Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2022
fechar

Alunas do Colégio Estadual de Rio de Contas recebem absorventes higiênicos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na Bahia, mais de 226 mil estudantes regularmente matriculadas na rede estadual e que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, na faixa etária de 11 a 45 anos, receberão absorventes higiênicos do programa Dignidade Menstrual. A iniciativa do Governo do Estado, orçada em R$ 5,6 milhões, visa ofertar mensalmente um pacote de absorventes descartáveis por beneficiária. Na última semana, a ação ocorreu no Colégio Estadual Carlos Souto, no município de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina. Segundo a coordenadora pedagógica Cláudia Guimarães, desde a implantação do programa na rede, os docentes vêm desenvolvendo com os estudantes inúmeras ações sobre a temática. “Trabalhamos as vertentes fisiológica, cultural e social e abordamos os tipos de absorventes higiênicos. Também fizemos apresentações sobre campanhas de redução da precariedade menstrual, pobreza e dignidade, resolução de situações-problemas e estudos de casos”, explicou. Para a estudante Amanda Amorim, de 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio, a ação foi bem esclarecedora. “A atividade nos deu uma visão mais expansiva sobre esse assunto que, muitas vezes, não era muito discutido nas escolas. A entrega dos absorventes é uma ação muito importante, pois muitas alunas não têm a condição de comprar para passar esse período com cuidado e higiene. E isso acaba atrapalhando a frequência escolar”, comentou.

Celulares, notebook, drones e tênis são apreendidos em ônibus no oeste da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Celulares, notebook, drones, tênis de marca famosa e outros equipamentos de informática, totalizando 1.673 itens, foram apreendidos na manhã desta segunda-feira (21), em um ônibus, na BR-242, em trecho da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a apreensão aconteceu durante comando de enfrentamento ao crime em frente à Unidade Operacional, no km 800. O transporte era interestadual, que saiu de São Paulo e tinha como destino o Piauí. Os agentes da PRF fizeram uma fiscalização detalhada no local e durante a vistoria foram encontrados, entre as bagagens, caixas com celulares e eletrônicos de última geração, sem o despacho aduaneiro. Entre o material apreendido foram encontrados 670 celulares de última geração e de alto valor no mercado, além de diversos equipamentos de informática como teclado, mouse e carregador. Também foram achados drones, notebook, capas para celular, fones de ouvido, baterias e outros produtos. Questionado, o motorista do veículo disse que as caixas foram embarcadas em São Paulo e relatou desconhecer o conteúdo das mercadorias despachadas. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia de Barreiras, onde a identificação do remetente e o destinatário dos equipamentos serão investigados. De acordo com a PRF, o crime de Descaminho (importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos) está previsto no art. 334 do Código Penal e tem pena de um a quatro anos de prisão.

MP expede recomendação para proteger crianças e adolescentes em Ibipitanga Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Ibipitanga, a 235 km de Brumado, o Ministério Público Estadual (MPE), através do promotor Victor Teixeira Santana, recomendou aos agentes de trânsito, à Polícia Civil, à Polícia Militar e ao Conselho Tutelar que apreendam motocicletas ou quaisquer veículos automotores conduzidos por crianças ou adolescentes no município. Posteriormente, os mesmos devem ser encaminhados à Delegacia de Polícia Civil. Também recomendou-se que a polícia instaure procedimento investigatório do ato infracional e que o veículo apreendido só seja liberado para motorista devidamente habilitado. Com o objetivo de garantir a proteção integral da criança e do adolescente, o documento orienta a imediata comunicação aos pais ou responsáveis, com o auxílio do Conselho Tutelar, quando necessário. Em 30 dias, as providências de cumprimento da recomendação devem ser encaminhadas para a Promotoria de Justiça de Macaúbas.

Um ciclista de 38 anos morreu após uma batida que envolveu uma bicicleta e uma viatura da Polícia Militar na noite de domingo (20), na BR-135, trecho próximo da cidade de Riachão das Neves, no oeste da Bahia. De acordo com a PM, o acidente aconteceu por volta das 19h30. O ciclista, que não teve a identidade revelada, teria invadido a rodovia. A viatura estava a serviço de uma operação e ia para Formosa do Rio Preto. O ciclista seguia na mesma direção, sem sinalização traseira na bicicleta. O motorista da viatura informou que tentou desviar, mas atingiu o ciclista. Disse ainda que um caminhão seguia no sentido contrário, o que dificultou a manobra. O outro veículo também fazia uso de faróis altos, que também prejudicou a visibilidade. Os policiais prestaram socorro no local com massagem cardíaca, enquanto acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou o óbito. O acidente foi registrado pela PRF e comunicado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), que fez a perícia. Depois, o corpo do ciclista foi removido do local e levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras.

Jovem é esfaqueado durante baile funk na cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um jovem de 23 anos foi esfaqueado no Bairro Santa Tereza, em Brumado, na madrugada deste domingo (20). A vítima participava de um baile funk na Rua Auta Leite de Oliveira, quando foi atingido por um golpe de faca no abdômen. A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, de onde teve de ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista. A tentativa de homicídio foi registrada na Delegacia de Polícia Civil, porém o jovem não soube dizer de quem partiu o golpe. Os investigadores estão realizando diligências para identificar o autor e a motivação do crime. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

 Justiça proíbe serviços de mototáxi por aplicativo em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Justiça proibiu os serviços de mototaxistas através de aplicativos na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As plataformas que infringirem a decisão poderão pagar multa de R$ 5 mil por motorista. Já o motociclista pode ter os veículos apreendidos ou rendidos. De acordo com o procurador Vinícius Sidarta, o município não possui regulamentação para transportes com motocicleta. “A decisão serve para que os aplicativos não disponibilizem a prestação do serviço nas plataformas e também não cadastrem novos motoristas que tenham a intenção de fazê-lo”, explica ao G1. Antes da decisão pela proibição, pelo menos três fiscalizações já tinham sido feitas na cidade. Nelas, 100 motos foram abordadas e 11 apreendidas por transporte irregular de passageiros. Segundo o procurador, a falta de regulamentação em relação aos mototáxis é um impeditivo legal para a prestação do serviço por aplicativo. Para mudar o cenário, primeiro, seria necessário fazer um estudo sobre a mobilidade urbana da cidade. “Isso depende de um projeto, de um estudo planejado. É preciso saber quais seriam os impactos, não só no transporte coletivo, mas também na saúde, no eventual aumento no número de acidentes. Tudo isso precisa ser analisado”, explicou. O procurador afirma que o assunto será debatido no Conselho Municipal de Transporte da cidade, responsável por regulamentar e fiscalizar os transportes e serviços.

PM prende acusado de matar ex-mulher e deixar corpo ao lado do filho por 3 dias em Aracatu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (18), Edvaldo Nascimento Porto, de 52 anos, foi preso no Estado de São Paulo acusado de matar e deixar o corpo da ex-companheira por cerca de três dias ao lado do filho, de 4 anos. O crime bárbaro chocou a pequena cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, em 2020 (veja aqui). Célia Nere de Souza, de 42 anos, foi encontrada morta pelos sobrinhos dentro da casa onde morava. Edvaldo não aceitava o fim do relacionamento e estava foragido desde a época do crime. Segundo a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), após o núcleo de inteligência da PM descobrir que Edvaldo estava escondido em São Paulo, a PM Paulista efetuou o cumprimento do mandado de prisão emitido pela Vara Criminal de Brumado, apresentando o suposto autor de homicídio na sede da Delegacia de Polícia Civil, no município de Morungaba (SP).

Vereadora busca trânsito na situação e oposição visando reeleição à presidência da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT) tem se movimentado bastante e acenado para os grupos de situação e oposição na cidade de Brumado. Verimar, como todos já sabem, foi eleita vice-presidente na chapa do saudoso vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, que morreu em maio de 2021, vítima da Covid-19. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a petista, como não foi cabeça de chapa naquela oportunidade e ocupou o cargo de presidente somente após a vacância, pretende uma reeleição para o próximo biênio legislativo, estratégia que pode utilizar, já que que o Supremo Tribuna Federal (STF) julgou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) não permitindo reeleições nas mesas diretoras dos legislativos. O seu atual mandato de presidente da Câmara Municipal se encerra em 31 de dezembro deste ano. O pequeno histórico político de Meira não tem sido positivo. Ela foi eleita vereadora em novembro de 2020 e exerce o seu primeiro mandato no poder legislativo. Após ter assumido a gestão do legislativo, Dias não tem tido vida fácil, pois já votou para aprovar projetos impopulares e rejeitou, por exemplo, a Bolsa Universitária para os estudantes da capital do minério que moram em outro domicílio. Recentemente, sofreu um pedido de cassação de mandato, através do qual queriam retira-la da presidência a qualquer custo, sendo acusada de diversos crimes por vereadores da base aliada do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Ela só não foi retirada do cargo por ação de vereadores oposicionistas ao chefe do executivo municipal, que agiram rapidamente contra a intenção do grupo situacionista. Na ocasião, Silva fez diversas postagens e se dizia grata aos colegas de oposição. O tempo foi passando e hoje nenhum grupo tem confiança política em Verimar devido a sua indefinição. A única certeza que situação e oposição têm é de que a petista pretende sim concorrer a mais um mandato de presidente da Câmara de Brumado e, por isso, busca agradar a todo mundo, sem ter um posicionamento político claro. Situação e oposição já estão de olhos bem abertos e falam que o cavalo selado só passa uma vez, dando a entender que ela não tem nenhuma chance de agregar votos suficientes para a sua reeleição.

Brumado: Policial Militar apontado como autor de assalto é afastado das funções Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um policial militar lotado na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, foi apontado como autor de um assalto praticado na cidade de Vitória da Conquista, onde o mesmo reside (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª CIPM, informou que já foram feitas as devidas diligências. “Ele foi autuado em flagrante delito, inclusive, já foi liberado pagando a fiança e vai responder esse processo em liberdade. Ele foi flagranteado pela adulteração da placa de um veículo que ele tinha e as demais situações serão devidamente investigadas e apuradas. Não posso dar maiores detalhes”, disse. O policial atuava na cidade de Malhada de Pedras, que faz parte da área de cobertura da 34ª CIPM. Segundo a Major, após o ocorrido, o PM foi afastado de suas atividades. “Ele está afastado e continua apresentado ao Comando Regional. Não está na nossa região. Deve permanecer lá enquanto estiver respondendo o processo administrativo. Paralelamente, ele vai responder a um processo criminal”, completou. Caso fique comprovada a participação do policial no assalto, ele será exonerado da PM.

Criança de 5 anos morre afogada em rio na cidade de Ilhéus Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Uma criança de 5 anos morreu após se afogar em um rio na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. De acordo com o G1, o caso aconteceu na tarde de domingo (20), no distrito de Maria Jape. A vítima foi identificada como Samuel Santos de Jesus. Segundo vizinhos da vítima, o garoto brincava com outras crianças no rio, quando desapareceu. O corpo dele foi encontrado por moradores da redondeza. O corpo de Samuel Jesus foi enterrado na tarde desta segunda-feira (21), em Ilhéus.

Projetos polêmicos são apenas apresentados na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Três projetos polêmicos que foram apenas apresentados na sessão da câmara de Brumado, nesta segunda-feira (21). A bancada situacionista não solicitou a retirada de parecer das comissões para as imediatas votações em plenário. Enviados pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), os projetos de: código de obras e urbanismo, a doação de um terreno público avaliado em R$ 5 milhões para a construção de um hospital particular e tornar obrigatório o ensino em tempo integral até às 17h, que hoje é facultativo até às 14h foram debatidos pelos parlamentares da capital do minério. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os vereadores continuarão os debates, mas ainda não foi divulgada a data de votação das propostas do poder executivo.

Bahia registra maior número de mortes violentas pelo 3º ano consecutivo Foto: Divulgação/SSP-BA

A Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas em 2021, conforme mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21). Em números absolutos, o estado contabilizou 5.099 mortes violentas (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) em 2021. Destas, 4.931 foram enquadradas como homicídio doloso, 122 como latrocínio e 46 como lesão corporal seguida de morte. O mês mais violento de 2021, conforme o Monitor da Violência, foi abril, com 532 crimes, seguido do mês de março, que contabilizou 510 mortes violentas. O estado que teve a segunda maior quantidade de mortes violentas em 2021 foi o Rio de Janeiro, com 3.394 casos. Em seguida vieram Pernambuco (3.370) e Ceará (3.300).

Ano letivo de 2022 é iniciado nesta segunda-feira (21) na rede municipal de ensino de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ano letivo foi iniciado nesta segunda-feira (21) na rede municipal de ensino de Brumado. Nas primeiras horas da manhã, as ruas da cidade ganharam um colorido diferenciado com o vai e vem de alunos a caminho das unidades de ensino. Em Brumado, todas as escolas atuam no padrão de tempo integral e, em três, é empregado o modelo cívico militar. Nossa reportagem acompanhou a abertura das atividades na Escola Professora Idalina Azevedo Lobo, que segue o padrão militar. Logo na entrada, um policial dá as boas-vindas aos estudantes e, já com as primeiras exigências: camisa por dentro da calça e as meninas com os cabelos presos. Antes de adentrarem às respectivas salas de aula, os alunos são alinhados no pavilhão, onde acompanham e entoam o Hino Nacional durante o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Brumado.

Ano letivo de 2022 é iniciado nesta segunda-feira (21) na rede municipal de ensino de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Ao Achei Sudoeste, a diretora da unidade, Kalinca Cristina, disse que está muito feliz com o retorno das aulas. “Tivemos uma preparação, como no ano anterior, por conta da Covid. Os alunos estão mantendo o afastamento e usando máscaras. Os pais podem ficar tranquilos que continuaremos com os mesmos cuidados. Que esse ano de 2022 venha com muitas aberturas para o desenvolvimento pedagógico e emocional dos alunos”, destacou. À frente da guarnição que presta o serviço militar na unidade, o Tenente Jairo disse que a parceria entre a PM e a prefeitura vem se fortalecendo a cada dia, com imensos ganhos para os alunos e toda comunidade. “É um trabalho árduo. Entramos em uma comunidade que tem seus problemas sociais. A gente vem lutando para melhorar a formação do caráter dessas pessoas. Nosso papel aqui dentro é disciplinar os alunos”, explicou. 

Vasco fecha acordo bilionário com fundo americano Foto: Genilson Araújo

O Vasco anunciou nesta segunda-feira (21) a maior operação da história do futebol brasileiro. As informações são do Jornal o Globo. O clube e a empresa de investimentos americana 777 Partners firmaram um memorando de entendimentos para a criação do Vasco SAF, em um negócio global de R$ 1,7 bilhão. O 777 Partners comprará por R$ 700 milhões uma participação de 70% na nova empresa, que está avaliada em R$ 1 bilhão. Pelo acordo, assumirá a dívida de outros R$ 700 milhões do clube. O documento foi assinado em Miami pelo presidente do Vasco, Jorge Salgado, e pelo fundador da 777 Partners, Joshua Wander. Para que o negócio seja sacramentado, faltam três passos: uma due diligence nas contas do clube e duas aprovações — uma do Conselho Deliberativo e outra da Assembleia Geral de sócios de uma oferta vinculante, aquela em que o investidor não pode mais desistir do negócio.

Homem é preso acusado de tentar estrangular a ex-mulher em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada deste domingo (20), a Polícia Militar atendeu a uma ocorrência de violência doméstica no Bairro Santo Antônio, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. No local, a vítima relatou que, ao chegar em casa, o ex-marido a ameaçou e tentou enforcá-la com as próprias mãos. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, ela conseguiu se soltar e correu até o posto de gasolina para pedir ajuda. Diante dos fatos, a guarnição da PM, juntamente com a vítima, deslocou-se até a residência, onde encontrou o autor dormindo. O mesmo, um homem de 30 anos, foi acordado e recebeu voz de prisão por crime de violência doméstica. Ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Guanambi para serem tomadas as providências cabíveis.

Rebelião com 5 mortos começou após briga entre facções e tentativa de fuga em Salvador Foto: Reprodução/TV Bahia

A rebelião de detentos do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, começou após uma briga entre membros de facções criminosas rivais, na Penitenciária Lemos Brito, que fica na unidade prisional. Ao menos cinco internos morreram e outros 12 ficaram feridos. Toda a ação aconteceu na tarde de domingo (20) e foi controlada no início da noite. De acordo com o G1, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia informou ainda que, durante a rebelião, houve uma tentativa de fuga. Os detentos atacaram policiais, usando facas e facões. Alguns dos presos também tinham armas de fogo, mas os detalhes sobre elas não foram divulgados. Também não foram informadas as identidades dos mortos e dos feridos. A rebelião foi filmada pelos detentos e os vídeos foram divulgados nas redes sociais. A Penitenciária Lemos Brito abriga apenas presos homens, já condenados em regime fechado. Com base em dados divulgados pela Seap, contabilizados até o dia 17 de fevereiro, a unidade tem 1.116 internos – um número que excede a capacidade de 771 vagas. Depois que a ação foi controlada, na noite de domingo, os internos passaram por revista. A Seap não informou se materiais foram apreendidos. No momento da rebelião, apenas três agentes penitenciários trabalhavam na unidade. Nesta segunda-feira (21), o policiamento no presídio foi reforçado por equipes dos Batalhões de Choque e de Patrulha Tático Móvel (Patamo) da Polícia Militar. Ainda no domingo, um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) sobrevoou a região. Familiares de internos estiveram no local e protestaram em frente ao complexo penitenciário, pedindo informações sobre a situação dos presos. O Sindicato dos Rodoviários chegou a suspender a circulação dos ônibus na região, mas o transporte foi normalizado no mesmo dia.

Brumado: 'A prioridade agora é consertar os esgotos estourados', dispara Fabrício Abrantes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) enviou para a Câmara de Brumado três projetos polêmicos que serão apresentados e votados na sessão desta segunda-feira (21). Mesmo contra a vontade popular, Eduardo quer aprovar o código de obras e urbanismo, a doação de um terreno público avaliado em R$ 5 milhões para a construção de um hospital particular e tornar obrigatório o ensino em tempo integral até às 17h, que hoje é facultativo até às 14h (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do União Brasil (UB) em Brumado, Fabrício Abrantes, destacou que todos os projetos foram rejeitados pelo Legislativo no ano passado. “Para nossa surpresa, no início deste ano, eles voltam novamente para apreciação da Câmara de Vereadores. Acredito que, a priori, a maior importância de resolução do Executivo e também de apreciação da nossa Câmara é a questão do esgotamento sanitário de Brumado. Esse sim é um problema que devemos lutar para resolver o mais rápido possível para voltarmos à vida normal”, declarou. Para Abrantes, a presidente do Legislativo deve impor ao prefeito a condição de apresentar os projetos apenas quando o problema dos esgotos estourados pelas vias públicas for solucionado. “O prefeito tenta tirar o foco do esgotamento e jogar a responsabilidade desses projetos ruins para a Câmara e os vereadores. Isso não é certo. A prioridade agora não são esses projetos que já foram reprovados”, reiterou.

Brumado: Moradores da Lagoa Funda continuam recebendo água bruta nas torneiras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, moradores da Lagoa Funda continuam reclamando da qualidade da água distribuída pela Embasa na localidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Maradelma Lobo Porto relatou que não se trata de água, mas de lama. Para a moradora, a situação indica que o líquido não está sendo devidamente tratado. No momento, a água está caindo com cor a coloração amarelada nas torneiras dos moradores da comunidade rural. “Quando a gente entra em contato com a Embasa, eles sempre dizem a mesma coisa: que é peça que tá quebrada, que vai fazer isso, que vai fazer aquilo. São as mesmas desculpas de sempre. Isso não está acontecendo de hoje não. Já não perco mais meu tempo de ir na Embasa”, contou. Em nota, a empresa comunicou que, devido a problemas técnicos, a comunidade da Lagoa Funda passará a ser assistida através de carro pipa.

Estradas da Bahia: Mais de 60% tem algum tipo de problema Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), avaliou 29.220 quilômetros de estradas do Nordeste. As informações são do jornal Correio. A conclusão é que 64,1% da malha rodoviária pavimentada avaliada da região apresentam algum tipo de problema, sendo consideradas regulares, ruins ou péssimas; e 35,9% da malha são consideradas ótimas ou boas. Na Bahia, a CNT analisou 9.253 km de rodovias estaduais e federais. 61,2% da malha rodoviária pavimentada avaliada do estado apresentam algum tipo de problema, sendo consideradas regulares, ruins ou péssimas; e 38,8% da malha são consideradas ótimas ou boas. As condições do pavimento no estado geram um aumento de custo operacional do transporte de 29,4%. Há no estado 141 trechos com buracos maiores do que um pneu. O orçamento com ações emergenciais, de manutenção e de reconstrução, chega a R$ 5,4 bilhões. A estimativa é que houve um consumo desnecessário de 79,3 milhões de litros de diesel devido à má qualidade do pavimento da malha rodoviária baiana. Esse desperdício custou cerca de R$ 350 milhões aos transportadores e ainda há prejuízo ao meio ambiente com a emissão desnecessária de poluentes.

Alinhando parcerias, 34ª CIPM oferece café da manhã para membros da imprensa de Brumado Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Na sexta-feira (18), a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) promoveu um café da manhã para a imprensa em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a comandante da entidade, Major Leila Silva, explicou que o objetivo é se aproximar e estabelecer um canal de comunicação direto com a imprensa. “Sabemos da importância que a imprensa tem de divulgação e comunicação com a sociedade e é necessário que a polícia apresente o seu trabalho e resultados junto à comunidade. Não existe veículo mais eficiente que possa transmitir à comunidade o trabalho que está sendo desenvolvido no comando da 34ª CIPM”, destacou. Segundo a Major, a PM se estruturou e organizou o setor de comunicação para promover essa publicidade efetiva e fidedigna.

Bahia publica portaria e estabelece aulas normais na rede estadual de ensino durante o carnaval Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, na edição deste sábado (19) do Diário Oficial, uma portaria que considera os dias 28 de fevereiro, 1° e 2 de março de 2022 como letivos, no Calendário Escolar Padrão do ano letivo de 2022. Desse modo, as escolas da rede pública de ensino terão aula na segunda, terça e quarta-feira da semana em que seria realizado o carnaval. A medida segue o estabelecido pelo decreto publicado no último dia 15, que dispõe sobre o expediente normal nas repartições públicas do poder executivo estadual, nos dias 25 e 28 de fevereiro e 1° de março de 2022.

Visitação para pontos turísticos de Mucugê deve ser agendada através de site Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Chapada Diamantina, a cidade de Mucugê implantou o agendamento online para visitação de alguns de seus principais pontos turísticos. A medida foi adotada no dia 7 de fevereiro e já vale para o Museu Vivo do Garimpo e para o Projeto Sempre Viva. Com o agendamento online, a prefeitura pretende controlar o número de pessoas nos espaços e contribuir para o enfrentamento à Covid-19, visto que evita aglomerações. Antes do agendamento online, os turistas já precisavam comprar tickets para acessar os dois pontos turísticos, que são parques municipais. Agora, a reserva acontece junto com a compra dos acessos. No endereço janoo.com.br, basta digitar o nome do local no campo “qual atrativo quer visitar?”, clicar em buscar e uma nova página é aberta com as datas disponíveis para visitação. Além disso, a página conta com fotos do ponto turístico e informações essenciais, como os documentos exigidos para realizar o passeio.

Polícia fecha local que abrigava rinha de galos e resgata aves no Vale do Jiquiriçá Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil apreendeu 37 galos que estavam em um imóvel às margens das BR-116, no distrito do KM 100, município de Nova Itarana, no Vale do Jiquiriçá. De acordo com o G1, os animais foram encontrados na sexta-feira (18), em um espaço onde eram realizadas rinhas. Ninguém foi encontrado no local, que estava cheio de gaiolas ocupadas por animais visivelmente feridos. As aves foram encaminhadas para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde serão tratadas. No espaço, ainda foram apreendidas duas armas de fogo de fabricação caseira. A polícia tenta localizar o proprietário do imóvel.

Brumado: Major Leila destaca bravura da Polícia Militar da Bahia nos seus 197 anos de atuação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (17), a Polícia Militar da Bahia completou 197 anos de existência. Como comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a Major Leila Silva destacou em entrevista ao site Achei Sudoeste que está muito feliz de fazer parte de uma instituição quase bicentenária. “Isso prova a competência, a robustez que a Polícia Militar tem e a sua importância no quadro e no cenário da comunidade. Com 197 anos, a instituição vem prestando há anos um serviço de excelência e extremamente necessária à comunidade. É digna de todas as homenagens”, salientou, frisando que se sente lisonjeada em compor a PM-BA.

Arquivo