Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2020
fechar

BR-349: Acidente com carreta mata duas pessoas e deixa casa parcialmente destruída em Correntina Foto: Bom Jesus da Lapa Notícias

Duas pessoas morreram após serem atingidas por uma carreta no trecho urbano da BR-349, em Correntina, cidade do oeste da Bahia, no domingo (9). Conforme a Polícia Militar, uma casa ficou parcialmente destruída depois de também ser atingida pelo veículo. Ainda de acordo com a polícia, a carreta passava pela Rua Aleixo Caetano quando atingiu as pessoas na calçada. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente. Apesar disso, durante depoimento, o motorista disse que o veículo estava sem o freio. Após atingir as pessoas, a carreta bateu na casa e em outros dois veículos que passavam pelo local. Não há registro de feridos nos carros atingidos. Segundo o G1, as duas pessoas chegaram a ser atendidas, mas não resistiram aos ferimentos. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Não há informações sobre os enterros.

Um homem morreu e outras quatro pessoas foram baleadas em um táxi, após saírem de uma festa na Avenida Santa Marta, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com informações da polícia, o crime ocorreu por volta das 4h, de domingo (9). Sete pessoas estavam dentro do carro, quando um outro veículo chegou e o suspeito começou a efetuar os disparos. Na ação, duas mulheres e dois homens, sendo um deles o motorista do táxi, foram baleados. Segundo a polícia, as vítimas foram encaminhadas para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Uma delas, identificada como Mauro Pereira Jardim, 39 anos, não resistiu aos ferimentos. Não há informações sobre o estado de saúde das outras. A autoria e a motivação do crime são investigadas pela Polícia Civil. As informações são do G1.

Barreiras: Governo do Estado inaugura policlínica e ampliação do Hospital do Oeste Foto: Paula Fróes/GOVBA

Com investimento de R$ 27 milhões, a 16ª Policlínica Regional de Saúde da Bahia foi inaugurada pelo governador Rui Costa em Barreiras, no oeste do estado, nesta segunda-feira (10). Primeira policlínica da região, o equipamento atenderá 550 mil moradores de 20 municípios, com consultas médicas em diversas especialidades, exames, pequenas cirurgias, entre outros procedimentos. Ao lado do vice-governador João Leão, Rui também inaugurou a primeira etapa da ampliação do Hospital do Oeste (HO), que incluiu dois blocos de enfermarias com 62 leitos para internação de adulto, sendo um deles de isolamento. Para a ampliação do HO, 115 profissionais foram contratados. Já na policlínica, uma equipe com 106 profissionais prestará atendimento a partir desta terça-feira (11), em especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.  Também serão oferecidos na policlínica exames como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia. Foram entregues ainda 13 micro-ônibus que farão o transporte dos moradores dos municípios que integram o Consórcio Interfederativa de Saúde da Região de Barreiras/Ibotirama, responsável pela manutenção do equipamento de saúde junto com o Governo do Estado.

Eleições 2020: Pré-campanha de Fabrício Abrantes avança na zona rural de Brumado Foto: Divulgação

O pré-candidato ao cargo de prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (DEM), encarou uma maratona na zona rural do município. Na manhã do domingo (09), ele fez várias visitas a localidades da Fazenda Curralinho, às margens do Rio das Contas, onde o pré-candidato ouviu as demandas da comunidade. Na oportunidade, os moradores reclamaram da falta de água, estradas ruins, lavoura perdida e assistência médica. Na parte da tarde, de um extremo a outro, Abrantes esteve em Itaquaraí, onde participou da Cavalgada da Amizade, evento que reuniu grande número de adeptos. “Foi um domingo especial, dia que fomos acolhidos pelas comunidades por onde passamos e pudemos ouvir de perto as principais demandas e outras necessidades da nossa população da zona rural, que não tem recebido a devida atenção do poder público”, criticou o pré-candidato.

Helicóptero da PM faz voo rasante e derruba barracas de ambulantes em Salvador Foto: Reprodução/TV Bahia

Um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia fez um voo rasante no sábado (8), na Avenida ACM, e derrubou barracas de ambulantes, em Salvador. De acordo com o G1, ninguém ficou ferido, mas muitos ambulantes que estavam instalados na região do Iguatemi perderam as mercadorias. Um carrinho de um vendedor que comercializava cocadas, por exemplo, ficou no chão junto com a mercadoria dele. O voo do helicóptero faz parte de uma feira de segurança que é realizada em um shopping da região.

Prefeitura e LBF unem forças na realização do Campeonato Brumadense de Futebol 2020 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Campeonato Brumadense de Futebol 2020 está sendo realizado através de uma parceria entre a prefeitura municipal e a Liga Brumadense de Futebol (LBF). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da LBF, Paulo Lobo, disse que as expectativas são as melhores para o desenrolar da competição. Doze equipes irão se enfrentar durante o evento esportivo. O vice-prefeito e secretário municipal de esportes, Édio Pereira, reforçou que o campeonato terá uma dimensão muito grande. “A organização este ano é da Liga. A LBF organiza e a prefeitura garantiu toda logística, os uniformes para as equipes, a premiação através de parcerias com terceiros, arbitragem, bolas, troféus, medalhas, marcação do estádio. Com essa parceria, não tenho nenhuma dúvida que teremos um grande campeonato, motivo de orgulho de todos os desportistas brumadenses”, afirmou.

Recadastramento dos produtores e propriedades rurais vai até 15 de junho Foto: Divulgação/Adab

O recadastramento sanitário obrigatório dos produtores e das propriedades rurais começou no dia 1º de fevereiro e segue até 15 de junho, informou a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O objetivo do recadastramento é fortalecer as estratégias de defesa agropecuária, além de fortalecer a rastreabilidade e a vigilância epidemiológica contra enfermidades e pragas de interesse da defesa agropecuária e saúde pública. O ato pode ser realizado no escritório da Adab mais próximo onde o imóvel está situado. As propriedades de criação terão que recadastrar bovinos, bubalinos, asininos, muares, equinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Já as propriedades agrícolas deverão informar sobre todas as culturas em manutenção. Já as propriedades mistas informarão o que têm de cultivo e criações. O recadastramento de propriedades agropecuárias apenas poderá ser realizado pelo proprietário ou por representante oficial. O produtor que não atender ao prazo e aos requisitos estabelecidos estará sujeito à inativação do cadastro, impedimento do trânsito de animais e produtos agropecuários, além das penalidades legais previstas em lei.

Campeonato Brumadense de Futebol 2020 homenageia Geroncio Clemente Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Campeonato Brumadense de Futebol 2020 teve início neste domingo (09). O evento realizou uma justa homenagem ao desportista Geroncio Clemente. Aos 87 anos, ele disse que ficou muito grato com a homenagem feita em vida. “Para mim é muito gratificante! Estou com a Liga Brumadense de Futebol - LBF desde 1986”, declarou. Toda família do homenageado compareceu à partida de abertura do campeonato. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, presidente da LBF, Paulo Lobo, destacou que Seu Geroncio faz parte da equipe da Liga e sempre lutou em prol do esporte local. “É uma justa homenagem. Ele é um exemplo de vida, um líder, um espelho pra mim”, afirmou. O O vice-prefeito e secretário municipal de esportes, Édio Pereira (PCdoB), também acrescentou que Seu Geroncio é uma “lenda viva do esporte brumadense”.

Guanambi: Dupla é presa após ameaçar pessoas com arma de fogo Foto: Divulgação/PM

Na última semana, uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), deteve dois indivíduos que estavam ameaçando pessoas utilizando um simulacro de arma de fogo em Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o fato aconteceu no Colégio Enedina Costa Macedo, mas a dupla foi abordada no Bairro Alvorada. Um deles possui passagem por tráfico de drogas e o outro por Lei Maria da Penha. Ambos foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Brumado: Casa da Limpeza conta com produtos e materiais em geral

Em Brumado, a Casa da Limpeza é uma loja de produtos concentrados e pronto uso para sua linha automotiva, industrial e doméstica. O estabelecimento fica localizado na Rua Sargento Antenor Santos, no Bairro das Flores. Os telefones são: (77) 3441-9359 e (77) 99960-8135. A loja trabalha com um conceito inovador de limpeza, proporcionando os melhores produtos em um só lugar. Casa da Limpeza: aqui tem qualidade!

Feira de Santana: Mulher é presa com maconha, crack e cocaína dentro de ônibus Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma mulher foi presa com maconha, crack e cocaína dentro de um ônibus, na noite de sábado (8), rodoviária de Feira de Santana, no interior baiano. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), drogas foram encontradas durante uma operação com cães. Segundo informações da SSP, cerca de 4,5 kg de maconha, pedras de crack e porções de cocaína estavam escondidas no bagageiro do veículo. As drogas seriam levadas para a cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste. De acordo com o órgão, a dona da mala foi identificada e levada junto com o material apreendido para a Central de Flagrantes de Feira de Santana.

Encomende os seus brindes personalizados na Lagarto em Brumado

Com festas e formaturas, na Lagarto, você encontra brindes personalizados para presentear funcionários, amigos e familiares. Na loja tem diversas opções em produtos personalizáveis, com destaque para as taças e copos. Passe agora mesmo na Lagarto e encomende o seu brinde. A loja fica localizada na Rua Esther Gondim, 79, no Bairro Ginásio Industrial. O telefone é (77) 3441-6984 ou (77) 99826-8420.

Livramento de Nossa Senhora: Moradores do Bairro Beira Rio ironizam falta de pavimentação Foto: Reprodução/L12

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, moradores do Bairro Beira Rio confeccionaram uma faixa e instalaram na rua principal em protesto contra a falta de pavimentação. Na faixa, os dizeres: “Sem esgoto e calçamento, sem voto!”. De acordo com o L12, na época das eleições, os moradores disseram que várias promessas foram feitas para realização da obra de calçamento e drenagem em diversas ruas do bairro. Na cidade, a localidade é uma das que mais sofre com a falta de infraestrutura.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Acusado de envolvimento em morte de Marielle Franco morre em ação policial no interior da Bahia Foto: Divulgação/Polícia Civil

Apontado como chefe do “Escritório do Crime” e com suspeita no envolvimento da morte da vereadora Marielle Franco, Adriano da Nóbrega morreu em uma operação policial no domingo (9) em Esplanada, no agreste baiano. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o ex-policial carioca estava escondido na cidade e passou a ser monitorado por equipes Superintendência de Inteligência (SI). A SSP-BA havia sido informada que o acusado teria buscado esconderijo na Bahia. Adriano da Nóbrega foi localizado em um imóvel, na zona rural da cidade. Ainda segundo a SSP-BA, ele teria resistido à prisão, atirando contra os policiais. Ferido, o acusado chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com o foragido foi encontrada uma pistola austríaca calibre 9mm.  “Procuramos sempre apoiar as polícias dos outros estados e, desta vez, priorizamos o caso por ser de relevância nacional. Buscamos efetuar a prisão, mas o procurado preferiu reagir atirando”, disse o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa.

MP recomenda medidas para estabelecer ordem durante o carnaval da cidade de Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do promotor de Justiça Ruano Fernando Leite, recomendou ao Município de Rio de Contas, a 68 km de Brumado, que delimite os espaços em que poderá haver emissões sonoras durante a festa de carnaval, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de fevereiro. Além disso, recomendou que o Município especifique o horário reservado ao descanso da população, inclusive no circuito carnavalesco e adote as providências necessárias para garantir o fluxo de atendimento médico de emergência. Também deve se abster de promover a publicidade de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. A recomendação também foi expedida para o comandante da Polícia Militar para que adote as providências necessárias para garantir o adequado policiamento de prevenção e segurança. Já os agentes de trânsito devem realizar a lavratura de autos de infração, aplicando as respectivas penalidades, incluindo a medida administrativa de retenção do veículo para regularização.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Governador Rui Costa garante pavimentação da BA-617 entre Caculé a Condeúba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (08), um grupo de entusiastas do “Movimento Popular: Asfalto Já”, moradores da cidade de Condeúba, estiveram em Cordeiros, onde o governador Rui Costa (PT) entregou as obras de requalificação do Estádio Municipal Antônio Salomão Filho. Na oportunidade, Costa foi cobrado pelos representantes do movimento sobre a pavimentação do trecho de 54 km da BA-617, que liga Caculé a Condeúba. Durante sua fala, o governador destacou que já determinou ao secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcos Cavalcanti, que faça os dois projetos, se referindo à pavimentação asfáltica entre Jacaraci e Condeúba (BA-263) e Caculé a Condeúba (BA-617).  “Eu olho nos olhos das pessoas e digo o que posso e o que não posso fazer, ou que posso fazer depois. Então aqui, o que é que eu estou dizendo... Nós vamos fazer! Mas eu não consigo fazer tudo de uma vez, porque não tenho orçamento pra fazer tudo de uma vez. Até o fim de meu mandato a gente se compromete a entregar tudo asfaltado, tá bom?”, garantiu Costa.

Brumado: 18ª Ciretran passará a reconhecer firma das assinaturas e autenticar documentos sem custos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 18ª Ciretran de Brumado vinha exigindo dos usuários dos seus serviços, que são prestados exclusivamente por ele, que os documentos de transferência dos veículos estejam com as assinaturas dos vendedores e compradores, reconhecidas exclusivamente em cartório, por tabelião. Conforme tabela de custas, taxas e emolumentos publicada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o reconhecimento por autenticidade, das assinaturas do vendedor e comprador, tem o custo dos emolumentos de R$ 14,50 e a taxa de R$ 15,50, totalizado R$ 30,00 por veículo transferido. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um dos dispositivos estabelecidos em lei é o fim da obrigação de reconhecimento de firma, dispensa de autenticação de cópias e não-exigência de determinados documentos pessoais para o cidadão que lidar com órgãos do governo, tais como certidão de nascimento e título de eleitor. Para a dispensa de reconhecimento de firma, o servidor da 18ª Ciretran deverá comparar a assinatura do cidadão com a firma que consta no documento de identidade, o que não vinha acontecendo, por recusa do órgão. O Ministério Público Estadual (MPE) em Brumado abriu procedimento, quando a unidade local assumiu o compromisso de cumprir a legislação e afixar a Lei em local visível no órgão com a finalidade de orientar e avisar aos usuários sobre a nova sistemática.

Livramento de Nossa Senhora: Policiais da 46ª CIPM concluem Curso Básico de Emprego Tático Operacional Foto: Divulgação/PM

Policiais militares da 46ª CIPM concluíram o IV Curso Básico de Emprego Tático Operacional (CBETO), promovido pela Rondesp Sudoeste. A cerimônia de conclusão foi realizada na sexta-feira (07), no Centro Diocesano, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. O objetivo do curso é selecionar e capacitar policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) pertencentes às unidades que compõem o orgânico do Comando de Policiamento Regional Sudoeste- CPR-So, a fim de padronizar os procedimentos técnicos empregados na área. De acordo com o Livramento Manchete, ao todo, 31 militares pertencentes a 46ª CIPM concluíram o treinamento. Durante os cinco dias, os participantes tiveram instruções de Técnicas e Tácticas Policiais Militares, Patrulhamento Urbano, Doutrina de Policiamento Tático, Abordagem, Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, Uso Diferenciado da Força, Tiro Tático e Legislação PM.

Vitória da Conquista: Caminhão cegonha tomba e deixa 11 carros danificados na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Um caminhão cegonha tombou para fora da pista KM 802 da BR-116, próximo à entrada do distrito de José Gonçalves, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, no sábado (8). As causas do acidente ainda não foram divulgadas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do veículo teve ferimentos leves e foi atendido ainda no local. Além do caminhão, 11 carros novos que estavam no veículo cegonha foram danificados. Ainda segundo a PRF, o caminhão trafegava na rodovia em um horário que não condiz com a autorização especial de trânsito para o tipo do veículo. A PRF explicou que caminhões desse tipo têm circulação permitida do amanhecer ao pôr do sol.

BR-242: Homem morre depois de ser atropelado em rodovia no oeste do estado Foto: Blog Braga

Um homem morreu após ser atropelado por um carro próximo ao KM 860, entre as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, no sábado (8). A vítima era pedestre. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram a ir no local para prestar socorro, mas a vítima já estava morta. De Segundo o G1, o homem ainda não foi identificado. O corpo foi removido e levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras. Ainda não há informações sobre o que causou o atropelamento.

Casal com destino a Portugal é preso com cocaína em mala no aeroporto de Salvador Foto: Divulgação/PF

Um casal com destino a Portugal foi preso na noite de sexta-feira (7), tentando transportar 3 kg de cocaína na mala. A prisão ocorreu no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, informou a Polícia Federal, responsável pela ação. De acordo com a polícia, um homem e uma mulher, ambos brasileiros, de 40 e 48 anos respectivamente, vão responder por crime de tráfico de drogas, que prevê pena de 5 a 15 anos de reclusão e multa. Segundo o G1, esse foi o segundo flagrante de drogas feito pela Polícia Federal, no mesmo dia, no aeroporto de Salvador. Na sexta-feira, uma mulher de 27 anos foi presa ao tentar transportar quase 8 kg de cocaína escondida na mala dela, no aeroporto de Salvador. Ela tinha desembarcado durante uma escala na capital baiana de um voo que veio de Rio Branco, no Acre, mas o destino era São Paulo.

Cordeiros: Rui Costa inaugura reforma do Estádio Municipal e entrega ambulâncias Foto: Paula Fróes/GOVBA

No município de Cordeiros, a 154 km de Brumado, o governador Rui Costa (PT) entregou, neste sábado (8), as obras de requalificação do Estádio Municipal Antônio Salomão Filho. Nova arquibancada e novos vestiário e alambrado foram inaugurados, melhorando a infraestrutura do equipamento esportivo. Investimento de R$ 49.988.553 feito através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Cordeiros: Rui Costa inaugura reforma do Estádio Municipal e entrega ambulâncias Foto: Paula Fróes/GOVBA

Rui também realizou a entrega de duas ambulâncias, uma simples e outra tipo van, para o município e de 40 barracas de comercialização para trabalhadores da feira livre municipal, além de reforçar o compromisso com as demandas da região. Ao final da agenda, o governador visitou as instalações do Colégio Estadual José Moreira Cordeiro, onde realizou uma reunião com alunos e professores para discutir as necessidades de melhorias na infraestrutura da unidade escolar.

Arquivo