Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2024
fechar

Vitória da Conquista decreta emergência devido ao aumento de casos de arboviroses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na terça-feira (20), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, decretou situação de emergência em Vitória da Conquista em razão do aumento de casos de arboviroses. Até o momento, a Vigilância Epidemiológica notificou 1.901 casos suspeitos, sendo confirmados 322 de dengue, 01 de zika e 21 de chikungunya. Com o Decreto nº 23.098, a pasta poderá fazer a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos. O secretário Vinícius Rodrigues garantiu que o Município está envidando todos os esforços para o enfrentamento ao mosquito transmissor. As ações de enfrentamento envolvem a intensificação do trabalho dos Agentes de Combate a Endemias, mutirões de limpeza, coleta de pneus, campanhas educativas e os bloqueios com bombas costais nos locais com maior incidência de focos do mosquito. O apoio do carro fumacê também já foi solicitado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Para ampliar a assistência aos pacientes com suspeita, a partir do dia 27 de fevereiro, quatro unidades de saúde - Solange Hortélio (Urbis II), Morada dos Pássaros, João Melo Filho (Ibirapuera) e Nova Cidade - passarão a funcionar como sentinelas para atendimento desses casos.

Caixa Econômica Federal abrirá concurso com 4 mil vagas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira, anunciou nesta quarta-feira (21) a realização de um concurso com 4.000 vagas neste ano. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. O edital do concurso será publicado no Diário Oficial da União desta quinta (22). “A Caixa realiza [o concurso] após dez anos, para 4.000 novos empregados. A destinação é de 2.000 vagas para técnico bancário e 2.000 vagas para os empregados que irão aderir a nossa categoria de tecnologia”, disse o presidente da Caixa, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. De acordo com ele, a prova será realizada pela Fundação Cesgranrio e ocorrerá ainda no primeiro semestre. O salário de um empregado da Caixa é de R$ 6.000, mas conta com outros benefícios. A expectativa é de que a convocação ocorra até o final deste ano. O banco tem hoje 87 mil empregados pelo país, mas o quadro é considerado defasado. O edital trará a distribuição das novas vagas por região. “Vamos estimular com esse concurso que a Caixa ocupe parte do território que é desassistido por bancos”, afirmou.  

Jovem de 20 anos é presa em flagrante suspeita de queimar rosto da própria mãe em Carinhanha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma jovem de 20 anos, que não teve o seu nome divulgado, foi presa em flagrante, na última terça-feira (20), após ser acusado de queimar o rosto da própria mãe, identificada como Rubenice Conceição, na Agrovila 15, zona rural de Carinhanha. A prisão foi efetuada pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Moradores da região compartilharam nas redes sociais diversos vídeos mostrando a situação do rosto da idosa após as lesões da queimadura. Ela confirma a filha como autora do crime. A genitora da acusada sofre de transtorno mental. A jovem foi presa em flagrante e conduzida para a Delegacia Territorial de Guanambi. Durante audiência de custódia, nesta quarta-feira (21), a justiça criminal de Carinhanha decretou a prisão preventiva da jovem.  

200 sacos de cimento são furtados em obra da Escola Integral em Contendas do Sincorá Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

200 sacos de cimento foram furtados da obra da Escola Estadual de Tempo Integral na cidade de Contendas do Sincorá. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Parte do material furtado foi encontrado em uma obra de um operário do local. A construção da unidade escolar está sendo realizada pelo Governo do Estado. De acordo com o supervisor, os sacos de cimento teriam sido levados do depósito do canteiro de obras, que fica ao lado da portaria. O segurança não percebeu nenhuma movimentação estranha no local. Uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) visitou a obra do suspeito de furto e localizou diversas embalagens do cimento. Ao avistar a aproximação da viatura e de um veículo da empresa responsável pela obra, o indivíduo empreendeu fuga para dentro de um matagal e não foi localizado. Uma queixa foi registrada na Delegacia Territorial de Contendas do Sincoará.

Itabuna: Médico é preso em flagrante por suspeita de racismo contra auditora da Sesab Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Um médico obstetra foi preso em flagrante nesta quarta-feira (21) por suspeita de racismo. As informações são do G1. O crime foi cometido contra uma auditora que prestava serviço para a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em Itabuna, no sul do estado. A profissional viajou até o município para fazer uma auditoria na Maternidade Otaciana Pinto, onde o obstetra Luís Leite estava de plantão mais cedo. A auditora, que é uma mulher negra, descreveu a agressão em depoimento à Polícia Civil. “A vítima diz que trata-se de uma frase racista, ela estava no hospital quando foi abordada por esse médico, elogiando a cor da pele e afirmando que se ela tem uma pele bonita é porque ela tem sangue de branco”, detalhou a delegada Lisdeili Nobre, antes de repetir outra ofensa racista que teria sido proferida pelo obstetra: “Você já viu alguém com pele preta ser bonita assim? Então, afirmo que se você é bonita é porque você tem sangue branco”. Após a prisão, o obstetra foi encaminhado para o Conjunto Penal de Itabuna. A defesa dele nega a acusação. De acordo com a advogada Linda Andrade, Leite apenas "avistou a moça" e “fez um elogio para o colega de trabalho dele”. “Comentou que a moça era bonita, tinha a pele bonita. Ele, em momento algum, dirigiu a palavra pra moça ou dirigiu esse elogio pra suposta vítima”, justificou. A advogada vai ingressar com um pedido judicial para que o obstetra responda pelo crime em liberdade. Na quinta-feira (22), ele passará por audiência de custódia. A Sesab informou que a profissional foi orientada a prestar queixa e que recebeu toda a orientação necessária. O caso é acompanhado também pela Justiça.

Prefeito cobra agilidade da Embasa para esgotamento sanitário em bairros de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo (Avante), o Nal, estava nesta quarta-feira (21), na sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para cobrar agilidade na implantação de esgotamento sanitário em diversos bairro do município de Guanambi. O gestor que esteve acompanhado do deputado estadual Felipe Duarte (Avante) reiterou os pedidos para os bairros Floresta, Liberdade, Boa Vista, Beneval Boa Sorte e muitos outros. “Devido à alta capacidade da usina de asfalto, a prefeitura já abriu três importantes avenidas duplas e já urbanizou bairros inteiros nos últimos meses, por isso, pedimos agilidade no esgotamento dos bairros por parte da Embasa, para que a gestão possa avançar no asfaltamento nas localidades citadas e muitas outras”, afirmou Azevedo. Com asfalto CBUQ, a Prefeitura de Guanambi já urbanizou as Avenidas Etelvino Donato, ligando o trecho urbano da BR-122, passando pela futura sede do Hospital Municipal até o Bairro Renascer 2, a primeira etapa da Avenida Centenária, que liga a BA-573 na saída para Matina até o novo Cemitério Municipal, requalificou a Av. Mato Grosso do Sul, ligando a Av. José Neves Teixeira, passando pelos bairros Caiçara e Brasília e está urbanizando a Av. Almir Francisco de Morais, no Bairro Sandoval Moraes, além de urbanizar os bairros Nova Esperança, Sandoval Moraes, Renascer, Morada Nova, São Vicente e outros.

Padre preso suspeito de estuprar adolescente é afastado das atividades em Juazeiro Foto: Reprodução/TV São Francisco

A Diocese de Juazeiro, cidade do norte da Bahia, afastou das atividades o padre que foi preso suspeito de estupro de vulnerável na terça-feira (20). A vítima foi um adolescente de 14 anos, com transtorno do espectro autista. De acordo com o G1, a Diocese de Juazeiro disse que foi surpreendida com a denúncia e que pediu a abertura de um processo investigatório. Também prestou apoio para a vítima e os familiares. O nome do padre não foi revelado. Ele faz parte de uma congregação de Salvador, mas foi cedido para a paróquia de Juazeiro há um ano, para realizar as atividades religiosas. Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início no dia 4 de fevereiro, quando um familiar da vítima comunicou o fato à unidade policial. O período em que o adolescente era vítima do estupro não foi detalhado. Após a coleta de depoimentos, exames periciais e outras diligências, a prisão preventiva foi solicitada à Justiça, que acatou a medida. Preso, o homem passou por exames periciais e foi encaminhado para uma unidade do sistema prisional. Já a vítima foi encaminhada para acompanhamento psicossocial. Com a divulgação do caso, a Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas em Salvador) declarou “apoio integral e incondicional às vítimas”, ao mesmo tempo que mantém o suporte ao confrade suspeito do crime. A instituição católica cita orientações do Papa Francisco ao assumir as duas posições. “Afirmamos nosso suporte e acompanhamento fraternal a nosso confrade, nos termos do mesmo 'Motu Proprio' do Papa Francisco, acima citado, para que 'se garanta aos arguidos o direito a um processo équo e imparcial, no respeito pela presunção de inocência e também pelos princípios de legalidade e proporcionalidade entre o delito e a pena”, diz um trecho do texto. A instituição disse ainda que se coloca à disposição das autoridades para prestar auxílio ou esclarecimentos dos fatos.

Prefeitura de Érico Cardoso está impedida de receber FPM Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Os municípios baianos receberam na terça-feira (20) mais de R$ 143 milhões referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com o Brasil 61, esse valor foi distribuído entre as prefeituras do estado e corresponde à parcela do 2° decêndio do mês de fevereiro de 2024. Segundo o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), na Bahia, até o dia 21 de fevereiro, as prefeituras dos municípios de Canavieiras, Érico Cardoso, Ilhéus, Itacaré, Santa Maria da Vitória, Ubatã e Uibaí estavam impedidas de receber o valor do FPM. Vale ressaltar que os recursos continuam disponíveis aos municípios, porém devem ficar bloqueados até que as pendências sejam regularizadas. É importante destacar que, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a distribuição dos recursos é feita conforme o número de habitantes, segundo a Lei 5172/66 (Código Tributário Nacional) e o Decreto-Lei 1881/81.

Daniel Alves é condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por acusação de estupro Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O ex-jogador da seleção brasileira Daniel Alves foi sentenciado a 4 anos e 6 meses de prisão pelo tribunal de Barcelona, na Espanha, nesta quinta-feira (22). Ele foi acusado de ter estuprado uma mulher na boate Sutton, em Barcelona. As informações são do jornal La Vanguardia. O jogador foi convocado pela juíza responsável por seu caso a comparecer nesta quinta a um tribunal de Barcelona. Ele chegou ao local por volta das 10h (6h no horário de Brasília). A condenação de Daniel Alves, dada pela juíza Isabel Delgado na 21ª Seção de Audiência de Barcelona, chega apenas duas semanas após o término do julgamento. Segundo o jornal, com a decisão o tribunal considera que ficou comprovado que a vítima não consentiu e que existem elementos de prova, além do testemunho da denunciante, para considerar a violação como provada. A defesa do ex-jogador pode recorrer à decisão no Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC) e no Supremo Tribunal da Espanha.

Acidente com ônibus que saiu de Vitória da Conquista deixa cinco mortos na BA-270 Foto: Reprodução/Políticos do Sul da Bahia

Pelo menos cinco pessoas morreram em um acidente na madrugada desta quinta-feira (22) em um trecho da BA-270 entre Itapetinga e Potiraguá. Segundo o Políticos do Sul da Bahia, as vítimas estavam em um ônibus da Viação Novo Horizonte que tombou perto da ponte do rio Pardo, indo parar às margens do local. O veículo, que levava 46 passageiros, fazia a linha Vitória da Conquista a Porto Seguro. As circunstâncias do acidente também não foram informadas. Equipes de resgate, incluindo Samu e ambulâncias de Potiraguá e Itapetinga, foram acionadas para prestar socorro às vítimas que têm sido levadas para hospitais da região. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também presta apoio no resgate.

Senado aprova projeto que acaba com as saidinhas de presos Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (20), o projeto de lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de detentos, as chamadas saidinhas, com 62 a favor, dois contrários e uma abstenção. Após a votação e rejeição dos destaques, o texto agora retorna à Câmara dos Deputados, por ter sido alterado pelos senadores. A matéria foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado antes mesmo do Carnaval, e teve a urgência aprovada para ser apreciada pelo plenário sem precisar passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa Alta. O projeto era uma das prioridades da CSP do Senado para o início do ano legislativo. O tema foi alvo de divergências no fim do ano passado. Parlamentares discordaram sobre a permissão ou proibição da saidinha para presos que fazem cursos profissionalizantes e estão no ensino médio ou superior. Após acordo, o relator Flávio Bolsonaro (PL-RJ) decidiu acatar uma emenda do senador Sergio Moro (União-PR) sobre o assunto e a permissão da saidinha para presos que estudam foi mantida no texto.

Homem de 40 anos perde controle da direção e capota veículo na BA-142 em Ibicoara Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (21), um acidente foi registrado na BA-142, em Ibicoara, na Chapada Diamantina. Ao chegar ao local, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) constatou que o motorista do Fiat Uno, um homem de 40 anos, perdeu o controle em uma curva e acabou capotando. Em seguida, chocou-se em uma árvore às margens da rodovia. O condutor ficou preso às ferragens, porém foi socorrido pelo Samu 192 e conduzido ao Hospital Susy Zanfretta, em Barra da Estiva. Como consequência, houve ferimentos leves no condutor e danos materiais.

STF condena mais 15 réus por atos de 8 de janeiro Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 15 réus acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas, em Brasília. As informações são da Agência Brasil. Agora, as condenações pelos atos chegam a 86, com penas que variam de 3 a 17 anos de prisão. Todos os julgamentos ocorreram no plenário virtual, em que os votos são depositados por via eletrônica. A maioria dos ministros acompanhou o relator, ministro Alexandre de Moraes, que votou pela condenação dos cinco crimes denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os ministros Luís Roberto Barroso, Nunes Marques e André Mendonça divergiram, em parte, para condenar os réus por um número menor de crimes. Ao final, prevaleceram as penas propostas por Moraes, que variam de 12 a 17 anos de prisão. Todos foram acusados pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Assim como os outros condenados, todos os 15 réus também foram condenados a pagar, de modo solidário, uma multa de R$ 30 milhões por danos morais coletivos. Todos os condenados até o momento integram o grupo de pessoas que participou diretamente dos atos violentos. Os julgamentos de mais de 1.000 pessoas presas em frente ao Quartel-General das Forças Armadas, em Brasília, acusadas de incitar os crimes, encontram-se suspensos, enquanto a Procuradoria-Geral da República negocia acordos de não persecução penal. As investigações contra autoridades omissas, financiadores e mentores intelectuais dos atos golpistas seguem em andamento. Nesta terça-feira (20), o Supremo tornou réus sete integrantes da antiga cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), todos acusados de omissão no caso.

Tanhaçu: Professores manifestam na jornada pedagógica diante das perdas salariais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde o fim da pandemia, quando houve um aumento de 33,24% para os professores, o prefeito da cidade de Tanhaçu, João Francisco Santos (PP), não cumpriu a Lei Federal e o Plano de Carreira Municipal da categoria. Apesar das incessantes tentativas de diálogo e negociação, Valdirene Pereira, diretora do Sindicato da Rede Pública Municipal, disse que o gestor não repassou e reajuste. Ao site Achei Sudoeste, ela informou ainda que, no ano seguinte, o reajuste de 14,95% também não foi repassado pelo Município aos professores. Hoje, para se ter uma ideia da dimensão do problema, a perda salarial da categoria na cidade é de cerca de 60%. Diante da situação de desvalorização e desrespeito, a diretora afirmou que os professores resolveram se manifestar durante a abertura da jornada pedagógica, na terça-feira (20). Os servidores compareceram ao evento vestidos de preto em luto pela desvalorização da educação no município. “Tivemos 0% de reajuste e 0% de valorização. Um decréscimo! O último aumento que o professor teve em Tanhaçu foi em 2019. Não sei pra onde foi esse recurso, gostaria de saber”, afirmou. Há cinco anos sem reajuste, Valdirene adiantou que a categoria poderá deflagrar uma greve na rede municipal de ensino caso o prefeito não se sensibilize com os apelos dos professores. “Existe sim a possibilidade de caminhar para isso [greve]. Nos vestimos de preto para representar luto, repúdio, indignação acerca do que tá acontecendo. Estão subtraindo as nossas conquistas, retirando nossos direitos. Vivemos em uma falsa democracia”, lamentou.

Caetité: Reconhecimento Facial localiza mulher com mandado de prisão em aberto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através do sistema de videomonitoramento, o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) conseguiu identificar uma mulher com mandado de prisão em aberto na cidade de Caetité. Ao site Achei Sudoeste, o Major Roberto Suarez, comandante da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), disse que as câmeras de reconhecimento facial espalhadas pela cidade conseguiram identificar a mulher na tarde desta quarta-feira (21). “De imediato, soou um alarme e contatou-se que ela tinha o mandado de prisão em aberto. As viaturas foram acionadas e ela foi detida, retirada de circulação. Na delegacia, a validade do mandado foi confirmada e a mulher foi entregue para adoção das devidas providências”, relatou. Natural da cidade de Itaratim e com residência em Guanambi, a mulher é acusada de roubo. O mandado havia sido expedido em janeiro de 2022.

TSE multa deputada Carla Zambelli em R$ 30 mil por fake news Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou a deputada Carla Zambelli (PL-SP), por unanimidade, em R$ 30 mil, por divulgar notícias falsas sobre o processo eleitoral e o aplicativo e-Título. Os ministros consideraram a deputada culpada por propaganda eleitoral irregular na internet. As publicações foram feitas durante a campanha eleitoral de 2022 nas redes sociais da parlamentar e diziam que o QR Code do título de eleitor digital, ao ser lido, contabilizaria votos para o então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva. A retirada das publicações foi determinada à época pelo ministro Raul Araújo. Nesta terça-feira (20), os ministros julgaram o mérito da conduta da deputada. O relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, destacou que o valor da multa levou em consideração “a reincidência da conduta”. A ministra Cármen Lúcia chamou atenção para o comportamento de Zambelli. “A pessoa sabe que não pode adotar o comportamento, sabe que é falso e, ainda assim, propaga com um dolo muito específico”, ressaltou. Apenas o ministro Nunes Marques votou para que a multa ficasse pela metade, em R$ 15 mil, mas foi vencido.

Vereador expõe irregularidades nos recursos do Fundef e irrita prefeito na Câmara de Iuiu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em sessão legislativa realizada nesta terça-feira (20), na cidade de Iuiu, o vereador Gildécio Porto Rego (PSD) expôs irregularidades da atual gestão nos recursos dos precatórios da educação referentes ao ano de 2017 do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Os recursos haviam sido retidos pelo Governo Federal, que só repassou a verba aos Municípios em 2022. Ao site Achei Sudoeste, o parlamentar acusou o prefeito Reinaldo Barbosa de Góes (PSD) de usar os recursos para aplicação em obras de reforma e aquisição de ônibus para a frota municipal e não garantir os 60% destinados aos servidores da educação. De acordo com o vereador, o município tinha R$ 11 milhões do Fundef em caixa, sendo que, mais de R$ 7 milhões já foram gastos. Durante a sessão, após as denúncias virem à tona, o parlamentar e o gestor se desentenderam e um bate-boca foi iniciado com acusações mútuas. “Não sou mentiroso e quem bem sabe disso é ele. Tenho documentos que provam a questão dos precatórios. Estou com os extratos bancários e os processos de pagamento”, afirmou. Rego defendeu que o dinheiro representa um direito dos professores e não pode ser negado à categoria. O vereador irá acionar o Ministério Público Estadual (MPE) para investigação da denúncia. "É um dever, uma obrigação minha", pontuou. Vale salientar que Gildécio fazia parte do grupo política do atual prefeito e só recentemente rompeu com o mesmo depois de divergências ideológicas.

Estado do Rio de Janeiro decreta epidemia de dengue Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governo do Rio de Janeiro decretou nesta quarta-feira (21) epidemia de dengue no território fluminense. O decreto será publicado no Diário Oficial até quinta-feira (22). São mais de 49 mil casos este ano da doença no estado, 20 vezes acima do esperado, com quatro mortes confirmadas. Os números de 2024 já representam 96% de todos os casos registrados em 2023. O estado anunciou a criação de um Centro de Operações de Emergência em Saúde específico para a dengue, que vai unir todos os setores da saúde, inclusive a Vigilância Sanitária, para dar resposta rápida aos municípios. Além disso, haverá ampliação para 22 salas de hidratação e reforço diário de médicos e enfermeiros nas UPAs estaduais. O governador do Rio, Cláudio Castro, informou que o estado está com 308 casos para 100 mil habitantes, o que configura uma epidemia. “Temos uma projeção de aumento de casos para as próximas seis a dez semanas ainda. Num cenário positivo, seis semanas. Num cenário negativo, dez semanas. Nossa previsão é um acumulado até maio na casa dos 150 mil casos. Teremos semanas difíceis ainda”, disse Castro.

Secretaria de Saúde de Guanambi intensifica trabalho de combate ao aedes aegypti Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Saúde de Guanambi, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, continua com o intenso trabalho de prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Segundo a pasta, a cada 15 dias será publicado o Boletim Epidemiológico com informações relacionadas aos números dos casos notificados, confirmados, descartados e aguardando coleta ou resultado. O primeiro boletim tem os números deste ano, de 1º de janeiro até 20 de fevereiro. Até o momento, a cidade tem seis casos confirmados e dengue e um de chikungunya.

Secretaria de Saúde de Guanambi intensifica trabalho de combate ao aedes aegypti

As principais ações da Vigilância Epidemiológica no combate ao mosquito são: tratamento focal que consiste nas visitas domiciliares dos agentes, tratamento perifocal que consiste na borrifação de inseticidas diretamente nos focos do mosquito, peixamento de lagos urbanos e lagoas, tratamento de bloqueio aeroespacial, que se trata da aspersão de inseticidas por meio de bomba costal motorizada em maiores dimensões, limpeza de canais, roçagem em áreas de lagoas e limpeza bocas de lobo e coleta de pneus na cidade para o correto descarte. Em caso de sintomas, o cidadão deve procurar uma unidade de saúde para receber atendimento médico e ser encaminhado para a realização de exame, já que muitos pacientes com casos notificados geralmente não comparecem ao Lacen para a coleta.

Guanambi: Secretaria de Assistência Social reforça combate à violência contra a mulher

Através da divulgação de números de telefones de apoio às mulheres vítimas de violência e campanha de incentivo à denúncia aos órgãos da rede de proteção, a Secretaria de Assistência Social, em Guanambi, tem mobilizado a proteção à mulher na cidade. Com o tema “Não se cale, quebre o silêncio”, a campanha estimula as mulheres a buscarem ajuda na rede, disponibilizando os canais de apoio e combate à violência doméstica. A secretária municipal de assistência social, Carla Maria, destacou que há muitos casos de violência contra a mulher no município. “Temos duas formas de combater isso: conscientizando e incentivando às vítimas a denunciar e fortalecer nossa rede de atendimento com os órgãos do Município, do Estado e a União”, argumentou. O Ligue 180 é um canal de atendimento às mulheres, por meio do qual as denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes. O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) presta acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários. O número do centro é: (77) 999962-2256. Já o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher também faz parte da rede de proteção de natureza consultiva, deliberativa e fiscalizadora da Política Municipal dos Direitos da Mulher em articulação, cujo telefone é (77) 99961-4379. Por fim, a Procuradoria da Mulher na Câmara, constituída dentro do Poder Legislativo do município, pode ser contatada no telefone: (77) 99998-1564.

MP-BA recomenda medidas de prevenção a dengue, zika e chikungunya em Jacarari Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Alex Bezerra Bacelar, recomendou, nesta terça-feira (20), que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Jacarari não reduzam serviços de saúde, de qualquer natureza, em especial das ações de controle de vetor e manejo clínico de dengue, zika e chikungunya, aportando recursos necessários para a realização das ações. Segundo já divulgado pelo site Achei Sudoeste, o município vive epidemia da dengue e já registrou dois óbitos. A recomendação levou em consideração os dados do Boletim Epidemiológico de Arboviroses do Estado da Bahia, que registrou um aumento de 34,4% nos casos prováveis de dengue de janeiro a dezembro de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. A recomendação orienta que seja executado integralmente o Plano Municipal de Contingência e sejam adotadas todas as medidas previstas para a redução das consequências das arboviroses. Caso o Município não possua um plano de contingência elaborado, o MP recomenda que se redefinam as estratégias de vigilância epidemiológica e das ações de controle vetorial, estabelecendo fluxos “oportunos e sensíveis” à situação de crise. Também que analise e divulgue a situação epidemiológica do município quanto à ocorrência de dengue, zika e chikungunya, implementando protocolos de diagnóstico e manejo clínico aplicável às doenças, tanto na atenção primária, quanto nas urgências e emergências e no atendimento hospitalar. É recomendado ainda que o Município observe as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia relacionadas à organização dos serviços, promovendo ainda a capacitação dos profissionais de saúde para a situação de aumento de casos ou de epidemia por arboviroses, observando as atualizações legais; e que sejam investigados os óbitos após a notificação, para identificar necessidades de reorganização de fluxos de atendimento e de preparação da rede assistencial, “evitando ocorrência de novos óbitos”.

Lagoa Real: STJ absolve Bida que poderá ser candidato a prefeito nas eleições 2024 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, por meio do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, acatou um recurso do ex-prefeito de Lagoa Real, José Carlos Trindade Duca (União Brasil), o Bida, e o absolveu dos crimes de apropriação de verbas públicas e fraude a licitação. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, condenado em todas as instâncias da Bahia, a defesa de Bida a cargo do Escritório de Advocacia Maurício Vasconcelos Advogados e Consultores insistiu na inocência do ex-prefeito e interpôs todos os recursos cabíveis. Nesta terça-feira (20), o ministro Reynaldo Fonseca disse que “irregularidades pontuais são inerentes a burocracia estatal e não devem, por si só, gerar criminalização de condutas” como no caso. Finalizando, o Ministro reconsiderou uma decisão anterior “com a consequente absolvição do recorrente”. Como a decisão absolutória não resta mais nenhum impedimento para que Bida dispute as eleições municipais, em 2024, o que muda todo o quadro da política de Lagoa Real.

Paciente de Carinhanha morre após passar mal em ônibus do TFD Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Carinhanha comunicou o falecimento do paciente José Ribeiro dos Santos, conhecido como Zezão do Marrequeiro. Na terça-feira (20), ele passou mal durante viagem para Salvador em ônibus do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Segundo nota recebida pelo site Achei Sudoeste, o motorista prontamente encaminhou o paciente para a unidade de saúde mais próxima, em Simões Filho, porém o mesmo não resistiu apesar das tentativas de reanimação. A unidade de saúde informou que ele tinha sofrido um infarto. “Neste momento de dor, expressamos nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus conforte seus corações e conceda a Zezão o descaso eterno”, escreveu a prefeitura em nota de pesar.

Daniel Alves é convocado para ir a tribunal, diz jornal Foto: Reprodução/Redes Sociais

Daniel Alves foi convocado pela juíza responsável por seu caso a comparecer nesta quinta-feira (22) a um tribunal de Barcelona, divulgou nesta quarta (21) o jornal catalão “La Vanguardia”. Foram convocadas também as partes no processo contra o jogador, julgado por agressão sexual: a promotora, Elisabet Jiménez; a promotora e advogada da denunciante, Ester García; e a defesa e advogada de Daniel, Inés Guardiola. Por enquanto, a data provável da leitura da sentença é 7 de março. Mas é possível que o tribunal, presidido pela juíza Isabel Delgado, já tenha redigido a sentença. O julgamento de Daniel Alves, acusado de ter estuprado uma mulher na boate Sutton, em Barcelona, durou três dias e terminou em 7 de fevereiro, quando o jogador prestou depoimento. Na sessão, ele chorou e negou a agressão sexual. Disse ainda que a relação com a denunciante foi consensual. A defesa de Daniel Alves pediu a liberdade condicional e a absolvição dele. Já o Ministério Público local pediu nove anos de prisão, enquanto a defesa da denunciante pediu 12 anos. Vinte e oito testemunhas, indicadas pela defesa e pela acusação, foram convocadas pela Justiça espanhola para os depoimentos. A mãe do ex-jogador também participou do julgamento. Lucia Alves, que foi a primeira a chegar ao Tribunal, foi convocada como testemunha.

Presidente Jânio Quadros: Homem mata cachorro após animal comer galinhas de sua criação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último final de semana, um homem de 59 anos foi preso na cidade de Presidente Jânio Quadros acusado de matar um cachorro. Em depoimento à polícia, ele disse que o animal estaria comendo a sua criação de galinhas. O cão foi encontrado por policiais militares morto dentro de uma área de mata. Nas proximidades, também haviam galinhas mortas. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, o homem teria utilizado uma espingarda calibre 32 para matar o animal. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado, onde prestou depoimento e foi liberado. O mesmo pode responder por maus-tratos a animais e posse ilegal de arma de fogo.

Arquivo