Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "02/2020"

27 Fev 2020 - 10:30h

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

27 Fev 2020 - 10:00h

Na última segunda-feira (24), policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizavam patrulhamento de rotina no Bairro São José, em Brumado, quando avistaram um homem com atitude suspeita. Segundo a PM, o indivíduo fugiu deixando um saco para trás. Dentro havia uma espingarda, munições e vários materiais comumente utilizados na caça predatória. A equipe realizou diligência na região, mas não localizou o caçador. O Bairro São José fica bem próximo a uma área de proteção ambiental da RHI Magnesita. A arma e as munições foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil, que investigará a possível autoria do crime.

27 Fev 2020 - 09:30h

Com festas e formaturas, na Lagarto, você encontra brindes personalizados para presentear funcionários, amigos e familiares. Na loja tem diversas opções em produtos personalizáveis, com destaque para as taças e copos. Passe agora mesmo na Lagarto e encomende o seu brinde. A loja fica localizada na Rua Esther Gondim, 79, no Bairro Ginásio Industrial. O telefone é (77) 3441-6984 ou (77) 99826-8420.

27 Fev 2020 - 09:00h

O péssimo estado da BA-156, que liga as cidades de Paramirim e Érico Cardoso, tem causado indignação na população dos dois municípios. No local, os motoristas são obrigados a trafegar em zigue-zague para desviar dos inúmeros buracos na pista. Com o passar dos dias e as últimas chuvas, a situação só piora e a buraqueira pode ser a causa iminente de muitos acidentes. A população clama do poder público as providências para recuperação da estrada. Boatos que circulam nas redes sociais apontam que, em breve, o Consórcio do Vale do Paramirim irá realizar a restauração dos 15 km de extensão entre os dois municípios. O governador já havia prometido a reforma da BA em visita à Paramirim em 2019. Vale ressaltar que, desde a construção do trecho, há 20 anos, ele nunca foi reformado.

27 Fev 2020 - 08:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

27 Fev 2020 - 08:00h

Na última semana, em publicação realizada em suas redes sociais, o prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, relatou que se reuniu com representares da Valor Logística Integrada (VLI), empresa que administra a Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Embora não tenha detalhado a pauta da reunião, o gestor ressaltou que o assunto tratado foi a reforma do prédio onde funcionava a antiga Estação Ferroviária da cidade. Há cerca de 20 anos, a estação não é mais utilizada para fins de transporte ferroviário de cargas e nem de pessoas e, desde então, o prédio histórico vinha sofrendo com a ação do tempo e de vândalos. Na postagem, o gestor se conteve em dizer: “Vem novidade por aí!”.

27 Fev 2020 - 07:30h

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

27 Fev 2020 - 07:00h

Na sexta-feira (21), o Frigorífico de Guanambi, a 141 km de Brumado, abateu um suíno com uma doença denominada cisticercose, causada pelos ovos do verme Platelminto Taenia Solium. Três dias após a ingestão dos ovos, eles se transformam em larvas que caem na corrente sanguínea podendo se alojar em várias partes do corpo, como músculos, cérebro, pulmões, olhos e coração. O complexo teníase-cisticercose está ligado à maneira como os animais são mantidos. De acordo com o Radar Guanambi, o diretor da GBI Frigorífico, Vitor Moraes, informou que a cisticercose suína, a teníase e a neurocisticercose humana causadas pela taenia solium são problemas graves de saúde pública. Segundo ele, o cuidado e a orientação na hora de comprar a carne vermelha devem ser indispensáveis. Vitor disse ainda que a GBI Frigorífico dispõe de médicos veterinários e que, antes do abate, todos os animais passam pela avaliação do profissional, conforme determina a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). “O nosso frigorífico opera legalmente, obedecendo todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do estado da Bahia e vigilância sanitária de Guanambi”, destacou.

27 Fev 2020 - 00:00h

Na última semana, duas novas imagens de procurados foram inseridas o “baralho do crime” da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Na segunda atualização de 2020, as cartas ‘três de ouros’ e ‘seis de ouros’ foram atualizadas. Natural de São Paulo, Kaique Alves Cesar, o “Dentinho” ou “Coelho”, 22 anos, procurado por latrocínio, é o novo ‘três de ouros’. Ele atua na região de Brumado. Já Erico Santos de Almeida Nascimento, o “Paulista”, “Paulistinha” ou “Queca”, 29, passa a estampar à carta ‘seis de ouros’. Procurado por homicídio e tráfico de drogas, ele age no município de Euclides da Cunha. Qualquer informação que possa auxiliar na prisão dos procurados pode ser encaminhada por meio dos telefones do Disque Denúncia, (71) 3235-000, em Salvador e RMS, 181 para o interior do estado ou através do site oficial da ferramenta (disquedenuncia.com) no ‘Denuncie Aqui’. O anonimato é garantido.

26 Fev 2020 - 12:45h

O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (26) que está comprovado o caso positivo de coronavírus na capital paulista. Este é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina. Além dele, há outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas já foram descartadas. De acordo com o ministro Luiz Henrique Mandetta, o paciente com Covid-19 chegou ao país vindo da Itália. Ele estava assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Antes, ele havia participado de uma reunião familiar, o que levou o Ministério da Saúde a colocar 30 pessoas da mesma família em observação. Segundo o G1, o hospital Albert Einstein registrou a suspeita, fez um teste, que deu positivo. O caso foi para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova, que foi concluído rapidamente, em três horas, comprovando a infecção por coronavírus. A média de conclusão do exame é de três dias.

26 Fev 2020 - 12:00h

Na última segunda-feira (24), já no final da tarde, um jovem ficou ferido após se desequilibrar e cair da motocicleta na BR-030, próximo a uma fábrica de cimento, em Brumado. A vítima saia de uma estrada vicinal quando sofreu o acidente. Motoristas que passavam pela rodovia ligaram para o Samu 192, que prestou os primeiros socorros. Ele foi conduzido ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A Polícia Militar também foi acionada. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, ao verificar os documentos da motocicleta, a polícia constatou algumas irregularidades.

26 Fev 2020 - 10:30h

Entre a madrugada de sexta-feira, 21, até o início desta terça-feira, 25, policiais da Secretaria de Segurança Pública dede São Paulo prenderam 1 324 pessoas em todo o Estado. Também foram apreendidas 1,1 tonelada de drogas, além de 93 armas de fogo ilegais. As atividades policiais no período levaram à recuperação de cerca de 140 celulares, sendo 75 devolvidos aos proprietários. Outros 270 veículos também foram resgatados. No quesito fiscalização, 100 300 veículos foram inspecionados e os condutores passaram por teste no etilômetro. Destes, 4 096 foram autuados; a maior parte por negar-se a fazer o teste (2.919), outros por dirigir sob influência de álcool ou substâncias psicoativas (1.120); e um pequeno grupo (57) por dirigir com capacidade psicomotora alterada. De acordo com a Veja, as forças policiais em todo o Estado contavam com o patrulhamento de 15 000 policiais civis e militares, além de doze helicópteros Águia do Comando de Aviação da PM. Completaram o time cinquenta drones em voos diários.

26 Fev 2020 - 10:00h

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) publicou edital de seleção para estágio de nível superior na 7ª Inspetoria Regional de Controle (IRCE) em Caetité, a 100 km de Brumado. As vagas são destinadas a estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Economia. Para participar do processo seletivo, o estudante deve estar regularmente matriculado em um dos respectivos cursos do 4º ao 7º semestre. As inscrições serão realizadas através do encaminhamento do currículo, histórico escolar atualizado e comprovante de matricula 2020.1 para o e-mail [email protected] O prazo para encaminhamento dos documentos será até o dia 28 de fevereiro de 2020. As provas da seleção de estágio serão na modalidade: Discursiva + Entrevista. O processo seletivo ocorrerá na sede da 7ª IRCE, em Caetité, localizada na Avenida Woquiton Fernandes Teixeira, 31, Centro, entre os dias 09 e 13 de março de 2020, das 9h às 12h ou das 14h às 17h. O período mínimo de contrato de estágio não obrigatório no TCM é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Após a conclusão do processo, o candidato selecionado dará inicio ao estágio entre os dias 23 de março e 20 de abril de 2020, no turno matutino. A remuneração será de R$ 600, além de auxílio transporte.

26 Fev 2020 - 09:30h

A Bahia é um dos 11 estados que pode ter surto de dengue em 2020. Segundo o Ministério da Saúde, a localidade está em alerta para a circulação do vírus tipo 2, com o qual boa parte da população nunca teve contato. De acordo com a Agência do Rádio, como no ano passado foram registrados 67 mil casos prováveis da doença e 31 mortes, o coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, Gabriel Muricy, aponta que a possibilidade da presença de um sorotipo até então “incomum” na região preocupa gestores de saúde locais. “O que preocupa é que mais de 270 municípios da Bahia, no último levantamento realizado no ano passado, mostraram a presença do Aedes aegypti em uma densidade que coloca o território em situação de alerta”. Até 18 de janeiro deste ano, foram notificados 566 casos prováveis de dengue no estado, 139 de chikungunya, além de três notificações suspeitas de zika. As cidades de Salvador e Feira de Santana devem ter atenção redobrada, já que, juntas, registraram mais de 21 mil ocorrências de dengue, em 2019. O risco de surto, entretanto, não se restringe à Bahia e pode afetar também os outros oito estados do Nordeste, além do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

26 Fev 2020 - 09:00h

Por volta das 18h25 da última sexta-feira (21), em rondas na cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, a Cipe Sudoeste, avistou dois indivíduos em atitude suspeita na Avenida Capitão Magalhães. Os indivíduos, cada um em uma motocicleta, tentaram empreender fuga, porém um foi abordado e capturado. Com o mesmo foram encontrados 20 papelotes de substância análoga à cocaína, um celular e uma certa quantia em dinheiro. O outro indivíduo empreendeu fuga, porém abandonou a motocicleta, com vermelha, placa NTJ- 7201, licença de Paramirim, em uma estrada vicinal, não sendo o mesmo localizado. O indivíduo abordado foi conduzido e apresentado, junto com material e as motocicletas, na delegacia de Paramirim.

26 Fev 2020 - 08:30h

A Águia de Ouro é a grande campeã do carnaval 2020 de São Paulo. Este é o primeiro título da escola no Grupo Especial do carnaval paulista. Foi a primeira vez em 43 anos que a agremiação levou o título de campeã do carnaval de SP. A escola levou o troféu com enredo sobre a evolução do conhecimento humano, da Idade da Pedra à esperança nos robôs e, em um carro sobre a educação, fez uma homenagem a Paulo Freire. No carro, havia um boneco de Paulo Freire com um livro e a seguinte frase, de autoria do educador: “Não se pode falar da educação sem amor”. De acordo com o G1, Pérola Negra e X-9 Paulistana foram rebaixadas. Já as escolas Vai-Vai e Acadêmicos do Tucuruvi ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar do Grupo de Acesso e sobem para o Grupo Especial em 2021. A Nenê de Vila Matilde foi rebaixada para o Grupo Acesso II.

26 Fev 2020 - 08:00h

Por recomendação da Promotoria de Justiça, a Polícia Militar deu início na última quinta-feira (20) a uma série de fiscalizações no município de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. As operações têm como objetivo, além de localizar indivíduos em poder de armas e drogas, combater, especialmente, situações de poluição sonora ocasionadas pelo uso de “paredões de som” e de veículos com descargas adulteradas ou modificadas. Também serão fiscalizados os estabelecimentos comerciais e residenciais que, porventura, utilizarem aparelhos sonoros que causem perturbação do sossego. As operações ocorrerão tanto na sede do município quanto nos acessos ao Distrito de Triunfo do Sincorá, local onde ocorrem os festejos carnavalescos.

26 Fev 2020 - 07:00h

O Governo Federal vem promovendo uma série de mudanças nas Normas Regulamentadoras (NRs). São alterações importantes que interessam empresários, industriários, profissionais de Recursos Humanos, bem como especialistas na área de Saúde e Segurança no Trabalho. Com o intuito de apoiar as indústrias da cidade de Brumado neste novo cenário, o Sesi, Unidade Sudoeste da Bahia e a Associação das Indústrias de Brumado (Aibrum) realizou, o painel Agenda Estratégica Sesi em SST - Entenda as Normas Regulamentadoras: Mudanças nas NRs: 01, 02, 03, 12, 15, 18, 24 e 28. O evento contou com a participação de várias representações da indústria brumadense. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Antônia Bezerra, gerente regional do Sesi, disse que o painel aproximou a entidade das indústrias locais. “A proposta do Sesi, como integrante do sistema indústria, é se aproximar cada vez mais do nosso cliente trazendo informações, soluções e apoio. Esse movimento é de fortalecer e promover um bate-papo sobre as NRs”, afirmou. Já o gerente regional do Senai, Luciano Lacerda, disse que é importante a participação dos empresários e colaboradores da indústria de forma geral nesse debate a fim de melhorar o dia a dia das empresas. Palestrante da noite, Juliana Gomes Messias, Engenheira de Segurança do Trabalho/Sesi, frisou que as mudanças na legislação trabalhista refletem diretamente na atuação dos empresários e industriários. Por conta disso, Messias declarou que é fundamental a atualização do segmento nesse sentido.

26 Fev 2020 - 00:00h

Na Escola Municipal Clarice Moraes, a eleição para escolha dos líderes de turma contou com uma novidade interessante: urnas eletrônicas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora da unidade, Simone Correia, explicou que as referidas eleições sempre acontecem no início do ano letivo. Segundo ela, os candidatos fazem as suas campanhas em um período de duas semanas, durante o qual também há um debate importante sobre o processo democrático. “Neste ano, tivemos a parceria com o pessoal do Fórum Eleitoral, que nos ofereceu as urnas. Foi bem interessante porque a gente pode sentir a alegria e emoção dos meninos”, destacou. Correia ainda frisou que a votação através das urnas é uma oportunidade para os alunos saberem como funciona o processo das eleições dos líderes e representantes municipais, estaduais e nacional. “A educação integral pensa o ser humano em todas as suas dimensões. Isso é uma responsabilidade que temos com os nossos alunos. Queremos que eles compreendam a democracia”, afirmou.