Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2020
Sesi realizará painel sobre normas regulamentadoras em Brumado

O Governo Federal vem promovendo uma série de mudanças nas Normas Regulamentadoras (NRs). São alterações importantes que interessam empresários, industriários, profissionais de Recursos Humanos (RH), bem como especialistas na área de Saúde e Segurança no Trabalho. Com o intuito de apoiar as indústrias da cidade de Brumado neste novo cenário, o SESI, Unidade Sudoeste da Bahia e a Associação das Indústrias de Brumado (AIBRUM) realizarão no dia 18 de fevereiro de 2020, às 19h, o painel Agenda Estratégica SESI em SST - Entenda as Normas Regulamentadoras: Mudanças nas NRs: 01, 02, 03, 12, 15, 18, 24 e 28. A palestrante será a Engenheira de Segurança do Trabalho/SESI Juliana Gomes Messias. O evento acontece no auditório Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via Whatsapp: (77) 98115-4111 ou (77) 3201-5708.

Brumado: Casa da Limpeza conta com produtos e materiais em geral

Em Brumado, a Casa da Limpeza é uma loja de produtos concentrados e pronto uso para sua linha automotiva, industrial e doméstica. O estabelecimento fica localizado na Rua Sargento Antenor Santos, no Bairro das Flores. Os telefones são: (77) 3441-9359 e (77) 99960-8135. A loja trabalha com um conceito inovador de limpeza, proporcionando os melhores produtos em um só lugar. Casa da Limpeza: aqui tem qualidade!

Brumado: IBGE promoverá segunda reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020

O IBGE realizará em Brumado a segunda reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico de 2020. A reunião acontece no dia 11 de março, às 9h, no auditório do Semac. Na reunião, serão abordados os seguintes temas: processos seletivos, locais de treinamento, informações sobre a coleta, áreas indígenas e quilombolas, e condomínio e associações. Na oportunidade, também será discutida a divulgação do material do IBGE Educa, que será distribuído nas escolas brumadenses. A coleta de dados do censo será realizada entre agosto e outubro de 2020, quando serão visitados todos os domicílios do país. Além de diversas outras informações, o Censo Demográfico vai indicar o número de habitantes de cada município.

Encomende os seus brindes personalizados na Lagarto em Brumado

Com festas e formaturas, na Lagarto, você encontra brindes personalizados para presentear funcionários, amigos e familiares. Na loja tem diversas opções em produtos personalizáveis, com destaque para as taças e copos. Passe agora mesmo na Lagarto e encomende o seu brinde. A loja fica localizada na Rua Esther Gondim, 79, no Bairro Ginásio Industrial. O telefone é (77) 3441-6984 ou (77) 99826-8420.

Brumado: Prefeito e Bispo de Caetité comparecem à missa em comemoração aos 15 anos da CARP Foto: Divulgação

A Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz (CARP) é uma associação privada de fieis da Igreja Católica. A entidade foi fundada em Brumado por Jorge Alberto Meira de Almeida, que vem realizando um trabalho primoroso à frente da CARP, tendo obtido o justo reconhecimento da comunidade católica e da sociedade em geral. Na última quinta-feira (13), a entidade completou 15 anos de existência e, para comemorar a data tão representativa, foi realizada uma missa especial na Igreja Santa Rita. O prefeito Eduardo Vasconcelos e o Bispo da Diocese de Caetité, Dom José Roberto Silva Carvalho, comparecerem à missa. O prefeito parabenizou e destacou o grande trabalho que vem sendo realizado pela CARP ao longo desses anos no município através do seu fundador.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Aeroporto Isaac Moura Rocha em Guanambi recebe certificação da Anac Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Após quase cinco anos do anúncio do Governo da Bahia, o Aeroporto Isaac Moura Rocha, em Guanambi, a 141 km de Brumado, enfim conseguiu a certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O certificado em caráter provisório foi publicado na última sexta-feira (14), após vistoria de técnicos e análise do órgão. Segundo o documento, a certificação fica condicionada à manutenção pelo operador aeroportuário dos aspectos avaliados durante o processo de concessão. A empresa Infeacea foi contratada pela prefeitura de Guanambi para fazer a gestão do equipamento aeroportuário. A concessão permite operação com aeronaves do tipo 2C e ATR 72, modelo usado pela Azul Linhas Aéreas em linhas regionais. Esse tipo de aeronave tem capacidade para transportar até 70 passageiros.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Polícia Civil prende professor por aliciar menores na cidade de Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (14), um professor de 59 anos foi preso em sua residência, na Rua do Cruzeiro, no Bairro Vermelhão, em Rio de Contas, a 78 km de Brumado, acusado de assédio sexual contra menores. Segundo informações da polícia civil, ele estava sendo investigado pela equipe de agentes civis da Delegacia de Polícia Territorial de Livramento de Nossa Senhora e foi preso após mandado expedido pela Vara Criminal da Comarca desta cidade. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia de Livramento, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Brumado: Aposentados e pensionistas estão recebendo empréstimos não solicitados

Em Brumado, dezenas de aposentados e pensionistas estariam recebendo depósitos a título de empréstimo direto na conta bancária sem nunca terem solicitado o dinheiro. Do início de 2019 até janeiro deste ano, o advogado Jorge Malaquias Filho recebeu várias reclamações relativas a empréstimos consignados não autorizados pelos clientes. Em um dos casos atendidos por ele, a financeira chega a descontar todos os meses uma parcela no valor de R$ 400. Segundo o advogado, esse tipo de ação tem sido recorrente em nosso município. Mesmo que o cliente não saque o valor, enquanto o dinheiro não volta para o banco, as parcelas são descontadas, todo mês, na aposentadoria, em um valor definido pelo banco. “Isso é um absurdo e fere o código de defesa do consumidor, tendo em vista que não foi requerido, que não foi pedido sequer empréstimo dessa financeira”, disse Filho. O Banco Central vem fiscalizando as operações de crédito consignado e já foram instaurados dez processos administrativos sancionadores. De acordo com o advogado, o cidadão que receber um empréstimo não solicitado, deve entrar em contato com a instituição que enviou o valor e pedir os dados bancários para devolver o valor recebido sem qualquer custo.

Livramento de Nossa Senhora: Família procura por homem desaparecido Foto: Arquivo Familiar

Uma família que reside no Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, está desesperada a procura de José Carlos Souza de Lima, que está desaparecido desde a última quinta-feira (13). De acordo com o Livramento Manchete, Carlos foi visto pela última vez por volta das 15h de quinta-feira, na Curva da Horta, na rodovia BA-152, próximo ao povoado de Tabuleiro. Segundo a família, o jovem José Carlos passou a ter alucinações de perseguição, em virtude do uso de bebidas alcoólica. A família registou o desaparecimento na Delegacia de Polícia Territorial de Livramento de Nossa Senhora. Quem tiver alguma informação sobre José Carlos pode entrar em contato com os familiares pelo telefone: (77) 99995-4313.

Ituaçu: Rayne Almeida se apresenta no The Voice Kids neste domingo (16)

Neste domingo (16), a cantora Rayne Almeida, 9 anos, natural do município de Ituaçu, a 97 km de Brumado, irá participar de etapa do The Voice Kids, programa da Rede Globo que vem expondo o potencial dos pequenos. A edição 2020 do programa vai ao ar todos os domingos a partir das 12h45. A artista de Ituaçu já se apresentou inúmeras vezes em eventos na região sudoeste e tem uma voz que encanta a todos. Ela foi atração do programa de Raul Gil, do SBT, em 2018. De acordo com o Jornal da Chapada, Rayne Almeida já dividiu palco com músicos de renomes como o cantor Amado Batista e tem sido atração a parte nas redes sociais. Rayne gravou vídeo com uma canção de Amado Batista que foi divulgado pelo músico em conta oficial na internet.

Falso advogado é preso em flagrante em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi preso na noite da última sexta-feira (14), João Maria Raimondi, de 44 anos, que atuava ilegalmente como advogado na cidade. O suspeito incentivava moradores a ingressar com ações judicias contra a Caixa Econômica Federal (CEF), orientando sobre possíveis danos materiais e morais praticados pelo banco, fato que caracteriza assessoria jurídica. O acusado, que dizia está há vinte e dois anos atuando nessa área, prometia resultados efetivos para os possíveis clientes. O indivíduo portava cartão CNPJ com informações falsas e se declarava prestador de serviços jurídicos. O criminoso recebeu voz de prisão dos representantes Comissão de Combate ao Exercício Ilegal da Profissão da OAB. O flagrante ocorreu no Residencial Flamboyant “Minha Casa Minha Vida”, no bairro Miro Cairo. No momento da abordagem, o suspeito estava no quiosque do condomínio, prestando atendimento jurídico para cerca de 50 moradores do local e do condomínio vizinho, Jacarandá. Natural de Lages-SC, o Raimondi, estava há cerca de duas semanas na cidade e já havia prestado o mesmo atendimento para moradores dos residenciais Pau Brasil, Ipê, Acácia e Jequitibá, ambos no Miro Cairo. A ação foi operacionalizada pela Comissão de Combate ao Exercício Ilegal da Profissão da OAB Vitória da Conquista e contou com o apoio da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar, em nome da guarnição do Major Edmário Britto. O suspeito foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde segue detido e está à disposição da Justiça.

Pré-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes lança plano de governo Foto: Divulgação

O pré-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (DEM), lançou na última quinta-feira (13), o seu plano de governo. Composto por oito eixos temáticos iniciais, o seu Plano de Governo Democrático (PGD), foi resultado dos debates realizados nos vários encontros com a população brumadense, nas zonas urbana e rural.  Segundo Abrantes, o objetivo é a discussão de um plano cidadão e participativo para as demandas mais urgentes do município. O Plano contempla as mulheres, educação, saúde, emprego, esporte, cultura, vida no campo, ações de proteção aos animais, dentre outros. “Vamos conversar muito sobre estes temas e muitos outros; afinal, Brumado tem grandes potenciais e é em torno deles que vamos lutar por uma cidade melhor, e que, hoje, pede mudança!”, disse. Fabrício também falou sobre a eleição municipal e o importante papel da oposição para encerrar o ciclo de 16 anos da atual administração. “Não falo sobre a união das oposições por ser um fato consumado. O que estamos buscando agora é alinhar as estratégias para os candidatos ao Executivo e Legislativo. A população brumadense pode ter a certeza de que teremos um Prefeito que irá promover as mudanças que o povo quer e também uma Câmara de Vereadores forte e antenada com os anseios da nossa comunidade”, concluiu.

Brumado: Jovem de 20 anos é encontrado morto dentro de sua residência no Bairro Irmã Dulce Foto: Reprodução/Redes Sociais

O jovem Stanley Dias da Silva, 20 anos, foi encontrado morto na noite da última sexta-feira (14), dentro de sua residência, na rua C, no Bairro Irmã Dulce, na cidade de Brumado. Vizinhos teria encontrado o morto de Silva e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Com o auxílio da polícia militar, a equipe do Samu 192 encontrou na residência e encontrou o jovem sem sinais vitais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Stanley foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A polícia civil já instaurou um inquérito para investigar a causa da morte do jovem.

'A união que Brumado precisa', diz Geraldo Azevedo ao postar foto com pré-candidatos da oposição Foto: Reprodução/Facebook

O médico pediatra Geraldo Leite Azevedo (PP) postou uma foto nas redes sociais, na noite da última sexta-feira (14), ao lado de quadro pré-candidatos a prefeitura do município de Brumado. Todos os postulantes ao cargo executivo são de oposição ao atual prefeito da cidade, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Na legenda da postagem da foto, ao lado de Fabrício Abrantes (DEM), Zé Ribeiro (PT), Tiago Amorim (PSD) e Aurino Rocha (Podemos), Azevedo escreveu da união da oposição. “A união que Brumado precisa. Brumado quer mudança!!”. A oposição, em 2020, terá a missão de buscar derrotar Vasconcelos, que por sua vez, poderá derrubar o paradigma de um grupo político não ficar mais de 16 anos no poder da capital do minério.

Euclides da Cunha: Dupla é presa após ser flagrada com 60 kg de maconha em moto Foto: Divulgação/PM

Dois homens foram presos após serem flagrados transportando 60 kg de maconha na manhã desta sexta-feira (14), em Euclides da Cunha, no interior da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Euclides da Cunha) abordaram os suspeitos, não identificados, durante uma operação preventiva para o carnaval. Ainda de acordo com a SSP, a droga estava dividida em tabletes e seria distribuída nos eventos carnavalescos da cidade e região. Os entorpecentes e os presos foram apresentados na delegacia da cidade, onde o flagrante foi formalizado.

Corpo de homem de 57 anos é encontrado na BR-415 no sul da Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

O corpo de um homem de 57 anos foi encontrado na tarde desta sexta-feira (14), na BR-415, entre as cidades de Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia. Segundo a polícia da região, a família de Ivan Seara Filho reconheceu o corpo da vítima, que estava desaparecido desde a última sexta-feira (7). De acordo com o G1, Ivan Seara trabalhava com frete. A caminhonete dele, que sumiu no mesmo dia, ainda não foi localizada.

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral Extraordinária Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está convocando seus associados para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada na próxima terça-feira, dia 18, no auditório da CDL. Segundo o Edital de Convocação, a assembleia tem por fim a deliberação e aprovação do “resumo das ações realizadas em 2019”, da “programação 2020”, da “definição das campanhas promocionais” e do “que ocorrer”. A primeira convocação, marcada para 18h30, deve contar com a presença de pelo menos 2/3 dos sócios. A segunda, às 19h, é quando os assuntos em pauta serão deliberados. No edital, a CDL também atenta que os associados poderão ser representados por procuradores devidamente constituídos. Aqueles que não comparecerem ficarão obrigados a aceitar o que for deliberado.

Uneb disponibilizará monitores para melhorar atendimento na pediatria do Hospital de Brumado Foto: Divulgação

O setor de pediatria do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, ganhará um importante avanço na Brinquedoteca. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) firmaram parceria, em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (13) entre o secretário Cláudio Feres, as doutoras em educação, professoras Luciana Pereira de Oliveira Cruz e Marisela Rocha, e a diretora da unidade de saúde, Lucidalva Oliveira, para a disponibilização de monitores com conhecimento pedagógico e na área de Letras para atuarem no espaço.

O volume do setor de serviços fechou 2019 com uma alta de 1%. Essa é a primeira alta do setor desde 2014, já que os serviços tiveram quedas consecutivas entre 2015 e 2017 (acumulando perda de 11%) e fecharam com estabilidade em 2018. A receita nominal teve crescimento de 4,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Essa alta é importante, mas ainda está longe de alcançar o melhor resultado no setor de serviços”, avalia o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. Os principais responsáveis pelo crescimento foram os serviços de informática e comunicação, que tiveram avanço de 3,3%, puxado pelo bom desempenho das atividades de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na internet, pelo desenvolvimento e licenciamento de softwares e pela consultoria em tecnologia da informação. O segmento de outros serviços teve a maior alta (5,8%) e o segundo principal impacto no setor de serviços como um todo, puxado pelas atividades de corretoras de títulos e valores mobiliários. Também tiveram alta os serviços prestados à família (2,6%) e os serviços profissionais, administrativos e complementares (0,7%). O único segmento com queda foi o de serviços de transportes, auxiliares de transporte e correios (-2,5%).

Paramirim: Laticínio é o primeiro empreendimento a receber certificação do Serviço de Inspeção Municipal Foto: Divulgação/SDR

O Laticínio Paula, instalado na cidade de Paramirim, é o primeiro empreendimento do município a receber a certificação do Serviço Municipal de Inspeção (SIM). A solenidade de entrega do certificado aconteceu nesta quinta-feira (13), no  Colégio Antônio Carlos Magalhães. A certificação acontece durante a reunião de trabalho do Parceria Mais Forte, em continuidade ao debate realizado no seminário realizado no município de Dom Basílio, uma estratégia do Governo do Estado para impulsionar a execução das ações voltadas para o desenvolvimento rural e fortalecimento da agricultura familiar. Durante o encontro, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, explicou as etapas previstas para a execução dessas ações. No Território de Identidade Bacia do Paramirim foram escolhidas as cadeias produtivas da fruticultura, bovinocultura de leite e apicultura para serem trabalhadas no território, nesse primeiro momento. Dias explicou ainda que um dos próximos passos é a verificação de quais prefeituras irão aderir, por meio do consórcio, à execução dessas políticas públicas. Sobre a primeira entrega da certificação do SIM, o diretor-presidente da CAR destacou que é um passo importante na vida da agricultura familiar e do desenvolvimento rural no território Bacia do Paramirim. O laticínio de produção familiar, de pequeno porte, irá comercializar, inicialmente, os queijos minas frescal, minas padrão, mozzarella e coalho no palito. A capacidade de processamento do empreendimento é de 1.000 litros por dia.

Um bebê de oito meses foi o primeiro morto por sarampo registrado no estado do Rio de Janeiro, após 20 anos da última morte registrada em decorrência da doença no país. Desde 2000 nenhuma morte pela doença havia sido registrada no estado. A doença havia sido erradicada em 2016. Segundo a secretaria Estadual de Saúde, Davi Gabriel morreu no dia 6 de janeiro, mas a confirmação da causa da morte ocorreu apenas agora. A criança estava no abrigo Santa Bárbara, em Vila de Cava, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ainda de acordo com a secretaria, a vacinação era feita de forma rotineira, mas a criança contraiu sarampo antes dos seis meses de vida, idade mínima para a primeira dose da vacina. Segundo o G1, David deu entrada no Hospital Geral de Nova Iguaçu no dia 22 de dezembro com quadro de pneumonia. Foram coletadas amostras para os exames, que confirmaram a doença em duas diferentes análises.

Futuro do rádio será na web, prevê o radialista Bispo Robérico Silva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (13), foi celebrado o Dia Mundial do Rádio. Diretamente da cidade de Feira de Santana, o site Achei Sudoeste conversou com o Bispo Robérico Silva, um dos grandes nomes da rádio no Estado da Bahia. Atualmente, ele comanda uma rádio web no município. “Comecei no rádio aos 12 anos de idade, no Rádio Escuta, na Rádio Clube de Itabuna. Depois cheguei a plantonista esportivo, repórter esportivo, repórter geral, apresentador de programas, e em emissoras de rádio dirigindo o departamento de marketing, jornalismo, propaganda e comercial. Em Brumado, trabalhei na extinta Tropicalhiente FM e depois na Alternativa FM. Daí fui transferido pela nossa convenção nacional para Chapada Diamantina, onde trabalhei como diretor de jornalismo. Recentemente, fui transferido para Feira de Santana, onde montamos uma rádio web. Nunca consegui me afastar desse grande veículo de comunicação social que é o rádio”, relatou. Para Robérico, o rádio mudou a história da comunicação no mundo, sendo o maior veículo de massa de todos os tempos. “Nem a chegada da televisão ofuscou o brilho do rádio. Enquanto a TV exige dois sentidos: a visão e a audição, a rádio exige apenas a audição. Com esse único sentido, você compreende todo conteúdo da programação sem a necessidade de parar para dar atenção à programação da rádio”, ressaltou. O Bispo ainda avaliou que a chegada da internet, através da rádio web, veio para agregar valor ao sistema, tornando a comunicação mais prática e acessível. “Num futuro próximo, a FM poderá cair em desuso com o advento da rádio web, que chegou para ficar. Ela representa o futuro da comunicação social e da rádio porque o custo é baixo, sua aquisição independente das burocracias e interesses políticos”, resumiu, acrescentando que o alcance da rádio web é muito maior do que a rádio convencional.

População carcerária triplica em 20 anos; déficit de vagas chega a 312 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A população carcerária brasileira triplicou desde o ano 2000 e atingiu 773.151 pessoas no primeiro semestre de 2019. Os dados inéditos, a que Revista Veja teve acesso, serão divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. No ano 2000, o primeiro da série histórica do novo levantamento do Depen, havia 232.755 presos em todo o país, embora o número de vagas existentes nas carceragens fosse de apenas 135.710. Até junho do ano passado, eram pouco mais de 461.000 vagas para abrigar os quase 800.000 detentos – as informações levam em conta presos em diversos regimes de cumprimento de pena e incluem até acusados contra os quais foram impostas medidas de segurança, como o autor da facada contra o então candidato Jair Bolsonaro, Adélio Bispo, nas eleições de 2018. A taxa de aprisionamento, índice que mede a quantidade de pessoas presas a cada grupo de 100.000 habitantes, saltou de 61 em 1990 para 367,91 no primeiro semestre de 2019. A cifra também é a maior da série histórica. “Não há muitos presos. A questão é o que você faz com o preso, e não a quantidade deles. O Brasil historicamente não fez muito bem o que deveria ter feito com os presos, que é coloca-los para trabalhar, tirar a ociosidade e construir vagas nas cadeias”, disse a VEJA o diretor-geral do Depen, Fabiano Bordignon. “O Brasil sempre foi muito negligente na criação de vagas para colocar o preso. [Os governos] Não fazem e por isso está igual o Rio de Janeiro agora”, afirmou.

Arquivo