Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2018
De saída do MDB, Manelão vai pousar na base aliada do governador Rui Costa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário Emanoel Araújo Lima, o Manelão, está de malas prontas, deixando o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) da cidade de Brumado e deverá pousar em algum partido da base aliada do governador Rui costa (PT). O site Achei Sudoeste apurou que o empresário, já está sendo cortejado por várias siglas da base de sustentação, principalmente pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e até já teria mantido contato com o presidente do diretório municipal, José Luiz Alves Ataíde. Por telefone, Manelão declarou que ainda não definiu para qual sigla deverá migrar, apenas garantiu que não se filiará ao PSB, onde está seu principal algoz na política local, o até então imbatível nas urnas, Eduardo Lima Vasconcelos. “Após o carnaval terei uma audiência com o governador Rui Costa, onde definiremos alguns detalhes dessa aliança e pra qual sigla eu deva seguir, posso ir para o PV ou até mesmo para o partido do senador Otto Alencar, o PSD, mas a confirmação só poderei dizer após os acertos com o governador”, disse Manelão. Ele também declarou que tem interesse em disputar as eleições 2018 ao cargo de deputado estadual.

Milta Calçados e Confecções está com descontos imperdíveis

A Milta Calçados e Confecções está com uma promoção imperdível. São descontos de 30%, 40% e 50% em diversos itens da loja. Tem calçados e vestuário para todos os gostos e estilos. Não perca essa chance e passe agora mesmo na Rua Barão de Vila Velha, 117, no Bairro das Flores, para conferir de perto todos os produtos em promoção.  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1758 / 99958-6929. Acesse o facebook e o instagram da loja e confira os nossos produtos.

Brumado: Moradores da Ladeira dos Parentes cobram ações do poder público Foto: Leitor/Achei Sudoeste

Moradores da popular Ladeira dos Parentes, no final da Rua Princesa Isabel, no Bairro Malhada Branca, em Brumado, cobram ações do poder público solicitando a pavimentação da via. “Estamos abandonados aqui”, disseram os moradores em nota enviada à redação do site Achei Sudoeste. Sem infraestrutura, os populares reclamam da falta de atenção da Administração Municipal com a localidade. “Todos os anos de eleição, os nossos políticos aparecem aqui com suas campanhas prometendo mundos e fundos, falando em buscar recursos para as melhorias em nossa rua, mas ficam só nas falácias de conquista do voto, depois somem por quatro anos e assim segue”, observaram os populares. Ao final, eles reforçaram o apelo. “Não estamos pedindo nada além do que a prefeitura pode realizar, afinal também somos contribuintes, pagamos nosso IPTU, como os demais moradores dos bairros mais centralizados. Então, também queremos ao menos ser atendidos respeitando a nossa dignidade”, pontuaram.

Brumado: Moradores da Domingos Medrado cobram conclusão de pavimentação Foto: Leitor/Achei Sudoeste

Moradores da Rua Domingos Medrado, no Bairro Malhada Branca, em Brumado, cobram da prefeitura a conclusão da pavimentação asfáltica que foi iniciada no local. Em nota enviada à redação do site Achei Sudoeste, os populares disseram que a obra foi dada como concluída, porém, segundo eles, a prefeitura paralisou as atividades após o patrolamento, deixando a via sem a prometida pavimentação. “A coisa piorou por aqui com essa chuva, apareceram muitas poças de lama e estamos com dificuldade para entrarmos ou sairmos de nossas casas. Só estamos cobrando da prefeitura a obra que foi iniciada com a promessa de ser concluída em 15 dias. Já faz meses que ficou apenas no pontapé inicial”, afirmaram os moradores da localidade.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Estradas viram poças de lama e alunos são impedidos de irem às escolas em Brumado Foto: Leitor/Achei Sudoeste

Com as chuvas dos últimos dias, várias poças de lama se formaram em estradas vicinais da cidade de Brumado. A situação tem dificultado o acesso a muitas comunidades rurais no interior do município. Moradores das comunidades da Lagoa da Pedra, Amucafo, Vazante, Furado dos Veados, Barreiro e Cachoeira enviaram imagens à redação do site Achei Sudoeste relatando que estão ilhados, já que os veículos não conseguem passar em alguns trechos. Os principais prejudicados são os alunos, que estão impedidos de frequentar as escolas nesses primeiros dias de aula do ano letivo, visto que os ônibus acabam ficando atolados. Os moradores ainda apontam a obra de um barramento que acabou cedendo com as chuvas e invadindo a estrada de acesso. “Estamos pedindo socorro ao poder público para que seja feito algo no trecho para que possamos retomar nossas atividades na cidade e nossas crianças poderem retornar às salas de aula”, apelaram.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Choveu forte em Brumado na madrugada desta quarta-feira (07) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Choveu bastante na madrugada desta quarta-feira (07), em Brumado, a capital do minério. Os serviços de meteorologias previam 11 mm de chuva durante todo o dia, mas certamente o volume foi atingido na madrugada. Na cidade, a chuva teve início no último dia 31 de janeiro e o clima segue mudando a rotina dos brumadenses. As previsões meteorológicas apontam que a semana continuará chuvosa. O site Achei Sudoeste apurou que chove também nos sete distritos e várias comunidades rurais do município, formando espelhos d’água em algumas localidades que estavam totalmente secas.

Clínica Mais Vida: Proctologista Cinara Dourado destaca a importância do diagnóstico precoce

Cinara Dourado Correia faz parte da competente e especializada equipe da Clínica Mais Vida e explica que a consulta com o proctologia é fundamental para que se possa diagnosticar precocemente doenças relacionadas ao intestino, o reto e o ânus. Sintomas como hemorroidas, sangramento ao evacuar, cólicas frequentes, coceira ou ardor anal, sensação de evacuação incompleta, diarreia por mais de 30 dias, mudança no ritmo intestinal, constipação, dor ou secreção na região precisam ser avaliados por um especialista da área. A realização de exames preventivos é de extrema importância, pois o câncer intestinal pode permanecer silencioso por muito tempo e é um dos mais prevalentes na população. A partir dos 50 anos a busca desse profissional se faz de forma ainda mais imprescindível para a prevenção do câncer. Portanto, agende já sua consulta com a proctologista Cinara Dourado Correia – que estará em atendimento na Clínica Mais Vida nos dias 08 e 22 de Fevereiro. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496. Clínica Mais Vida - Uma equipe de profissionais para tratar de quem precisa.

Enxurrada invade pontos comerciais na cidade de Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Conforme previsão meteorológica, a chuva que atravessou o fim de semana na cidade de Caculé, a 105 km de Brumado, se manteve na segunda-feira (5) e os registros confirmam a incidência de pelo menos 30 mm. Boa parte deste volume veio com uma pancada de chuva que ocorreu no meio da tarde. A precipitação causou transtornos para motoristas e comerciantes que tiveram suas lojas invadidas pela água. Segundo o site Clima Tempo, são esperados 80 mm para hoje. Já na quarta-feira (7) serão mais 45 mm. Registro feito pela estação pluviométrica instalada na Escola Família Agrícola em Caculé, de sábado até hoje já foram cerca de 100 mm.

Comunidade Carp realiza Carnaval com Cristo nos dias 10 e 11 em Brumado

Nos dias 10 e 11, a comunidade Carp realiza em Brumado o Carnaval com Cristo, com o tema: “Negas os teus desejos e encontrará o que deseja teu coração”. O evento terá início no sábado (10), às 14h, com muito louvor, oração, adoração e pregação. Uma praça de alimentação será montada no Centro de Evangelização “Jesus, Eu Confio em Vós”, onde o evento acontece. Traga toda sua família para viver essa experiência de fé. A entrada é franca.

Mais de mil cirurgias são realizadas no Mutirão da Catarata em Brumado Foto: Divulgação

Chegou ao fim nesta segunda-feira (5) o Mutirão da Catarata em Brumado. Mais de cinquenta profissionais foram mobilizados para atender os pacientes da cidade e região. De acordo com dados divulgados pela prefeitura, foram realizadas 1081 cirurgias nos três dias do mutirão, sendo que na sexta foram realizadas 338 cirurgias, no sábado 311, domingo 287 e na segunda 145. O mutirão atendeu os pacientes que passaram pela Feira de Saúde realizada no mês de dezembro. Foram atendidas as pessoas já com diagnóstico da doença e também aquelas com mais de 60 anos que necessitavam passar por uma avaliação.

Brumado: Sessão ordinária da Câmara Municipal é redesignada para a próxima quinta-feira (8) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (5), foi publicada no Diário Oficial do Legislativo a Portaria nº 19/2018, que dispõe sobre a redefinição da sessão ordinária da Câmara Municipal de Brumado. A portaria resolveu que, excepcionalmente, nesta semana, a sessão ordinária será redesignada para a quinta-feira (8), às 8h.

Carinhanha: Prefeitura vai gastar mais de R$ 1 milhão em festa mesmo com pagamento dos servidores atrasado Foto: Divulgação

Mesmo com a crise que assola os municípios, a prefeitura municipal de Carinhanha, na região do Francisco, a 251 km de Brumado, irá gastar mais de R$ 1,2 milhões com os festejos de carnaval. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município. A principal atração da festa é a cantora Naiara Azevedo. Em 2015, foram gastos com a mesma festa em torno de R$ 130 mil, quase dez vezes menos que neste ano. De acordo com o Sudoeste Bahia, os gastos revoltaram os servidores do município, que, no final do mês de janeiro, entraram em greve por conta de atrasos nos salários. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e a Prefeitura realizaram uma reunião na última semana, mas não chegaram a um consenso e a greve da categoria continua.

Caculé: Jornada Pedagógica 2018 reúne profissionais de toda rede educacional Foto: Divulgação

Profissionais da rede municipal de ensino de Caculé se reuniram no Clube de Campo, para a abertura da Jornada Pedagógica 2018, cujo tema foi: Desafio da construção de valores e humanização dos conhecimentos na escola. Fizeram-se presentes no evento o prefeito de Caculé, José Roberto Neves, a primeira-dama Maria das Graças Alves Neves, vereadores, coordenadores dos setores municipais, conselho tutelar e o renomado professor Hamilton Werneck. Na oportunidade, a Secretária Municipal da Educação, Adailde Fernandes Cruz Teles, apresentou as ações para 2018. No dia seguinte, se reuniram no Colégio Municipal Professor Vespasiano Filho para dar continuidade ao planejamento do ano letivo, onde foram desenvolvidas Oficinas Pedagógicas com os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. No terceiro dia de encontro, os profissionais da rede de ensino municipal e a sociedade civil participaram da I Conferência Municipal de Educação de Caculé.

Brumado: Prefeitura instala novas placas de identificação de ruas com logomarca da Administração Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O setor de infraestrutura do município de Brumado iniciou a instalação das novas placas com identificação de ruas. As placas trazem o nome dos bairros de cada localidade e a logomarca da atual Administração Municipal. Os Bairros Apertado do Morro e São José foram os primeiros a receber a nova identificação. As novas placas serão instaladas gradualmente, por etapas, à medida que as placas forem confeccionadas. O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, destacou que o investimento visa facilitar aos munícipes a identificação das vias, colaborando com os serviços essenciais de entrega de correspondências e boletos. O secretário destacou ainda que nos últimos anos várias ruas tiveram seus nomes alterados e as novas placas também ajudarão a informar o público.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

Brumado: Arquibancada do Estádio Gilberto Cardoso recebe nova pintura e corrimãos nas escadarias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Estádio Municipal Gilberto Cardoso, o Gilbertão, estará de cara nova para o Campeonato Brumadense de Futebol 2018. Com as obras que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Esportes, a prefeitura está instalando uma guarita com catraca e resolveu mudar também o aspecto visual do estádio, trocando o amarelo das arquibancadas pelo azul anil. Além disso, estão sendo instalados corrimãos nas escadarias, dividindo o espaço dos torcedores em cinco setores. Já foram concluídos os reparos nos locais que apresentavam infiltração e os vestiários também já receberam os devidos reparos e pintura completa. O Campeonato Brumadense de Futebol 2018 começa no dia 18 de fevereiro e a organização do evento promete uma grande solenidade de abertura, com o duelo entre Umburanas e Vila Presidente Vargas. Há quem diga que este será o jogo da grande final, pois as duas equipes são consideradas as favoritas ao título deste ano, que será decidido no dia 10 junho, uma semana antes da abertura da Copa do Mundo de Futebol na Rússia.

PT ameaça não reconhecer resultado de eleição sem Lula Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, publicou um artigo no qual sinaliza que o partido não vai reconhecer o resultado das eleições deste ano caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja impedido de entrar na disputa. Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá no dia 24 de janeiro deste ano, quando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou um recurso movido pela defesa de Lula. “A candidatura de Lula é vital para a democracia. Sem ela, teremos a ilegitimidade do processo eleitoral e a continuidade da ruptura do pacto democrático que fizemos na Constituição de 1988: voto soberano e eleições livres! Lula é – e será candidato – por ser inocente”, diz o texto publicado no site do partido. De acordo com a Veja, a tese de que é ilegítima a realização da disputa eleitoral para a Presidência da República sem a candidatura de Lula já vem sendo divulgada pelo PT desde antes do julgamento pelo TRF4 – a ideia é expressada claramente no slogan “Eleição sem Lula é fraude”, utilizado pelos movimentos de defesa do ex-presidente.

Brumadenses enfrentam fila por vaga temporária de cuidador de creche Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma grande fila se formou na entrada do prédio administrativo da prefeitura de Brumado. No local, centenas de populares compareceram interessados em se inscrever para a seletiva que concorre a uma vaga de cuidador de creche na rede municipal de ensino. Como o prédio da prefeitura não atendeu a demanda, as inscrições foram transferidas para o auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), que ficou totalmente ocupado pelos interessados. Uma grande fila se estendeu à porta de entrada do prédio, na Rua Dr. Mário Meira. De acordo com o edital, a contratação será feita pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), conforme as necessidades em caráter emergencial da Secretaria Municipal de Educação (Semec), obedecendo-se à ordem de classificação dos candidatos. A avaliação será realizada através de prova objetiva, que será aplicada na próxima sexta-feira (9). O Processo Seletivo será realizado por uma comissão composta de servidores da prefeitura, nomeada pelo prefeito. São 50 vagas disponíveis para ensino médio completo. Os selecionados terão de cumprir 40 horas semanais a partir da contratação e serão remunerados com R$ 1.246,20.

Homem é arrastado por 2km em enxurrada durante temporal em Poções Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem foi arrastado pela força da água durante um temporal na cidade Poções, região sudoeste da Bahia, durante o fim de semana. A situação foi registrada em vídeo por moradores. De acordo com o G1, com a ajuda de populares, o rapaz - que ainda não teve a identidade revelada - foi resgatado após ser levado pela correnteza por cerca de dois quilômetros dentro do canal São José, que corta a cidade. A chuva em Poções caiu forte no sábado (3), quando foram registrados cerca de 120mm em pouco mais de duas horas. Várias ruas ficaram alagadas. A prefeitura informou que, no domingo (4), começou a executar o serviço de limpeza, com mutirão de varrição e recolhimento de lama, entulhos e galhos de arvores que obstruíram as ruas.

Empresário de Guanambi tem mais de R$ 11 mil desviados de conta Foto: Reprodução/Google

Um empresário da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, registrou um Boletim de Ocorrência na última semana relatando ter sido alvo da ação de estelionatários. Segundo a queixa, o homem disse que sua conta bancária, hospedada no Banco do Brasil, foi invadida e os criminosos passaram a fazer diversos saques e transferências com valores entre R$ 800 e R$ 1 mil. O montante roubado chegou a R$ 11.300. A Polícia Civil instaurou um inquérito, mas ainda não há pistas do autor do crime.

Júnior Brumado acredita em reação do Bahia no Campeonato Estadual Foto: Divulgação

O baixo rendimento do Bahia na temporada tem colocado o cargo de Guto Ferreira sob pressão. No último domingo (4), o Tricolor empatou em 0 a 0 com o Jacobina, lanterna da competição, no estádio José Rocha, em jogo válido pela quarta rodada do Baianão. Apesar da desconfiança de boa parte da torcida, o técnico conta com o apoio dos seus atletas. Após o jogo, o atacante Júnior Brumado defendeu o comandante e afirmou que uma “resposta positiva” será dada na próxima quarta-feira (7), quando o Esquadrão enfrenta o Vitória da Conquista. Com cinco pontos em quatro partidas, o Tricolor de Aço ocupa o sexto lugar no campeonato.

Prefeito otimista com avaliação do MEC para instalação da Escola de Medicina em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Profissionais médicos que fazem parte da equipe técnica de inspeção do Ministério da Educação e Cultura (MEC) estiveram em Brumado na última semana a fim de realizarem uma avaliação das qualificações do município para instalação da Escola de Medicina. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) se mostrou otimista com a inspeção. Ele acredita que os médicos do MEC tiveram uma boa impressão, a qual poderá contar para que o município seja agraciado com a implantação da tão sonhada faculdade. “Os técnicos levaram uma boa impressão e boa avaliação da nossa cidade e dos municípios vizinhos, o que muito soma para que tenhamos essa aprovação para a tão almejada escola de medicina em nossa cidade e região. Esse empreendimento será um divisor de água para nós, pois poderemos classificar Brumado antes e depois dessa faculdade de medicina”, ponderou o prefeito.

Arquivo