobrar supostas dívidas para o empresário Andreli Carlos Cotrim, proprietário de uma agência de veículos em Guanambi, que também foi preso portando cheques relacionados ao caso. Ao todo foram apreendidas 97 folhas de cheque, totalizando mais de R$ 1milhão de reais. De acordo com a rádio Guanambi FM, no sábado (20), o Juiz João Batista Pereira Pinto determinou o relaxamento da prisão do empresário Andreli. Em sua decisão, o magistrado considerou que o mesmo não cometeu crime que justificasse a prisão preventiva e sim infrações previstas no código do consumidor. Após a decisão, o empresário foi solto; ele deve responder pela infração ao artigo 71, do Código de Defesa do Consumidor. Já os outros três indivíduos ganharam o direito à liberdade provisória, uma vez que não possuem antecedentes criminais. O juiz considerou que eles cometeram infrações penais passiveis de flagrante e poderão ter suas prisões preventivas decretadas caso desobedeçam às medidas tutelares estabelecidas. Eles terão que se apresentar à justiça a cada 60 dias, ficarão proibidos de frequentar bares e festas e de se ausentar da comarca por prazo superior a oito dias. Eles ainda pagaram fiança no valor de cinco salários mínimos. Eles devem responder pelos crimes de extorsão e associação criminosa.

Pax Nacional implanta moderno sistema de identificação de usuários

Visando oferecer o melhor para seus clientes, a Pax Nacional agora conta com um moderno sistema de cartão magnético, que substitui os antigos carnês em papel. A partir de agora, os usuários que utilizam os serviços da empresa serão identificados através dos cartões. A Pax Nacional possui sua sede em Brumado e filiais em diversas cidades da região. A empresa fica localizada na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, 341. O telefone é (77) 3441-3028.

Jogador brumadense Norberto vai estender contrato com o Vitória Foto: Reprodução

O jogador brumadense, lateral-direito Norberto, vai ter seu vínculo renovado com o Vitória até o fim de julho. Segundo o diretor de futebol Anderson Barros, o clube aguarda apenas a documentação do Coritiba, que detém os direitos federativos do atleta, para estender o contrato do jogador na Toca do Leão. Norberto chegou ao Barradão em agosto do ano passado e logo em sua estreia teve uma grave lesão no joelho. Após intervenção cirúrgica e recuperado da contusão, o jogador está na fase de transição e em breve deve estar apto a voltar a atuar pelo Vitória

Presidente da Câmara vai homenagear brumadense ganhadora de prêmio internacional de arquitetura Foto: Divulgação

A brumadense Dalvina Borges Ramos, de 74 anos, ganhou o prêmio internacional “Building of the Year 2016” - melhor construção do ano, promovido pelo site especializado ArchDaily. Dalvina trabalha como diarista em São Paulo e usou suas economias para realizar o sonho da casa própria. A casa foi projetada pelo escritório Terra e Tuma, quando foram procurados pelo filho de D. Dalvina em 2011. Ele contou sobre as dificuldades vividas pela mãe e o pequeno orçamento, aproximadamente R$ 150 mil para a realização do projeto em um período de seis meses, já que enquanto executassem o projeto Dalvina teria que pagar aluguel. Os arquitetos usaram blocos de concreto aparente e levantaram a nova casa. Ao tomar conhecimento do prêmio recebido pela diarista, o presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro Lôbo (PSL), decidiu realizar uma Moção de Aplauso parabenizando-a pela força e garra que teve em economizar os pagamentos como diarista para concretizar o sonho da casa própria.

Paulista deseja conhecer sua irmã brumadense Foto: Arquivo Pessoal

A paulista Luciene Bispo dos Santos deseja encontrar sua irmã Zilda Bispo dos Santos, que mora em Brumado. Em contanto com a redação do site Brumado Notícias, Luciene informou que quando seus pais foram embora para o estado de São Paulo deixou sua irmã mais velha, Zilda, morando com a avó. Ela acredita que a irmã deve ter entre 50 e 55 anos de idade. Luciene relatou ainda que não conheceu sua irmã, pois nasceu após a separação da família. Atualmente, Luciene reside na cidade de Ibirarema, no interior do estado, e além dela há mais 15 irmãos que querem conhecer Zilda. “Tenho cinco filhos ansiosos para conhecer a tia e pedir sua benção, por isso peço encarecidamente aos amigos de Brumado e região, se alguém tiver alguma informação verdadeira acerca da minha irmã, por favor, entre em contanto conosco e que Deus abençõe esse lindo gesto de ajudar uma família a se unir novamente”, disse Luciene a nossa reportagem. O telefone de contato de Luciene é (014) 99843-9134.

Câmera de segurança flagra homem tentando raptar criança no centro de Brumado Foto: Brumado Notícias/Youtube

O flagrante de um homem tentando raptar uma criança deixou em alerta as famílias em Brumado. As imagens registradas por câmeras de um circuito de segurança de um imóvel na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães mostram o momento em que um homem sem camisa pega a criança no colo sem a permissão do pai. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o pai declarou que o homem dizia o tempo todo que iria levar a criança. Portador de deficiência mental, ele teria agredido o pai da criança, após o mesmo tomar a menina do seu colo. Assustada, a vítima alertou os pais da cidade. “Se ele tem algum problema eu não sei, mas, se eu não estivesse atento, ele poderia sim ter raptado minha filha. Me disseram que ele fica zanzando pela rua. Então é bom os pais ficarem atentos aos seus filhos”, disse ele.

Professor brumadense é encontrado morto dentro de apartamento em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/Facebook

Natural da cidade de Brumado, o professor Antônio Francisco dos Santos foi encontrado morto dentro de um apartamento no Bairro São Vicente, em Vitória da Conquista, na última segunda-feira (22). O corpo, que já estava em avançado estado de decomposição, apresentava sinais de estrangulamento. Antônio lecionava Literatura na cidade de Presidente Jânio Quadros e também era aluno de um dos cursos de Mestrado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Conquista. Familiares, amigos, colegas de trabalho e alunos estão chocados com a morte do professor. Segundo a polícia, o criminoso utilizou um pedaço de fio para asfixiar a vítima. Familiares estão aguardando a chegada do corpo em Brumado.

Brumado: Eduardo Vasconcelos é multado por não executar limpeza e construir muro de imóvel Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) foi multado no valor de R$ 588,82 UFM – cerca de R$ 2,5 mil - devido ao não cumprimento da notificação nº 102/2015, que solicitava ao mesmo a limpeza e a execução do muro e o passeio do imóvel de sua propriedade, localizada na Rua Teodora da Silva Leite, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. Segundo o documento, a multa será renovada a cada trinta dias até que as irregularidades sejam sanadas. Um prazo de três dias foi estabelecido para defesa junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura. O ex-prefeito se recusou a assinar a autuação, que ocorreu no dia 5 de fevereiro. Como já dizia Vasconcelos “Dura Lex, Sed Lex”, ou seja, a Lei é dura, mas é a Lei.

Brumado: Eduardo Vasconcelos é multado por não executar limpeza e construir muro de imóvel Foto: Reprodução
Rio do Antônio: Populares dormem na rua em busca de atendimento na Secretaria de Assistência Social Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Diversos populares dormem em frente à Secretaria de Assistência Social de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, em busca de atendimento. Na foto acima, os riantonienses chegaram na última quinta-feira (18), por volta das 20h. Segundo apurou o site Brumado Notícias, moradores da localidade estão revoltados com o descaso do poder público diante da situação. A cidade, que é administrada pelo democrata Humberto Célio Guimarães, vem recebendo críticas sistemáticas pela inoperância e incompetência administrativa do gestor. “Isso é um absurdo, não me conformo com tal situação. É triste, humilhante presenciar nossos conterrâneos desta forma”, disse um morador, pedindo a administração municipal maior atenção e cuidado com a população mais carente da cidade.

Erguidas as primeiras colunas do centro de detenção em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras do Centro de Detenção Provisória (CDP) do município de Brumado ganharam ritmo e as primeiras colunas de sustentação do prédio foram erguidas. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o canteiro de obras está bastante movimentado, com homens e máquinas trabalhando. Além das primeiras colunas, já foram feitas as bases de alguns pavilhões que receberam reforço de aço e concreto. As obras do setor administrativo e do refeitório também foram iniciadas. O CDP de Brumado terá capacidade para mais de 590 detentos. A expectativa é que no pico da obra 150 operários estejam trabalhando no local.

Quatro jogos e muitos gols movimentaram o campeonato brumadense de futebol no final de semana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quatro jogos movimentaram o Campeonato Brumadense de Futebol durante o final de semana, no Estádio Gilberto Cardoso. Na categoria juvenil, no jogo preliminar da tarde de sábado (20), o time do Santa Clara não tomou conhecimento do Real São Félix e sapecou a sonora goleada de 8x1. Já no domingo (21) foi a vez da garotada do Feirense golear o Vitória por 5x0. Na categoria principal, o Real São Félix descontou a derrota sofrida pela equipe do juvenil ao vencer o Santa Clara por 3x1. Para encerrar, mesmo em jogo morno, o Feirense conseguiu vencer o Vitória por 2x0. No próximo final de semana será a estreia do lendário Bahia no retorno da competição, enfrentando o time da Vila Presidente Vargas, e o também lendário Santos enfrentando o time de Umburanas. Lembrando que serão jogos no juvenil e adulto no sábado e no domingo.

Aumenta para 192 o número de notificações de zika vírus em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Sobe para 192 o número de notificações suspeitas do Zika Vírus no município de Brumado. No levantamento da última semana, constavam 170 notificações da doença. O site Brumado Notícias acompanhou mais uma vez os trabalhos dos agentes de endemias, que realizaram a borrifação costão na Praça Dr. Chagas Dinis, no Bairro São Félix. No local, há três casos suspeitos. De acordo com levantamento da Vigilância Epidemiológica (Vigep) do município, a cada semana, surgem 20 novos casos suspeitos no Hospital Professor Magalhães Neto e nas unidades básicas de saúde. Embora os resultados laboratoriais só tenham previsão de ficarem prontos em 12 meses, os médicos do município estão diagnosticando e tratando os casos como sendo o Vírus Zika. “Na minha casa são cinco pessoas e todos pegaram. Apareceram as manchas, parecendo alergia, os olhos ficaram avermelhados e doloridos e com isso o médico que nos atendeu diagnosticou com sendo a maldita zika”, disse uma paciente, que preferiu não se identificar. Além do material para matar o larvicida, que está reduzido, há também o pequeno efetivo de agentes que limitam as ações da Vigep no município. Aliado a isso, também existem mais de 5 mil imóveis fechados ou abandonados com reservatórios armazenando água parada, o que serve como berçário para o desenvolvimento do mosquito transmissor.

Arquivo