Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2014
fechar

Operadoras de telefonia tiveram maior número de reclamações nos últimos 30 dias

Segundo o site Reclame Aqui, nos últimos 30 dias, as operadoras de telefonia móvel Vivo, Oi, Tim, Samsung, Claro e Nextel foram as mais reclamadas, com mais de 21 mil citações feitas só pela Internet. As mesmas empresas também aparecem na lista das que registraram mais queixas nos últimos 12 meses. Para Maurício Vargas, presidente do site, como as empresas não perdem o direito de operar por causa do número de queixas, elas simplesmente não respondem ao cliente. “Com a portabilidade, quando o consumidor se irrita, ele muda de operadora”, avaliou Vargas.

Eleições 2014: Marizete não definiu se será candidata e diz que governo está devendo ao município Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Marizete Pereira (PT) disse que ainda não definiu se será candidata a uma vaga à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Segundo Pereira, ela e o diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) ainda não se reuniram para discutir esse assunto. Marizete afirmou que os dirigentes da sigla em Brumado se reunirão a fim de decidir se Brumado lançará uma candidatura própria ou não. Sobre a candidatura de Rui Costa (PT) à sucessão do governo estadual, a petista disse que acredita que ele seja eleito. Marizete frisou que espera que o novo governador Jaques Wagner (PT) dê maior atenção ao município de Brumado, pois, segundo ela, demandas importantes da cidade não estão sendo priorizadas pelo governo estadual, a exemplo do esgotamento sanitário, ampliação da barragem, geração de renda, segurança, educação, entre outros. “O município de Brumado precisa ser enxergado”, disse ela.

Adicione o Brumado Notícias no WhatsApp O site está nas principais redes sociais.

Para você ficar por dentro de tudo que acontece em Brumado e na região, agora o Brumado Notícias também tem WhatsApp. Adicione o número (77) 9968-1705 aos seus contatos e tenha acesso ao nosso conteúdo. Essa é mais uma ferramenta para você leitor ficar ainda mais próximo e em contato com o site. Você também poderá enviar sugestões de reportagens através do número. Além do WhatsApp, o Brumado Notícias também tem Twitter (veja) e Facebook (veja). Siga o site nas redes sociais e se mantenha informado sobre todas as notícias do município e da região.

Muquém do São Francisco: Acidente com ônibus na BR-242 mata seis pessoas Foto: Reprodução / TV Oeste

Por volta das 22h da última sexta-feira (14), um ônibus com 37 pessoas tombou no km 599 da BR-242, próximo ao posto fiscal do município de Muquém do São Francisco, na região oeste da Bahia. O coletivo saiu da cidade de Luís Eduardo Magalhães com destino a Salvador. O motorista perdeu o controle da direção em uma saída da pista e tombou. De acordo com o Hospital Regional de Ibotirama, 31 feridos deram entrada na emergência da unidade de saúde após o acidente. A Polícia Rodoviária Federal realizou teste do bafômetro no motorista e o resultado foi negativo. As causas do acidente ainda são desconhecidas. De acordo com o G1, seis pessoas morreram. Uma passageira que sobreviveu ao acidente disse que os feridos se desesperaram com o ocorrido. Zeilda Queiroz sofreu escoriações leves. Ela estava com a filha grávida de 8 meses, que permanece internada.

Brumado: Morre o avô do vereador Márcio Moreira

Morreu na madrugada de sábado (15), no Hospital Professor Magalhães Neto, o avô do vereador Márcio Moreira (PSB), Fidelcino Rodrigues Moreira, vítima de câncer na próstata. Natural do Povoado de Correias, no Distrito de Itaquaraí, em Brumado, o patriarca tinha 11 filhos, e vários netos e bisnetos. O corpo foi sepultado ontem, às 18h, no Cemitério Santa Inês.

Aracatu: Família encontra idoso morto em tanque Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma tragédia comoveu a comunidade do Riachão, na divisa entre os municípios de Brumado e Aracatu, na noite da última sexta-feira (14). Familiares encontraram o idoso José de Souza, de 71 anos, morto dentro de um tanque no quintal da propriedade onde ele morava. Segundo relato de parentes ao site Brumado Notícias, José havia saído para buscar água no manancial e como demorou a retornar os familiares foram atrás. Eles já o encontraram sem vida dentro do tanque. Uma equipe da polícia técnica fez a perícia no local e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado para ser necropsiado. O corpo de José foi liberado na madrugada deste sábado (15) e será velado na comunidade onde o idoso residia.

Brumado e Conquista terão sinal 4G da Vivo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A empresa Elo Comunicações, prestadora de serviço para a Operadora Vivo, está realizando a instalação de 150 km de cabos de fibra ótica entre os municípios de Brumado e Vitória da Conquista. O encarregado da Elo Comunicações explicou ao site Brumado Notícias que o objetivo do empreendimento é melhorar o sinal da operadora e ao mesmo tempo instalar a tecnologia 4G nos dois municípios. A expectativa é de que no final de mês de abril os cabos já estejam instalados e que antes dos jogos da copa do mundo a nova tecnologia esteja disponível na região entre as duas cidades.

Brumado: Noite de sábado foi iniciada com chuva Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A noite deste sábado (15) começou com chuva em Brumado. Durante todo o dia a capital do minério esteve com o céu coberto por nuvens. Com a chuva, a umidade relativa do ar está em 70%. Segundo a estação Clima Tempo, a chuva deve continuar no restante da noite. No domingo (16), a estação meteorológica prevê sol com aumento de nuvens durante o dia e pancadas de chuva a noite, o que deve se repetir até a próxima terça-feira (18). Durante os próximos três dias, a temperatura deve variar entre a mínima de 21°C e a máxima 30°C.

Lagoa Real recebe médica cubana Foto: Divulgação

Uma médica cubana chegou na última sexta-feira (14), no município de Lagoa Real, para trabalhar pelo programa Mais Médicos, do governo federal. Lígia se integrará à equipe de atenção básica de saúde do município, que já desenvolve um trabalho de referência, a fim de contribuir para um melhor atendimento à população. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ela disse que está na expectativa de trabalhar em prol da população de Lagoa Real, trazendo seus conhecimentos adquiridos em Cuba para a melhoria da saúde da cidade.

Brumado: Polícia investiga suposto sequestro de caminhoneiro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há cerca de três dias, um caminhoneiro transportando uma máquina retroescavadeira foi dado como desaparecido. Na madrugada desta sexta-feira (14), ele conseguiu pedir socorro a um amigo. Na delegacia, o caminhoneiro declarou que passou três dias sendo mantido em cativeiro por três homens que o abordaram com uma caminhonete na entrada da comunidade de Umburanas, à margem da BR-030, em Brumado. O homem declarou que os supostos sequestradores rodaram com ele na caminhonete por cerca de 90 minutos. Em seguida, eles o levaram para um local, onde foi mantido em cativeiro. Segundo depoimento da vítima, os sequestradores o liberaram por volta das 5h30 de sexta-feira (14), sem nenhum arranhão e ainda informaram que o caminhão estaria no mesmo local. A polícia investiga o relato a fim de elucidar o caso.

Brumado: Médico cubano atenderá no Bairro Dr. Juracy Foto: Divulgação/PMB

A cidade de Brumado entrou no quadro do programa Mais Médicos. Na última quinta-feira (13), o cubano Enrique Pérez foi recepcionado pelo secretário de saúde Cláudio Feres e o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), que o apresentaram na Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Paulo Vargas, no Bairro Dr. Juracy, onde ele atuará. Feres informou ao site Brumado Notícias que durante está primeira semana o médico apenas conhecerá a rotina na unidade, tendo em vista que o mesmo ainda está sendo legalizado para o ofício da função no Brasil.

Brumado: Posto de combustíveis é assaltado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dois elementos em uma motocicleta renderam um frentista com uma arma de fogo e anunciaram o assalto a um posto de combustíveis, em Brumado. O crime aconteceu nesta sexta-feira (14). Os elementos levaram um envelope contendo dinheiro, notas de abastecimento de clientes e um aparelho celular. Segundo o registro da ocorrência, o meliante que portava a arma parecia ser menor de idade. A polícia realizou buscas na região, mas não conseguiu localizar os suspeitos.

Vacinação contra HPV começou na última quinta-feira (13) em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A vacinação gratuita contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero, foi iniciada em todo país na última segunda-feira (10). A ação visa atender pelo menos 80% de meninas com idade entre 11 e 13 anos. Em Brumado, o treinamento das equipes de saúde que atenderão a demanda teve início na última quarta-feira (12). O secretário de Saúde esclareceu ao site Brumado Notícias que não haverá um dia D da campanha de vacinação, pois a vacina estará disponível todos os dias nos postos de saúde da família. O secretário disse ainda que seguindo determinação do Ministério da Saúde será realizada também a vacinação nas escolas com a autorização dos pais. Antes disso, acontecerá uma audiência com os coordenadores das escolas para ser marcada a data da vacinação nas unidades escolares do município.

Tanhaçu: Homem é encontrado morto na zona rural Foto: Emanuel Fernandes

O caseiro da Fazenda Santa Luzia, no município de Tanhaçu, foi encontrado morto na manhã da última sexta-feira (14). O homem, de prenome Antenor, 43 anos, morava sozinho no local. Segundo os proprietários da fazenda, como eles não estavam conseguindo entrar em contato com o caseiro, pediram que os vizinhos fossem até a propriedade. Ao chegar no local, os vizinhos encontraram a porta aberta e o corpo do homem já em decomposição. A polícia civil e o Departamento de Polícia Técnica estiveram na fazendo realizando o levantamento da ocorrência. O corpo foi transferido para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. O caso está sendo investigando.

Campanha do Desarmamento recolheu quase 650 mil armas em dez anos

Balanço divulgado na última sexta-feira (14) pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) mostra que a Campanha do Desarmamento recolheu 649.250 armas nos últimos dez anos. De acordo com a Agência Brasil, o estado com o maior número de armas devolvidas foi São Paulo (1.116), seguido de Pernambuco (501) e Rio Grande do Sul (288). O revólver foi o armamento mais devolvido (1.288), na sequência aparecem espingarda (554) e carabina (166). Roraima foi o estado com menos armamentos devolvidos no período. O cidadão que quiser entregar armas ou munições, pode se dirigir a um dos 2.127 postos de recolhimento distribuídos pelo país.

Brumado: Rapaz é detido com arma de brinquedo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um rapaz foi apresentado pelo pelotão especial da delegacia de Brumado após ser detido no mercado municipal por estar com comportamento alterado, segundo a polícia, provavelmente sob efeito de entorpecente. O jovem portava uma pistola preta de brinquedo. Ele teria confessado aos soldados que seu plano era roubar para comprar drogas. O rapaz ficou detido para ser ouvido pela autoridade policial. Na delegacia, ele gritava muito chamando pela mãe e pedindo que a mesma lhe levasse água. A polícia investiga se, além de usuário, o rapaz tem alguma ligação com o tráfico na cidade.

Eleições 2014: De olho na Assembleia Legislativa, Luciano Ribeiro critica governo de Wagner Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), falou sobre a suas pretensões em disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nas próximas eleições. Ele ainda fez várias críticas ao governo do PT. Quanto à disputa de uma vaga na AL-BA, Ribeiro disse que está trabalhando em prol de ampliar a base de apoio a fim de estar bem estruturado quando de fato a campanha começar. Sobre a atual gestão do governo da Bahia, Luciano afirmou que se trata de um modelo de gestão prioritariamente político, o contrário, segundo ele, do que pretende o candidato do seu partido, caso este seja eleito. “Teremos como laboratório o que acontece na prefeitura de Salvador, onde nosso líder ACM Neto tem dado essa demonstração. Nosso foco é o inverso do atual modelo de gestão do PT”, garantiu o ex-prefeito. O pré-candidato ainda afirmou que sempre se opôs ao modelo de gestão do PT e que a sigla de fato não mostrou a que veio. “A impopularidade do partido é fruto exatamente da falta de gestão”, concluiu Ribeiro.

Brumado: Ministério Público notifica SMTT para retirada de lombofaixas de avenidas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após ação movida por um cidadão, o Ministério Público (MP) notificou nesta sexta-feira (14) a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) de Brumado para retirar as lombofaixas que foram instaladas nas Avenidas Lindolfo Azevedo de Brito e João Paulo I. O site Brumado Notícias falou com superintendente de trânsito, Clidemar Amorim, no momento em que o mesmo compareceu à sede do MP para a audiência. Amorim confirmou que as lombofaixas, além de estarem fora dos padrões, não são permitidas por lei e por isso a SMTT já acionou a Secretaria de Infraestrutura, que se comprometeu a iniciar a retirada das faixas ainda hoje.

Divulgadas datas para jovens e adultos se inscreverem no Encceja 2014

A partir de segunda-feira (31), os jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Fundamental poderão se inscrever no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Podem se inscrever no exame jovens e adultos a partir de 15 anos que não tiveram a oportunidade de concluir essa etapa dos estudos. O exame será aplicado em todo o país no dia 1º de junho. O Encceja é uma prova aplicada para jovens e adultos, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram chances de concluir o Ensino Fundamental em idade apropriada. A avaliação é realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Em visita a cidade de Santa Maria da Vitória, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) foi recepcionada pelo prefeito Padre Amário, e pelo vice-prefeito Plínio Leite. Ela participou de um café da manhã na residência do prefeito, onde conversaram sobre as principais demandas do município. Na ocasião, a parlamentar ainda visitou secretarias da prefeitura, a Câmara Municipal de Vereadores, além de lideranças da cidade. Bastos disse que os planos do seu mandato para a região é de levar obras que ofereçam mais qualidade de vida à comunidade. “Assim como já temos feito em outros municípios, queremos contribuir para o desenvolvimento de Santa Maria da Vitória, buscando, cada vez mais, a execução de obras de infraestrutura, educação, saúde, enfim, benefícios para todos os moradores”. Ivana ainda colocou seu mandato à disposição da administração municipal. “Minha intenção é somar esforços ao nosso grupo político e sei que essa união trará benefícios à população”, destacou.

Embasa: Abastecimento afetado em bairros de Brumado e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O abastecimento em alguns bairros de Brumado e na cidade de Malhada de Pedras será afetado nesta sexta-feira (14), durante todo o dia. A informação foi divulgada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Segundo a empresa, a interrupção visa possibilitar a realização de serviços emergenciais de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA II) do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de (SIAA - Brumado). Por este motivo, a empresa recomenda que a população consuma a água de forma racional até que os trabalhos sejam concluídos e o abastecimento seja retomado gradativamente na noite do mesmo dia. Os locais afetados são: São Jorge, São Felix, Esmeralda, Malhada Branca, Jardim de Alá, Urbis II, Urbis III, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus  e Malhada de Pedras.

Praça da Câmara de Brumado oferece internet gratuita e torna-se referência para a população Foto: Divulgação/CMB

Com o intuito de facilitar o acesso à internet e promover a inclusão social, o presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro Lôbo (PSL), disponibilizou acesso à rede de Wi-Fi na Praça da Câmara. O projeto transformou o local em ponto de referência para adultos e adolescentes, que se reúnem na praça para acessar as redes sociais e se informar através do conteúdo da web. Lôbo destacou a importância da internet como meio de comunicação para a busca de informações de todo o mundo e como uma excelente ferramenta para os estudos. “Nossas ações visam sempre ofertar à população meios para que possam obter uma vida de melhor qualidade em todas as áreas e a informação é vital para a busca de um futuro mais promissor”, pontuou o vereador.  

Brumado: Grupo apedreja piloto e rouba motocicleta Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um grupo formado por 10 pessoas com pedras nas mãos interceptaram um motociclista que chegava ao Loteamento Malhada Branca, em Brumado, na noite da última quinta-feira (13). Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, eles roubaram uma motocicleta preta, de placa DTG-2957, de propriedade do homem. Segundo ocorrência registrada na delegacia, o piloto tentou evadir-se do local quando os meliantes anunciaram o roubo da moto, mas foi apedrejado e caiu. Em seguida, os bandidos fugiram levando a motocicleta.

Brumado: Tiro de Guerra realiza Solenidade de Matrícula dos Atiradores de 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quinta-feira (13), o Tiro de Guerra 06-024, em Brumado, realizou a Solenidade de Matrícula dos Atiradores de 2014, cujo objetivo é dar as boas-vindas aos novos atiradores matriculados, bem como apresentar o diretor do e o chefe de instrução do TG aos familiares dos atiradores recém matriculados. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), secretários municipais, o juiz Genivaldo Alves Guimarães, dentre outras autoridades. O Chefe da Seção de Tiro de Guerra da 6ª Região Militar, Tonny Anderson Almeida Vitório, responsável por todos os Tiros de Guerra da Bahia, deixou uma mensagem aos novos atiradores. Vitório saudou os jovens e falou sobre a importância de integrar o serviço militar na modalidade Tiro de Guerra. 

Brumado: Tiro de Guerra realiza Solenidade de Matrícula dos Atiradores de 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Aqui no TG, a sua convivência será baseada na prática constante de princípios morais e éticos, na disciplina militar prestante, na hierarquia prestigiada, na lealdade, na dignidade e na camaradagem. Ouça com atenção  o  seu  instrutor  do  Tiro  de  Guerra  e  seus companheiros da turma  de instrução. Inspire-se nos exemplos positivos e faça do “agora” o tempo de construir seu futuro”, disse ele. Após a solenidade, uma palestra com o subtenente Takeyuki foi realizada. O mesmo falou sobre a instituição no município.

Brumado recepcionou renomado autor de livros de matemática Luiz Roberto Dante esteve no Centro Educacional Monteiro Lobato. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Luiz Roberto Dante, reconhecido autor de livros de matemática, esteve no Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML) na última quinta-feira (13). Na ocasião, Dante recebeu presentes da unidade e participou de uma sessão de fotos e autógrafos com os alunos. À noite, o autor ainda participou de um encontro com os professores do município no auditório do SEMAC. 

Brumado recepcionou renomado autor de livros de matemática Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Dante disse que foi uma alegria e satisfação participar de uma festa educativa com as crianças e os jovens da escola. “Como autor de livros de matemática, isso é uma recompensa muito grande. É o meu trabalho intelectual colocado em livros, que auxilia os estudantes a compreenderem melhor a matemática, e consequentemente, o mundo”, disse ele. Sobre a importância da matéria no dia a dia, o autor afirmou que a relevância do estudo da matemática vai desde a compreensão dos números na infância até cálculos mais complexos que fazemos no cotidiano. “É uma matemática mais envolvente e empolgante que queremos transmitir para a criançada”, concluiu Dante.


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Arquivo