Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2019
fechar

Homem é flagrado pela polícia com moto roubada em Brumado Foto: Divulgação/PM

Na madrugada do último sábado (16), a guarnição de radiopatrulhamento da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, foi acionada por conta de um indivíduo suspeito empurrando uma motocicleta nas proximidades do Mercado Municipal. Os policiais diligenciaram ao local e avistaram o homem e a moto na ponte do Bairro São Jorge.  Ao perceber a presença da viatura, o meliante fugiu pulando no esgoto, porém o cerco foi feito e ele acabou sendo capturado.  Após consulta, verificou-se que a moto havia sido furtada nas proximidades da Avenida Mestre Eufrásio. Por essa razão, o autor e o veículo furtado foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Guanambi: Homem morre eletrocutado ao tentar roubar fios em obra Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (16), o corpo de Davi Lima Dantas, conhecido como Davi do Monte Azul, foi encontrado por operários de um prédio em construção, localizado no Bairro Sandoval Moraes, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, ele morreu ao receber uma descarga elétrica ao tentar roubar fios no local. As câmeras de segurança do prédio mostram o momento em que o homem fazia uso de maconha e tentava corta a fiação. O corpo foi removido por peritos ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Davi conta com várias passagens pela polícia.

Consultório Odontológico Dentes Claros transforma o seu sorriso

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

Unidades Básicas de Saúde de Caculé recebem novos equipamentos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Caculé, por meio da Secretaria de Saúde, entregou neste mês de fevereiro novos equipamentos aos Postos de Saúde da Família (PSFs) do município. Foram adquiridos vários equipamentos, dentre os quais consultórios odontológicos, longarinas, cadeiras de rodas, otoscópio, armários, cadeiras, mesas ginecológicas, nebulizadores portáteis, purificadores de água, seladoras, impressoras e negatoscópios. O objetivo é oportunizar melhores condições aos profissionais da saúde e para todos os usuários das unidades, as quais dispõem de uma equipe completa de excelentes profissionais.

Riacho de Santana: Mulher é presa suspeita de matar companheiro com facada Foto: Mateus Pereira

No último sábado (16), Daniela Pereira da Silva, de 19 anos, foi presa suspeita de matar o companheiro, Alanilson Nunes Dias, de 19 anos, com um golpe de faca no coração. O homicídio aconteceu na residência do casal, na Rua 7 de Setembro, no Bairro Peral, em Riacho de Santana, a 203 km de Brumado. Segundo informações da polícia, Daniela teria matado o companheiro durante uma discussão depois de a mesma passar a noite fora. A vítima morreu na hora e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico legal (IML) de Bom Jesus da Lapa. Inicialmente, a suspeita disse que se tratava de um caso de suicídio, porém, na delegacia, ela confessou o crime.

Brumado: Abastecimento com água na carroça a R$ 5 e obra gerando impacto ambiental em Itaquaraí Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora exista uma estação de distribuição da Embasa no Distrito de Itaquaraí, em Brumado, a situação de abastecimento na localidade é crítica. Os moradores reclamam que há dias não cai água no distrito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Ana Carolina relatou que o problema se arrasta há meses sem solução e a comunidade tem sofrido bastante com a realidade da falta d'água. Ela ainda contou que muitos moradores têm pagado R$ 5 pelo tonel de água a um morador que possui uma carroça e busca água em um tanque localizado na região. “Isso é um absurdo, pois a gente paga caro na conta da Embasa. Não tem como a gente pagar esse valor absurdo e não ter água em casa”, criticou. A moradora também falou sobre uma obra de pavimentação que está sendo realizada na localidade. Segundo Ana Carolina, os operários estariam retirando areia do córrego que se forma em época de chuva na comunidade, o qual abastece o referido tanque, gerando impacto ambiental. “Já procuramos a Embasa diversas vezes, mas o problema não tem solução”, reiterou.

Com o fim do horário de verão agências bancárias retomam horário normal de atendimento em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir desta segunda-feira (18) as agências bancárias em Brumado retomam o horário normal de atendimento após o fim do horário de verão. Desde o dia 16 de outubro as agências tiveram que adequar o horário de atendimento uma vez que a Bahia não estava entre os estados que aderiram ao horário de verão de 2018 e tiveram o relógio adiantado em uma hora. Sendo assim, o horário de atendimento aos clientes volta a ser das 10h às 15h.

Brumado ficou sem energia por 40 minutos neste domingo (17) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um blecaute foi registrado na tarde deste domingo (17), por volta das 14h20, em Brumado e em diversos municípios da região sudoeste. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na capital do minério, o apagão provocou queda dos sinais de telefonia móvel e de internet. Até o momento, a Coelba não se pronunciou sobre o caso. O fornecimento de energia foi restabelecido às 15h. 

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Uma mulher de 58 anos foi morta a tiros dentro da casa onde morava na rua Duarte da Costa, bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Militar, Concia Maria Santos Silva era costureira e foi assassinada na noite de sexta-feira (15). Não há detalhes se a vítima estava sozinha no imóvel no momento do crime. A polícia informou que não há vestígios de roubo e informações iniciais apontam que nenhum objeto foi levado da casa. Diante dessas evidências, a polícia suspeita que a mulher foi vítima de execução. A Polícia Técnica foi acionada e o corpo de Concia encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica da cidade. Segundo o G1, não há detalhes sobre sepultamento. Ninguém foi preso.

Rio do Antônio: Família procura por homem desaparecido em São Paulo Foto: Reprodução/Facebook

Em publicações feitas nas redes sociais familiares e amigos de Ivan Souza Silva, 37 anos, buscam informações que possam levar ao paradeiro do rapaz que está desaparecido desde o dia 11 de fevereiro. Ivan é natural da cidade de Rio do Antônio, sudoeste da Bahia, mas mora em Pirituba, região oeste da grande São Paulo. Nas postagens a esposa de Ivan relata que no dia 11 “homens se apresentaram como Policias Civis e o levaram.” A partir daí a família não teve mais notícias do rapaz. Um Boletim de Ocorrência foi registrado, mas até a noite desta sexta-feira (15) a família, que não descarta a possibilidade de um sequestro, não tinha informações sobre o que de fato teria acontecido com Ivan. Caso alguém tenha informações que possam levar ao paradeiro de Ivan, pode entrar em contato pelos telefones: (11) 94444-3508 ou (11) 98200-5264.

Domingo amanhece com chuva na cidade de Caculé Foto: Aloísio Costa/Informe Cidade

Os caculeenses foram acordados neste domingo (17) com a tão esperada chuva que já vinha sendo aguardada desde a sexta-feira (15) onde as previsões apontavam a incidência de pelo menos 18mm. Na noite d o último sábado (16) ela “ensaiou” em cair, mas não foi em volume esperado. A permanência das chuvas deve seguir até a próxima quarta-feira (20) e são esperados o acúmulo de 37mm nos próximos dias. De acordo com o Informe Cidade, há mais de um mês que não chovia de forma consistente na cidade e nos últimos dias as temperaturas se mantinham acima da casa dos 32°. Hoje o tempo permanece com chuva e nublado durante todo o dia com a temperatura variando de 18 a 31°.

Guanambi: TJ-BA declara inconstitucional decreto que 'entregou chave' a Deus

Em decisão unânime entre os desembargadores do Tribunal de Justiça, foi declarado inconstitucional um decreto municipal da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, no qual determinava “entregar as chaves” do município a Deus. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) havia sido ajuizada pelo Ministério Público estadual. No dia 2 de janeiro de 2017, o prefeito da cidade, Jairo Silveira Guimarães (PSB) elaborou um decreto que anunciava “a entrega da chave deste município a Deus”, além disso, no mesmo documento, ele se referia como “designado por Deus”, “que esta cidade pertence a Deus e que todos os setores da prefeitura municipal estarão sobre a cobertura do Altíssimo” e que cancelava “em nome de Jesus, todos os pactos realizados com qualquer outro Deus (sic) ou entidades espirituais”. Por fim, no decreto, informava que a palavra do prefeito era “irrevogável”. O administrador já tinha sido anteriormente notificado para que suspendesse o decreto municipal, após determinação judicial de julho de 2018. Jairo, no entanto, chegou a recorrer da decisão argumentando que não constava no ato efeitos concretos. Segundo a solicitação do Ministério Público na Ação Direta de Inconstitucionalidade, o decreto municipal de Guanambi fere a laicidade do Estado conforme consta na Carta Magna e na Constituição estadual. De acordo com o desembargador e relator, Ivanilton Santos da Silva, que chegou a julgar o recurso apresentado por Jairo, “o que salta aos olhos é que o Decreto em questão se utiliza da máquina administrativa para manifestar dogmas e crenças, levando a crer que o Estado, naquela manifestação municipal, repudia outras crenças e valores religiosos, o que pode ser um comportamento atualmente temerário e inadmissível”.

Depressão acelera envelhecimento cerebral, aponta estudo Foto: Thinkstock

A depressão acelera o envelhecimento cerebral, comprova um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos. A doença já era considerada um fator de risco para o desenvolvimento de Alzheimer e já havia sido associada a diversos problemas, como aumento do risco de dor de cabeça, dor muscular e alterações no sono. Agora, a ciência conseguiu mostrar evidências consistentes de danos cerebrais causados pela depressão. De acordo com a Veja, a nova pesquisa, apresentada na quinta-feira, 14, na Conferência da Associação Americana para o Avanço da Ciência, realizada em Washington, nos Estados Unidos, mostrou que as conexões cerebrais começam a diminuir dez anos mais cedo em indivíduos diagnosticados com depressão. Ou seja, o declínio cognitivo começa a partir dos 40 anos e não aos 50 anos. Essa característica aumenta o risco de perda de memória, desaceleração da fala e até mesmo o desenvolvimento precoce de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Incêndio destrói espaço equivalente a três campos de futebol em Caatiba Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um incêndio atingiu uma área de mata, nesta semana, na cidade de Caatiba, no sudoeste da Bahia. Segundo os moradores, cerca de 3 hectares, o que equivale a 3 campos de futebol, foram destruídos pelo fogo. O incêndio deixou a população preocupada, por conta da proximidade da região atingida pelo fogo com as casas da cidade e pela fumaça que se espalhou pela região. As chamas foram controladas pelos próprios moradores. “A gente ficou com muito medo daquela nuvem [de fumaça] entrar na cidade. Iria ser um estrago muito grande, principalmente para quem tem problemas de saúde e respiratória”, disse a técnica de enfermagem Elisângela Dias. De acordo com a população, o fogo começou na terça-feira (12), por volta do meio-dia, e só foi debelado às 19h. No local, ficou a destruição do incêndio. Não há informações sobre animais feridos. Contudo, a reportagem da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, esteve na cidade e registrou os bichos da região em meio à vegetação queimada.

Barreiras: Gerente bancário é sequestrado com a família e obrigado a dar dinheiro a criminosos Foto: Reprodução/TV Oeste

O gerente de um banco e a família dele foram sequestrados na madrugada desta sexta-feira (15) na cidade de Barreiras, oeste da Bahia. Os reféns foram liberados após pagamento de resgate, de acordo com a polícia. O caso é investigado e a família prestou depoimento durante a tarde. De acordo com o G1, o atendimento dos clientes não foi realizado durante todo o dia, na agência do Bradesco onde o gerente trabalha. No local, o funcionamento era apenas para caixas eletrônicos. Os clientes foram avisados de que o sistema estava fora do ar e só voltará na segunda-feira (18). A agência fica no centro da cidade. O sequestro aconteceu por volta da 1h e o gerente foi levado até a unidade para retirar o dinheiro exigido pelos sequestradores. A polícia não informou quanto foi pago, mas confirmou o pagamento do resgate. Não houve confusão dentro da agência, enquanto o gerente estava em poder dos bandidos. A polícia informou ainda que, quando o dinheiro foi entregue aos sequestrados, a família e o gerente foram liberados sem qualquer tipo de ferimento. Por meio de nota, o Bradesco informou apenas que os detalhes em relação ao crime devem ser obtidos por consulta ao boletim de ocorrência que foi feito pela Policia Civil de Barreiras.

Horário de verão acaba neste sábado

O horário de verão de 2018, que começou no dia 4 de novembro, termina à 0h deste domingo (17). Ao término do horário de verão, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora. De acordo com o G1, o ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Ex-prefeito se aproxima do governo Rui Costa para voltar a comandar Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O ex-prefeito de Brumado, Geraldo Azevedo (Sem Partido), estaria em articulação para entrar na base do governador Rui Costa (PT). O que estaria por trás da iniciativa é o desejo de sair como candidato em 2020 do grupo político ligado ao PT. Um encontro entre Azevedo e o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT), sinalizou o movimento. De acordo com o Bahia Notícias, o ex-gestor brumadense e o líder do governo defenderam uma unidade no grupo político para disputar a prefeitura de Brumado no próximo ano. O atual prefeito, Eduardo Vasconcelos (PSB), está no primeiro mandato e dirigiu o município também entre 2008 e 2012. No encontro, Rosemberg prometeu agendar um encontro entre Azevedo e o governador para tentar aproximar o ex-prefeito do grupo político.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o alerta sobre a febre amarela no Brasil e ampliou a área onde a vacinação é recomendada para estrangeiros e turistas que visitem o país. De acordo com a entidade, o Brasil pode estar enfrentando a “terceira onda” de contaminação: a primeira aconteceu no período sazonal de 2016 e 2017, com 778 casos em humanos, incluindo 262 mortes; e a segunda ocorreu durante o período sazonal de 2017 e 2018, que apresentou 1376 casos humanos, registrando 483 óbitos. Agora, o novo surto mostra progressão em direção ao Sul e Sudeste do país. De acordo com a Veja, a iniciativa da OMS foi tomada depois de casos em humanos e epizootias (mortes de macacos) terem sido notificados em dois estados. Segundo o Ministério da Saúde, dados recolhidos entre julho de 2018 até a semana passada, mostram que 834 casos suspeitos de febre amarela foram notificados. Embora 679 tenham sido descartados, 118 permanecem em investigação e 37 foram comprovados – com nove mortes confirmadas. As confirmações de casos vieram dos estados de São Paulo (35) e Paraná (2). “Embora seja cedo para determinar se este ano terá os altos números de casos em humanos observados nos dois últimos grandes picos sazonais, há indicações de que a transmissão do vírus continua a se propagar em direção ao sul e em áreas com baixa cobertura vacinal”, declarou a OMS, em comunicado. Por causa disso, a entidade sugere que a vacina seja adotada por quem vai viajar para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Tocantins, Santa Catarina e São Paulo. A recomendação é de que seja aplicada uma única dose da vacina dez dias antes do embarque para esses destinos.

Brumado: Morador prevê tragédia com obra de pavimentação da prefeitura margeando o Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A reportagem do site Achei Sudoeste esteve na Rua Eurotides Vasconcelos, nas proximidades da ponte que liga os bairros Dr. Juracy e São Jorge, a fim de ouvir a reivindicação de um morador. Na localidade, nos fundos da residência do senhor Angelino Rocha da Silva, a prefeitura está construindo uma rua por meio do projeto Caminho da Escola. O local foi todo aterrado, mas o morador está preocupado, visto que, sem a compactação do terreno, se chover, a sua casa será invadida pela lama. 

Brumado: Morador prevê tragédia com obra de pavimentação da prefeitura margeando o Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“A terra vai amolecer, vai espalhar e tomar conta de tudo. O fundo da minha casa vai se tornar uma barragem de água, inundando as minhas coisas, fora as doenças transmitidas pela água parada”, afirmou. O morador já procurou o setor responsável a fim de comunicar a questão, mas nenhuma providência foi tomada até o momento. Angelino também conversou pessoalmente com o dono da empreiteira. “Quero que resolvam o problema para a água não invadir a minha casa”, reforçou. Segundo ele, a reivindicação visa evitar uma tragédia.

Em 2018, setor de eletroeletrônicos cresceu em média 5% Foto: Jonathan Campos/Veja

O volume de vendas do setor de eletroeletrônicos cresceu em média 5% em 2018. A expectativa para o ano era de 15%, mas fatores como a greve dos caminhoneiros e a incerteza política seguraram as compras. Os dados foram informados pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). Em número brutos, a linha branca – jargão no setor para produtos como fogão, geladeira, lavadora de roupa, entre outros, – vendeu 14,6 milhões de unidades em 2018, contra 13,9 milhões no ano passado. As vendas de ar condicionado também aumentaram, com o modelo janela crescendo 65% e a linha split, 3%. “O intenso calor, associado à troca de muitos aparelhos mais antigos, explicam bem esses números”, diz José Jorge do Nascimento, presidente da entidade. Nesse sentido, os ventiladores também tiveram um ano positivo, passando de 9,8 milhões de unidades para 10,4 milhões no mesmo período, uma alta de 6%. Nos produtos eletrônicos, conhecidos como linha marrom, destaque para a produção de televisores, que teve aumento de 1% no período, saindo de 11,3 milhões de unidades em 2017 para 11,5 milhões em 2018. “A previsão, apenas em televisores, para 2019, é de fecharmos com 12 milhões de aparelhos”, acrescentou ele. Apesar de positivos, os números estão abaixo do esperado. No início de 2017, a entidade anunciou a expectativa de fechar o ano com crescimento de 15%. Para Nascimento, o desempenho foi bom, principalmente quando se leva em conta o quanto o setor sofreu com reajustes de matérias-primas como plástico e aço, a greve dos caminhoneiros e os problemas que se seguiram relacionados ao valor do frete e com a incerteza política das eleições, que seguraram o consumo.

Brumado: Lojistas se defendem e pedem flexibilidade sobre mapeamento da zona azul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o posicionamento do Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), André Cardoso, que afirmou que não haverá espaço reservado de estacionamento para os lojistas na zona azul, o diretor de relações institucionais da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Gomes, pediu flexibilidade ao órgão. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele criticou a postura do coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, ao presidir uma reunião com os comerciantes para debater os detalhes do projeto. “Infelizmente, a gente foi recebido pelo gestor da reunião de forma que não poderíamos mais contestar. Já estava autorizado, é lei e deveríamos seguir e que aquela reunião era só para demarcar os locais onde cada comerciante poderia necessitar para carga e descarga”, declarou. Apesar disso, o diretor admitiu que houve falha e demora dos comerciantes em atender os chamados da SMTT para debater os detalhes do projeto. Gomes ainda afirmou que, em um país democrático, as reivindicações da população devem ser ouvidas a qualquer momento, independente de o projeto já estar sendo viabilizado, conforme o superintendente colocou em suas declarações. Para ele, embora a organização do espaço de estacionamento no centro comercial seja benéfico, há a necessidade de reavaliação do mapeamento da zona azul, bem como dos valores praticados. “Não queremos nos opor a zona azul, mas nós, comerciantes, estamos tentando nos aproximar dos gestores da zona azul para entrarmos em um consenso. Existem alguns detalhes que queremos questionar”, reiterou.

Trabalhador autônomo deve recolher INSS com reajuste até hoje Foto: Agência Brasil

Os trabalhadores autônomos que pagam o carnê da Previdência devem ficar atentos aos novos valores vigentes. Os novos valores são referentes à competência de janeiro e vencem nesta sexta-feira, 15. A emissão do carnê pode ser feita pelo site do INSS e paga na rede bancária. O reajuste nas contribuições segue o aumento das aposentadorias do INSS. Neste ano, os benefícios vinculados ao salário mínimo subiram de 954 reais para 998 reais (aumento de 4,61%). As aposentadorias, auxílios e pensões maiores que o piso, tiveram reajuste de 3,43%. De acordo com a Veja, os contribuintes que recolhem pelo plano simplificado precisam pagar 109,78 reais à Previdência. Antes, o custo era de 104,94 reais. O valor é equivalente a 11% do salário mínimo.  No plano simplificado, a contribuição vale apenas para a contagem para a aposentadoria por idade, onde o segurado pode pedir o benefício ao completar 60 anos (mulher) ou 65 anos (homem), além de ter 15 anos de contribuição.  A outra opção para o autônomo é o plano completo, que conta para a aposentadoria por tempo de contribuição (sem idade mínima, a partir de 30 anos de recolhimento para as mulheres e 35 para os homens). Nesse caso, a contribuição parte de 199,60 reais (para quem contribui pelo salário mínimo) até 1.167,89 (para quem contribui pelo teto, reajuste de 3,43%). O plano completo cobra alíquota de 20% sobre o salário.   Até o ano passado, a contribuição variava de 190,80 reais a 1.129,16 reais.

Arquivo