Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2018
Guanambi é oficialmente incluído na rota de voo da Azul Linhas Aéreas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Guanambi, a 141 km de Brumado, está na lista dos 33 destinos que a Companhia Aérea Azul pretende incluir em suas rotas para operação nos próximos anos. De acordo com comunicado, a empresa vem trabalhando “de perto com as prefeituras dessas localidades para viabilizar as condições necessárias” para operar. A maior parte desses novos mercados será atendida com aeronaves modelo ATR 72-600, que têm capacidade para até 70 passageiros. Apesar de todo esforço da prefeitura e do governo do estado, o Aeroporto Isaac Moura Rocha, em Guanambi, continua impedido de receber voos de aeronaves de médio e grande porte devido às restrições de pouso e decolagem impostas pelas autoridades nacionais de aviação. O governo do estado pode construir um novo aeroporto em Guanambi caso as restrições não sejam superadas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos.

Sem acerto com a Vivo, comunidades rurais de Brumado podem receber sinal móvel da Oi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A região do distrito de Ubiraçaba e da comunidade da Lagoa Funda continuam sem serviço de telefonia móvel após a retirada do aparelho repetidor da operadora Vivo. Como a operadora não deve mais atender as solicitações do enviar o sinal às comunidades desassistidas, o setor de comunicação da prefeitura já entrou em contato com a Oi para que a operadora instale o repetidor a fim de atender os anseios dos moradores nas comunidades afetadas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o técnico de comunicações da prefeitura, Milton Caires, relatou que só aguarda uma resposta da própria Oi e o desenrolar de alguns trâmites burocráticos para que seja instalado o repetidor nas localidades. Segundo ele, a expectativa é de isso que possa acontecer até o final do primeiro semestre deste ano.

Coelba nega desligamento geral que está sendo informado através do WhatsApp

De acordo com comunicado da Coelba, é falsa a informação que circula através do aplicativo de mensagens WhatsApp sobre uma suposta carta de aviso de Desligamento Programado do Sistema Elétrico. A Coelba, de fato, realiza desligamentos programados para melhoria do sistema elétrico e envia cartas para consumidores envolvidos no trecho do desligamento, conforme exigência regulatória da Agência Nacional de Energia Elétrica. No entanto, o modelo de carta que circula no aplicativo, informando sobre um desligamento geral nos municípios, não procede. Segundo a empresa, trata-se de um aviso de desligamento para uma Unidade Consumidora específica. “Não é procedimento da Coelba enviar avisos de desligamento através de WhatsApp. Os avisos são feitos através do jornal A Tarde, quinze dias antes do Desligamento Programado. O consumidor também pode conferir os locais, data e horário desses desligamentos no site www.coelba.com.br”, afirmou.

Vila Nova bate o Vila e fica a um passo das semifinais do Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A fase de pontos corridos do Campeonato Brumadense de Futebol está se afunilando e já começa a se desenhar as equipes que podem prosseguir e as que vão ficar pelo meio do caminho. No confronto do último sábado (25), após terminar o primeiro tempo perdendo por 2x0 para o Vitória, o Botafogo se acertou nos vestiários e voltou para o segundo tempo determinado. O time arrancou uma virada histórica por 3x2, se mantendo vivo na competição. Já no domingo (26), o duelo foi entre o veterano Vila Presidente Vargas, que recebeu nas arquibancadas o apelido de Vila Velha, e o Vila Nova, time criado para entrar no campeonato. Foi o jogo em que o time estreante não respeitou o tradicional adversário e abriu o marcador com menos de três minutos de bola rolando. O Vila Nova dominou a partida e, mesmo com o Vila Presidente Vargas tentando a todo custo empatar o placar, o time mais jovem foi quem marcou o segundo. Ainda na primeira etapa, o Técnico Lica tentou substituir o meia atacante Cleiton, mas o mesmo se negou a sair de campo, deixando o gramado irritado ao final da primeira etapa. De tanto tentar, o Vila Presidente Vargas marcou seu gol já nos acréscimos, mas ficou nisso. O estreante Vila Nova, que antes era uma incógnita na competição, agora ainda invicto com 09 lidera o campeonato e está a um passo das semifinais. Já o tradicional Vila Presidente Vargas, que iniciou o campeonato entre os favoritos a conquistar o título, soma apenas 01 em três jogos e terá que vencer os próximos confrontos, além de torcer por uma série de combinações de resultados para conseguir uma vaga na próxima fase. Pela categoria sub-20, no jogo de sábado, o Vitória bateu o Botafogo por 2x0. Já Vila Nova e Vila Presidente Vargas ficaram no empate de 1x1.

Rever prisão em 2ª grau vai além de Lula, diz juiz Sérgio Moro Foto: Reprodução/TV Cultura

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeiro grau, afirmou na noite desta segunda-feira (26) que as discussões evolvendo prisões em 2ª instância vão além da operação e da condenação do ex-presidente Lula, e que esperar o fim de todos os recursos para executar prisões de condenados seria um “desastre”. A declaração de Moro foi dada durante entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, ao responder sobre o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do pedido de habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula. O julgamento, que analisará o pedido para evitar a prisão após condenação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), está marcado para 4 de abril. O juiz afirmou que das 114 execuções de pena ordenadas por ele na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), onde atua, e confirmadas em 2ª instância, apenas 12 envolvem a Lava Jato. “Têm lá peculatos milionários, dinheiro desviado da saúde, da educação, e que faz falta para a população. Tem traficante, tem pedófilo, doleiros, e isso estou falando dentro de um universo pequeno, de onde eu trabalho”.

Caminhão de empresa de Brumado roubado em Milagres é recuperado na BA-142 Foto: Divulgação/PRE

Um veículo foi encontrado abandonado no último domingo (25), em uma estrada vicinal às margens da BA-142, sentido Anagé, no povoado de Tanque da Pedra. O caminhão com placa da cidade de Brumado havia sido roubado na noite anterior, na cidade de Milagres, junto com um reboque de cerveja. O veículo, que estava escondido em meio à vegetação, foi encontrado após denúncia. O caminhão foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil em Brumado.

Juros médios sobem apesar da queda na inadimplência, diz Banco Central Foto: iStock

A inadimplência no mercado de crédito brasileiro caiu ligeiramente em fevereiro, apesar de as condições de financiamento terem ficado mais apertadas mesmo em meio ao ciclo de cortes nos juros conduzido pelo Banco Central. Os dados, divulgados pelo BC na segunda-feira (26), dizem respeito ao segmento de recursos livres, no qual as taxas de juros são livremente definidas pelos bancos. Neste caso, a inadimplência foi a 5%, sobre 5,1% em janeiro. Num quadro de fraca inflação e retomada lenta da economia, o BC prosseguiu o ciclo de afrouxamento monetário na última semana, quando reduziu a Selic ao mínimo histórico de 6,50% ao ano. No início de fevereiro, havia promovido outro corte de 0,25 ponto na taxa básica de juros. Mesmo assim, os juros médios no segmento de recursos livres foram a 42,2% ao ano em fevereiro, acima do patamar de 41,1% em janeiro. De acordo com a Veja, ao mesmo tempo, o spread bancário –diferença entre o custo de captação e a taxa cobrada pelos bancos ao consumidor final– subiu a 34,1 pontos percentuais em fevereiro no mesmo segmento, ante 32,9 pontos em janeiro.

Brumado: Sem uso de dessalinizadores, prefeitura descontinua Programa Água Doce Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado optou por descontinuar o Programa Água Doce, em parceria com os governos federal e estadual, que visa à instalação de dessalinizadores para purificar a água retirada de poços artesianos nas comunidades rurais. O assunto foi tornado público pela vereadora Ilka Abreu na sessão legislativa da última semana, quando a parlamentar solicitou apoio dos demais vereadores no intuito de tentar convencer o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos a manter o programa. Atualmente, dos 23 equipamentos instalados, 17 funcionam nas comunidades assistidas. Na segunda-feira (27), o site Achei Sudoeste ouviu o secretário municipal de agricultura e recursos hídricos, Charles Granger, e o mesmo explicou que ficou inviável para o município manter os dessalinizadores funcionando, uma vez que os próprios ruralistas não estão fazendo uso dos aparelhos, pois, por comodidade, preferem receber a água fornecida pela Operação Pipa. Granger disse ainda que a Administração preferiu transferir os equipamentos para outras comunidades locais que queiram fazer uso dos dessalinizadores. Para tanto, serão construídas bases de operações nas futuras novas instalações. O secretário reiterou que a água gerada pelos dessalinizadores tem boa qualidade para o consumo humano, mas os moradores das comunidades preferem a comodidade da Operação Pipa.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Invasores danificam Parque de Exposições e quase impedem realização da ExpoBrumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com informações da Secretaria de Agricultura, a realização da ExpoBrumado 2018 esteve ameaçada pela invasão dos sem teto, que tentaram ocupar parte do Parque de Exposições Gilson Brito, localizado à margem do Km 1, na BA-148. Os posseiros são acusados de terem derrubado parte do muro e um portão do parque, além de terem causado outros danos que geraram um prejuízo orçado em R$ 30 mil. Só após a segunda intercessão da prefeitura, com o auxílio da justiça e da polícia militar, para reintegração do terreno é que os organizadores puderam anunciar a programação do evento, que acontecerá no mês de abril.

Achei Tour: A sua agência de viagens

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

Operação Lanzarote apura fraudes no Projeto Glaucoma em Brumado e Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), uma operação que apura fraudes relacionadas com a gestão do Projeto Glaucoma, em diversos municípios da microrregião de Guanambi, no sudoeste baiano. Batizada de “Lanzarote”, a força-tarefa cumpre cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra o sócio-administrador do Instituto Oftalmológico da Bahia (Ioba), que estão sendo cumpridos nas cidades de Guanambi e Brumado, e em Aracaju e Itabaiana, em Sergipe. O Projeto Glaucoma é um programa instituído pelo governo federal e que consiste no cadastramento e contratação de instituições de saúde para o tratamento oftalmológico de pacientes com glaucoma, com o atendimento clínico e o fornecimento contínuo de medicação (colírios). Tal projeto é financiado pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec), do Ministério da Saúde. De acordo com a PF, o Ioba realizava mutirões de grandes dimensões em diferentes locais improvisados, o que ensejou que a clínica investigada recebesse repasses do Ministério da Saúde em quantidade superior à sua capacidade física instalada para atendimentos. Ainda segundo os investigadores, foi constatado que o sócio-administrador do Ioba também exigia de seus subordinados (médicos, enfermeiras e técnicos) que multiplicassem a quantidade de pacientes atendidos no projeto e que fossem ministrados aos pacientes os colírios da linha 3, em lugar dos colírios das linhas 1 e 2, que são mais baratos. Segundo a PF, verificou-se também a ocorrência de inúmeros casos de falsos diagnósticos de glaucoma, inclusive com a prescrição e utilização de colírios por pacientes, sem necessidade, por períodos de até dois anos. Conforme informações do Ministério da Saúde, a clínica, no período de 2013 até maio de 2017, recebeu a quantia total de R$ 9.418.632,99. O nome da operação é uma referência à ilha aonde viveu o famoso escritor português José de Sousa Saramago, autor do premiado livro “Ensaio sobre a Cegueira” – o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira no Brasil.

Vibração do pai de Júnior Brumado comemorando golaço do filho viraliza nas redes sociais Foto: Reprodução/TV Bahia

O atacante Júnior Brumado marcou um golaço no triunfo do Bahia sobre o Juazeirense, no último domingo, na Arena Fonte Nova. Quem estava no estádio, vibrou com a pintura do jogador de 18 anos. Mas em Brumado, a celebração ganhou ingredientes especiais. José Francisco dos Santos, pai do atleta tricolor, fez uma festa com o belo gol marcado pelo filho e foi filmado enquanto comemorava. De acordo com o Globo Esporte, o vídeo da celebração do pai de Júnior Brumado foi divulgado pelas redes sociais do Bahia na tarde desta segunda-feira (26). Susto no cachorro, dancinha e risos fizeram parte da comemoração. “É muito gol! É gol demais”, grita o pai do atacante após o gol. Com o triunfo sobre o Juazeirense, o Bahia garantiu vaga na final do Campeonato Baiano 2018. A primeira pratida da decisão está marcada para domingo, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Brasil não preenche 40% das vagas para residência médica Foto: iStock/Getty Images

Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com apoio do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina de São Paulo mostra que 40% das vagas autorizadas para residência médica estão ociosas. Ao todo, são 22.890 vagas não ocupadas pelo país. De acordo com a Revista Veja, o fenômeno ocorre num momento em que a demanda por especialistas no sistema de saúde é crescente. Além de não atender às necessidades da assistência, os postos ociosos deixam claro a grande contradição na formação médica brasileira. Enquanto quase metade dos postos está vaga ou nem foi ativada, muitos profissionais enfrentam processos seletivos para cursos de especialização tão disputados quanto uma prova de vestibular. Coordenador do estudo, o professor da USP Mário Scheffer atribui o problema, em parte, à falta de recursos. Instituições obtêm autorização para abrir vagas mas, diante da ausência de financiamento das bolsas, acabam desistindo ou ofertando menos postos do que a sua real capacidade. A bolsa mensal do residente é de R$ 3.330. Nos hospitais universitários federais, o financiamento do treinamento é feito pelo Ministério da Educação (MEC). A pasta da Saúde, por sua vez, arca com bolsas atreladas a programas estratégicos. Estados, municípios, hospitais filantrópicos e privados financiam bolsas de residência em seus próprios serviços. A coordenadora geral das residências em saúde do MEC, Rosana Leite de Melo, afirma que o “congelamento” das vagas de residência é irregular. “Quando a autorização é concedida, as instituições devem cumpri-la. Não é apenas uma transação administrativa. O Estado conta que tais vagas sejam abertas, que entrem em funcionamento para que médicos sejam treinados”, explica.

Suspeito de traficar droga do Paraguai para a Bahia é preso em Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem de 36 anos, suspeito de ser o principal fornecedor de maconha de cidades do sudoeste e do extremo sul da Bahia, foi preso no domingo (25), na cidade de Vitória da Conquista. De acordo com o delegado Neuberto Costa, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) do município, Lucas Tadeu Silva Cunha trazia a droga do Paraguai, para onde fazia viagens frequentes de carro. Segundo o delegado, o suspeito era investigado há mais de um ano e foi capturado na casa onde morava, no bairro Iberapuera, onde foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra ele. De acordo com o G1, não houve resistência.

Suspeito de traficar droga do Paraguai para a Bahia é preso em Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Conforme Costa, não foram encontradas drogas ou armas com o suspeito. No entanto, um carro alugado em Porto Seguro, que teria sido usado por ele na última viagem ao Paraguai, foi apreendido. Um veículo de luxo de propriedade de Lucas que estava no local também foi apreendido. De acordo com o delegado, Lucas ia frequentemente ao Paraguai, sempre de carro, e trazia, ao menos, 200 kg de maconha a cada viagem. Ele atuava como fornecedor e abastecia o tráfico de drogas, principalmente, nas cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste, e em Porto Seguro, região turística no extremo sul baiano. O delegado Neuberto Costa informou que Lucas confessou fazer as viagens ao Paraguai, mas negou transportar droga do país vizinho para a Bahia.

Morre bebê com malformação no coração que aguardava cirurgia em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Bahia

O bebê de um mês, que estava internado em estado grave no Hospital Municipal Esaú Matos, morreu na noite de domingo (25), na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. O corpo dela foi enterrado na manhã desta segunda-feira (26), em Barra do Choça. Heloysa Lisboa tinha cardiopatia congênita complexa e precisava ser transferida para um centro especializado para fazer uma cirurgia. No dia 7 de março, a família dela havia conseguido determinação judicial para uma transferência de unidade, que não foi feita. De acordo os pais da criança, aos sete dias de vida, Heloysa precisou ser internada na UTI neonatal do hospital por conta da cardiopatia, que é uma malformação no coração e desde então não deixou a unidade de saúde. A família mora em Barra do Choça, a cerca de 30 km de Vitória da Conquista, e fazia o trajeto para o hospital todos os dias para acompanhar a internação do bebê, porque não tinha como permanecer no hospital, nem na cidade. O Hospital Municipal Esaú Matos informou ao G1, no domingo (25), que havia solicitado a transferência de Heloysa em caráter especial para um centro especializado, já que Vitória da Conquista não possui. Por meio de nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que estava em busca do leito especializado para que a paciente pudesse realizar a cirurgia cardíaca que precisava, mas que o estado de saúde dela agravou.

Brumado: Sessão da Câmara de Vereadores acontece nesta terça-feira (27) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado será realizada nesta terça-feira (27), em seu horário regimental, às 8h, em razão do feriado da Sexta-feira Santa.  A decisão de antecipação ocorreu na última sessão ordinária, após o presidente do Legislativo ouvir todos os vereadores presentes. Na próxima semana, a sessão voltará a ser realizada em seu dia e horário regimentais: às sextas-feiras, às 8h.

Formigas atacam bebês em incubadora neonatal de hospital em Belo Horizonte Foto: Asthemg/Divulgação

Um vídeo feito por funcionários dentro da Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, mostra uma incubada neonatal infestada por formigas, que andam pelo rosto de um recém-nascido. Os servidores denunciaram negligência do hospital com os bebês. A direção da maternidade reconheceu o problema e disse que tomou medidas de dedetização. Em relação ao bebê mostrado na imagem, a direção afirmou que ele está bem, mas continua sob os cuidados médicos intensivos. A denúncia foi feita pela Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg), que diz já ter acionado a direção da maternidade. “Absurdo! Recém-nascidos são atacados por formigas na maternidade Odete Valadares. Nos berçários da maternidade, os bebês recém-nascidos que estão em incubadoras estão sendo atacados por formigas existentes no setor”, afirmou a Asthemg. Ainda segundo o sindicato, as imagens foram feitas rapidamente enquanto um profissional realizava o procedimento para retirar as formigas. Conforme os trabalhadores, o serviço de limpeza diário não tem sido suficiente para evitar as formigas. Tubos e equipamentos de soro também são afetados conforme imagens divulgadas. Em nota, a Maternidade Odete Valadares reconheceu a incidência de formigas no Centro de Terapia Infantil (CTI) neonatal e informou que, além da dedetização, foi alterada toda a rotina de limpeza da unidade, do teto ao piso.

Último recurso no TRF-4 é negado e prisão de Lula depende do STF Foto: Reprodução/TV Globo

O recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no processo do triplex em Guarujá (SP) foi negado em julgamento realizado nesta segunda-feira (26).  A decisão foi tomada pelos mesmos desembargadores da 8ª turma, que julgaram a apelação de Lula em 24 de janeiro: João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus. Na ocasião, eles mantiveram a condenação imposta pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro e ainda aumentaram a pena aplicada por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com o G1, por decisão do próprio TRF-4, Lula pode ser preso para começar a cumprir a pena quando acabarem os recursos no tribunal. Porém, uma decisão provisória do Supremo Tribunal Federal (STF) impede a prisão do ex-presidente até que o plenário da Corte julgue um pedido de habeas corpus preventivo apresentado pela defesa de Lula. O julgamento está marcado para o dia 4 de abril. A assessoria do TRF-4 informou que a defesa ainda terá 12 dias para entrar com recurso sobre os próprios embargos de declaração, caso entenda que inconsistências ou obscuridades persistam.

Idosa de 93 anos morre queimada na zona rural de Lagoa Real Foto: Caetité Notícias

No último domingo (25), o corpo de uma idosa de 93 anos foi encontrado carbonizado em uma residência na comunidade de Cabajá, em Lagoa Real, a 83 km de Brumado. De acordo com o Caetité Notícias, Benedita Sofia Bonfim morava sozinha e foi encontrado por populares que acionaram a polícia. O corpo já estava bastante carbonizado, o que dificultou o trabalho dos peritos. O incêndio pode ter começado quando a idosa mexia no fogão, se espalhando rapidamente. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Guanambi para realização da perícia. A polícia investiga o caso.

Cinco brumadenses ficam feridos após capotamento de carro na BR-030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cinco brumadenses ficaram feridos após capotamento de carro na BR-030, próximo ao distrito de Sussuarana em Tanhaçu, no final da manhã desta segunda-feira (26). O site Achei Sudoeste colheu informações junto a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), de que o grupo regressava a Brumado, após participarem de um encontro espírita na cidade de Salvador no último final de semana. Dentre os ocupantes do veículo estavam dois adolescentes. As primeiras informações apontam que o condutor, o servidor público tributarista da prefeitura de Brumado, Maxuel Ramos, tenha cochilado ao volante, porém a polícia não confirma tal informação. Duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), sendo uma de Tanhaçu e outra de Brumado, prestaram os primeiros socorros e resgataram as vítimas no local do acidente encaminhando as mesmas ao Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. A lesão mais grave foi constatada no condutor do veículo que levou uma forte pancada na cabeça, porém o corpo médico do hospital não informou qual o real estado clínico dos acidentados.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos.

MP recomenda demissão de parentes do prefeito e do secretário de Saúde de Guanambi

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou a exoneração da cunhada do prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), e da sobrinha do secretário Municipal de Saúde André Moitinho. A denúncia foi apresentada por um policial militar e por uma professora ao MP no início de fevereiro. Uma cunhada do prefeito ocupa o cargo de diretora do departamento de Desenvolvimento Comercial, cargo vinculado à Secretaria de Indústria e Comércio, o salário é de R$ 5.110. Já a sobrinha do secretário de Saúde é contratada como enfermeira com vencimento de R$ 3.386 mensais brutos. Segundo o MP, as nomeações configuram-se nepotismo, e o prefeito tem o prazo de dez dias para rescisão dos contratos. Caso a recomendação não seja cumprida, o MP deve ingressar com ação de improbidade contra o prefeito Jairo Magalhães. “Não precedidos de processo seletivo, de pessoas que sejam parentes até o terceiro grau em linha reta, colateral e por afinidade de quaisquer das pessoas ocupantes dos cargos de Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais […]”. A prefeitura de Guanambi ganhou o prazo de 90 dias para regularizar a situação de contratos precários na administração. Uma tutela antecipada requerida pelo MP obriga o município a nomear aprovados em concurso público para vários cargos onde há dezenas de contratados. Nesta semana deve ser lançado um processo seletivo para contratação em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) com cerca de 300 vagas. A prefeitura também deve lançar em breve um edital para contratar empresa responsável por serviços de conservação.

Taisan Auto promove evento para esclarecer dúvidas sobre aumento da potência da Amarok

Nesta segunda (26) e terça-feira (27), a Digipower, em parceria com a Taisan Auto, estará na concessionária, em Brumado, tirando dúvidas a respeito do aumento da potência da Amarok. O atendimento é gratuito e aberto a todos os interessados. A Taisan Auto fica localizada na Avenida Centenário, 853, no Bairro Novo Brumado. O telefone é (77) 3441-5551. Você também pode acessar www.taisanauto.com.br e ficar por dentro de todas as novidades da marca.

Arquivo