Arrombadores deixaram rastros de terror em uma loja de material de construção localizada na Avenida Antônio Mourão Guimarães, no centro comercial de Brumado no ultimo domingo (15). O proprietário disse a polícia que clientes que passaram pelo local lhe informaram sobre a janela do deposito arrombada, e ao chegar ao estabelecimento com a família é foi se dar conta do tamanho do prejuízo deixado pelos invasores.
O site Brumado Notícias apurou que os bandidos conseguiram arrombar o cofre de onde segundo o empresário, conseguiram levar uma grande somatória em cheques pré-datados dos clientes, outra grande quantia em dinheiro e também em moedas. Por medida de segurança a somatória foi preservada. Os elementos ainda vasculharam e reviraram as gavetas do escritório e do caixa de atendimento, bem como alguns itens de mercadorias. Para provocar a polícia e ainda afrontar a sociedade, os bandidos pincharam a parede, mas a frase ficou difícil de ser lida por completo, pois os meliantes borraram o final da mesma.
Por conta do comércio fechado e pouca movimentação na via aos domingos, a polícia acredita que os meliantes passaram bom tempo no interior do estabelecimento durante o dia sem serem percebidos. A perícia esteve no local na tentativa de coletar dados deixados pelos marginais e decifrar a escrita na parede. A loja não conta com sistema de monitoramento eletrônico, mas é vigiada por uma empresa de segurança da cidade.
Cerca de 1,8 milhão de pessoas foram às ruas para protestar contra o governo federal e contra a corrupção neste domingo (15) em todos os Estados do país, além do Distrito Federal, segundo cálculos da Polícia Militar de cada Estado. Houve registro de incidentes em São Paulo e Brasília. No começo da noite, o governo escalou os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência) para comentarem os atos. Cardozo disse que o Brasil está longe do golpismo. Durante o pronunciamento, foram registrados novos panelaços em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. São Paulo foi o Estado com o maior número de participantes apesar de divergências. A PM informou que 1 milhão de pessoas se reuniram na região da avenida Paulista, no centro da capital paulista. Segundo o Datafolha, porém, foram 210 mil manifestantes. Se a soma de manifestantes pelo Brasil usar a contagem do Datafolha em São Paulo, e a das PMs locais nos demais palcos de protestos, o número de participantes cai para 1 milhão.
Diante do aumento da violência em Brumado, o vereador Castilho Viana (PSB) questiona o uso do capacete no município. “O preço que estamos pagando pela incompetência e falta de respeito por parte do Governo do Estado com Brumado é muito alto e não podemos ficar de braços cruzados enquanto pessoas de bem estão perdendo suas vidas em nosso município”, disse ele ao site Brumado Notícias. O parlamentar lembrou que os criminosos se utilizam do capacete para não serem reconhecidos durante as ações criminosas praticadas na cidade. Viana relatou que já houve casos em que alguns municípios suspenderam o uso do capacete dentro da área urbana para ajudar no combate ao crime. Segundo ele, a realização de blitz na cidade, inclusive nos bairros mais afastados, também auxilia a diminuir os números da violência, já que a grande maioria das motocicletas e condutores circula de forma irregular. Castilho garantiu que irá levantar o assunto no legislativo e que vai buscar junto ao judiciário e as polícias uma real condição de mudança no quadro.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, disse que os protestos que ocorrerão no país neste domingo (15) são legítimos e que o Brasil vive “intensamente a sua democracia”. Em entrevista so Repórter Brasil, telejornal da TV Brasil, Rossetto ressaltou que todas as pessoas têm direito de manifestar suas opiniões, favoráveis ou contrárias ao governo. “O Brasil vive intensamente a sua democracia e isso é bom, uma democracia viva, onde todas as pessoas, os movimentos, as organizações têm direito à opinião e manifestação. Portanto, manifestações pacíficas, contrárias ou favoráveis ao governo, ou aos governos, são legítimas”, disse o ministro, que é responsável pela articulação do Palácio do Planalto com os movimentos sociais. Rossetto destacou ainda o caráter pacífico dos atos organizados na sexta-feira (13) por centrais sindicais, entidades estudantis e movimentos sociais que levaram milhares de pessoas às ruas em 25 capitais do país em defesa da Petrobras, da democracia e contra as medidas de ajuste fiscal anunciado pelo governo. “O caráter pacífico de todas as manifestações, que foram grandes, nacionais, em todas as principais capitais, nos traz satisfação”, disse Rossetto.
Os prefeitos que compõem o Consórcio do Alto Sertão participaram de um encontro promovido pelo Consórcio do Alto Sertão na cidade de Sebastião Laranjeiras. As demandas, deficiências e ações para melhorar a saúde pública na região foi o tema da reunião de trabalho. O encontro contou com a participação dos secretários municiais de saúde, que apresentaram o diagnóstico das dificuldades de cada município e os problemas comuns da região. Os prefeitos presentes destacaram a necessidade urgente de melhorias nos serviços e estrutura de atendimento do Hospital Regional de Guanambi, aprovando um documento solicitando, entre outros pontos, a instalação da uma regulação central em Guanambi, ampliação de vagas na UTI e UTI Neonatal, cirurgias seletivas e ortopédicas, humanização do atendimento, indicação de um gestor técnico para a unidade e ampliação da estrutura física.
No documento, expressaram ainda preocupação com o sistema de parceria proposto pelo governo do estado no projeto das policlínicas, em que a maior responsabilidade, inclusive financeira, recai sobre os municípios. O documento inclui ainda solicitação de serviços para assegurar o pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e endemias e quitação da dívida nos serviços de assistência farmacêutica. Na pauta, foi aprovado outro documento relatando as dificuldades relacionadas à estiagem e pedindo providências.
Na tarde deste sábado (14), um caminhão transportando postes de concreto tombou quando realizava uma manobra na rótula da BR-030, em frente à Vila Catiboaba, em Brumado. Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o veículo teve várias avarias e foi preciso utilizar um guincho para remover os postes espalhados na pista e desvirar o caminhão capotado.
Um assalto registrado na noite da última sexta-feira (13), no Bairro Santa Tereza, em Brumado, terminou com o idoso Antônio Fidelcino dos Santos baleado. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, dois indivíduos, um deles menor de idade, renderam as filhas do idoso que estavam na frente da casa e invadiram a residência. Armados, eles roubaram aparelhos celulares e ainda tentaram arrancar o aparelho de TV da sala. Informações obtidas pela nossa reportagem dão conta de que, neste momento, o idoso reagiu ao assalto e acabou atingido com um tiro no pescoço. Os bandidos fugiram após o disparo. A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto com o projétil alojado na garganta. A polícia está à procura dos elementos, mas até o momento eles não foram localizados.
Segundo denúncia dos moradores da Fazenda Mandacaru, zona rural do município de Condeúba, no sudoeste baiano, os alunos da Escola Jesuíno de Almeida, localizada na comunidade, estão sem aulas há quinze dias. Os pais dizem que os filhos vão para a escola, mas as matérias não são ministradas por falta de professor. Eles estão preocupados com o número de aulas perdidas e a defasagem no ensino. Segundo informações do Jornal Folha de Condeúba, a professora titular da escola estaria afastada por problemas de saúde na família. Na denúncia, os moradores da comunidade reclamam que a direção da escola e tampouco a secretaria municipal de educação buscaram um professor substituto, deixando os alunos completamente desassistidos.
A prefeitura da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste do estado, decretou situação de emergência devido à estiagem prolongada. O decreto é válido por seis meses. Os municípios de Malhada e Carinhanha também estão nas mesmas condições. Nas cidades, o documento valerá por três e quatro meses, respectivamente. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição da última terça-feira (10). Segundo o governo do Estado, as medidas foram necessárias devido à seca e estiagem prolongadas nas cidades - 25 municípios baianos estão na condição de emergência. Para efetivar a medida, o governo leva em consideração dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Com o decreto, é esperado que as cidades recebam mais verbas e auxílio do governo.
A polícia da cidade de Piripá, no sudoeste baiano, interceptou um grupo armado que pode ter sido contratado para tirar a vida do presidente do legislativo local, David Marcelo (PCdoB). Os elementos foram presos na última quinta-feira (12), em uma ronda de rotina da polícia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os policiais desconfiaram do grupo, que transitava de forma suspeita em um veículo. Ao fazer a abordagem, a polícia encontrou no carro duas pistolas de alto calibre. Os suspeitos Eduardo Oliveira da Silva, Alequisandro Viana Silva e Geovane Castro de Santana estão presos à disposição da justiça. Em depoimento, eles apresentaram versões desencontradas e a polícia suspeita de que os matadores de aluguel pretendiam assassinar o presidente da câmara. A polícia civil segue investigando o caso, que pode ter motivação política. Os investigadores querem chegar ao mandante do crime.
Uma manobra do governo federal para adiar o pagamento de benefícios a trabalhadores domésticos rompeu o acordo firmado com o Senado, nesta quinta-feira (12), em que seria aprovado o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) de regulamentação da PEC das domésticas, na Câmara. A articulação do Palácio do Planalto resultou na aprovação do relatório elaborado pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que prevê o pagamento de multa de 40% sobre o saldo do FGTS no ato do desligamento do empregado. A proposta de Jucá possibilitava o parcelamento dessa multa. “Infelizmente os empregados domésticos terão que esperar mais tempo para terem seus direitos trabalhistas alcançados”, lamentou o senador pelo Twitter. Agora, o texto volta ao Senado e, segundo o jornal O Globo, Jucá deve fazer articulação para derrubar as alterações.
Uma moradora do Bairro Baraúnas, em Brumado, pode ser o primeiro caso de Febre Chikungunya no município. Ao site Brumado Notícias, a Vigilância Epidemiológica (VIGEP) esclareceu que ela passou um período de mais de trinta dias na região de Feira de Santana, onde há a maior incidência do mosquito transmissor da doença no estado. Na localidade, a mulher começou a apresentar os sintomas, sendo hospitalizada em Brumado há cerca de duas semanas. De identidade preservada, a paciente disse que ainda apresenta os sintomas que a levaram a unidade de saúde local, onde os médicos e a VIGEP suspeitaram do quadro. Outros casos suspeitos que apareceram anteriormente na cidade foram descartados. Desta vez, o órgão aguarda os resultados laboratoriais para a confirmação das suspeitas. A Chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue e por conta disso uma equipe da vigilância realizou a borrifação predial na casa da mulher e na vizinhança a fim de prevenir e controlar a proliferação da doença.
Ainda não identificados, dois homens em uma motocicleta são apontados como autores de um crime ocorrido na noite da última quinta-feira (12), na Rua Princesa Isabel, no Bairro Malhada Branca, em Brumado. A dupla disparou vários tiros contra um jovem na localidade. Segundo a polícia, os atiradores já estariam aguardando o momento de atacar a vítima. Logo que desceu de um ônibus, o jovem foi atingido por três projéteis e não teve de reagir. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a polícia e uma equipe do Samu 192 prestaram os primeiros socorros e encaminharam a vítima ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde o mesmo foi operado para retirada das balas. Na manhã desta sexta-feira (13), a polícia retornou a unidade de saúde a fim de ouvir o jovem e tentar identificar os criminosos, além de descobrir o que teria motivado o crime. Nos últimos meses os jovens têm sido as principais vítimas de tentativa de homicídios no município, em sua maioria por envolvimento com drogas.
Comemorado no dia 12 de março, o Dia Mundial do Rim foi celebrado em Brumado nesta sexta-feira (13), dia de maior fluxo de cidadãos da zona rural na cidade. A Campanha Para Rins Saudáveis é um movimento internacional que objetiva alertar a população sobre os riscos que afetam consideravelmente a qualidade de vida de homens e mulheres após os 50 anos. As doenças nefrológicas alcançam 10% da população e o tratamento só apresenta duas soluções: o transplante renal ou a convivência permanente com o equipamento purificador do sangue.
Pensando em alertar a população, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no Instituto de Nefrologia de Brumado - INEB um evento com a participação de uma equipe composta de diversos profissionais das áreas médicas que abrangem as Doenças Renais Crônicas (DRC). O secretário Cláudio Feres acompanhou a iniciativa, inclusive participando dos exames oferecidos à população e das palestras que esclareceram as dúvidas dos pacientes.
O dólar fechou em forte alta em relação ao real nesta sexta-feira (13). No início da tarde, a moeda disparou além da barreira de R$ 3,28, renovando máximas em quase 12 anos, com investidores buscando proteção em meio à turbulência política que vêm dificultando a aprovação de medidas para o reequilíbrio das contas públicas brasileiras. O avanço foi atenuado, mas a moeda voltou a fechar em alta. O dólar subiu 2,77%, a R$ 3,249. Veja cotação. Este é o maior valor de fechamento desde 2003, quando, no dia 4 de abril, a moeda fechou a R$ 3,2469, segundo dados do Banco Central. A moeda subiu em nove das últimas dez sessões. Na semana, a alta foi de 6,3%. No mês, há valorização acumulada de 13,76% e no ano, de 22,2%. O dólar também avançou nos mercados externos, antecipando-se a uma possível sinalização do Federal Reserve na semana que vem de que a alta dos juros norte-americanos está próxima, informou a Reuters. O avaço sobre o real, porém, é mais acentuado por causa do cenário interno brasileiro. Desde o início do ano, o dólar subiu cerca de 5% contra os pesos mexicano e chileno, 8% ante o rand sul-africano e 13% contra a lira turca, mas avançou 22,2% em relação ao real.
O segredo para se satisfazer nessa Páscoa é evitar o cnosumo excessivo de calorias e moderar no chocolate. O pediatra e homeopata Moisés Chencinski destaca que falta em relação às festividades moderação. Em média, nessa época do ano, as crianças consumem mais de um ovo de Páscoa, de 250 ou 300 gramas. Muitas vezes, segundo Chencinski, a ingestão excessiva de calorias resulta em idas ao pronto-socorro e a consultórios médicos. Além das calorias, o médico destaca que o chocolate contém (em cada 25 gramas) carboidratos (15 gramas), açúcares (14 gramas), proteínas (1,5 gramas), gorduras totais (7,4 gramas), gorduras saturadas (3,9 gramas), sódio (12 mg) e fibras (0,6 gr). De acordo com Moises Chencinski, a Páscoa costuma ser uma época em que muitas crianças comem chocolate pela primeira vez. Com isso, pode ser maior a incidência de alergias, intoxicações e intolerâncias alimentares. “Entre 3 a 8% das crianças apresentam alergia alimentar. Dessas, 85% são por alergia à proteína do leite de vaca. Leite e chocolate são uma combinação perigosa para os alérgicos. Por isso, as mães devem estar alertas”, avisa ele, salientando que “mesmo as crianças que já estão habituadas ao chocolate podem apresentar alergia, outros quadros agudos, como intolerância pelo abuso do alimento ou, ainda, quadros crônicos”.
Nem todas as pessoas percebem as cores da mesma forma. Quase todos possuem três tipos de cones, que são células na retina, e cada tipo responde a uma frequência diferente de cor - cones são as células do olho que tem a capacidade de reconhecer as cores. Eles são os responsáveis pela percepção das cores - quando existe uma anomalia ou ausência de algum dos fotopigmentos nas terminações dos cones estamos na presença do daltonismo. Os seres humanos normalmente têm três tipos de cones. O primeiro responde à luz de comprimentos de onda longos, chegando a uma cor vermelha. O segundo tipo responde à luz de comprimento de onda médio, atingindo um máximo de uma cor verde. O terceiro tipo responde mais a curto comprimento de onda de luz, de cor azulada.
Popularizado por conta das dietas, o açúcar extraído do coco é um ótimo substituto do açúcar comum. Embora ele possua a mesma quantidade de calorias do açúcar refinado, o índice glicêmico do açúcar de coco é mais baixo. A nutricionista Cíntia Azeredo explica que, quando há picos de açúcar no sangue, o organismo é obrigado a liberar insulina para retirar esse açúcar e, como não tem para onde ir, ele é estocado em forma de gorduras. Um alimento com baixo índice glicêmico é aquele com glicose menor que 70 mg. Os intermediários, entre 70 e 90 mg. E os de alto índice, que devem ser evitados, maiores de 90 mg. O índice glicêmico do açúcar de coco é 35. O do açúcar comum, 68. O açúcar de coco pode ser consumido por qualquer pessoa, inclusive diabéticos, desde que não tenham nenhuma alergia específica ao alimento. Cíntia explica que, para quem quer emagrecer, o açúcar de coco pode ser útil em relação à qualidade, pois não passa pelo processo de refinamento e preserva boa parte de seus nutrientes.
O edital está sendo preparado para envio ao Diário Oficial. São candidatos aprovados em concurso realizado em 2012. A Bahia possui cerca de 30 mil policiais, uma média de 1 PM para 475 habitantes, ainda abaixo da média nacional, de 472, segundo dados de 2012. A informação foi confirmada pelo próprio governador Rui Costa, em sua conta no Twitter.
No próximo domingo (15), manifestantes de várias capitais do país sairão às ruas para protestar contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Em Brumado, somente um pequeno grupo de pessoas se manifestou e um ato foi marcado para o mesmo dia das outras cidades. Na capital do minério, o movimento intitulado “Fora Dilma e leva o PT junto” não ganhou repercussão e é considerado um fracasso. Na página oficial do movimento “Vem pra rua Brumado”, os organizadores informaram que uma página falsa foi criada com o mesmo nome na tentativa de conclamar a população. O movimento salienta que o protesto não tem o apoio dos organizadores dos atos de 2013. Ainda segundo os manifestantes, em uma sociedade existe o direito de livre expressão e vai às ruas quem quer, porém não se pode usar de má fé para atingir seus objetivos.
Há muito tempo se fala em inclusão social e adaptação dos espaços físicos para dar acesso a portadores de deficiências. Em Brumado, muitos órgãos públicos já se adaptaram a necessidade instalando rampas e até elevadores para facilitar o acesso às repartições públicas. No entanto, é nas ruas que ainda se encontra uma grande barreira que dificulta a vida de cadeirantes e portadores de necessidades especiais. As calçadas, em sua maioria, não estão dentro dos padrões que permite o trânsito livre. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (SINDSEMB), Edilson Santos Costa, reclama da calçada da prefeitura, que foi construída com pedras, o que, segundo ele, atrapalha a locomoção.
O assunto já foi bastante discutido e o atual prefeito chegou a prometer a retirada das pedras. O problema se estende também às calçadas das residências - muitas são antigas e elevadas e outras são tão estreitas que o pedestre tem de passar de lado dividindo o espaço com as placas de sinalização e os postes de iluminação. Nesses locais o cadeirante não consegue passar e é obrigado a trafegar pelas ruas, disputando a pista com carros e motos. Ao que tudo indica está longe de a cidade de Brumado ser referência no que se refere à acessibilidade, pois não há mobilização nem dos populares e muitos menos do poder público.
O cantor e compositor Sérgio Perrucho estará na cidade de Brumado, no próximo sábado (14). Ele se apresentará no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite durante evento promovido pelo movimento cultural Abracadabra. Em seu acervo, o músico soteropolitano possui mais de quatrocentas músicas próprias que vão do samba ao blues. Entre os shows musicais da noite também está garantida a participação da banda Krimeia, além de algumas participações especiais. Como parte da programação do evento ainda estão inclusas apresentação de dança da Escola Juliana Barreto, exposições de artes visuais, artesanatos e lançamentos literários de Wagner Lima, Rui Lobo, José Walter, Antônio Barreto e Antônio Maciel, que lançará dois livros. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Os 569 caminhões pipas cadastrados na Operação Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro para distribuição de água nas comunidades rurais dos mais de 60 municípios da região, receberam nesta quinta-feira (12) o kit GPS. O material será instalado nos veículos para que eles possam ser melhor monitorados pelo programa. O site Brumado Notícias obteve informações de que a medida visa dar mais credibilidade ao trabalho da operação e proporcionar às famílias assistidas a certeza de que receberão sua cota de água conforme cadastro de participação. Só em Brumado mais de 20 mil populares em cerca de 250 comunidades são abastecidos através da Operação Pipa. Além dos equipamentos de rastreamento e mapeamento de rota, os pipeiros também receberam os tickets de abastecimento.
Coordenadora do Programa Pró-equidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM, Simone Schaffer, defende que assédio moral e sexual adoece mulheres no trabalho. Para Schaffer, é importante que no mundo do trabalho, homens e mulheres tenham direito iguais e sejam respeitados da mesma forma. A coordenadora também ressaltou que é preciso discutir o tema com foco na questão de gênero, pois, segundo ela, muitas vezes é a mulher que mais sofre assédio e discriminação. “As mulheres estão ingressando o mercado cada vez com mais força, são na sua maioria chefes de família. Elas estão ali porque precisam trabalhar e querem ter sua autonomia então é importante que a empresa promova um ambiente de respeito”, afirmou Simone Schaffer. Ela ainda destacou que para as empresas é importante combater esse tipo de prática, pois através disso é criado um ambiente de trabalho mais saudável, onde as pessoas tenham vontade de trabalhar.
Em entrevista à imprensa durante a inauguração de obras no terminal portuário no Rio de Janeiro, a presidenta Dilma Rousseff voltou a afirmar que manifestações são parte da democracia e devem ser recebidas com tranquilidade. Ela se referia aos protestos marcados para domingo (15), contra o governo, em várias cidades do país. “Manifestação, no Brasil, a gente tem que olhar com absoluta tranquilidade. Todas as pessoas têm direito de se manifestar e criticar quem quer que seja”, declarou a presidente. Ela se limitou apenas a condenar eventuais atos violentos em protestos. Dilma lembrou que a violência em manifestações deixou vítimas como o cinegrafista da Band, Santiago Andrade, morto por rojão disparado em meio a protesto no centro do Rio de Janeiro, em 2013. “Foi um momento muito triste em um ciclo de manifestações importantes e pacíficas até determinado momento. Pode se manifestar, deve se manifestar, faz parte do crescimento do país, do aprimoramento da cidadania. Agora, sem violência”, frisou ela.